Vous êtes sur la page 1sur 17

NARRAR O IMPRPRIO OU DA NARRATIVA COMO CAPTURA DA INCAPACIDADE DE NARRAR1 Gustavo Chaves de Frana2

H esperana, mas no para ns. Franz Kafka

Duas ou trs coisas sobre o que ocorrer

O que nos propomos no presente trabalho realizar o relato de uma oficina realizada no CORPOCIDADE 3, atravs da qual pretendemos (o que, a que tudo indica, no ser realizado a contento) discutir problemas ligados apreenso da cidade contempornea. E para isso teremos de trazer discusses de conceitos, tais como experincia e narrao, questionando, a partir destes, mtodos de apreenso, bem como as possibilidades da mesma.

O carter de relatrio que, por vezes, se revestir a narrao certamente desagrada, nos desagrada, inclusive. No entanto dada a impossibilidade pessoal de realizar uma narrativa de carter literrio, ou de outro carter artstico, s nos resta, sobrevivendo diante da nossa limitao, realizar um relatrio.

Aps relatarmos a oficina ocorrida, privilegiando aspectos que colaboraro com a nossa argumentao, faremos uma breve tentativa de anlise terica das possibilidades de narrao, experincia e mtodo, atravs de alguns autores que nos auxiliaro como, principalmente, Walter Benjamin e Giorgio Agamben. 1. Primeira parte ou da oficina

O presente trabalho requisito de avaliao na disciplina Apreenso da Cidade Contempornea, do Programa de Ps-graduao em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia. 2 Bacharel em Direito pela Universidade Catlica do Salvador. Mestrando em Arquitetura e Urbanismo pelo PPG-AU/UFBA

A ida cidade (para no utilizarmos o complexo conceito de experincia) que realizamos foi fruto de uma oficina do CORPOCIDADE 3, a qual foi oficialmente denominada Poticas tecnolgicas, mas que a nomeao feita pelo condutor da oficina foi Cad o Jogo de Cintura?.

A proposta era ir a determinados bairros da cidade e l, no caminhar pelas ruelas de tais bairros perifricos, perguntar aos transeuntes (populares? cidados?) o que significava para eles jogo de cintura. A experincia se daria exatamente por este questionamento, essa observao de como as pessoas em suas vidas cotidianas (outro problema conceitual) criavam formas de escapar s situaes s quais eram diariamente submetidas, escapar da violncia e da pobreza foram o carro chefe das respostas ordinariamente obtidas.

Foram dois dias de oficina, ambos realizados em Salvador, o primeiro na Ribeira, no Largo do Papagaio, num lugar conhecido por Baixa do Petrleo, e aqui to importante valorizar o nome pelo qual os lugares so conhecidos, Salvador e suas baixas... O segundo foi realizado no Nordeste de Amaralina. Ambos os locais se aproximam por sua situao de pobreza e violncia, mas, e isto muito mais importante, pela proximidade com a praia. Ainda assim so lugares e vivncias completamente diferentes e quaisquer proximidades nunca os confundiriam.

O primeiro dia se inicia no colgio Costa e Silva e aqui se inicia tambm a ensurdecedora e crua relao institucional qual nos submetemos, os participantes na proposta faramos alguns movimentos teatrais com o corpo. O que merece aqui um breve anacoluto, at o inicio deste trabalho no tnhamos nos dado conta de que o trabalho com o corpo estava relacionado com diversas caractersticas institucionais, mas tentaremos tornar a isso mais a frente.

Possuamos, como todo bom estrangeiro-turista, um guia: aluno do professor que guiava a oficina e professor de teatro do colgio pblico que ele mesmo havia estudado.

