Vous êtes sur la page 1sur 2

Nossa Formao: Tarefa dos Professores

O PSDB est no governo paulista h mais de duas dcadas. Esses 20 anos de PSDB tem sido um desastre para a educao e para a comunidade em geral. No s So Paulo que padece desse mal. A educao brasileira vive uma crise geral, todos os exames nacionais tm mostrado que as polticas educacionais desses governos tem o objetivo seletivo para a educao, e demonstram a decadncia do ensino pblico. Em nosso estado, os "projetos da pasta", como o governo chama seu saco de maldades, tm demonstrado muitos problemas, em especial aqueles que tem implementao imediata como Ler e Escrever. A mudana nacional feita pelos organismos governamentais que mudaram de 8 anos para 9 anos o ensino fundamental no foi levado em considerao os investimentos necessrios para sua implementao como habito desses governos, sejam eles do PSDB como tambm os do PT/PCdoB. No h nenhum investimento em infraestrutura nas escolas inviabilizando qualquer mudana de qualidade. Esse tipo de poltica pblica no d conta das necessidades dos profissionais da educao e muito menos das necessidades dos alunos e da comunidade. Na verdade os governos querem a privatizao do ensino no nos moldes de outras estatais, mas de uma forma que cada vez mais a comunidade "banque" a escola e no o Estado. A jornada do professor foi aumentada, o nmero de alunos por sala continua excessivo, nossos reajustes salariais sempre esto abaixo da inflao, ou seja, no houve nenhum tipo de debate democrtico sobre nossa carreira nas escolas e sim mais um pacote educacional que no respondeu as expectativas dos professores, dos alunos e da comunidade em geral. Continuamos com os mesmos problemas estruturais em especial ao tema da Alfabetizao, onde a crise se agrava a cada dia. Os professores so verdadeiros heris pois tem que levar a escola nas costas sem nenhum apoio dos governos. O Ler e Escrever que o governo vende

Leitura de Classe
como um dos melhores projetos da pasta , no passa de mais uma enganao. No h formao de qualidade para os professores que garanta uma mudana de fato nas escolas. Nesse sentido a Apeoesp Sul se dispe a preparar, juntamente com os professores, um projeto alternativo ao do governo, que venha atender as necessidades do alfabetizador. Assim sendo daremos uma resposta sindical e educaciona a esses irresponsveis . Convidamos todos os professores, que queiram construir juntos essa empreitada educacional, a dar sua contribuio.

Boletim 03 Agosto - 2012 Rua Cerqueira Csar, 474 Sto. Amaro. 04750-080 Fone: 5681.4826/4194
http://secretariacomunicacaosubsul.blogspot.com.br - secretaria.comunicacaosubsul@gmail.com

Alckimin e Dilma: Descaso com a Educao Pblica


Investimento mnimo x cobrana mxima, eis o resumo da poltica educacional dos governos estadual e federal. Sua prioridade no a Educao Pblica e de Qualidade para Todos. Tanto Alckmin quanto Dilma tm direcionado o dinheiro pblico no para os servios sociais, mas para garantir a lucratividade das empresas. So isenes fiscais, emprstimos a perder de vista e obras de seu interesse. Os governos fazem isso com o argumento de que para preservar o crescimento econmico e os empregos. Mas apenas os empresrios que saem ganhando, pois continuam demitindo e dando frias coletivas como a GM de So Jos dos Campos e muitas outras. Alckmin aumentou a dvida do estado em mais R$ 10 bilhes. Nenhum tosto a mais ir para a Educao. Esse dinheiro ser para construir o Ferroanel, o trem- bala e outras obras para os empresrios. J o descaso do governo Dilma com a Educao visvel na intransigncia frente greve das federais, que j dura mais de 70 dias! O exemplo a ser seguido a luta dos trabalhadores da Espanha e do Chile que juntam professores, alunos e pais, indo s ruas contra os planos de corte e em defesa dos servios pblicos. A crise geral do capitalismo no abriga cada vez mais a pensar e batalhar por outra sociedade que no se baseie no lucro e sim no bem estar humano.

