Vous êtes sur la page 1sur 6

AutoCad

COMANDO CLEAN SCREEN


Coordenadas F9 F7 F8

Manual Prtico do

Autor: Nacir Izidoro N ISBN: 978-85-60328-10-9 - Verso 3/2009 Email:nacir@polo.eel.usp.br

Boto encontrado no canto inferior direito (View>Clean Sreen)ou digite CTRL+0(zero) Esse comando podemos visualizar todo o nosso projeto na tela grfica retirados todos os cones e janelas acionados, podendo trabalhar com a tela aberta com menu pull down ou os atalhos pelo teclado. Teclas de F1 a F11 no teclado com a BARRA DE STATUS
F10 F3 F11 F6 F12 LWT Paper Annotation lock Ctrl+0

F1 F2 F3/OSNAP F4 F5

Help Carrega a tela de texto (Script). Aciona o quadro Drafting Settings OSNAP (comandos de Ancoragem) e ON/OFF OSNAP Aciona a mesa digitalizadora (se houver)(Comando TABLET) Controla o ISOPLANE (Right/Left/Top) planos isomtricos Ativa/Desativa DYNAMIC INPUT nos fornece uma interface entrada de dados, comandos, F12/DYN diretamente no cursor. Ativa /Desativa o GRID Cria uma malha de pontos imaginrios e no imprimveis na tela F7/GRID grfica. Ativa/Desativa o ORTHO Trava o cursor nos eixos ortogonais , permitindo realizar linhas F8/ORTHO retas ou execuo de comandos de edio mantendo se no alinhamento. Ativa /Desativa o SNAP Permite um deslocamento ajustvel do cursor, dependendo ou no F9/SNAP da marcao do Grid ligado ou desligado. Ativa /Desativa Polar Tracking (exibe as posies corrente das coordenadas Polares em uma F10/Polar linha pontilhada(Linha Track) Ativa/Desativa Auto tracking (exibe projees a partir de pontos de referencias de osnaps F11/OTRACK ligados) Ativa/Desativa Permite um deslocamento ajustvel atravs dos grips para ajustes e F6/DUCS dimensionamento em uma referencia fixa das faces dos blocos 3D. Ativa/Desativa o Line weight trace (exibe a espessura corrente pr determinada). LWT Controla o uso do modo model space e paper space MODE Controla a utilizao de escalas em determinados comandos como dimension, text, Annotation Leaders para uso nas viewports e layouts. Controla a posio do mouse em coordenadas absolutas e relativas, podendo ser Coodernadas Acionadas ou no pelo status bar menu que esta ao do cadeado locked. Tranca/Destranca as barras toolbars, com manter as dashboards, palletes, design Lock Center sem poder ser redimendicionadas ou arrastadas. (Tools Drafting Settings) / clicar Boto direito do mouse em cima de qualquer boto da barra de Status acessa as caixas para suas respectivas configuraes. SETTINGS Estes comandos na barra de status ser de grande uso e todo o processo de construo de nossos projetos e desenhos.

TECLAS IMPORTANTES

ESC ENTER

Cancela o Comando Ativo CANCEL Confirma e Ativa a maioria dos Comandos e Ativa o ltimo comando realizado.

15

AutoCad
BOTES DO MOUSE

Manual Prtico do

Autor: Nacir Izidoro N ISBN: 978-85-60328-10-9 - Verso 3/2009 Email:nacir@polo.eel.usp.br

O boto esquerda o boto de seleo do mouse ou um ponto de introduo. O boto do meio (se houver e se estiver configurado) do mouse +CTRL ativa os comandos de OSNAP Boto Wheel Boto rolante que girando obtm o similar Real time Zoom e pressionando o obtm Pan (move a tela) no desenho. O boto direito do mouse +CTRL ativa os comandos de OSNAP O boto direita aciona o menu flutuante para corresponde ao < ENTER >, Undo, entre outras opes.

