Vous êtes sur la page 1sur 30

Dir Empresarial - Falimentar _______________________________________________________________________________________________________________________ _

FALNCIA (Lei 11.101-2005) Histrico Corporaes, Atos de Comrcio (1808-Cd.Comercial Francs) e Teoria da Empresa (1942Cd.Com.Italiano) o 1. fase: confuso de execuo (no havia distino entre pessoa fsica e jurdica). Execuo pode recair sobre o patrimnio ou, no sendo suficiente, sobre a prpria pessoa (fora de trabalho: escravo; ou at pagando com a vida). Autotutela. o 2. fase: Direito Romano (o Estado chama para si a jurisdio). A execuo recai somente sobre o patrimnio. o 3. fase: Cdigo Comercial Francs (Cdigo Napolenico) - 1808. Falncia instituto prprio de comerciante. Distino entre o bom falido (no utilizou de m-f) e o mau falido (inteno de dar o golpe na praa; fraudulento; crime falimentar pena impedindo reabertura de nova atividade por 10 anos). Conceitos: o Insolvncia: o instituto que denuncia que existe patrimnio menor do que obrigaes a pagar. DIFERENTE de Impontualidade, que o atraso no pagamento das obrigaes. o Falncia (falere, italiano faltar): um processo de execuo coletiva contra empresrio(a) devedor insolvente, o qual tem por objetivo resguardar os interesses (direitos) dos credores na medida do que for levantado com o patrimnio remanescente. Outros nomes usados: Bancarrota (banco roto, francs banco que quebrava); Quebra. o Recuperao de empresa: o instituto jurdico por meio do qual o empresrio(a), em dificuldade econmico-financeira, pleiteia junto aos seus credores a possibilidade de colocar em prtica um plano de recuperao visando afastar a sua crise. Natureza Jurdica: o Falncia: tem natureza sui generis pois recebe influncia de vrios segmentos do Direito (empresarial, penal, processual); o Recuperao de empresa: contratual (h um consenso entre o devedor e os credores, aceitando o plano de recuperao e trocando as dvidas por novas obrigaes) Legitimados o Ativos: so os que podem requerer o falncia (art. 97): credores (exceo: o Estado no pode requer-la); o prprio (auto-falncia) scios (por deciso de assemblia ou por qualquer dos scios em juzo); cnjuge, herdeiros ou inventariante o recuperao judicial (art. 48): o prprio empresrio ou sociedade empresria cnjuge suprstite, herdeiros ou inventariante o Passivos (art. 1): o empresrio ou a sociedade empresria (tanto para falncia como para recuperao). Excludos (da aplicao da Lei 11.101): sociedades simples, pessoa fsica, empresa pblica ou sociedade de economia mista; seguradoras, administradoras de consrcios, administradora de planos de sade, sociedades de capitalizao, cooperativas de crdito e instituies financeiras art. 2. Para alguns desses casos existem leis especficas de liquidao (por exemplo: Lei 6.024-74, lei de interveno e liquidao extrajudicial de instituies financeiras). Inexistindo lei especfica, alguns juzes entendem que se pode aplicar a Lei 11.101.
Art. 97. Podem requerer a falncia do devedor: I o prprio devedor, na forma do disposto nos arts. 105 a 107 desta Lei; II o cnjuge sobrevivente, qualquer herdeiro do devedor ou o inventariante; III o cotista ou o acionista do devedor na forma da lei ou do ato constitutivo da sociedade; IV qualquer credor. 1o O credor empresrio apresentar certido do Registro Pblico de Empresas que comprove a regularidade de suas atividades. 2o O credor que no tiver domiclio no Brasil dever prestar cauo relativa s custas e ao pagamento da indenizao de que trata o art. 101 desta Lei. Art. 48. Poder requerer recuperao judicial o devedor que, no momento do pedido, exera regularmente suas atividades h mais de 2 (dois) anos e que atenda aos seguintes requisitos, cumulativamente:

Victor Hugo Uniceub 6. sem

Dir Empresarial - Falimentar _______________________________________________________________________________________________________________________ _ I no ser falido e, se o foi, estejam declaradas extintas, por sentena transitada em julgado, as responsabilidades da decorrentes; II no ter, h menos de 5 (cinco) anos, obtido concesso de recuperao judicial; III no ter, h menos de 8 (oito) anos, obtido concesso de recuperao judicial com base no plano especial de que trata a Seo V deste Captulo; IV no ter sido condenado ou no ter, como administrador ou scio controlador, pessoa condenada por qualquer dos crimes previstos nesta Lei. Pargrafo nico. A recuperao judicial tambm poder ser requerida pelo cnjuge sobrevivente, herdeiros do devedor, inventariante ou scio remanescente. Art. 1o Esta Lei disciplina a recuperao judicial, a recuperao extrajudicial e a falncia do empresrio e da sociedade empresria, doravante referidos simplesmente como devedor.

Competncia: o Em razo da matria: Justia Estadual juzo falimentar (nas praas que dispe de vara falimentar) ou juzo cvel (onde no dispe de vara falimentar). o Em razo do lugar: principal estabelecimento do devedor (nem sempre a matriz). * Principal estabelecimento: considerado aquele que congrega o maior volume de bens e negcios do falido. * Quando no for possvel determinar qual o principal estabelecimento, o primeiro juzo que receber se torna prevento. Requisitos (elementos ensejadores) art. 94 so elementos que denunciam um possvel estado de insolvncia. preciso provar um deles para que seja requerida a falncia (mas no quer dizer que a existncia de um desses elementos a insolvncia realmente se configure): o Impontualidade injustificada: o Ttulos no pagos > 40 SM: ttulos executivos (judiciais ou extrajudiciais) cujo montante ultrapasse 40 salrios mnimos, de um ou vrios credores (se um nico credor no disponha desse valor, poder se juntar a outros para atingir o valor, formando-se litisconsrcio ativo) o protesto: os ttulos executivos extrajudiciais necessitam estarem protestados; o execuo frustrada (sem valor mnimo legal): diante de uma execuo no paga, no faz depsito, no nomeia bens penhora (ocorrendo isso, o credor pode obter uma certido diante do juzo da execuo, para pedir a falncia); o atos de falncia: o liquidao precipitada dos ativos ou meios ruinosos/fraudulentos para realizar pagamentos (ex: contrato vultoso com parente para desviar recursos da empresa) o negcio simulado ou alienaes a terceiros; o transfere estabelecimento sem consentimento de todos os credores, sem reserva para solver o passivo; o simula transferncia do principal estabelecimento para burlar legislao, fiscalizao e credores; o d ou refora garantia a um credor de dvida anterior, sem reserva para solver os demais; o ausenta-se/abandona/oculta-se sem deixar representante e recursos; o passando por recuperao judicial, deixa de cumprir obrigaes no prazo estabelecido.
Art. 94. Ser decretada a falncia do devedor que: I sem relevante razo de direito, no paga, no vencimento, obrigao lquida materializada em ttulo ou ttulos executivos protestados cuja soma ultrapasse o equivalente a 40 (quarenta) salrios-mnimos na data do pedido de falncia; II executado por qualquer quantia lquida, no paga, no deposita e no nomeia penhora bens suficientes dentro do prazo legal; III pratica qualquer dos seguintes atos, exceto se fizer parte de plano de recuperao judicial: a) procede liquidao precipitada de seus ativos ou lana mo de meio ruinoso ou fraudulento para realizar pagamentos; b) realiza ou, por atos inequvocos, tenta realizar, com o objetivo de retardar pagamentos ou fraudar credores, negcio simulado ou alienao de parte ou da totalidade de seu ativo a terceiro, credor ou no; c) transfere estabelecimento a terceiro, credor ou no, sem o consentimento de todos os credores e sem ficar com bens suficientes para solver seu passivo; d) simula a transferncia de seu principal estabelecimento com o objetivo de burlar a legislao ou a fiscalizao ou para prejudicar credor; e) d ou refora garantia a credor por dvida contrada anteriormente sem ficar com bens livres e desembaraados suficientes para saldar seu passivo;

Victor Hugo Uniceub 6. sem

Dir Empresarial - Falimentar _______________________________________________________________________________________________________________________ _ f) ausenta-se sem deixar representante habilitado e com recursos suficientes para pagar os credores, abandona estabelecimento ou tenta ocultar-se de seu domiclio, do local de sua sede ou de seu principal estabelecimento; g) deixa de cumprir, no prazo estabelecido, obrigao assumida no plano de recuperao judicial. 1o Credores podem reunir-se em litisconsrcio a fim de perfazer o limite mnimo para o pedido de falncia com base no inciso I do caput deste artigo. 2o Ainda que lquidos, no legitimam o pedido de falncia os crditos que nela no se possam reclamar. 3o Na hiptese do inciso I do caput deste artigo, o pedido de falncia ser instrudo com os ttulos executivos na forma do pargrafo nico do art. 9o desta Lei, acompanhados, em qualquer caso, dos respectivos instrumentos de protesto para fim falimentar nos termos da legislao especfica. 4o Na hiptese do inciso II do caput deste artigo, o pedido de falncia ser instrudo com certido expedida pelo juzo em que se processa a execuo. 5o Na hiptese do inciso III do caput deste artigo, o pedido de falncia descrever os fatos que a caracterizam, juntando-se as provas que houver e especificando-se as que sero produzidas.

PEDIDO DA FALNCIA o Requerida por terceiro (credor, scio, cnjuge, herdeiro o Petio: requisitos no CPC-art. 282; o Documentos: procurao ao advogado, prova da legitimidade ativa: sujeito juridicamente capaz (sociedade comum no pode pedir falncia de outra sociedade, pois aquela apenas de fato, no tendo personalidade jurdica), prova do requisito ensejador da falncia (art. 94 incisos); o Rito: litigioso o Requerida pelo prprio (empresrio) o Petio: requisitos no CPC-art. 282; o Documentos: art. 105 documentos contbeis dos ltimos 3 anos, relao de credores, relao dos bens e direitos, prova de condio de empresrio (certido de regularidade junto Junta Comercial; se no houver, indicao dos scios, endereos e bens neste ltimo caso trata-se de sociedade comum, em que os scios respondem solidariamente; ou seja SOCIEDADE COMUM PODE REQUERER SUA PRPRIA FALNCIA), livros obrigatrios exigidos em lei, relao dos administradores dos ltimos 5 anos; o Informaes: razes da impossibilidade de prosseguimento da atividade empresarial; o Rito: no litigioso. DEFESA DO REQUERIDO o Citao e prazo para manifestao art. 98: citado, o requerido tem 10 dias para apresentar contestao, requerer o depsito elisivo ou fazer o pedido de recuperao o Alegaes de defesa o Alegaes de ordem processual: CPC-art. 301 (inexistncia ou nulidade da citao, incompetncia absoluta, inpcia da petio inicial, perempo, litispendncia, coisa julgada, conexo, conveno de arbitragem, carncia de ao, etc.). Quando uma pessoa estrangeira faz o pedido de falncia, exigida uma cauo. Caso no seja feita a cauo motivo de alegao de defesa para extino da ao o Alegaes de ordem material art. 96: quando requerida a falncia com base no Art. 94-I pode utilizar das alegaes do art. 96, apresentadas em contestao (pea escrita): Ttulo falso; Prescrio do ttulo; Nulidade da obrigao ou do ttulo; Pagamento da dvida; Qualquer fato que extinga, suspenda a obrigao ou no legitime a cobrana (ex: duplicata fria; ttulos relativos a operaes canceladas); Vcio em protesto ou seu instrumento; Apresentao de pedido de recuperao judicial. cessao das atividades empresariais h mais de 2 anos devidamente baixada na Junta Comercial (se encerrou as atividades, mas no deu baixa, continua sujeito falncia) ALGUMAS SITUAES

Victor Hugo Uniceub 6. sem

Dir Empresarial - Falimentar _______________________________________________________________________________________________________________________ _

