Vous êtes sur la page 1sur 10

Captulo 7

Captulo 8

A CIMBOA
DIZ NO MORTE ANUNCIADA

175

Book Cabo Verde.indb 175

21.03.07 01:02:31

Notcias Que Fazem a Histria

176

Book Cabo Verde.indb 176

21.03.07 01:02:31

Captulo 8

Os 100 anos de Nho Henrique e as 20 cimboas de S. Domingos


Nho Henrique (Henrique Tavares), 1905-dc. 90 sec. XX

cimboa (ou cimb) est a ganhar novo impulso, depois de ter tido a morte anunciada e de ser chamada pea de museu. At recentemente, contava com um nico e ltimo tocador e fabricante conhecido, Mano Mendi, de Ribeiro Chiq ueiro, a 10 quilmetros da Praia, mas a partir de Junho de 2005 as coisas comearam a mudar. Cerca de 20 jovens daquela comunidade participaram, naquele ano, num atelier para aprender a construir e a tocar este instrumento. O professor foi, naturalmente, Mano Mendi. A ideia, segundo Mrio Lima, presidente do Instituto do Emprego e Formao Prossional (IEFP), entidade que nanciadora da iniciativa, foi de Joaquim Leal, responsvel do Centro de Juventude de S. Domingos, e do capito das Foras Armadas e msico amador Pascoal Fernandes, tambm daquele concelho. Objectivo da formao: perpetuar a presena da cimboa em Cabo Verde, atravs da multiplicao dos seus executantes e construtores. Ao mesmo tempo, ocupar os tempos livres dos jovens com uma actividade peculiar cultura cabo-verdiana.

Segundo Mrio Lima, algumas diculdades com matrias-primas surgiram no arranque do curso, como a ausncia de cabaas em Santiago, tendo-se que ir comprar ilha do Fogo, e a diculdade em adquirir rabo de cavalo, que acabou por ser enviado do Brasil. Esses so alguns dos materiais, recorde-se, utilizados na construo da cimboa, presente em muitos pases da frica. O antroplogo Joo Lopes Filho, na sua obra Cabo Verde Apontamentos Etnogrcos, indica a sua presena, no passado, em outras ilhas alm de Santiago e pessoas da ilha do Fogo recordam-se do instrumento na infncia, h menos de 50 anos mas foi nesta que resistiu. Outra notcia sobre um novo rumo para a cimboa aparece, a 6 de Abril de 2005, em www.lantuna.blogspot.com (A Cimboa Hoje, 06 de Abril, 2005), onde se pode ler que, desde 1997, o professor de msica T Tavares acalenta um futuro para o instrumento, que inclui a sua divulgao, ensino e eventuais alteraes que permitam tirar melhor proveito dele. Tudo isso coincide com o centenrio de Nho Henrique, varredor de rua do Tarrafal falecido na dcada de 90 e que costumava acompanhar a cantadeira
177

