Vous êtes sur la page 1sur 172

Administrao Financeira e Oramentria

Agente de Polcia Federal

Atividade Financeira do Estado


Receita Pblica

Despesa Pblica

Atividade Financeira do Estado

Crdito Pblico

Oramento Pblico

Instrumentos de Planejamento Governamental


Instrumentos Constitucionais de Planejamento: PPA Plano Plurianual LDO Lei de Diretrizes Oramentrias LOA Lei Oramentria Anual Planos Nacionais e Regionais de Desenvolvimento.
Art. 174. Como agente normativo e regulador da atividade econmica, o Estado exercer, na forma da lei, as funes de fiscalizao, incentivo e planejamento, sendo este determinante para o setor pblico e indicativo para o setor privado. 1 - A lei estabelecer as diretrizes e bases do planejamento do desenvolvimento nacional equilibrado, o qual incorporar e compatibilizar os planos nacionais e regionais de desenvolvimento. Art. 165...

Os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos nesta Constituio sero elaborados em consonncia com o plano plurianual e apreciados pelo Congresso Nacional.

Normas Jurdicas- Finanas Pblicas

LEI 4320/ 64 LEI COMPLEMENTAR 101/00 LRF Portaria 42/99 SOF MPOG Manual Tcnico do Oramento MTO (SOF MPOG)

O PLANO PLURIANUAL - PPA


A Lei do PPA estabelecer de Forma Regionalizada: Diretrizes Objetivos Metas

Para as despesas de Capital e as delas decorrentes, bem como para as relativas aos programas de durao continuada; Composio (ou estrutura) do PPA: Objetivos Gerais e Especficos Programas Aes (projetos, atividades e *Operaes Especiais)

Processo Legislativo de Aprovao das Leis de Planejamento e Oramento Pblicos


Processo Legislativo de Aprovao da Lei do PPA, LDO e LOA
PROPOSTA DE PPA LDO-LOA Iniciativa do Chefe do Executivo;

Apresentao da Proposta pelo PE; Insero de Emendas Parlamentares (discricionria); Apreciao pela Comisso Mista de Planos, Oramento e Fiscalizao; Apreciao pelas duas Casa do CN na forma do Regimento Comum; O PE pode enviar mensagem de alterao do PPPA enquanto no tiver iniciada na Comisso Mista a votao da parte em que se prope alterao.

NO INTEGRAM O PPA:
As operaes especiais; Os servios da dvida; As indenizaes; Ressarcimentos; e As Reservas de Contingncias:

VIGNCIA DO PPA

PRAZO PARA ENVIO DA PROPOSTA AO PL: AT 31/08 PRAZO PARA DEVOLUO DA PROPOSTA AO PE: AT 22/12

LEI DE DIRETRIZES ORAMENTRIAS - LDO


Compreende as METAS e PRIORIDADES da Adm. Pblica Federal para o exerccios subsequente, incluindo as despesas de capital, e: ORIENTAR A ELABORAO DA LOA DISPOR SOBRE AS ALTERAES DA LEGISLAO TRIBUTRIA DISPOR SOBRE AS APLICAES DAS AGENCIAS OFICIAIS DE FOMENTO. (Art. 165, 2, C. F.)

PRAZO DE VIGNCIA: 1 ANO. elaborada em um exerccio para viger no exerccio seguinte;


Processo Legislativo de Aprovao da Lei da LDO Apresentao do Projeto pelo PE Emendas parlamentares Apreciao das Emendas pela Comisso Mista de Apreciao pelas duas Casa do CN na forma do Regimento Comum O PE pode enviar mensagem de alterao do PLDO enquanto no tiver iniciada na Comisso Mista a votao da parte em que se prope alterao. Prazo para envio do PLDO: at 8,5 meses do encerramento do exerccio (15/04). Prazo para devoluo do PLDO: at o encerramento do primeiro perodo da sesso legislativa (17/07).

A LDO E A LRF

A LRF determina que a LDO dispor tambm sobre:


equilbrio entre receitas e despesas; critrios e forma de limitao de empenho; normas relativas ao controle de custos e avaliao dos resultados dos programas financiados com recursos dos oramentos; demais condies e exigncias para transferncias de recursos a entidades pblicas e privadas;

A LDO E A LRF- Anexo de Metas Fiscais


(art. 4) Integrar o projeto de lei de diretrizes oramentrias Anexo de Metas Fiscais, em que sero estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primrio e montante da dvida pblica, para o exerccio a que se referirem e para os dois seguintes. O Anexo conter, ainda: I - avaliao do cumprimento das metas relativas ao ano anterior; II - demonstrativo das metas anuais, instrudo com memria e metodologia de clculo que justifiquem os resultados pretendidos, comparando-as com as fixadas nos trs exerccios anteriores, e evidenciando a consistncia delas com as premissas e os objetivos da poltica econmica nacional; III - evoluo do patrimnio lquido, tambm nos ltimos trs exerccios, destacando a origem e a aplicao dos recursos obtidos com a alienao de ativos; IV - avaliao da situao financeira e atuarial: a) dos regimes geral de previdncia social e prprio dos servidores pblicos e do Fundo de Amparo ao Trabalhador; b) dos demais fundos pblicos e programas estatais de natureza atuarial; V - demonstrativo da estimativa e compensao da renncia de receita e da margem de expanso das despesas obrigatrias de carter continuado.

Resultado Primrio
Corresponde a economia que os entes pblicos devero fazer para o pagamento dos juros e principal da dvida pblica. Conceitualmente representa a diferena entre as receitas no financeiras e as despesas no financeiras apuradas em balano oramentrio. O Resultado Primrio pode ser associado poltica fiscal adotada pelo governo. Quando o RP aumenta, estamos diante de uma poltica restritiva na medida em que as demais despesas no financeiras esto deixando de ser realizadas. O arrefecimento do RP significa a reduo da carga tributria ou aumento dos gastos pblicos. Assim, o RP indica se os nveis de gastos oramentrios dos entes federativos so compatveis com a sua arrecadao, ou seja, se as Receitas Primrias so capazes de suportar as Despesas Primrias.

A LDO E A LRF
O Anexo de Riscos Fiscais integrar PLDO. No Anexo de Metas Fiscais onde sero avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas pblicas, informando as providncias a serem tomadas, caso se concretizem.

Estabelecer a forma de utilizao e montante da Reserva de Contingncia, calculada sobre a RCL.

A LEI ORAMENTRIA ANUAL


A LOA tem vigncia de um ano: elaborada em um exerccio para viger no exerccio seguinte Dota de recursos as aes dos programas contidos no PPA tidos como prioritrios na LDO. PROGRAMA Mdulo integrador entre o PPA e a LOA Integrar a LOA:

o oramento fiscal referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico; o oramento de investimento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; o oramento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico.

ELABORAO DA LOA
Todos os rgos e Poderes elaboram suas propostas e enviam ao Poder Executivo (MPOG) que as consolidam e enviam uma proposta de LOA ao Congresso Nacional; Os parlamentares podem propor emendas ao PLOA; As emendas so apreciadas pela Comisso Mista de Planos Oramentos e Fiscalizao que sobre elas emitir parecer; Aps a apreciao das emendas na CMPOF a PLOA enviada ao Congresso Nacional para apreciao na Forma do Regimento Comum; O Presidente da Repblica poder enviar mensagem propondo alteraes no PLOA enquanto no iniciada na CMPOF a votao da parte em que se prope a alterao;

LOA EMENDAS PARLAMENTARES


(Art. 165, 3) - As emendas ao projeto de lei do oramento anual ou aos projetos que o modifiquem somente podem ser aprovadas caso:

I - sejam compatveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes oramentrias; II - indiquem os recursos necessrios, admitidos apenas os provenientes de anulao de despesa, excludas as que incidam sobre:

a) dotaes para pessoal e seus encargos; b) servio da dvida; c) transferncias tributrias constitucionais para Estados, Municpios e Distrito Federal; ou

III - sejam relacionadas:


a) com a correo de erros ou omisses; ou b) com os dispositivos do texto do projeto de lei. Obs.: A LOA poder conter autorizao para abertura de crditos suplementares e autorizao para contratao de operaes de crdito, ainda que por antecipao de receita oramentria - ARO (exceo ao princpio da exclusividade).

CRDITOS ADICIONAIS
Tipo Indica FR Autorizao Legislativa Vigencia Prorrogao

Suplementar Refora dotaes previstas na LOA

Sim

Sim. Decreto do Executivo incorpora a dotao ao Oramento

At o final do exerccio em que foi aberto (31/12)

improrrogvel

Especial- Atende despesas no previstas na LOA

Sim

Sim. Decreto do Executivo incorpora a dotao ao Oramento

At o final do exerccio em que foi aberto (31/12)

S PARA O EXERCCIO SEGUINTE SE O ATO DE AUTORIZAO TIVER SIDO PROMULGADO NOS LTIMOS QUATRO MESES DO EXERCCIO

Extraordinrio- Atende despesas no previstas na LOA e decorrentes de situaes excepcionais (guerra, calamidade...)

No exigida a indicao da FR

No necessita de autorizao Legislativa. Medida Provisria ou Decreto. incorpora-se ao oramento mas mantm sua especificidade, demonstrando-se as contas do mesmo separadamente

At o final do exerccio em que foi aberto (31/12)

S PARA O EXERCCIO SEGUINTE SE O ATO DE AUTORIZAO TIVER SIDO PROMULGADO NOS LTIMOS QUATRO MESES DO EXERCCIO

Fonte de Recursos para Crditos Adicionais


Excesso de Arrecadao

Operaes de Crdito Recursos decorrentes de rejeio ou veto da LOA e que ficaram sem despesas correspondentes Supervit Financeiro

Reserva de Contingncia

Recursos decorrentes de anulao de outras dotaes

PROVA!!! PPA 1. (Analista Contabilidade ANATEL 2009 Cespe) Em atendimento ao disposto no texto constitucional, estabelecendo a necessidade de lei complementar em matria oramentria, editou-se a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que preencheu as lacunas da Lei n. 4.320/1964. 2. (Analista ANTAQ 2009 Cespe) No plano plurianual 20082011, est organizada a atuao governamental em programas orientados para o alcance dos objetivos estratgicos definidos para o perodo do plano, mas nele no constam os programas destinados exclusivamente a operaes especiais.

CAIU

EM

3. (Tc. Adm. ANATEL 2009 Cespe) O plano plurianual representa a mais abrangente pea de planejamento governamental, com o estabelecimento de prioridades e no direcionamento das aes do governo, para um perodo de quatro anos. 4. (Tc. Adm. ANATEL 2009 Cespe) A ao oramentria articula um conjunto de programas que concorrem para a concretizao de um objetivo comum.

5. (Tc. Adm. ANATEL 2009 Cespe) Os programas, conforme suas caractersticas, podem ser classificados em atividades, projetos e operaes especiais. 6. (Analista Adm. IBRAM 2009 Cespe) A incompatibilidade com o Plano Plurianual (PPA) e com a Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) impede a aprovao de emendas ao projeto de LOA ou aos projetos que o modifiquem.

LOA Com relao s caractersticas da lei oramentria anual (LOA), no mbito federal, julgue os itens seguintes. 7. (ACE TCE AC 2009 Cespe) No oramento de investimentos, somente constaro as empresas estatais dependentes. 8. (ACE TCE AC 2009 Cespe) O oramento de investimentos, contempla apenas as despesas correntes que sero realizadas pelas empresas que o compem. 9. (ACE TCE AC 2009 Cespe) O oramento da seguridade social cobre as despesas classificveis como de seguridade social e no apenas as entidades ou rgos da seguridade social. 10. (ACE TCE AC 2009 Cespe) O oramento de capital das estatais dependentes controlado pelo Departamento de Controle das Empresas Estatais.

