Vous êtes sur la page 1sur 15

A RELAO DA SALA DE CINEMA COM O ESPAO URBANO EM SO PAULO: DO PROVINCIANO AO COSMOPOLITA

PAULA FREIRE SANTORO Paula Freire Santoro (So Paulo, 1972) arquiteta e urbanista brasileira residente em So Paulo, Brasil. graduada e mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de So Paulo (FAU-USP). Foi pesquisadora do Laboratrio de Urbanismo da Metrpole da FAU-USP junto ao Centro de Estudos da Metrpole (CEM) em 2000. , membro da equipe tcnica como urbanista do Ncleo de Urbanismo do Instituto Plis, onde tambm editora de algumas publicaes, desde 2000. E-mail: paulasantoro@uol.com.br Esse texto foi produzido para o XI Encontro Nacional de Planejamento Urbano e Regional, a ser realizado em maio de 2005, em Salvador/BA.

INTRODUO Este trabalho pretende traar um itinerrio (ou evoluo) da relao das salas de cinema com o espao urbano na cidade de So Paulo. Essa proposta nasceu da tentativa de entender a presena de suntuosos edifcios de cinema concentrados na regio central e em suas proximidades, que pareciam fornecer pistas sobre um modo de vida diferente do atual, quando o edifcio do cinema fazia parte de uma paisagem grandiosa e imponente que parece ter perdido sentido frente s inmeras mudanas ocorridas na cidade. O trabalho pressupe que h uma relao entre o edificado (sua arquitetura) e a situao em que est inserido (o urbano e suas modificaes). Pretende, dessa forma, remeter conceitos de cidade, sua evoluo e ao papel desempenhado pelos equipamentos no percurso histrico de construo do espao urbano. Moura Filha (2000, p.11), ao estudar a relao dos edifcios teatrais com o espao urbano aponta que, em um determinado momento, a cidade e seus edifcios possuem algumas funes que justificam a sua existncia; em outros, seus edifcios e a paisagem que compe podem servir para representar a sociedade que vive nesse local o seu cotidiano. Seguindo seu ponto de vista, a construo da cidade d-se imagem da sociedade que a habita. Ao estudar a relao das salas de cinema e as situaes urbanas nas quais esto inseridas, este trabalho reafirma essa observao e mostra que a construo da cidade d-se em funo de diferentes necessidades de diferentes parcelas dessa sociedade que a habita, sociedade essa que se modifica e cujas classes buscam diferenciar-se atravs de diferentes cenrios urbanos, alguns dos quais o cinema faz parte. A construo da cidade d-se tambm atravs de uma imagem de sociedade que se quer construir e que no necessariamente j est construda. Os equipamentos urbanos, principalmente os pblicos e os de uso coletivo, muitas vezes so projetados com o propsito no apenas de atender uma necessidade, mas para a construo de um cenrio urbano. No caso de So Paulo, as salas de cinema ora pareciam servir como cenrio urbano que representasse a cidade civilizada, a cidade do progresso, distanciando-se do rural, principalmente nas primeiras duas dcadas do sculo XIX; ora pareciam representar a cidade cujo modo de viver no mais buscava diferenciarse da imagem do campo, mas sim da imagem de uma cidade provinciana, na

construo de um modo de vida cosmopolita. DO PROVINCIANO Na realidade, o surgimento da sala de cinema, ou seja, a mudana das atividades itinerantes para sua fixa em salas de cinema, j sinaliza o um incio de diferenciao da cultura citadina frente ao provincianismo, ao improviso. Esse momento, aqui chamado de provinciano3, corresponde ao perodo em que a cidade ainda est submissa ao mundo rural, a cidade ainda no se constituiu, as atividades acontecem em locais fora da cidade, de forma improvisada. A So Paulo de 1890 ainda uma cidade pequena, com cerca de 45 mil habitantes (Langenbuch, 1971, p.123) e muito submissa ao mundo rural, a atividade produtiva cafeeira. Seu permetro urbano que abrigava diversos usos no espao conhecido hoje como Tringulo Central, formado pelas ruas Direita, So Bento e 15 de Novembro (Toledo, 1996, p. 124). Os arredores eram formados por chcaras. As primeiras diverses mecnicas, os aparelhos de projeo comearam a chegar em So Paulo em 1898, no entanto, pareciam muito pouco com avanos tecnolgicos, funcionavam em bases precrias, em pequenos negcios familiares, intimamente ligadas mgica, ao ilusionismo, s diverses, aos espetculos de massa. Seus empresrios eram curiosos, bricouleurs, ilusionistas profissionais e oportunistas em busca de um bom negcio (Machado, 2002, p. 15). Inicialmente, as diverses mecnicas eram exibidas nas festas, que em So Paulo, por volta de 1890, eram essencialmente religiosas, onde aconteciam as diverses (Arajo, 1981, p.20-21). Por ocasio dessas os fazendeiros vinham cidade, mostrando a importncia regional do ncleo urbano na integrao da regio. A cidade se povoava nos dias de festa, refletindo sua submisso ao mundo rural, inclusive nas atividades culturais.
No que no houvessem atividades ligadas cultura no cotidiano. As festas e cerimnias negras estavam muito presentes na cidade colonial, de forma clandestina ou aberta, no chafariz da Misericrdia, ponto natural de reunio dos escravos (Morse, 1957 p.39; Rolnik, 1997 p. 61-66). , ,
4

3 O conceito de provinciano est ligado ao sem elegncia ou sofisticao, ao atraso ou ao superado, ao mau gosto, ao grotesco. Esse conceito estabelecido a partir da viso dos habitantes dos grandes centros, portanto a utilizao desse termo est imbuda de juzo de valor estabelecido a partir da relao com os envolvidos com o modo de vida cosmopolita.

As diverses4 eram atividades como circo, animais adestrados, touradas, museu de cera, prespios, diverses mecnicas e tambm boliche e jogos de azar. As diverses mecnicas eram mecnicas ou pticas, no havia eletricidade. Misturavam-se s diverses, aconteciam nos mesmos espaos, de forma intercalada, geralmente em grandes espaos abertos, prximos ao ncleo edificado da cidade, e tambm nos centros de Santo Amaro e Penha. Seu pblico era diversificado e aparentemente pouco segregado, uma vez que os espaos eram abertos, quase pblicos. Em um mapeamento elaborado a partir de uma listagem das diverses que apareciam em jornais dessa poca (1897-1914) elaborada por Arajo (1891, p.251-328), mostram diferenas na sua localizao (Ver Anexos 1 a 3). De um lado, os circos, eventos envolvendo animais, atividades esportivas (como boliche) e at mesmo touradas aconteciam em espaos abertos mais afastados do Tringulo. o caso, por exemplo, das touradas na Praa da Repblica, ou dos circos no Largo da Concrdia. De outro, os sales, cafs, teatros ou casas concentravam-se no Tringulo Central, aproveitandose da vida urbana, da agitao do comrcio e dos passantes que circulavam por ali. Quando aconteciam em edifcios, as diverses se davam em edifcios improvisados construdos para outros fins, cuja distino entre dava-se principalmente atravs de cartazes que anunciavam as atraes. Nos teatros as diverses se sobrepunham e os filmes no eram a atrao exclusiva, nem principal, como o caso das exibies de cinemascpio antes dos bailes de carnaval no Teatro Apolo (Arajo, 1981, p.29)5. Tanto os espaos para as diverses no eram muitos e eram polivalentes, como a cidade tambm no estava preparada para grandes exposies ou eventos. A falta de infra-estrutura fundamental para entendermos a eventualidade dos eventos, que no permaneciam por muito tempo, e tambm para compreendermos a dificuldade de uma atividade se fixar em um edifcio especfico. Os primeiros anos aps a chegada da eletricidade na cidade vo colaborar para um aumento na freqncia dos eventos e para a fixao em salas, no entanto o fornecimento de energia ainda no constante e garantido.

