Vous êtes sur la page 1sur 3

AULA PRTICA 03

ASPECTOS CITOLGICOS DO MATERIAL GENTICO: CROMATINA SEXUAL E CROMOSSOMOS

INTRODUO Cromossomos e cromatina so dois estados morfolgicos das mesmas entidades celulares de eucariontes, responsveis pelo armazenamento, transmisso e expresso das informaes do patrimnio hereditrio. Antes de Mendel, em 1865, publicasse suas observaes sobre a transmisso de certos caracteres, os citologistas j haviam mostrado que durante a diviso celular, surgiram estruturas alongadas, posteriormente denominadas cromossomos. Em 1981, Balbiani descobriu os cromossomos politnicos em clulas de glndula salivar do dptero Chironomus e Flemming encontrou cromossomos plumados em ovcitos do anfbio Siredon. Nos primeiros anos deste sculo foi estabelecida a Teoria cromossmica da Herana por Sutton e cols. e, desde ento, o estudo dos cromossomos expandiu-se enormemente, penetrando em vrios outros campos da Biologia, como a Taxonomia, a bioqumica, a Medicina Clnica e Melhoramento Animal e Vegetal. Adaptado de VIDAL & MELLO (1987) e GERRA, (1988). OBJETIVO PRINCIPAL clulas da mucosa bucal, interpretando a sua ocorrncia. MATERIAL

-gotas

PROCEDIMENTOS A - Observao do corpsculo de Barr (cromatina sexual) 1. Bocheche com gua potvel a fim de limpar a cavidade bucal; 2. Como auxlio de uma esptula, raspe a face interna (mucosa) da bochecha; 3. Despreze o material mucoso obtido e raspe a novamente, na mesma regio; 4. Deposite o material coletado em uma lmina limpa e, em seguida, pingue uma gota de soluo de orcena actica sobre a mesma; 5. Cubra o material com uma lamnula limpa e deixe corar por 10 minutos; 6. Coloque a lmina entre dois discos de papel de filtro dobrado, e numa superfcie perfeitamente plana, proceda ao esmagamento do material, pressionando a lamnula comoo dedo polegar; 7. Leve a preparao ao microscpio e movimente a platina, percorra o campo a fim de localizar as clulas. Faa observaes com as objetivas de mdio e maior aumentos; 8. Observe atentamente o ncleo das clulas e identifique o corpsculo de Barr, caracterizando-o. B - Observao de cromossomos humanos e de vegetais 1. Focalize as lminas definitivas e observe-as com as objetivas de mdio e maior aumento. Percorra o campo e, ao encontrar uma metfase, examine a preparao com a lente de imerso. 2. Identifique os tipos morfolgicos dos cromossomos observados e faa desenhos esquemticos correspondentes aos mesmos.

ATIVIDADES A partir de suas observaes e com base na leitura da bibliografia recomendada, responda s questes que se seguem: 1. Identifique citologicamente corpsculos de Barr, explicando a sua ocorrncia apenas em clulas fmeas. 2. Classifique o corpsculo de Barr quanto ao tipo de cromatina. REFERNCIA BIBLIOGRFICA 1. BORGES-OSRIO M. R. & ROBINSON, W. M. Gentica humana. 2. ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. 2. UFES. Roteiro de aula prtica: aspectos citolgicos do material gentico (cromatina sexual e cromossomos humanos). Disciplina Biologia Geral.

Vous aimerez peut-être aussi