11. (ACE TCE AC 2009 Cespe) O oramento fiscal no contempla a administrao indireta. Acerca das normas gerais de direito financeiro estabelecidas pela Lei n. 4.320/1964, julgue os itens que se seguem. 12. (Analista Judicirio STM 2011 Cespe) Se o projeto de construo de uma ponte est previsto para ser concludo em trs anos e, no primeiro ano, parte dos empenhos emitidos no tiver sido integralmente paga, a parcela ainda em aberto dever ser cancelada. 13. (Analista Judicirio STM 2011 Cespe) O imposto sobre a renda devido por um contribuinte que auferiu rendimentos em dezembro de determinado ano constitui receita da Unio para o mesmo exerccio financeiro dos rendimentos. 14. (Analista Judicirio STM 2011 Cespe) Em nenhuma hiptese, a lei oramentria anual pode consignar recursos destinados a ajudar financeiramente empresas com fins lucrativos de cujo capital o poder pblico no faa parte.

Administrao Financeira e Oramentria Agente de Polcia Federal Prof. Leandro Santos

Natureza Jurdica do Oramento


. uma lei formal formalmente o oramento uma lei, mas, conforme vimos acima, em vrios casos ela no obriga o Poder Pblico, que pode, por exemplo, deixar de realizar uma despesa autorizada pelo legislativo. Dizemos assim que o oramento uma lei formal, pois diversas vezes deixa de possuir uma caracterstica essencial das leis: a coercibilidade.

. uma lei temporria a lei oramentria tem vigncia limitada (um ano).
. uma lei ordinria todas as leis oramentrias (PPA, LDO e LOA) so leis ordinrias. Os crditos suplementares e especiais tambm so aprovados como leis ordinrias. . uma lei especial possui processo legislativo diferenciado e trata de matria especfica.

NORMAS JURDICAS

PRINCPIOS

REGRAS

Princpio da legalidade

Diz respeito s limitaes ao poder de tributar do Estado. Atende o que est previsto no inciso II do art. 5 da CF, onde menciona que ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei. O princpio da legalidade orienta a estruturao do sistema oramentrio. Em funo desse princpio o planejamento e o oramento so realizados atravs de leis (PPA, LDO e LOA). Quando o oramento aprovado pelo Legislativo h garantia de que todos os atos relacionados aos interesses da sociedade, em especial, a arrecadao de receitas e a execuo de despesas, devem passar pelo exame e pela aprovao do parlamento

Princpio da unidade estabelece que todas as receitas e despesas devem estar contidas numa s lei oramentria. Em conformidade com esse princpio no deve haver oramentos paralelos, as propostas oramentrias de todos os rgos e Poderes devem estar contidas numa s lei oramentria, mesmo considerando a independncia dos Poderes ou a autonomia administrativa, oramentria e financeira dos rgos. Princpio da universalidade estabelece que todas as receitas e despesas, de qualquer natureza, procedncia ou destino, inclusive a dos fundos, dos emprstimos e dos subsdios, devem estar contidas na lei oramentria anual, ou seja, nenhuma receita ou despesa pode fugir ao controle do Legislativo.

Princpio da anualidade ou periodicidade estabelece que o oramento deve ter vigncia limitada no tempo, um ano. Est explcito no art. 34 da Lei n 4.320/64, onde estabelece que exerccio financeiro coincidir com o ano civil.

Princpio da exclusividade
estabelece que a lei oramentria anual no poder conter dispositivos estranhos fixao das despesas e previso das receitas, ressalvada a autorizao para a abertura de crditos suplementares e contratao de operaes de crdito, ainda que por antecipao da receita.

Princpio da anualidade ou periodicidade estabelece que o oramento deve ter vigncia limitada no tempo, um ano. Est explcito no art. 34 da Lei n 4.320/64, onde estabelece que exerccio financeiro coincidir com o ano civil.

Princpio da exclusividade
estabelece que a lei oramentria anual no poder conter dispositivos estranhos fixao das despesas e previso das receitas, ressalvada a autorizao para a abertura de crditos suplementares e contratao de operaes de crdito, ainda que por antecipao da receita.

Princpio do oramento bruto Esse princpio estabelece que as receitas e despesas devem ser demonstradas na LOA pelos seus valores totais, isto , sem dedues ou compensaes. Princpio do equilbrio O oramento dever manter o equilbrio, do ponto de vista contbil, entre os valores de receita e de despesa. Princpio da especificao ou especializao: Esse princpio impe a classificao e designao dos itens que devem constar na LOA. Essa regra ope-se incluso de valores globais, de forma genrica, ilimitados e sem discriminao e ainda, o incio de programas ou projetos no includos na LOA e a realizao de despesas ou assuno de obrigaes que excedam os crditos oramentrios ou adicionais (art. 167, incisos I, II e VI da CF).

J caiu em prova! Acerca de princpios oramentrios, julgue os itens subsequentes. 1. (Analista Or. MPU 2010 Cespe) O princpio da exclusividade foi proposto com a finalidade de impedir que a lei oramentria, em razo da natural celeridade de sua tramitao no legislativo, fosse utilizada como mecanismo de aprovao de matrias diversas s questes financeiras. 2. (Analista Or. MPU 2010 Cespe) De acordo com o princpio da no afetao, o montante das despesas no deve superar o montante das receitas previstas para o perodo. 3. (Analista Or. MPU 2010 Cespe) A aplicao do princpio do oramento bruto visa impedir a incluso, no oramento, de importncias lquidas, isto , a incluso apenas do saldo positivo ou negativo resultante do confronto entre as receitas e as despesas de determinado servio pblico.

J caiu em Prova! Em relao a conceitos bsicos e princpios gerais de oramento, julgue os itens subsequentes. 4. (Administrador STM 2011 Cespe) Se a lei for omissa em relao a determinado procedimento de natureza oramentria, este no poder ser utilizado. 5. (Administrador STM 2011 Cespe) Nem todas as entidades da administrao pblica indireta obedecem ao princpio oramentrio da universalidade.

6. (Administrador STN 2011 Cespe) Para ser considerada um princpio oramentrio, a norma precisa obrigatoriamente estar includa na Constituio Federal ou na legislao infraconstitucional.
7. (Administrador STM 2011 Cespe) Se o governo federal concede anistia de juros sobre as dvidas tributrias federais de determinada regio atingida por uma calamidade climtica restrita a apenas um estado da Federao, o benefcio no precisa ser demonstrado no projeto de lei oramentria.

J caiu em Prova! 8. (Administrador STM 2011 Cespe) Uma vez aprovado no mbito da Comisso Mista de Oramentos, o projeto de lei oramentria no poder mais receber emendas, quando for submetido votao no plenrio do Congresso Nacional. 9. (Administrador STM 2011 Cespe) Mesmo que, em determinado exerccio financeiro, as despesas de capital fixadas no oramento sejam integralmente financiadas com recursos de operaes de crdito, novos emprstimos podero ser realizados, desde que autorizados por maioria absoluta do respectivo Poder Legislativo. 10. (Administrador STM 2011 Cespe) A lei oramentria anual elaborada no mbito da Unio , ao mesmo tempo, lei ordinria e especial.

11. (Administrador PREVIC 2011 Cespe) A legislao brasileira, ao admitir a existncia do oramento da seguridade social e do oramento fiscal, viola o princpio da totalidade oramentria.

J caiu em Prova! 12. (Tc. Cont. Ext. TCE TO 2009 Cespe) De acordo com o princpio da universalidade, as operaes de crdito por antecipao de receita oramentria devem fazer parte da LOA. 13. (Tc. Cont. Ext. TCE TO 2009 Cespe) O princpio da unidade estabelece que todas as receitas e despesas constaro da LOA pelos seus totais, vedadas quaisquer dedues. 14. (Tc. Cont. Ext. TCE TO 2009 Cespe) O princpio da especificao estabelece que o oramento deve conservar estrutura uniforme nos distintos exerccios. 15. (Tc. Cont. Ext. TCE TO 2009 Cespe) A autorizao para abertura de crditos adicionais na LOA uma exceo ao princpio da exclusividade.

16. (ACE TCE AC 2009 Cespe) O princpio do equilbrio determina que a receita fixada no deve ultrapassar a despesa prevista.

J caiu em Prova! 17. (ACE TCE AC 2009 Cespe) As contribuies sociais, econmicas e de interveno no domnio econmico representam, no mbito da Unio, dificuldades para o cumprimento do princpio oramentrio da no-afetao das receitas pblicas. 18. (ACE TCE AC 2009 Cespe) Um oramento altamente especificado dificulta a fiscalizao parlamentar. 19. (ACE TCE AC 2009 Cespe) O cumprimento do princpio da anualidade impede a incluso, na lei oramentria, de autorizao para abertura de crdito adicional. 20. (Analista Adm. MI 2009 Cespe) O princpio oramentrio da no vinculao ou no afetao das receitas abrange todos os tributos, ressalvadas as hipteses expressamente mencionadas em lei.

Administrao Financeira e Oramentria Agente de Polcia Federal

Prof.Leandro Santos

J Caiu em prova!
Acerca dos crditos adicionais, julgue os itens seguintes: 1. (Procurador TCE ES 2009 Cespe) Os crditos adicionais se referem s autorizaes de despesa expressamente dotadas na lei de oramento. 2(Procurador TCE ES 2009 Cespe) Os crditos extraordinrios destinam-se a despesas para as quais no haja dotao oramentria especfica. 3. (Procurador TCE ES 2009 Cespe) Excesso de arrecadao a diferena positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, conjugando-se os saldos dos crditos adicionais transferidos e as operaes de crdito a eles vinculadas.

4. (Procurador TCE ES 2009 Cespe) Abrir crditos extraordinrios por lei complementar compete ao Poder Legislativo, que deles dar imediato conhecimento ao Poder Executivo. 5. (Procurador TCE ES 2009 Cespe) A vigncia dos crditos adicionais ser limitada ao exerccio financeiro em que eles forem abertos, excetuadas expressas disposies legais em contrrio, relacionadas aos crditos especiais e extraordinrios

J caiu em Prova!
Julgue os prximos itens, referentes a oramento pblico. 6.(Analista MPU 2010 Cespe) Apesar de possuir trs peas fiscal, da seguridade social e de investimento , o oramento geral da Unio nico e vlido para os trs poderes. 7. (Analista MPU 2010 Cespe) As garantias s operaes de crdito so excees ao princpio oramentrio da no afetao. 8. (Analista MPU 2010 Cespe) Para que se atinja o equilbrio distributivo e se reduzam as possveis desigualdades inter-regionais, o oramento fiscal deve ser compatvel com o plano plurianual.

9. (Analista MPU 2010 Cespe) Os recursos que ficarem sem despesas correspondentes podero ser realocados, conforme o caso, mediante crditos especiais ou suplementares, com prvia e especfica autorizao legislativa. 10. (Analista MPU 2010 Cespe) O projeto de lei oramentria deve ser encaminhado, pelo Congresso Nacional, para sano presidencial, at o dia 31 de agosto do ano anterior sua aplicao. 11. (Analista MPU 2010 Cespe) De acordo com a Constituio Federal de 1988, o Congresso Nacional pode entrar em recesso sem que tenha sido aprovado o projeto de lei de diretrizes oramentrias.

DESPESA PBLICA
Conceito: Enfoque patrimonial (Resoluo CFC 1121/08): Despesas so redues no benefcio econmico durante o perodo contbil sob a forma de sada de recursos ou reduo de ativos ou incrementos em passivos, que resultem em decrscimos do patrimnio lquido e que no sejam provenientes de distribuio aos proprietrios da entidade

Enfoque oramentrio (Manual da Despesa Nacional/SOF): Despesa/Dispndio oramentrio o fluxo que deriva da utilizao de crdito consignado no oramento da entidade, podendo ou no diminuir a situao lquida patrimonial

Composio do Patrimnio: Ativo (A): composto pelo somatrio dos bens e direitos. Bens: imveis, mercadorias, estoque, caixa...

Direitos: duplicata a receber, promissrias a receber, ...

Passivo (P): representa as obrigaes da entidade com terceiros. Obrigaes: duplicatas a pagar, promissrias, ...

