Vous êtes sur la page 1sur 20

CAMPO, CIDADE, URBANO E RURAL: CATEGORIAS E REPRESENTAES

Carla Cristiane Nunes1 - UFJF/Instituto Metodista Granbery carlacrisnunes@gmail.com Vicente Paulo dos Santos Pinto (orientador)2 - UFJF vipaulo@terra.com.br

RESUMO: A discusso em torno das categorias campo, cidade, rural e urbano tem sido o foco de muitos pensadores contemporneos das diversas reas do conhecimento e tem obtido lugar de destaque na Geografia. Campo e rural so sinnimos? Cidade e urbano tem o mesmo sentido? O presente artigo um esforo terico construdo nos caminhos da pesquisa muito difcil voc ver uma carroa no centro da cidade: Crianas de Juiz de Fora (MG) e suas representaes de cidade e campo3 e prope-se a discutir com base em pensadores como Milton Santos e Henri Lefebvre campo, cidade, rural e urbano como complexas categorias geogrficas. Sob outro vis, o trabalho tambm mostra essas mesmas categorias como representaes sociais. Como que historicamente tais realidades socioespaciais e suas populaes vem sendo representadas? Como essas representaes se constituram? o ingls Raymond Williams, crtico marxista, que traz importantes contribuies nesse momento. Finalmente, focalizando as representaes brasileiras e os tipos humanos delas advindos, Jeca Tatu e Chico Bento, personagens criados por dois importantes escritores brasileiros, entram em cena.

Palavras-Chave: Campo. Cidade. Urbano. Rural. Categorias. Representaes.

Mestre em Educao pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora do Curso de Pedagogia do Instituto Metodista Granbery.
2

Professor do Departamento de Geocincias da Universidade Federal de Juiz de Fora. Professor Colaborador do Programa de PsGraduao em Educao da mesma Instituio. Orientador da pesquisa.
3

Dissertao de Mestrado defendida pela autora no Programa de Ps-Graduao em Educao da Universidade Federal de Juiz de Fora em maro de 2009.

Introduo
Campo e cidade so palavras muito poderosas. Raymond Williams

A reflexo sobre as categorias campo, cidade, rural e urbano um ponto de convergncia de muitos pensadores contemporneos, contudo, essas anlises vm sendo feitas sob perspectivas muito diferenciadas. Alguns autores falam de uma urbanizao completa da sociedade como um processo que inclui o campo, outros vem no novo rural a sada para um mundo que no existe mais e que precisa se modernizar, h tambm aqueles que apostam na recriao do campo e do campesinato, como forma de resistncia ao sistema capitalista, ainda outros anunciam a morte do rural, considerando o campo e o campons como elementos de uma vida pretrita. A discusso que levanto referente s conceitualizaes, em face das muitas divergncias entre autores do que seja a cidade e o campo, o urbano e o rural. Assim, somo ao meu referencial, a partir de uma reviso de literatura, autores que refletem, sobretudo, a partir de tericos como Henri Lefebvre e Milton Santos. Finalizo mostrando campo e cidade, rural e urbano sob um outro aspecto. Se, at ento, minha discusso privilegia as categorias em seu vis acadmico, nesse momento o foco se volta para as representaes sociais historicamente construdas sobre esses arranjos socioespaciais e suas populaes.

1 O campo brasileiro: Modernizao e resistncia

O campo e o rural no foram extintos com o capitalismo. Tal afirmao pode ser encontrada nas reflexes do gegrafo Ariovaldo Umbelino de Oliveira, em especial sua obra Modo de Produo Capitalista e Agricultura, escrita em 1986, onde o autor faz um retrospecto com o objetivo de compreender o campo e o campons no sculo XX, mostrando como o prprio capital cria e recria as condies para suas existncias. Mas, e no Brasil, dito predominantemente urbano, eles ainda so realidade? Voltando o olhar para o campo brasileiro, cuja concentrao de terras remonta sua colonizao pelos europeus, posso dizer que este afetado pela lgica capitalista, de modo mais sensvel e contundente, a partir da segunda metade do sculo XX. Na dcada de 1960, o Brasil inaugura uma era de modernizao da agricultura, que tem repercusses profundas no campesinato, lanando sobre ele as mesmas incertezas que inquietaram os europeus e foram temas de reflexes de muitos de seus tericos. Segundo Santos (2007) a partir deste momento que as relaes capitalistas de produo vo se territorializando no campo, resultando em maior concentrao fundiria e de renda, e, assim, abrindo precedentes para a resistncia campesina e o surgimento de movimentos de luta pela terra.

