Vous êtes sur la page 1sur 9

O Rosrio Meditado

O Rosrio Meditado
por Dom Fernando Aras Rifan.
Bispo Administrador Apostlico - Adm Apost. So Joo Maria Vianey

Introduo Atendendo ao novo incentivo dado pelo Santo Padre o Papa orao do Rosrio, na sua Carta Apostlica Rosarium Virginis Mariae, que comemora os cento e vinte anos da Encclica Supremi Apostolatus Officio de SS. Leo XIII, o papa do Rosrio, apresentamos este Rosrio Meditado, como mtodo para melhor "contemplar com Maria o rosto de Cristo"
(n.3)*.Nota: Os nmeros entre parnteses so da Carta Apostlica do Papa.

Com efeito, a contemplao ou meditao a alma do Rosrio, "orao marcadamente contemplativa" (n. 12) e sem ela, ele seria um corpo sem alma. E como, hoje sobretudo, temos "necessidade de um cristianismo que se destaque principalmente pela arte da orao", o Santo Rosrio meditado servir para transformar cada vez mais nossas comunidades em "autnticas escolas de orao" (n. 5).

O Rosrio "concentra a profundidade de toda a mensagem evanglica da qual quase um compndio... Com ele, o povo cristo freqenta a escola de Maria, para deixar-se introduzir na contemplao da beleza do rosto de Cristo e na experincia da profundidade do seu amor" (n.1).Seguindo as sugestes do Santo Padre, neste Rosrio Meditado, alm da insero dos Mistrios Luminosos, j contemplados tambm por So Luiz Maria Grignion de Montfort, incrementaremos os seguintes pontos:1) A enunciao clara e viva do mistrio, procurando seguir o mtodo de Santo Incio de Loiola da "composio de lugar", recorrendo ao elemento visvel e figurativo como grande ajuda para facilitar a concentrao do esprito no mistrio (n. 29). A fim de dar fundamentao bblica e maior profundidade meditao, til que a enunciao do mistrio seja acompanhada pela proclamao de uma passagem bblica alusiva, que, segundo as circunstncias, pode ser mais

ou menos longa, para que ouamos assim a Palavra de Deus, com a eficcia prpria da palavra inspirada, que se dirige a cada um de ns (n. 30).2)

O silncio:
uma pausa silenciosa aps a enunciao do mistrio para fixar o olhar sobre o mistrio meditado, antes de comear a orao vocal (n. 31).3) O Pai-Nosso: elevao do nosso esprito ao Pai Eterno, em cuja intimidade Jesus nos quer introduzir e no qual todos nos tornamos irmos. O Pai-Nosso como que o alicerce da meditao cristolgico-mariana que se desenrola atravs da repetio da Ave-Maria (n. 32).4) A acentuao dada ao nome de JESUS, centro de gravidade da Ave-Maria, dobradia entre a sua primeira parte e a segunda. " precisamente pela acentuao dada ao nome de Jesus e ao seu mistrio que se caracteriza a recitao expressiva e frutuosa do Rosrio". Por isso, seguindo um costume tradicional em alguns pases, recomendado tambm por So Luis Maria Grignion de Montfort para diminuir as distraes da imaginao, procuramos dar realce ao nome de Jesus, acrescentando-lhe uma clusula invocativa do mistrio que se est meditando. " um louvvel costume, sobretudo na recitao pblica" (n. 33).

As clusulas podem variar para cada Ave-Maria, conforme indicamos, ou ser nica para todo o mistrio; neste caso, repete-se a que est assinalada em negrito. A clusula ser normalmente acrescentada, na orao em particular, aps o nome de Jesus. Na orao em pblico, sugerimos coloc-la antes do nome de Jesus, logo aps as palavras "do vosso ventre", para facilitar a resposta da comunidade.5) O Glria ao Pai, a doxologia trinitria, a meta da contemplao crist. Ele deve ter uma importncia ressaltada no Rosrio, j que ele o apogeu da contemplao. Na recitao pblica aconselhvel cant-lo.