Patrimnio Lquido (PL): representa a diferena entre o total do ativo e o total do passivo. PL = A - P

Despesa Oramentria: aquela que decorre da execuo do oramento. Ex.: despesas com pessoal, manuteno e investimentos previstos na LOA.

Despesas extra-oramentrias: Despesas com devoluo de recursos recebidos de terceiros em que a Unio atuou como depositante. So exemplos as despesas com devoluo de garantias e caues prestadas pelo administrado, alm das despesas com restos a pagar.
Despesa Intra-oramentria: Lanamento contbil para evitar o duplo lanamento de despesas que se realizam entre unidades oramentrias que integram o mesmo oramento.

J caiu em Prova!!
(Analista ANATEL 2009 Cespe) As receitas intraoramentrias se contrapem s despesas intraoramentrias e se referem a operaes entre rgos e entidades integrantes dos oramentos fiscal e da seguridade social da mesma esfera governamental. (APO MPOG 2010 ESAF) As receitas oramentrias so ingressos de recursos que transitam pelo patrimnio do poder pblico, podendo ser classificadas como efetivas e no-efetivas. (APO MPOG 2010 ESAF) As receitas oramentrias decorrem de recursos transferidos pela sociedade ao Estado e so classificadas como permanentes e temporrias. (APO MPOG 2010 ESAF) Todos os ingressos de recursos, financeiros e no-financeiros, so classificados como receita oramentria, porque transitam pelo patrimnio pblico. (APO MPOG 2010 ESAF) As receitas oramentrias restringem-se aos ingressos que no geram contrapartida no passivo do ente pblico. (APO MPOG 2010 ESAF) Recursos financeiros de qualquer origem so registrados como receitas oramentrias para que possam ser utilizados pelos entes pblicos.

Estrutura do Oramento Pblico


Programas de Trabalho:
O Oramento Pblico estruturado em Programas de Trabalho (oramento-programa). O PT define de forma qualitativa a programao oramentria, devendo responder de forma transparente e objetiva as perguntas que classicamente so caracterizadas no ato de orar. Sendo assim, o PT, dentro da estrutura programtica da despesa deve responder aos seguintes questionamentos:

Item da estrutura oramentria Programa de trabalho Objetivo Problema a resolver Publico alvo Indicadores

Pergunta a ser respondida O que fazer? Pra que fazer? Por que fazer? Para quem feito? Como medir?

PROGRAMAS DE GOVERNO
Programas de Governo (MTO): representam o instrumento de organizao governamental.articulam um conjunto de aes que concorrem para um objetivo comum preestabelecido, mensurado por indicadores no plano plurianual, visando a soluo de um problema ou o atendimento de uma necessidade ou demanda da sociedade. Os programas podem ser: Finalsticos: resultam bens ou servios ofertados diretamente sociedade, cujos resultados sejam passveis de mensurao. Programas de Apoio s Polticas Pblicas e reas Especiais: so programas voltados aos servios tpicos do Estado, ao planejamento, formulao de polticas setoriais, coordenao, avaliao ou ao controle dos programas finalsticos resultando em bens ou servios ofertados ao prprio estado, podendo ser compostos por despesas de natureza tipicamente administrativas.

Aes do Governo
Segundo o MTO, as aes sero identificadas em termos de funes, subfunes, programas, atividades, projetos e operaes especiais. Projetos: so instrumentos de programao para alcanar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operaes que se realizam num determinado perodo limitado de tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expanso ou aperfeioamento da ao do governo. Atividades: so instrumentos de programao para alcanar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operaes que se realizam de modo contnuo ou permanente, das quais resulta um produto necessrio manuteno da ao do governo.

Operaes Especiais: so aes que no contribuem para a manuteno das aes do governo e no geram contraprestao direta sob a forma de bens e servios. Representam um detalhamento das Operaes Especiais.Ex.: pagamento de inativos, amortizaes e encargos, aquisio de ttulos.

Classificao da Despesa
Classificao da Despesa quanto s entidades destinatrias do Oramento: Despesa Oramentria Pblica a realizada por entidade pblica e que depende de autorizao oramentria para que seja executada. Tal autorizao ocorrer via Lei Oramentria Anual ou atravs de Crdito Adicional e pertencer ao exerccio em que foi empenhada. Despesa Oramentria Privada - a realizada por entidade privada e que depende de autorizao oramentria aprovada por ato do conselho superior ou demais procedimentos internos para que seja realizada. Classificao da despesa quanto ao impacto na situao lquida patrimonial Efetivas - so aquelas que implicam diminuio do patrimnio liquido da entidade como as despesas com pessoal, com material de consumo. No efetivas - so as despesas que no geram reduo do patrimnio lquido, estando relacionadas ao conceito contbil de mutao patrimonial.

Classificao Institucional da Despesa


A classificao institucional tem o propsito de refletir a estrutura organizacional e administrativa do ente governamental. Permite que se conhea o rgo ou entidade responsvel pela aplicao dos recursos, bem como sua respectiva unidade oramentria. composta por 5 (cinco) dgitos: os dois primeiros representam o rgao e os trs ltimos a unidade Oramentria. Ex: 14.101 14. Justia Eleitoral (rgo) 101. Tribunal Superior Eleitoral (Unidade Oramentria) 10.101 10. Justia Federal 101. Supremo Tribunal Federal

Classificao Funcional (Portaria MPOG 42/99)


Essa classificao utilizada no Governo Federal desde 2000. Enfatiza a interligao entre o planejamento e oramento. composta por um rol de funes e subfunes prefixadas, que serve como agregador dos gastos pblicos por rea de ao governamental, nas trs esferas. As funes so representadas por um cdigo de dois dgitos. 01. Legislativa 02. Judiciria 05. Defesa Nacional 06. Segurana 10. Sade 17. Saneamento 12. Educao 26. Transporte.

Classificao Funcional (Portaria MPOG42/99)


Subfunes: so representadas por cdigos com 3 dgitos (XXX), correspondendo a um desdobramento das funes. Cada uma delas representa um subconjunto das funes. Podem ainda ser empregadas para representar a partio de outra funo a qual no estejam inicialmente vinculadas.

Classificao Funcional (Portaria MPOG42/99)

Classificao da Despesa
Classificao da despesa quanto categoria econmica : Correntes So todas as despesas que no contribuem de forma direta para a aquisio ou formao de um bem de capital. As despesas correntes so classificadas como: Despesas de Custeio: so as despesas operacionais, os gastos realizados para o funcionamento e prestao dos servios prestados coletividade: ex.: despesas com pessoal, material de consumo... Transferncias Correntes: so os gastos com transferncias de recursos para outros entes da Federao que deve aplic-lo em despesas classificadas como correntes. Outras despesas correntes: os juros e os encargos da dvida so classificados como receitas correntes.

Classificao da Despesa
Classificao da despesa quanto categoria econmica :

De Capital
So os dispndios que contribuem diretamente para a formao ou aquisio de um bem de capital. So classificadas em:

Investimentos: Despesas com o planejamento e a execuo de obras, inclusive com a aquisio de imveis considerados necessrios a realizao dessas ltimas e com aquisies de equipamentos e material permanente; constituio e aumento de capital de empresas industriais ou agrcolas.

Inverses financeiras: dispndios para a aquisio de bens imveis e bens de capital j em utilizao pelo Estado; aquisio de ttulos representativos do capital de empresas ou entidades de qualquer espcie, j constitudas, quando a operao no importe aumento de capital; ou com a constituio e aumento do capital das empresas comerciais ou financeiras; Transferncias de Capital: so as despesas correspondentes a transferncias de recursos para outros entes da federao para aplicao em despesas classificadas como investimentos ou inverses financeiras.

Administrao Financeira e Oramentria Agente de Polcia Federal

Prof.Leandro Santos

Dispndios: so desembolsos, sadas de recursos para pagamentos diversos.

Despesas Oramentrias: decorrem da execuo do oramento pblico (LOA). ex.: pessoal, encargos sociais, dirias, aquisio de equipamentos, compra de material de consumo...
Despesas (dispndios) Extraoramentrios: No decorrem da execuo do oramento. Correspondem a devoluo de recursos de terceiros sob responsabilidade do Poder Pblico (caues, garantias, consignaes) e ainda o pagamento de restos a pagar.

Despesa efetiva: reduz o patrimnio lquido. Podem ou no decorrer da execuo da LOA:

Despesas decorrentes da execuo oramentria: pessoal, encargos sociais.


Independentes da Execuo Oramentria: depreciaes, provises para frias, doao de bens. Despesa no- efetiva (por mutao): no contribui para reduo do patrimnio lquido, j que haver compensao em outra conta do ativo ou do passivo. S as despesas oramentrias so classificadas como no efetivas.

J Caiu em Prova:
13. (Analista de Oramento MPU 2010 Cespe) As despesas oramentrias podem ser classificadas em despesas efetivas e despesas no efetivas; as despesas oramentrias no efetivas, assim como os dispndios extraoramentrios, so oriundas de fatos permutativos.

Despesa Corrente (art. 12, Lei 4320/64): Custeio: dotaes para manuteno de servios anteriormente criados, inclusive as destinadas a atender a obras de conservao e adaptao de bens imveis.

Transferncias Correntes: dotaes para despesas as quais no corresponda contraprestao direta em bens ou servios, inclusive para contribuies e subvenes destinadas a atender manifestao de outras entidades de direito pblico ou privado.

Subvenes: so as transferncias destinadas a cobrir despesas de custeio das entidades beneficiadas, distinguindo-se como: I - subvenes sociais, as que se destinem a instituies pblicas ou privadas de carter assistencial ou cultural, sem finalidade lucrativa; II - subvenes econmicas, as que se destinem a empresas pblicas ou privadas de carter industrial, comercial, agrcola ou pastoril.

Despesas de Capital: contribuem para a formao de um bem de capital. So os Investimentos, as Inverses Financeiras e as Transferncias de Capital. Investimentos: so as dotaes para: o planejamento e a execuo de obras; aquisio de imveis considerados necessrios realizao das obras planejadas; para os programas especiais de trabalho; aquisio de instalaes; equipamentos e material permanente; e constituio ou aumento do capital de empresas que no sejam de carter comercial ou financeiro.

Inverses Financeiras: so as dotaes destinadas a: aquisio de imveis, ou de bens de capital j em utilizao; aquisio de ttulos representativos do capital de empresas ou entidades de qualquer espcie, j constitudas, quando a operao no importe aumento do capital; Constituio ou aumento do capital de entidades ou empresas que visem a objetivos comerciais ou financeiros, inclusive operaes bancrias ou de seguros.

So Transferncias de Capital: as dotaes para investimentos ou inverses financeiras que outras pessoas de direito pblico ou privado devam realizar, independentemente de contraprestao direta em bens ou servios, constituindo essas transferncias auxlios ou contribuies, segundo derivem diretamente da Lei de Oramento ou de lei especialmente anterior, bem como as dotaes para amortizao da dvida pblica.

J caiu em prova! 1.(ACE TCE TO 2009 Cespe) As subvenes econmicas so aquelas destinadas a instituies pblicas ou privadas de carter assistencial ou cultural, sem finalidade lucrativa. 2. (ACE TCE TO 2009 Cespe) As dotaes destinadas a investimentos de outras pessoas de direito pblico, independente de contraprestao direta em bens ou servios, so classificadas como despesas correntes. 3. (ACE TCE TO 2009 Cespe) As dotaes destinadas a atender a obras de conservao e adaptao de bens imveis sero contabilizadas como despesa de custeio.

4. Exerccios de Fixao. Considere as seguintes despesas de um rgo Pblico:

Manuteno Pessoal Aquisio de imveis

100.000 230.000 150.000

Aquisio de material para 10.000 consumo Treinamento de Servidor 15.000 Elaborao de Projeto para 300.000 Construo de nova Sede do Tribunal Treinamento de Servidor
Qual o total das despesas correntes? Qual o total das despesas de capital?