Visibilidade Lsbica: dia 29 de agosto


A homofobia deve ser tratada como crime, como prev o PLC 122, para que casos de estupros e de agresso tenham menos recorrncia e o sofrimento de muitas mulheres seja amenizado. fundamental que este projeto de lei seja aprovado em sua verso original e as negociaes e alteraes feitas como fruto de concesses bancada evanglica sejam recusadas. A luta da mulher lsbica uma luta de toda a comunidade LGBT e de todos os setores oprimidos, junto da classe trabalhadora.

Pelo fim da violncia machista e homofbica! Pela aprovao imediata do PLC 122!

Plano de Carreira ou de Controle?


Devemos atentar para as discusses sobre Plano de Carreira entre governo e Sindicato. Sabemos que o objetivo do governo um Plano de Carreira baseado na meritocracia e na maior imposio de tarefas sobre ns. Parte importante desse Plano j foi imposta com a Lei 1143/2011, que dividiu nossa reposio em 4 anos e deu mais peso Prova por Mrito do que ao tempo de carreira. Alm disso, aumentou a evoluo por mrito para 8 nveis e diminuiu o percentual de 25% para 10,5% entre os nveis. Agora quer criar mais mecanismos de controle sobre o nosso trabalho, atravs de uma pontuao para cada tipo de tarefa e comportamento, como por exemplo: assiduidade, permanncia na mesma unidade, trabalho colaborativo (iniciativa, participao e mobilizao na unidade escolar), participao nos rgos colegiados, etc. Tudo isso sob avaliao da equipe gestora... Ao somar e atingir certa pontuao, o professor evoluiria 5% dentro de certo numero de anos. Essa evoluo apenas um subterfgio para a avaliao individualizada, que o governo quer impor. A inteno diminuir a parte fixa do nosso salrio, aumentando a parte varivel (dependente de provas e evolues com avaliao subjetiva). praticamente ganhar por comisso e para puxar o saco. Ganhar uma migalha a mais para aceitar um projeto educacional cheio de problemas e sem condies dignas de trabalho. O pior que essa poltica de atribuir notas aos professores ser utilizada futuramente para questionar nossa estabilidade e levar demisso, como em Portugal e no Peru. No podemos aceitar que o Plano de Carreira se torne um Plano de Excluso e de culpabilizao dos professores pelo caos provocado pelos governos. Precisamos cobrar que a direo da APEOESP convoque urgente uma Assembleia para que os professores possam se posicionar, rejeitando essa proposta de Plano de Carreira. Devemos lutar por outro Plano de Carreira, com nfase na evoluo por tempo de servio, contemplando tambm a via acadmica e no acadmica, porm sem a Prova de Mrito. Precisamos de salrios dignos e melhores condies de trabalho; no ganhar por comisso, s custas de perder nosso senso crtico e nossa sade.

Agenda 2 Semestre - APEOESP


Agosto 16-08 - Reunio Ordinria de RE'S 24- 08 quinta-feira - Reunio de CER Setembro 07-09 - Feriado Grito dos Excludos 14-09 Enc. Regionais Preparatrios 5 CONF. Est de Educao. Outubro 07-10 - Eleies 1 Turno 15-10 - Dia do PROFESSOR 23-10 - Reunio Ordinria de RE'S 28-10 - Eleies 2 Turno Novembro 20-11- Dia da Conscincia Negra 23-11- Reunio ordinria do CER 25-11- Dia de Luta contra a violncia contra a mulher. 28-11- 5 Conferencia Estadual de Educao

Orientaes para Encontro Regional Preparatrio para a 5 Conf. Estadual de Educao.