O chamado processo de modernizao que ganha espao em meados de 1960 no campo, baseado na tecnologia, nos incentivos estatais e na produo industrial, atinge caractersticas conservadoras e contraditrias medida que no cria mais empregos no campo, ao invs disto, expropria o pequeno produtor e acentua o processo migratrio entre campo e cidade. A Revoluo Verde, movimento acontecido na agricultura com vistas no aumento de produtividade nos campos do mundo inteiro, tambm marca o processo de modernizao rural em nosso pas, fazendo do Brasil um dos maiores produtores de gros (SANTOS, 2007, p. 46). A partir do uso de insumos qumicos, como fertilizantes e pesticidas, investimento de novas tcnicas no sistema de irrigao, substituio de mtodos de preparao da terra, plantio e colheita por outros mecanizados, e ainda, com o apoio da gentica, o campo brasileiro alcana a modernizao e conquista o mercado externo. Balsan (2006) entende que tais modificaes na estrutura produtiva camponesa geram uma srie de efeitos na vida das populaes rurais, que vo desde as alteraes ambientais, at as econmicas e sociais. Esses se intensificam pelo no-acesso da maior parte dos camponeses a quaisquer das inovaes, o que muitas vezes at mesmo impossibilita a permanncia do pequeno produtor na terra. As mudanas apontadas remetem - me a Santos (2000, p. 89-90). O autor declara que
Nas reas onde essa agricultura cientfica globalizada se instala, verifica-se uma importante demanda de bens cientficos (sementes, inseticidas, fertilizantes, corretivos) e, tambm, de assistncia tcnica. Os produtos so escolhidos segundo uma base mercantil, o que tambm implica uma estrita obedincia aos mandamentos cientficos e tcnicos. So essas condies que regem os processos de plantao, colheita, armazenamento, empacotamento, transportes e comercializao [...] [...] a agricultura cientfica, moderna e globalizada acaba por atribuir aos agricultores modernos a velha condio de servos da gleba. atender a tais imperativos ou sair. [...] forma-se no mundo rural em processo de modernizao uma nova massa de imigrantes, que tanto podem se dirigir s cidades quanto participar de novas frentes pioneiras [...].

Frente s colocaes do referido autor, possvel afirmar que a agricultura passa a operar com outros matizes, torna-se submissa ao mercado quando sua produo direcionada por ele. Isso pode at resultar num aparente desenvolvimento rural, mas que, na realidade, uma falcia, visto que este desenvolvimento leva falncia, e at misria, queles produtores que no podem se adequar aos novos tempos, conforme alerta Brum apud Alves e Silveira (s/d, p.12). Prova deste pseudo-desenvolvimento o xodo rural. Do interior das regies mais afetadas pela modernizao, saram as maiores levas de camponeses rumo s metrpoles como Rio de Janeiro e So Paulo, o que no aconteceria se este desenvolvimento do meio rural tivesse um carter mais equnime. De acordo com Balsan (2006), o campo passa a abrigar uma dualidade causada pelo processo de modernizao. De um lado tem-se um campo rico e de outro um campo em vias de misria. Situao propiciada pelas [...] enormes e cada vez mais profundas desigualdades existentes entre a grande e a pequena explorao agrria, e entre a agricultura de abastecimento interno e a agricultura de exportao (GUIMARES apud BALSAN, 2006, p.132).