Pode ocorrer de, solicitada a falncia com base em vrios ttulos, a excluso de alguns com base nos motivos acima, faz com que o valor total no atinja 40 SM a falncia denegada. Mesmo com atividades encerradas h mais de 2 anos devidamente baixada, havendo provas a respeito de fraudes contra credores, pode-se requerer a desconsiderao da personalidade jurdica e requerer a falncia. o Depsito Elisivo art. 98 nico: o depsito realizado pelo requerido com a finalidade de afastar a declarao de falncia. Objetiva evitar a decretao da falncia. o Cabimento: se o pedido for embasado no art. 94-I e II (falta de pagamento ou execuo frustrada); no entanto se for requerida por atos de falncia (art. 94-III) no cabvel o depsito elisivo; o Valor: valor do crdito requerido + honorrios advocatcios +despesas de protesto + despesas de cobrana + correo monetria + juros o Conseqncias: Devedor faz depsito e apresenta contestao: o juiz denega a falncia e julga a relao creditcia em face da situao apresentada, liberando o depsito ao requerente (credor) ou ao requerente; Devedor faz depsito e no apresenta contestao: o juiz denega a falncia e libera o levantamento do depsito ao requerente (credor); Devedor NO faz depsito, mas apresenta contestao: o juiz vai julgar o pedido de falncia e a sentena pode ser DECLARATRIA (acatando a falncia) ou DENEGATRIA (afastando a falncia); Devedor NO faz depsito e no apresenta contestao: o juiz declara a falncia por revelia do requerido SENTENA DECLARATRIA. o Pedido de Recuperao (Judicial): se for acolhido o pedido, afasta-se a falncia. Depois que o empresrio tem sua falncia declarada pode requerer a recuperao judicial dentro do prazo de defesa (apelao) 10 dias. CONCLUSO AO JUZO DECISO/SENTENA o Conceito: ato jurisdicional por meio do qual o juiz pe fim fase de conhecimento do direito alegado (no pe fim ao processo, pois passvel de recurso o Elementos: o Relatrio: relato do pedido e o Fundamentao: lei, jurisprudncia, linha doutrinria que fundamenta o dispositivo. o Dispositivo o Sem julgamento do mrito CPC-art. 267 o Motivos listados no art. 267 do CPC. o Outros: Confuso entre autor e ru: pode ocorrer no caso de substituio societria (nunca no caso de transferncia do estabelecimento); Se o requerente no apresentar a documentao necessria; o Com julgamento do mrito CPC-art. 269-I o DENEGATRIA: rejeitando o pedido do autor Natureza jurdica: DECLARATRIA (declara que a empresa no se encontra falida). Causas: Depsito elisivo Prova/alegao do art. 301 do CPC (alguns casos) Prova/alegao do art. 96 da LF Efeito: no houve falncia; Pedido de indenizao por dano LF-art. 101: cabvel nos casos de pedido de falncia por dolo (ex: para prejudicar a imagem do requerido) pode ser por reconveno/pedido contraposto na contestao (danos morais e at materiais) ou atravs de uma ao indenizatria autnoma aps a sentena denegatria.
Art. 101. Quem por dolo requerer a falncia de outrem ser condenado, na sentena que julgar improcedente o pedido, a indenizar o devedor, apurando-se as perdas e danos em liquidao de sentena.

Victor Hugo Uniceub 6. sem

Dir Empresarial - Falimentar _______________________________________________________________________________________________________________________ _ 1o Havendo mais de 1 (um) autor do pedido de falncia, sero solidariamente responsveis aqueles que se conduziram na forma prevista no caput deste artigo. 2o Por ao prpria, o terceiro prejudicado tambm pode reclamar indenizao dos responsveis.

DECLARATRIA (sentena falimentar) art. 99: acolhendo o pedido do autor (no vista como uma sentena, mas como uma deciso interlocutria. Natureza: CONSTITUTIVA pois constitui uma nova relao jurdica entre o falido e os credores. O falido no mais pode dispor de seus bens, no pode contrair obrigaes, no pode desenvolver atividades empresariais. Os devedores no podem mais cobrar e executar seus haveres (devem habilitar seus crditos junto massa falida). Contedo: Sntese do pedido, identificao do falido e seus administradores; Termo legal (art. 99-II): o perodo que antecede declarao de falncia, o qual definido pelo juiz e tem por finalidade estabelecer o perodo em que o administrador judicial far uma investigao minuciosa (espcie de auditoria) nas contas, documentos e contratos do falido, visando, com isso, diagnosticar atos ineficazes ou revogveis. Pode retroagir a at 90 dias de um destes 3 marcos conforme deciso do juiz: o Do pedido de falncia (nesse caso o termo legal abrange o perodo que antecede o pedido de falncia e tambm do pedido at a sentena) ex: pedido em 10-04-2011, sentena em 15.08.2011 e termo legal de 90 dias do pedido de falncia: o termo legal iria de 1001-2011 a 15.08.2011; o Do pedido de recuperao judicial (mesma contagem acima) no exemplo acima, suponha que a empresa vinha passando por recuperao judicial e o pedido de recuperao tenha ocorrido em 12.05.2010; a sentena em 15.08.2011 e termo legal de 90 dias do pedido de recuperao: o termo iria de 10.01.2010 a 15.08.2011; o Do 1 protesto por falta de pagamento nos pedidos de falncia requeridos com base no art. 94-I IMPORTANTE: incorreto afirmar que o termo legal no poder ter mais de 90 dias, pois como nos exemplos acima ele se estender at a decretao da falncia. Lista dos credores: ordena que o falido apresente a lista em 5 dias sob pena de crime de desobedincia CP-art. 330 (se for auto-falncia a lista j foi apresentada no pedido art. 105); Prazo para habilitao dos crditos (15 dias): na verdade ele s refora o prazo previsto no 1o do art. 7; Suspenso de aes e execues: todos os crditos sero pagos via massa falida. Excees: o EXECUES fiscais; o AES trabalhistas (todos os trabalhadores que tenham aes trabalhistas em curso ou entrarem com aes aps a falncia, continuaro com suas aes em curso at o trnsito em julgado, quando devero habilitar seus crditos na massa falida); as EXECUES trabalhistas tambm sero suspensas e devero habilitar-se na massa falida; o aes que demandem quantias ILQUIDAS (a ao continuar at a determinao do valor liquidez, quando tambm dever ser habilitado o crdito na massa falida); Suspenso de aes e execues: todos os crditos sero pagos via massa falida. Suspenso de atos de disposio ou onerao de bens do falido. Excees dependem de autorizao judicial (ex: continuao provisria dos negcios);

Victor Hugo Uniceub 6. sem

Dir Empresarial - Falimentar _______________________________________________________________________________________________________________________ _

Diligncias para preservar o patrimnio remanescente (ex: priso preventina do falido ou administradores se estiverem causando bices falncia); Anotao da falncia na Junta Comercial (Junta Comercial deve informar ao DNRC que alimenta o Cadastro Nacional com isso todas as Juntas Comerciais tomam conhecimento, impedindo a abertura de empresa em outros Estados): a anotao mantida at que o falido se torna reabilitado (no tem relao com o encerramento do processo de falncia); Nomear administrador judicial ( o antigo sndico da massa falida); Oficiar rgos pblicos e entidades sobre existncia de bens e direitos do falido (ex: cartrios de registros de imveis, DETRANs, INPI); Pronunciar sobre continuidade provisria (por administrador judicial) ou lacrao dos negcios; Convocao de Assemblia Geral: Comit de Credores: se o juiz julgar necessrio geralmente em empresas de grande porte (pode aproveitar o Comit da recuperao judicial, se existente); Intimao do MP e cartas s Fazendas Pblicas Federal, Estaduais e Municipais de todas as localidades onde o falido tiver estabelecimento. Publicao art. 99- 1: por edital, na integra, no Dirio Oficial (obrigatria) e, se houver disponibilidade de caixa em veculos de grande circulao (despesas de publicao: pagas pela massa falida); FASES DO PROCESSO FALIMENTAR: o 1 fase conhecimento (se encerra com a sentena que declara a falncia); o 2 - fase execuo coletiva ( a falncia propriamente dita); o 3 - fase reabilitao (se encerra com a sentena que extingue as obrigaes). SCIO DE RESPONSABILIDADE ILIMITADA: tambm pode ser considerado falido. RECURSOS o Em face da sentena DENEGATRIA: o Apelao, em 15 dias; o Legitimidados a recorrer: MP, credores; tambm possvel ao devedor por exemplo para apelar de eventual indenizao; o Em face da sentena DECLARATRIA: o Agravo por Instrumento art. 100 (regra prpria da Lei Falimentar): como a sentena declaratria na verdade no est encerrando o processo, ela tida como uma deciso interlocutria, da o recurso do AGRAVO e no APELAO. O agravo de instrumento admitido quando a deciso pode causar prejuzos de difcil reparao. o Prazo: 10 dias; o Legitimidados: MP, credores e o prprio falido; o falido no recorrer apenas para mudar para denegatria, mas para pedir a reforma em parte da sentena (ex: no concordar com o administrador judicial nomeado; o Embargos de declarao: sanear a obscuridade ou pedir a correo de erro material. Cabe tanto em face da sentena denegatria como da declaratria. EFEITOS (da decretao da falncia) o Em relao aos CREDORES: o Vencimento antecipado dos crditos ante a massa falida - art. 77. Todos os crditos vencidos e no vencidos podem ser habilitados na massa falida. Os scios de responsabilidade ilimitada, em conseqncia da falncia da sociedade, tambm sero considerados falidos e, portanto, tambm sofrero esse efeito (antecipao de vencimento das obrigaes) art. 81 Excees: Obrigaes subordinadas a condio suspensiva CC-art. 121: somente com o cumprimento da condio a obrigao torna-se exigvel;

Victor Hugo Uniceub 6. sem

Dir Empresarial - Falimentar _______________________________________________________________________________________________________________________ _

Obrigaes solidrias frente aos terceiros (consrcio de 3 empresas construtora, concreteira e de mo-de-obra - para construo de um hipermercado; a concreteira faliu; falta um ano para o vencimento do contrato; a rede de hipermercado somente pode cobrar antecipadamente da concreteira, que est falida; para executar os 3 somente aps o vencimento do contrato); ou seja, o credor somente pode habilitar seu crdito, antecipando-o, ante a massa falida; para os demais co-obrigados dever aguardar o vencimento da obrigao. Suspenso dos juros - art. 124: inclue-se os juros at a decretao da falncia; aps a decretao da falncia no incide mais juros. Os juros posteriores iro para a 7. classe de prioridade Excees: Debntures Garantia real Suspenso das aes e execues movidas contra o falido - art. 99-V; Excees: Aes trabalhistas, Execues fiscais Aes que demandam quantias ilquidas.
Art. 77. A decretao da falncia determina o vencimento antecipado das dvidas do devedor e dos scios ilimitada e solidariamente responsveis, com o abatimento proporcional dos juros, e converte todos os crditos em moeda estrangeira para a moeda do Pas, pelo cmbio do dia da deciso judicial, para todos os efeitos desta Lei. Art. 81. A deciso que decreta a falncia da sociedade com scios ilimitadamente responsveis tambm acarreta a falncia destes, que ficam sujeitos aos mesmos efeitos jurdicos produzidos em relao sociedade falida e, por isso, devero ser citados para apresentar contestao, se assim o desejarem. 1o O disposto no caput deste artigo aplica-se ao scio que tenha se retirado voluntariamente ou que tenha sido excludo da sociedade, h menos de 2 (dois) anos, quanto s dvidas existentes na data do arquivamento da alterao do contrato, no caso de no terem sido solvidas at a data da decretao da falncia. 2o As sociedades falidas sero representadas na falncia por seus administradores ou liquidantes, os quais tero os mesmos direitos e, sob as mesmas penas, ficaro sujeitos s obrigaes que cabem ao falido. CC - Art. 121. Considera-se condio a clusula que, derivando exclusivamente da vontade das partes, subordina o efeito do negcio jurdico a evento futuro e incerto. Art. 124. Contra a massa falida no so exigveis juros vencidos aps a decretao da falncia, previstos em lei ou em contrato, se o ativo apurado no bastar para o pagamento dos credores subordinados. Pargrafo nico. Excetuam-se desta disposio os juros das debntures e dos crditos com garantia real, mas por eles responde, exclusivamente, o produto dos bens que constituem a garantia. Art. 99. A sentena que decretar a falncia do devedor, dentre outras determinaes: V ordenar a suspenso de todas as aes ou execues contra o falido, ressalvadas as hipteses previstas nos 1o e 2o do art. 6o desta Lei;

o o

Em relao aos DEVEDOR: Suspenso da prescrio art. 6: enquanto a falncia estiver em curso suspende-se a prescrio das obrigaes do falido. Com o encerramento da falncia encerra-se a suspenso da prescrio: Se o falido conseguiu pagar todos ou mais de 50% dos quirografrios: todas as obrigaes consideram-se prescritas com o trnsito em julgado da sentena de encerramento da falncia; o falido j pode pedir a sua reabilitao; Se no conseguiu atender ao acima: todas as obrigaes passam a ter prazo de prescrio de 5 anos a partir do trnsito em julgado da sentena de encerramento da falncia; Se o falido (ou scio) por condenado por crime falimentar: o prazo prescricional se estende por mais 5 anos (total de 10 anos); s se aplica ao scio condenado; Dissoluo CC-art. 1044: a falncia causa da dissoluo da sociedade; no entanto, mantido o registro na Junta Comercial com a indicao de FALIDA. 7
Victor Hugo Uniceub 6. sem

Dir Empresarial - Falimentar _______________________________________________________________________________________________________________________ _ Art. 6o A decretao da falncia ou o deferimento do processamento da recuperao judicial suspende o curso da prescrio e de todas as aes e execues em face do devedor, inclusive aquelas dos credores particulares do scio solidrio. CC-Art. 1.044. A sociedade se dissolve de pleno direito por qualquer das causas enumeradas no art. 1.033 e, se empresria, tambm pela declarao da falncia.