Aps a breve, e insignificante, experincia corporal, partimos para a cidade, era segunda-feira e o sol nos fazia derreter, do meio do cu, para nos lembrar, ainda que de culos escuro e filtro solar, que era meio dia. Na direita do colgio estvamos j diante de uma orla praiana, mar calmo, pessoas nem tanto. Buscamos informaes de transeuntes para compreender por que a praia estava to cheia, era segunda-feira as pessoas no trabalham? Espanta-se o turista burgus. A rpida resposta no demorou a calar-nos e nos fazer seguir viagem: Eram os trabalhadores da praia, donos de bares e outros prestadores de servio cujo dia de descanso era a prpria segunda-feira. Nada, portanto, que indicasse uma quebra do tempo imposto: Dia folga, vo praia.

Viramos esquerda, aps uma caminhada pela pequena orla, fotografamos, claro, como poderia o turista deixar de faz-lo?! Adentramos no lugar que interessava aos olhos moralistas da nova esquerda classe-mdia mundial, Baixa do Petrleo, favela em todos os seus sentidos, ocupao irregular, construes espontneas, arquitetura informal, o chavo moralista estava posto, faltava deliciarmo-nos.

Aqui faremos uma interrupo abrupta, pulemos o dia um e vamos j para o segundo. Sem imagens, sem fotos de olhos de meninos pobres que nos olham e retribumos seu olhar com a fotografia da menina sem-terra de Sebastio Salgado que enfeita (enfeita?) muitas das nossas salas-de-estar.

Eis-nos j no Nordeste de Amaralina, num espao, instituio, que se nomeava Centro Social Urbano, onde tambm funciona uma Base Comunitria de Segurana (as letras so maisculas para evidenciar se tratar de um saber de Estado). Tais Bases so o modo como a governamentalidade (aqui o jogo de palavras nos atraiu em demasia) baiana nomeou as cariocas Unidades de Polcia Pacificadora. Estvamos de braos dados com o Estado.

No segundo dia a experincia corporal foi da capoeira, algo que naquele lugar era ensinado s pessoas, tambm por um aluno do professor que guiava a oficina. O foco foi como havia um jogo de cintura na capoeira, aqui o jogo de

cintura adquire um significado diferente daquele que perguntvamos s pessoas na rua, pois se tratava, literalmente, de um movimento realizado pela cintura que possibilitava os movimentos da capoeira.

Seguimos pelas ruas, o assustador cotidiano est tambm nesses bairros perifricos, as pessoas compram no supermercado, se deslocam de nibus ou carro, andam pelas ruas com compras diversas nas mos cujos gestos j esto preparados para a carga cotidiana. Era assombroso, tudo ali era normal, tudo ali assustava tanto quanto em qualquer bairro de classe mdia, talvez as pequenas ruas, as travessas desajeitadas, as escadarias incontveis fosse o lugar da resistncia, o lugar onde fugiramos do opressor dia-a-dia.

Tnhamos um guia, j dissemos, sem eles estaramos perdidos da terrvel selva que ameaa nossos sentidos e propriedades, quando estvamos nas vielas, nos becos, quando nos deparvamos com locais hiper armados que amedrontam nossos sonhos.

Se o guia do primeiro dia era professor de Teatro o do segundo era mestre de capoeira, o do primeiro dia nos contava sua vitria de menino pobre que conseguiu chegar Universidade Federal da Bahia, o segundo nos contava a histria de menino pobre que chegou a mestre de capoeira. Terrvel coincidncia discursiva e crist.

Outra interrupo abrupta, s que agora para pr fim.

1.1 Dois depoimentos cruzados

J mencionamos aqui que a metodologia da oficina era a realizao de entrevistas aleatrias nas ruas, questionando para as pessoas o significado (ah! se tivssemos questionado a ns mesmos o significado tico do que fazamos...) de jogo de cintura, as respostas serviriam para a percepo de como pessoas comuns resistiam s imposies que a cidade lhe fazia.