Um dos resultados da aludida dualidade tem repercusso direta na vida dos camponeses, refere-se s situaes de trabalho. A manuteno de uma classe detentora dos meios de produo pressupe o no-acesso de uma outra a esses meios. Neste nterim, surgem os trabalhadores temporrios, muitas das vezes expequenos produtores, que no contexto da agricultura capitalizada perderam suas terras e tornaram-se bias frias ou outro tipo de trabalhador temporrio. Santos (2007) chama este trabalhador de desterritorializado pela agroindstria. O campons, num primeiro momento, at busca subsdios para tentar manter-se na terra e competir com a indstria monopolista, mas logo vencido pelos juros altssimos dos subsdios e os baixos preos oferecidos pelo mercado aos seus produtos, o que lhe obriga a vender a terra. Cria-se a situao perfeita para o surgimento dos chamados Complexos Agroindustriais (CAIs). Os CAIs brasileiros s se tornam possveis a partir da concentrao de terras somada com polticas de crdito. Com relao a estes CAIs, Rua (2006) declara que o Estado ao viabiliza-los e favorecer o empresariado rural, o faz em detrimento dos camponeses produtores familiares, assim, privilegia a agricultura de exportao enquanto relega a produo para o mercado interno, a denominada agricultura de subsistncia, a um plano inferior. Os pequenos agricultores (proprietrios ou no) so considerados como incapazes de acompanhar o progresso tcnico, econmico e social. Santos (2007, p. 49) denuncia:
[...] destaque o papel do aparelho governamental, que apropriado pela classe detentora dos meios de produo, travestida dos poderes do Estado, criam condies particulares para a aquisio de benefcios. Nesse sentido, a modernizao da agricultura, expressa pela consolidao dos CAIs, aponta para uma centralizao ainda maior da produo e para a manuteno de seu carter excludente.

Com terra e renda concentradas, de produtores residentes, os camponeses expulsos da terra tornam-se assalariados, empregados sazonais - visto s inovaes dispensarem mo de obra durante todo o ano, e tantas vezes, miserveis das cidades brasileiras. Polticas Pblicas eficientes para manter a autonomia de produo do campons inexistem sem a interveno dos movimentos sociais, protagonistas na recriao do campesinato brasileiro no interior do modo de produo capitalista.

[...] o Estado [...] tem mantido os velhos pactos entre os setores do bloco hegemnico, contando sempre com a resistncia, algumas vezes manifestada com violncia, desses camponeses que desenvolvem estratgias de sobrevivncia particulares ou coletivas, quando integrados a movimentos sociais rurais (embora no exclusivamente com contingentes rurais) como o MST, o de maior expresso at o momento (RUA, 2006, p.85).

Mas o que campo, cidade, rural e urbano? Como essas categorias so definidas no Brasil? A seguir, de forma sucinta, apresento algumas consideraes.

2 As categorias Cidade, Campo, Urbano, Rural

Ao iniciar esta discusso concernente s categorias cidade, campo, urbano e rural, no estou buscando definies absolutas, fechadas, mas, tentando organizar uma reflexo sobre algo que tem sido foco de um debate intenso entre cientistas das diversas reas do conhecimento. O que separa ou diferencia a cidade do campo? Qual o limite entre eles? Tais questes so muito pertinentes diante do critrio de classificao do que cidade no Brasil, e frente aos apontamentos para um novo rural. Enquanto na antiguidade, as primeiras divises do trabalho diferenciam cidade e campo, facilitando a delimitao dos mesmos, e, no medievo, os muros eram caracterstica essencial da demarcao, cercando a cidade e separando-a do campo, na modernidade, definir limites entre um e outro tarefa complexa, pois estes tendem a desaparecer fisicamente (ENDLICH, 2006). Frente ao desenvolvimento de atividades distintas das tradicionais no campo, muitos estudiosos acreditam no nascimento de um novo rural e a partir disto formulam suas teorias para pensar as novas funes que acreditam serem atribudas ao campo. Porm, antes de pensar no novo rural, fundamental estabelecer o que rural, para, enfim, concluir: [...] ser que o novo rural realmente rural? (ENDLICH, 2006, p.12). No contexto brasileiro, o fundamento utilizado para definir o que cidade um Decreto - Lei institudo pelo Estado Novo em 19384. O Decreto-Lei 311 aponta como cidade a rea do Distrito Sede, independentemente das relaes que se estabelecem no espao em questo (BERNADELLI, 2006). Se a cidade definida como sendo a rea do Distrito Sede, logo, o campo o que no cidade.5 Veiga (2002) traz crticas ao critrio (ou falta de critrio) do Decreto - Lei 311/1938 para definir o que cidade no Brasil, considerando-o como puramente formal, no condizente com a realidade brasileira. O autor procura demarcar bem o que urbano e o que rural, considera estes conceitos sinnimos de cidade e campo, respectivamente, e afirma que o Brasil muito menos urbano do que mostram os dados estatsticos. Diante da carncia de uma definio mais criteriosa do que cidade no Brasil, fazem coro, juntamente com Veiga (2002), muitos tericos que no coadunam com o Decreto-Lei 311/1938. Assim, conforme Endlich (2006), existem vrios juzos utilizados no tratamento e caracterizao do rural e do urbano alm do oficial. Dentre os critrios, alm da classificao formal baseada nos limites oficiais que utiliza a delimitao administrativa, a autora destaca outros, como o que se fundamenta na demografia, considerando os nmeros da populao absoluta, tambm o que se baseia na densidade demogrfica e ainda o que considera a ocupao econmica da populao para definir o que cidade e o que campo.