Chamamos a todos os professores a apoiarem professores comprometidos com a luta contra a ditadura da burocracia na Apeoesp. preciso que todo professor saiba: Que a cada 10 associados possvel eleger um pr-delegado na Escola e que todo professor (mesmo que se associe at o dia da eleio) pode ser eleito para a Conferncia Regional de Educao. As conferncias Regionais sero realizadas no dia 14 de setembro e os pr-delegados devem ser eleitos nas escolas at o dia 11/09.
Boletim Leitura de Classe - Agosto - 2012 Subsede Santo Amaro

Boletim Leitura de Classe - Agosto - 2012

Subsede Santo Amaro

10% do PIB para educao pblica j!


pela produo das riquezas do pas e consequentemente do prprio PIB (Produto Interno Bruto). O PNE tambm prev que neste decnio 50% das escolas pblicas passem a funcionar em perodo integral. A escola de perodo integral sempre foi uma reivindicao dos trabalhadores, tanto pela necessidade daqueles que passam a maior parte do tempo no seus locais de trabalho, como para garantir uma educao de qualidade e na totalidade para seus filhos, acompanhada por profissionais especializados. Para garantir a permanncia de crianas e jovens dentro de um prdio escolar por tempo integral necessrio uma estrutura adequada que oferea opes de cultura, lazer, esporte e outras de acordo com as necessidades dos alunos, com as necessidades locais e de cada regio do pas, alm de funcionrios especializados e em nmero suficiente para atender a demanda requerida. Porm a proposta do PNE no garante nada disso, apenas prev que 50% das escolas pblicas passem a funcionar em tempo integral. Ou seja, a proposta do Governo Federal a mesma que o governo do PSDB j est implementando aqui no estado de So Paulo e que j se mostrou invivel, pois no ha condies para a permanncia dos estudantes em tempo integral nas escolas com a estrutura atual. Isto s transforma a escola em depsito de crianas ou em um local de encarceramento de jovens, o que totalmente antipedaggico e s afasta as crianas e jovens da escola. No h nenhum compromisso dos governos nem do PT, nem do PSDB com a juventude e a Educao, ambos aplicam a mesma poltica neoliberal que privilegia os ricos e em contrapartida explora cada vez mais os trabalhadores e retira seus direitos.. Basta observar o tratamento do Governo Federal do PT para com os profissionais das universidades federais, atravs do seu ministro da Educao Alosio Mercadante que do alto de sua arrogncia mantm uma postura de intransigncia absoluta, sem atender as reivindicaes dos trabalhadores que esto em greve em mais de 50 universidades A CUT hoje a central chapa branca, brao direito do governo no seio de nossa classe que freia as lutas e garante a aplicao das polticas neoliberais que retiram direitos e atacam os trabalhadores e a UNE e a UBEs, ligadas ao PC do B, cumprem esse mesmo papel traidor no movimento estudantil, por isso esto batendo palmas pela aprovao do PNE do governo Federal. Por isso necessrio que as lutas dos trabalhadores, em defesa de seus direitos, sejam cada vez mais unificadas para enfrentar os governos, quer seja o federal ou o estadual, pois ambos rezam na mesma cartilha do neoliberalismo, inimigo dos trabalhadores que aprofunda a explorao de quem trabalha e aumenta a misria e suas consequncias nefastas sobre as populaes pobres do mundo todo. Ftima Fernandes - Diretora Estadual Executiva - APEOESP.

Absurdo!
Direo majoritria da APEOESP aumenta contribuio sindical!
No ltimo C.E.R., a direo majoritria da APEOESP aprovou o aumento da contribuio sindical dos professores argumentando que isso seria necessrio para pagar uma multa que foi imputada ao sindicato pela ltima Assembleia na Avenida Paulista. Membros da OPOSIO foram contrario a esse encaminhamento ainda no C.E.R , mas infelizmente a proposta foi aprovada. Avaliamos que essa medida foi equivocada e defendemos que a CUT se solidarize a luta dos professores paulistas e pague essa multa. No concordamos com a criao de receitas permanentes sirva para cobrir despesas temporrias. .