Queremos relatar aqui o cruzamento de dois depoimentos, os quais nos tocou de maneira particular. O primeiro, da Baixa do Petrleo, o segundo do Nordeste de Amaralina, o primeiro de um transeunte qualquer, o segundo de uma representante da comunidade, pessoa de notria influncia na vida do bairro.

No dia um, ao sairmos da praia e adentrarmos na Baixa do Petrleo, fomos aos poucos nos aproximando dos locais de perigo, nossos gestos mudavam, certa retrao corporal queria nos proteger fisicamente, mas tambm proteger nossas propriedades, cmara fotogrfica, smartphones, computadores

portteis, enfim, toda uma mixrdia de tecnologias que animam a vida do homem contemporneo. Mas como num desejo perverso, algo que a psicanlise teria sem dvidas explicaes nas quais no nos ateremos, amos cada vez para mais longe da sada, para mais longe da zona de segurana da avenida via larga.

Um senhora aparentando 70 anos, e que certamente no havia passado ainda da quinta dcada de vida, sentava sua porta, numa imagem extremamente rural, mas o desmentido urbano estava l, nas grossas grades que protegiam a casa. Imagem perturbadora certamente, cheia de passado, de restos, de rastros, escombros, imagem de kairs Benjaminiano, mas ali no nos trazia qualquer salvao, qualquer tempo redimido, nada ali era promessa, nem o relmpago da promessa.

Paramos, ainda perturbados, e lanamos a questo o que jogo de cintura, ao que logo foi respondendo com um sorriso que no poderia causar-nos outra coisa seno constrangimento.

Programas televisivos de exposio da violncia urbana, espaos de sangue ao meio dia, j fazem parte do imaginrio da populao, principalmente da populao pobre, os principais alvos em todos os sentidos. A senhora comeou a nos relatar que jogo de cintura era viver naquele lugar impregnado de uma violncia real (aqui todo o discurso indireto, certamente impreciso e, talvez, inventado) que ali, outrora, no havia todo o desejo de comunidade saia de sua boca, desejo de uma comunidade que nunca houve. Reclamava da forma

como as leis tratavam os bandidos, e de como impedia que os pais de famlia batessem nos seus filhos desobedientes, que, inevitavelmente iriam para o trfico de drogas. Nenhuma novidade, a velha senhora que outrora quereramos como conselheira, por ter tido um acmulos de experincia na vida, estava ali, anestesiada pelo espetculo (aqui nenhum juzo de valor, apenas uma constatao). que o slogan o provrbio de uma humanidade que perdeu a experincia (AGAMBEN, 2005, p. 23).

Desse depoimento nenhuma resistncia, s a demonstrao das tenses corporais que, antes de reagirem, repetem o espetculo, imagem comprada, depoimento smbolo de praticamente todos os entrevistados daquele dia.

No segundo dia, guiados por um mestre de capoeira, cujo grande mote do seu ativismo poltico era tentar mostrar s pessoas no moradoras (leia-se turista de classe mdia) que a favela no era, exatamente, o que os programas de meio-dia nos demonstravam.

Seguimos casa de uma lder de um grupo de dana que se propunha formar danarinas de afro, em sua casa diversas fotos e medalhas se exibiam para nos mostrar as vitrias que obteve no nosso mundo meritocrtico.

Ela comeou nos contar o significado de jogo de cintura, para ela o mesmo jogo duplo do propositor da oficina, no sentido da dana, dos movimentos que eram exigidos da cintura para aquele tipo de dana especfico que ela era professora, e no sentido de arrumar as coisas da vida, lutar contra vicissitudes. Dizia, orgulhosa, ter ajudado diversas pessoas a se livrarem do mundo das drogas, o que teria necessitado de muito jogo de cintura. Sua estratgia era, nada mais que isso, vender para o consumo turstico aquela dana cultural, vendia a cultura negra para o mais luminoso espetculo, diversas das suas bailarinas j moravam em pases estrangeiros, para onde vendiam a imagem do Brasil.

