Vous êtes sur la page 1sur 6

Comentrio da Lio da Escola Sabatina

Evangelismo e Testemunho
Lio 4 21 a 27 de abril de 2012

Evangelismo e Testemunho como Estilo de Vida

Pr. Marcelo E. C. Dias Professor do SALT/UNASP Doutorando (PhD) em Missiologia pela Universidade Andrews mecdias@hotmail.com

I. Salvao integral As doutrinas de Deus, da Criao, do ser humano, do pecado, de Cristo e da salvao, entre outras, esto diretamente relacionadas com uma compreenso bblica a respeito da misso holstica uma abordagem equilibrada e integral da misso que causa transformao fsica, mental, social, espiritual e bem-estar pessoa e sua comunidade (Wagner Kuhn, Christian Relief and Development, p. 4). O conceito de salvao tem fortes conotaes religiosas e missiolgicas, j que o testemunho missionrio guiado pela viso salvfica de Cristo. O Dicionrio de Teologia da Misso ressalta que a viso de salvao provavelmente seja o determinante mais crtico para decidir nossa abordagem da misso (verbete Salvao). Na Bblia, vrios termos so associados com a ideia de salvao. Um deles a palavra grega sozo, traduzida geralmente por salvar. No entanto, o conceito de salvar, nesse contexto, bem mais abrangente, incluindo resgate, retaurao, perdo e curamais do que o aspecto espiritual. Por exemplo, a Bblia diz que o leproso foi salvo (Lc 17:19) assim como o cego Bartimeu (Mc 10:52), o homem da mo ressequida (Mc 3:4 e 5) e o homem endemoninhado (Lc 8:36). Esse mais um testemunho de que Deus est interessado em corrigir a devastao do pecado e seus efeitos sobre a humanidade. A viso de que o ser humano uma unidade inseparvel (diferente da viso da filosofia grega) essencial para a compreenso bblica e implica no fato de que no possvel restaurar apenas um aspecto (espiritual, por exemplo) sem se atentar para as outras necessidades (fsicas, por exemplo).

Em relao misso, isso significa que no podemos divorciar a dimenso vertical da horizontal, a reconciliao com Deus da reconciliao com os Seus filhos e filhas. As duas dimenses no so idnticas, mas esto conectadas (Mt 6:14-15). A histria do povo de Deus marcada por esse princpio. Logo aps o pecado, Deus interveio provendo todas as necessidades de Ado e Eva, incluindo roupas de pele de animais (Gn 3:21). Assim, as leis e instrues do Antigo Testamento demonstram a providncia para as diferentes necessidades (dos pobres, vivas, doentes, estrangeiros, etc.) incluindo a observncia do sbado, o ano do jubileu e o conceito de shalom. No Novo Testamento, percebe-se a continuao desse princpio, com seu apogeu no ministrio de Cristo (em mais detalhes a seguir). Apesar de isso no significar que aqueles que aceitam Cristo no sofrero fisica, mental ou espiritualmente enquanto esperam a transformao final (glorificao), existe uma bno para a vida agora, que um sinal do reino e uma antecipao da salvao final em Cristo. Portanto, a misso fiel s Escrituras somente quando cruza fronteiras com a inteno de alcanar pessoas que, sob a atuao do Esprito Santo, tero sua vida transformada em todas as dimenses, de acordo com o propsito de Deus, sendo capacitadas para desfrutar vida plena. De forma geral, quatro princpios so muito pertinentes a esta explanao: (1) A mensagem do evangelho um todo. Talvez seja importante lembrar que as boasnovas do evangelismo no so simplesmente uma srie de proposies, mas acima disso uma revelao sobre a pessoa de Jesus e um convite a um relacionamento com Ele. (2) A integridade do convite evangelstico inclui apresentar Jesus como o Salvador que perdoa os pecados mas tambm como o Senhor ao qual preciso se submeter incondicionalmente. (3) De forma especial, um dos aspectos da converso, a santificao, um processo para a vida toda. (4) Aquele que apresenta o evangelho deve ser sensvel s necessidades especficas daqueles que o recebem. II. Cristo, o modelo O modelo encarnacional do ministrio de Cristo o exemplo para Seus seguidores. Todos os eventos da Sua misso apontavam para a misso integral que buscava a salvao integral. O amor a Deus acima de todas as coisas e ao prximo como a si mesmo foi o princpio maior modelado pelo Salvador. Na cruz, o ministrio da reconciliao com Deus e com o prximo atravs do autossacrifcio alcanou seu apogeu. A ressurreio de Jesus como as primcias dos que dormem (1Co 15:20) a garantia de uma nova criao e de vida eterna.