Inabilitao para o exerccio empresarial art. 102: abrange no s a empresa, como tambm o scio que for considerado falido; para voltar a constituir empresa (reabilitao), tem que requerer ao juzo declarao de extino das obrigaes.
Art. 102. O falido fica inabilitado para exercer qualquer atividade empresarial a partir da decretao da falncia e at a sentena que extingue suas obrigaes, respeitado o disposto no 1o do art. 181 desta Lei. Pargrafo nico. Findo o perodo de inabilitao, o falido poder requerer ao juiz da falncia que proceda respectiva anotao em seu registro.

Descontinuidade do negcio (cessao das atividades de empresrio; lacrao do estabelecimento) art. 99-IX e XI e 109: com a declarao da falncia o juiz decreta a cessao das atividades empresariais. possvel que o juiz permita que alguma parte da empresa continue operando (deve constar expressamente da sentena):
Art. 99. A sentena que decretar a falncia do devedor, dentre outras determinaes: IX nomear o administrador judicial, que desempenhar suas funes na forma do inciso III do caput do art. 22 desta Lei sem prejuzo do disposto na alnea a do inciso II do caput do art. 35 desta Lei; XI pronunciar-se- a respeito da continuao provisria das atividades do falido com o administrador judicial ou da lacrao dos estabelecimentos, observado o disposto no art. 109 desta Lei; Art. 109. O estabelecimento ser lacrado sempre que houver risco para a execuo da etapa de arrecadao ou para a preservao dos bens da massa falida ou dos interesses dos credores. Art. 103. Desde a decretao da falncia ou do seqestro, o devedor perde o direito de administrar os seus bens ou deles dispor. Pargrafo nico. O falido poder, contudo, fiscalizar a administrao da falncia, requerer as providncias necessrias para a conservao de seus direitos ou dos bens arrecadados e intervir nos processos em que a massa falida seja parte ou interessada, requerendo o que for de direito e interpondo os recursos cabveis.

Indisponibilidade dos bens art. 103

Imposio de obrigaes previstas no art. 104: cabe ao(s) representante(s) legal(is) e aos scios falidos tambm. O no cumprimento dessas obrigaes pode ensejar crimes de DESOBEDINCIA e/ou de RESPONSABILIDADE.
Art. 104. A decretao da falncia impe ao falido os seguintes deveres: I assinar nos autos, desde que intimado da deciso, termo de comparecimento, com a indicao do nome, nacionalidade, estado civil, endereo completo do domiclio, devendo ainda declarar, para constar do dito termo: a) as causas determinantes da sua falncia, quando requerida pelos credores; b) tratando-se de sociedade, os nomes e endereos de todos os scios, acionistas controladores, diretores ou administradores, apresentando o contrato ou estatuto social e a prova do respectivo registro, bem como suas alteraes; c) o nome do contador encarregado da escriturao dos livros obrigatrios; d) os mandatos que porventura tenha outorgado, indicando seu objeto, nome e endereo do mandatrio; e) seus bens imveis e os mveis que no se encontram no estabelecimento; f) se faz parte de outras sociedades, exibindo respectivo contrato; g) suas contas bancrias, aplicaes, ttulos em cobrana e processos em andamento em que for autor ou ru; II depositar em cartrio, no ato de assinatura do termo de comparecimento, os seus livros obrigatrios, a fim de serem entregues ao administrador judicial, depois de encerrados por termos assinados pelo juiz; III no se ausentar do lugar onde se processa a falncia sem motivo justo e comunicao expressa ao juiz, e sem deixar procurador bastante, sob as penas cominadas na lei; IV comparecer a todos os atos da falncia, podendo ser representado por procurador, quando no for indispensvel sua presena; V entregar, sem demora, todos os bens, livros, papis e documentos ao administrador judicial, indicando-lhe, para serem arrecadados, os bens que porventura tenha em poder de terceiros; VI prestar as informaes reclamadas pelo juiz, administrador judicial, credor ou Ministrio Pblico sobre circunstncias e fatos que interessem falncia; VII auxiliar o administrador judicial com zelo e presteza; VIII examinar as habilitaes de crdito apresentadas; (EXERCE O PAPEL DE FISCAL) IX assistir ao levantamento, verificao do balano e ao exame dos livros; X manifestar-se sempre que for determinado pelo juiz; XI apresentar, no prazo fixado pelo juiz, a relao de seus credores; - ART. 99-III (5 DIAS) XII examinar e dar parecer sobre as contas do administrador judicial. Pargrafo nico. Faltando ao cumprimento de quaisquer dos deveres que esta Lei lhe impe, aps intimado pelo juiz a faz-lo, responder o falido por crime de desobedincia.
Victor Hugo Uniceub 6. sem

Dir Empresarial - Falimentar _______________________________________________________________________________________________________________________ _

o o

Em relao aos BENS DO FALIDO: Indisponibilidade dos bens art. 103 o devedor perde o direito de administrar e dispor de seus bens. Medida cautelar antes da decretao da falncia seqestro dos bens: se houver risco de desvio de bens. O administrador judicial far a ARRECADAO dos bens da massa (inclusive os de terceiros que estiver em poder da massa falida), far a avaliao e ficar responsvel pela guarda e conservao auto de arrecadao (inventrio)
Art. 103. Desde a decretao da falncia ou do seqestro, o devedor perde o direito de administrar os seus bens ou deles dispor. Pargrafo nico. O falido poder, contudo, fiscalizar a administrao da falncia, requerer as providncias necessrias para a conservao de seus direitos ou dos bens arrecadados e intervir nos processos em que a massa falida seja parte ou interessada, requerendo o que for de direito e interpondo os recursos cabveis.

Comunicao dos bens pessoais dos scios: se de RESPONSABILIDADE ILIMITADA, os seus bens so alcanveis. O credor particular do scio ilimitado poder ser habilitar na massa falida art. 20.
Art. 20. As habilitaes dos credores particulares do scio ilimitadamente responsvel processarse-o de acordo com as disposies desta Seo.

Excees: os previstos no art. 1659 do CC; Comunicao dos bens pessoais do cnjuge (excludos: CC-1659): depende do regime de comunho de bens: comunho universal: abrange todos os bens do casal; comunho parcial: em princpio atinge somente os bens do cnjuge adquiridos na constncia do casamento, entretanto se teve proveito durante a constncia pode ser atingido (reformou o imvel utilizando recursos da empresa falida); separao total: em princpio no se comunica, a no ser que tirou proveito; participao final dos aquestos: em princpio no alcana, a no ser que tirou proveito Em relao aos CONTRATOS: Gerais art. 117 e 118: Regra nica para unilaterais e bilaterais podem ser mantidos se no ampliar o prejuzo (dvidas) da massa; os necessrios podem ser mantidos mesmo ampliando o prejuzo. Caso contrrio, devero ser denunciados e no cabe pagamento de multa, se prevista no contrato (pois a deciso amparada pela Lei art. 117). Quem decide: o Administrador da Massa. Unilaterais: mandato (procuraes), doaes; Bilaterais: locao, prestao de servios, etc.
Art. 117. Os contratos bilaterais no se resolvem pela falncia e podem ser cumpridos pelo administrador judicial se o cumprimento reduzir ou evitar o aumento do passivo da massa falida ou for necessrio manuteno e preservao de seus ativos, mediante autorizao do Comit. 1o O contratante pode interpelar o administrador judicial, no prazo de at 90 (noventa) dias, contado da assinatura do termo de sua nomeao, para que, dentro de 10 (dez) dias, declare se cumpre ou no o contrato. 2o A declarao negativa ou o silncio do administrador judicial confere ao contraente o direito indenizao, cujo valor, apurado em processo ordinrio, constituir crdito quirografrio. Art. 118. O administrador judicial, mediante autorizao do Comit, poder dar cumprimento a contrato unilateral se esse fato reduzir ou evitar o aumento do passivo da massa falida ou for necessrio manuteno e preservao de seus ativos, realizando o pagamento da prestao pela qual est obrigada.

o o

Contratos sujeitos a regras especiais - EXCEES art. 119: I. coisas revendidas: adquiridas pelo falido (ainda no pagas) e j comprovadamente revendidas e em trnsito: o vendedor no pode obstar a entrega e o crdito resultante da venda deve ser habilitado na massa (ex: venda de piscina com entrega direta pela fbrica); II. Coisas compostas - vendidas em partes pelo falido (para serem montadas ex: silos, construo pr-moldada): se o administrador judicial resolver denunciar o contrato, o comprador pode devolver massa falida as partes j recebidas e pedir perdas e danos (deve iniciar uma ao indenizatria e definido o quantum, habilita-o na massa falida); III. Em prestaes: entrega de coisa mvel ou prestao de servios (com pagamento j feito) se ainda tiver como concluir o contrato, deve ser concludo; entretanto, no sendo possvel, o credor dever habilitar, na massa falida, o crdito relativo ao que ainda no recebeu ou no foi prestado; 9
Victor Hugo Uniceub 6. sem

Dir Empresarial - Falimentar _______________________________________________________________________________________________________________________ _

IV. Coisas compradas com reserva de domnio (recebeu e no pagou tudo): se resolver no continuar o contrato, o Administrador judicial, ouvido o Comit, pode restituir a coisa mvel, exigindo a devoluo dos valores pagos ou abatendo o valor avaliado do bem na dvida (ex: compra de caminho para fazer entrega com a falncia no interessa mais o caminho Valor Financiado = 200 mil, Pagou = 80 mil, Falta = 120 mil, Caminho vale = 100 mil, devolve o caminho e fica devendo 20 mil o credor se habilita na massa em 20 mil; Em tempo: tratando-se de alienao fiduciria: o Banco nem precisaria aguardar a deciso do Administrador e j pedir o arresto do caminho. V. coisas vendidas a termo cotao em bolsa: no cumprido o contrato com entrega da coisa o credor cobra a diferena de cotao entre o dia do contrato e do pagamento e habilita-se na massa falida; tem doutrinador que entende que essa diferena deve entre a cotao do dia contrato e da data em que efetivamente vier a receber o crdito (nesse caso, habilita o crdito provisrio e depois emenda); VI. Promessa de compra e venda de imveis: falido como promitente comprador, faz-se a resciso sem incidncia de multa, pois resciso legal; falido como promitente vendedor: se for benfico pode ser mantido; seno deve ser rescindido, podendo ser at objeto de revogao por conluio com terceiros; VIII SFN: toda vez que o falido estiver diante de situao em que tiver crdito e dbito (pode fazer uma compensao e, se restar, habilitar o dbito remanescente na massa falida); essa compensao tambm pode ser aplicado a sistema de conta corrente existente entre empresas; IX. Patrimnios de afetao: bens afetados pelo poder pblico sero separados at que cumpram sua finalidade
Art. 119. Nas relaes contratuais a seguir mencionadas prevalecero as seguintes regras: I o vendedor no pode obstar a entrega das coisas expedidas ao devedor e ainda em trnsito, se o comprador, antes do requerimento da falncia, as tiver revendido, sem fraude, vista das faturas e conhecimentos de transporte, entregues ou remetidos pelo vendedor; II se o devedor vendeu coisas compostas e o administrador judicial resolver no continuar a execuo do contrato, poder o comprador pr disposio da massa falida as coisas j recebidas, pedindo perdas e danos; III no tendo o devedor entregue coisa mvel ou prestado servio que vendera ou contratara a prestaes, e resolvendo o administrador judicial no executar o contrato, o crdito relativo ao valor pago ser habilitado na classe prpria; IV o administrador judicial, ouvido o Comit, restituir a coisa mvel comprada pelo devedor com reserva de domnio do vendedor se resolver no continuar a execuo do contrato, exigindo a devoluo, nos termos do contrato, dos valores pagos; V tratando-se de coisas vendidas a termo, que tenham cotao em bolsa ou mercado, e no se executando o contrato pela efetiva entrega daquelas e pagamento do preo, prestar-se- a diferena entre a cotao do dia do contrato e a da poca da liquidao em bolsa ou mercado; VI na promessa de compra e venda de imveis, aplicar-se- a legislao respectiva; VII a falncia do locador no resolve o contrato de locao e, na falncia do locatrio, o administrador judicial pode, a qualquer tempo, denunciar o contrato; VIII caso haja acordo para compensao e liquidao de obrigaes no mbito do sistema financeiro nacional, nos termos da legislao vigente, a parte no falida poder considerar o contrato vencido antecipadamente, hiptese em que ser liquidado na forma estabelecida em regulamento, admitindo-se a compensao de eventual crdito que venha a ser apurado em favor do falido com crditos detidos pelo contratante; IX os patrimnios de afetao, constitudos para cumprimento de destinao especfica, obedecero ao disposto na legislao respectiva, permanecendo seus bens, direitos e obrigaes separados dos do falido at o advento do respectivo termo ou at o cumprimento de sua finalidade, ocasio em que o administrador judicial arrecadar o saldo a favor da massa falida ou inscrever na classe prpria o crdito que contra ela remanescer.