Como esses discursos to dspares se cruzam? O que os faz se aproximarem? Sem dvidas ambos jogam no mesmo time. Aproxim-los sem dvida

arriscado, no h como faz-los sem correr o riscos de reducionismos. Talvez o que eles carreguem seja a cumplicidade secreta, o dizer oculto, o mesmo espetculo dos programas de meio dia, a promessa de salvao pela exposio, e a reproduo exasperada de padres de imagem no

contemporneo. Talvez tragam consigo o mesmo desespero e a mesma sada reacionria. Neste ponto a diferena seria apenas de uma tentativa de resistncia, que se dava na entrega ao espetculo, e no outro a entrega primeira ao espetculo. Donde podemos retirar que o tal jogo de cintura como resistncia, no se demonstrou a ns, qui por um problema de mtodo.

2. Segunda parte ou da tentativa de uma anlise terica.

O que nos propomos nessa parte da narrativa (e, ora, teoria tambm uma narrativa), discutir teoricamente a narrao como possibilidade de apreenso da cidade, bem como problematizar o mtodo utilizado na oficina.

A principio analisaremos como a narrao uma problemtica que reflete diretamente na filosofia da histria, argumentando para tanto que a antiga narrativa mtica e trgica exatamente o que conhecemos por narrativa linear, cujo nico fim possvel exatamente o fim da histria, portanto, uma histria necessria. Chamaremos ateno tambm para o fato de que em Benjamin a pobreza de experincia e a perda na narrao no de nenhum modo uma desgraa na histria da humanidade, mas talvez a prpria possibilidade de nos livrarmos da tragdia narrada pela social democracia.

A seguir discutiremos o problema do mtodo empregado na oficina, criticando em primeiro lugar, e de maneira pouco desenvolvida, o fato de nosso mtodo etnogrfico ter sido realizado por no antroplogos, crtica tcnica, portanto. Logo depois criticaremos o mtodo como tentativa de iluminao absoluta, por acreditarmos que um mtodo de apreenso talvez s seja possvel na perda, na falta de luz.

E por

fim tentaremos

desenvolver

o argumento de que a cidade

contempornea, como cidade de exceo torna, como quer Agamben, o presente, o cotidiano, algo da ordem do intestemunhvel, exatamente porque a estrutura lgica e ontolgica da cidade contempornea o campo de concentrao.

2.1 Narrao e Histria

Um dos temas relevantes na obra de Walter Benjamin exatamente a narrao e suas implicaes na filosofia da histria. Ao problema da narrao Benjamin nota uma pobreza de experincia que estaria contida exatamente na impossibilidade de narrar, e no desprestgio da experincia no seu tempo (ps primeira grande guerra).

A esta leitura de Benjamin, o filsofo, mas tambm leitor e tradutor da obra banjaminiana, Giorgio Agamben (2005), prope que fomos expropriados da experincia, e que qualquer possibilidade de narrar tomou seu desmentido na experincia cotidiana do homem contemporneo em uma grande cidade.

preciso fazer uma interrogao sria no que consistiriam leituras to radicais do mundo, parecendo por vezes tais leituras negativas se tratarem do indcio do fim da humanidade. Estariam, ambos os autores fazendo leituras obscuras do nosso tempo?

A princpio precisamos nos atentar teoricamente de onde fala Walter Benjamin. preciso considerar que essa pobreza de experincia no , em nenhuma hiptese, uma lamentao benjaminiana, mas talvez a promessa de uma salvao messinica.

Benjamin liga tal pobreza a um desenrolar da tcnica moderna, cuja formao resulta no massacre do homem, cada vez mais calado por um regime de produo e uma organizao de trabalho que controla seu tempo, sua vida, e seus gestos. Nesse ponto, sem dvida h um grau de negatividade na anlise.