So exemplares desses edifcios adaptveis, o Teatro So Jos (1864), Teatro Polytheama (1892), o Teatro Apolo (1898) e o Teatro Santana (1900).

O CINEMA AINDA NO TEM O SEU LUGAR, MAS J TEM UM LUGAR A virada do sculo marca um perodo de grande aumento populacional, com a populao chegando a aproximadamente 240 mil habitantes6. Ao final do sculo XIX, So Paulo cresce em quantidade populacional e qualidade de vida urbana, com mudanas inquestionveis no modo de vida urbano, e ir buscar se diferenciar pouco a pouco da cidade de antes da virada do sculo, na tentativa de substitu-la por uma cidade civilizada, que simbolize o progresso. Pouco a pouco a migrao da elite cafeeira para a cidade de So Paulo ir reorganizar a sociedade e o espao da cidade7. Essas mudanas na sociedade sero acompanhadas por alteraes urbansticas que envolvem alteraes nas formas de diverses. A crescente preocupao em a seletividade do pblico divide as diverses em eventos populares, geralmente em espaos abertos e coletivos, e eventos privados, controlados, promovendo um aumento, nas primeiras dcadas do sc. XX, dos cafs e sales8.

Segundo os Censos Demogrficos do IBGE, a populao em 1890 era de cerca de 64.934 habitantes e chegou em 1900 a 239.820 habitantes.

MELHORAMENTOS URBANOS
7 As estradas de ferro, instaladas nas vrzeas dos rios Tiet e Tamanduate, permitem que os fazendeiros gozem da vida e das diverses da cidade, ao mesmo tempo em que mantinham contato estreito com suas fazendas. Alm desses, surgia uma pequena elite voltada ao setor financeiro, banqueiros, comerciantes, e lentamente iniciavam-se as atividades industriais, promovendo o surgimento de uma pequena burguesia empreendedora, alm de uma classe operria significativa. 8 As atividades cinematogrficas tambm sofrem alteraes. Embora permaneam as exibies de mgica e ilusionismo, novas fitas esto ambientadas nas principais capitais europias, introduzindo e difundindo o modo de vida nas cidades capitais europias. As sesses de cinema comeam a assumir seu papel como importante de difusor do modo de vida na Europa (Sevcenko, 1998, p. 519-522). 9

O crescimento populacional promove a ampliao do permetro urbano, com a criao de novos bairros. H tambm uma alterao na configurao da rea central da cidade, promovida pelo poder pblico e investidores privados. A administrao pblica procurou responder a esse crescimento, promovendo a abertura de novos bairros e tambm fazendo intervenes urbansticas, preparando a rea central para as atividades de comrcio, servios e principalmente opes de lazer para as elites. Aps 1900, a chegada da energia eltrica e a paulatina iluminao das ruas e substituio dos bondes de trao animal por eltricos possibilitaram a vida noturna, ampliando as possibilidades de diverso. As intervenes urbansticas realizadas na administrao Antnio Prado (1889-1910) vo modificar a localizao das diverses9. Por um lado, recortam os espaos abertos, criam jardins e praas, dificultando a realizao de eventos populares, como por exemplo os circos, que necessitam de grandes descampados. Por outro, alargam ruas e passeios na rea central, de forma a colaborar para o aumento de locais edificados prximos ao Tringulo, com novos cafs, sales, casas e mais cinematgrafos10. H um objetivo claro de dar nova identidade rea central da cidade (Ver Anexos 1 a 3). As obras vo refletir o desejo de cidade que se queria11. Os edifcios culturais passam a ser valorizados pois representam a cultura, que difere a cidade do campo. Precisvamos de equipamentos cuja qualidade simbolizem e diferenciem a cidade urbanizada da cidade ainda atrelada economia rural. Faz-se necessrio que a cidade tenha um grande teatro, que a elite tenha um local privilegiado para freqentar, diferente das diverses populares. ento que o Teatro Municipal (1911) ser construdo em um local privilegiado pela presena de bondes e pela abertura da Av. Anhangaba. Uma interveno que exemplar de como essas afetam diretamente as diverses a remodelao da Praa da Repblica, um dos espaos abertos onde aconteciam as diverses, festas e circos. Este convertido em praa e recebe um ajardinamento com caminhos, lagos e locais aprazveis. J uma preparao para receber novas construes em seu entorno. Juntamente com as remodelaes e aes de afastamento da populao mais pobre para fora do centro, afastaram-se as diverses, na sua forma tradicionalmente improvisada, popular. As intervenes pblicas promoveram uma distino clara entre diverses de elite e populares, determinando seus lugares. E o cinema ter o seu lugar no centro, ao lado das atividades culturais tidas como mais elevadas aos , dramas e aos cafs.

So intervenes como remodelao do Largo do Arouche, Praa da Repblica e Largo do Paissandu; a construo de uma nova igreja, ao centro do Largo do Rosrio; o incio da construo do Teatro Municipal (103-1911); reforma do Viaduto do Ch; retificao do Largo de So Bento; ampliao Largo do Rosrio (atual praa Antnio Prado); construo do prdio Martinico, com 5 andares (que ser sede da Light, depois de O Estado de S. Paulo); incio do alargamento da rua Quinze de Novembro em 1901; incio do realinha mento das ruas Direita, da Quitanda, do Comrcio (atual lvares Penteado) e Quintino Bocaiva (Campos, 2002, p. 8586).

O CINEMA SE ADAPTA AOS CAFS, OS CINE-TEATROS E SURGEM OS PRIMEIROS CINEMAS


10 Se por um lado, algumas das intervenes so pequenas e delicadas as reformas realizadas tinham como princpio a adequao do tecido atravs do alargamento de algumas avenidas, sem grandes mudanas virias h uma mudana considervel no bojo dos projetos e intenes de obras visando a expanso da rea central para alm do Tringulo, atravs da construo de viadutos.

Ser a partir de 1900 que a atividade passar ser mais freqente e ocupar um local fixo, em sales, cafs e teatros, que ao abrigar a atividade cinematogrfica, passavam a se chamar cine-teatros, como o caso do cine-teatro Colombo, no Brs. Em relao aos sales e cafs, as reformas no centro vo colaborar para a abertura de novas casas, cada vez mais refinadas. Os cafs-cantantes ou cafs-concerto, diferentemente dos espaos indiferenciados das festas e quermesses, so espaos diferenciados, so pequenas sociedades. Espaos intermedirios, ao mesmo tempo pblico e privado. Locais de conchavos, negociaes polticas. S se pode freqentar se fizer parte dessa sociedade12. Os cafs so importantes pois j mostravam-se como espaos diferenciados dos outros que abrigavam as diverses: recebiam um pblico seleto e diferenciavam-se entre si, dependendo de onde estavam localizados. Ao ler a crnica sobre a possibilidade de inaugurao de um caf, percebe-se que havia diferenciaes em relao a sua localizao: entre abrir um caf chique maneira dos estabelecimentos , de Montmatre, que estaria no Centro da cidade; ou um caf pcaro em um poro , mido e escuro, provavelmente afastado do centro da cidade13 (Schmidt, 2003/1954, p. 23-24). Surgem ento as primeiras salas de cinema14. O edifcio j possui sua forma e programa de necessidades, embora no possua um desenho arquitetnico especfico, parecia uma adaptao de galpes, cuja sinalizao diferenciava-o dos outros edifcios. Os edifcios eram modestos, barraces improvisados, geralmente de madeira. Mobiliza, no primeiro momento um pblico que freqentava as diverses, cujo acesso era estimulado pelo baixo preo da entrada. At a dcada de 30, portanto os cinemas estavam concentrados na rea central, e nas centralidades prximas (Ver Anexo 4)15.

