Vous êtes sur la page 1sur 5

Srie: A bblia responde. Tema: Relacionamento conjugal com cnjuge descrente ou incrdulo... Texto: Gn 2.

24 Esta a razo por que o homem [genrico] deixa de viver junto com seu pai e sua me e se une mulher dele. E de tal maneira se unem os dois, que se tornam uma s pessoa! [pensamentos, sentimentos e aspiraes iguais] (Viva)

Em 1998, num passeio da empresa, Andreia e Ricardo se declaram um para o outro. A partir dali comeam a relacionarse. Andreia era crist, Ricardo esprita. No Ano de 1970, Lurdes e Jos se conhecem, relacionam-se, nascem-lhes filhos (Ricardo e Vera), vm os netos, e, cerca de 40 anos depois Lurdes se converte, mas Jos No. Duas histrias conjugais reais, dois cenrios, como a bblia trata esses casos, Igualmente ou distintamente? Como voc trataria, usando princpios bblicos?

1 Caso: Andreia e Ricardo A bblia condena esse tipo de relacionamento ou aprova? Condena (Nm 25.1-4; 1Rs 11.1-12; Ne 13.23-31; Pv 5.18; 2Co 6.14-18, 7.1). Quando ela deve separar-se dele? Imediatamente. O ideal nem comear. E se ela quiser arriscar... Ao que Andreia est sujeita? Traio, escndalo (lcool, drogas...), Apostasia (Ex.: Alessandra e Wallace), agresso verbal e fsica, apontamento da famlia (eu no disse que isso ia acontecer...)... Divrcio, onde quem mais sofre so os filhos. 9 de cada 10 casamentos nesses moldes, terminam.

Dt 11.26-28 Beno e Maldio uma questo de Escolha. Andreia teve tempo para refletir sobre o erro que est por cometer durante o namoro, o noivado e antes do casamento... No confunda m escolha com maldio hereditria. Maldio hereditria a instruo paterna e de outras fontes que somadas levam a uma situao de vida. Exemplo: Elemento que se relacionou(a) com usurios de crack, tendem a cair em cracolndias...

Deus pode Coverter Ricardo? Sim, mas um risco. Lembre-se Ningum muda ningum (Ex.: Solange).

Vale a pena lutar? Se houver de fato amor e respeito mtuo, sim. Mas, repito um risco. Andreia assumiu o risco, lutou, chorou, sofreu, mas conseguiu a vitria. Ricardo se converteu e hoje serve ao Senhor!

2 Caso: Lurdes e Jos A bblia aprova ou condena esse tipo de relacionamento? - Aprova esse tipo de relacionamento e incentiva o cnjuge cristo a lutar pela converso do outro cnjuge e posteriormente da famlia (1Co 7.10-17).

Quando eles devem separar-se nesse caso? Se um dos cnjuges no quiser mais continuar casado... Ou em caso de relaes ilcitas (1Co 7.15; Mt 5.32).

A misso da igreja? Pregar o evangelho (Mt 28.18-20). Que maneira gloriosa de ser um missionrio, de dentro para fora.

Como lutar pela converso do outro? 1Pe 3.1-7 Obedincia..., auxilio nos momentos difceis (palavras de nimo, gestos, dinheiro) No critique; Construa uma nova vida, santa. Pois, isso falar sem palavras, mais que qualquer sermo (ex.: irm que Deus lhe prometeu converter o marido na ED).

Ef 5.22 Sujeitai-vos (Significa abrir mo dos seus direitos se a ocasio assim o exigir). Exemplo: Em brigas descontroladas, alcoolismos, drogas... Se o cnjuge reclamar com o outro est no seu direito, mas se calar (abrirmos mo do direito) at a embriaguez passar ter maior chance de conversar sem brigar. Dilogo menor caminho para o entendimento.

Tt 2.3-5 Conselho de Paulo a Tito, PastorEvangelista, filho na f de Paulo, quando ele estava em Creta para organizar as igrejas. Que as irms fossem instrudas a serem: Amorosas com o marido [em relao a sexo, compreenso, amizade em momentos difceis] e com os filhos; Sensatas [mente equilibradas]; s, autocontroladas,

Honestas [santa no sentido cojugal]; Boas dona-de-casa [Que mantm tudo em ordem]; bondosas [amvel, alegre];

Sujeitas [obedientes] ao marido.

Se temos uma casamento aprovado por Deus e queremos converter nossos cnjuges tomemos os conselhos de Pedro e Paulo como do Senhor e apliquemos na vida conjugal, orando a Deus que faa tudo novo. Lembre-se h hora de falar e hora de calar, tenha esse discernimento. Se voc vive uma relao desaprovada por Deus e tem esperanas de mudar, ore ao Senhor, pea a ele que revele e faa a sua vontade. Lurdes ainda continua esperanosa que um dia Jos se converter. Ela no culpa a Deus pelo seu casamento, pois sabe que ele fruto da sua escolha. Ms escolhas, tambm so escolhas!

O que um casamento feliz? aquele que ambos verdadeiramente tornam-se uma s carne, seguindo os princpios da palavra, lutando juntos para o progresso da famlia, onde h mtuo respeito e amor. Casamento feliz onde cada um cumpre o seu papel: O papel do pai (homem) liderar a sua famlia (com instruo verbal e por exemplo), a me (mulher) cabe cuidar da casa, dos filhos, complementando sua instruo; e, aos filhos cabe receber a instruo, obedec-la (pratic-la) e honrar seu pai e me, at mesmo os indignos. (Gn 2.24; Ef 5.21-28, 6.1-4; Pv 10.31ss, 12.4 )

Antes de entrar numa relao, lembre-se:

Moiss consentiu no Divorcio por causa da inflexibilidade, violncia, rigidez (dureza) das emoes, sentimentos, paixes... (corao) em relao ao outro. (Mt 19.3-10) Jesus ento repete a nica condio que Deus realmente permite a dissoluo do casamento: Relaes sexuais ilcitas (Porneia).

Vous aimerez peut-être aussi