Ainda assim no devemos desconsiderar que para Benjamin a pobreza de experincia uma sada de uma histria de tal massacre,
Pobreza de experincia: no se deve imaginar que os homens aspirem a novas experincias. No, eles aspiram a libertar-se de toda experincia, aspiram a um mundo em que possam ostentar to pura e to claramente sua pobreza externa e interna, que algo de decente possa resultar disso. (BENJAMIN, 1985, p. 118)

Como poderamos, da, relacionar essa decncia de uma pobreza de experincia a uma vantagem, dentro do programa filosfico benjaminiano, de uma impossibilidade de narrar? A essa pergunta precisamos considerar a filosofia da histria de tal programa.

sabido que nos anos 20 do sculo passado, algumas foras polticas que se estabeleciam na Europa eram a social-democracia, o comunismo, e os fascismos de toda ordem. Todas as teorias histricas que se lhe davam fundamentos eram da ordem da histria linear, mtica e da tragdia, sempre a promessa de um mundo que inevitavelmente existiria, uma histria trgica, portanto.

A isto nosso autor propor exatamente a perda dessa narrativa trgica por uma histria que no se narre para frente, mas que, olhando pra trs, possa narrar o intempestivo (AGAMBEN, 2008). O tempo que vem, contra o tempo que vir, o tempo em linguagem teolgica, que impede o dilogo com aquela poltica de que falvamos ser contempornea a Benjamin.

Sem dvidas restam inacabadas as respostas benjaminianas sobre quais seriam estas narrativas de resistncia, mas sem dvidas as suas afirmaes sobre filosofia da histria so esclarecedoras, em diversos sentidos. Trata-se, claro, de uma narratividade efetivamente materialista a histria presente nos

objetos pelos rastros e restos , mas materialistas tambm por no se relacionarem com essa eternidade das narraes trgicas tradicionais.
Seguindo essas indicaes de Benjamin, podemos ento arriscar a hiptese de que a construo de um novo tipo de narratividade passa, necessariamente, pelo estabelecimento de uma outra relao, tanto social como individual, com a morte e com o morrer. (GAGNEBIN, 2011, p. 65)

esse materialismo extremo que faz de Benjamin um messinico profano, para quem, o dever histrico do crtico, recolher os restos que esto nos objetos e no os objetos que esto na histria para, atualizando-os, encontrar, em determinado momento da histria em que tais objetos se tornam legveis, a salvao messinica, a abertura. Salvao que vir como uma imagem de um relmpago (apenas a possibilidade soteriolgica) e no como histria inevitvel da salvao.

O presente anacoluto para anlise rpida da filosofia da histria em Benjamin servir para demonstrar como a perda da narrao no constitui a promessa de um holocausto para a humanidade, mas sim a possibilidade de uma humanidade livre da tragdia.

Agamben (2005) na leitura que faz do paradigma benjaminiano o radicaliza, e de algum modo o abandona. Para ele ns no estamos apenas pobres de experincia, mas fomos expropriados dela, sendo que tal fato tem inicio com o nascimento da cincia moderna que, pondo em cheque a experincia da mxima e do provrbio, transforma toda a experincia em experimento, fazendo com que ela se d fora do homem.

O problema da narrao se faz presente neste autor com bastante radicalidade, pois ser o prprio cotidiano o responsvel por essa impossibilidade de narrar, cotidiano que vinte anos depois ele chamar de cotidiano de exceo.