Book Cabo Verde.indb 177

21.03.07 01:02:31

Notcias Que Fazem a Histria

de naon Nha Bibinha Cabral. Em 1980, ambos actuaram no cine-teatro da Praia, mas passam despercebidos no h referncia a eles nos artigos sobre os espectculos que assinalam os cinco anos da independncia de Cabo Verde , numa altura em que a msica tradicional est na ordem do dia, mas a atraco o funan em verso urbana do Bulimundo. Encontrmos h alguns anos a cimboa de Nho Henrique no Centro Nacional de Artesanato, em S. Vicente. Esperemos que as vicissitudes por que passou este centro nada tenham causado a esta pea de valor museolgico. Mas se a cimboa de Nho Henrique de facto pea de museu, no sentido literal, a cimboa de modo geral j foi tida como tal no sentido de no ser mais que um anacronismo. Era assim que a encarava, no seu livro de 1976, j referido, o antroplogo Joo Lopes Filho, num captulo intitulado justamente: Berimbau e Cimb, dois instrumentos musicais em vias de desaparecimento em Cabo Verde. Por sua vez, em 1989, o jornalista Jos Tavares Gomes questionava no Voz di Povo (VP, 2 de Setembro): Quem herdar a cimboa de Nho Henrique? E faz o ponto da situao: Nho Henrique h muito que pendurou a cimboa num canto. Os jovens no lhe querem seguir as peugadas como ele zera em relao a seu tio, Nho Miguel Tavares, pessoa a quem ele acompanhava para todo o lado, quando era convidado para animar a noite nas festas de casamento ou de baptizado. Naquela altura, Nho Henrique j raramente tocava, diz o jornalista: Isso s acontece quando algum interessado na recolha das nossas tradies o visita no intuito de lhe fazer o ltimo registo, coisa que o desgosta um pouco. Mas ele, velho e alquebrado, no se faz de rogado () Comea por limpar o p, pega dum pedao de breu com o qual besunta a corda Para alm do artigo do VP (nico sobre esta personagem encontrado nas nossas pesquisas nos peridicos cabo-verdianos), o livro a Bibinha Kabral Bida y Obra, de Tom Varela da Silva, traz uma entrevista com Nho Henrique, pela qual camos a saber que esteve duas vezes em S. Tom e Prncipe, num total de oito anos: a primeira vez a partir de 1954; a segunda, no foi capaz de se recordar (era j octogenrio na altura da entrevista). Em 1990, Nho Henrique faz uma gravao que se encontra no CD Iles du Cap-Vert Les Racines, disco raro, resultante de recolhas realizadas por Manuel Gomes. Por sua vez, Mano Mendi, seu sucessor, participou no disco de Antnio Denti DOru editado em Frana pela Ocora e em gravaes do argelino Abdelli. Mesmo que j ningum se lembre de Nho Henrique, o acaso o homenageia, no seu centenrio, com as cimboas em construo.
178

Book Cabo Verde.indb 178

21.03.07 01:02:32

Captulo 8

Mano, tesouro humano?


Mano Mendi (Pedro Mendes Sanches Robalo), 1927
erca de um ano depois do relatado no texto anterior, o historiador Charles Samsom Akibod, do Instituto de Investigao e do Patrimnio Culturais (IIPC), d incio ao projecto Salvaguarda da Memria da Cimboa, que contempla a recolha de informaes sobre o instrumento e a realizao de ateliers de construo e aulas para aprender a tocar, com o registo audiovisual de entrevistas e outras actividades do projecto, de forma a montar um arquivo sobre o tema. Contempla ainda iniciativa indita em Cabo Verde a declarao de uma pessoa como patrimnio imaterial do pas. Essa pessoa o j citado Manu Mendi, campons septuagenrio residente em Ribeiro Chiqueiro, que costuma ser apontado como o nico e ltimo construtor e tocador de cimboa. Akibod defende que seja considerado patrimnio por ser detentor de um saber tradicional nico. Se isso acontecer, ser a primeira vez que Cabo Verde atribui essa condio a uma pessoa. Mano Mendi, pelo seu talento, tirou do anonimato a aldeia de Ribeiro Chiqueiro e o nico tocador em Cabo Verde inteiro de um instrumento ancestral e de um estilo musical que sobreviveu graas sua abnegao, diz o historiador, apontando os critrios da UNESCO para tais casos: Uma pessoa pode ser considerada como Patrimnio Vivo ou Tesouro Humano Vivo (em ingls Living Human Treasure) de um espao aldeia, concelho, cidade, pas quando mostrou e desenvolveu um conhecimento ou uma habilidade particular reconhecida e/ou que fez conhecer o espao pelo seu talento. Ideia nova em Cabo Verde, esta prtica existe desde 1950, tendo sido o Japo o pioneiro na salvaguarda dos seus mestres de saberes tradicionais. Em frica, a Nigria, o Benim e o Burkina Faso esto entre os pases que j adoptaram medidas que valorizam esses sbios populares. No Senegal, h a referir Joseph NDiaye, guia da Maison des Esclaves, na ilha de Gor. Trata-se de um caso especco, mas que mostra que os critrios podem ser denidos pelos prprios pases, de acordo com aquilo que julgam relevante. Segundo a denio da UNESCO, o Patrimnio Cultural Imaterial (PCI) constitudo pelas prticas, representaes, expresses, conhecimentos e habilidades, instrumentos, objectos, artefactos e espaos culturais que lhe so ligados que as comunidades, grupos e indivduos reconhecem e aceitam como fazendo parte do seu patrimnio. Ou seja, da lngua medicina tradicional e culinria, passando pelos rituais, crenas, jogos e artes, nas suas vrias expresses.
179