importante acrescentar que essa a definio legal desde 1938 utilizada pelo IBGE, contudo, a partir de 1988 so as Prefeituras Municipais que definem o que rural e urbano nos limites de seus municpios.
5

As vilas tambm so consideradas urbanas. Assim, o urbano pela definio oficial corresponde s cidades e vilas. O restante do municpio o rural.

Veiga (2002), por exemplo, ao reprovar o critrio de definio do que cidade no Brasil como puramente formal, defende que para mensurar o grau de urbanizao brasileira preciso levar em considerao o nmero de habitantes de determinada localidade e tambm a atividade econmica a que ela se dedica. Todavia, todas estas classificaes podem ser tidas como refutveis, visto que desconsideram a complexidade da realidade, baseando-se na forma. Para apontar isto Endlich (2006) coloca que o critrio da demografia no leva em conta, por exemplo, que aglomerao no revela modo de vida. J a densidade demogrfica por si s no pode caracterizar o que cidade, devido nesta tambm existirem vazios demogrficos. E no que diz respeito a ocupao econmica, importante lembrar que o rural no est voltado apenas atividades primrias e, por sua vez, estas tambm esto presentes na cidade. Caminhando em outra direo, Endlich (2006) defende, embasada em autores como Beaujeu-Garnier, Wirth, Lefebvre e Milton Santos, a cidade como centralidade, como um ncleo que exerce influncia sobre o entorno, indicando que o urbano estende-se para alm da cidade. Neste sentido, o urbano muito mais do que a forma, o urbano contedo, modo de vida, que ultrapassa as fronteiras da cidade, atinge o campo e supera o rural. Logo, cidade e urbano so conceitos distintos, assim como campo e rural tambm o so. Diante dessas colocaes possvel afirmar, juntamente com Endlich (2006) e discordando de Veiga(2002), que o Brasil ainda mais urbano do que declaram as estatsticas, considerando que o urbano compreende a cidade e como um modo de vida ultrapassa seus limites. Sobarzo (2006) assinala que apesar da crtica de Veiga (2002) definio poltico-administrativa, ao elaborar uma outra sada, este continua preso forma, no levando em conta as relaes sociais estabelecidas no espao de anlise. Sobarzo (2006) adiciona que, em seu livro, Veiga (2002) fala do surgimento de um novo rural, defende o investimento em polticas pblicas para atender a nascente demanda, contudo, sem preocupar-se com o que h de realmente rural no novo rural, ou melhor, com o que h de contedo rural. Entendo que Endlich (2006) e Sobarzo (2006), ambos influenciados pelo francs Henri Lefebvre, se aproximam ao compreenderem o rural e o urbano como modos de vida, como conceitos relacionais que contemplam cultura, costumes e hbitos, e assim vo alm do territrio, da materialidade. Os autores convergem ao considerarem o novo rural como no rural, visto que criado por uma demanda da cidade e s tem aparncia de rural. Com relao a isto, Rua (2006, p.83) afirma que, alm do campo j vir sendo considerado como mercadoria capaz de produzir outras, por intermdio do trabalho, e gerar renda tambm atravs da especulao, atualmente, a natureza e as atratividades do campo so mercadorias valiosas. O autor assegura que este no um novo rural, e sim novas imagens, novos sentidos para este espao que mantm a viso produtivista, at agora dominante, mas que se traduzem em novos qualificativos para outras relaes entre o espao urbano e rural e entre a cidade e o campo (p.85). Estas consideraes levam Rua (2006) a defender a idia de urbanidades no rural, que segundo o autor difere daqueles que falam de uma urbanizao do rural. Esta levaria ao desaparecimento do rural que se