A imagem da cidade que se queria construir no passava pela imagem do estrangeiro, que passam a trabalhar nas fbricas e morar prximos destas; tampouco passava pela imagem do negro, que antes circulava pelas ruas do Tringulo e com as obras de melhoramentos vo definitivamente serem afastados para as bordas.

11

AS DIFICULDADES
Os cafs-concerto surgiram no Rio de Janeiro no incio do sc. XX e chamavam-se chopes (Arajo, 1979, p. 130-131). Possuam algumas atraes para seus clientes, que podiam beber, jogar, e ouvir um piano, pequenas orquestras tocando peras ou valsas e algumas vezes cinematgrafos. Eram tambm ponto de encontro para discutir poltica, negcios ou apenas para conversar, freqentados principalmente por homens. Seus freqentadores no eram vistos com bons olhos, pois muitas vezes os jogos realizados eram jogos proibidos, de acordo com os costumes da poca, jogos de azar como tmbolas e dados. Os chamados cafs-concertos tm origem nas casas de variedades existentes nos centros urbanos europeus, como os music-halls na Inglaterra, caf-concerts na Frana e vaudevilles ou smoking concerts nos Estados Unidos. Machado coloca que as casas de variedades, ou vaudevilles, foram os locais onde o cinema floresceu com mais vigor (Machado, 2002, p. 78).
12

Apesar de um incio de fixao, da localizao das atividades em um edifcio, o pblico no estava acostumado aos dramas, aos textos mais densos e profundos, e sim aos espetculos de circo, malabaristas e acrobatas, s comdias, pastichos musicais. De uma certa maneira, os habitantes ainda mantinham a cultura do mundano, do grotesco, ainda no acostumados com os padres culturais da elite europia. O edifcio ganhou forma, no entanto, o contedo esperado ainda era o das apresentaes sem lugar prprio para acontecer, das diverses. As dificuldades de se manter um teatro eram tantas, dentre as dificuldades que as empresas tinham para se estabelecer estavam os maquinrios precrios e em constante evoluo; o fornecimento deficiente e muitas vezes a falta de iluminao pblica; e a carncia de pblico principalmente devido concorrncia com as casas de jogos, prximas aos teatros e com pblico cativo. At mesmo as ameaas e as pestes, como a peste bubnica, acabavam por prejudicar as diverses. Nos cinemas, eram freqentes os incndios que partiam da cabine de projeo, onde os operadores distraam-se e as fitas enrolavam, pegavam fogo (Arajo, 1981, p.219). Por esse motivo justificava-se a localizao em edifcios flexveis, que pudessem abrigar atividades diversas, uma espcie de arquitetura de transio .

AO COSMOPOLITA O surgimento das salas de cinema, ou a fixao da atividade em edifcios, j representa um incio de diferenciao da cultura citadina frente ao provincianismo. No entanto, embora os edifcios sejam os smbolos escolhidos como sinnimo de cultura cosmopolita, essa ainda no existe na prtica. H um descompasso entre o desejo de agitao e urbanidade, e a realidade cultural. O progresso ainda um desejo. A relao entre a sala e o urbano ainda tem um valor simblico idealizado, mas no realizado. A industrializao do cinema norte americano e sua invaso sobre a urbe paulistana, associada s mudanas urbanas advindas do processo de metropolizao configuram um novo cenrio onde a relao entre a sala de cinema e o espao urbano torna-se smbolo de modernidade, do cosmopolitismo, sob uma nova conceituao. No h mais espao para o artesanal, para o improviso, no desejo modernizador16. A partir dos anos 20 as presses de crescimento provocariam alteraes no padro de urbanizao que se colocava at ento. Os projetos pontuais, localizados, comprometidos com os modelos de transformao que buscavam simbolizar a imagem de civilidade e progresso desejada pela elite agroexportadora centrados na composio dos boulevares parisienses hausmanianos, em projetos paisagsticos e de jardins, com construes de blocos uniformes estes seriam atropelados por outras necessidades urbanas e novas intenes transformadoras que envolviam a expanso horizontal, o rodoviarismo, a verticalizao (Campos, 2002, p. 190). A relao da sala de cinema com o espao urbano sensvel ao processo de metropolizao de So Paulo, a partir dos anos 20, que ir mudar significativamente o modo de vida17. Dessa intensa discusso, necessrio destacar algumas caractersticas desse processo que afetam a relao das salas com o urbano: o crescimento populacional rpido que significara ao mesmo tempo a possibilidade de uma cultura para as massas, para atender o grande pblico, e tambm a presena de espaos diferenciados; o incio da 2a fase de industrializao em So Paulo, que propiciar a formao de uma nova classe social, a classe mdia, que vir a ser a grande consumidora da atividade cinematogrfica, alm de formar uma massa de operrios, cuja relao com o cinema diferente da primeira fase da indstria, no mais o empreendedor que se aventura na produo e exibio, mas faz parte da massa que o assiste; a formao da periferia, reflexo da expanso horizontal, promoveu uma alterao de escala para a metropolitana, que inicialmente ser acompanhada pelas salas, que distribuem-se na mancha urbana espraiada pelos bairros e principalmente centros de bairros, distribuio essa que ser acompanhada pela diferenciao das salas; uma radical alterao no sistema virio e de transportes que ir modificar o modo de vida urbano, que na dcada de 50, ir sofrer com o crescente uso do automvel como meio de transporte, e ser objeto de intervenes de planejamento, com a abertura de grandes eixos de circulao viria, a partir da implantao do Plano de Avenidas, gesto de Prestes Maia como prefeito de So Paulo (1938-1945), e inicia-se uma relocalizao das salas de cinema, que perde sua relao com os bondes e espalha-se pelos eixos virios da metrpole, acompanhando as propostas urbansticas e normas construdas para essa proposta; uma alterao no papel dos equipamentos urbanos que passam a segundo plano (a nfase agora o sistema virio) e passam a ser elementos de um novo modo de vida, voltados um pblico grande e heterogneo, e sob uma nova forma, influenciada pela realizao da velocidade e rompimento com as acanhadas volumetrias das edificaes, promovendo a verticalizao. Embora os diversos atributos metropolitanos apaream descritos de forma separada, esto intimamente imbricadas entre si (Meyer, 1991). Uma srie de planos e projetos modernizantes foram desenvolvidos nas dcadas de 20 e 30 e implantados durante as dcadas seguintes, baseados no Plano de Avenidas. As obras acabaram provocando a abertura de cinemas nos eixos virios modernizados no Centro Novo. Para a sociedade burguesa industrial que aspirava um locus para a cultura moderna, o cinema torna-se smbolo da modernidade, ao lado dos viadutos, avenidas e automveis, e passa a ter um novo desenho, um novo padro esttico. Os novos edifcios estariam conectados com a idia de mobilidade, expanso, rodoviarismo e verticalizao, compondo um novo padro de ocupao,
5

