Vous êtes sur la page 1sur 5

PRODUO DE MUDAS DE MELO ANDINO Richard W. Lischka, Angelita Bortoli 1, Carolina Q. Velloso 1, Denilson Dortzbach 1, Rafael P.

Maral 1, Ronir Schlosser 1, Marcelo Borghezan


INTRODUO A origem do Melo Andino (Solanum muricatum) no realmente conhecida, porm as primeiras plantas e frutas descritas vem da regio dos Andes na Colmbia, Per e Chile. O crescimento ereto e pode necessitar de tutoramento para suportar o peso dos frutos. A produo de mudas constitui-se numa das etapas mais importantes do sistema produtivo hortcola, dela depende o desempenho final das plantas nos canteiros de produo, tanto do ponto de vista nutricional, quanto do tempo necessrio produo e, consequentemente, do nmero de ciclos produtivos possveis por ano (Carmello, 1995). A fisiologia da semente pode ser afetada por vrios fatores como principalmente o ambiental, entre eles a gua o fator que mais influencia o processo de germinao. O substrato tem a funo de fornecer umidade adequada e proporcionar condies para a germinao das sementes e o desenvolvimento das plntulas (Figliolia et al., 1993). A casca de arroz carbonizada considerada um bom substrato para germinao de sementes e enraizamento de estacas por apresentar boas caractersticas de aerao e drenagem (Souza, 1993). Neste trabalho buscou-se avaliar mtodos de propagao para Melo Andino, visando a formao de mudas para o sistema produtivo. MATERIAL E MTODOS O trabalho foi conduzido no Laboratrio de Morfognese Vegetal - FIT/CCA/UFSC, com o objetivo de avaliar a produo de mudas de Solanum muricatum sob condies in vitro e ex vitro. Germinao in vitro A desinfestao das sementes, provenientes de frutos maturos, constituiu-se na imerso em etanol 70% (1 min), hipoclorito de clcio 2,5% (20 min), etanol 70% (1min), benomyl 0,5g/l (30 min) e trs sucessivas lavagens em gua destilada estril. As sementes foram inoculadas nos meios de cultura: T1) meio MS (Murashigue & Skoog, 1962) slido (gar 6g/L); T2) vermiculita com gua destilada autoclavada; T3) vermiculita com meio MS e T4) plataforma de papel filtro sobre meio MS. Os tubos foram mantidos em sala de crescimento sob condies controladas de temperatura (25 2C), intensidade luminosa (25 mol.m-2.s-1) e fotoperodo de 16 horas.

Germinao ex vitro Aps lavagem, as sementes provenientes de frutos maturos, foram dispostas em bandejas de isopor de 72 clulas, em diferentes substratos: T1) areia grossa lavada; T2) substrato comercial Plantmax ; T3) mistura de substrato comercial Plantmax (50%) e casca de arroz carbonizada (cac) (50%) e T4) mistura de esterco de galinha (10%), casca de arroz carbonizada (40%) e solo de encosta (50%). As bandejas foram colocadas em tnel de nebulizao intermitente, ali permanecendo por 50 dias. Estaquia Estacas sem folhas, retiradas da regio mediana dos ramos, contendo 3 gemas foram utilizadas para este trabalho. As estacas foram dispostas em bandejas de isopor de 72 clulas, em diferentes substratos: T1) areia grossa lavada; T2) substrato comercial Plantmax ; T3) mistura de substrato comercial Plantmax (50%) e casca de arroz carbonizada (cac) (50%) e T4) mistura de esterco de galinha (10%), casca de arroz carbonizada (40%) e solo de encosta (50%). As bandejas foram colocadas em tnel de nebulizao intermitente. Tanto para a produo de mudas in vitro quanto ex vitro, o delineamento experimental foi completamente casualizado (DCC). A avaliao ocorreu em intervalos de 48 horas, avaliando-se a percentagem de germinao. A avaliao das estacas se deu aps 50 dias, onde foram analisados o nmero e o tamanho de razes. Os resultados obtidos nas avaliaes foram submetidos ao teste de separao de mdias SNK (5%). RESULTADOS E DISCUSSO Germinao in vitro

O incio da germinao no tratamento 1 (Figura 1-a), meio MS com gar, foi observado nove dias aps a inoculao, prosseguindo at o 28 dia. No tratamento 2 (Figura 1-b), com sementes cultivadas em vermiculita com gua, a germinao teve incio cinco dias aps a inoculao, continuando at o 22 dia. Para os tratamentos 3 (Figura 1-c) e 4 (Figura 1-d), o incio da germinao teve inicio no sexto dia at o 22 dia.
Figura 1: Germinao in vitro de melo andino: a) Meio MS com gar (T1), b) Vermiculita com gua (T2), c) Vermiculita com meio MS (T3), d) Papel filtro com meio MS (T4).

Observa-se que houve diferenas significativas entre os tratamentos e que as sementes cultivadas em vermiculita com gua (T2), apresentaram os melhores resultados dentre todos os tratamentos (78% de germinao). O menor percentual de germinao nos demais tratamentos parece estar relacionado presena de sacarose, que nesta fase mais inicial da germinao parece ter funo osmtica (Figura 2).

