Vous êtes sur la page 1sur 48

LUNARDI, Marco Agisander. Comandos Linux. LCM, 2007. CARMONA, Tadeu; Treinamento Prtico em Linux. Digerati Books, 2005.

TOSCANI, S. S; OLIVEIRA, R S; CARISSIMI, A S. Sistemas Operacionais. 3 ed. Sagra-Luzzato, 2004. SILBERSCHATZ,A; GALVIN, P. Baer; GAGNE, Greg; Fundamentos de Sistemas Operacionais. 6 ed. LTC, 2004. VARGAS, E. da Silva; Guia Pratico Linux. Viena, 2004. BALL, B.; DUFF, H. Dominando Linux: Red Hat e Fedora. Makron Books, 2004. SMITH, Rodercik. Linux no Mundo Windows. Alta Books, 2005. TANENBAUM, A. Sistemas Operacionais Modernos. 2 ed. Prentice Hall, 2003. CORTES, P. Luiz; Sistemas Operacionais. Fundamentos. rica, 2003 TANENBAUM, A.; WOODHUL, A.; Sistemas Operacionais. Projeto e implementao. 2 ed. Bookman, 2002. MACHADO, F. Berenger; MAIA, L. Paulo; Arquitetura de Sistemas Operacionais. 3 ed. LTC, 2002. SILBERSCHATZ, A.;GALVIN, P.; GAGNE, G. Sistemas Operacionais. Conceitos e Aplicaes. Campus, 2000. OLIVEIRA, Rmulo S. de , Alexandre S. Carissimi e Simo S. Toscani Sistemas Operacionais 2 Edio (srie didtica UFRGS) Editora Sagra-Luzzato, 2001. 2

Hardware
Prov os recursos bsicos de computao

Programas de aplicao

(UCP, memria, dispositivos de E/S).

Definem as maneiras pelas quais os recursos

Usurios:

do sistema so usados para resolver os problemas computacionais dos usurios (compiladores, sistemas de banco de dados, vdeo games, programas financeiros, etc.).

Pessoas, mquinas, outros computadores.


Fato: o hardware de um computador, sozinho, no fornece um ambiente simples, flexvel e adequado para o desenvolvimento e uso dos programas de aplicao dos usurios.
3

Aplicaes Sistema Operacional Hardware

Um Sistema Operacional... ... possibilita o uso eficiente e

controlado dos diversos componentes de hardware do computador (unidade central de processamento, memria, dispositivos de entrada e sada). ... implementa polticas e estruturas de software de modo a assegurar um melhor desempenho do sistema de computao como um todo.
6

O sistema operacional cria uma plataforma comum a todos os programas utilizados. Sem ele, voc provavelmente no seria capaz de gravar arquivos criados em programas diferentes no mesmo disco, porque cada um teria sua prpria maneira de armazenar tais arquivos. O sistema operacional tambm fornece ferramentas para gerenciar todas as tarefas que voc deseja executar fora do aplicativo, como por exemplo:
apagar e copiar arquivos ver a lista dos arquivos contidos no disco executar uma srie de comandos em um arquivo

de lote (batch file).

10

Ocultar a complexidade do hardware. Oferecer interfaces padronizadas de acesso ao hardware. Permitir uma viso homognea de dispositivos distintos.

11

12

Concorrncia
Existncia de vrias atividades ocorrendo

Compartilhamento

paralelamente. Ex: execuo simultnea de jobs, E/S paralela ao processamento. SW. Motivao: custo de equipamentos, reutilizao de programas, reduo de redundncias, etc.

Uso coordenado e compartilhado de recursos de HW e

Armazenamento de dados a longo prazo. No determinismo


imprevisvel.

Atendimento de eventos que podem ocorrer de forma

13

Eficincia
Baixo tempo de resposta, pouca ociosidade da

Confiabilidade

UCP e alta taxa de processamento. dados computados.

Pouca incidncia de falhas e exatido dos

Mantenabilidade

Facilidade de correo ou incorporao de

Pequena dimenso

novas caractersticas.