UNIDADES DE TRABALHO Sempre existe dvidas, para comea a trabalhar com o Auto Cad, sobre qual a unidade que se trabalha? Temos que considerar que, por exemplo, tivermos a distncia entre dois pontos de 10 unidades, o AutoCAD interpreta esta unidade como adimensional, ou seja, A leitura mtrica real o que voc adota, ser a leitura que voc ir adotar desenvolver seu projeto. Se desenhar uma linha de 10 unidades podem ser 10 mm, 10 cm, 10m, 10Km, etc. Se criar uma planta de uma casa, por exemplo, a unidade ser em metros, que o passo de 1 unidade seja 1m , deve considerar o seu projeto utilizando suas medidas em metros; 0,5m, 1 m, 10 m. Quem trabalha na mecnica utilizar a unidade de milmetros, por exemplo, 50 mm equivalem a andar 50 unidades na tela do AutoCAD. Neste momento podem achar um pouco estranho, falar sobre tamanho real, mas guarde que, sempre ser melhor criar seus desenhos adotando medidas reais que voc mediu ou adotou mediante uma unidade. Numa questo geral, o trabalho maior ser quando tivermos que imprimir ou plotar o desenho em uma escala definitiva, mais isto veremos no final.

SMBOLOS ESPECIAIS
Alguns smbolos/caracteres especiais podem ser introduzidos nas edies dos textos executados no AutoCAD atravs de combinaes de teclas. As principais so descritas abaixo:

%%C %%D %%P

obtm o smbolo de DIMETRO ( ); obtm o smbolo de GRAU ( ); obtm o smbolo de MAIS/MENOS (

),

Obs: Apesar das novas configuraes do Comando Dimension, onde os textos esto mais fceis de ser trabalhados e quando precisamos inserir os smbolos no precisamos mais digitar e somente inserir o smbolo que desejamos, interessante saber, pois se deparamos com uma verso mais antiga no conseguiremos inserir os smbolos.

16

BARRA STANDARD

AutoCad

Manual Prtico do

Autor: Nacir Izidoro N ISBN: 978-85-60328-10-9 - Verso 3/2009 Email:nacir@polo.eel.usp.br

NEW (File > New) Cria um novo desenho, O AutoCAD abrir uma caixa de dialogo para seleo de abrir um arquivo template acadiso.dwt, por default para um ambiente 2D tambm funciona aceitando com um <ENTER>, se trabalharemos em um ambiente 3D precisamos de um template 3Dacad.dwt.

OPEN (File > Open) Abre um desenho j existente. SAVE (File > Save) Salva o rascunho (template) corrente. Se no foi dado um nome ao desenho, o AutoCAD lhe pedir um nome. Lembrando que o AutoCad salva normalmente com a extenso .DWG e um arquivo .BAK que arquivo de segurana, caso perda o seu desenho original ou acontea algo que danifique seu arquivo, voce pode renomear o seu .BAK para .DWG e assim recuperar parte do seu desenho. SAVE AS(File > Save As) Tem a mesma funo do comando Save, salvar um desenho. Com a diferena de lhe perguntar o nome do desenho antes de salva lo. OBS. Esse comando principalmente utilizado para preservar o desenho j existente e renomeiando com outro nome ou outro local.

UNDO Desfaz o ltimo comando, para alguns comandos serve para desfazer a seleo, para o comando line especificamente dentro de seu comando ativo desfaz o ltimo segmento de reta sucessivamente. REDO Refaz o ltimo comando desfeito pelo comando UNDO.

PLOT (File > Plot ) Plot (ou print ) Envia o desenho para que seja impresso em uma impressora grfica ou plotter (impressora de grande porte), A opo de impresso ser detalhada mais adiante. PLOT PREVIEW (File > Plot Preview) Mostra como o desenho ser visto quando impresso ou plotado. PUBLISH (File > Publish ) Permite gerar arquivos em formato prprio para utilizao em pginas de Internet. (CUTCLIP COPYCLIP PASTECLIP) Permite como no formato tradicional do Windows Recortar Copiar Colar enviando para a rea de transferncia ou Recuperando. EXIT (File<Exit AutoCAD) DISCARD CHANGES Abandona a tela grfica e no grava as ltimas alteraes feitas no desenho. SAVE CHANGES Grava o desenho no disco e abandona a tela grfica.