tornaria urbano, enquanto aquela preservaria as especificidades do rural, contudo, considerando-o como um territrio hbrido, onde urbano e rural interagem. Rua (2002, p. 33-34), em momento anterior, j defendia a permanncia do rural:
Para ns no se trata do fim do rural destrudo pela urbanizao homogeneizadora, [...] chamamos ateno para o processo de desenvolvimento do capitalismo que se d de maneira desigual no espao .[...] O rural, ao guardar especificidades das prticas espaciais de suas populaes, garante (e, em alguns casos, fortalece) a identidade territorial que, mesmo submetida s lgicas difundidas a partir da cidade, ainda permite a essas populaes uma certa autodeterminao.

Lefebvre (1969) aposta numa sociedade urbana em constituio. O terico acredita que esta sociedade tem suas origens no processo de industrializao quando a superao da precariedade foi possibilitada pela evoluo tecnolgica. Contudo o autor lembra que nem toda sociedade tem acesso aos meios necessrios para vencer tal precariedade, logo, a chamada sociedade urbana uma projeo, uma virtualidade. Tal sociedade refere-se qualidade de vida, qualidade nas relaes humanas e, assim, est muito distante de concretizar-se, uma realidade no concluda. Sobarzo (2006) aponta que dicotomizar urbano-rural no a melhor leitura de Lefebvre pois este pensador considera o urbano como sociedade em formao que inclui o rural, sendo que urbano e rural so contedos sociais diferenciados que assim tendem a permanecer. No entanto, cidade e campo, enquanto formas, materializaes, apesar de terem guardado grandes diferenas entre si no passado, hoje, diante do crescimento das foras produtivas e de novas relaes de produo, se aproximam e a oposio entre eles atenua-se (SOBARZO, 2006, p.55). Chamo a ateno para Lefebvre e para autores que fazem reflexes a partir dele, pois percebo que embora estes defendam a teoria da sociedade urbana, no negam o rural, no apontam para o fim do campesinato. No contexto de novas relaes entre campo e cidade, supera-se a oposio entre eles, o campo incorpora as tecnologias da cidade e reorganiza suas formas por conta das novas relaes de produo, no entanto estas no exterminam as atividades agrcolas. Assim, cidade e campo continuam existindo, contudo, no mais sob o vis da dicotomia devido s novas relaes entre eles.

3 As representaes sociais de campo e cidade

O que campo e o que cidade? A mesma pergunta mantm sua centralidade, conquanto numa perspectiva distinta da que foi tratada at o momento. Meu interesse at aqui recaiu sobre as categorias campo, cidade e rural, urbano sob o ponto de vista acadmico, de forma que fiquei restrita s produes cientficas sobre o tema. Nesse instante, quero trazer para o centro do debate os conceitos de campo e cidade erigidos socialmente.

Conforme Jodelet (2001), a representao social conhecimento socialmente elaborado e partilhado por dado grupo, ideolgica e circula nos discursos. Sendo o saber do senso comum, se diferencia do conhecimento cientfico, mas, como esse, objeto legtimo de estudo. Na modernidade, as mdias tm importante interveno em sua elaborao, o que se d de forma muitas vezes manipuladora ao veicular mensagens e imagens. importante atentar para o fato de que essas ditas construes do senso comum no vm dissociadas do contexto em que se levantam e das influncias que esse exerce. Para essa reflexo, escolhi Raymond Williams (1921-1988) um crtico marxista ingls. Em 19736, ele publicou a obra O campo e a cidade na histria e na literatura, defendendo campo e cidade como representaes sociais, dada a fora das representaes no entendimento do que sejam esses espaos. Posteriormente, mostro dois exemplos brasileiros de representaes associados ao campo, Jeca Tatu de Monteiro Lobato e Chico Bento de Maurcio de Souza, personagens que com suas caractersticas definem o homem rural brasileiro.

