Vous êtes sur la page 1sur 18

Solos

O solo se forma como resultado da fragmentao e alterao qumica das rochas, e do subseqente estabelecimento de microrganismos que colonizam os minerais, liberando os nutrientes que necessitam para crescer e possibilitando o crescimento tambm de pequenos vegetais. Quando morrem, os restos de todos esses organismos vo sendo decompostos e passam a formar o hmus.

Ao longo do tempo, por ao da gua que se infiltra no terreno, ocorre o transporte de muitos dos sais minerais. Pouco a pouco, comea a se formar o solo, organizado em camadas, cada uma com aspecto e composio diferentes.

Solos
O solo importante para planta porque atravs de varias aes qumicas, fsicas e biolgicas, cria um ambiente apto a transformar as rochas e sais minerais em nutrientes e com uma concentrao e velocidade para disponibilizar-los adequada a absoro pelas plantas. tambm um reservatrio para armazenar gua e a base para fixao do sistema radicular da planta.

O solo dividido em camadas horizontais, chamados de horizontes.

As caractersticas que podem ser levadas em conta para diferenciao dos horizontes so baseadas em alguns critrios como textura, cor, consistncia, estrutura, atividade biolgica, tipo de superfcie dos agregados, etc.

Solos
O solo uma mistura de vrios minerais, matria orgnica e gua capaz de manter a vida das plantas na superfcie terrestre. o produto final das aes dos processos fsicos, qumicos e biolgicos que degradam as rochas e em grande parte produzem minerais. A poro orgnica do solo consiste em biomassa de plantas em vrias fases de apodrecimento. No solo podem ser encontradas muitas populaes de bactrias, fungos, e animais como minhoca; por exemplo.

Solos
Normalmente o solo possui trs horizontes bem fceis de distinguir:

1.

2.

3.

O horizonte O, que representa a matria orgnica presente na superfcie; O horizonte A, que representa a regio em que o solo perde material para as camadas mais profundas; O horizonte B, local em que se acumulam os materiais perdidos pelo horizonte A.

Outras camadas importantes para se distinguir um perfil de solo so o horizonte C, e R, caracterizados pela rocha matriz decomposta (C) e no decomposta (R).

Solos
Tipos de Solo

Dependendo da composio do material da rocha de origem e da ao exercida pelo clima e pelos organismos sobre este material formam-se solos com caractersticas diferentes: uns mais frteis (mais ricos em nutrientes)e outros mais pobres em nutrientes.

O tamanho e a natureza dos minerais que compem o solo determinam essas caractersticas importantes.

Solos
Tipos de Solo

Um solo muito rico em areia que se apresenta na forma de gros relativamente grandes, no consegue reter a gua por muito tempo. A gua se infiltra rapidamente pelos espaos existentes entre os gros de areia, indo se acumular nas camadas mais profundas.

Como retm pouca gua e secam com muita facilidade, dificultam o crescimento de plantas. So chamados solos arenosos.

Solos
Tipos de Solo

Os solos argilosos contm muita argila que so minerais de tamanho muito pequeno. A gua retida por muito tempo nos pequenos espaos entre os gros de argila, originando o barro.

Este tipo de solo, encharca com facilidade e por isso tambm dificulta o crescimento das plantas.

Solos
Tipos de Solo

Solos
Tipos de Solo

Os solos escuros, ricos em matria orgnica, tambm chamada de hmus, so ricos em nutrientes, principalmente o nitrognio.
O hmus age ligando os minerais do solo como um cimento, modificando a porosidade e, portanto, aumentando a capacidade de reteno de gua. Esses solos apresentam alta fertilidade, e normalmente proporcionam excelentes condies para o crescimento das plantas.

Solos
Macro-nutrientes e micro-nutrientes As plantas so seres vivos que tal como ns precisam ter uma alimentao equilibrada para executar corretamente todas as funes vitais necessrias para o correto crescimento e desenvolvimento.