13 Essa citao tambm mostra como a elite parecia indecisa entre chique e pcara , definies que tinham localizaes bem precisas, a chique no Centro e a pcara em um poro mido e escuro, provavelmente afastado do Centro. 14

Em 1907 Francisco Serrador ir , alugar uma sala, o Eldorado, aps conseguir algum dinheiro com exibies de cinema ambulante e no Teatro Santana, Rua Boa Vista. O Eldorado considerada a primeira sala fixa, de acordo com Galvo (1975, p. 21). Logo aps o prprio Serrador abre o Bijou, um barraco armado na Rua So Joo, e na seqncia o Coliseu Campos Elsios, em um local onde havia um circo, no Largo Corao de Jesus. 15 Dentre os cinemas inaugurados entre 1900 e 1930 no Municpio de So Paulo esto: o Repblica (dcada de 20), o Cineteatro Colombo (1908), o Central (1916), o Avenida (1919), o Colombinho (1923), o Santa Helena (1923), o Odeon (1926), o Brs Polytheama (1926), o Capitlio (1927), o Oberdan (1927), o Alhambra (1928), o Casablanca (1928), o Colyseo Paulista (1929), o Paramouth (1929) e o Rosrio (1929).
16 Entremeando a relao do edifcio com o urbano, est a transformao da atividade cinematogrfica em indstria de grande importncia econmica, principalmente a norte americana. A evoluo tecnolgica promover a possibilidade de expanso da atividade, dos filmes falados, de novos projetores, alcanando uma escala geogrfica de dominao muito grande, principalmente por parte da indstria americana, que enfrenta mercado cinematogrficos em gestao, com pouco poder competitivo frente exploso da indstria norte americana.

17

Para aprofundamento dessas diferenas e abordagens, ver Meyer, 1991. No processo de pesquisa, foram utilizados os seguintes trabalhos: Departamento de Pesquisas Econmicas de GeoEconovias Cinemas no . Brasil . So Paulo: Depto. de Pesquisas Econmicas, 1960; SIMES, Inim Ferreira. Salas de Cinema em So Paulo. Secretaria de Estado da Cultura de So Paulo, Secretaria Municipal de Cultura de So Paulo, So Paulo, 1990;Veja S. Paulo, 1984; Folha de S. Paulo, 2003.
18

essencialmente diverso dos volumes controlados, paisagens e ajardinamentos previstos por Vtor Freire. Nas dcadas posteriores a 20, as salas de cinema sofrero mudanas qualitativas diferenciando-as em grandes salas no centro e centralidades de bairro, salas pequenas e mdias nos bairros, cinemas de galerias, cinematecas, drive ins , quantitativas com um aumento no numero de salas e, diferenciaes de acordo as novas situaes urbanas que estavam inseridas cinemas do centro e disperso de salas de cinemas nos bairros. O mapeamento das salas exibidoras na Regio Metropolitana de So Paulo mostrou que houve um aumento quantitativo do nmero de salas na dcada de 50. Na prtica, os dados obtidos na pesquisa sobre as salas de cinema18 mostram que o nmero de salas inauguradas na Regio Metropolitana de So Paulo na dcada de 40 dobrou em relao a dcada de 30; e na dcada de 50, o nmero de salas inauguradas triplicou, com 154 salas inauguradas, mostrando a dinmica crescente de abertura de salas na cidade de So Paulo (ver Grfico 1 a seguir).

Grfico 1 - Abertura de salas de cinema em So Paulo

Abertura de salas de cinema em So dcadas


180 salas inauguradas 160 140 120 100 80 60 40 20 0
2 3 8 24 51 15

154

10

20

30

40

50

60

dcadas
Fonte: Depto. de Pesquisa Econmicas, 1960; Simes, 1990; Veja S. Paulo, 1984; Folha de S. Paulo, 2000. Tabulao prpria, dez 2003.

19 J havia tambm a noo do cinema como uma espcie de servio pblico. Em 1955 houve uma tentativa pelo poder pblico de diferenciar o valor do ingresso do cinema considerando que era uma atividade de servios, que deveria ser acessada por diversas classes sociais e que ento, as classes mais abastadas deveriam dar uma contribuio maior pagando preos mais elevados; e desde os anos 30, havia discusses sobre o preo dos ingressos, a meia-entrada para estudantes foi uma resoluo nesse sentido.

O espraiamento das salas j dava sinais de que ir ao cinema era uma atividade habitual19, quase familiar. Ao mesmo tempo, o cinema para todos e para uns: a diferenciao das salas e o surgimento de novas tipologias arquitetnicas. A anlise das salas tambm dever ser modificada, pois no est mais centrada em projetos pontuais, reformas ou melhoramentos em pequena escala, como quando abordamos a remodelao da Praa da Repblica. A relao se altera em funo da macroescala, em mudanas que significam, por exemplo, uma alterao do padro de circulao, como a implantao de parte do Plano de Avenidas. Nesse sentido, a anlise das salas dever ter como foco a sua relao com a acessibilidade, com o meio de transporte, com a velocidade, com o urbano. H uma relao das salas cada gradualmente mais articulada com o planejamento e com o projeto urbano, distanciando-se das reformas e melhoramentos. Em termos urbansticos, pode-se dizer que as dcadas de 40 e 50 representam um espraiamento da mancha urbana e disperso das salas de cinema. Ir ao cinema era uma atividade habitual, quase familiar. Os cinemas nos bairros eram salas geralmente menos badaladas que as do Centro, mas no necessariamente menores, com ingresso mais barato. Alguns centros de bairro tinham algumas das maiores salas, como podemos perceber atravs da tabela que segue20 e dos mapeamentos (Ver Anexo 5 a 7). As salas so indicadores desse papel de centralidade de bairro.

Tabela 1 Maiores salas at a dcada de 60

Fonte: Departamento de Pesquisas Econmicas de GeoEconovias Cinemas no Brasil. So Paulo: . Depto. de Pesquisas Econmicas, 1960.

Apesar de estarem nos centros dos bairros, as salas dos bairros no eram salas lanadoras (inclusive so chamadas repetidoras). Era o Centro que estava preparado para receber a multido que comparecia aos lanamentos. na Cinelndia que o cinema faz parte como ator principal, aparecendo no somente em grande quantidade, mas tambm com diferente qualidade, tanto das salas como da configurao urbana.

A CINELNDIA PAULISTANA
20 Ao contrrio do esperado, o Centro de So Paulo possui trs grandes salas, que no so as maiores, embora sejam as que tenham freqncia, maior pblico. Ao mesmo tempo que bairros de outros quadrantes, como Lapa, Santana, Ipiranga, Vila Mariana e Penha, possuem cada um uma grande sala. 21 At ento, os projetos de alargamento e extenso da av. So Joo promovidos pelo poder municipal tinham adquirido um carter independente, como que um plano parte (Campos, 2002, p. 159). Com o Plano de Avenidas, h uma alterao na concepo da interveno urbanstica que envolver as trs avenidas como parte de um projeto maior, um plano para a metrpole paulistana.