3.1 Campo e Cidade so palavras muito poderosas 7 Para Williams (1989), o modo de produo capitalista o processo que engendrou a grande parte da histria conhecida de campo e cidade. Nesse sentido, ele busca analisar o contexto em que as idias de campo e cidade so construdas e o que est associado a essas idias. Raymond Williams est em sua obra, sendo possvel reconhec-lo nas entrelinhas, como ele prprio expe. Alm de trazer uma densa anlise sobre as representaes de campo e cidade comunidades humanas repetidamente contrastadas, segundo ele - pela sociedade inglesa atravs dos sculos ps-Revoluo Industrial, o autor parte de uma experincia pessoal como neto de trabalhadores rurais. O ponto de partida de sua anlise sua vivncia na aldeia onde nasceu em 1921 entre a Inglaterra e o Pas de Gales. Compartilhando uma representao pessoal de campo e do modo de vida rural, arraigada em suas vivncias, Williams (1989, p. 13) diz

[...] devo dizer que para mim a vida rural tem diversos significados. So os olmos, os pilriteiros, o cavalo branco no campo que vejo pela janela enquanto escrevo. So os homens na tarde de novembro, voltando para casa depois da poda, as mos enfiadas nos bolsos dos casacos cqui; e as mulheres de leno na cabea, paradas s portas das casas, esperando pelo nibus azul que as levar para o campo, onde trabalharo na colheita durante o horrio escolar. o trator descendo a estrada, deixando a marca denteada dos
6

Traduzida para a Lngua Portuguesa por Paulo Henriques Brito e publicada pela editora Companhia das Letras em 1989.
7

(WILLIAMS, 1989, p.11)

pneus na lama; a luz acesa na madrugada, na criao de porcos do outro lado da estrada, no momento de um parto; o caminho lerdo na curva fechada, repleto de carneiros amontoados na carroceria; o cheiro forte do melao na forragem. a terra estril, de argila saibrosa, no muito longe daqui, que est sendo loteada para a construo de casas, ao preo de 12 mil libras o acre.

A Inglaterra, considerada precursora na chamada Revoluo Industrial, o foco de estudo de Williams (1989). Ela afetada bruscamente pelas transformaes nas relaes campo e cidade quando o campesinato tradicional mui rapidamente suprimido por uma agricultura moderna e multides de camponeses so expulsas das propriedades. Contudo, segundo Williams (1989), apesar de seus estudos estarem voltados s experincias inglesas, algumas vistas e vividas por ele, suas anlises e constataes extrapolam seus limites.

Em torno das comunidades existentes, historicamente bastante variadas, cristalizaram-se e generalizaram-se atitudes emocionais poderosas. O campo passou a ser associado a uma forma natural de vida de paz, inocncia e virtudes simples. cidade associou-se a idia de centro de realizaes de saber, comunicaes, luz. Tambm constelaram-se poderosas associaes negativas: a cidade como lugar de barulho, mundanidade e ambio; o campo como lugar de atraso, ignorncia e limitao (WILLIAMS, 1989, p. 11).

As inovaes absorvidas amplamente pela cidade, e ao mesmo tempo tendo essa como seu bero, aumentaram a lacuna entre campo e cidade. O campo associado a uma imagem do passado, enquanto a cidade era a viso do futuro, o retrocesso versus o progresso. No obstante, contrastando com essas representaes de grupos humanos diversos em momentos histricos distintos, que podem ser chamadas de consensuais, a realidade histrica, como assegura o autor bastante variada. Assim, muitas vezes quando se confronta a representao com a realidade essas no correspondem uma a outra. As prticas e formas de organizao do campo e da cidade so diversas, contudo as representaes que existem de campo e cidade no obedecem a essa diversidade e trazem caractersticas muito recorrentes.