O Glria ao Pai deve ser o pice da meditao do mistrio, elevando-nos ao Paraso, como no Monte Tabor, antecipando a contemplao futura: "Que bom estarmos aqui" (Lc 9,33) (n. 34).6) A jaculatria final, "uma orao para obter os frutos especficos da meditao de cada mistrio". E o Papa acena para "uma bela orao litrgica que nos convida a pedir para, atravs da meditao dos mistrios do Rosrio, chegarmos a imitar o que contm e a alcanar o que prometem" (Orao da Festa de Nossa Senhora do Rosrio, no Missal Romano de So Pio V, conforme a nota da Carta Apostlica) (n. 35).7)

Orao a So Jos: No esprito da Pia Unio de So Jos da Boa Morte, acrescentamos, no final do mistrio, a orao a So Jos pelos agonizantes do dia.8) Pelas almas do Purgatrio: Imitando a Liturgia da Igreja e a devoo do Santo Padre o Papa, rezamos, no final de cada mistrio, pelos nossos falecidos, implorando da misericrdia de Deus o seu descanso eterno.Na orao pblica ou privada, o fiel poder usar todas ou selecionar uma ou outra entre as vrias sugestes para meditar o Rosrio, como, por exemplo, escolher um dos modos da enunciao do mistrio, rezar ou no a orao a So Jos e pelas Almas, escolher a seu gosto uma das clusulas acrescentadas ao nome de Jesus, etc.

Com esse modo de rezar e meditar, o Santo Rosrio ser verdadeiramente redescoberto e valorizado pela comunidade crist neste ANO DO ROSRIO (n.3 e n. 43).Assim atenderemos ao apelo insistente do Santo Padre o Papa.

Cum Maria contemplemur Christi vultum

Joannes Paulus II Ipso Rosarii Anno Poder tambm gostar de:


27 de Julho - Beato Tito Brandsma - Martir da Ordem ... 19 de Maro - Festa de So Jos - Patrono da Ordem Carmelita 1 de Novembro - Festa de Todos os Santos Nossa Senhora do Carmo Patrona dos Marinheiros
LinkWithin

Postado por Flos Carmeli s 11:15 AM Um comentrio:

Mtodo de rezar o Rosrio

Modo de rezar o Rosrio


Para recitar o Rosrio com verdadeiro proveito deve-se estar em estado de graa ou pelo menos ter a firme resoluo de renunciar o pecado mortal. 1. Segurando o Crucifixo, fazer o Sinal da Cruz e em seguida rezar o Credo. 2. Na primeira conta grande, recitar um Pai Nosso. 3. Em cada uma das trs contas pequenas, recitar um Ave Maria. 4. Recitar um Glria antes da seguinte conta grande. 5. Anunciar o primeiro Mistrio do Rosrio do dia e recitar um Pai Nosso na seguinte conta grande. 6. Em cada uma das dez seguintes contas pequenas (uma dezena) recitar um Ave Maria enquanto se faz uma reflexo sobre o mistrio. 7. Recitar um Glria depois das dez Ave Marias. Tambm se pode rezar a orao de Ftima. 8. Cada uma das seguintes dezenas recitada da mesma forma: anunciando o correspondente mistrio, recitando um Pai Nosso, dez Ave Marias e um Glria enquanto se medita o mistrio. 9. Ao se terminar o quinto mistrio o Rosrio costuma ser concludo com a orao da Salve Rainha.

Oraes do Santo Rosrio - O Tero


Sinal da cruz - Em nome do Pai + do Filho + e do Esprito Santo + Amm. Oferecimento : Divino Jesus, ns Vos oferecemos este tero que vamos rezar, contemplando os mistrios da Vossa Redeno. Concedei-nos, por intercesso de vossa Me Santssima as virtudes que nos so necessrias para bem rez-lo e a graa de ganharmos as indulgncias anexas a esta santa devoo.

Creio em Deus Deus Pai todo-poderoso, criador do cu e da terra; e em Jesus Cristo, um s seu Filho, nosso Senhor; o qual foi concebido pelo poder do Esprito Santo; nasceu de Maria Virgem, padeceu sob Pncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu aos infernos; ressurgiu dos mortos; subiu aos cus, est sentado direita de Deus Pai todo-poderoso, donde h de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Esprito Santo, na Santa Igreja Catlica, na comunho dos Santos, na remisso dos pecados, na ressurreio da carne, na vida eterna. Amm.

