Vous êtes sur la page 1sur 3

DOMICLIO I Domiclio da Pessoa Natural a) Conceito: a sede jurdica da pessoa, onde ela se presume presente para efeitos de direito.

o. O domiclio, alm de um vnculo material, que prende objetivamente o homem a determinado local (negcios, mveis e etc...), possui um vnculo imaterial, que o fixa em certo lugar na terra (vnculo social, familiar, afetivo, sua prpria personalidade). o local onde responde por suas obrigaes. Ex: artigo 327 CCB

a.1.Conceito artigo 70 do CCB lugar onde a pessoa estabelece a sua residncia com animo definitivo.

b) Elementos do Domiclio b.1.Residncia: o elemento objetivo. b.2. nimo definitivo: o elemento subjetivo. Residncia com nimo definitivo.

c) Distino entre Domiclio, Moradia e Habitao. c.1. Moradia: a relao passageira e de vnculo tnue, ou seja, exige a presena da pessoa de forma transitria. Ex: alugar uma Casa de praia e passar 30 dias c.2. Residncia: exige um sentido maior de permanncia, sendo ento o lugar em que se habita com nimo de permanncia, ainda que desse local a pessoa se ausente temporariamente. OBS: Nosso ordenamento jurdico admite que a pessoa natural tenha mais de uma residncia e, portanto a possibilidade de mais de um domiclio. d) Possibilidade de vrias residncias ou vrios domiclios (artigo 71 CCB) Por este dispositivo legal, se a pessoa tiver vrias residncias e nelas alternativamente viver, qualquer uma ser considerada domiclio.

Ex: 02 casas Segunda e Quinta em uma Quinta e Sbado em outra d) Domiclio Profissional (artigo 72 CCB) 1. Os locais onde ocorrem relaes concernentes profisso domiclio da pessoa natural; 2. Se a pessoa exercer sua profisso em diversos lugares, cada um deles ser considerado domiclio, para as relaes que lhe corresponderem. e) Domiclio Ocasional (artigo 73 CCB) Ocorre quando a pessoa tem domiclio, mas no fixa residncia com nimo de permanncia, sendo uma exceo regra.

Ex: Ciganos, Andarilhos, Caixeiros-viajantes que passam a vida em viagens. Regra: O domiclio ser onde forem encontrados.

f)

Espcies de Domiclio

1. Voluntrio: aquele que pode ser escolhido pela pessoa capaz. 1.1.Tipos 1.1.1. Geral ou Comum: aquele fixado livremente e pode ser mudado conforme preceituado no artigo 74 do CCB. Ex: Vendo uma casa em Ananindeua e compro outra em Belm para residir.

1.1.2. Especial ou de Eleio (artigo 78 CCB) o denominado FORO DO CONTRATO OU FORO DE ELEIO, cuja finalidade a de facilitar a execuo de um contrato e a propositura da respectiva ao, ao menos para um dos contratantes, em regra o CREDOR, modificando a competncia judicial.

Ex: est exemplificado na dico do artigo 11, caput, pargrafo 1 do CPC, referindo-se aos casos de competncia relativa, referente ao valor e ao territrio. 1.1.2.1. Mitigao da regra de foro especial ou de eleio Quando se tratar de ao que verse sobre imveis, sobre direito real, a competncia ser do FORO DA SITUAO DA COISA APLICANDO-SE A REGRA GERAL DO ARTIGO 95 DO CPC;

Pelo artigo 112 do CPC, o juiz tem a faculdade de anular a regra de FORO DE ELEIO do contrato de adeso, para declinar da competncia em favor do domiclio do RU.

1.1.3. Necessrio ou legal (artigo 76, pargrafo nico do CCB) AQUELE DETERMINADO PELA LEI EM RAZO DA CONDIO OU SITUAO DE CERTAS PESSOAS. 1.1.3.1. HIPTESES 1. Recm-nascido - tem como domiclio o de seus pais, pois os incapazes tero o domiclio de seus representantes; 2. O servidor Pblico tem como domiclio, o lugar de exerccio de suas funes, alm do domiclio voluntrio onde reside; 3. Militar em servio ativo - tem como domiclio o lugar onde serve, sendo da MARINHA ou AERONUTICA, ser a Sede do Comando onde esta imediatamente subordinado; 4. O Martimo o local onde o navio esta matriculado; 5. O Preso o lugar onde se encontra cumprindo a sentena; 6. O agente diplomtico do Brasil, que citado no estrangeiro, alegar extraterritorialidade sem designar onde tem domiclio no Pas, poder ser demandado no DISTRITO FEDERAL OU NO LTIMO PONTO DO TERRITRIO BRASILEIRO (ARTIGO 77 CCB). II Domiclio da Pessoa Natural (artigo 75 CCB) a) b) c) d) Unio: Distrito Federal; Estados e Territrios: as respectivas Capitais; Municpios: o lugar onde funcione sua administrao municipal. Pessoas Jurdicas: o lugar onde funcionarem as respectivas diretorias e administraes, ou onde elegerem domiclio especial no seu estatuto ou atos constitutivos.

Obs1: Tendo a Pessoa Jurdica diversos estabelecimentos em lugares diferentes, cada um deles ser considerado domicilio para os atos nele praticados. (PARGRAFO 1, ARTIGO 75 CCB); Obs2: Tendo a pessoa jurdica estrangeira sua diretoria ou administrao fora do Brasil, ter como domiclio, quanto s obrigaes contradas por qualquer de suas agncias, o LUGAR DO ESTABELECIMENTO NO BRASIL, que a ela corresponder.

Vous aimerez peut-être aussi