Jesus anunciou um evangelho que era, ao mesmo tempo, boas-novas espirituais, sociais, emocionais e fsicas dentro do contexto do plano da salvao (Mt 9:35). O texto de Lucas 4:1819 apontado como o da inaugurao do ministrio de Cristo na Terra. Jesus claramente aplicou lies do evangelho que desafiaram as posies na sociedade dos pobres e dos ricos, das crianas, dos leprosos, das mulheres em geral, das prostitutas, das lideranas polticas e das estruturas de poder. Mas vale lembrar que Jesus frustrou alguns por no ter sido um revolucionrio social no sentido esperado. A declarao de misso da Igreja Adventista estabelece como padro o trplice ministrio de Cristo: ensino, pregao e cura. A comisso de Jesus Cristo nos motiva a levar outros a aceitLo como seu Salvador pessoal e a se unir Sua igreja. Tambm nos faz nutri-los na preparao para Sua vinda iminente. Isso est na essncia da misso da igreja e realizado atravs dos ministrios da pregao, ensino e cura (http://www.adventist.org/mission-andservice/index.html). O livro Beneficncia Social, de Ellen G. White, um manual, muitas vezes negligenciado, sobre esse assunto. Veja um dos conselhos: Em simpatia e compaixo, devemos ministrar aos que esto em necessidade de auxlio, procurando com fervente altrusmo aliviar as dores da humanidade sofredora. Empenhando-nos nesta obra seremos grandemente abenoados. Sua influncia irresistvel. Por ela, coraes so conquistados para o Redentor. A promoo prtica da comisso dada pelo Salvador demonstra o poder do evangelho (Ellen G. White, Beneficncia Social, p. 117). A verso da grande comisso encontrada em Joo 17:18 e 20:21 enfatiza o fato de que os cristos so enviados como Jesus, para seguir Seu exemplo (Lc 9:2).

III. Misso integral A definio de testemunha dada no comentrio da primeira lio diz que esta algum que, por
explicao ou demonstrao, d evidncia visvel ou audvel daquilo que tem visto ou ouvido sem se alterar pelas consequncias dessas aes. Este o momento de enfatizar a palavra demonstrao.

Essa demonstrao, conforme foi sugerido, pode ser uma consequncia da proclamao, uma ponte para ela ou uma parceira dela (Encountering Theology of Mission, p. 140). No entanto, em muitos casos essas demonstraes ocorrem at mesmo antes da proclamao. Bryant L. Myers ressalta que a Bblia lista vrias situaes em que a proclamao verbal a respeito do evangelho aconteceu aps uma demonstrao pelo estilo de vida que levou pessoas a um questionamento. Foi o caso do sermo de Pedro no dia do Pentecostes, o testemunho de Pedro perante o Sindrio e o testemunho de Estvo (Walking with the Poor, p. 210).

Portanto, alm do ir e pregar existe a dimenso do viver e contar. Algo acontece que torna as pessoas cientes de uma nova realidade e, portanto, surge a questo: Qual a realidade? E a comunicao do evangelho a resposta dessa pergunta (Lesslie Newbigin, The Gospel in a Pluralist Society, p. 133). O cristianismo que perdeu sua dimenso vertical perdeu seu sal, e no somente inspido em si, mas intil para o mundo. Mas o cristianismo que usar a dimenso vertical como um meio de escapar da responsabilidade pela vida e na vida comum dos homens uma negao da encarnao da vida de Deus pelo mundo manifestada em Cristo (Encountering Theology of Mission, p. 133). O evangelismo no pode ser privatizado nem interiorizado: ele tem efeitos sociais (Encountering Theology of Mission, p. 144). Quando se entende que essas aes so parte integrante do evangelho, parece que at a discusso sobre f e obras (Mt 5:16, Tg 2:14-26), que faria parte da explicao, deve ser relegada a segundo plano. No contexto escatolgico, Mateus 25 pode ser apontado como a nota tnica da relao entre a misso e a salvao. Espera-se que a vida comum da igreja molde a sociedade. Como algum sugeriu, a vida da igreja a palavra evangelstica em carne e osso (Ronald J. Sider, One-Sided Christianity, p. 178). Quando a igreja se torna uma demonstrao visvel do evangelho que prega, j apresenta um testemunho forte (Pv 29:7). No se pode incorrer no erro de pensar que a escatologia seja uma esperana histrica fundamentada primariamente no poder de mudana social (Encountering Theology of Mission, p. 132). O Evangelho no meramente uma tica social (David Bosch, Transforming Mission, p. 507). Um dos perigos achar que os cristos so eximidos das suas responsabilidades sociais pelas bnos recebidas em longo prazo, como consequncia, por aqueles que adotarem as prioridades bblicas e um estilo de vida segundo o povo de Deus. Outro perigo polarizar o evangelho com uma abordagem dualstica que separa a proclamao do estilo de vida e vice-versa e as necessidades dos seres humanos em espirituais e materiais. A compreenso holstica sobre a misso muito importante para manter o equilbrio na abordagem evangelstica e no testemunho. Ela ajuda a entender que o evangelho de Cristo no um evangelho social, como alguns defendem, mas a salvao no pode ser pregada num vcuo sem se considerar as necessidades temporais das pessoas (Wagner Kuhn, Christian Relief and Development, p. 134). O Pacto de Lausanne diz que a evangelizao e o envolvimento sociopolticio so parte do dever cristo e de forma equilibrada afirma que ambos so expresses necessrias de nossas