Book Cabo Verde.indb 179

21.03.07 01:02:32

Notcias Que Fazem a Histria

A UNESCO considera que uma das formas mais ecazes de realizar a salvaguarda durvel do PCI cuidar para que aqueles que o encarnam continuem a praticar os seus conhecimento e os transmitam s geraes seguintes. A propsito, Cabo Verde ainda no faz parte quando conclumos estes escritos, em Janeiro de 2007 do grupos dos pases que raticaram a Conveno para a Salvaguarda do Patrimnio Cultural Imaterial, adoptada em Outubro de 2003.

***

o mbito do projecto Salvaguarda da Memria da Cimboa, realizou-se, em Agosto de 2006, no Centro Comunitrio de Ribeiro Chiqueiro, um atelier de construo do instrumento. Mano Mendi teve como aprendizes quatro jovens da localidade, um dos quais seu neto; o j citado Pascoal Fernandes, que do que aprendera na formao do ano anterior ajudou Mano Mendi a passar o seu know how; e a autora deste texto, enquanto estudante de Antropologia e jornalista interessada na cultura e em particular na msica de Cabo Verde. A iniciativa terminou em festa, com direito a uma actuao de Ntoni Denti dOru e suas batucadeiras e, claro, com Mano Mendi a solar a sua cimboa. Denti dOru, recorde-se, foi quem levou Mano Mendi a gravar pela primeira vez, acompanhando-o no seu primeiro CD, editado em Frana em 1998. Visitou as actividades dos dez dias de atelier o mdico dentista Olmpio Varela, de 71 anos, que aprendeu a tocar cimboa em criana e nunca mais pegou numa. Contudo, revelou-se capaz de, mais de 50 anos depois, solar na sua nica corda, com -vontade e mestria, mornas e coladeiras que so clssicos do repertrio tradicional cabo-verdiano.

A acrescentar lista de entusiastas da cimboa que o projecto fez vir tona, h a gura do arteso tarrafalense Nho Eugnio, de Mato Brasil, que arma ter criado a pea que foi modelo para a ilustrao da nota de 100 escudos emitida pelo Banco de Cabo Verde em Janeiro de 1977 a primeira emisso do banco, criado meses antes. Uma das faces da nota traz a gura de Amlcar Cabral numa extremidade e a imagem de uma cimboa na outra. Nho Eugnio havia deixado o instrumento de lado h muitos anos, desanimado com o facto de ele ser to pouco valorizado. Mas pronticou-se a colaborar, ensinando as suas tcnicas de fabricao.

180

Book Cabo Verde.indb 180

21.03.07 01:02:33

Captulo 8

Passo a passo da cimboa, segundo Mano Mendi

o fcil fazer uma cimboa. Os materiais so escassos em Santiago (como cabaas e rabo de cavalo), as rvores para as madeiras que compem o instrumento tm se ser procuradas em zonas distantes, e preciso saber identic-los. Aqui ca a descrio resumida do atelier com Mano Mendi, em Agosto de 2006:

A pele. Precisa de cerca de trs dias de preparao, e por isso o primeiro


passo. Encontrar pele de cabra na Praia no foi fcil. necessrio encomendar s pessoas que fazem o abate, pois caso contrrio ela vai logo parar ao lixo. O que permite concluir que as tcnicas do curtume j praticamente no existem e pensar que Cabo Verde exportava peles no passado Os animais no devem ser nem muito bebs nem velhos: Xubarra ou burfu, explicita Manu Mendi. Ou seja, adultos jovens.

A depilao. No sabemos o que usavam no passado, mas agora as peles


so colocadas dentro de uma bolsa de plstico (como as do supermercado), que fechada com ns e colocada em local inacessvel aos ces, sobretudo. No caso, foi no alto de um contentor de transporte martimo que havia nas redondezas. O objectivo que o naturalssimo processo de decomposio, que o calor no interior do saco vai acelerar, solte os plos do couro. Trs dias depois, quando a bolsa aberta, preciso ter estmago para suportar o cheiro, mas os plos desprendem-se facilmente. A nota de humor dada por um dos rapazes, diante das caretas dos companheiros: Isto como a medicina; no se pode ter nojo do paciente Depois de depilada e lavada com gua apenas, sem qualquer produto qumico, a pele posta a secar ao sol.