A Cinelndia um exemplo de situao de construo de uma paisagem a partir no somente do Plano de Avenidas, mas da forma de construo e gesto do mesmo e de sua relao com os parmetros construtivos, que viriam posteriormente compor o zoneamento da cidade. , portanto, um exemplo fundamental para entender a relao do edifcio com o urbano. Apenas quando suas avenidas passam a integrar, mais do que o sistema virio proposto pelo Prefeito Prestes Maia (1938-1945), a concepo de plano e projeto urbano inseridas no Plano de Avenidas, que passa a ser um espao privilegiado das atividades associadas ao lazer-cultural, das quais o cinema o mais importante elemento. nesse momento que ocupada por um grande nmero de salas21. A primeira alterao de concepo d-se na mudana de local de interveno. O Plano de Avenidas elege o Centro Novo como local de significativas intervenes e mudana de padro de ocupao. O permetro de irradiao tinha a av. So Joo e So Lus como radial e a Av. Ipiranga como parte do primeiro anel. na gesto de Prestes Maia que as avenidas So Lus e Ipiranga sero prolongadas alm do circuito do permetro (Ipiranga at a Consolao e So Lus at atrs da Escola Normal). quando esse cruzamento acontece, ou seja, quando a regio faz parte de um plano maior e o Centro Novo configura-se como uma rea de expanso do centro comercial, foco de investimentos imobilirios, que a regio ganha uma nova escala. Muitas oportunidades imobilirias se abrem, envolvidas no projeto de modernizao da cidade, e em especial nessas avenidas. O projeto dessas trs avenidas proposto pelo Plano de Avenidas faz parte de um modelo urbanstico que est baseado na grande avenida e combina a melhora na acessibilidade com uma renovao dos padres de ocupao (Campos, 2002, p. 594). atravs do Decreto-Lei no 41/1940, que determina o

22 Um dos primeiros edifcios a obedecerem esses padres foi o conjunto do Cine Ipiranga e Hotel Excelsior, projeto do arquiteto Rino Levi. 23 A Cinelndia no s lanava filmes, mas tambm lanava tecnologia. Foi em 1954 que o empresrio Paulo de S Pinto lana, no Cine Repblica, o cinemascope e o som estereofnico. No mesmo cinema traz o cinema em trs dimenses, conhecido com 3D . 24

prolongamento da av. Ipiranga e os padres construtivos para os edifcios a serem construdos na avenida Ipiranga, que so estabelecidos parmetros de verticalizao inditos, de forma escalonada. Prope que os corpos que subirem alm dos 39 metros, tenham rea diminuda proporcionalmente em relao ao tamanho do lote. Ao mesmo tempo que induz a verticalizao, estipula padres rgidos, um pequeno cdigo de obras, determinando a continuidade do passeio atravs do hall de entrada dos edifcios:
Art. 9o Pargrafo nico Estudar a Prefeitura a concesso oportuna de favores especiais para os prdios que no possurem corpos super-elevados (art. 4o) e cujos pavimentos trreos apresentem recuos, galerias, colunatas ou arcadas, equivalentes a uma ampliao dos passeios, utilizveis para mesas de cafs, bars, etc. (Decreto-Lei no 40, de 03 de agosto de 1940).

Um exemplo desses cinemas o Cine Marrocos, inaugurado em 1952, era o coroamento da tendncia, iniciada alguns anos antes, de transformar as salas em luxuosos templos do entretenimento. Outras salas temticas j existiam nas dcadas anteriores, como o Cine Alhambra, o Santa Ceclia, o Bandeirantes. Aos poucos os cinemas temticos foram desaparecendo e sendo substitudos por salas com desenhos mais limpos, modernos. Simes (1991, p. 88-89) coloca que um dos motivos aventados para explicar a decadncia dos cinemas de bairro (e apogeu dos cinemas na Cinelndia) est no documento elaborado pela Comisso Municipal de Cinema: a transformao artificial de muitos cinemas em salas lanadoras, permitindo a cobrana de ingressos mais caros, afastando o pblico que prefere gastar seu dinheiro para gast-lo na Cinelndia, onde se desfruta de uma certa atmosfera de fantasia que extrapola os limites da tela.
25

J se percebe tambm uma sugesto de uso ao nvel do passeio, que se relaciona muito com o hbito do cinema, geralmente acompanhado de encontros em bares e restaurantes. Alm disso, d parmetros para uma ambincia imponente da entrada, determinando p-direito mnimo do trreo 5 metros de altura, marquises 8 metros de altura e fachadas at 8 metros de altura com revestimento de cantaria natural ou artificial (ou acabamento equivalente). E ainda, ao final do decreto-lei, termina com um texto que resume a mudana de padro desejada: s sero permitidas reformas nos prdios obsoletos ou mesquinhos, atualmente existentes, quando se limitem a meros servios de limpeza ou alteraes estritamente exigidas pela higiene ou segurana (Decreto-Lei no 40, de 03 de agosto de 1940). Era para mudar. E mudou. Para realiz-los, prope mecanismos indutores, que vo desde estmulos concedidos aos proprietrios que criassem uma ampliao dos passeios, com determinado uso (como j foi citado) e tambm mecanismos indutores, determinando um prazo de 10 anos (aps a aprovao do projeto) para que os prdios existentes fossem substitudos, sob pena de uma majorao de 20% no Imposto Territorial e Predial (IPTU). Assim como os estmulos concedidos no so descritos no decreto-lei e no foram encontrados em decretos posteriores, h uma flexibilizao da lei em prol do gosto e de uma apreciao por parte do poder pblico. Ao mesmo tempo que planejava na macro-escala, com o Plano de Avenidas, Prestes Maia decretava pequenos zoneamentos que promovessem a ambientao desejada, que funcionavam quase como uma regra para que resultassem em desenhos parecidos com os que ilustravam o Plano. No toa que a maioria dos cinemas que comeam a se instalar na avenida mantm recuos, colunatas e arcadas ampliando os passeios, h um projeto urbano muito evidente22. A efetivao de um novo espao urbano deu-se principalmente pela coneco da proposta com incentivos ao mercado imobilirio, por exemplo, no estabelecimento de parmetros construtivos em prol da ocupao do lote e da verticalizao. O mapeamento das salas de cinema mostra que ser apenas nesse momento que a regio comea a receber um novo padro de salas de cinemas que faro com que fosse conhecida como a Cinelndia Paulistana. Suas salas eram diferenciadas, eram lanadoras, com desenhos arquitetnicos especficos que concentravam os avanos tecnolgicos. Vai abrigar as salas temticas e palcios cinematogrficos. A elite paulistana era o seu pblico, festejando os momentos de inaugurao de salas, de lanamento de filmes e mudanas em relao s novas tecnologias, como por exemplo a chegada dos filmes em trs dimenses, as maiores telas do mundo, e outros23. As vestimentas e hbitos dos usurios tambm se alteram. Quem ia a um cinema nas salas lanadoras de filmes, vestia-se como quem vai a um evento social. Com a especializao das salas, os espectadores dirigiam-se ao cinema e no ao filme - iam assistir um tipo de filme e no a uma determinada pelcula24. Era palco das grandes estrias25. As inauguraes transformam-se em grandes acontecimentos sociais. As inovaes de projeto do edifcio, refinamentos de detalhes e inauguraes grandiosas acompanhavam o processo de modernizao e sofisticao
8

da imagem e do pblico que ia ao cinema, antes tido como lazer popular. A Cinelndia Paulistana funcionava como uma centralidade cultural, aglutinando salas de cinema, em uma organizao no planejada. Toda essa movimentao fez com que as salas da Cinelndia ocupassem o primeiro lugar em pblico (ver Tabela 3 a seguir).