Simplicidade e baixa ocupao da memria.


14

Ncleo

Responsvel pela gerncia do processador, tratamento

Gerente de Memria Sistema de E/S


processos ativos.

de interrupes, comunicao e sincronizao entre processos.

Responsvel pelo controle e alocao de memria aos Responsvel pelo controle e execuo de operaes de

Sistema de Arquivos

E/S e otimizao do uso dos perifricos. residentes na memria secundria.

Responsvel pelo acesso e integridade dos dados

Processador de Comandos / Interface com o Usurio


usurio.

Responsvel pela interface conversacional com o

15

16

17

O Kernel (ncleo) tem a funo de gerenciar todos os recursos do computador; O Kernel do sistema operacional residente na memria e, quando necessrio, chama do disco programas do sistema operacional no residentes; Ainda que muitas de suas funes sejam ocultas, voc ter de se comunicar diretamente com o sistema operacional para comear a usar um pacote de softwares aplicativos e executar vrias tarefas de gerenciamento; As duas formas bsicas de interface com o usurio so a interface de linha de comando e a interface grfica; O sistema operacional MS-DOS e Linux e muitos outros sistemas operacionais de computadores de grande porte usam a interface de linha de comando.
18

Concentra o acesso ao hardware drivers de dispositivo; gerncia de acesso; Prov funes bsicas operaes de acesso ao hardware; noo bsica de processos; comunicao entre processos (IPC); executado em modo privilegiado

19

20

Inexistncia de S.O.
O usurio programador e operador da

S.O. surge com o objetivo bsico de automatizar a preparao, carga e execuo de programas. A esse objetivo somou-se, em seguida, um segundo, de fundamental importncia: a otimizao do uso dos recursos de hardware pelos programas.

mquina ao mesmo tempo. Muita interveno humana no processamento das tarefas. Setup inclua carregar o compilador e o programa fonte, salvar o programa compilado, carregar e link-editar o programa executvel.

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

Programa:

noo esttica; conjunto de instrues; no possui um estado interno;

Processo:

noo dinmica; programa em execuo; possui um estado interno;


33

Contexto: estruturas de dados (variveis em memria); descritores de arquivos e sockets; outros recursos exclusivos; Atividade: fluxo de execuo; registradores, pilha de execuo; Alternar processos = trocar contextos;
34

Geralmente, os softwares aplicativos podem ser executados somente em uma plataforma; Plataforma, refere-se a uma combinao de hardware de computador e sistema operacional; A plataforma de microcomputador mais comum compem-se de alguma verso do microsoft windows em execuo em um PC com processador Intel; Visto que o sistema operacional determina que o software pode ser usado em um determinado computador, os usurios devem saber que sistema operacional est instalado em seu prprio computador.

35

O DOS - Disk Operating System - durante muito tempo foi o sistema operacional padro em micros de 16 bits ( semelhante ao CP/M que foi padro para os de 8 bits ) e surgiu em 1981 junto com o primeiro IBM PC. Desenvolvido pela Microsoft, pois a IBM no imaginou que as vendas desse micro pudessem ir muito longe, o DOS possuia dois rtulos: PC-DOS comercializado pela IBM e MSDOS comercializado pela Microsoft. O MS - DOS um Sistema Operacional desenvolvido para computadores que utilizavam os microprocessadores 8086 e 8088. A estrutura do DOS formada pelos arquivos que contm os diferentes programas que compe o Sistema Operacional.

