Vous êtes sur la page 1sur 5

COMO FAZER CITAES PELO SISTEMA DE NOTAS DE REFERNCIA (NO RODAP) ____________________________________________

Esse material est baseado na Norma ABNT NBR 10520 e ABNT NBR 14724. Segundo a ABNT (2002), as citaes so classificadas em trs tipos: Citao Direta; Citao Indireta e Citao de Citao.

1. CITAO DIRETA transcrio textual de parte da obra do autor consultado. 1.1. Citao at Trs Linhas pelo Sistema de Nota de Referncia - nesse sistema, a fonte da qual foi extrada a citao indicada em nota no rodap, no final da pgina. A numerao no texto da citao deve ser feita de maneira nica e consecutiva para todo o trabalho. Deve ser feita, de preferncia, com os nmeros situados um pouco acima da linha de texto (sobrescrito) e ao final da citao. A outra opo colocar o nmero entre parnteses (1). A indicao dos dados, no rodap, dever estar situada na margem inferior da pgina, separadas do texto por um trao contnuo de 5 cm. a partir da margem esquerda. As notas devem ser digitadas dentro das margens do texto, com a mesma fonte, porm em tamanho menor:

Sobre a orao principal, ratificamos as palavras do professor Celso Cunha: "Tal classificao tem o inconveniente de se basear em dois critrios; ou melhor, de fazer predominar o critrio semntico sobre o sinttico. ou: sinttico" (1). L no rodap: _________________ CUNHA, Celso. Gramtica do Portugus Contemporneo, So Paulo, Cultrix, 1970, p. 401.

Quando vrias notas de rodap se referem a uma mesma obra e mesmo autor, a partir da segunda nota, deve ser usada a expresso [idem], ou sua abreviao [id.] (= mesmo autor) e [ibidem] (= mesma obra). A expresso [idem] substitui s o autor e no as diferentes obras. Outra maneira de no repetir a referncia da obra usar [op.cit.], que abreviao de opus citatum, (= obra citada).

_______________ 2 Idem, Ibidem, p. 190. 3 Idem, op. cit., p. 190.

A utilizao desse sistema no dispensa a apresentao da lista de referncias bibliogrficas ao final do trabalho.

1.2. Citao com mais de Trs Linhas deve ser destacada, pulando-se uma linha para iniciar a transcrio da citao, com recuo de 4 cm. da margem esquerda, com tamanho da fonte menor que a utilizada no texto, sem aspas e sem crdito(s) do(s) autor(res) ao final da citao. Para reiniciar o texto normal, pula-se outra linha:

assim que podemos acompanhar Henry Edmond ao longo de toda a sua vida e que Hamlet poucas horas passar conosco. Em um dia de leitura podemos viver anos e anos da existncia das personagens de uma fico. Nas poucas horas que dura uma tragdia, pouco mais viveremos que os derradeiros momentos do heri. (4) NO USAR LONGAS CITAES NO SEU TCC.

1.3. Citao com Trechos Omitidos - trechos dispensveis ao entendimento da citao podem ser omitidos, desde que no alterem o argumento do autor; para isso utilizamos colchetes e reticncias [...] a fim de indicar a omisso. Do mesmo modo, se a supresso ocorrer no incio ou no final da citao:

"Em suma, constituem diversos momentos do movimento dramtico [...] fases de ao, so eles mesmos aes". (5)

2. CITAO INDIRETA a transcrio livre do texto, isto , usamos nossas prprias palavras para expor a idia do autor. Podemos, ainda, se o trecho for muito longo, interpretar a idia do autor e fazermos uma sntese. Nesse tipo de citao, no se utiliza as aspas; mas a referncia completa deve estar no rodap.

Como lembra Martins (6), o futuro desenvolvimento da informao est cada dia mais dependente de um plano unificado de normalizao.

3. CITAO DE CITAO Citao de citao a citao direta ou indireta de um trecho de uma obra (do qual no se teve acesso direto), por meio de uma segunda fonte. a chamada citao de segunda mo. Isso ocorre, quando o acesso a determinados livros, principalmente os antigos, se torna difcil; ou, ento, no caso de obras publicadas em idioma fora do domnio do autor da pesquisa. Ao realizar esse tipo de citao, deve-se levar em conta a credibilidade das afirmaes feitas pela fonte secundria em relao a citao original, ou a obra citada; pois esse tipo de citao compromete a credibilidade do trabalho. Portanto, s a utilize quando o acesso obra original for impossvel. USAR MUITO DESSE TIPO DE CITAO ENFRAQUECE O TRABALHO (TCC).

3.1. Citao de Citao Direta


Esse tipo de citao deve usar o termo apud (latim = citado) ou o equivalente em portugus "citado por". Veja os exemplos:

Segundo Enok apud (ou citado por) MENEZES (8): "A dimenso biogrfica do romance, no se esgota nos conflitos psicolgicos".

Nesse caso, no foi possvel o acesso ao livro de Enok, mas encontramos

referncias as suas ideias no livro de Menezes, ao qual tivemos acesso.

L no Rodap:

____________________________________ 8 ENOK, Holsegaard. O Romance, 1990. In: MENEZES, Caio de. A Estrutura do Romance. So Paulo: Ed. Letras, 2001. p.33.

4. COMO FAZER AS REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS CORRETAMENTE

Em todos os casos, para colocar a citao correta no rodap e depois no captulo de Referncias Bibliogrficas acesse e use o site http://more.rexlab.ufsc.br/

No use o item de Referncias Bibliogrficas do Word.

(Material adaptado e editado de SRGIO, Ricardo. Como Fazer Citaes. Em: <http://recantodasletras.uol. com.br/teorialiteraria/638805>. Acesso em: 11 de janeiro de 2011)

Vous aimerez peut-être aussi