Vous êtes sur la page 1sur 3

CURSO DE ESPECIALIZAO EM CINCIAS DO LABORATRIO CLNICO ALUNA: SNIA CHRISTINA DE SOUZA MOTA RELATO DE CASO DE FEBRE DO OROPOUCHE 1 INTRODUO

A febre do Oropouche uma doena causada por um arbovrus, o vrus Oropouche que pertence ao gnero Orthobunyavirus e famlia Bunyaviridae, sorogrupo Simbu. De acordo com Rodrigues (2004) e Vasconcelos (2009) os Orthobunyavirus so esfricos apresentando 80 a 120 nm de dimetro com glicoprotenas de superfcie inseridas numa bicamada lipdica que forma o envoltrio dos vrus. O vrus Oropouche (VORO) apresenta envelope e seu genoma contm trs segmentos de RNA de fita simples, polaridade negativa, seus genes so orientados no sentido 35 (VASCONCELOS, 2009). O ciclo replicativo acontece com o vrus reconhecendo o receptor especfico de membrana plasmtica, aps isso, segue-se a endocitose entre 15 e 20 minutos depois da adsoro, o desnudamento depende da acidificao do endossomo, onde acontece a fuso da membrana celular com o envelope do vrus, liberando o ribonucleocapsdeo no citoplasma, tal sequncia de fatos d incio transcrio primria das fitas de RNA negativas em fitas positivas, que sero usadas na traduo de protenas virais (mRNA) e serviro de molde (cRNA) para transcrio do RNA viral (vRNA). O brotamento dos novos vrus acontece no Complexo de Golgi, e saem da clula por exocitose. O ciclo replicativo dura aproximadamente 25 horas, apresentando eficincia replicativa de 1000 partculas produzidas para cada partcula inicial (RODRIGUES, 2004). O vrus replica-se bem em vrios hospedeiros. Assim como outras arboviroses a febre Oropouche apresenta dois ciclos de transmisso, o ciclo urbano ou endmico, com transmisso de uma pessoa infectada a outra pessoa sadia atravs da picada do mosquito Culicoides paraensis, vulgarmente conhecido como maruim; e o ciclo silvestre, onde so acometidos mamferos e aves silvestres, suspeita-se que o vetor tambm seja o maruim, mas tal suspeita ainda no foi confirmada. A doena necessita do artrpode para ser transmitida, no sendo conhecidos, at hoje, casos de transmisso direta de pessoa a pessoa. Pesquisadores sugerem que o perodo de incubao seja em torno de quatro a oito dias, quando, ento, iniciam-se os sintomas: quadro febril agudo, cefaleia, mialgias, artralgias, anorexia, tontura, calafrios, fotofobia, h relato tambm de nuseas, vmitos, diarreia, congesto conjuntival, dor epigstrica e dor retro ocular, alm de