O solo tambm o fornecedor dos elementos essenciais para as plantas.


Esses Elementos essenciais so os nutrientes que so necessrios para a planta completar seu ciclo de vida, e da que as plantas os vo absorver por intermdio das suas razes.

Solos
Macro-nutrientes e micro-nutrientes Os nutrientes podem dividir-se em macro-nutrientes e micro-nutrientes.

Os macro-nutrientes, que so os que a planta absorve em maior quantidade e que se subdividem em: Nitrognio, Fsforo e Potssio;
Nitrognio O Nitrognio responsvel pelo vigor da planta e pela abundncia de folhas verdes e viosas.

Tambm faz parte da molcula da clorofila, o pigmento que d a cor verde s plantas e que responsvel pelos processos fotossintticos.

Solos
Fsforo O Fsforo o macro-nutriente responsvel pelo correto desenvolvimento radicular das plantas e promotor da florao.

Potssio O Potssio aumenta a resistncia das plantas contra as pragas e doenas, a secura e o frio.

Uma carncia que vai diminuir as defesas da planta abrindo a portas para os ataques desses mesmos agentes.

Solos
Adubao a reposio dos nutrientes retirados do solo pelas plantas para o crescimento, florao, frutificao e a multiplicao. Num jardim cultivamos plantas com diferentes necessidades de nutrientes, e a gua das chuvas favorece uma rpida lixiviao dos nutrientes e a adubao em jardinagem acaba se tornando necessria.

A manuteno da fertilidade do solo em nveis ideais proporciona as condies satisfatrias ao desenvolvimento das plantas.
A melhor forma de adubao a mista, organo -qumica, composta de matria orgnica e adubos sintticos.

Solos

Adubao Adubos orgnicos: so aqueles provenientes de matria de origem vegetal ou animal, os inorgnicos so obtidos a partir da extrao mineral ou de derivados de petrleo.

Os adubos orgnicos (hmus) ficam mais tempo no solo e so absorvidos mais lentamente.

Solos
Adubao Adubos Qumicos: so chamados de NPK porque contm em suas frmulas maior quantidade de hidrognio, fsforo e potssio. So absorvidos rapidamente e so mais concentrados, existindo o perigo de uma super adubao, que pode interferir no metabolismo vegetal prejudicando o desenvolvimento da planta, por isso devem ser utilizados seguindo as dosagens recomendadas.

Uma frmula NPK 12106,por exemplo indica que o produto contm 12% de N (nitrognio) + 10% de (fsforo) + 6% de K (potssio), obtm-se 28% de elementos nobres presentes na mistura.

Solos
Adubao

Frmulas NPK mais conhecidas no mercado:


1. 2. 3. 4. 4-14-8; 12-10-16; 10-10-10; 15-8-8;

Pergunta: Quais as caractersticas de cada um?

Solos
Adubao

Frmulas NPK mais conhecidas no mercado:


1. 2. 3. 4. 4-14-8 = (Fsforo) - Atua na deficincia de florao e frutificao ; 12-10-16 = (Potssio) - Atua na resistncia da planta; 10-10-10 = Equilibrada em todos os componentes; 15-8-8 = (Nitrognio) - Atua nos verdes e nas folhas ajudando na fotossntese.

Solos
PH Outra caracterstica do solo o pH, sigla que significa potencial hidrogeninico. medido em uma escala de 1,0 a 14,0, definindo o grau de acidez ou alcalinidade do solo.

Dessa forma, um solo com pH 7,0 significa que neutro.


Quando o pH est abaixo de 7,0, o solo considerado cido e necessrio fazer uma correo para o plantio utilizando-se calcrio. E quando estiver acima de 7,0 o solo considerado alcalino, e a correo feita com sulfatos. O melhor pH do solo para a maioria das plantas em torno de 6,5, ou seja, ligeiramente cido.

Vous aimerez peut-être aussi