15.000

Caiu em prova!
No que se refere receita e despesa pblica, Julgue os itens seguintes: 5. (Procurador TCE ES 2009 Cespe) A amortizao de emprstimos receita de capital, sendo considerado o retorno de valores emprestados anteriormente a outras entidades de direito pblico. 6. (Procurador TCE ES 2009 Cespe) Os recursos recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado so considerados transferncias correntes, desde que haja contraprestao direta em bens e servios. 7. (Procurador TCE ES 2009 Cespe) Inverses financeiras so despesas correntes destinadas aquisio de imveis. 8. (Procurador TCE ES 2009 Cespe) As dotaes para atender a obras de conservao e adaptao de bens imveis so consideradas despesas de capital. 9. (Procurador TCE ES 2009 Cespe) Emprstimos do Banco do Brasil so considerados receitas correntes.

Classificao da Despesa
Classificao da despesa (Portaria SOF 163/01) : Segundo a portaria, a despesa pblica, segundo a natureza composta por: Categoria econmica (digito 3 para despesa corrente e 4 para as de capital); Grupo de natureza de despesa: o agregador de elementos de despesa com a mesma caracterstica quanto ao objeto do gasto. Modalidade de Aplicao: informao gerencial, informada em complementao natureza de despesa. Composta por 2 dgitos. Elemento da despesa: o desdobramento do grupo de natureza de despesa. Assim, temos que, a classificao da receita quanto a natureza se apresenta da seguinte forma:

c.g.mm.ee.dd.

. c.g.mm.ee.dd.

c= categoria econmica; g = grupo de natureza de despesa; mm = modalidade de aplicao; ee = elemento da despesa; dd =desdobramento facultativo do elemento da despesa.

Caiu em prova!
Com relao s despesas pblicas, julgue os prximos itens. 10. (Analista ANTAQ 2009 Cespe) Segundo a natureza da despesa, amortizao, juros e encargos da dvida devero ser classificados na categoria econmica de despesas de capital. 11. (Analista ANTAQ 2009 Cespe) O 1. nvel da codificao da natureza da receita utilizado para mensurar o impacto das decises do governo na economia nacional. 12. (Analista de Oramento MPU 2010 Cespe) De acordo com a Lei n.o 4.320/1964, consideram-se despesas de capital os juros da dvida pblica, a amortizao da dvida pblica e a aquisio de imveis.

Caiu em prova!
Com relao s despesas pblicas, julgue os prximos itens. 17. (Analista SUSEP 2010 ESAF) ao classificar economicamente a despesa e a receita na elaborao do oramento, a administrao pblica sinaliza para a sociedade o tipo de bens que ir adquirir e a origem dos recursos que ir arrecadar.

GRUPOS DE NATUREZA DE DESPESAS

1
2 3

Pessoal e encargos sociais despesas de custeio (Desp. Correntes)


Juros e encargos da dvida despesas de custeio (Desp. Correntes) Outras despesas correntes despesas de custeio (Desp. Correntes)

4
5 6

Investimentos despesas de capital


Inverses financeiras despesas de capital Amortizao da dvida despesas de capital

7
9

Reserva do Regime prprio de Previdncia do Servidor


Reserva de contingncia

Modalidades de Aplicao
20
transferncias Unio

30
40 60 70 71 80 90 91

transferncias aos Estados e DF;


Transferncias ao Municpios; transferncias instituies privadas com fins lucrativos; transferencias instituies multigovernamentais; transferncias consrcios pblicos; transferncias ao exterior; Aplicaes Diretas; Aplicao Direta decorrente de operaes entre fundos, e entidades integrantes do oramento fiscal e da seguridade social.

MA: informao gerencial que indica se os recursos so aplicados diretamente por rgo ou entidades da mesma esfera de governo ou por outro ente da federao e suas entidades.

Elemento de despesa
01 aposentadorias e reformas;

03 penses;
04 contratao por tempo determinado; 05 outros benefcios previdencirios;

11 vencimentos e vantagens fixas- pessoal civil;


;

J caiu em prova! 14. (AFC CGU 2008 ESAF) Os Grupos de Natureza da Despesa podem relacionar-se indistintamente com qualquer Categoria Econmica da Despesa. 15. (AFC CGU 2008 ESAF) So exemplos de despesas de capital aquelas derivadas do pagamento do servio da dvida: Juros e amortizao da dvida. 16. (AFC CGU 2008 ESAF) A Modalidade de Aplicao permite a identificao das despesas intra-oramentrias.

Caiu em prova!
Com relao s despesas pblicas, julgue os prximos itens. 18. (APO MPOG 2010 ESAF) a estratgia de realizao da despesa definida pela modalidade de aplicao. 19. (APO MPOG 2010 ESAF) o insumo que se pretende utilizar ou adquirir definido pela classificao econmica da despesa. 20. (APO MPOG 2010 ESAF) a classificao institucional definida em dois nveis hierrquicos, a saber: rgo e unidade oramentria. 21. (APO MPOG 2010 ESAF) o efeito econmico da realizao da despesa definido pelo grupo de natureza da despesa. 22. (Agente PF 2009 Cespe) O recurso financeiro proveniente de outra pessoa de direito pblico pode ser classificado como receita de capital.

Fases da Despesa
As fases de execuo da despesa so: PREVISO- PROGRAMAO - EMPENHO LIQUIDAO PAGAMENTO

Empenho (Art.58, Lei 4320/64):


O empenho de despesa o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigao de pagamento pendente ou no de implemento de condio. O empenho da despesa no poder exceder o limite dos crditos concedidos.

vedada a realizao de despesa sem prvio empenho.


Em casos especiais previstos na legislao especfica ser dispensada a emisso da nota de empenho.

Dotao Autorizada

Despesa Empenhada

Saldo ( Despesas a Empenhar)

Fases da Despesa
O empenho pode ser: Ordinrio: para empenho de despesas normais, no sujeitas a parcelamento.

Global: empenho de despesas contratuais ou sujeitas a parcelamento.

Por estimativa: Ser feito por estimativa o empenho da despesa cujo montante no se possa determinar. Ex.: despesas com gua, energia eltrica, telefone...

Fases da Despesa
Liquidao (Art. 63, Lei 4320/64): A liquidao da despesa consiste na verificao do direito adquirido pelo credor tendo por base os ttulos e documentos comprobatrios do respectivo crdito. Essa verificao tem por fim apurar: I - a origem e o objeto do que se deve pagar; II - a importncia exata a pagar; III - a quem se deve pagar a importncia, para extinguir a obrigao. A liquidao da despesa por fornecimentos feitos ou servios prestados ter por base: I - o contrato, ajuste ou acordo respectivo; II - a nota de empenho; III - os comprovantes da entrega de material ou da prestao efetiva do servio. A ordem de pagamento o despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa seja paga.

DOT.ATUAL 4.320.920,00 1.295.333,00 1.480.000,00 902.000,00 5.616.253,00

EMPENHADO 325.154,22 978.357,29 1.393.768,38 803.812,67 3.501.092,56

EMP. LIQUI. 257.563,96 655.185,45 1.347.462,71 666.241,29 2.926.453,41

DESP. PAGA 5.626,94 736.993,42 942.718,40 880.283,27 2.565.622,03

A empenhar 3.995.765,78 316.975,71 86.231,62 98.187,33 2.115.160,44

Fases da Despesa
Pagamento: Corresponde a entrega de numerrio ao credor, aps a regular liquidao da despesa.

O pagamento da despesa ser efetuado por tesouraria ou pagadoria regularmente institudos por estabelecimentos bancrios credenciados e, em casos excepcionais, por meio de adiantamento

J caiu em prova!
23. (Analista TRE-BA 2010 Cespe) Apesar de no criar obrigao para o Estado, o empenho assegura dotao oramentria objetivando garantir o pagamento estabelecido na relao contratual entre a administrao pblica e seus fornecedores e prestadores de servios. 24. (Analista TRE-BA 2010 Cespe) A liquidao da despesa consiste na verificao do direito adquirido pelo credor ou entidade beneficiria com base nos ttulos e documentos comprobatrios do respectivo crdito ou da habilitao ao benefcio.

J caiu em prova!
25. (Tcnico TCE TO 2009 Cespe) A liquidao da despesa consiste na verificao do direito adquirido pelo credor tendo por base todos os documentos comprobatrios do respectivo crdito. O objetivo da liquidao apurar a origem e o objeto do que se deve pagar, o exato valor a se pagar e a quem se deve pagar a importncia, para extinguir a obrigao. 26. (Tcnico TCE TO 2009 Cespe) Caso ocorra despesa cujo montante no se possa determinar, o rgo ser desobrigado de seu pagamento. Assim, o errio pblico fica preservado de possveis fraudes.

27. (Tcnico TCE TO 2009 Cespe) O pagamento da despesa ser efetuado por tesouraria ou pagadoria regularmente institudos por estabelecimentos bancrios credenciados somente aps a entrega do bem ou prestao do servio.
28. (Tcnico TCE TO 2009 Cespe) Os pagamentos devidos pela Fazenda Pblica, em virtude de sentena judiciria, far-se-o na ordem de apresentao dos precatrios e conta dos crditos respectivos, sendo facultada a designao de pessoas nas dotaes oramentrias e nos crditos adicionais abertos para esse fim.

Restos a Pagar

Restos a Pagar: despesas empenhadas e no pagas em 31/12,


distingue-se as processadas das no processadas. Seu pagamento uma despesa extra-oramentria. Restos a Pagar Processados: despesas empenhadas e liquidadas mas no pagas em 31/12; Restos a pagar no processados: despesas empenhadas mas no pagas em 31/12. A inscrio dos restos a pagar ter valor at 31/12 do ano seguinte e findo esse prazo os valores sero cancelados, permanecendo o direito do credor q s prescrever em 5 anos contados da data de inscrio.

Considerando a Execuo Oramentria Abaixo:

Dot.Autorizada 500.000,00 10.000.000,00 600.000,00

Empenhada 480.000,00 9.000.000,00 600.000,00

Emp. Liquid. 450.000,00 7.500.000,00 550.000,00

Desp. Paga 280.000,00 4.500.000,00 520.000,00

RAP Processado 170.000,00 3.000.000,00 30.000,00

RAP no Processado 30.000,00 1.500.000,00 50.000,00

1.800.000,00
450.000,00

1.580.000,00
3.501.092,56

1.580.000,00
2.926.453,41

1.580.000,00
2.565.622,03

360.831,38

574.639,15

Despesas de Exerccios Anteriores (art. 31, L. 4320/64)

Corresponde ao pagamento de despesas de exerccios anteriores ou j encerrados. Seu pagamento despesa oramentria. So originrias de:

Despesas de exerccios encerrados que possuam crditos especficos no oramento e saldo suficiente para atend-los mas que no se processaram em poca prpria;
Os restos a pagar com prescrio interrompida;

Os compromissos reconhecidos aps o encerramento do exerccio.

J caiu em prova!!

29. (Analista ANATEL 2009 Cespe) Supondo que determinada despesa estivesse inscrita em restos a pagar, com posterior cancelamento, por no se ter habilitado o credor no momento oportuno, e que, mais adiante, esse pagamento, para o qual j fora aprovada dotao no exerccio correspondente, seja reclamado, o respectivo pagamento dever ser feito mediante reinscrio do compromisso, sem necessidade de nova autorizao oramentria.
De acordo com o disposto na Lei n. 4.320/1964, consideram-se restos a pagar as despesas empenhadas mas no pagas at o dia 31 de dezembro. Acerca do pagamento de despesa de restos a pagar cuja inscrio tenha sido cancelada, julgue o item que se segue. 30. (Tec. Cont. Ext. TCU 2007 Cespe) O pagamento que vier a ser reclamado poder ser atendido conta de dotao destinada a despesas de exerccios anteriores. Despesas de exerccios anteriores so resultantes de compromissos gerados em exerccios anteriores queles em que devam ocorrer os pagamentos e que no estejam inscritos em restos a pagar. Relativamente validade dos valores registrados como despesas de exerccios anteriores, julgue o item a seguir. 31. (Tec. Cont. Ext. TCU 2007 Cespe) Os valores registrados como despesas de exerccios anteriores tero validade at o encerramento do ano subseqente e, aps essa data, os saldos remanescentes sero automaticamente cancelados, permanecendo em vigor, no entanto, o direito do credor por cinco anos.