Tabela 3 As 10 salas com maior pblico e suas capacidades


capacidade (em milhares de espectadores)
1450 1285 1134 1034 998 919 840 826 751 728

1945
ART PALCIO IPIRANGA METRO PIRATININGA UNIVERSO BANDEIRANTES SANTA HELENA PERA ROXY MARAB

1957
ART PALCIO MARAB IPIRANGA METRO REPBLICA MARROCOS BANDEIRANTES RITZ (S. JOO) BROADWAY CAIRO

capacidade (em milhares de espectadores)


2219 1713 1687 1660 1638 1350 1140 1047 829 729

Fonte: Simes, 1991: 89. Fonte primria: SEADE.

A Cinelndia teve seus anos ureos, e at o incio da dcada de 70 inaugurou novas salas. Uma srie de alteraes no modo de vida urbano cooperaro para a dificuldade de manuteno do perfil elitista tanto da rea central, como do hbito de ir ao cinema.

CONSIDERAES FINAIS Com o foco na relao do edifcio com o espao urbano, podemos dizer que, nesse primeiro momento de surgimento da atividade e fixao em salas, a atividade itinerante pois depende menos do contexto urbano para acontecer. Ela to improvisada, que acontece em locais descampados, pouco equipado. Tambm no precisa das boas condies de acessibilidade, determina o fluxo, flexvel quanto aos horrios para adequar-se aos horrios do pblico. Ela no precisa de uma apenas acontecer na cidade, precisa da possibilidade que o ncleo urbano d de estabelecer uma srie de fluxos em sua direo, de propiciar acontecimentos. E, em uma cidade em formao que vai se fixar em edifcios, buscando diferenciar-se do campo (ou de um entorno menos urbano). Aproveita-se da agitao do Tringulo Central, da proximidade dos bondes, e de outros equipamentos para se localizar. A cidade ainda est em formao e seus habitantes ainda no esto acostumados s formas de cultura civilizada e de progresso que se almejava. A atividade acontece no interior do edifcio e o aspecto improvisado est agora internamente ao construdo, que adequa-se a qualquer espetculo, desde circo, cavalos amestrados at os dramas. E ainda, o edifcio no comunica. No segundo momento quando aumenta muito o nmero de salas, elas se subdividem em salas lanadoras, salas de bairro e outros tipos, e adquirem um novo papel no modo de vida urbano e cosmopolita a relao da sala de cinema com o urbano se d a partir de projetos urbanos e de planos que visam construir uma cidade da velocidade, do automvel, que possa abrigar a populao crescente, o cinema passa a fazer parte de um desejo de cidade cuja imagem efetivamente construda no seu Centro, na Cinelndia. O cinema a atividade e, portanto, o equipamento necessrio ao programa urbano para a metrpole industrial, a metrpole do modo de vida cosmopolita. Incorpora-se ao projeto de cidade, nos novos programas de edifcios mistos, nas galerias, no debate dos urbanistas, na discusso esttica e funcional

dos arquitetos modernos. O edifcio deve comunicar, seja atravs de sua arquitetura, seja atravs de sua fachada outdoor, sua iluminao, seus nons. essa contraposio que visa dar conta de mostrar que pode-se desenhar uma relao entre o edifcio de cinema e o espao urbano atravs desses dois momentos. E que esta relao se d, de forma mais evidente, atravs do um desejo de construo de um cenrio urbano do qual o cinema faz parte, que diferente em funo de cada momento descrito, de cada sociedade envolvida. Mas principalmente, considerando o objeto do estudo (salas de cinema), a relao diferente em funo da imagem que a elite deseja projetar de si mesma, o cenrio na qual se v representada. Portanto pode-se dizer que a relao se altera tambm em funo do projeto para o urbano, seja ele denominado melhoramento urbano seja ele denominado planejamento , . O fato de desnaturalizar a existncia de salas de cinema uma maneira de tentar responder essa questo. Se o filme no era projetado em uma sala nos seus primrdios, por que ento ocorre essa fixao? Carlo Aymonino coloca que:
O significado das cidades (e em especial de determinadas cidades) a partir de um ponto de vista arquitetnico no representa uma abordagem exclusivamente esttica ou estritamente funcional, mas sim que encontra seu ponto de partida em fenmenos relacionados com a necessidade (...) Mas quando se satisfaz a necessidade, surge, associado a esse processo, a confrontao, a diversidade, a ambio, o desejo de beleza; e incluso, mais alm do que esses elementos, a acumulao como possibilidade do suprfluo, da simbolizao arquitetnica (Aymonino, 1981, p. 3132).

nesse sentido, que h a necessidade de fixar a atividade cinematogrfica, para que ela desempenhe seu papel de smbolo, de ocupar o lugar naquele espao, no Tringulo Central, pois onde h cinemas, teatros, h a necessidade de comportar-se civilizadamente em meio ao espao do progresso. Mas mesmo com a fixao da atividade em salas e esse desejo de civilidade, ainda h o contraste entre o atraso e o progresso, entre o projeto de civilidade e a realidade. A atividade das salas est focada em um pblico seleto, que freqenta o Tringulo Central, ao mesmo tempo em que h a continuidade das diverses, em outros locais da cidade, mantendo as atividades populares nos locais populares. Os melhoramentos urbanos portanto, sob a gide do embelezamento e da reforma sanitria, fazem parte de um processo de segregao scio-espacial a requalificao do centro urbano, em especial o Tringulo Central e sua extenso, expulsando usos e moradores menos privilegiados para abrigar novas funes comerciais, institucionais e simblicas, dentre as quais as que as salas de cinema exibiam. O improviso, a magia, o circo, mudam de popular para grotesco, mundano na viso da nova burguesia cafeeira que habita a capital. Os espaos pblicos onde aconteciam so ajardinados, recortados. As diverses tambm so expulsas, junto populao desprestigiada. As salas fixamse no centro e ganham carter civilizador e de progresso, o mvel e artesanal migram para os bairros populares e so associados ao atraso, e freqentemente ao indecente e imoral. Nesse momento se faz necessria uma pausa para abordarmos a arquitetura das salas, essencialmente as salas da percebemos que o projeto de arquitetura no estava diretamente envolvido nos debates sobre a velocidade, a verticalizao, a metropolizao, esses debates apareciam mais fortemente nas propostas urbanistas. Isso porque ao arquiteto moderno estava atribudo o desenho do edifcio no lote. Ele teve de se conformar com o lote, com a legislao urbanstica, e tirou proveito disso. Fez desenhos inovadores, props melhorias funcionais, desafios estruturais, programas diferenciados. Mas no desenhou o urbano em So Paulo, a ele no foi dada a possibilidade de regies inteiras serem projetadas. Entre os instrumentais tcnicos desenvolvidos nesse sentido destaca-se a introduo de componentes da legislao urbanstica moderna, projetos pontuais e, por fim, os planos gerais abrangentes. Assim, a intencionalidade presente nos programas de modernizao urbana, para se impor ideologicamente e se expressar em intervenes eficazes, passou a ser intermediada pelo urbanismo, que deteria a linguagem e a tcnica requeridas para tanto (Campos, 2002, p. 618). Foi o urbanismo de Prestes Maia que desenhou a legislao urbanstica, projetou uma imagem de cidade vertical, comprometida com o fluxo de automveis e nibus,
10