Pai-Nosso
Pai-Nosso que estais nos cus, santificado seja vosso nome, venha a ns o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no cu. O po nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossa dvidas, assim como ns perdoamos aos nossos devedores, e no nos deixeis cair em tentao, mas livrai-nos do mal. Amm.

Ave Maria
Ave Maria, cheia de graa, o Senhor convosco, bendita sois vs entre as mulheres, e bendito o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Me de Deus, rogai por ns, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amm. Glria ao Pai Glria ao Pai, ao Filho e ao Esprito Santo. Assim como era no princpio, agora e sempre, por todos os sculos dos sculos. Amm Jaculatria : h! meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o cu e socorrei principalmente as que mais precisarem. Agradecimento Infinitas graas vos damos, Soberana Rainha, pelos benefcios que todos os dias recebemos de vossas mos liberais. Dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo e para mais nos obrigar vos saudamos com uma Salve Rainha. Salve RainhaSalve, Rainha, Me de misericrdia, vida, doura e esperana nossa, salve! A vs bradamos os degredados filhos de Eva. A vs suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lgrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a ns volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, clemente, piedosa, doce e sempre Virgem Maria. Rogai por ns, Santa Me de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amm
ROGAI POR NS SANTA ME DE DEUS PARA QUE SEJAMOS DIGNOS DAS PROMESSAS DE CRISTO! AMM.

Mistrios Gozosos
1 MISTRIO: ANUNCIAO O ANJO ANUNCIA A MARIA QUE ELA SER ME DO FILHO DE DEUS Contemplamos a anunciao do anjo Gabriel Nossa Senhora e a encarnao do verbo de Deus em seu ventre. Eis aqui a serva do Senhor, faa-se em mim segundo a vossa palavra aqui vemos em Maria o despojamento, a humildade, o amor a Deus e a entrega de si mesma. Meditao: Hoje o Senhor nos chama dar o sim para Jesus; nascer em nosso corao em nossa vida, dar sentido nossa vida terrena e acolher o plano de Deus para nossa salvao 2 MISTRIO: MARIA VISITA SUA PRIMA IZABEL IDOSA QUE ESTAVA GRVIDA DE JOO BATISTA Contemplamos a visitao de Nossa Senhora Santa Isabel. E partindo s pressas foi s montanhas ficar com sua prima que j de idade avanada estava grvida. Isabel a sada:

Tu s bendita.. como posso merecer que a ME do meu Senhor venha me visitar, quando adentrastes pela porta a criana saltou em meu ventre. Maria responde: Minha Alma glorifica o Senhor Meu esprito exulta em Deus Meu Salvador! A humildade e a entrega de si mesma em favor dos mais necessitados; hoje Deus nos chama a trabalhar em sua vinha, sair de nosso conforto e procurar os que esto necessitados; no s de po, mas de amor, apoio e do conhecimento da palavra do Senhor. 3 MISTRIO: JESUS NASCE EM UMA GRUTA, EM BELM. Contemplamos o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo em Belm. Um Deus to grande e poderoso vem at ns o verbo de Deus se faz carne, sai da sua divindade e se torna um pobre mortal semelhante a ns em tudo, menos no pecado. Jesus nos mostra que nada que temos ou possumos, nesse mundo importa, comparado quilo que h de vir o mais importante: a vida eterna. O orgulho de um anjo que queria ser Deus gerou o pecado. E o salrio do pecado a morte a humildade a chave de toda a nossa salvao, a pureza de corao, a entrega sincera a Deus a obedincia, e o salrio da obedincia a vida eterna. Pois todo aquele que crer em mim mesmo que morra eu o ressuscitarei. 4 MISTRIO: APRESENTAO DE JESUS AO TEMPLO Contemplamos a apresentao do Menino Jesus no Templo e a Purificao de Nossa Senhora. Uma espada de dor transpassar o vosso Corao. Apresentando o nosso corao ao Senhor para que ele faa a circunciso e tire aquela pele que impede a ao do Esprito Santo em nossa vida. E mesmo que em nossa caminhada junto ao Senhor uma espada penetre nossa alma, possamos pela fora de seu Esprito Santo ver a salvao que vem de Jesus. 5 MISTRIO: A PERDA E O REENCONTRO DE JESUS EM JERUSALM Contemplamos a perda e o reencontro de Jesus no templo de Jerusalm. Maria e Jos perderam Jesus ainda menino aos 12 anos em Jerusalm e aps trs dias de dor e sofrimento o encontram no templo no meio de doutores da lei ensinando a doutrina do Pai. A Escritura Sagrada, o caminho para encontrarmos Jesus, quando nos perdemos ou desviamos desse caminho, a conseqncia a dor o sofrimento. Na procura diria pela leitura, estudo e reflexo da Bblia, podemos buscar o encontro ou o reencontro com Nosso Senhor e depois viver essas palavras e ensinamentos o quanto mais cedo. E, assim como Jesus, crescer na obedincia e cuidar das coisaS do Pai.