J caiu em prova!! Julgue os prximos itens, acerca dos restos a pagar e das despesas de exerccios anteriores no oramento pblico. 32. (Analista de Oramento MPU 2010 Cespe) Resduos passivos consistem em despesas empenhadas, mas no pagas at o dia 31 de dezembro, que no tenham sido canceladas pelo processo de anlise e depurao e que atendam aos requisitos previstos na Lei n.o 4.320/1964, podendo ser inscritas como tal por constiturem encargos incorridos no exerccio vigente. 33. (Analista de Oramento MPU 2010 Cespe) De acordo com o regime aplicado em conformidade com a Lei n.o 4.320/1964, a despesa deve ser contabilizada no exerccio em que tiver sido gerada. Portanto, se a despesa tiver sido originada em 2005 e reconhecida e paga somente em 2007, sua contabilizao dever ser feita conta de despesas de exerccios anteriores, para evidenciar o regime do exerccio.

J caiu em prova!! 28. (Analista de Oramento MPU 2010 Cespe) Os restos a pagar somente sero considerados despesas de exerccios anteriores quando no estiverem cancelados e no estiver mais vigente o direito do credor.

29. (Analista de Oramento MPU 2010 Cespe) Todo oramento anual contempla dotao especfica destinada a fazer face aos pagamentos de despesas resultantes de compromissos gerados em exerccios financeiros anteriores.

Administrao Financeira e Oramentria Agente de Polcia Federal

Prof.Leandro Santos

RECEITA PBLICA- Conceito


Receita Pblica: Conceito (Receita Pblica Oramentria): Receita Pblica a entrada, que integrando-se ao patrimnio pblico sem quaisquer reservas, condies ou correspondncia no passivo, vem acrescer o seu vulto, como elemento novo e positivo. ( Aliomar Baleeiro) Obs: O conceito no contempla os emprstimos e financiamentos realizados pelo Governo e considerados receitas pblicas pela Lei 4320/61 (art. 3)

Receita Pblica Extraoramentria: So os ingressos de recursos de propriedade de terceiros e que ficam sob responsabilidade da Administrao Pblica. Exemplos: caues em dinheiro realizadas por particulares contratados pela Adm. Pblica.

RECEITA PBLICA Enfoque Patrimonial e oramentrio (MTO)


Sob o enfoque patrimonial, receita pblica aquela que resulta em acrscimo patrimonial. Podem ser: resultantes da execuo oramentria: ex. receita tributria. independentes da execuo oramentria: doao de bens imveis por doao. Sob o enfoque oramentrio, a receita pblica corresponde a todo ingresso disponvel para cobertura das despesas oramentrias e operaes que, mesmo no havendo ingressos de recursos, financiam despesas oramentrias. Assim os ingressos podem ser classificados em: receita oramentria efetiva (aumenta o PL) Receita oramentria no efetiva (no aumenta o PL) As receitas oramentrias se classificam em receitas correntes e de capital.

CLASSIFICAO DA RECEITA Quanto natureza: Oramentria: a receita que decorre de Lei Oramentria. So as receitas cujas categorias econmicas esto enumeradas na Lei 4320/64: as receitas correntes e de Capital alm dos recursos oriundos das operaes de crditos.
Extra-oramentria:

so os recursos ou ingressos de terceiros que no integram o oramento pblico, a exemplo das caues em dinheiro, os depsitos como garantia de instancias, as consignaes em folhas de pagamentos, etc.

RECEITA PBLICA EXTRAORAMENTRIA CORRESPONDEM A FATOS PERMUTATIVOS; NO SO CONSIDERADOS RECEITAS SOB ENFOQUE CONTBIL; NO ALTERAM O PATRIMNIO LQUIDO; NO PASSAM POR ESTGIOS DE REALIZAO; PERTENCEM A TERCEIROS; TM CARTER TEMPORRIO; SEGUEM A CLASSIFICAO CONTBIL; GERAM DISPNDIOS EXTRAORAMENTRIOS. RECEITA PBLICA ORAMENTRIA CORRESPONDE A FATOS MODIFICATIVOS AUMENTATIVOS; SO CONSIDERADOS RECEITAS SOB O ENFOQUE CONTBIL; GERAM DESPESAS (DISPNDIOS) ORAMENTRIOS; ALTERAM O P.L.; PERTENCEM AO ESTADO; TM CARTER PERMANENTE; SEGUEM A CLASSIFICAO ECONMICA, INSTITUCIONAL E POR FONTE DE RECURSOS; PASSAM POR ESTGIOS DE REALIZAO; OBS.: A RECEITA EXTRAORAMENTRIA PODER SE CONVERTER EM ORAMENTRIA QUANDO DEIXAR DE REPRESENTAR UM COMPROMISSO A PAGAR DO GOVERNO.

CASSIFICAO DA RECEITA

Quanto ao sentido:
Amplo: todo ingresso de recursos que adentra aos cofres pblicos a qualquer ttulo independentemente de contrapartida no passivo. Ex.: Operaes de Crdito, caues, receitas tributrias, emprstimos compulsrios, receitas industriais, etc.

Estrito: todo ingresso de recursos que no exige contrapartida no passivo. Esses recursos se incorporam ao patrimnio do Estado de forma definitiva. Ex.: Receitas Tributrias, de servios, de aluguis, etc.

CLASSIFICAO DA RECEITA
Quanto coercibilidade: Receitas Originrias: So aquelas que provm do prprio patrimnio do Estado. Ex: Patrimoniais, Agropecurias, Industriais, de Servios.

Receitas Derivadas: So aquelas obtidas pelo Estado mediante sua autoridade coercitiva. Dessa forma, o Estado exige que o particular entregue uma determinada quantia na forma de tributos ou de multas.

CLASSIFICAES DA RECEITA PBLICA

1.1 Oramentria 1. Quanto Natureza 2. Quanto categoria econmica 1.2 Extraoramentria 2.1 Corrente 2.2 Capital 3.1 Efetivas

3. Quanto afetao patrimonial


4. Quanto regularidade 5. Quanto coercibilidade

3.2 No efetivas
4.1 Ordinrias 4.2 Extraordinrias

5.1 Originrias
5.2 Derivadas

RECEITA PBLICA
J caiu em Prova! 1.(Analista Jud. TST 2008 Cespe) A receita extra-oramentria representada no balano patrimonial como passivo financeiro, por se tratar de recursos de terceiros que transitam pelos cofres pblicos. 2. (Analista IPEA 2008 Cespe) Se um cidado deseja fazer uma doao em dinheiro para o governo e se essa espcie de receita no est prevista na lei oramentria, o governo deve arrecad-la, todavia, ser ela contabilizada como oramentria. 3. (APO MPOG 2010 ESAF) As receitas oramentrias so ingressos de recursos que transitam pelo patrimnio do poder pblico, podendo ser classificadas como efetivas e no-efetivas.

RECEITA PBLICA
J caiu em Prova! 4. (APO MPOG 2010 ESAF) As receitas oramentrias decorrem de recursos transferidos pela sociedade ao Estado e so classificadas como permanentes e temporrias. 5. (APO MPOG 2010 ESAF) Todos os ingressos de recursos, financeiros e nofinanceiros, so classificados como receita oramentria, porque transitam pelo patrimnio pblico.

6. (APO MPOG 2010 ESAF) As receitas oramentrias restringem-se aos ingressos que no geram contrapartida no passivo do ente pblico.
7. (APO MPOG 2010 ESAF) Recursos financeiros de qualquer origem so registrados como receitas oramentrias para que possam ser utilizados pelos entes pblicos.

RECEITA PBLICA
J caiu em Prova! 8. (Tec. Or. MPU 2010 Cespe) As receitas recebidas que no pertencerem ao ente arrecadador, quando transferidas a seus legtimos proprietrios, devem ser registradas na contabilidade do ente arrecadador em contas redutoras de receita, exceo dos tributos recebidos indevidamente a maior, cuja restituio deve ser consignada como despesa pblica. 9. (Tec. Or. MPU 2010 Cespe) Em relao natureza, as receitas pblicas se dividem em receitas correntes e de capital. 10. (Tec. Or. MPU 2010 Cespe) Por no ser possvel prever no oramento todos os casos em que o rgo pblico far a alienao de algum bem do seu patrimnio, a receita proveniente das alienaes pode ser classificada como oramentria ou extraoramentria.

RECEITA PBLICA
J caiu em Prova! 11. (Analista MPU 2010 Cespe) A receita pblica no efetiva provm dos servios prestados indiretamente pelo governo. 12. (Analista MPU 2010 Cespe) O imposto de renda um exemplo de receita pblica efetiva. 13. (Tec. Or. MPU 2010 Cespe) Impostos, taxas e contribuies so considerados receitas originrias. 14. (Tec. Or. MPU 2010 Cespe) Quanto s categorias econmicas, as receitas podem ser correntes e de capital.

OPERAES DE CRDITO SO CONSIDERADAS RECEITAS PBLICAS ORAMENTRIAS; EM REGRA, GERAM UM PASSIVO PERMANENTE (DVIDA DE LONGO PRAZO); FINANCIAM DESPESAS ORAMENTRIAS; PODEM TER SUA CONTRATAO AUTORIZADA NA PRPRIA LOA (art. 165, 8 , CF) 8 - A lei oramentria anual no conter dispositivo estranho previso da receita e fixao da despesa, no se incluindo na proibio a autorizao para abertura de crditos suplementares e contratao de operaes de crdito, ainda que por antecipao de receita, nos termos da lei. So contabilizados como receitas de capital!

Operao de crdito (Art. 29, III LRF): compromisso financeiro assumido em razo de mtuo, abertura de crdito, emisso e aceite de ttulo, aquisio financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e servios, arrendamento mercantil e outras operaes assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros; Pode ser aplicada tanto no financiamento de despesas correntes, quanto no de despesas de capital.

Operaes de Crdito por antecipao de receita oramentria - ARO A operao de crdito por antecipao de receita destina-se a atender insuficincia de caixa durante o exerccio financeiro.
Requisitos para contratao: I - realizar-se- somente a partir do 10 dia do incio do exerccio;

II - dever ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, at o dia dez de dezembro de cada ano;
III - no ser autorizada se forem cobrados outros encargos que no a taxa de juros da operao, obrigatoriamente prefixada ou indexada taxa bsica financeira, ou que vier a esta substituir; IV - estar proibida: a) enquanto existir operao anterior da mesma natureza no integralmente resgatada; b) no ltimo ano de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal.

CLASSIFICAO INSTITUCIONAL DA RECEITA UTILIZADO PARA IDENTIFICAR O RGO/UNIDADE ORAMENTRIA DOS RECURSOS ARRECADADOS OU A ELAS DISPONIBILIZADOS POR OUTROS RGOS ARRECADADORES. ESSA CLASSIFICAO COMPOSTA POR 5 DGITOS: XX. YYY XX RGO YYY UNIDADE ORAMENTRIA EX.: 01.000 CMARA DOS DEPITADOS 02.000 SENADO FEDERAL 14.000 JUSTIA ELEITORA 14.101 TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

CLASSIFCAO ECONMICA DA RECEITA

Segundo a natureza econmica: Receitas Correntes: so as receitas tributrias, de contribuies, patrimoniais, de origem agropecuria, de servios e outras e ainda os recursos obtidos de outras pessoas jurdicas de direito pblico destinados a atender despesas classificveis como despesas correntes. Receitas de Capital: so as decorrentes da converso de bens e direitos, da alienao de bens, da constituio de dvidas, aquelas recebidas de outros entes de direito pblico destinados suprir despesas classificadas como despesas de capital e ainda o SUPERVIT DO ORAMENTO CORRENTE

RECEITAS CORRENTES
1. Receitas

Correntes: 1.1 Receita Tributria: Impostos; Taxas; Contribuies de Melhoria. So as receitas decorrentes da capacidade de tributar do ente da federao. uma receita derivada, uma vez que obtida atravs da explorao do patrimnio alheio.