comprometida com a vida metropolitana em um lugar especial, no Centro, na Cinelndia. Poderamos dizer que os palcios cinematogrficos soam como a contrapartida arquitetnica da Cinelndia. O urbanismo de Prestes Maia utiliza a legislao com o objetivo de permitir a construo de uma determinada volumetria, que corresponde a uma imagem de cidade, onde os equipamentos urbanos, em especial o cinema, so vistos como provedores de significados urbanos. H ainda um projeto esttico para as cidades, que diferente do planejamento tradicional. O cosmopolitismo era representado no espao urbano. Mas ao mesmo tempo em que h a construo desse cenrio urbano da Cinelndia, h uma reorganizao e disperso das salas por todo o municpio. So Paulo est preparada para o seu pblico, mas tambm seu pblico est preparado para ocupar e viver a vida da metrpole. Isso no acontecia no incio do sculo. Esse casamento especial. sob esse cenrio, em uma estrutura urbana em reorganizao funcional que se dar o impacto da industrializao do cinema norte-americano. A facilidade com que o cinema americano entra no mercado cinematogrfico e o transforma, acaba por deixar margem os antigos produtores-exibidores, a exibio artesanal, e portanto os edifcios improvisados, adaptados. As salas diferenciam-se e servem a um pblico numeroso. Diferenciam-se, adequamse aos diferentes pblicos, e nesse sentido que o cinema para todos e para alguns. A disseminao de salas pelo territrio, a discusso do cinema como um servio de carter pblico (meia-entrada para estudantes, os debates sobre o preo do ingresso), sugere que h uma certa garantia de acesso toda a populao. O cinema um dos equipamentos que acessvel populao como um todo. No entanto, ser que a distribuio de equipamentos, a periferizao dos equipamentos, significa uma democratizao do acesso ao servio? Hoje, quando se discute o papel do cinema como um equipamento que deve ser levado aos bairros da periferia metropolitana, tem-se a impresso de que ele nunca esteve l. H uma desnaturalizao s avessas, nesse caso. O cinema que esteve nos bairros, parece que nunca esteve l. A prpria Cinelndia um espao cuja imagem encontra-se escondida sob as fachadas e arquiteturas recortadas pela sinalizao do comrcio, um espao que muita gente jovem desconhece, no sabe que aconteceu. Mais do que possibilidade de acesso, a abertura de salas nos bairros funcionou, nas dcadas de 30 a 50, como uma espcie de smbolo de emancipao dos bairros, da mesma forma podemos dizer que o cinema se espalhou pelas cidades de interior simbolizando os importantes centros regionais, que aos poucos diferenciavam-se das cidades provincianas ao mesmo tempo que aproximavam-se da cultura cinematogrfica das cidades conectadas com outros centros, mais cosmopolitas.

UMA RETOMADA DAS DIVERSES? Houve uma singular alterao na relao das salas de cinema com o urbano a partir de 1965. Em primeiro lugar, como j foi dito, houve uma retrao no mercado (a partir de 1965 at o incio da dcada de 90) que se reflete na diminuio da inaugurao das salas e no fechamento de salas e uma menor diversidade de salas (Ver anexos 7 a 9). O fechamento de algumas salas parece no ter ocorrido apenas por fatores intrnsecos ao mercado cinematogrfico, mas tambm em funo de alteraes urbanas como por exemplo, a migrao do mercado imobilirio para outras reas da cidade como as avenidas Paulista e Faria Lima, promovendo uma reorganizao da rea central; ou a migrao para os shoppings a funo do cinema como espao de entretenimento, de expanso de uma determinada forma de cultura que pensada para um pblico homogneo. Essa noo, muito voltada para a idia de entretenimento, um exemplo de uma nova forma de pensar a cultura que iniciou-se logo aps a dcada de 50, com tericos que criticavam a industrializao cultural26, e modificou-se na dcada de 70, com tericos que vo mostrar a espetacularizao da cultura27 a partir dos processos de globalizao, promovendo a produo de uma cultura com tendncias uniformizantes, homogeneizadoras e dominantes a nvel mundial.
11

26

Para aprofundamentos, ver Adorno e Horkheimer (2002) e Herbert Marcuse (1982).

Essa viso atual do cinema (e da cultura como um todo) como entretenimento nos instiga a voltar ao tema das diverses discutido no primeiro captulo. As diverses , agora ganham o seu formato mais dominante, o do entretenimento, o da forma de lazer como alienao, como momento de venda de uma cultura dominante de consumo, da transformao da cultura como marca. o momento onde a idia de diverso o propsito, o objetivo dessa cultura. Diferentemente do desejo de cidade civilizada ou do progresso e posteriormente de cidade cosmopolita, agora o desejo de uma cidade parece estar representado pela reproduo de determinados pedaos de cidade ou edifcios que abrigam funes de trechos de cidade que se repetem de forma igual e padronizada em diferentes pases. So as redes, no caso do cinema, o cinema de rede. O cinema do incio, das diverses, ora era o cinema da famlia, das mgicas e iluses que agradavam todas as idades; ora era o pornogrfico, censurvel, cuja famlia no poderia freqentar. Se podemos falar de uma permanncia no cinema a do cinema de diverso, ora renovado pelo mundo do entretenimento, impactado pelas mudanas do mundo, ora o velho (e bom) filme pornogrfico. Em terceiro lugar, j na dcada de 90, a cultura vista como um uso que pode estrategicamente servir para iniciar processos de revitalizao urbana, dentro de um projeto maior de globalizao ou massificao cultural (Vaz e Jacques, 2003). Diferentemente dos planos da dcada de 60 que viam a cidade como um todo, e muitas vezes sugeriam uma distribuio dos equipamentos pblicos e de lazer de forma distribuda por todo o territrio, o projeto urbano ganha o seu lugar, e o recorte territorial da interveno passa a ser mais localizado. Projetam o ambiente construdo e o equipamento urbano ganha fora como possvel motor acelerador de transformaes urbanas. Esse carter transformador que o equipamento urbano adquire, e no caso desse trabalho, que as salas de cinema adquirem, parte do pressuposto que a relao entre as salas e o urbano pode promover a revitalizao urbana. No entanto, esse trabalho procura mostrar que esse pressuposto tem como pano de fundo uma relao entre a sala e espao pblico que acontecia de forma qualificada, principalmente nas o dcadas de 30 a 50 (perodo estudado no 2 captulo) que se perdeu, que estava baseada em um modo de vida que se modificou e em uma relao com a rua que foi completamente alterada. As salas de cinema em So Paulo freqentemente aparecem nos projetos pensados para revitalizao do Centro, por exemplo. Futuros projetos de recuperao ou restaurao das salas no devem estar baseados em relaes de edifcio e situao urbana que se perderam. O melhor exemplo disso so as freqentes tentativas de reviver a relao da sala com o espao pblico no Centro, na Cinelndia, em um momento em que o modo de vida est cada vez mais centrado na vida privada e o cinema que se mantm em funcionamento o que melhor relao estabelece com esse modo de vida. Promover projetos que visem restaurar a relao com o espao pblico nos mesmos moldes da dcada de 30 e 50 so projetos saudosistas, reduzindo a reformas arquitetnicas fadadas ao fracasso de pblico.