Aposentados

A Cmara Federal aprovou o PNEPlano Nacional de Educao. Ess proposta no atende reivindicao dos estudantes e trabalhadores da educao que fizeram mobilizaes e campanhas pela aplicao de 10% do PIB j, pois s assim ser possvel comear a mudar a situao catica da Educao no Brasil. Porm o texto aprovado prev os 10% fatiado em 10 anos, sendo 7% nos 5 primeiros anos e o restante nos outros 5 anos. Isso demonstra a falta de compromisso do Governo Dilma com a Educao, que secundariza uma das principais necessidades apontadas pela populao e que s prioridade nas promessas mentirosas dos candidatos da burguesia nas campanhas eleitorais e daqueles que, enquanto governo, tal como o PT defendem seus interesses, privilegiando os empresrios do ensino privado ao destinar verbas pblicas para garantir o lucro desses senhores. Ao mesmo tempo corta verbas para a educao pblica, contribuindo assim com a m qualidade do ensino oferecido s crianas e jovens, filhos de milhes de trabalhadores que so os responsveis

Participe das instncias deliberativas de sua escola

Conselho de Escola
Principais Tarefas do Conselho de Escola: Mais que nunca, o Conselho de Escola est sendo chamado a debater e decidir sobre aspectos fundamentais do cotidiano escolar. Entre eles: Regimento, diretrizes e metas da unidade escolar ; Organizao dos tempos e espaos escolares; Alternativas de soluo para os problemas de natureza administrativa e pedaggica; Projetos de atendimento psicopedaggico e material do aluno Programas especiais, visando Integrao escola-famlia-comunidade Criao e regulamentao das instituies auxiliares da escola; Prioridades para a aplicao de recursos da escola e das instituies auxiliares; Aprovao da Grade Curricular; Designao ou a dispensa do vicediretor de escola. Elaborao do Projeto Pedaggico da Escola;

Grmio Estudantil

"Quem no se Principais Tarefas do Grmio Estudantil O grmio movimenta no sente independente daestudantil deve ser administrao escolar. Podem ser feitos projetos em comum as correntes que o com a escola, porm, sem interferncias; No receber dinheiro de governo, prendem", direo da escola, nem empresas. Realizar
(Rosa Luxemburgo)
suas prprias atividades financeiras pra arrecadar verbas: vender coisas, fazer festas, rifas, etc. Lutar pela adequao do ensino s reais necessidades da juventude e do povo, bem como pelo ensino pblico, gratuito e de qualidade. Prom ove r a coope rao e nt re funcionrios, professores e alunos, buscando a defesa da educao pblica, gratuita e de qualidade. Defender a educao pblica de qualidade lado a lado com universitrios, professores e todos trabalhadores. Lutar pela democracia, pela independncia e respeito s liberdades fundamentais do homem, sem distino de raa, cor, sexo, nacionalidade, convico poltica ou religiosa.

Subsede Santo Amaro faz reunio com dirigente de ensino da SUL 3


Conselheiros da Subsede Sul Santo Amaro tiveram reunies com o dirigente da diretoria de ensino Sul 3 para cobrar : abertura de salas; diminuio de alunos por sala; fim do assdio moral contra os professores e punio para os assediadores; fim das irregularidades administrativas que prejudicam a vida funcional dos professores, desde atribuies incorretas, aposentadorias que nunca saem ; liberdade de ctedra; participao democrtica nas instncias deliberativas escolares ,participao coletiva e autnoma dos professores no ATPC, formao de qualidade aos professores; contratao de funcionrios; Conselhos de escola; Grmios ; melhoria das condies de trabalho nas escolas da regio; adequao do projeto poltico pedaggico realidade da comunidade escolar ;fim da Lei 1.093 e portanto da falta de professores. Dennciamos a imposio da chamada escola de tempo integral, que est sendo implementada e/ou planejada de maneira arbitrria e inadequada sem discisso junto comunidade escolar. Estiveram presentes representantes das escolas : Iturbides, Carlos Ayres, Jos Geraldo, Prisciliana, Giulio, Padre Francisco e Pastor Emlio. Ateno: Os REs devem levar ao sindicato todos os problemas debatidos em suas escola.
Boletim Leitura de Classe - Agosto - 2012

Organize sua escola!

Subsede Santo Amaro

Subsede Santo Amaro

Boletim Leitura de Classe - Agosto - 2012

Vous aimerez peut-être aussi