Vous êtes sur la page 1sur 3

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 1 CMARA PROCESSO TC n 05.

166/01 Objeto: Prestao de Contas de Convnio Convenentes: Secretaria da Sade do Estado da Paraba e o Laboratrio Industrial Farmacutico do Estado da Paraba - LIFESA Prestao de Contas de Convnio . Determinam-se providncias para os fins que menciona.

RESOLUO RC1 - TC - 134/2012


A 1 CMARA DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARABA, no uso de suas atribuies constitucionais e legais, tendo em vista o que consta no Processo TC n 05.166/01, referente Prestao de Contas de Convnio n 05/2000, celebrado entre a Secretaria da Sade do Estado da Paraba e o Laboratrio Industrial Farmacutico do Estado da Paraba LIFESA, objetivando a instituir cooperao tcnico-cientfica entre as partes convenentes com vistas a pesquisa, o desenvolvimento e a produo de medicamentos e produtos farmacuticos destinados, prioritariamente, rede estadual de sade, RESOLVE : ASSINAR o prazo de 60 (sessenta) dias para que o atual Secretrio da Sade do estado da Paraba, Sr. Waldson Dias de Souza, encaminhe a esta Corte de Contas a documentao e esclarecimentos necessrios ao restabelecimento da legalidade, sob pena de aplicao de multa, por omisso, conforme dispe o art. 56, incisos IV, da Lei Complementar Estadual n 18/93. Publique-se, registre-se e cumpra-se. TC Sala das Sesses da 1 Cmara - Plenrio Cons. Adalberto Coelho Costa Joo Pessoa, 09 de agosto de 2012. Conselheiro Arthur Paredes Cunha Lima
PRESIDENTE

Cons. Umberto Silveira Porto Fui Presente :

Cons. Subst. Antnio Gomes Vieira Filho


RELATOR

Representante do Ministrio Pblico junto ao TCE-PB

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO Processo TC n 05.166/01 RELATRIO Trata o presente processo da Prestao de Contas de Convnio n 05/2000, celebrado entre a Secretaria da Sade do Estado da Paraba e o Laboratrio Industrial Farmacutico do Estado da Paraba LIFESA, objetivando a instituir cooperao tcnico-cientfica entre as partes convenentes com vistas a pesquisa, o desenvolvimento e a produo de medicamentos e produtos farmacuticos destinados, prioritariamente, rede estadual de sade. O valor do convnio foi da ordem de R$ 842.386,55, tendo sido liberado esse mesmo montante. Aps exame da documentao pertinente, apresentao de defesa, posicionamento da Auditoria e do Ministrio Pblico junto ao TCE-PB, foi assinado, por meio da Resoluo RC1 TC n 233/05, prazo ao ento Secretrio Estadual da Sade, Sr. Jos Maria de Frana, procedesse regularizao das falhas remanescentes. Escoado o prazo sem providncias por parte daquela autoridade, esta Corte de Contas, atravs do Acrdo AC1 TC n 478/06, alm de aplicarem multa com base no art. 56-IV da LOTCE, determinaram a instalao de Tomada de Contas Especial por parte da Secretaria de Sade. Inconformado com a deciso desta Corte, o Sr. Jos Maria de Frana interps Recurso de Reviso questionando a aplicao da multa, tendo o mesmo sido conhecido e negado provimento, conforme Acrdo AC1 TC n 346/2011. O item b do acrdo acima caracterizado determinou o envio dos autos CORREGEDORIA para verificao junto Secretaria da Sade e ao LIFESA, quanto instalao da Tomada de Contas Especial, tendo aquele rgo comprovado o no cumprimento do referido acrdo. Novamente de posse dos autos, o Ministrio Pblico, por meio da Douta Procuradora Sheyla Barreto Braga de Queiroz, emitiu o Parecer n 554/12 opinando pela: a) declarao de descumprimento da determinao contida no Acrdo APL TC 346/2011; b) aplicao da multa prevista no art. 56, IV, da LOTC ao Sr. Waldson Dias Souza, atual Secretrio de Estado da Sade, pela omisso no cumprimento da referida determinao, malgrado regular citao;

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO Processo TC n 05.166/01 c) assinao de prazo ao Sr. Waldson Dias Souza, Secretrio de Estado da Sade, com baixa de resoluo, para instaurao, pela Secretaria Estadual da Sade, de Tomada de Contas Especial junto ao LIFESA, para apurar os exatos valores, condies de aplicao e demais aspectos da execuo do Convnio n. 05/2000, cujas contas no foram integralmente prestadas nos presentes autos, a despeito de todos esses anos, sob pena de cominao de nova multa. . o Relatrio !

Cons. Subst. Antnio Gomes Vieira Filho


RELATOR

VOTO
No obstante o posicionamento da Douta Procuradoria quanto aplicao de multa ao atual Secretrio Estadual de Sade, este Relator verificou que o Acrdo AC1 TC n 478/06 assinou prazo ao ex-Gestor da Pasta, Sr. Jos Maria de Frana, para que instaurasse a Tomada de Contas Especial. J o Acrdo AC1 TC n 346/2011 determinou o envio dos autos CORREGEDORIA para verificar quela determinao, no havendo nenhuma determinao direta ao atual Secretrio, razo pela qual, voto para que os Srs. Conselheiros Membros da 1 Cmara do Egrgio Tribunal de Contas do Estado da Paraba assinem o prazo de 60 (sessenta) dias para que o atual Secretrio da Sade do estado da Paraba, Sr. Waldson Dias de Souza, encaminhe a esta Corte de Contas a documentao e esclarecimentos necessrios ao restabelecimento da legalidade, sob pena de aplicao de multa, por omisso, conforme dispe o art. 56, incisos IV, da Lei Complementar Estadual n 18/93. o voto !

Cons. Subst. Antnio Gomes Vieira Filho


RELATOR

Vous aimerez peut-être aussi