17

AutoCad
COMANDOS BSICOS LINE

Manual Prtico do

Autor: Nacir Izidoro N ISBN: 978-85-60328-10-9 - Verso 3/2009 Email:nacir@polo.eel.usp.br

CAPITULO II Menu Draw > Line Teclado: L <ENTER> (atalho)

Modelo: Command: LINE <ENTER> LINE Specify first point: P1 (Clique com boto esquerdo um ponto na tela) Specify next point or [Undo]:P2 (Clique com boto esquerdo um segundo ponto na tela) Specify next point or [Undo]: (Para Confirmar a linha Tecle <ENTER>)

P1

P2

Funes Boto direito (Caixa Flutuante): ENTER: Confirma o desenho de nossa linha. CANCEL: Cancela o Comando Vigente. RECENTE INPUT: Podemos buscar os ltimos pontos executados. CLOSE: Fecha um polgono unindo o ltimo ao primeiro segmento. ( C, via Teclado ou acionando a caixa flutuante com o boto direito do mouse e selecionando a opo) UNDO: Desfaz o ltimo segmento desenhado (U, via Teclado ou acionando a caixa flutuante com o boto direito do mouse e selecionando a opo) SNAP OVERRIDES: Para busca de ponto de preciso Acionamos com mais rapidez caixa de Osnap. PAN e ZOOM: Aciona o comando PAN e ZOOM, para manipulao do desenho. Observaes: 1 Como a maioria dos comandos para finalizamos o comando teclamos <ENTER> . 2 Se necessitamos de acionar novamente o comando, podemos teclar <ENTER> para chamar no somente o comando Line, mas qualquer outro comando acionado anteriormente. 3 No caso especfico de Line se clicarmos <ENTER> novamente ele ir buscar o ltimo ponto da linha criado para continuar partir desse ponto. 4 Se desejamos criar linhas retas tanto na horizontal como na vertical, podemos acionar o comando ORTHO na Barra de Status ou (tecle F8) para manter a nossa linha presa nos eixos ortogonais. Que ser de uso para as coordenadas automticas ou utilizar a track (trilha) com o comando polar. ERASE Menu Draw > ERASE Teclado: E <ENTER> (atalho)

Command: Erase Select objects: (selecionamos o objeto ou entidade com um critrio de seleo que veremos na seqncia e confirmamos com <ENTER> para deletar). Nota: A remoo de entidades no desenho podem ser tambm realizadas atravs da tecla DEL, clicando em cima das entidades sem comando ficando acesso os GRIPS (normalmente quadradinhos azuis) e confirmando com o <ENTER> ele entender que queremos deletar os objetos selecionados. Pode se tirar os grips" clicando ESC(Cancel). Os Grips so ferramentas muito teis, mas tarde veremos que podemos usar como forma de atalhos para muitos comandos do AutoCAD.
18

CRITRIOS DE SELEO Quando se executa um determinado comando, e precisamos selecionar um objeto podemos: Por Default (padro) o cursor troca para forma de um quadradinho (Pick Box), e a expresso Select Objects.. exibida na Barra de Comando. Neste momento podemos selecionar entidades uma a uma os objetos a serem trabalhados. Windows Captura entidades que esto contidas inteiramente dentro de uma janela de seleo, que voc clique fora do objeto e enquadrando ( da esquerda para direita e fundo da janela azul (default). Windows Crossing Captura as entidades que esto contidas dentro da janela de seleo ou que cruzarem a linha tracejada da janela aberta pelo mouse . (da direita para a esquerda e fundo da janela verde (default). Fence (f) Captura entidades por uma linha imaginria. Aps o Select Object digite um F First fence point:P1 Specify endpoint of line or [Undo]: P2 Specify endpoint of line or [Undo]: P3 Specify endpoint of line or [Undo]: P4 Specify endpoint of line or [Undo]: <ENTER> Para confirmar seleo Cpolygon (cp) Captura atravs de um polgono imaginrio o que contiver dentro dele ou que cruzarem. Aps o Select Object digite um CP First fence point:P1 Specify endpoint of line or [Undo]: P2 Specify endpoint of line or [Undo]: P3 Specify endpoint of line or [Undo]: P4 Specify endpoint of line or [Undo]: <ENTER> Para confirmar seleo Wpolygon (wp) Captura atravs de um polgono imaginrio o que contiver dentro dele. Aps o Select Object digite um WP First fence point:P1 Specify endpoint of line or [Undo]: P2 Specify endpoint of line or [Undo]: P3 Specify endpoint of line or [Undo]: P4 Specify endpoint of line or [Undo]: <ENTER> Para confirmar seleo Outros: All Seleciona todas as entidades em tela grfica. Last (L): Seleciona a ltima entidade desenhada, atualmente visvel. Previous (P): Seleciona o ltimo grupo de entidades selecionadas por um comando de edio. Remove: Permite remover entidades selecionadas no comando em ao adicione o R aps o select object e selecione novamente para desmarcar a seleo. ADD: Retorna ao modo de seleo normal aps a utilizao do Remove. Adicionando um A aps o remove select para voltar a seleo normal o select object.
19

