Vous êtes sur la page 1sur 4

CURSO DE EXTENSO - UMA OUTRA LITERATURA: LITERATURA FANTSTICA E DE FANTASIA DOS SCULOS XIX A XXI Professor: Ms.

Andr Luiz Rodriguez Modesto Pereira AULA 3: 21/08/12

Fantstico, Maravilhoso e Fantasia

A Crena e o Maravilhoso: Crena dos adultos vs. Crena das crianas. Experincia. Crena Literria e F Potica. Os Significados de Fantasia, segundo C. S. Lewis: Termo tanto literrio quanto psicolgico: Fantasia Literria: texto que verse sobre o maravilhoso, sobrenatural, impossvel. Sentido psicolgico: 1) Uma concepo imaginria que, de um ou de outro modo agrada o paciente e por este fundida com a realidade (LEWIS, 2003, p. 73) delrio; 2) Uma agradvel concepo incessantemente alimentada, e para seu prprio prejuzo, pelo paciente, mas sem a iluso de que seja real. (LEWIS, 2003, p. 74) devaneios, metas inalcanveis, reconhecidas como tal, Castelos-no-ArDoentios; 3) Semelhante ao segundo, s que possvel, realizvel (escrever um livro, fazer uma viagem etc.) Castelos-no-Ar-Normais.

Castelos-de-Ar-Normais: Egosta e Desinteressado. Egosta: o sonhador o heri, o centro de tudo; Desinteressado: no o heri, antes um espectador, a ateno no fixada em si prprio (um mundo imaginrio, por exemplo). Quando elaborados podem vir a se tornar fico; fcil transio dos Castelos-no-Ar-Normais Desinteressados em inveno literria. Castelos-no-Ar e leitura: identificao: pode ser um modo de satisfazer os Castelos-no-Ar Egostas atravs da literatura, por exemplo, como as que descrevem carreiras de sucesso, histrias de amor (sexo), alta sociedade, etc. Leitores desse tipo, geralmente, no apreciam Fantasias Literrias, exigem certo realismo, ou a leitura no teria sentido: imaginem um conto ertico sobre unicrnios. [] Uma histria que inclua o maravilhoso, o fantstico, est implicitamente a dizer-lhes: 'Sou simplesmente uma obra de arte. Tens de encarar-me como tal. Tens de me apreciar pelas minhas sugestes, a minha beleza, a minha ironia, a minha concepo, e assim de seguida. No h qualquer possibilidade de isso te acontecer na vida real.' (LEWIS, 2003, p. 80) Realismo e natureza humana: algumas histrias realistas (especialmente as do perodo chamado Realismo) so apresentadas como estudos da natureza humana. Em que medida isso pode ser tomado como verdade? Em que medida no h a presena subjetiva do autor (como foi se notar no sculo XX)? Por que a natureza humana no estaria presente em histrias maravilhosas, como os contos de fadas, por exemplo? Introduo Literatura Fantstica, Tzvetan Todorov: Gnero Literrio: forma de agrupar um conjunto de obras com caractersticas comuns. Reconhecimento de um gnero o reconhecimento da relao de uma obra literria com as demais obras literrias. Propostas de Northrop Frye, em Anatomia da Crtica, so a de crtica imanente, interpretativa, no valorativa; o texto sempre autorreferencial, a literatura s pode ser construda a partir da literatura. Gneros de Frye: Nas fices literrias o enredo consiste em algum fazer alguma coisa. O algum, se indivduo, o heri, e a alguma coisa que ele faz ou deixa de fazer o que ele pode fazer

ou podia ter feito, no plano dos pressupostos estabelecidos, para ele, pelo autor, e das conseqentes expectativas da audincia. As fices, portanto, podem ser classificadas, no moralmente, mas pela fora do heri, que pode ser maior do que a nossa, menor ou mais ou menos a mesma. (FRYE, 1973, p. 39) Assim, Frye prope cinco categorias de heri: (1) O heri como um ser divino, superior em condio aos outros homens e ao meio em que esses homens habitam. A histria sobre esse heri ser considerada um mito; (2) O heri superior em grau ao meio e aos outros homens, contudo, ainda identificado como humano. Este o heri da histria romanesca, que habita um mundo onde as leis da natureza so ligeiramente suspensas e podemos encontrar armas encantadas, bruxas, talisms, animais falantes etc. Esse o heri que participa da lenda, do conto popular, do Mrchen e derivados literrios; (3) O heri superior em grau a outros homens, mas no natureza, possuindo, frequentemente a qualidade de lder. Este o modo imitativo elevado, tpico das tragdias e das epopeias gregas; (4) O heri no superior nem ao seu meio nem a outros homens, sendo muito semelhante ao homem comum. o modo imitativo baixo, tpico da comdia e da fico realstica. (5) O heri inferior em inteligncia e poder ao homem comum, pertencendo ao modo irnico. Note-se que nessas cinco categorias esto implcitos os conceitos de imitao e verossimilhana. Modos trgico e cmico: excluso ou incluso da personagem em seu meio. Arqutipos: 1) Romanesco: ideal; 2) Comdia: passagem do real ao ideal; 3) Tragdia: passagem do ideal ao real; 4) Irnico: real. Apesar das crticas de Todorov teoria de Frye, ela fornece uma boa base para verificar, por exemplo, a mistura de gneros, de modos, etc. O conceito de fantstico de Todorov se define pela dvida, incerteza, diante de um determinado acontecimento: Ele pode ser explicado pelas leis naturais ou um evento sobrenatural?

O Fantstico Puro pode ser representado pela linha do meio. Estranho Puro Fantstico-Estranho Fantstico-Maravilhoso Maravilhoso Puro

Para alm da satisfao, da curiosidade, de todas as emoes que nos do as narrativas, os contos e as lendas, para alm da necessidade de distrair, de esquecer, de buscar sensaes agradveis ou terrificantes, a finalidade real da viagem maravilhosa , j estamos em condies de compreend-lo, a explorao mais total da realidade universal. (MABILLE apud TODOROV, 2007, p. 63)

Vous aimerez peut-être aussi