Madeiras. Na zona rural de S. Domingos encontram-se as espcies vegetais utilizadas na fabricao da cimboa. Mas preciso saber identic-las. Para o brao do instrumento, usa-se um galho de p de pinha, colhido de preferncia na poca da lua minguante, para que depois de seca a madeira no rache, explica Manu Mendi. O brao macio, no h emenda, portanto ser necessrio cortar um ramo que seja suciente para fazer pelo menos um brao completo. Para o arco: ramo de barnlu, um arbusto que abunda naquela regio. A chave para anao da corda pode ser feita com um pequeno pedao de mogno ou outra madeira dura. H ainda os pregos que xam a pele, feitos com varetas de carrio.
181

Book Cabo Verde.indb 181

21.03.07 01:02:33

Notcias Que Fazem a Histria

Esculpir. Tanto a madeira de pinha como a do barnlu so trabalhadas ainda verdes, por serem mais exveis nessa altura. J o carrio cortado em varetas, para ir secando at chegar o momento de us-lo. Transformar um galho de rvore num brao de cimboa exige uma faca bem aada, um pouco de fora mas, sobretudo, habilidade para lhe dar a forma que se pretende. O arco. Depois de se retirar a casca do ramo de barnlu, este curvado e
amarrado com um cordo, o que lhe dar a forma. Depois, o cordo ser substitudo pela corda feita com os de rabo de cavalo.

Buli. cortar e furar. O buli (cabaa), que ser a caixa de ressonncia do instrumento, deve ter volta de 15 cm de dimetro. cortado com serra ou faca, de forma a abrir uma boca que ser revestida com a pele. Alm disso, fazem-se trs furos: dois onde ca encaixada a haste inferior do brao e um por onde sai o som.

Montar a pele. Ao redor da abertura do buli fazem-se pequenos furos com intervalos regulares, com um furador manual. A pele deve estar molhada ao ser esticada sobre a abertura, e as varetas de carrio, que entretanto j foram cortadas com a ponta em cunha, so introduzidas nesses furos, atravs da pele, xando-a ao buli e eliminando-se o excedente. Montar o brao. Introduz-se a parte inferior do brao, que no total tem cerca de 60 centmetros de comprimento e cerca de trs de largura, nos dois buracos feitos no buli, de forma que este atravessado pela haste, que sai pelo segundo buraco. A forma e espessura do brao devem coincidir com as dos orifcios. A corda. A corda da cimboa, bem como a do arco, constituda por cerca
de 50/60 os de rabo de cavalo. Uma particularidade o facto de que estes os devem ser escuros pretos ou castanhos, pois o o branco parece no dar bom som. Diculdades de se obter este material em Cabo Verde ditaram pedidos de fornecimento a pessoas no Brasil e no Uruguai, onde Charles Akibod tinha divulgado o seu projecto. Vrios quilos foram enviados, pelo que o IIPC passou a dispor de um bom stock. A corda ca presa numa fenda na chave de anao. Na outra extremidade, passa por cima de um cavalete (uma pequena pea cortada do buli e colocada sobre a pele), cando bem esticada ao ser amarrada com barbante na ponta do brao que sai do buli.

Anar e tocar. No m do atelier, Manu Mendi experimentou as cimboas construdas e tambm uma que Ntni Denti dOru tinha em casa, avariada, e que foi reparada. E tocou no encerramento, preparando-se para a prxima fase do projecto: ensinar a tocar.1
1

At a concluso desta obra, em Janeiro de 2007, no tinha sido realizada a fase em que Mano Mendi ensinaria os aprendizes a tocar.

182

Book Cabo Verde.indb 182

21.03.07 01:02:34

Captulo 8

Mano Mendi, em sua casa em Ribeiro Chiqueiro, 1998.


FOTO: GLUCIA NOGUEIRA

183

Book Cabo Verde.indb 183

21.03.07 01:02:35

Notcias Que Fazem a Histria

184

Book Cabo Verde.indb 184

21.03.07 01:02:35

Vous aimerez peut-être aussi