Em relao aos ATOS DO FALIDO: INEFICAZES - art. 129 (rol taxativo) No requer a prova do dolo No requer o conluio com terceiros No requer a prova do real prejuzo para a massa No requer ao prpria (pode ser declarado at de ofcio) art. 129-pargrafo nico A deciso uma deciso interlocutria (cabe 10

REVOGVEIS art. 130-135 Requer a prova do dolo Requer a prova de conluio com terceiros Requer a prova do real prejuzo Requer ao revocatria A deciso uma sentena apelao) (cabe

Victor Hugo Uniceub 6. sem

Dir Empresarial - Falimentar _______________________________________________________________________________________________________________________ _

agravo). Entretanto, se utilizada revocatria, a deciso ser sentena.

ao

Art. 129. So ineficazes em relao massa falida, tenha ou no o contratante conhecimento do estado de crise econmico-financeira do devedor, seja ou no inteno deste fraudar credores: I o pagamento de dvidas no vencidas realizado pelo devedor dentro do termo legal, por qualquer meio extintivo do direito de crdito, ainda que pelo desconto do prprio ttulo; II o pagamento de dvidas vencidas e exigveis realizado dentro do termo legal, por qualquer forma que no seja a prevista pelo contrato; III a constituio de direito real de garantia, inclusive a reteno, dentro do termo legal, tratando-se de dvida contrada anteriormente; se os bens dados em hipoteca forem objeto de outras posteriores, a massa falida receber a parte que devia caber ao credor da hipoteca revogada; IV a prtica de atos a ttulo gratuito, desde 2 (dois) anos antes da decretao da falncia; V a renncia herana ou a legado, at 2 (dois) anos antes da decretao da falncia; VI a venda ou transferncia de estabelecimento feita sem o consentimento expresso ou o pagamento de todos os credores, a esse tempo existentes, no tendo restado ao devedor bens suficientes para solver o seu passivo, salvo se, no prazo de 30 (trinta) dias, no houver oposio dos credores, aps serem devidamente notificados, judicialmente ou pelo oficial do registro de ttulos e documentos; VII os registros de direitos reais e de transferncia de propriedade entre vivos, por ttulo oneroso ou gratuito, ou a averbao relativa a imveis realizados aps a decretao da falncia, salvo se tiver havido prenotao anterior. Pargrafo nico. A ineficcia poder ser declarada de ofcio pelo juiz, alegada em defesa ou pleiteada mediante ao prpria ou incidentalmente no curso do processo.

Prenotao = registro em cartrio (ex: do contrato de promessa de compra

e venda) AO REVOCATRIA Prazo: 3 anos Legitimados ATIVOS: credores, Ministrio Pblico, scios (falido), Comit de Credores, Administrador Judicial; Legitimados PASSIVOS: todos aqueles que lograrem proveito com o ato (scios, administradores, parentes, herdeiros, conjugues sobreviventes, etc.); Competncia: o prprio juiz falimentar; ser processado em apenso aos autos falimentares; Efeito da deciso (sentena): a devoluo dos bens ou valores massa falida; Recurso: apelao.
Art. 130. So revogveis os atos praticados com a inteno de prejudicar credores, provando-se o conluio fraudulento entre o devedor e o terceiro que com ele contratar e o efetivo prejuzo sofrido pela massa falida. Art. 131. Nenhum dos atos referidos nos incisos I a III e VI do art. 129 desta Lei que tenham sido previstos e realizados na forma definida no plano de recuperao judicial ser declarado ineficaz ou revogado. Art. 132. A ao revocatria, de que trata o art. 130 desta Lei, dever ser proposta pelo administrador judicial, por qualquer credor ou pelo Ministrio Pblico no prazo de 3 (trs) anos contado da decretao da falncia. Art. 133. A ao revocatria pode ser promovida: I contra todos os que figuraram no ato ou que por efeito dele foram pagos, garantidos ou beneficiados; II contra os terceiros adquirentes, se tiveram conhecimento, ao se criar o direito, da inteno do devedor de prejudicar os credores; III contra os herdeiros ou legatrios das pessoas indicadas nos incisos I e II do caput deste artigo. Art. 134. A ao revocatria correr perante o juzo da falncia e obedecer ao procedimento ordinrio previsto na Lei no 5.869, de 11 de janeiro de 1973 - Cdigo de Processo Civil. Art. 135. A sentena que julgar procedente a ao revocatria determinar o retorno dos bens massa falida em espcie, com todos os acessrios, ou o valor de mercado, acrescidos das perdas e danos. Pargrafo nico. Da sentena cabe apelao. Art. 136. Reconhecida a ineficcia ou julgada procedente a ao revocatria, as partes retornaro ao estado anterior, e o contratante de boa-f ter direito restituio dos bens ou valores entregues ao devedor. 1o Na hiptese de securitizao de crditos do devedor, no ser declarada a ineficcia ou revogado o ato de cesso em prejuzo dos direitos dos portadores de valores mobilirios emitidos pelo securitizador. 2o garantido ao terceiro de boa-f, a qualquer tempo, propor ao por perdas e danos contra o devedor ou seus garantes.

11

Victor Hugo Uniceub 6. sem

Dir Empresarial - Falimentar _______________________________________________________________________________________________________________________ _ Art. 137. O juiz poder, a requerimento do autor da ao revocatria, ordenar, como medida preventiva, na forma da lei processual civil, o seqestro dos bens retirados do patrimnio do devedor que estejam em poder de terceiros. Art. 138. O ato pode ser declarado ineficaz ou revogado, ainda que praticado com base em deciso judicial, observado o disposto no art. 131 desta Lei. Pargrafo nico. Revogado o ato ou declarada sua ineficcia, ficar rescindida a sentena que o motivou.

12

Victor Hugo Uniceub 6. sem

Dir Empresarial - Falimentar _______________________________________________________________________________________________________________________ _

A partir de 05.10.2011 Prof. Marcelo Reis RGOS DA FALNCIA (E DA RECUPERAO) o JUIZ o Competncia art. 3.
Art. 3o competente para homologar o plano de recuperao extrajudicial, deferir a recuperao judicial ou decretar a falncia o juzo do local do principal estabelecimento do devedor ou da filial de empresa que tenha sede fora do Brasil.

o o o o o o o o o

Presidncia do processo; Julgamento das impugnaes de crdito Homologao do quadro geral de credores Nomeao do administrador judicial Convocao da Assemblia Geral de Credores AGC (nem sempre usual na falncia, mas importante na recuperao judicial) Despacho de processamento da Recuperao Judicial: autorizao para que o devedor comece a negociar com os credores os termos de um processo de recuperao (o devedor j ganha algumas vantagens: 180 dias de moratria, etc.) Concesso da recuperao: uma vez tudo negociado, concedida a recuperao; Decretao da falncia Fixar remuneraes
dupla a funo do juiz. Em primeiro lugar, ele diretor direto dos procedimentos concursais; toma iniciativa, intimando pessoas vrias a tomar medidas e pronunciar-se. Como superintendente, ele supervisiona o trabalho do administrador judicial e de outros rgos dos procedimentos concursais. Embora a lei diz que ele exera a fiscalizao, na verdade ele exerce a superviso. ele quem nomeia o administrador judicial e o far na prpria sentena declaratria de abertura do procedimento concursal ou ento determinar a constituio do Comit de Recuperao. Na sentena, alm da nomeao, o juiz determinar uma srie de providencias, na qual se incluiro: a abertura de prazo para que os credores se manifestem, a fixao do termo legal, a suspenso das aes ou execues contra a empresa em estado de crise econmico-financeira, a apresentao do laudo econmico-financeiro, a expedio de editais.

o o o o o

o o

o o o o o

MINISTRIO PBLICO Veto do art. 4 - artigo vetado. No por falta de prever na Lei que o MP deixar de intervir no processo de falncia. O artigo previa a interveno em TODA ao proposta pela massa falida ou contra ela. Intimao do MP: obrigatria em todos os casos de decretao art. 99-XIII. TJDFT entende que deve haver a intimao j no recebimento do pedido. Acompanhamento pelo MP: normalmente nas falncias de micro e pequenas empresas no h interesse de acompanhamento; nas mdias e grandes h maior interesse; Impugnao de crditos art. 19: da relao de credores publicada pelo Administrador Judicial, o MP pode impugnar determinados crditos. Pode impugnar a legitimidade (excluir o crdito), o valor (alterando-o por estar incorreto) ou a classificao (alterando-o para a classificao correta. Ex: quirografrio includo na relao como se tivesse garantia); Legitimao aos recursos art. 59 2: o MP legitimado aos recursos (tanto de sentena denegatrias como declaratrias) Impugnao da relao de credores art. 8: declarada a falncia, os credores tem 15 dias para habilitarem seus crditos, a partir da o Administrador Judicial tem 45 dias para pubicar a Relao de Credores definitiva; se for auto-falncia, a relao de credores j deve ser apresentada na petio inicial; ambas as relaes (apresentada na petio inicial ou publicada pelo Administrador) podem ser impugnadas pelo MP (aqui se fala em impugnao da relao e no de determinados crditos); Requerimento de substituio ou destituio do Administrador Judicial art. 30 2: se comete alguma falha leve pode solicitar a substituio; se for falta grave pode solicitar a destituio. O MP apresenta pedido ao Juiz com as provas respectivas. Legitimado a propor ao revogatria art. 132: Destinatrio da intimao acerca da alienao dos bens da massa art. 142 - 7: principalmente quando se tratar de imveis (bens de pequeno valor no precisa intimar o MP); Impugnao da alienao do ativo art. 143: Oferecimento de denncia do crime falimentar art. 187 e pargrafos 13
Victor Hugo Uniceub 6. sem

Dir Empresarial - Falimentar _______________________________________________________________________________________________________________________ _

o o o o o o o

Requerimento de substituio ou destituio de membros do Comit de Credores art. 30 2: Solicitao de informaes ao falido art. 104-VI: O MP pode solicitar informaes ao falido e este deve prest-las sob pena de desobedincia. Auxiliar o Juiz: legalmente no existe essa incumbncia, mas considerada esta funo. Fiscalizando, conferindo os clculos, etc. Proposio da ao penal cabvel (falimentar): o MP o rgo competente para propor essa ao, por ser pblica e incondicionada. Quem julgar o Juiz da Vara Criminal. ADMINISTRADOR JUDICIAL art. 21: Profissional idneo, de confiana do Juiz (preferencialmente das reas de direito, economia, contabilidade ou administrao de empresas); tem prioridade para recebimento de sua remunerao. Pessoa jurdica especial (pargrafo nico): antes no era clara a possibilidade de ser pessoa jurdica; agora ficou expresso e deve indicar o profissional responsvel pela conduo do processo;
Art. 21. O administrador judicial ser profissional idneo, preferencialmente advogado, economista, administrador de empresas ou contador, ou pessoa jurdica especializada. Pargrafo nico. Se o administrador judicial nomeado for pessoa jurdica, declarar-se-, no termo de que trata o art. 33 desta Lei, o nome de profissional responsvel pela conduo do processo de falncia ou de recuperao judicial, que no poder ser substitudo sem autorizao do juiz.