1.2 Receita de Contribuies So as resultantes das contribuies econmicas ou sociais. Exemplo de contribuies sociais so as contribuies ara o financiamento da seguridade social (COFINS) e de contribuies econmicas, o Adicional Sobre Tarifas De Passagens Areas Domesticas. 1.4 Receita Patrimonial; As que resultam da explorao do patrimnio do ente da federao. Exemplo: receitas com alugueis de imveis pblicos.

RECEITAS CORRENTES
1.5 Receita Agropecuria Resultam da explorao da atividade agropecuria pelo Estado. 1.6 Receita Industrial Resultam da explorao da atividade industrial pelo Estado.

1.7 Receita de Servios Decorrentes da prestao de servios de transporte, de comunicao, juros de emprstimos concedidos...

Transferncia Correntes; Recursos recebidos por outras pessoas de Direito Pblico que independem de contraprestao direta de bens e servios. Exemplo: FPE, FPM.

Essas receitas sero fontes de custeio de despesas classificadas como correntes.

RECEITA DE CAPITAL (Art. 11, 2 Lei 4320/64) So Receitas de Capital: as provenientes da realizao de recursos financeiros oriundos de constituio de dvidas; da converso, em espcie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado, destinados a atender despesas classificveis em Despesas de Capital; o supervit do Oramento Corrente

Receitas de Capital:

Operaes de Crdito; Alienao de Bens e direitos; Amortizao de Emprstimos; Transferncias de Capital;

LRF
Art. 44. vedada a aplicao da receita de capital derivada da alienao de bens e direitos que integram o patrimnio pblico para o financiamento de despesa corrente, salvo se destinada por lei aos regimes de previdncia social, geral e prprio dos servidores pblicos.

J caiu em Prova! 15. (Analista Jud. TST 2008 Cespe) Os emprstimos compulsrios so considerados de natureza tributria, estando o produto de sua arrecadao vinculado despesa que lhe fundamentou a instituio. Dependendo de sua modalidade, estaro ou no sujeitos ao princpio da anterioridade. 16. (Analista Jud. TST 2008 Cespe) Constituem receitas de capital as receitas imobilirias e as intergovernamentais das quais no decorra exigncia de contraprestao por parte do beneficirio dos recursos.

J caiu em Prova! Julgue os itens subsequentes, referentes classificao de receita pblica. 17. (Analista MPU 2010 Cespe) Os recursos obtidos por empresa pblica que explora servios comerciais so considerados receitas de capital. 18. (Analista MPU 2010 Cespe) Os impostos, as taxas e as contribuies de melhoria so receitas correntes. 19. (Analista MPU 2010 Cespe) Uma das modalidades de receita pblica o imposto, que constitui contraprestao especfica do Estado ao cidado.

J caiu em Prova! 20. (Tec. Or. MPU 2010 Cespe) As receitas auferidas nas situaes em que o Estado atua em condio de igualdade com os particulares, sem o uso do poder de imprio, so consideradas receitas originrias, como o caso da receita de servios. 21. (Tec. Or. MPU 2010 Cespe) As receitas destinadas aos rgos representativos de categorias profissionais ou a rgos de defesa de interesse dos empregadores ou empregados integram a classificao oramentria como receitas de contribuio. 22. (Tec. Or. MPU 2010 Cespe) As receitas tributrias, de contribuies, agropecurias, patrimoniais e o superavit do oramento corrente so considerados receitas correntes.

J caiu em Prova! 23. (Tec. Or. MPU 2010 Cespe) A classificao por fontes inclui-se entre os critrios de classificao das receitas pblicas. 24. (Tec. Or. MPU 2010 Cespe) Por meio da classificao institucional da receita, possvel identificar, no oramento da Unio, as unidades oramentrias responsveis pela arrecadao. 25. (Tec. Or. MPU 2010 Cespe) A receita patrimonial de uma instituio decorre da explorao econmica dos seus bens, fazendo parte dessa receita os juros, dividendos e aluguis. 26. (Administrador STM 2011 Cespe) Se determinado municpio, aps construir uma praa, decidir cobrar contribuio de melhoria sobre os imveis localizados em torno do local, o produto da arrecadao dessa contribuio constituir receita originria.

J caiu em prova! 27. (Administrador STM 2011 Cespe) Na classificao institucional da despesa, cada unidade oramentria subdividida em diversos rgos. 28. (Analista Adm. STM 2011 Cespe) Se determinado municpio criar uma taxa de fiscalizao sanitria, poder vincular o produto de sua arrecadao para a constituio de um fundo especial com o objetivo de construir uma usina de reciclagem de lixo. 29. (Contador PREVIC 2011 Cespe) A receita que for adquirida por meio da venda de bens ou direitos pblicos dever ser obrigatoriamente considerada receita de capital. 30. (Contador PREVIC 2011 Cespe) Uma subveno destinada ao custeio de um ente governamental, efetuada mediante transferncia intergovernamental, constitui, no ente transferidor, uma transferncia de capital.

Classificao da Receita segundo Portaria Interministerial 163/01

As Receitas sero especificadas no oramento quanto:


Categoria Econmica Origem; Espcie; Rubricas; Alnea; e Sub-alnea.

As Receitas sero especificadas no oramento quanto:

Especificao

Desdobramento

1000.00.00 Receita Corrente Categoria econmica; 1100.00.00 Receita Tributria Origem 110.00.00 Impostos Espcie 1111.00.00 Impostos Sobre o Rubrica Comrcio Exterior 1111.01.00 Imposto sobre Alnea Importao

Estgios da Receita

Previso; Lanamento; Arrecadao; Recolhimento.

Estgios da Receita

Previso- a estimativa da receita a ser


arrecadada pelo Estado.

Lanamento - o procedimento administrativo


tendente a verificar a ocorrncia do fato gerador da obrigao correspondente, a matria tributvel, o calculo do montante devido e a identificao do respectivo sujeito passivo.

Tipos de Lanamento

De Ofcio (ou direto): efetuado unilateralmente pela Administrao Pblica, sem a interveno do contribuinte. Ex.: IPVA. Por declarao (ou misto): o lanamento efetuado pela administrao com a contribuio do prprio contribuinte ou de terceira pessoa obrigada por lei a prestar as informaes sobre a matria de fato indispensvel a sua efetivao: ex.: Imposto de Renda. Por Homologao (ou autolanamento): o lanamento efetuado diretamente pelo contribuinte e s depois homolagado pela Administrao. Ex.: ISS, ICMS, IPI.

Suprimento de Fundos

Corresponde a entrega de numerrio diretamente a servidor quando a urgncia na execuo da despesa impossibilitar aguardar seu processamento, sempre precedido de empenho na dotao especfica. de inteira responsabilidade do ordenador de despesas e ser concedida nos seguintes casos:

I para atender despesas eventuais, inclusive em viagens, e com servios especiais, que exijam pronto pagamento em espcie; II quando a despesa deva ser feita em carter sigiloso, conforme se classificar em regulamento; III para atender despesas de pequeno vulto, assim entendidas aquelas cujos valores, em cada caso, no ultrapassarem limites estabelecidos em portaria do ministro da Fazenda.

Suprimento de Fundos
Conforme pargrafo 3 do artigo 45 do Decreto n 93872/86, no se conceder suprimento: a) a responsvel por dois suprimentos; b) a servidor que tenha a seu cargo a guarda ou a utilizao do material a adquirir, salvo quando no houver na unidade outro servidor; c) a responsvel por suprimento de fundos que, esgotado o prazo, no tenha prestado contas de sua aplicao e d) a servidor declarado em alcance, ou seja, responsvel por desvio, falta ou diferena de valores em prestao de contas anteriores, ou ainda, que esteja respondendo a inqurito administrativo.

J caiu em prova! O suprimento de fundos, tambm conhecido como regime de adiantamentos, aplicvel aos casos de despesas expressamente definidos em lei. No que concerne ao suprimento de fundos, julgue os itens seguintes. 38. (AFC TCE AC 2009 Cespe) Para a sua concesso e execuo, dispensvel a emisso da nota de empenho.
39. (AFC TCE AC 2009 Cespe) Deve ser contabilizado e includo nas contas do ordenador como despesa realizada. 40. (AFC TCE AC 2009 Cespe) No pode ser concedido para despesas de carter secreto ou sigiloso. 41. (AFC TCE AC 2009 Cespe) A importncia aplicada at 31 de dezembro deve ser comprovada at 31 de maro do exerccio financeiro subsequente. 42. (AFC TCE AC 2009 Cespe) O segundo suprimento de fundos no pode ser concedido a servidor j responsvel por um suprimento de fundos.

CONTA NICA DO TESOURO


As Receitas e as Despesas so controladas por uma conta nica , mantida pelo Tesouro Nacional junto ao Banco Central do Brasil, pelo sistema financeiro (SIAFI), que movimentado por intermdio do Banco do Brasil atravs das Ordens Bancrias , mas poder ser efetuada por outros agentes financeiros desde que autorizado pelo Ministrio da Fazenda, documento hbil para tais movimentaes . Numa emergncia, por paralisao das atividades do Banco do Brasil ou de outros Agentes Financeiros, ou de rgos Federais, h o que chamamos de PROCESSO ALTERNATIVO DA CONTA NICA, permitindo que outros bancos possam processar as movimentaes de Receitas e de Despesas desde que autorizado pelo Ministrio da Fazenda, sem prejuzo para a Administrao Federal, ao atuarem como Agentes Financeiros do Tesouro Nacional.

J caiu em prova! 31. (Agente PF 2009 Cespe) O estgio de execuo da receita classificado como arrecadao ocorre com a transferncia dos valores devidos pelos contribuintes ou devedores conta especfica do Tesouro. 32. (Agente PF 2009 Cespe) Nem todas as receitas so recolhidas conta nica do Tesouro, podendo ser revertidas a outras contas-correntes.

J caiu em prova! Acerca dos estgios da receita pblica, julgue os itens seguintes. 33. (AFC TCE AC 2009 Cespe) O lanamento por declarao aquele realizado pelo prprio contribuinte, verificado posteriormente pela autoridade pblica.
34. (AFC TCE AC 2009 Cespe) O estgio do recolhimento deve anteceder a arrecadao aos cofres pblicos. 35. (AFC TCE AC 2009 Cespe) no estgio da arrecadao que se verifica o princpio da unidade de tesouraria. 36. (AFC TCE AC 2009 Cespe) Os impostos diretos e outras receitas com vencimento determinado em leis especiais, regulamentos ou contratos so objeto de lanamento. 37. (AFC TCE AC 2009 Cespe) A previso da receita visa identificar o devedor dos tributos e os respectivos valores e espcies.

Administrao Financeira e Oramentria Agente de Polcia Federal

Prof.Leandro Santos

Suprimento de Fundos (adiantamento)


o adiantamento concedido a servidor para a fim de dar condies a sua unidade de realizar despesas que, em decorrncia de sua urgncia, no possam aguardar o processamento normal da despesa. Est proibida a concesso de adiantamentos a servidor: Declarado em alcance, ou seja, que esteja respondendo processo administrativo, ou que responsvel por desvio, falta ou diferena de valores em prestao de contas; Responsvel por dois adiantamentos; Que no comprovou a aplicao do ltimo adiantamento recebido.