MISTRIOS DOLOROSOS
1 MISTRIO: A AGONIA DE JESUS Contemplamos a agonia Mortal de Nosso Senhor, quando suou sangue no Horto das Oliveiras. Minha alma est triste a ponto de morrer, ficai aqui e vigiai. Vigiai e orai para no cairdes em tentao, o esprito est pronto, mas a carne fraca. A orao e vigilncia nos livra de cairmos nas armadilhas do demnio. Ele est sempre esperando uma oportunidade para nos fazer cair no pecado. S com a fora da orao constante podemos venc-lo. Jesus mesmo sabendo tudo o que iria lhe acontecer, suportou toda tristeza e foi obediente ao Pai. Seguir o seu exemplo e em todas as coisas que nos acontecer, seja boa ou m sempre seja feito a vontade de Deus e no a nossa, pois Ele sabe o que melhor para cada um de ns. 2 MISTRIO: A FLAGELAO DE JESUS ATADO A UMA COLUNA Contemplamos a flagelao de Nosso Senhor. O sofrimento a humilhao o escrnio- a violncia de um inocente. Toda essa humilhao e dor por cada um de ns, pecadores. O amor que sente por cada ser humano impossvel de se imaginar. E todas as vezes que pecamos e ofendemos um irmo estamos sendo os carrascos que torturaram Jesus. 3 MISTRIO: A COROAO DE ESPINHOS Contemplamos a coroao de espinhos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Cada ponta de espinho um pecado em cada gota de sangue derramado o perdo.

Sua sagrada face coberta de sangue o sangue que nos lavou e limpou de nossos pecados; na dor provocada pelos espinhos resgatou-nos da morte. O mesmo sangue que hoje derrama em cada Santa Missa Celebrada; poderoso sangue redentor, que nos cura e liberta de toda escravido do pecado. 4 MISTRIO: JESUS CARREGA A CRUZ AT O CALVRIO Contemplamos a subida dolorosa de Jesus carregando a Cruz para o Calvrio. O peso dos pecados do mundo nos ombros abriram chagas que chegavam at os ossos. Todo aquele que quiser vir aps mim, renegue a si mesmo toma sua cruz e siga-me. As cruzes dirias caminho de redeno e salvao. Aceitar as cruzes amar a Jesus e imit-lo. O servo fiel que segue seu mestre e tambm d a vida por outro irmo. 5 MISTRIO: JESUS MORRE NA CRUZ Contemplamos a crucificao e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Cruz, escndalo para os judeus, loucura para os gentios, consolo e sinal de f para os cristos. A cruz Sagrada seja a nossa luz todo sofrimento na terra no tem comparao ao da cruz do Senhor. Por amor ao ser humano e ao pecador suportou dores incalculveis, humilhou-se, foi insultado e desprezado, tratado como o pior dos criminosos. O maior dos tesouro de um cristo ..honrar a Santa Cruz!