Impedimentos art. 30: Destituio em processo anterior (penalidade) no pode assumir novo encargo por 5 anos; Relao de parentesco at 3 grau; Relao de amizade ou inimizade.

Atribuies na RJ art. 22-I e II: Atendimento aos credores Verificao de crditos Apurao de informaes: tem responsabilidade inclusive investigativa, devendo passar relatrio ao MP de atos que estejam sendo praticados para prejudicar a recuperao; Presidncia da AGC; Fiscalizao das atividades do devedor: verificao se os compromissos assumidos esto sendo cumpridos. Acompanhamento do plano de RJ (plano = conjunto de medidas acordado com os credores e homologado pelo juiz) Funes gerenciais (art. 64 e 65-1): a princpio na RJ o Administrador Judicial no administra a empresa (s fiscaliza); no entanto, nas hipteses do art. 64 assumir o comando da empresa temporariamente, at que, convocada Assemblia Geral de Credores, eleja um Gestor Judicial.
Art. 64. Durante o procedimento de recuperao judicial, o devedor ou seus administradores sero mantidos na conduo da atividade empresarial, sob fiscalizao do Comit, se houver, e do administrador judicial, salvo se qualquer deles: I houver sido condenado em sentena penal transitada em julgado por crime cometido em recuperao judicial ou falncia anteriores ou por crime contra o patrimnio, a economia popular ou a ordem econmica previstos na legislao vigente; II houver indcios veementes de ter cometido crime previsto nesta Lei; III houver agido com dolo, simulao ou fraude contra os interesses de seus credores; IV houver praticado qualquer das seguintes condutas: a) efetuar gastos pessoais manifestamente excessivos em relao a sua situao patrimonial;

Art. 30. No poder integrar o Comit ou exercer as funes de administrador judicial quem, nos ltimos 5 (cinco) anos, no exerccio do cargo de administrador judicial ou de membro do Comit em falncia ou recuperao judicial anterior, foi destitudo, deixou de prestar contas dentro dos prazos legais ou teve a prestao de contas desaprovada. 1o Ficar tambm impedido de integrar o Comit ou exercer a funo de administrador judicial quem tiver relao de parentesco ou afinidade at o 3o (terceiro) grau com o devedor, seus administradores, controladores ou representantes legais ou deles for amigo, inimigo ou dependente. 2o O devedor, qualquer credor ou o Ministrio Pblico poder requerer ao juiz a substituio do administrador judicial ou dos membros do Comit nomeados em desobedincia aos preceitos desta Lei. 3o O juiz decidir, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, sobre o requerimento do 2o deste artigo.

14

Victor Hugo Uniceub 6. sem

Dir Empresarial - Falimentar _______________________________________________________________________________________________________________________ _ b) efetuar despesas injustificveis por sua natureza ou vulto, em relao ao capital ou gnero do negcio, ao movimento das operaes e a outras circunstncias anlogas; c) descapitalizar injustificadamente a empresa ou realizar operaes prejudiciais ao seu funcionamento regular; d) simular ou omitir crditos ao apresentar a relao de que trata o inciso III do caput do art. 51 desta Lei, sem relevante razo de direito ou amparo de deciso judicial; V negar-se a prestar informaes solicitadas pelo administrador judicial ou pelos demais membros do Comit; VI tiver seu afastamento previsto no plano de recuperao judicial. Pargrafo nico. Verificada qualquer das hipteses do caput deste artigo, o juiz destituir o administrador, que ser substitudo na forma prevista nos atos constitutivos do devedor ou do plano de recuperao judicial. Art. 65. Quando do afastamento do devedor, nas hipteses previstas no art. 64 desta Lei, o juiz convocar a assemblia-geral de credores para deliberar sobre o nome do gestor judicial que assumir a administrao das atividades do devedor, aplicando-se-lhe, no que couber, todas as normas sobre deveres, impedimentos e remunerao do administrador judicial. 1o O administrador judicial exercer as funes de gestor enquanto a assemblia-geral no deliberar sobre a escolha deste. 2o Na hiptese de o gestor indicado pela assemblia-geral de credores recusar ou estar impedido de aceitar o encargo para gerir os negcios do devedor, o juiz convocar, no prazo de 72 (setenta e duas) horas, contado da recusa ou da declarao do impedimento nos autos, nova assemblia-geral, aplicado o disposto no 1o deste artigo.

Atribuies na FALNCIA art. 22-I e III: Atendimento aos credores Verificao de crditos Apurao de informaes Presidncia da AGC Exame das causas da falncia: elaborao de relatrio que apontar a responsabilidade civil e penal dos envolvidos, podendo embasar eventual ao penal falimentar; Representao judicial da massa falida Arrecadao de bens e documentos similar penhora do processo de execuo normal. A arrecadao ABRANGENTE, pois at mesmos os bens sem valor econmico devem ser arrecadados (ex: correspondncias, memorandos, comunicaes internas, etc.). Na penhora restrita ao valor do crdito, enquanto que a arrecadao ABRANGENTE, envolvendo todos os bens do falido. Contratao de auxiliares (admitida no caso de administrador pessoa fsica, mediante autorizao judicial). Em se tratando de administrador pessoa jurdica, no faz muito sentido (a no em situaes excepcionais), pois na sua remunerao j esto includas as dos auxiliares; Realizao do ativo Pagamento dos credores Prestao de contas Remunerao do Administrador Judicial art. 24: Critrios de fixao: capacidade de pagamento, grau de complexidade do trabalho, valor de mercado. Limite de 5% (do valor devido aos credores, no caso de recuperao; ou do valor da venda dos bens, na falncia); nus do devedor ou da massa falida art. 25; Forma de pagamento art. 24, caput e par. 2: no caso de falncia reservar-se 40% para ser pago aps a aprovao das contas do AJ Remunerao proporcional art. 24- 3: quando o AJ pedir para ser exonerado de sua funo, o juiz analisar e determinar a remunerao proporcional, salvo se sair sem relevante razo ou for destitudo (por desdia, culpa, dolo ou descumprimento das obrigaes legais); Hipteses de exonerao: Nomeao incompatvel com a lei; Renncia, justificada ou no; Morte; Incapacidade superveniente; Dissoluo da PJ; Destituio; Hipteses de destituio (art. 24 -- 3: Descumprimento de devedores legais (ex: mora na entrega de contas ou relatrios); 15
Victor Hugo Uniceub 6. sem

Dir Empresarial - Falimentar _______________________________________________________________________________________________________________________ _

Prejuzo ao processo (por culpa ou dolo); Efeitos de destituio: Perda do direito de remunerao (art. 24 3); Vedao temporal para nova nomeao art. 30; Eventual fixao de responsabilidade art. 32 Originariamente a lei conferia AGC a funo de substituir o indicar novo AJ. Na nova lei isso ficou somente com o Juiz. Nada impede, entretanto que a AGC delibere sobre o tema, ficando ao arbtrio do Juiz decidir sobre a exonerao ou no.
MASSA FALIDA o acervo ativo e passivo de bens e interesses do falido, que passa a ser administrado e representado pelo sndico. Embora seja apenas uma universalidade de bens, e no uma pessoa jurdica, a massa falida tem capacidade de estar em juzo como autora ou r. A massa falida divide-se em massa ativa (crditos e haveres) e massa passiva (dbitos exigveis pelos credores). Forma-se no momento em que decretada a falncia.

o o

o o o

COMIT DE CREDORES Constituio facultativa: Requerimento de qualquer classe (art. 26): pode ser constitudo mediante requerimento de qualquer classe de credores, exceto dos Crditos Tributrios; Atribuies art. 27: Proteo dos interesses dos credores; Fiscalizao do administrador judicial Acompanhamento do plano Funes gerenciais art. 27-II-c Na falta do Comit, suas atribuies assumidas pelo AJ ou pelo Juiz (art. 28). Remunerao art. 29: assumida pelos prprios credores; Demais aspectos: impedimentos, destituio e responsabilidade, utilizam-se os mesmos critrios do AJ. Composio art. 26: se apenas uma classe requerer, pode constituir mesmo sem de acordo das outras 2 classes (alguns autores entendem que no possa ter apenas representante de 1 classe, mas a lei permite): Trabalhistas Garantia real e privilgio especial Quirografrios e privilgio geral ASSEMBLEIA-GERAL DE CREDORES Conceito: rgo de deliberao composto de todos os credores sujeitos aos efeitos da recuperao judicial e da falncia Atribuies (art. 35) Aprovao, rejeio ou modificao do plano de RJ Apreciao do pedido de desistncia da RJ Nomeao de gestor judicial na RJ Modalidade alternativa de realizao do ativo Destituio e indicao do AJ Qualquer matria de interesse dos credores
A Presidncia afastou possvel interpretao tendente a evidenciar incoerncia interna da lei. A possibilidade da AGC discutir a destituio do AJ estar presente com a clusula genrica (art. 35, I, f e art. 35, II, d)

o o o

Convocao (art. 36) De ofcio Apreciao do plano de RJ (art. 56) Escolha do gestor judicial (art. 65) Constituio do Comit na falncia (art. 99, XII) Requerimento Pedido de desistncia da RJ (art. 52, 4) Constituio do Comit na RJ (art. 52, 2) Provocao de: dos crditos de qualquer classe (art. 36 2) Comit de Credores (art. 27, I, e) Administrador Judicial (art. 22, I, g) 16
Victor Hugo Uniceub 6. sem

Dir Empresarial - Falimentar _______________________________________________________________________________________________________________________ _

Custos de convocao e realizao (36, 3) De ofcio ou pedido de desistncia da RJ Requerimento do Comit ou dos credores Requerimento do AJ (hiptese vinculante) Requerimento do AJ (discricionariedade) Forma do edital de convocao Antecedncia (art. 36) Intervalo entre 1 e 2 convocao (art. 36, I) Contedo (art. 36, incisos) Publicidade (art. 36, caput e 1) Instalao Presidncia (art. 37) Qurum (art. 37 2) Excluso dos crditos em conflito de interesse (art. 43) 1 convocao => Credores que representem mais da metade dos crditos de cada classe 2 convocao => Qualquer nmero de credores Impossibilidade de suspenso liminar (art. 40)
Caso algum interessado se oponha a algum crdito participante da RJ ou falncia, basta requerer liminar para suspender o direito de voto especfico, no sendo necessrio postergar a realizao da assemblia.

Representao do credor Apresentao do mandato ao AJ Mandato ordinrio => 24 horas (art. 37, 4) Mandato sindical => 10 dias (art. 37, 5 e 6) Qurum de deliberao (art. 38 e 42) Titulares de mais da metade dos crditos Excluso dos crditos em conflito de interesse (art. 43) Excees Apreciao do plano de RJ Constituio do Comit de Credores Modalidade alternativa de realizao do ativo Diviso das classes na apreciao do plano

Credor em moeda estrangeira ter seu crdito convertido em moeda nacional para fins de votao na AGC (art. 38, p. nico)

No Comit, a diviso das classes distinta. Aparentemente, no h razo lgica para essa diferenciao. Talvez tenha havido algum erro na preparao do texto do projeto de lei.

Direito de voto (art. 39)

Decises judiciais sobre pedidos de reserva Quantia ilquida (art. 6, 3) Habilitao ou divergncia retardatria (art. 10, 4) Impugnao (art. 16) Decises liminares podem ser usadas para afastar direito de voto (ver lmina 17 supra) Excluso dos crditos em conflito de interesse (art. 43) Estabilidade das deliberaes da AGC Impossibilidade de invalidao em razo de posterior deciso judicial acerca da existncia, quantificao ou classificao de crditos (art. 39, 2). Victor Hugo Uniceub 6. sem 17

Dir Empresarial - Falimentar _______________________________________________________________________________________________________________________ _

Se ainda houver invalidao, protegem-se os interesses de terceiros de boa-f (art. 39, 3)

VERIFICAO DOS CRDITOS


Finalidades: identificar os credores; determinar o poder de voto na AGC; orientar o rateio na falncia. Procedimento Fase administrativa
H 3 situaes distintas quanto a relao de credores: Na recuperao judicial, deve integrar o pedido (art. 51, III) Na falncia requerida por credor, obedece-se ordem judicial (art. 99, III) Na confisso de falncia, deve integrar o pedido (art. 105, II)

Habilitao e divergncia quanto aos crditos relacionados: Natureza administrativa: deve ser apresentada ao AJ Atribuio do administrador judicial (art. 7, 1)
Art. 7. 1 Publicado o edital previsto no art. 52, 1o, ou no pargrafo nico do art. 99 desta Lei, os credores tero o prazo de 15 (quinze) dias para apresentar ao administrador judicial suas habilitaes ou suas divergncias quanto aos crditos relacionados.