POR FIM Ao estudar esta relao, a pesquisa mostra que a sala de cinema muitas vezes projetada e localizada com o propsito no apenas de atender a uma necessidade urbana, mas para a construo de um cenrio urbano. No caso de So Paulo, as salas de cinema ora pareciam servir ao desejo de cenrio urbano que representasse a cidade civilizada, a cidade do progresso, distanciando-se do rural, principalmente nas primeiras duas dcadas do sculo XX; ora representavam a cidade cujo modo de viver no mais buscava diferenciar-se da imagem do campo, mas sim desprender-se da imagem de uma cidade provinciana na construo de um modo de vida cosmopolita. Ao estudar a relao, colabora com a idia da preservao dessas salas, na medida que associa essa preservao preservao de uma relao entre o edificado e a situao urbana em que est inserido, a um determinado modo de vida. Nesse sentido deixa perguntas no ar, como por exemplo, ser que tem sentido preservar apenas o edifcio, sem preservar a relao deste com a situao e modo de vida urbanos?

12

Por fim, se o trabalho no responde a todas as questes que suscita, ao menos aparece como uma nova forma de contar a histria de So Paulo, atravs de uma tipologia, a sala de cinema, sua relao como os modos de vida e situao urbana em que est inserida. Essas investigaes dizem respeito mudanas no modo de vida e no projeto e realizao do espao urbano. Essa histria, dentre outros, descreve a segregao do espao urbano, relaciona-se com as alteraes do mercado de terras, das centralidades urbanas, com o crescimento horizontal e acelerado, com a dimenso metropolitana e outras tantas questes urbanas que foram cruzando essa relao. Pode ser tambm lida como uma descrio das mudanas na sociabilidade urbana. E se estamos falando de sociabilidade, estamos falando de cinema. As pessoas vivem o encontro no cinema. O cotidiano fica para a televiso.

13

BIBLIOGRAFIA ALMEIDA, Helosa Buarque de. Janela para o Mundo: Representaes do Pblico sobre o Circuito de Cinema de So Paulo In: MAGNANI, Jos Guilherme C.; TORRES, . Lilian de Lucca. Na Metrpole: textos de antropologia urbana. So Paulo: EDUSP/ FAPESP 1996, pp.156-195. , ANELLI, Renato Luiz Sobral. A Arquitetura de Cinemas na Cidade de So Paulo. Campinas: Dissertao de Mestrado apresentada Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Cincias Humanas, Programa de Ps-Graduao em Histria Social do Trabalho, Vol. 1, 1999. ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento. Metrpole e Cultura: So Paulo no meio do sculo XX. Bauru, SP: EDUSC, 2001. ARAJO, Vicente de Paula. A Bela poca do Cinema Brasileiro. So Paulo: Editora Perspectiva, Coleo Debates, 1979. 2a edi _____________________ Sales, Circos e Cinemas de So Paulo. So Paulo: Editora Perspectiva, Coleo Debates, 1981.

Cadernos de Fotografia Brasileira. Edio especial, comemorativa da passagem do 450o aniversrio da cidade de So Paulo. So Paulo: Instituto Moreira Salles, janeiro 2004.
CAMPOS, Candido. Malta. Os rumos da cidade: urbanismo e modernizao em So Paulo. So Paulo: Editora SENAC So Paulo, 2002. CHARNEY, Leo e SCHWARTZ, Vanessa R. O Cinema e a inveno da vida moderna. Ttulo original: Cinema and the Invention of Modern Life. Traduo: Regina Thompson. So Paulo: Cosac & Naify Edies, 2001. Departamento de Pesquisas Econmicas de GeoEconovias Cinemas no Brasil. . So Paulo: Depto. de Pesquisas Econmicas, 1960. GALVO, Maria Rita. Burguesia e cinema: o caso Vera Cruz. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1981. HARVEY, David. A condio ps-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudana cultural. So Paulo: Edies Loyola, 1992. IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenao de Populao e Indicadores Sociais, Pesquisa de Informaes Bsicas Municipais 2001. MEYER, Regina Prosperi. Metrpole e Urbanismo: So Paulo - anos 50. Tese de doutoramento apresentada FAU-USP So Paulo: FAU USP 1991. . , MOURA FILHA, Maria Berthilde. O cenrio da vida urbana: a definio de um projeto esttico para as cidades brasileiras na virada do sculo XIX/XX. Joo Pessoa: Editora Universitria/UFPB, 2000. RAMOS, Ferno (org.). Histria do Cinema Brasileiro. So Paulo: Art Editora, 1987 2a . edio, 1990. ROLNIK, Raquel. A cidade e a lei: legislao, poltica urbana e territrios na cidade de So Paulo. So Paulo: Studio Nobel, FAPESP 1997. , ROSENFELD, Anatol. Na Cinelndia Paulistana. So Paulo: Editora Perspectiva, 2002. MACHADO, Arlindo. Pr-cinemas & ps-cinemas. Campinas, SP: Papirus, 1997 . (Coleo Campo Imagtico). MORSE, Richard M.. De comunidade a metrpole: biografia de So Paulo. So Paulo: Comisso do IV Centenrio da Cidade de So Paulo/Servios de Comemoraes Culturais, 1957 . PONTES, Jos Alfredo Vidigal. So Paulo de Piratininga: de pouso de tropas
14

metrpole. So Paulo: O Estado de S. Paulo/Editora Terceiro Nome, 2003.


PORTO, Antnio Rodrigues. Histria da Cidade de So Paulo: Atravs de Suas Ruas. So Paulo: Carthago Editorial, 1996. SASSEN, Saskia e ROOST, Frank. A cidade: local estratgico para a indstria global do entretenimento In: Espao & Debates: Revista de Estudos Regionais e Urbanos, . no 41, ano XVII. So Paulo: Ncleo de Estudos Regionais e Urbanos, 2001, pp.66-74. SCHMIDT, Afonso (1890-1964). So Paulo de meus amores. Coordenao Paula Porta. So Paulo: Paz e Terra, 2003. 1a edio em 1954. SENNET, Richard. Declnio do Homem Pblico: as tiranias da intimidade. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. SEVCENKO, Nicolau. A Capital Irradiante: tcnica, ritmos e ritos do Rio In NOVAIS, . Fernando A. (coord. geral), SEVCENKO, Nicolau (org.). Histria da Vida Privada no Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 1998, vol.3. _________________ Orfeu exttico na metrpole: So Paulo, sociedade e cultura nos frementes anos 20. So Paulo: Companhia das Letras, 1992. SIMES, Inim Ferreira. Salas de Cinema em So Paulo. Secretaria de Estado da Cultura de So Paulo, Secretaria Municipal de Cultura de So Paulo, So Paulo, 1990. VAZ, Llian Fessler e JACQUES, Paola Berenstein. A cultura na Revitalizao Urbana espetculo ou participao? Espao & Debates (23), jan-dez 2003, p.129-140. .

ANEXOS Ver arquivos .pdf - Anexo 1.pdf e Anexo 2.pdf.

Anexo 1 Mapa Diverses 1989-1901 com intervenes Antnio Prado (1899-1910) Anexo 2 Mapa Diverses 1902-1906 com intervenes Antnio Prado (1899-1910) Anexo 3 Mapa Diverses 1907-1914 com intervenes Raimundo Duprat (19111913) Anexo 4 Cinemas em So Paulo 1900, 1919 e 1929 Anexo 5 Cinemas em So Paulo entre 1930 e 1939 Anexo 6 Cinemas em So Paulo entre 1940 e 1949 Anexo 7 Cinemas em So Paulo entre 1950 e 1959 Anexo 8 Cinemas em So Paulo entre 1960 e 1969 Anexo 9 Cinemas em So Paulo entre 1970 e 1979

15

Vous aimerez peut-être aussi