MISTRIOS GLORIOSOS
1 MISTRIO: A RESSURREIO DE JESUS Contemplamos a ressurreio de Jesus. A morte no o fim para aqueles que crem em Jesus. A vitria sobre a morte, a esperana na vida eterna, o envio a anunciar a boa-nova, a remisso dos pecados. A paz de Jesus queles que O seguem. 2 MISTRIO: A ASCENO DO SENHOR Contemplamos a ascenso de Nosso Senhor Jesus Cristo ao Cu. A volta ao Pai para prepararnos um lugar e para cuidar de cada um de ns intercedendo junto a Deus pelo perdo de nossos pecados. 3 MISTRIO: A DESCIDA DO ESPRITO SANTO SOBRE OS APSTOLOS Contemplamos a vinda do Esprito Santo sobre os apstolos reunidos com a Virgem Maria em Jerusalm. A vinda do Prometido, o Esprito Santo Parclito: o advogado-defensor. O Parclito, o Esprito Santo que o Pai enviar em meu nome, vos ensinar todas as coisas e vos far recordar tudo os que vos disse. O Esprito Santo que recebemos no Batismo nosso condutor, defende-nos diante do Pai, pois temos um acusador dia e noite que nos acusa diante de Deus satans; mas o Esprito Santo que habita em ns, ora em ns com gemidos inefveis, pois no sabemos o que pedir a Deus. 4 MISTRIO: A ASSUNO DE MARIA AO CU Contemplamos a assuno de Nossa Senhora ao Cu: o encontro da Me com o Filho no cu. Concebida sem pecado Virgem Santa merecedora de todas as graas. A filha predileta do Pai sempre fiel a Deus, guardou tudo sempre em seu corao, virgem do silncio, seu corpo templo do Esprito Santo, Sacrrio Vivo, no poderia ser corrompido pela terra como simples pecadora. 5 MISTRIO: A COROAO DE MARIA POR JESUS E OS ANJOS (A serva fiel de Deus tornou-se Rainha)Contemplamos a coroao de Nossa Senhora como Rainha de todos os anjos e santos. Rainha dos Anjos: Uma mulher vestida de Sol, sobre a cabea uma coroa de estrelas e sobre o os ps a lua. Rainha da Terra, Rainha da Igreja intercessora poderosa junto a Jesus, tem poder de esmagar a cabea do drago infernal, na hora de nossa morte nos defender junto a Jesus, e a todos aqueles que por amor a ela e a seu filho forem fiis na orao do Santo Rosrio. .a cada Ave-Maria depositamos uma rosa a seus ps..