Inexistncia de sucumbncia (art. 5, II)


Art. 5o No so exigveis do devedor, na recuperao judicial ou na falncia: II as despesas que os credores fizerem para tomar parte na recuperao judicial ou na falncia, salvo as custas judiciais decorrentes de litgio com o devedor.

Obrigatoriedade: dispensa-se os credores relacionados pelo devedor, salvo se desejarem divergir.

Habilitao ou divergncia retardatria Procedimento judicial: deve ser peticionado ao Juiz Rito de impugnao antes do QGC (art. 10, 5) Ao prpria aps o QGC (art. 10, 6)
Art. 10 5. As habilitaes de crdito retardatrias, se apresentadas antes da homologao do quadro-geral de credores, sero recebidas como impugnao e processadas na forma dos arts. 13 a 15 desta Lei. 6o Aps a homologao do quadro-geral de credores, aqueles que no habilitaram seu crdito podero, observado, no que couber, o procedimento ordinrio previsto no Cdigo de Processo Civil, requerer ao juzo da falncia ou da recuperao judicial a retificao do quadro-geral para incluso do respectivo crdito.

Repercusses por ser retardatrio: perda do direito a voto (art. 10, 1 e 2) e, na falncia, perda ou reserva dos rateios (art. 10, 3 e 4)
Art. 10. No observado o prazo estipulado no art. 7o, 1o, desta Lei, as habilitaes de crdito sero recebidas como retardatrias. 1o Na recuperao judicial, os titulares de crditos retardatrios, excetuados os titulares de crditos derivados da relao de trabalho, no tero direito a voto nas deliberaes da assembliageral de credores. 2o Aplica-se o disposto no 1o deste artigo ao processo de falncia, salvo se, na data da realizao da assemblia-geral, j houver sido homologado o quadro-geral de credores contendo o crdito retardatrio. 3o Na falncia, os crditos retardatrios perdero o direito a rateios eventualmente realizados e ficaro sujeitos ao pagamento de custas, no se computando os acessrios compreendidos entre o trmino do prazo e a data do pedido de habilitao. 4o Na hiptese prevista no 3o deste artigo, o credor poder requerer a reserva de valor para satisfao de seu crdito.

Exemplo de perda do rateio

Contedo formal (art. 9): qualificao do credor, valor, origem, classificao e prova do crdito, delimitao da garantia (se com garantia, especificar qual 18
Victor Hugo Uniceub 6. sem

Dir Empresarial - Falimentar _______________________________________________________________________________________________________________________ _ Art. 9. A habilitao de crdito realizada pelo credor nos termos do art. 7o, 1o, desta Lei dever conter: I o nome, o endereo do credor e o endereo em que receber comunicao de qualquer ato do processo; II o valor do crdito, atualizado at a data da decretao da falncia ou do pedido de recuperao judicial, sua origem e classificao; III os documentos comprobatrios do crdito e a indicao das demais provas a serem produzidas; IV a indicao da garantia prestada pelo devedor, se houver, e o respectivo instrumento; V a especificao do objeto da garantia que estiver na posse do credor. Pargrafo nico. Os ttulos e documentos que legitimam os crditos devero ser exibidos no original ou por cpias autenticadas se estiverem juntados em outro processo.

H 2 observaes sobre princpios cambirios: Exige-se declarao sobre a origem do crdito, o que excepciona o princpio da autonomia (art. 9, II): evitar fraudes e permitir que o AJ se convena da regularidade do crdito Admite-se cpia autenticada para provar o crdito desde que os ttulos estejam juntados a outros autos (art. 9, par. nico). Como os originais continuam necessrios, no h que se falar em exceo da cartularidade.

Relao de Credores do AJ Fase administrativa Prazo de 45 dias para que o AJ publique a relao de credores, por meio de edital Credor que no concorda: apresenta IMPUGNAO ao Juiz, um incidente judicial, em at 10 dias do Edital prazo fatal. A impugnao pode ser utilizada para incluir crditos at a homologao do QGC

Se houver impugnaes, o procedimento inaugura a fase judicial. Impugnao Natureza judicial (art. 13): endereada ao Juiz Autos apartados (art. 13, par. nico): tem nus de sucumbncia. Para cada crdito gera 1 auto apartado, mesmo que apresentado por legitimados diferentes (ex: impugnaes de determinado crdito apresentada pelo credor e tambm pelo devedor junta num nico auto) Efeito da no apresentao (art. 14): melhor dos mundos quando no h impugnao Reserva para rateio (art. 16): o impugnante pode pedir a reserva se, quando da homologao do QGC, a impugnao ainda estiver pendente. Legitimados para impugnar (art. 8): Comit de credores, Credor, Devedor, Scios do devedor e Ministrio Pblico Havendo a habilitao ou divergncia, a impugnao pode ser usada para desafiar a relao do AJ pela ausncia ou determinao incorreta de crdito. Procedimento Concluso ao juiz (art. 15)

Embora a deciso resolva o mrito da legitimidade de participao no processo de recuperao ou de falncia, o recurso cabvel de agravo. Definio do Quadro-Geral de Credores 19
Victor Hugo Uniceub 6. sem

Dir Empresarial - Falimentar _______________________________________________________________________________________________________________________ _

Atribuies do AJ (art. 18): consolidar o QGC Atribuio do Juiz (art. 18): homologar o QGC

Excluso, reclassificao ou retificao (art. 19 e 10 6) aps o QGC homologado credores retardatrios que perderam os prazos Depende de Ao prpria a ser interposta no: Juzo da recuperao ou falncia (art. 19, 1), se ttulo extrajudicial; Juzo originrio (art. 19, 1), se execuo por quantia ilquida ou reclamao trabalhista.

LIQUIDAO FALIMENTAR
Conceito: a converso em dinheiro dos bens e direitos arrecadados e, com o seu produto, o pagamento dos credores (apurao do ativo para soluo do passivo). Fases Realizao do ativo, com a Venda dos Bens e a Cobrana dos Crditos art. 139-148 Pagamentos art. 149-153 Realizao do ativo: Venda dos Bens Formas de agrupamento dos bens: utilizar-se- as seguintes opes observadas esta ordem de preferncia Alienao da empresa (art. 140, 3) 1. opo: Estabelecimentos em bloco (art. 140, I) vender a empresa como um todo 2. opo: Filiais ou unidades produtivas isoladas (art. 140, II) Alienao dos bens em bloco (art. 140, III) 3. opo Alienao dos bens individualmente (art. 140, IV) 4. opo. Modalidades de hasta pblica Leilo (art. 142, I) aqui no interessa se mvel ou imvel (no CPC: leilo: mvel; praa: imvel) Propostas fechadas (art. 142, II): interessados apresentam propostas em envelope lacrado; Prego (art. 142, III): duas fases apresentao das propostas e depois o leilo por lances orais. Sucesso de dvidas na arrematao Desonerao do arrematante (art. 141, II): aqui a regra da sucesso excepcionada, ou seja, quem adquire o bem no assume as dvidas associadas a ele (inclusive tributria). Houve ADIN sobre dvidas trabalhistas e o STF entendeu que a norma constitucional sim. Excees (se um desses arrematar assume as dvidas): scio da sociedade falida (art. 141, 1, I), parente do falido ou de scio (art. 141, 1, II) ou agente do falido (art. 141, 1, III) Alternativas hasta pblica - outros meios no elencados na lei, que podem ser por: Requerimento do AJ (art. 144): depende de aprovao pelo Juiz; Aprovao da AGC (art. 46 e 145): se aprovada outra forma em AGC, o Juiz homologar. Uso do crdito trabalhista (art. 145, 2) na constituio de sociedade pelos empregados para aquisio ou arrendamento da empresa. Realizao do ativo: Cobrana dos crditos Atribuio: do AJ (art. 22, III, l) Meios: Cobrana extrajudicial Negociao (art. 22, 3) amigvel com autorizao do Juiz Protesto extrajudicial meio coercitivo Cobrana judicial Aes ou execues prprias

20

Victor Hugo Uniceub 6. sem

Dir Empresarial - Falimentar _______________________________________________________________________________________________________________________ _

Competncia: no juzo originrio. ATENO: no o falimentar aqui a massa falida est no plo ativo, no sendo a ao absorvida pela universalidade do juzo falimentar Pagamentos Ordem de precedncia: via de regra aguarda-se o QGC para efetuar os pagamentos, mas tem crditos que podem ser pagos antes da homologao do QGC, tais como: Despesas inadiveis (art. 150) indispensveis administrao da falncia e manuteno provisria das atividades: assim que tiver dinheiro em caixa Crditos salariais prioritrios (art. 151) antecipao de crditos trabalhistas (vencidos nos 3 ltimos meses anteriores falncia at o limite de 5 salrios mnimos): nico crdito consursal que tem essa benesse Restituies em dinheiro (art. 86, par. nico): bens de terceiros que foram arrecadados e no podem mais ser restitudos (foram alienados ou se deterioraram) e so restitudos em dinheiro. Crditos extraconcursais (art. 84): Crditos concursais (art. 83) listados no QGC Falido, scios ou acionistas (art. 153) Crditos Concursais Crditos trabalhistas (ou alimentares): limite de 150 salrios-mnimos por credor (ADI 3934 confirmou a constitucionalidade desse limite); indenizao por acidente de trabalho (sem limitao por credor = verba alimentar); Crditos equiparados honorrios advocatcios (RESP 1068838) - h controvrsia. Crditos com garantia real: limite do valor da garantia; EXCEDENTE vai para crdito quirografrio. Crditos fiscais problema em funo da possibilidade de existncia de aes de execuo em outros juzos (no so atrados para o juzo universal da falncia) Smula 44 do TFR: as execues fiscais continuam normalmente, mas os valores arrecadados nessas execues devem ser levados massa falida. Crditos com privilgio especial (o pagamento assegurado por um bem especfico), difere da garantia real (o que difere a vontade: enquanto a garantia real constituda por um ato de vontade, no privilgio especial o vnculo ao bem decorre de previso legal ex: crdito decorrente de benfeitorias necessrias feitas por inquilino o credor o inquilino, o devedor o dono do imvel, o valor do crdito as despesas com as benfeitorias e o privilgio especial o imvel no qual foi feita a benfeitoria): limite do valor do privilgio Crditos com privilgio geral aqueles que a lei define como tal ex: art. 965 do CC; honorrios advocatcios (controvrsia); Crditos quirografrios: os no previstos nos itens anteriores e aqueles que excederem seus limites de preferncia (ex: fornecedores, prestadores de servios e outros decorrentes de contratos sem garantia real) Multas e penalidades pecunirias: ver RR 76621 (multa decorrente de contrato de trabalho) Crditos subordinados: os definidos como tal em contratos ou em lei (ex: debntures subordinadas) Juros ps-falncia (art. 124): somente so pagos juros ps-falncia se restar recursos no final (exceo do crdito com garantia real, que continuam sujeitos a juros). Pagamento dos credores Hipteses de reserva de importncias Aes de quantia ilquida (art. 6, 3) Crditos retardatrios (art. 10 4) Crditos impugnados (art. 16) Perda do objeto da reserva Rateio suplementar (149, 1)
Art. 149. Realizadas as restituies, pagos os crditos extraconcursais, na forma do art. 84 desta Lei, e consolidado o quadro-geral de credores, as importncias recebidas com a realizao do ativo sero destinadas ao pagamento dos credores, atendendo classificao prevista no art. 83 desta Lei, respeitados os demais dispositivos desta Lei e as decises judiciais que determinam reserva de importncias. 1o Havendo reserva de importncias, os valores a ela relativos ficaro depositados at o julgamento definitivo do crdito e, no caso de no ser este finalmente reconhecido, no todo ou em

21

Victor Hugo Uniceub 6. sem

Dir Empresarial - Falimentar _______________________________________________________________________________________________________________________ _ parte, os recursos depositados sero objeto de rateio suplementar entre os credores remanescentes. 2o Os credores que no procederem, no prazo fixado pelo juiz, ao levantamento dos valores que lhes couberam em rateio sero intimados a faz-lo no prazo de 60 (sessenta) dias, aps o qual os recursos sero objeto de rateio suplementar entre os credores remanescentes.