Sobre a impossibilidade de narrar, Agamben centrar sua obra na herana de estado de exceo deixada pelo sculo vinte, onde a exceo se tornou regra, e no qual a experincia dos campos de concentrao se espalha pela vida cotidiana e se torna incomunicvel, nos deixou mudos. Falando sobre o testemunho como narrao impossvel, determinado momento o autor remeter partida de futebol realizada entre sonderkommando, um grupo de judeus que eram responsveis por levar os demais para as cmaras de gs, e o time dos soldados da SS:
Essa partida poder parecer a algum como se fosse uma breve pausa de humanidade em meio a um horror infinito. Aos meus olhos, porm, como aos das testemunhos, tal partida, tal momento de normalidade, o verdadeiro horror do campo [...] dela tambm provm nossa vergonha, de ns que no conhecemos os campos e que, mesmo assim, assistimos, no se sabe como, quela partida que se repete em cada partida dos nossos estdios, em cada transmisso televisiva, em cada normalidade cotidiana. Se no conseguirmos entender, acabar com ela, nunca mais haver esperana. (AGAMBEN, 2008, p. 35)

Pode parecer despropositada a presente citao dada a ausncia, primeira vista, de relao com o problema da narrao. Parece-nos, entretanto, que isto revela o indizvel do contemporneo na lgica dos campos que se espalharam no cotidiano de nossas vidas. E talvez por isso se faz necessrio seguir a leitura do Agamben para anlise dessa impossibilidade de narrar, ou de testemunhar, a exceo contempornea, ou a normalidade excessiva e ofuscante como se desenvolvem as nossas vidas, do que insistamos na narrativa acima. 3. Mtodo de apreenso.

A interrupo que fazemos agora para discutir, brevemente, o problema do mtodo uma exigncia at mesmo da participao na oficina.

No d para pensar apreenso da cidade sem um mtodo. Tal mtodo no necessita, por bvio, ser algum mtodo claro e pr-definido, afinal as propostas de oficina do CORPOCIDADE 3 tiveram por fundamento, principalmente, pensar mtodos para apreenso dessa cidade.

Poderamos desenvolver aqui, sem dvidas, crticas aos mtodos modernos do esclarecimento do mundo, o que seria pertinente pela discusso j travada acima sobre o problema da narrao. No entanto nos ateremos a pontuar de que modo o mtodo empregado na oficina em anlise atingiu ou no os objetivos propostos.

A oficina, til ressaltar, durou apenas dois dias, de modo que a experincia extremamente condensada. Pareceu-nos a princpio que a estrutura de visitas in loco e questionrios s pessoas indicava uma espcie de etnografia, e essa, por fim, foi, dentre as disciplinas conhecidas, a que mais se aproximava daquilo que ali fazamos. Devemos por isso, levantar logo a questo da possibilidade de um mtodo etnogrfico feito por no antroplogos, o que desde j afastamos, faltava-nos tcnica precisa para realizao das entrevistas, ou para definio exata dos nossos objetivos.

Tal mtodo, por tudo isso, nos pareceu demasiadamente ineficiente. O que conseguimos com ele? Apenas a clareza j conhecida da absoluta iluminao miditica. Se continussemos com Benjamin teramos que talvez fosse preciso olhar menos para o presente, olhar para trs, conseguir olhar para o escuro, (AGAMBEN, 2008) colher o resto, a perda, o esquecimento que constitutivo de toda lembrana, fundamento da rpida iluminao messinica.

Ao ouvir tudo o que ouvimos em nossas andanas, nada nos pareceu resistir, a no ser que tomemos por resistncia esse escape singular e meritocrtico que alguns indivduos conseguem realizar, se entregando totalmente glria capitalista. Assim toda resistncia nos escapou talvez por que em nosso mtodo queramos saber, queramos ouvir, em termos mais exatos, queramos a luz.

3.1 Mtodo e Perda

Um tema bastante caro a Walter Benjamin o tema da perda, do esquecimento, que vai de encontro a uma histria da memria infinita, onde nada se perde, onde cada detalhe sabido, contado, ou seja: a narrao.

Nosso autor no dispensa uma anlise minuciosa, bem como no quer em momento algum qualquer humildade na anlise, pelo contrrio, no seu mtodo ele sabe que mtodo desvio, o que ele quer negar que o mtodo esteja na ateno memorial do sujeito consciente,
Mtodo desvio. A apresentao como desvio eis o carter metodolgico do tratado. Renunciar ao curso ininterrupto da inteno sua primeira caracterstica. Incansavelmente, o pensamento comea sempre de novo, volta minuciosamente prpria coisa. Este incessante tomar flego a mais autntica forma de existncia da contemplao. (BENJAMIN apud GAGNEBIN, 2011, p. 87).