MISTRIOS LUMINOSOS
1 MISTRIO: O BATISMO DE JESUS

Contemplamos o Batismo de Jesus Cristo no rio Jordo. Com atitude humilde ele nos mostra o caminho inicial da Salvao: a aceitao de Deus como nosso nico Senhor. Cristo a luz do mundo, Luz o atributo da divindade. Esta era a luz verdadeira, que vindo ao mundo a todos ilumina(Jo 1,9). Quem me segue- disse Jesus - ter a luz da vida(Jo 8,12). Ns, cristos, somos filhos da luz (cf. Ef 5,8). A luz de Cristo levada a todo o mundo pelos seus discpulos. Batismo de Jesus - Enquanto Cristo desce gua do rio Jordo, como inocente que se faz pecado por ns (cf 2Cor 5,21), o cu se abre e a voz do Pai proclama-o Filho amado (cf Mt 3,17), ao mesmo tempo em que o Esprito o investe na misso que o esperava. 2 MISTRIO: A AUTO-REVELAO DE JESUS NAS BODAS DE CAN Contemplamos sua auto-revelao nas bodas de Can, quando transformou gua em vinho. Atendendo o pedido de Maria, Jesus inicia seu caminho em direo Salvao dos Homens fazendo seu primeiro milagre. Auto-revelao de Jesus nas bodas de Can - Mistrio de luz o inicio dos sinais em Can (cf Jo 2, 1-12), quando Cristo, transformando a gua em vinho, abre a f o corao dos discpulos graas interveno de Maria, a primeira entre os que crem. 3 MISTRIO: O ANNCIO DO REINO DE DEUS Contemplamos o anncio do Reino de Deus com o convite converso. Jesus nos convida a nos convertermos plenamente s leis de Deus em busca da felicidade eterna. O anncio da BoaNova traz a esperana de um mundo melhor para todos os homens. Jesus anuncia o Reino de Deus com o convite converso - Mistrio de luz a pregao com a qual Jesus anuncia o advento do Reino de Deus e convida converso (cf Mc 1,15), perdoando os pecados de quem a ele se dirige com humilde confiana (cf Mc 2,3-1; Lc 7,47s), incio do mistrio de misericrdia que ele prosseguir exercendo at o fim do mundo, especialmente da reconciliao confiado sua Igreja (cf Jo 20,22s) 4 MISTRIO: A TRANSFIGURAO Contemplamos a transfigurao de Nosso Senhor Jesus Cristo. Assim Ele mostra aos Apstolos e a todos os seres humanos a Sua verdadeira essncia divina. Sua Luz nos orienta a seguir os caminhos do bem. Transfigurao de Jesus - Mistrio da luz por excelncia a transfigurao que, segundo a tradio, se deu no monte Tabor. A glria da divindade reluz no rosto de Cristo, enquanto o Pai o apresenta aos apstolos extasiados para que o escutem (cf Lc 9,35) e se disponham a viver com ele o momento doloroso da paixo, a fim de chegarem com ele glria da ressurreio e a uma vida transfigurada pelo Esprito Santo. 5 MISTRIO: A INSTITUIO DA ESUCARISTIA Contemplamos a instituio da Eucaristia. Jesus nos d seu prprio corpo e sangue como alimento espiritual para nossas almas. a entrega total e a maior prova de Seu Amor por toda a humanidade. Mesmo sabendo que ia ser trado e entregue ao sacrifcio Ele nos deu uma mostra suprema de Sua divindade. Instituio da Eucaristia - Mistrio da luz , enfim, a instituio da Eucaristia, na qual Cristo se faz alimento com o seu corpo e o seu sangue sob os sinais do po e do vinho, testemunhando at o extremo o seu amor pela humanidade (Jo 13,1), por cuja salvao se oferecer em sacrifcio.

As Quinze Promessas da Santssima Vrgem aos que rezarem o Rosrio


1. Aqueles que rezarem com enorme f o Rosrio recebero graas especiais. 2. Prometo minha proteo e as maiores graas aos que rezarem o Rosrio. 3. O Rosrio uma arma poderosa para no ir ao inferno: destri os vcios, diminui os pecados e nos defende das heresias. 4. Receber a virtude e as boas obras abundaro, receber a piedade de Deus para as almas, resgatar os coraes das pessoas de seu amor terreno e vaidades, e os elevar em seu desejo pelas coisas eternas. As almas se santificaro por meio do Rosrio. 5. A alma que se encomendar a mim no Rosrio no perecer.

6. Quem rezar o Rosrio devotamente, e tiver os mistrios como testemunho de vida, no conhecer a desgraa. Deus no o castigar em sua justia, no ter uma morte violenta, e se for justo, permanecer na graa de Deus, e ter a recompensa da vida eterna. 7. Aquele que for verdadeiro devoto do Rosrio no perecer sem os Sagrados Sacramentos. 8. Aqueles que rezarem com muita f o Santo Rosrio em vida e na hora de sua morte encontraro a luz de Deus e a plenitude de sua graa, na hora da morte participaro do paraso pelos mritos dos Santos. 9. Livrarei do purgatrio queles que rezarem o Rosrio devotamente. 10. As crianas devotas ao Rosrio merecero um alto grau de Glria no cu. 11. Obtero tudo o que me pedirem mediante o Rosrio. 12. Aqueles que propagarem meu Rosrio sero assistidos por mim em suas necessidades. 13. Meu filho concedeu-me que todo aqueles que se encomendar a mim ao rezar o Rosrio ter como intercessores toda a corte celestial em vida e na hora da morte. 14. So meus filhinhos aqueles que recitam o Rosrio, e irmos e irms de meu nico filho, Jesus Cristo. 15. A devoo a meu Rosrio um grande sinal de profecia.

O Rosrio um meio doado pela Virgem para contemplar Jesus e, meditando a sua vida, am-Lo e segui-Lo sempre e fielmente

Vous aimerez peut-être aussi