ENCERRAMENTO DA FALNCIA E REABILITAO DO FALIDO


Prestao de contas do AJ (art. 154) Prazo de 30 dias aps liquidao A quem prestar contas: ao JUIZ Descumprimento do AJ (art. 23) Autuao apartada Impugnao (10 dias do aviso judicial) Manifestao do MP (5 dias) Manifestao do AJ, se necessrio (sem prazo) Sentena Rejeio das contas Indisponibilidade ou seqestro (art. 154, 5) Ttulo executivo (art. 154, 5) Responsabilidade penal do AJ (art. 173 e 177) Perda da remunerao (art. 24, 4) Afastamento da profisso de AJ (art. 30) Relatrio final (art. 155) Prazo de 10 dias aps julgamento das contas Contedo: Valor do ativo e produto da realizao: quanto foi apurado Valor do passivo e pagamentos: o que foi pago Responsabilidade remanescente do falido: o que faltou ser pago Serve de informao para constituir ttulo executivo (certido): aplica-se mais quando se trata de empresrio individual (pois ele pode reconstituir patrimnio); quando se trata de sociedade empresria no tem efeito prtico, vez que, com o encerramento da falncia, extingue-se a empresa, no tendo mais como execut-la.
Art. 155. Julgadas as contas do administrador judicial, ele apresentar o relatrio final da falncia no prazo de 10 (dez) dias, indicando o valor do ativo e o do produto de sua realizao, o valor do passivo e o dos pagamentos feitos aos credores, e especificar justificadamente as responsabilidades com que continuar o falido.

Sentena de encerramento (art. 156)


Art. 156. Apresentado o relatrio final, o juiz encerrar a falncia por sentena. Pargrafo nico. A sentena de encerramento ser publicada por edital e dela caber apelao.

Extino das obrigaes (art. 158): aps esgotados os recursos da massa falida e atendida uma destas hipteses: Pagamento de todos os crditos Rateio de mais de 50% do passivo quirografrio Prazo decadencial de 5 anos aps encerramento Prazo decadencial de 10 anos aps encerramento se houve condenao por crime falimentar Prescrio normal de todas as obrigaes
Art. 158. Extingue as obrigaes do falido: I o pagamento de todos os crditos; II o pagamento, depois de realizado todo o ativo, de mais de 50% (cinqenta por cento) dos crditos quirografrios, sendo facultado ao falido o depsito da quantia necessria para atingir essa porcentagem se para tanto no bastou a integral liquidao do ativo; III o decurso do prazo de 5 (cinco) anos, contado do encerramento da falncia, se o falido no tiver sido condenado por prtica de crime previsto nesta Lei; IV o decurso do prazo de 10 (dez) anos, contado do encerramento da falncia, se o falido tiver sido condenado por prtica de crime previsto nesta Lei.

Atendimento do pleito (art. 159): a extino das obrigaes deve ser obrigatoriamente requerida podendo ser dada: Na prpria Sentena de encerramento: nos casos dos incisos I e II do art. 158; Em Sentena autnoma: para os demais casos
Art. 159. Configurada qualquer das hipteses do art. 158 desta Lei, o falido poder requerer ao juzo da falncia que suas obrigaes sejam declaradas extintas por sentena. 1o O requerimento ser autuado em apartado com os respectivos documentos e publicado por edital no rgo oficial e em jornal de grande circulao.

22

Victor Hugo Uniceub 6. sem

Dir Empresarial - Falimentar _______________________________________________________________________________________________________________________ _ 2o No prazo de 30 (trinta) dias contado da publicao do edital, qualquer credor pode oporse ao pedido do falido. 3o Findo o prazo, o juiz, em 5 (cinco) dias, proferir sentena e, se o requerimento for anterior ao encerramento da falncia, declarar extintas as obrigaes na sentena de encerramento. 4o A sentena que declarar extintas as obrigaes ser comunicada a todas as pessoas e entidades informadas da decretao da falncia. 5o Da sentena cabe apelao. 6o Aps o trnsito em julgado, os autos sero apensados aos da falncia.

Reabilitao do condenado por crime falimentar Prazo de 5 anos aps extino da punibilidade (art. 181, 1) Ou antes, pela reabilitao prevista no CP (art. 94)
Art. 181. So efeitos da condenao por crime previsto nesta Lei: I a inabilitao para o exerccio de atividade empresarial; II o impedimento para o exerccio de cargo ou funo em conselho de administrao, diretoria ou gerncia das sociedades sujeitas a esta Lei; III a impossibilidade de gerir empresa por mandato ou por gesto de negcio. 1o Os efeitos de que trata este artigo no so automticos, devendo ser motivadamente declarados na sentena, e perduraro at 5 (cinco) anos aps a extino da punibilidade, podendo, contudo, cessar antes pela reabilitao penal. 2o Transitada em julgado a sentena penal condenatria, ser notificado o Registro Pblico de Empresas para que tome as medidas necessrias para impedir novo registro em nome dos inabilitados. CP-Art. 94 - A reabilitao poder ser requerida, decorridos 2 (dois) anos do dia em que for extinta, de qualquer modo, a pena ou terminar sua execuo, computando-se o perodo de prova da suspenso e o do livramento condicional, se no sobrevier revogao, desde que o condenado: ...

RECUPERAO JUDICIAL
Art. 47. A recuperao judicial tem por objetivo viabilizar a superao da situao de crise econmico-financeira do devedor, a fim de permitir a manuteno da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo, assim, a preservao da empresa, sua funo social e o estmulo atividade econmica.

Postulao e Efeitos do Despacho de Processamento


Legitimidade ativa do devedor (art. 1 e 48) somente o devedor tem legitimidade para requerer a recuperao Empresrio individual (CC-art. 966) Sociedade empresria (CC-art. 982) Excees (art. 2):

Empresa pblica e sociedade de economia mista Instituies financeiras, seguradoras, planos de sade e previdncia complementar (fiscalizadas pelo BACEN, SUSEP, ANS ou PREVIC: no podem requerer recuperao judicial, mas podem ser objeto de interveno, liquidao extrajudicial e at de falncia). Lei 6.024 para instituies financeiras.

Competncia (art. 3) Estabelecimento principal Requisitos objetivos de viabilidade (art. 48): preocupao: que a empresa seja vivel. Exerccio regular superior a 2 anos (da data do registro na Junta Comercial); Ausncia de inabilitao empresarial (no pode ter falido) Ausncia de recuperao judicial anterior
5 anos da concesso de recuperao judicial 8 anos, se concedida com base em plano especial

Ausncia de condenao por crime falimentar dessa regra)


(h discusso sobre constitucionalidade

Empresrio, no caso de empresrio individual Administrador ou scio controlador, no caso de sociedade empresria

Instruo da inicial (art. 51) Exposio das causas Demonstraes contbeis (3 ltimos exerccios) Relao de credores Relao de empregados Certido da Junta Comercial Ato constitutivo da sociedade Atas de nomeao dos administradores Relao de bens do controlador e administradores Extratos bancrios e investimentos (3 ltimos exerccios) Certides de protesto Relao das aes judiciais 23
Victor Hugo Uniceub 6. sem

Dir Empresarial - Falimentar _______________________________________________________________________________________________________________________ _

O exame judicial meramente formal Ausente algum documento, o juiz manda emendar a inicial A instruo to complexa que pode ser considerada como requisito de viabilidade parte

Processamento da RJ
Natureza jurdica Embora tenha efeitos materiais, considera-se o deferimento do processamento como um despacho. O DESPACHO de processamento da RJ d incio a um processo em que o devedor vai negociar com os credores a efetiva recuperao, dando-lhe um prazo de 180 dias para que conclua o processo. Esse despacho ainda no a concesso da recuperao judicial que somente ocorrer quando o devedor acertar um plano de pagamento com os credores. Recorribilidade No cabe recurso, mas Campinho admite a formao de incidente a partir de denncia de interessado Caber recurso de apelao se houver denegao

A negao de processamento no causa para decretao da falncia Em sua maioria, os efeitos do despacho de processamento perduram at o encerramento da recuperao judicial.

Efeitos do despacho de processamento Publicidade

Edital (art. 52, 1) Alterao do nome do devedor (art. 69, caput) acrescenta em seguida ao nome EM RECUPERAO JUDICIAL. Anotao no Registro Empresarial (art. 69, p. nico) Intimao do Ministrio Pblico (art. 52, V) Cincia das Fazendas Pblicas (art. 52, V)

Proteo da atividade Dispensa de certides negativas (art. 52, II): o prprio artigo indica exceo para contratao
com o Poder Pblico ou recebimento de benefcios ou incentivos fiscais ou tributrios, que tira a eficcia da dispensa. Inexigibilidade de certas obrigaes (art. 5) Renovao de penhor sobre crditos (art. 49, 5) Parcelamento tributrio (art. 6, 7, e 68) para ter eficcia plena depende de regulamentao em outra lei que ainda no foi Suspenso das aes (art. 52, III, e 6, 4) o PRINCIPAL benefcio, mas limitado ao prazo de 180 dias. Suspenso da prescrio (art. 6, caput) Provisoriedade (art. 6, 4) Improrrogabilidade (art. 6, 4) Abrangncia geral (art. 49, caput): abrangem todos os crditos, mesmo que no vencidos Privilgio pessoal (art. 49, 1): s vale para o devedor (no serve para o fiador, nem para o avalista do devedor) Crditos constitudos aps o despacho (art. 49) Aes sobre quantia ilquida (art. 6, 1, 2 e 3) - Sentena => QGC Fazenda Pblica (art. 6 7) Adiantamento de Contrato de Cmbio (art. 49 4) Alienao fiduciria (art. 49 3) Arrendamento mercantil (art. 49 3) Promessa de venda de imvel (art. 49 3) Venda com reserva de domnio (art. 49 3)

Caractersticas da blindagem

Excees blindagem

Administrao da empresa Manuteno da administrao: diferentemente da falncia, aqui ela preferentemente mantida
(mas fiscalizada)

Fiscalizao do AJ e do Comit (art. 64, caput) Restrio quanto ao ativo permanente (art. 66)
Opera desde a distribuio do pedido at a concesso Excepcionam-se os bens e direitos inscritos no plano de RJ

Acompanhamento do devedor Nomeao do administrador judicial (art. 52, I) Contas demonstrativas mensais (art. 52, IV) Possibilidade de falncia (art. 73)
Art. 73. O juiz decretar a falncia durante o processo de recuperao judicial:

24

Victor Hugo Uniceub 6. sem

Dir Empresarial - Falimentar _______________________________________________________________________________________________________________________ _ I por deliberao da assemblia-geral de credores, na forma do art. 42 desta Lei; II pela no apresentao, pelo devedor, do plano de recuperao no prazo do art. 53 desta III quando houver sido rejeitado o plano de recuperao, nos termos do 4o do art. 56 desta

Lei; Lei;

IV por descumprimento de qualquer obrigao assumida no plano de recuperao, na forma do 1o do art. 61 desta Lei. Pargrafo nico. O disposto neste artigo no impede a decretao da falncia por inadimplemento de obrigao no sujeita recuperao judicial, nos termos dos incisos I ou II do caput do art. 94 desta Lei, ou por prtica de ato previsto no inciso III do caput do art. 94 desta Lei.

Afastamento da administrao (art. 64, incisos) Hipteses de afastamento da administrao (art. 64) Condenao penal (falncia ou RJ anterior ou crime contra o patrimnio, a economia popular ou
a ordem econmica)

Indcios veementes de prtica de crime falimentar Dolo, simulao ou fraude Operaes prejudiciais empresa Simulao ou omisso de crditos Recusa de informaes ao AJ ou Comit Afastamento previsto pelo plano

Substituio da administrao Eleio conforme ato constitutivo ou plano de RJ (art. 64, p. nico) Designao do gestor judicial pela AGC (art. 65, caput) Atenuao do risco de falncia Crditos constitudos na RJ (art. 67, caput): so considerados extraconcursais no caso de
decretao da falncia.