Porcentagem de Germinao

100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0

d 44

c 54

b 66

a 78

gar Vermiculita

Plataforma papel Vermiculita + gua

Ocorreu tambm diferena significativa entre T1 (44% de germinao), T3 (54% de germinao) e T4 (66% de germinao), que possuam em comum o meio de cultura. Entre eles os melhores resultados foram apresentados pelo meio MS, em plataforma com papel filtro, possivelmente por melhor atender as necessidades de gua e oxignio durante o processo de germinao. Os piores resultados foram observados no tratamento com meio de cultura acrescido de gar, que parece estar relacionado com a menor disponibilidade de gua (Figura 2).
Figura 2: Germinao do melo andino in vitro nos diferentes tratamentos.
* Valores seguidas pelas mesmas letras no diferem estatisticamente pelo teste SNK a 5% de significncia.

Germinao ex vitro

100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0

Porcentagem de Germinao

a 58

a 60

b 30 c 10

Mistura Areia

Plantmax + cac Plantmax

O substrato plantmax apresentou a maior taxa de germinao (60%), no diferindo estatisticamente do tratamento plantmax +cac (58%). A menor taxa de germinao ocorreu no tratamento composto pela mistura (argila+cac+esterco) (10%) (Figura 3).
Figura 3: Germinao de melo andino ex vitro em diferentes substratos.
* Valores seguidas pelas mesmas letras no diferem estatisticamente pelo teste SNK a 5% de significncia.

Para que ocorra a germinao, necessrio que as condies de umidade e aerao sejam adequadas. O substrato composto pela mistura (argila+cac+esterco) proporcionou um excesso de umidade e uma baixa aerao, ocasionando a menor taxa de germinao. O tratamento composto por areia lavada pode ter apresentado esta taxa de germinao (30%) (Figura 3), devido a uma baixa umidade, j que este material apresenta uma boa aerao. Os melhores tratamentos (plantmax e plantmax +cac) atingiram uma relao aerao/umidade mais adequada para a germinao desta espcie. Estaquia

Comprimento de Raiz (cm)

5 4 3 2 1 0
Mistura Plantmax + cac Plantmax Areia
a 3,31 a 3,36 a 3,63

a 3,98

Aos 50 dias da implantao do experimento, o comprimento mdio das razes no apresentou diferenas significativas entre os tratamentos (Figura 4). Observou-se porm diferena no aspecto das plantas, onde aquelas que estavam no substrato plantmax apresentavam melhor vigor que nos demais tratamentos.
Figura 4: Comprimento mdio de razes das estacas em diferentes substratos.
* Valores seguidas pelas mesmas letras no diferem estatisticamente pelo teste SNK a 5% de significncia.

Quanto ao nmero de razes, os dados demonstraram que o tratamento composto por areia proporcionou maior nmero mdio de razes (22,2 razes/estaca), apresentando diferena estatstica dos demais tratamentos. O menor nmero de razes foi observado nos tratamentos mistura de substratos (11,0 razes/estaca) e plantmax +cac (13,8 razes/estaca) (Figura 5). Estes resultados evidenciam o favorecimento do crescimento radicular em substratos com maior porosidade, ocorrendo menor compactao e maior aerao do substrato. Devido alta umidade presente no local onde as bandejas se encontravam, esta aerao foi determinante para o desenvolvimento da cultura.

25

Nmero de Razes

a 22,2 b 17,8 c 11 bc 13,8

20

15

10

Mistura Plantmax + cac

Plantmax Areia

Figura 5: Nmero mdio de razes das estacas em diferentes substratos.


* Valores seguidas pelas mesmas letras no diferem estatisticamente pelo teste SNK a 5% de significncia.

O substrato deve garantir por meio de sua fase slida a manuteno mecnica do sistema radicular e estabilidade da planta; da fase lquida, o suprimento de gua e nutrientes e; da fase gasosa, o suprimento de oxignio e a sada do dixido de carbono entre as razes (Lamaire, 1995).

CONCLUSES Os melhores resultados de germinao in vitro ocorreram com as sementes cultivadas em vermiculita com gua; A germinao das sementes de Solanum muricatum pode ser realizada tanto em condies in vitro, como ex vitro; A formao de mudas de Melo Andino, via estaquia pode ser realizada em areia; O substrato comercial plantmax apresenta uma boa condio estrutural e nutricional para a formao das mudas de Melo Andino. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS CARMELLO, Q.A.C. Nutrio e adubao de mudas hortcolas. In: MINAMI, K. Produo de mudas de alta qualidade em horticultura. So Paulo: T.A. Queiroz, p. 33-37 1995. FIGLIOLIA, M. B. (Coord.). Sementes flores- tais tropicais. Braslia: ABRATES, p. 137-174, 1993. LAMAIRE, F. Physical, chemical and biological properties of growing medium. Acta Horticulturae, v. 396, p. 273-284, 1995. Murashige, T. and Skoog, F. A revised medium for rapid growth and bioassay with tobacco tissue culture. Physiology Plantarum. v.15, p. 473-497, 1962.

SOUZA F.X., Revista Lavoura Arrozeira v. 46 n.406, jan./fev., pag.11,1993.

Vous aimerez peut-être aussi