Vous êtes sur la page 1sur 4

QUESTES OBJETIVAS

(Valor: 1 ponto cada acerto)

QUESTO 1 (UFLA/2007) Com base no esquema a seguir, pode-se classificar o movimento de criao da dorsal identificada como:

a) Movimento convergente. d) Movimento divergente.

b) Movimento tangencial. e) Movimento martimo

c) Movimento transformante.

QUESTO 2 (Megazine/Enem-2010) Terremotos surgem com o lento movimento das placas litosfricas, da ordem de alguns centmetros por ano, tenses vo se acumulando em vrios pontos, principalmente perto de suas bordas. (...) Quando essas tenses atingem o limite de resistncia das rochas, ocorre uma ruptura; o movimento repentino entre os blocos de cada lado da ruptura geram vibraes que se propagam em todas as direes. (...) O ponto onde se inicia a ruptura e a liberao das tenses acumuladas chamado de hipocentro ou foco. Sua projeo na superfcie o epicentro... As tsunamis so ondas gigantescas e destrutivas, que podem atingir regies costeiras aps a ocorrncia de um grande terremoto com epicentro no mar. Estas ondas so geradas por um deslocamento rpido da coluna de gua na rea epicentral de um terremoto ocorrido em uma falha prxima ao fundo do mar.
(TEIXEIRA, W. (et. Al.) Decifrando a Terra. So Paulo: Oficina de Textos, 2000. (p.44-62 - Adaptado)

Disponvel em internet em: http://oglobo.globo.com/servicos/pop_infografico.asp?p=/mundo/info/tremor_caribe/tremor_caribe_700x484.jpg&l=700&a=484 Acesso em: 17 de jan. 10.

Pgina 1 de 4

A partir do texto e do infogrfico podemos afirmar que, a) as causas das tragdias ocorridas no Haiti foram desencadeadas por alteraes antrpicas no meio ambiente. b) os terremotos ocorridos no incio do ano afetaram apenas o Haiti, pois pases vizinhos estavam longe do epicentro desse abalo ssmico. c) a intensidade do terremoto aumenta a partir do epicentro em sentido radial, alcanando escalas cada vez mais maiores, gerando um rastro de destruio ao longo desse permetro. d) apesar da proximidade, os outros pases situados na regio no sofreram os mesmos efeitos devastadores do terremoto, pois j possuem sistemas de alerta contra esses fenmenos. e) se os tremores tivessem ocorrido no fundo do mar, esse abalo poderia ter gerado a formao de tsunamis, o que afetaria um nmero muito maior de pases. QUESTO 3 (G1-CFPR/2006) As estruturas geolgicas da crosta terrestre refletem os processos que as originaram e ajudam a reconstituir a histria do planeta. Em relao a esse assunto correto afirmar que: a) Os escudos cristalinos constituem o embasamento fundamental das terras emersas, pois originaram-se de dobramentos modernos. b) As bacias sedimentares resultam da ao combinada dos processos destrutivos de eroso e dos processos construtivos de acumulao ou sedimentao. c) O ncleo da Terra encontra-se em estado pastoso. d) O manto o envoltrio rochoso da Terra. e) Os vulces so gerados por violentos movimentos de massas no interior do ncleo. QUESTO 4 (UFRS/2005) Como desenvolvimento da Teoria da Tectnica de Placas, fenmenos como a formao das cadeias montanhosas e das fossas submarinas foram melhor compreendidos. Com isso, sabe-se que a Cordilheira dos Andes se encontra em uma regio da crosta terrestre que a) apresenta uma rea de coliso de placas tectnicas. b) forma margem continental do tipo passiva. c) se situa em uma rea de expanso do assoalho ocenico. d) apresenta uma rea falhada pela formao de uma dorsal ocenica. e) coincide com limites divergentes de placas. QUESTO 5 (UFRS/2005) Com base nos estudos dos fsseis e da dinmica terrestre, os geocientistas procuram compreender as transformaes do ambiente, organizadas em uma ordem cronolgica expressa na escala de tempo geolgico. Associe adequadamente as caractersticas apresentadas no bloco inferior com os intervalos de tempo geolgico do bloco superior. 1 Mesozico 2 Paleozico 3 Cenozico 4 - Pr-Cambriano

( ) Surgimento das primeiras formas de vida. ( ) Formao das cadeias de montanhas atuais, como os Alpes, o Himalaia e os Andes. ( ) Incio da fragmentao do continente primitivo (pangea), dando origem a duas massas continentais: Gondwana e Laursia. A seqncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, : a) 4 - 1 - 3. b) 2 - 4 - 3. c) 4 - 3 - 1. d) 3 - 4 - 1.

e) 1 - 2 - 4.

QUESTES DISCURSIVAS
(Valor: at 2,5 pontos)

QUESTO 6 (UERJ/2004 Adaptada) Na figura acima encontra-se representada a Bacia de Campos, responsvel por considervel parcela da produo de petrleo no Brasil.

Pgina 2 de 4

a) Em que tipo de estrutura geolgica ocorre a maior parte da formao e extrao do petrleo brasileiro?

Bacias sedimentares.

b) Explique que condies permitiram a formao de reservas de petrleo na regio indicada pelo mapa.

Restos de animais e plantas depositados no fundo do mar so soterrados e comprimidos por sedimentos de rochas trazidas das pores continentais. Aps milhes de anos, em condies especiais, sem a presena de bactrias aerbicas, esses restos orgnicos podem se mineralizar e transformar-se em reservas petrolferas, localizadas em camadas profundas de rochas porosas da plataforma continental.

QUESTO 7 A seqncia de mapas representada a seguir indica a posio das placas tectnicas em diferentes perodos geolgicos, evidenciando uma dinmica constante, ora de formao de supercontinentes, ora de continentes fragmentados separados por oceanos. A partir da anlise dos mapas, responda:

(Adaptado de www.scotese.com)

a) Por que as placas tectnicas se movimentam?

Correntes convectivas de magma com altssimas temperaturas e densidade movimentam as placas de rocha solidificada da superfcie, com menor densidade.

Pgina 3 de 4

b) O territrio brasileiro caracterizado pela ausncia de processos vulcnicos atuais, embora haja evidncias de antigos vulces e extensos campos de lavas eruptivas. Por que houve a ocorrncia de vulces e de campos de lavas eruptivas?

Na era Mesozica os intensos movimentos tectnicos provocaram falhas ou fraturas nas rochas superficiais no Brasil, o que facilitou a ocorrncia de derrames de lava nas regies que hoje formam o territrio do norte do Paran, Oeste Paulista e sul do Mato Grosso do Sul.

Pgina 4 de 4

Vous aimerez peut-être aussi