exantema semelhante ao de rubola. Aps a febre inicial os sintomas podem recorrer, no entanto, mais suaves, ou ainda, um agravamento da doena, com meningite assptica (VASCONCELOS, 2009). Apesar de ser uma virose cuja patogenia pouco conhecida, desconhecem-se casos fatais de febre de Oropouche. 2 RELATO DE CASO Identificao A.G.S., 34 anos, masculino, professor universitrio, natural de So Paulo, presente em Santarm (PA) para realizar pesquisas em Biologia. Histria da Doena Atual - Procurou atendimento mdico em 15/5/2012, relatando incio dos sintomas em 10/5/2012, com febre, cefaleia, astenia, anorexia, dor lombar, dores nos membros inferiores e hiperestesia cutnea. Negava prurido, queixas digestivas, respiratrias ou urinrias. Histria pregressa de rubola, confirmada por sorologia. No ltimo final de semana que antecedeu o incio dos sintomas (6 e 7/5/12),frequentou reas de mata virgem em Santarm-PA. No havia relato de outros casos febris entre as pessoas que tambm estiveram na mata junto com o paciente, porm, algumas pessoas na cidade estavam com suspeita de dengue. Exame Fsico Geral - Temperatura axilar de 38,5C. PA 120 x 80mmHg. Peso 75,5Kg. Orofaringe: normal, ligeiro exantema do tipo eritematopapular em todo o tegumento. Ausculta pulmonar, ausculta cardiovascular e abdome: sem anormalidades. Conduta Diagnstica - Foi solicitado hemograma e sorologia para dengue (1.amostra). Conduta Teraputica - Prescrito paracetamol 750 mg por via oral a cada 6 horas em caso de dores ou febre, hidratao oral com lquidos vontade e retorno para avaliao em 48 horas. Em 17/5/2012 - Houve regresso total dos sintomas, persistindo apenas ligeira astenia. Recebeu alta mdica. Em 23/5/2012 - Retornou ao atendimento mdico por causa de febre e cefaleia iniciada no dia anterior. Exame Fsico - Temperatura axilar de 39C, demais aparelhos sem outras alteraes significativas. Com o resultado da sorologia para dengue ELISA IgM (1 amostra) em mos, solicitou-se nova sorologia para dengue (2. amostra). 26/5/2012 - Praticamente assintomtico, temperatura axilar 37,6C. 1/6/2012 - Completamente assintomtico. Com o resultado da segunda sorologia para dengue, foi solicitada investigao para outros arbovrus no Instituto Evandro Chagas. 5/6/2012 - Evoluiu assintomtico. 14/6/2012 Chegada do resultado da pesquisa de arbovrus.

3 RESULTADOS E DISCUSSO O hemograma solicitado na primeira consulta apresentou-se normal, no trazendo nenhum auxlio ao diagnstico de A.G.S.. Em virtude dos casos endmicos de dengue na regio, solicitouse sorologia para dengue. Ao avaliar o resultado da sorologia, cujo resultado fora negativo, e devido persistncia de alguns sintomas, solicitou-se nova sorologia para dengue que tambm fora negativa. Como a regio endmica para algumas doenas tropicais, principalmente arboviroses, cujos casos devem ser notificados, a conduta tomada foi a pesquisa de arbovrus por um centro de referncia (Instituto Evandro Chagas). As pesquisas para arbovrus incluem isolamento e identificao do vrus e pesquisa de anticorpos. Fazendo-se a associao entre os sintomas e as arboviroses de maior incidncia na regio, o centro de referncia chegou ao diagnstico: febre do Oropouche, por vrus Oropouche. As condutas tomadas foram corretas e cabidas de acordo com os dados informados. A arbovirose de maior incidncia na regio Amaznica dengue, seguida pela febre do Oropouche. Mesmo sem o diagnstico final o tratamento foi adequado, pois no existem medicamentos especficos para este vrus, devendo-se fazer tratamento sintomtico apenas. Mesmo com o paciente apresentando-se assintomtico o diagnstico final deve ser realizado, para que a notificao seja feita, pois de grande importncia para dados epidemiolgicos, e tambm como fonte de informao sobre sintomas, tratamentos e condutas mdicas em novos casos. Mesmo com as tecnologias atuais ainda no foi desenvolvida nenhuma vacina contra o vrus Oropouche. Desse modo, como profilaxia, tem-se o uso de repelente e inseticidas que exterminem o vetor. 4 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS RODRIGUES, A. H. Desenvolvimento de um modelo experimental de infeco subcutnea por vrus Oropouche em hamster. 2004. 31f. Dissertao de Mestrado em Cincias Faculdade de Medicina de Ribeiro Preto, Universidade de So Paulo, So Paulo. 2004.

VASCONCELOS, H. B. Epidemiologia molecular do vrus Oropouche (Bunyaviridae: Orthobunyavirus) na Amaznia brasileira. Dissertao de Mestrado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitrios - Instituto de Cincias Biolgicas, Universidade Federal do Par, Par. 2009.

Vous aimerez peut-être aussi