Crditos quirografrios derivados de contratos de execuo contnua (art. 67, p. nico) fornecedores contnuos: sero considerados de privilgio geral at o limite dos crditos

concedidos durante a RJ. Questionamento: tratamento diferenciado prejudicando aqueles enquadrados no art. 67-p. nico.

Plano de Recuperao Judicial


Conceito Conjunto de medidas firmadas no mbito processual voltadas para a superao da crise empresarial Meios de recuperao (art. 50) rol no taxativo (tudo o que for lcito pode ser utilizado) Reorganizao da administrao (III, IV e V): pode ocorrer compartilhamento com os credores; Reestruturao do capital (II e VI) Aumento da liquidez (VII, XI e XIII) Reestruturao do passivo (I, VIII, IX e XVI) Crditos excludos da negociao geral no esto sujeitos ao Plano de Recuperao Crditos fiscais (art. 6 7) Alienao fiduciria (art. 49 3) Arrendamento mercantil (art. 49 3) Venda com reserva de domnio (art. 49 3) Venda de bem imvel (art. 49 3) ACC (art. 49 4) Crditos constitudos aps a recuperao judicial

A Negociao do Plano

Pode haver parcelamento dos crditos fiscais, se houver previso legal tanto parcelamento especial como o geral Quanto aos demais, nada impede a negociao particular. Normalmente o que ocorrer: o devedor em vrias frentes negociando no s os crditos sujeitos recuperao como aqueles excludos.

Crditos trabalhistas Reduo salarial ou de jornada depende de acordo ou conveno coletiva (art. 50, VIII) Prorrogao mxima de 1 ano (art. 54, caput) Prorrogao mxima de 30 dias (art. 54, p. nico)
Art. 54. O plano de recuperao judicial no poder prever prazo superior a 1 (um) ano para pagamento dos crditos derivados da legislao do trabalho ou decorrentes de acidentes de trabalho vencidos at a data do pedido de recuperao judicial.

25

Victor Hugo Uniceub 6. sem

Dir Empresarial - Falimentar _______________________________________________________________________________________________________________________ _ Pargrafo nico. O plano no poder, ainda, prever prazo superior a 30 (trinta) dias para o pagamento, at o limite de 5 (cinco) salrios-mnimos por trabalhador, dos crditos de natureza estritamente salarial vencidos nos 3 (trs) meses anteriores ao pedido de recuperao judicial.

Crditos com garantia real Supresso ou substituio da garantia tem eficcia condicionada anuncia expressa do credor afetado (art. 50 1) Crditos em moeda estrangeira Afastamento da variao cambial tem eficcia condicionada anuncia do credor afetado (art. 50 2)

Tramitao do Plano
Coincide com o prazo do AJ para publicar sua relao de credores

60 d
Publicao do Despacho de Processamento
(art. 52, 1, I e III)

Xd
Prazo de submisso do plano
(art. 53)

Edital
(art. 53, par. nico)

Consequncia do no cumprimento dos 60 dias para apresentao do plano de recuperao falncia

30 d
Edital
(art. 53, par. nico)

Xd
Prazo para objeo de credores
(art. 55, caput e par. nico)

+
Relao de credores pelo AJ
(art. 7, 2)

Convocao da AGC
(art. 56)

Se houver objeo deve-se convocar uma AGC. Se no houver objeo dentro dos 30 dias leva homologao do plano

150 d
Despacho de processamento Realizao da Assemblia
(art. 56, 1)

60 + X

30 + X

15 + 5

Desde que no haja culpa ou dolo do devedor, Campinho defende a prorrogao da blindagem se o prazo de 150 dias no for atendido. O prazo de 150 dias recomendvel, mas no existe nenhuma penalidade se esse prazo no for atendido.

Critrio de aprovao - Art. 45, caput, 1 e 2


Trabalhistas Garantia real Quirografrios, privilgio especial, privilgio geral e subordinados

Maioria dos credores

Maioria dos credores Maioria dos crditos

Maioria dos credores Maioria dos crditos

No se conta o voto do credor que, mesmo sujeito aos efeitos da RJ, no afetado pelas disposies do plano proposto (art. 45, 3).

26

Victor Hugo Uniceub 6. sem

Dir Empresarial - Falimentar _______________________________________________________________________________________________________________________ _

Se uma das classes vetar o plano, ele no ser aceito. Se a AGC rejeitar o plano falncia

Eficcia do plano

Xd
Plano aprovado Certido Negativa
(art. 57)

Xd
Deciso Concessiva
(art. 58)

Agravo
(art. 59, 2)

Como tem havido bices para o parcelamento de dvidas fiscais para empresrios em RJ, o Judicirio tem dispensado a apresentao da certido negativa. O Judicirio tem dispensado a apresentao da Certido Negativa tendo em vista ainda no existir lei sobre o parcelamento especial e a possibilidade de parcelamento geral no ser exequvel em todos os nveis.

Deciso concessiva
Modalidades de deciso concessiva Homologao Aprovao (art. 58, 1) Maioria dos crditos Aprovao de duas classes

Votao favorvel na classe dissidente (mais de 1/3 favorveis por cabea e tratamento paritrio - art. 58, 2)

Efeitos da deciso concessiva Novao das obrigaes (art. 59, caput): a maioria sobrepe a vontade de todos e a novao condicionada (se aps a RJ ocorrer a falncia, os crditos voltam condio anterior a novao desfeita); Executividade do plano (art. 59, 1): constituem-se em ttulos executivos; Alienao do patrimnio e afastamento da sucesso de dvidas (art. 60 e pargrafo nico). Apesar de o dispositivo no afastar explicitamente as dvidas trabalhistas, existe entendimento relativamente solidificado que a no sucesso de dvidas tambm atinge as trabalhistas na recuperao judicial.

Continuidade da RJ
Regime de RJ aps a deciso concessiva

2 anos1 Execuo do plano ou possvel falncia ex officio


Deciso Concessiva
(art. 58)

Sentena de encerramento da RJ
(art. 61)

O encerramento da RJ depende do cumprimento das obrigaes previstas no plano e vencidas neste prazo. O AJ exonerado. Aps a sentena de encerramento da RJ, a falncia no pode mais ser

Frustrao da RJ
Hipteses de convolao em falncia (art. 73) Deliberao da assemblia Perda do prazo de apresentao do plano Rejeio do plano de recuperao Descumprimento do plano de recuperao

27

Victor Hugo Uniceub 6. sem

Dir Empresarial - Falimentar _______________________________________________________________________________________________________________________ _

Pedido de falncia por credor no sujeito: deixa o devedor exposto, sendo que todo o esforo de negociao pode ter sido em vo se um credor no sujeito entrar com execuo da dvida. LEMBRANDO: a Fazenda Pblica no pode requerer falncia. Situao dos crditos ante a frustrao Reconstituio de crditos (art. 61, 2) revogam-se as novaes Crditos originados durante a RJ (art. 67, caput) Crditos de fornecedores (art. 67, p. nico)
Notar a desigualdade de tratamento entre o caput e o pargrafo nico do art. 67.

Encerramento da RJ
Regime aps o encerramento da RJ
Execuo do plano ou falncia a pedido

Sentena de encerram ento da RJ


(art. 61)

A empresa volta condio de normalidade.

Plano especial
Plano especial para MPEs (arts. 70-72) Sujeio exclusiva de credores quirografrios: se o problema envolver crditos trabalhistas, crditos com garantia real, por ex., no pode usar do plano especial. nico meio de recuperao: dilao de dvidas Dispensa da assembleia Possibilidade de falncia por objeo
Incoerncia do regime de plano especial art. 72-par. nico Concesso => quarentena de 8 anos (art. 48, III)

RECUPERAO EXTRAJUDICIAL
Conceito: acordo obtido entre devedor e credores, sem a interferncia do Poder Judicirio, podendo ser homologado judicialmente de modo a constituir ttulo executivo judicial e obrigar eventuais credores minoritrios dissidentes.
Nasce como uma soluo de mercado, mas pode ser invocado o Judicirio se houver dissidncia de minoria para que o acordo possa ser eficcia a todos. Como no h interferncia do Estado na negociao, tambm no h a proteo prpria da recuperao judicial (art. 161, 4)

Requisitos Requisitos do art. 48 (art. 161, caput) Ausncia de RJ pendente (art. 161, 3) Ausncia de, nos 2 anos anteriores (prazo reduzido em relao recuperao judicial): Concesso de RJ (art. 161 3) Homologao de RExt (art. 161 3)

Os requisitos relacionados no art. 161, caput e 3, apenas tm importncia se o devedor precisar obrigar credores dissidentes. E se no forem cumpridos os requisitos: No impede acordos consensuais (art. 167)
Marco inicial Concesso de RJ Concesso de RJ Homologao de Homologao RExt de RExt Marco final Pedido de RJ Pedido de Homologao de Plano de RExt Pedido de Homologao de Plano de RExt Pedido de RJ Prazo m nim o 5 anos 2 anos 2 anos ???

Quadro comparativo

Crditos sujeitos (163 1): Garantia real Privilgio especial Privilgio geral Quirografrios 28
Victor Hugo Uniceub 6. sem

Dir Empresarial - Falimentar _______________________________________________________________________________________________________________________ _

Subordinados

ATENO! A homologao opera efeitos apenas sobre crditos constitudos at a data do pedido de homologao (fim do art. 163, 1). O devedor no precisa abranger todos os credores de cada uma das classes no plano. No sendo abrangido pelo plano, o crdito no ser contabilizado para definir a anuncia ao plano (art. 163, 2).

Limitaes sobre o poder da maioria: exige anuncia do credor afetado: Afastamento de garantia real (art. 163, 4) Afastamento da variao cambial (art. 163, 5) Crditos no sujeitos (art. 161, 1) Crditos tributrios Crditos trabalhistas Arrendamento mercantil Alienao fiduciria Reserva de domnio Promessa de compra e venda de imvel Adiantamento de Contrato de Cmbio (ACC) Instruo processual do pedido de homologao Plano consensual (art. 162) Justificativa Plano (termos e condies) Assinatura dos aderentes Com dissidncia, soma-se (art. 163, 6) Exposio da situao patrimonial Demonstraes contbeis Relao de credores Prova dos poderes dos subscritores

Consenso Negociao do plano

Homologao facultativa Homologao obrigatria

3/5 cada classe

Rejeio

Inviabilidade

Consenso no exige homologao. Os 3\5 referem-se ao valor dos crditos e no quantidade de credores Rejeio no implica em falncia ex-ofcio e o devedor pode apresentar outro plano a qualquer momento

Procedimento da homologao
Prova do envio de cartas (art. 164, 1)

Xd
Pedido de homologao
(art. 162 e 163)

30 d
Edital
(art. 164)

Impugnaes
(art. 164, 2)

Estranho que o envio de cartas aos credores deva ser provado apenas durante a fluncia do prazo para objeo. Pode representar mitigao inconstitucional do direito ao contraditrio.

Razes de impugnao Infrao regra dos 3/5 (art. 164, 3, I) Ato de falncia ou fraude (art. 164, 3, II) Inobservncia de exigncia legal (art. 164, 3, III) Simulao de crdito (art. 164, 6): simula crditos para suprir a regra dos 3/5 29
Victor Hugo Uniceub 6. sem

Dir Empresarial - Falimentar _______________________________________________________________________________________________________________________ _

Vcio de representao (art. 164, 6): quem se apresenta como credor no o real credor Procedimento da homologao

5d
Impugnaes
(art. 164, 2)

Xd
Manifestao do devedor
(art. 164, 4)

5d
Concluso ao juiz
(art. 164, 5)

Sentena homologatria
(art. 164, 5)

Efeitos da homologao Torna-se ttulo executivo judicial (art. 161, 6) Efeitos da rejeio Possibilidade de novo pedido (art. 164, 8) Reconstituio de crditos (art. 165, 1 e 2) Recurso cabvel Apelao sem efeito suspensivo (art. 164, 7) Alienao judicial de bens Sucesso das dvidas? (art. 166) a lei deixou lacuna. Pode aplicar por analogia a regra da Falncia.

TPICOS DA PROVA: A PARTIR DE RGOS DA FALNCIA fl. 11.

30

Victor Hugo Uniceub 6. sem

Vous aimerez peut-être aussi