AutoCad

Manual Prtico do

Autor: Nacir Izidoro N ISBN: 978-85-60328-10-9 - Verso 3/2009 Email:nacir@polo.eel.usp.br

COORDENADAS

AutoCad

Manual Prtico do

Autor: Nacir Izidoro N ISBN: 978-85-60328-10-9 - Verso 3/2009 Email:nacir@polo.eel.usp.br

Quando precisamos construir um desenho com dimenses exatas no AutoCAD, necessitamos orientar esta construo fornecendo dados de sentido e valores pelo mouse ou digitado atravs do teclado. o que chamamos de entradas de coordenadas. Mesmo hoje com vrias atualizaes do AutoCAD, com algumas outras funes de facilitao de entradas de dados, o entendimento das coordenadas crucial para o posicionamento e um bom desempenho na execuo dos desenhos. Estas coordenadas podem ser Absolutas ou Relativas. IMPORTANTE: A virgula S separa os pontos coordenados( X , Y) em qualquer situao dentro do AutoCAD e o ponto separa nmeros quebrados (mantissa), (por uma condio americana) EX. 54.87 12.14 34.69 etc. A orientao X sempre ser na horizontal para direita valores positivos (+) para esquerda valores negativos( ). A orientao Y sempre ser na vertical para cima valores positivos (+) para baixo valores negativos( ). Os pares ordenados sempre X e o primeiro termo e Y sempre o segundo. (X,Y) NOTA: A configurao sempre ser pela orientao do plano cartesiano, seguindo o padro matemtico dos quadrantes tanto para as coordenadas absolutas ou relativas, isto , 1 Quadrante (+X,+Y) 2 Quadrante ( X,+Y) 3 Quadrante ( X, Y) 4 Quadrante (+X, Y) AS COORDENADAS ABSOLUTAS cartesianas trabalham como se fosse a introduo de coordenadas de pontos num grfico, adicionando se um ponto na tela ou teclando em pares coordenados X e Y, separados por vrgula. Essas coordenadas tm como base o zero absoluto (Canto inferior esquerdo da tela grfica) do AutoCAD (interseo do eixo X com o eixo Y). Command : LINE (Acionamos o comando line) From point: 0,0 <ENTER> To point: 40,0 <ENTER> To point:40,10 <ENTER> To point: 30,10 <ENTER> To point: 30,30 <ENTER> To point:20,50 <ENTER> To point:10,30 <ENTER> To point:10,10 <ENTER> To point:0,10 <ENTER> To point:0,0 <ENTER> ou close To point: <ENTER>finalizando NOTA: As Coordenadas Absolutas so de pouca utilidade na questo de construo de desenhos, pois no propicia uma forma rpida de execuo, por que sempre teremos que fazer clculos em relao as coordenadas absolutas x,y para traar uma determinada medida, mas o seu entendimento se faz necessrio, para que possamos entender como o Autocad trabalha, e perceberemos que quando trabalhamos com coordenada relativa a no introduo do @ o autocad nos envia uma coordenada absoluta.
20

Vous aimerez peut-être aussi