Esse incessante retorno, que nos presenteia sempre com o novo, o novo objeto e o novo olhar atento, sabe da perda inerente ao processo de memria, sabe que o que h de narrar o prprio esquecimento. Assim comenta tal passagem Jeanne Marie Gagnebin (2011, p. 88) Esse caminhar nos lembra no s a ateno distrada dos surrealistas, mas tambm, singularmente, a noo freudiana de ateno flutuante, indcio de que pensamento e escrita tambm se desdobram escuta do inconsciente.

Mtodo no pode ser, por isso, aclaramento. Desse modo se for por algum mtodo, e h de ser possvel narrar a apreenso da cidade contempornea, ser necessria muita apreenso ao empreitar tal jornada no labirinto cinzento, liminar da memria e da linguagem, perturbadas pelo desfazimento das alegorias, cujos smbolos, na condio de reunio clara e distinta, s ho de se realizar no advento messinico, no tempo redimido, cuja a perda e o esquecimento presentes nos objetos, nos traga o tempo em intensidade:

Kairs. Claro instantneo que deve existir (e preciso muito trabalho para faz-lo existir) enquanto possibilidade, para que reste alguma esperana.

4. Cidade e Exceo: Como Narrar o Intestemunhvel?

Acima j nos referimos acerca do estado de exceo, campo de concentrao e o problema do testemunho. Tentaremos agora discutir a possibilidade de narrativa na cidade contempornea como cidade de exceo, ou campo de concentrao, como prefere Agamben.

No limiar do sculo XX uma discusso muito particular chamar ateno do filsofo italiano, tal entrevero se d entre Walter Benjamin e Carl Schimit acerca do conceito de estado de exceo. Para o segundo, filsofo do direito, catlico e conservador, e, alis, um dos principais tericos do nazismo, o estado de exceo a deciso soberana sobre a suspenso do Estado de Direito, em outros termos soberano aquele que decide sobre o estado de exceo (AGAMBEN, 2010). Tal estado de exceo seria de fundamental importncia para assegurar o estado democrtico de direito, o que nos indica, desde j, a secreta relao entre democracia e exceo.

Noutra ponta, pensando em escapar da iminncia de um estado de exceo, que se estabeleceria na Europa, Benjamin nos indica que tal invaso soberana no indicaria nenhuma exceo propriamente, mas que,
A tradio dos oprimidos nos ensina que o estado de exceo em que vivemos na verdade regra geral. Precisamos construir um conceito de histria que corresponda a essa verdade. Nesse momento, perceberemos que nossa tarefa originar um verdadeiro estado de exceo; com isso, nossa posio ficar mais forte na luta contra o fascismo. (BENJAMIN, 1985, p. 226)

Seguindo essa trilha, Agamben inserir conceitos importantes na discusso aventada, tais como campo e biopoltica, sendo que no desenvolveremos este ltimo.

Notando que a vida est em jogo, desde a modernidade, e dos direitos humanos, no poder, que nosso autor demonstrar como o campo o paradigma poltico do moderno. A relao que o poder estabelece com a vida (todos tm direito vida...) sempre relao de exceo, pois sempre que o poder soberano precisar intervir para garantir a vida boa, o faz estabelecendo a suspenso deste direito vida. por isso que o campo de concentrao, excessivamente comum na modernidade, se torna paradigma, pois o campo o espao que se abre quando a exceo se torna regra.

Tendo o poder soberano inaugurado uma relao de exceo com a vida e nossos atos mais cotidianos serem tomados por esta exceo que agora regra, no resta outro espao a se abrir seno o campo. por isso que a radical afirmao agambiana de que as cidades contemporneas so o campo de concentrao ganham todo sentido, pois a cidade o espao da exceo cotidiana.