CONTA NICA DO TESOURO


As Receitas e as Despesas so controladas por uma conta nica , mantida pelo Tesouro Nacional junto ao Banco Central do Brasil, pelo sistema financeiro (SIAFI), que movimentado por intermdio do Banco do Brasil atravs das Ordens Bancrias , mas poder ser efetuada por outros agentes financeiros desde que autorizado pelo Ministrio da Fazenda, documento hbil para tais movimentaes . Numa emergncia, por paralisao das atividades do Banco do Brasil ou de outros Agentes Financeiros, ou de rgos Federais, h o que chamamos de PROCESSO ALTERNATIVO DA CONTA NICA, permitindo que outros bancos possam processar as movimentaes de Receitas e de Despesas desde que autorizado pelo Ministrio da Fazenda, sem prejuzo para a Administrao Federal, ao atuarem como Agentes Financeiros do Tesouro Nacional.

Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal (SIAFI)

Desenvolvido em 1986 e implantado em 1987;

Principal instrumento de gesto do STN, atravs do qual realizado o acompanhamento e controle da execuo oramentria;
Utilizado pelas UGs dos Ministrios e demais rgos e entidades como instrumento de administrao financeira, patrimonial oramentria e contbil; No SIAFI todos os lanamentos contbil para atualizao da receita, das despesas e disponibilidades financeiras do STN;

Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal (SIAFI)

utilizado por todos os rgos da Adm. Direta (PE, PL e Judicirio) e grande parte da Indireta Federal, salvo as empresas pblica e sociedades de economia mistas que no integram o Oramento Fiscal e da Seguridade Social e as entidades financeiras oficiais;

SIAFI
Principais documentos:
Nota de dotao (ND): Registro de crditos previstos no Oramento; Nota de Movimentao de Crdito (NC): Destina-se ao registro de transferncia de crditos oramentrios entre UGs de um mesmo rgo ou UGs de rgos distintos;

Nota de Empenho (NE): Registra eventos vinculados ao comprometimento de oramento, a anulao e o reforo de empenhos;
Ordem Bancria (OB): Para pagamentos de compromissos e liberao de transferncias de recursos (repasses e sub-repasses); Documento De Arrecadao De Receitas Federais (DARF): arrecadao por processo eletrnico, sem utilizao da rede bancria de tributos que tenham como contribuintes rgos e entidades integrantes da CUT.

Sistema Integrado de Dados Oramentrios - SIDOR Utilizado pelo Governo Federal para estruturar, organizar e elaborar a proposta oramentria, on-line, por todas as unidades oramentrias.
Nota de dotao (ND): Registro de crditos previstos no Oramento; Nota de Movimentao de Crdito (NC): Destina-se ao registro de transferncia de crditos oramentrios entre UGs de um mesmo rgo ou UGs de rgos distintos; Nota de Empenho (NE): Registra eventos vinculados ao comprometimento de oramento, a anulao e o reforo de empenhos; Ordem Bancria (OB): Para pagamentos de compromissos e liberao de transferncias de recursos (repasses e sub-repasses); Documento De Arrecadao De Receitas Federais (DARF): arrecadao por processo eletrnico, sem utilizao da rede bancria de tributos que tenham

J caiu em prova! Com relao aos sistemas informatizados do governo, julgue os seguintes itens. 1. (Administrador MS 2009 Cespe) No Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal (SIAFI), as inverses financeiras podem ser classificadas como despesas correntes. 2. (Administrador MS 2009 Cespe) A elaborao do oramento processada no Sistema Integrado de Dados Oramentrios (SIDOR). 3. (Administrador MS 2009 Cespe) Um dos objetivos do SIAFI possibilitar o controle da dvida externa.

4. (Contador MS 2008 Cespe) Dentro da lgica do SIAFI, o sistema financeiro foi escolhido como base para os demais registros. A razo alegada que com a utilizao da conta nica como conta bancria, evita-se que algum pagamento seja feito sem registro na contabilidade.

J caiu em prova! Com relao aos sistemas informatizados do governo, julgue os seguintes itens. 5.(Administrador MS 2009 Cespe)Ao se analisar os trs oramentos que compem a lei oramentria anual o fiscal, o de investimentos e o de seguridade social , torna-se evidente a contradio com o princpio da unidade. 6. (Administrador MS 2009 Cespe) A Constituio Federal de 1988 (CF) prev a autorizao para a abertura de crditos especiais e extraordinrios. 7. (Administrador MS 2009 Cespe) O administrador pblico que respeita o princpio do oramento bruto, ao planejar o oramento do ano seguinte, deve fazer as devidas compensaes nas contas com a inteno de incluir em sua planilha os saldos resultantes dessas operaes. 8. (Administrador MS 2009 Cespe) O Poder Executivo de cada ente da Federao ter de publicar, at trinta dias aps o encerramento do trimestre, o relatrio resumido da execuo oramentria.

Quanto ao oramento pblico, julgue os itens a seguir. 9. (Contador MS 2008 Cespe) A incluso da reserva de contingncia no oramento visa, entre outras finalidades, assegurar o atendimento ao princpio do equilbrio. 10. (Contador MS 2008 Cespe) As despesas destinadas sade, constantes do oramento da seguridade social, no podero ter carter discriminatrio, no constituindo, assim, instrumento adequado para levar em conta desigualdades baseadas em critrios tais como gnero, raa ou etnia. 11. (Contador MS 2008 Cespe) O Congresso Nacional pode reestimar as receitas oramentrias previstas no projeto de lei oramentria encaminhado pelo Poder Executivo, destinando os valores correspondentes para a reserva de recursos, que podero ser utilizados para o acolhimento de emendas de apropriao.

12. (Contador MS 2008 Cespe) Na classificao da receita, as contribuies sociais constituem receita tributria e a alienao de bens imveis, receita patrimonial. 13. (Contador MS 2008 Cespe) As receitas vinculadas, mesmo que no utilizadas durante o exerccio, no podero destinar-se a outra finalidade que no o objeto de sua vinculao, mesmo que continuem sem destinao nos exerccios subseqentes. 14. (Agente PF 2009 Cespe) Nem todas as receitas so recolhidas conta nica do Tesouro, podendo ser revertidas a outras contas-correntes. 15. (Agente PF 2009 Cespe) A despesa oramentria que percorre os estgios de empenho e liquidao pode ser inscrita como restos a pagar, que no podem, nesse caso, ser cancelados.

16. (Agente PF 2009 Cespe) Com o advento do Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal (SIAFI), houve grande centralizao da gesto de recursos, o que permitiu a padronizao dos mtodos e rotinas de trabalho e restringiu a gesto e o controle do ordenador de despesas, com a perda da individualizao dos recursos para cada unidade gestora. Com relao Lei n. 4.320/1964, execuo do oramento e ao controle de sua execuo, julgue os itens a seguir. 17. (Contador MS 2008 Cespe) As operaes de crdito por antecipao de receita, autorizadas durante o exerccio, constituem recursos para fins de abertura de crditos suplementares. 18. (Contador MS 2008 Cespe) No estabelecimento da programao da despesa oramentria, devem-se levar em conta no apenas os recursos provenientes dos crditos oramentrios e adicionais, mas tambm os recebidos por conta de operaes extraoramentrias.

19. (Agente PF 2009 Cespe) O estgio de execuo da receita classificado como arrecadao ocorre com a transferncia dos valores devidos pelos contribuintes ou devedores conta especfica do Tesouro.
20. (Agente PF 2009 Cespe) Ao elaborar o planejamento oramentrio do seu rgo, o agente pblico deve considerar que as obrigaes de seu ente pblico com terceiros compem a dvida ativa da Unio.

Administrao Financeira e Oramentria Agente de Polcia Federal Prof.Leandro Santos

J Caiu em prova!
Acerca dos crditos adicionais, julgue os itens seguintes: 1. (Procurador TCE ES 2009 Cespe) Os crditos adicionais se referem s autorizaes de despesa expressamente dotadas na lei de oramento. 2(Procurador TCE ES 2009 Cespe) Os crditos extraordinrios destinam-se a despesas para as quais no haja dotao oramentria especfica. 3. (Procurador TCE ES 2009 Cespe) Excesso de arrecadao a diferena positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, conjugando-se os saldos dos crditos adicionais transferidos e as operaes de crdito a eles vinculadas.

4. (Procurador TCE ES 2009 Cespe) Abrir crditos extraordinrios por lei complementar compete ao Poder Legislativo, que deles dar imediato conhecimento ao Poder Executivo. 5. (Procurador TCE ES 2009 Cespe) A vigncia dos crditos adicionais ser limitada ao exerccio financeiro em que eles forem abertos, excetuadas expressas disposies legais em contrrio, relacionadas aos crditos especiais e extraordinrios

J caiu em Prova!
Julgue os prximos itens, referentes a oramento pblico. 6.(Analista MPU 2010 Cespe) Apesar de possuir trs peas fiscal, da seguridade social e de investimento , o oramento geral da Unio nico e vlido para os trs poderes. 7. (Analista MPU 2010 Cespe) As garantias s operaes de crdito so excees ao princpio oramentrio da no afetao. 8. (Analista MPU 2010 Cespe) Para que se atinja o equilbrio distributivo e se reduzam as possveis desigualdades inter-regionais, o oramento fiscal deve ser compatvel com o plano plurianual.

9. (Analista MPU 2010 Cespe) Os recursos que ficarem sem despesas correspondentes podero ser realocados, conforme o caso, mediante crditos especiais ou suplementares, com prvia e especfica autorizao legislativa. 10. (Analista MPU 2010 Cespe) O projeto de lei oramentria deve ser encaminhado, pelo Congresso Nacional, para sano presidencial, at o dia 31 de agosto do ano anterior sua aplicao. 11. (Analista MPU 2010 Cespe) De acordo com a Constituio Federal de 1988, o Congresso Nacional pode entrar em recesso sem que tenha sido aprovado o projeto de lei de diretrizes oramentrias.

DESPESA PBLICA
Conceito: Enfoque patrimonial (Resoluo CFC 1121/08): Despesas so redues no benefcio econmico durante o perodo contbil sob a forma de sada de recursos ou reduo de ativos ou incrementos em passivos, que resultem em decrscimos do patrimnio lquido e que no sejam provenientes de distribuio aos proprietrios da entidade

Enfoque oramentrio (Manual da Despesa Nacional/SOF): Despesa/Dispndio oramentrio o fluxo que deriva da utilizao de crdito consignado no oramento da entidade, podendo ou no diminuir a situao lquida patrimonial

Composio do Patrimnio: Ativo (A): composto pelo somatrio dos bens e direitos. Bens: imveis, mercadorias, estoque, caixa...

Direitos: duplicata a receber, promissrias a receber, ...

Passivo (P): representa as obrigaes da entidade com terceiros. Obrigaes: duplicatas a pagar, promissrias, ...

Patrimnio Lquido (PL): representa a diferena entre o total do ativo e o total do passivo. PL = A - P

Despesa Oramentria: aquela que decorre da execuo do oramento. Ex.: despesas com pessoal, manuteno e investimentos previstos na LOA.

Despesas extra-oramentrias: Despesas com devoluo de recursos recebidos de terceiros em que a Unio atuou como depositante. So exemplos as despesas com devoluo de garantias e caues prestadas pelo administrado, alm das despesas com restos a pagar.
Despesa Intra-oramentria: Lanamento contbil para evitar o duplo lanamento de despesas que se realizam entre unidades oramentrias que integram o mesmo oramento.

J caiu em Prova!!
(Analista ANATEL 2009 Cespe) As receitas intraoramentrias se contrapem s despesas intraoramentrias e se referem a operaes entre rgos e entidades integrantes dos oramentos fiscal e da seguridade social da mesma esfera governamental. (APO MPOG 2010 ESAF) As receitas oramentrias so ingressos de recursos que transitam pelo patrimnio do poder pblico, podendo ser classificadas como efetivas e no-efetivas. (APO MPOG 2010 ESAF) As receitas oramentrias decorrem de recursos transferidos pela sociedade ao Estado e so classificadas como permanentes e temporrias. (APO MPOG 2010 ESAF) Todos os ingressos de recursos, financeiros e no-financeiros, so classificados como receita oramentria, porque transitam pelo patrimnio pblico. (APO MPOG 2010 ESAF) As receitas oramentrias restringem-se aos ingressos que no geram contrapartida no passivo do ente pblico. (APO MPOG 2010 ESAF) Recursos financeiros de qualquer origem so registrados como receitas oramentrias para que possam ser utilizados pelos entes pblicos.

