Vous êtes sur la page 1sur 5

Etec Polivalente de Americana

Beneficiamente Primrio e Colorimetria


Prof: David Luis Tonim Curso: Tecelagem I
Junho 2012

Gustavo Romano Boer - 13 Thiago de Jesus Machado - 32

CORANTES REATIVOS:
O corante reativo um produto especial para tecidos de fibras naturais. Ele foi patenteado em 1956 e neste processo um grupo reativo introduzido no corante; este, ento, liga-se covalentemente s molculas das fibras do tecido, principalmente o algodo. Os primeiros corantes reativos tinham um grupo diclorotriazina (triazina um heterociclo com 3 tomos de carbono e 3 de nitrognio). Os tomos de cloro deste composto podem ser substitudos por grupos -OH ou -NH2; isto o que acontece, quando o corante reage com a fibra: os cloros so substitudos pels grupos hidroxilas da celulose (algodo) ou aminos das protenas (l). Ele vem em p, concentrado, dilui-se em gua e se fixa basicamente a por produto qumico, o carbonato de sdio. Com tima solidez, intensidade das cores, ter um bom preo e por render bastante, o preferido de muitas empresas.

VANTAGENS DOS CORANTES REATIVOS


Cores vivas e fortes, proporcionando resultados impressionantes; No desbotam com facilidade. Seus tingimentos duraro muitos anos; rpido: a fixao ocorre em no mnimo 2 minutos (mtodo do vinagre+microondas) e no mximo de 24 horas (mtodo tradicional, com carbonato de sdio); A partir de 4 cores primrias (Ciano, Magenta, Amarelo e Preto) voc pode criar praticamente qualquer cor que voc quiser sem muita dificuldade; barato e rende bastante, por ser altamente concentrado: uma pequena quantidade de corante em p produz uma grande quantidade de corante lquido. (ex: corante na cor amarela, em que 2 colheres de acar rendem 250ml de corante, sendo que esses 250ml rendem bastante quando aplicado na obra);

DESVANTAGENS DOS CORANTES REATIVOS:


Tem restrio no tratamento com cloro; Agride ao meio ambiente;

Processo longo;

TINGINDO COM O CORANTE DIRETO


Esses grupos de corantes so caracterizados pelo grupo reativo em sua frmula, combinado ao sistema basicamente corante tintorial. Eles possuem grupos reativos na base do anel heterociclo, contendo nitrognio (sendo a causa de sua eletronegatividade), que fornece ao carbono vizinho a capacidade de ligar o grupo nucleofilico ou elerofilico com a oxidrila da zona amorfa da celulose,sendo uma reao por covalncia mediante esterificao.

Efeito dos eletrlitos e da relao de banho


Os eletrlitos agem positivamente sobre a afinidade,melhorando a taxa de fixao do corante, aumentando a concentrao hidroxlica na fase interna da fibra e consequentemente o grau de reao entre a molcula absorvida (corante) e o grupo nucleofilico da molcula. Valores decrescente da relao de banho ocasionam um aumento do exaurimento, e indiretamente o grau de fixao.
2

Efeito do pH
A grandeza da constante de reao fixao aumenta com o aumento do anion celulsico.Este nmero inerente a concentrao dos hidroxilionicos internos da fibra.Por esse motivo a montagem do corante feita em meio alcalino, para neutralizar o produto cido liberado na reao. O pH no deve superar a 12, pois acima desse limite o exaurimento tende a diminuir decisamente, devido ao potencial excessivamente negativo adquirido pela fibra, incompatvel com a natureza aninica do corante.

Efeito da temperatura
A temperatura para afinidade tintorial mxima varia, de corante para corante,com valores mnimos em torno de 40C e no mximo prximo aos 100C. Quando for tinto ebulio, utilizando um corante de afinidade tintorial mxima inferior a 100C, a intensidade mxima do tingimento ser inferior que se obteria na temperatura correta. Os corantes mais usados so frios 60C e HT 90c (reativos). Sabe-se que o aumento trmico produz uma diminuio da atividade e consequentemente da relao de corante fixado e banho de tingimento. Em alguns casos, o aumento da temperatura indispensvel para desenvolver a ligao dos corantes com tomos de halognios, menos mveis. Exemplo: o mono-cloritriazinico. Neste caso o abaixamento da afinidade compensada pela estrutura intrinsecamente mais reativo. Para corantes com reatividade maior, como por exemplo, aqueles com grupos dicloritriazinico, o tingimento ao esgotamento feito entre 30 - 40C.

Classe dos corantes reativos


Os corantes so classificados por ordem crescente de reatividade,isto .baseado na velocidade das ligaes com a oxidrila da celulose. Essa reao, sendo muito estvel, proporciona alta solidez a mido e a pureza do tom e brilho,que so caractersticas fundamentais para essa classe de corantes. Os grupos mais importantes em ordem crescente de reatividade so: * * * * Tri-cloro-pirimidina; Mono-cloro-triazina; Vinil-sulfonico; Pelo grupo reativo identifica-se qual o emprego dos corantes, em base a afinidade com a fibra celulsica e a reatividade, em funo da velocidade da formao do radical reativo com a celulose;
3

* Deriva-se assim, o fato de alguns corantes reativos serem mais adequados para processos de tingimento descontinuo ao esgotamento e outros mais especialmente adequados para processos semi-continuos, contnuos e estamparia. Outra classificao prtica feita baseada na temperatura na qual se atinge a mxima afinidade: * A frio * A quente

EXEMPLIFICANDO O TINGIMENTO:
Liga-se covalentemente s molculas das fibras do tecido, principalmente o algodo. Neste processo, um grupo reativo introduzido no corante; este, ento, liga-se covalentemente s molculas das fibras do tecido, principalmente o algodo.

corante reativo

Os corantes so aplicados, geralmente, com um banho, do tecido, em uma soluo aquosa do corante. Este deve migrar para a fase slida (tecido) e no sair com adio de gua (seno a roupa desbotaria a cada lavada). A reteno das partculas do corante pelas fibras do tecido envolve vrias foras atrativas, incluindo interao inica, foras de Van der Waals e ligao hidrognio.

TINGIMENTO REATIVO
Tingimento reativo um mtodo de imprimir (fixar) um corante ou cera pelo uso de misturas onde so criadas cores.
4

O processo de tingimento reativo apresenta como principal caracterstica a fuso (reao qumica) dos corantes e pigmentos com a fibra a ser tingida impedindo assim que haja um desbotamento ou perda e alterao da cor original quando da lavagem ou uso. Com uma pasta e um aditivo de impresso normalmente ativado pelo calor, imagens podem ser permanentemente ligadas ao substrato (tipicamente txteis, mas podem incluir celulose, fibras, polister, e at protenas). Tingimento como corante reativo um mtodo de impregnar um corante ao substrato txtil O substrato pode ser fibras celulsicas como algodo, viscose, linho, rami e fibra proteica como a l.

Vous aimerez peut-être aussi