Ainda assim a cidade no de exceo to somente por sua estrutura ontolgica, mas tambm pela realidade do campo diversas vezes se fazer presente na anlise scio-histrica. Diversas aes prprias dos campos habitam a cidade contempornea, tais como a perseguio cotidiana e suspeio absoluta que o policiamento do Estado faz aparecer em nossas ruas. Um mero passeio com passagem por qualquer aeroporto. Ainda o trabalho cotidiano ou uso de transportes coletivos vigiados por cmeras de segurana que a todo o momento nos avisam: voc o suspeito!

Desenvolvendo o problema da narrativa, e da impossibilidade de contar, exatamente no testemunho dos sobreviventes que ser encontrada a dificuldade de contar propriamente o que ocorreu, assim o sobrevivente que no chegou a situao limite, no experimentou a situao limite da condio de muulmano, aquele do indivduo que sequer sabe-se vivo ou morto, s pode

ser testemunha do no testemunhvel, da vergonha constitutiva do sujeito falante (AGAMBEN, 2008).

E se verdade que no vivemos os mesmos termos dos horrores das grandes guerras, ou dos campos de concentrao nazistas, nosso silncio cotidiano, nossa impossibilidade de experenciar de que nos fala Agamben no texto de 1978 prpria dessa exceo permanente, essa lgica do campo que habita o moderno e que hoje se espalha em nossos gestos, nas mdias e na opinio pblica, cuja democracia representativa transformou em publicidade.

No se quer com tudo isso intuir a inexistncia de sadas ou mesmo algum fim da histria j realizado. Pelo contrrio, talvez a seja apenas a histria linear da modernidade sendo narrada, transformando nossas cidades naquilo que a modernidade trazia em seu seio: o campo.

A grande contribuio de Benjamin e que Agamben toma como herana, exatamente o desejo do messianismo profano, ou a profanao, devolver os objetos ao uso comum dos do homens, trazer a pblico o que foi tomado na escala do privado, das necessidades, e para a cidade, poderamos dizer, desfazer a imagem de uma cidade necessria por uma cidade poltica. (AGAMBEN, 2007)

O que no nos remete a pequenos atos ou afetos ou a novos modos de narrar, pelo contrrio, qui tal profanao se d exatamente com a apropriao do imprprio, apropriao da impossibilidade de narrar (AGAMBEN, 1993). E no pretendemos que isso seja indicao de sadas, mas talvez pistas, esforos para um mtodo de apreenso do inapreensvel, narrao do inenarrvel, apropriao da perda. Pois como em Banjamin, o mtodo o desvio por um olhar incansavelmente contemplativo. Deveramos, portanto, no acreditando estarmos salvos, assumir o assustador veredicto de Kafka de que H esperana, mas no para ns.

REFERNCIAS (citadas e consultadas) AGAMBEN, Giorgio. A comunidade que vem. Lisboa: Editorial Presena, 1993. ______. Estado de exceo. So Paulo: Boitempo, 2004. ______. Homo Sacer: O poder soberano e a vida nua I. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. ______. Infncia e histria: destruio da expeincia e origem da histria. Belo horizonte: Editora UFMG, 2005. ______. O que resta de Auschwitz. So Paulo: Boitempo, 2008. ______. O que o contemporneo e outros ensaios. Chapec: Unichapec, 2009. ______. Profanaes. So Paulo: Boitempo, 2007. BENJAMIN, Walter. Magia e tcnica, arte e poltica: ensaios sobre literatura e histria da cultura. So Paulo: Brasiliense, 1985. GAGNEBIN, Jeanne Marie. Histria e narrao em Walter Benjamin. So Paulo: Perspectiva, 2011.

Vous aimerez peut-être aussi