doutrinas acerca de Deus e do homem, de nosso amor por nosso prximo e de nossa obedincia a Jesus Cristo. ... Quando as pessoas recebem a Cristo, nascem de novo em Seu reino e devem procurar no s evidenciar, mas tambm divulgar a retido do reino em meio a este mundo injusto. Como ressalta rico T. Xavier, o foco da misso adventista o ser humano integral (Teologia de Misso Integral, p. 184). Desde o seu princpio, a igreja adventista adotou uma estrutura que possibilita a misso integral atravs dos seus hospitais, escolas, casas publicadoras, orfanatos, etc. A esta altura, talvez tenha ficado mais fcil entender o por qu de a obra mdicomissionria ser chamada de brao direito da causa de Deus no Esprito de Profecia (Beneficncia Social, p. 122).

IV. Meu estilo de vida Apesar de roupas, em alguns contextos, identificarem o papel e o status das pessoas, a principal maneira de se reconhecer um pescador, um campons, um soldado, no era pelas roupas que vestiam, mas pelo estilo de vida. O mesmo verdadeiro em relao aos cristos. s vezes, pensamos que exitem duas opes: testemunhar ou no testemunhar. Isso no verdadeiro. Embora meu estilo de vida envolva aspectos exteriores (modstia crist, roupas) e disciplinas espirituais (hbitos de devoo), ele no est restrito apenas a isto. Deve incluir, de forma prtica,meu amor pelo prximo. Como a lio apontou, quando o testemunho verbal no encontra eco em demonstraes de amor ao prximo, a credibilidade do evangelho seriamente afetada. Uma grande acusao contra o cristianismo hoje de ineficcia. Uma importante pesquisa feita nos Estados Unidos com jovens (16 a 29 anos) apontou que existe uma barreira formada pela percepo que muitos tm sobre os evanglicos. Os entrevistados descreveram essas pessoas, entre outras coisas, como hipcritas, fora de contato com a realidade, insensveis, rpidas em julgar os outros (David Kinnaman, UnChristian, p. 28). As pessoas sentem que alguma coisa est errada se todo o interesse do evangelista por elas se resume a que elas se conformem com as crenas da igreja e sejam batizadas, quando elas tambm tm necessidades em outras reas. Por isso importante a sensibilidade na hora de usar palavras como campanha, cruzada evangelstica, ganhar almas, misso, etc. Obviamente, um modo de no ter que se preocupar com as necessidades dos outros simplesmente permanecer na sua bolha ou, como Richard Stearns chama, spa espiritual. Uma igreja que existe somente entre quatro paredes no pode ser considerada igreja. O

modelo missionrio da igreja de Cristo claramente envolve o ato de ir s pessoas, por mais que isso no seja natural para o ser humano. A lio lembrou de uma metfora que a Bblia usa para o cristo: uma carta ao mundo. Entre outras comparaes, como a do sal e da luz, ainda tem a do perfume. A influncia do cristo deve ser exercida dentro e fora da igreja; dentro e fora de casa. Algumas das sugestes de Bryant L. Myers sobre como testemunhar incluem: (1) (2) (3) (4) (5) Viver vida eloquente; Ter uma mente humildemente crucificada (a mente de Cristo); Reconhecer as impresses digitais de Deus no mundo; Buscar a Deus em comunidade; e Compartilhar aquilo que voc cr com compaixo.

Ilustrao Em 1948, um evangelista americano estava terminando uma srie de pregaes na sia. Antes de voltar para casa, ele pregou numa escola missionria na China e, como de costume, convidou aquelas crianas a entregar o corao a Jesus. Jade, uma menina que aceitara o convite, ao retornar para sua casa naquela noite, contou aos pais que havia se tornado crist. Eles ficaram bravos e ela apanhou do pai que, ainda, a deserdou e a expulsou de casa. Na manh seguinte, a diretora da escola encontrou Jade chorando em frente ao porto. Quando o evangelista passou pela escola, a diretora trouxe a menina e disse: Jade fez o que voc falou para ela fazer, e agora ela perdeu tudo o que tinha! O evangelista perguntou: O que voc vai fazer? A diretora respondeu que j dividia seu prato de arroz com outras seis crianas e retrucou: A pergunta o que voc vai fazer. Talvez no devssemos nos preocupar apenas em trazer pessoas para a igreja, mas em estabelecer a igreja no mundo. Deveramos nos preocupar com as mudanas que o mundo pode trazer para a igreja, mas tambm como a igreja pode mudar o mundo. Nossa orao diria deve ser Que meu corao seja quebrantado pelas coisas que quebrantam o corao de Deus (Bob Pierce).

Vous aimerez peut-être aussi