Estrutura do Oramento Pblico


Programas de Trabalho:
O Oramento Pblico estruturado em Programas de Trabalho (oramento-programa). O PT define de forma qualitativa a programao oramentria, devendo responder de forma transparente e objetiva as perguntas que classicamente so caracterizadas no ato de orar. Sendo assim, o PT, dentro da estrutura programtica da despesa deve responder aos seguintes questionamentos:

Item da estrutura oramentria Programa de trabalho Objetivo Problema a resolver Publico alvo Indicadores

Pergunta a ser respondida O que fazer? Pra que fazer? Por que fazer? Para quem feito? Como medir?

PROGRAMAS DE GOVERNO
Programas de Governo (MTO): representam o instrumento de organizao governamental.articulam um conjunto de aes que concorrem para um objetivo comum preestabelecido, mensurado por indicadores no plano plurianual, visando a soluo de um problema ou o atendimento de uma necessidade ou demanda da sociedade. Os programas podem ser: Finalsticos: resultam bens ou servios ofertados diretamente sociedade, cujos resultados sejam passveis de mensurao. Programas de Apoio s Polticas Pblicas e reas Especiais: so programas voltados aos servios tpicos do Estado, ao planejamento, formulao de polticas setoriais, coordenao, avaliao ou ao controle dos programas finalsticos resultando em bens ou servios ofertados ao prprio estado, podendo ser compostos por despesas de natureza tipicamente administrativas.

Aes do Governo
Segundo o MTO, as aes sero identificadas em termos de funes, subfunes, programas, atividades, projetos e operaes especiais. Projetos: so instrumentos de programao para alcanar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operaes que se realizam num determinado perodo limitado de tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expanso ou aperfeioamento da ao do governo. Atividades: so instrumentos de programao para alcanar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operaes que se realizam de modo contnuo ou permanente, das quais resulta um produto necessrio manuteno da ao do governo.

Operaes Especiais: so aes que no contribuem para a manuteno das aes do governo e no geram contraprestao direta sob a forma de bens e servios. Representam um detalhamento das Operaes Especiais.Ex.: pagamento de inativos, amortizaes e encargos, aquisio de ttulos.

Classificao da Despesa
Classificao da Despesa quanto s entidades destinatrias do Oramento: Despesa Oramentria Pblica a realizada por entidade pblica e que depende de autorizao oramentria para que seja executada. Tal autorizao ocorrer via Lei Oramentria Anual ou atravs de Crdito Adicional e pertencer ao exerccio em que foi empenhada. Despesa Oramentria Privada - a realizada por entidade privada e que depende de autorizao oramentria aprovada por ato do conselho superior ou demais procedimentos internos para que seja realizada. Classificao da despesa quanto ao impacto na situao lquida patrimonial Efetivas - so aquelas que implicam diminuio do patrimnio liquido da entidade como as despesas com pessoal, com material de consumo. No efetivas - so as despesas que no geram reduo do patrimnio lquido, estando relacionadas ao conceito contbil de mutao patrimonial.

Classificao Institucional da Despesa


A classificao institucional tem o propsito de refletir a estrutura organizacional e administrativa do ente governamental. Permite que se conhea o rgo ou entidade responsvel pela aplicao dos recursos, bem como sua respectiva unidade oramentria. composta por 5 (cinco) dgitos: os dois primeiros representam o rgao e os trs ltimos a unidade Oramentria. Ex: 14.101 14. Justia Eleitoral (rgo) 101. Tribunal Superior Eleitoral (Unidade Oramentria) 10.101 10. Justia Federal 101. Supremo Tribunal Federal

Classificao Funcional (Portaria MPOG 42/99)


Essa classificao utilizada no Governo Federal desde 2000. Enfatiza a interligao entre o planejamento e oramento. composta por um rol de funes e subfunes prefixadas, que serve como agregador dos gastos pblicos por rea de ao governamental, nas trs esferas. As funes so representadas por um cdigo de dois dgitos. 01. Legislativa 02. Judiciria 05. Defesa Nacional 06. Segurana 10. Sade 17. Saneamento 12. Educao 26. Transporte.

Classificao Funcional (Portaria MPOG42/99)


Subfunes: so representadas por cdigos com 3 dgitos (XXX), correspondendo a um desdobramento das funes. Cada uma delas representa um subconjunto das funes. Podem ainda ser empregadas para representar a partio de outra funo a qual no estejam inicialmente vinculadas.

Classificao Funcional (Portaria MPOG42/99)

Classificao da Despesa
Classificao da despesa quanto categoria econmica : Correntes So todas as despesas que no contribuem de forma direta para a aquisio ou formao de um bem de capital. As despesas correntes so classificadas como: Despesas de Custeio: so as despesas operacionais, os gastos realizados para o funcionamento e prestao dos servios prestados coletividade: ex.: despesas com pessoal, material de consumo... Transferncias Correntes: so os gastos com transferncias de recursos para outros entes da Federao que deve aplic-lo em despesas classificadas como correntes. Outras despesas correntes: os juros e os encargos da dvida so classificados como receitas correntes.

Classificao da Despesa
Classificao da despesa quanto categoria econmica :

De Capital
So os dispndios que contribuem diretamente para a formao ou aquisio de um bem de capital. So classificadas em:

Investimentos: Despesas com o planejamento e a execuo de obras, inclusive com a aquisio de imveis considerados necessrios a realizao dessas ltimas e com aquisies de equipamentos e material permanente; constituio e aumento de capital de empresas industriais ou agrcolas.

Inverses financeiras: dispndios para a aquisio de bens imveis e bens de capital j em utilizao pelo Estado; aquisio de ttulos representativos do capital de empresas ou entidades de qualquer espcie, j constitudas, quando a operao no importe aumento de capital; ou com a constituio e aumento do capital das empresas comerciais ou financeiras; Transferncias de Capital: so as despesas correspondentes a transferncias de recursos para outros entes da federao para aplicao em despesas classificadas como investimentos ou inverses financeiras.

Caiu em prova!
No que se refere receita e despesa pblica, Julgue os itens seguintes: 12. (Procurador TCE ES 2009 Cespe) A amortizao de emprstimos receita de capital, sendo considerado o retorno de valores emprestados anteriormente a outras entidades de direito pblico. 13. (Procurador TCE ES 2009 Cespe) Os recursos recebidos de outras pessoas de direito pblico ou privado so considerados transferncias correntes, desde que haja contraprestao direta em bens e servios. 14. (Procurador TCE ES 2009 Cespe) Inverses financeiras so despesas correntes destinadas aquisio de imveis. 15. (Procurador TCE ES 2009 Cespe) As dotaes para atender a obras de conservao e adaptao de bens imveis so consideradas despesas de capital. 16. (Procurador TCE ES 2009 Cespe) Emprstimos do Banco do Brasil so considerados receitas correntes.

Classificao da Despesa
Classificao da despesa (Portaria SOF 163/01) : Segundo a portaria, a despesa pblica, segundo a natureza composta por: Categoria econmica (digito 3 para despesa corrente e 4 para as de capital); Grupo de natureza de despesa: o agregador de elementos de despesa com a mesma caracterstica quanto ao objeto do gasto. Modalidade de Aplicao: informao gerencial, informada em complementao natureza de despesa. Composta por 2 dgitos. Elemento da despesa: o desdobramento do grupo de natureza de despesa. Assim, temos que, a classificao da receita quanto a natureza se apresenta da seguinte forma:

c.g.mm.ee.dd.

Classificao da Despesa

c.g.mm.ee.dd. c = categoria econmica g= grupo de natureza de despesa mm= modalidade de aplicao ee = elemento de despesa dd = desdobramento facultativo do elemento de despesa.
Obs.: a classificao por categoria econmica indica o quo a poltica fiscal impacta a economia.

Fases da Despesa
As fases de execuo da despesa so: EMPENHO LIQUIDAO PAGAMENTO

Empenho (Art.58, Lei 4320/64): O empenho de despesa o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigao de pagamento pendente ou no de implemento de condio. O empenho da despesa no poder exceder o limite dos crditos concedidos.
vedada a realizao de despesa sem prvio empenho. Em casos especiais previstos na legislao especfica ser dispensada a emisso da nota de empenho.

Fases da Despesa
O empenho pode ser: Ordinrio: para empenho de despesas normais, no sujeitas a parcelamento.

Global: empenho de despesas contratuais ou sujeitas a parcelamento.

Por estimativa: Ser feito por estimativa o empenho da despesa cujo montante no se possa determinar. Ex.: despesas com gua, energia eltrica, telefone...

Fases da Despesa
Liquidao (Art. 63, Lei 4320/64): A liquidao da despesa consiste na verificao do direito adquirido pelo credor tendo por base os ttulos e documentos comprobatrios do respectivo crdito. Essa verificao tem por fim apurar: I - a origem e o objeto do que se deve pagar; II - a importncia exata a pagar; III - a quem se deve pagar a importncia, para extinguir a obrigao. A liquidao da despesa por fornecimentos feitos ou servios prestados ter por base: I - o contrato, ajuste ou acordo respectivo; II - a nota de empenho; III - os comprovantes da entrega de material ou da prestao efetiva do servio. A ordem de pagamento o despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa seja paga.

Fases da Despesa
Pagamento: Corresponde a entrega de numerrio ao credor, aps a regular liquidao da despesa.

O pagamento da despesa ser efetuado por tesouraria ou pagadoria regularmente institudos por estabelecimentos bancrios credenciados e, em casos excepcionais, por meio de adiantamento

J caiu em prova!
17. (Tcnico TCE TO 2009 Cespe) A liquidao da despesa consiste na verificao do direito adquirido pelo credor tendo por base todos os documentos comprobatrios do respectivo crdito. O objetivo da liquidao apurar a origem e o objeto do que se deve pagar, o exato valor a se pagar e a quem se deve pagar a importncia, para extinguir a obrigao. 18. (Tcnico TCE TO 2009 Cespe) Caso ocorra despesa cujo montante no se possa determinar, o rgo ser desobrigado de seu pagamento. Assim, o errio pblico fica preservado de possveis fraudes.

19. (Tcnico TCE TO 2009 Cespe) O pagamento da despesa ser efetuado por tesouraria ou pagadoria regularmente institudos por estabelecimentos bancrios credenciados somente aps a entrega do bem ou prestao do servio.
20. (Tcnico TCE TO 2009 Cespe) Os pagamentos devidos pela Fazenda Pblica, em virtude de sentena judiciria, far-se-o na ordem de apresentao dos precatrios e conta dos crditos respectivos, sendo facultada a designao de pessoas nas dotaes oramentrias e nos crditos adicionais abertos para esse fim.

J caiu em prova!
Com relao s despesas pblicas, julgue os prximos itens. 21. (Analista ANTAQ 2009 Cespe) Segundo a natureza da despesa, amortizao, juros e encargos da dvida devero ser classificados na categoria econmica de despesas de capital. 22. (Analista ANTAQ 2009 Cespe) O 1. nvel da codificao da natureza da receita utilizado para mensurar o impacto das decises do governo na economia nacional. 23. (Analista TRE-BA 2010 Cespe) Apesar de no criar obrigao para o Estado, o empenho assegura dotao oramentria objetivando garantir o pagamento estabelecido na relao contratual entre a administrao pblica e seus fornecedores e prestadores de servios. 24. (Analista TRE-BA 2010 Cespe) A liquidao da despesa consiste na verificao do direito adquirido pelo credor ou entidade beneficiria com base nos ttulos e documentos comprobatrios do respectivo crdito ou da habilitao ao benefcio.

Vous aimerez peut-être aussi