36

Sistema operacional desenvolvido na dcada de 70. utilizado em equipamentos de mdio porte e equipamento de arquitetura RISC. O UNIX um sistema operacional moderadamente complexo. muito mais simples do que os Sistemas Operacionais que rodam em mainframes, mas possui mais capacidade do que a maioria dos sistemas operacionais para microcomputadores. Por exemplo, o sistema UNIX permite rodar vrios programas simultaneamente (Tempo Compartilhado). No sistema UNIX todas as funes que so necessrias de imediato, so mantidas constantemente na memria. A parte residente na memria chamada de ncleo. Enquanto um programa estiver sendo executado no sistema UNIX, ele chamado de processo.
37

Mais que um sistema operacional, o Linux a representao prtica de uma nova filosofia de distribuio e produo de software. O Linux "gratuito. E mais: seu cdigo fonte ainda est completamente aberto, para que programadores de todo planeta possam modific-lo. Por causa da abertura do cdigo fonte aos quatro cantos do mundo, no existe uma, mas muitas verses do Linux no mercado. Todas tem caractersticas especiais que as diferenciam entre si. Na verdade, no existe "o Linux", existem "os Linux". Mas, apesar de singulares, todas essas verses so compatveis, por que utilizam o mesmo kernel. A palavra kernel significa ncleo ou cerne; a parte central do sistema operacional, capaz de manter as aplicaes, dispositivos e conexes funcionando e comunicando-se entre si.

38

39

40

41

O windows CE(consumer eletronics) um sistema operacional modular baseado no windows projetado para o mercado de sistemas embutidos e dispositivos de internet; Seu uso mais notvel como sistema operacional dos pocket PCs produzidos pela Hewlett- Packard, Toshiba e outros; um subconjunto do windows e reduzido para funcionar com menos memria em telas menores e sem muito ou nenhum armazenamento de arquivos; O Windows CE inclui agenda interativa de compromissos, catlogo de endereos, correio eletrnico e navegao na Web.

42

O sistema operacional Macintosh da Apple(Mac Os) foi introduzido juntamente com o microcomputador Macintosh, em 1984; Sua primeira GUI foi um sucesso de vendas e rapidamente ganhou reputao por ser amigvel; A GUI do Mac Os serviu de modelo para a maioria das interfaces grficas desenvolvidas a partir disto; O Mac Os X conta com aperfeioamentos no suporte para multimdia e multitarefa e possibilita compartilhar arquivos com sistemas windows.

43

So projetados para possibilitar que os computadores de uma rede compartilhem recursos como discos rgidos e impressoras; Alm do compartilhamento de recursos, ele suporta segurana de dados, diagnstico e soluo de problemas e controle administrativo; O papel desse sistema fazer com que os servios desejados paream locais ao computador do cliente; Partes do sistema operacional de rede(principalmente programas de acesso de arquivos e de gerenciamento)so executadas no computador servidor e outros componentes(como o software que autoriza solicitaes ao servidor e mensagens a outros computadores)so executadas no computador do cliente(usurio).
44

Tempo compartilhado um caso especial de multiprogramao, controlado pelo tempo em vez de por eventos; Multiprocessamento se refere ao uso de um computador potente com vrias CPUs para que inmeras instrues possam ser executadas simultaneamente.

45

O processo de alocao da memria, mantendo os programas separados um do outro na memria o chamado gerenciamento da memria; Alguns sistemas simplesmente dividem a memria em reas separadas, outros usam reas da memria sem tamanho fixo; Os computadores de grande porte dividem a memria em reas de primeiro plano ( maior prioridade ) e segundo plano ( prazos menos prementes ); Armazenamento virtual a tecnologia de gerenciamento em que os programas em execuo no momento esto armazenados em disco e trechos so enviados memria quando h necessidade;
46

Todo programa grava em um disco cada uma das linhas a serem impressas; Quando mais de um programa ativa o pedido de impresso para uma nica impressora usa-se o processo denominado spooling ( transferncia de dados para o disco de spool ); O programa pensa que est gravando a linha na impressora, mas o sistema operacional a intercepta, enviando-a para um arquivo em disco. Quando o programa finaliza a impresso, o arquivo em disco colocado em uma fila para ser impresso quando a impressora estiver disponvel.

47

Os drivers do dispositivo aceitam comandos-padro do sistema operacional e os converte no formato apropriado ao dispositivo ao qual oferece suporte; Os fabricantes fornecem drivers de dispositivo para cada um de seus produtos.

48

Vous aimerez peut-être aussi