A forma de vida campestre engloba as mais diversas prticas de caadores, pastores, fazendeiros e empresrios agroindustriais , e sua organizao varia da tribo ao feudo, do campons e pequeno arrendatrio comuna rural, dos latifndios e plantation s grandes empresas agroindustriais capitalistas e fazendas estatais. Tambm a cidade aparece sob numerosas formas: capital do Estado, centro administrativo, centro religioso, centro comercial, porto e armazm, base militar, plo industrial. O que h em comum entre as cidades antigas e medievais e as metrpoles e conurbaes modernas o nome e, em parte, a funo mas no h em absoluto uma formao de identidade. Alm disso em nosso

prprio mundo, entre os tradicionais extremos de campo e cidade existe uma ampla gama de concentraes humanas: subrbio, cidade-dormitrio, favela, complexo industrial [...] Apesar de todas estas diferenas, persistem certas imagens e associaes [...] (WILLIAMS, 1989, p.11-12).

Como pontuado em momento anterior, o autor chama a ateno para a significativa experincia inglesa primeira comunidade humana a ser considerada predominantemente urbana visto que uma das grandes transformaes nas relaes campo e cidade ocorreu na Inglaterra. A Revoluo Industrial ocasionou o surgimento de um novo campo e uma nova cidade, praticamente extinguiu o campesinato tradicional e relacionou o conceito de desenvolvimento vida urbana e s benesses outorgadas por ela. Contudo, a fora das representaes mostra-se resistente a essas modificaes, de tal forma que, mesmo com as radicais transformaes, as concepes de campo e de vida rural permaneceram arraigadas s idias e imagens tradicionais. Mesmo com a populao predominantemente urbana e com o imperativo dos novos modos de vida, a literatura inglesa, por exemplo, permaneceu rural durante amplo perodo. Ainda no sculo XX, numa Inglaterra industrializada e urbanizada, a interpretao de campo e cidade ainda se remetiam a alguns modelos j superados (WILLIAMS, 1989). Williams (1989) narra algumas de suas experincias familiares entre o campo e a cidade. A diviso do tempo de seu pai entre dois empregos, um na cidade e outro no campo, pois nascera para a terra, mas no podia viver dela; a visita aos tios nos feriados que fazia com que passassem do campo para a cidade; a sua chegada universidade. A cidade, relata Williams (1989), exerceu grande encantamento sobre ele. Os sentimentos que ele tinha em relao a ela eram de espanto e admirao com tantas coisas, tantas luzes, tantos encontros e possibilidades infindas. Para ele seus sentimentos estavam to comprometidos com a cidade quanto com o campo: [...] um sentimento to permanente quanto aqueles outros que experimento quando, do alto de uma montanha, contemplo a grande colcha de retalhos multicolorida dos campos que geraes de pessoas de meu sangue limparam e demarcaram com sebes[...] (p.17). Foi na cidade tambm que o autor tem um encontro com a concepo citadina sobre o campo, ele se depara com teorias que tentavam explicar suas experincias.

[...] eu vim de uma aldeia para uma cidade: para ser ensinado, aprender; entregar fatos pessoais, incidentes de uma famlia, a um registro geral; aprender dados, conexes, perspectivas diferentes. Se os muros das faculdades eram como os dos parques que contornvamos quando crianas, sem poder entrar, agora havia um porto, uma entrada e, no final, uma biblioteca: um registro direto, que cabia a mim aprender a usar. Relembro agora, com ironia, que foi apenas depois de chegar faculdade que conheci, atravs de gente citadina, dos acadmicos, uma verso influente do que realmente representava a vida

campestre, a literatura campestre: uma histria cultural preparada e convincente. Li tambm coisas correlatas, em livros eruditos e em obras escritas por homens que saram de escolas particulares para ir trabalhar numa fazenda, e por outros que foram criados em aldeias e agora so escritores do campo todo um conjunto de livros e peridicos, notcias em jornais: a vida campestre. E me vejo fazendo a mesma pergunta, por causa da histria: onde me situo em relao a esses escritores num outro campo ou nesta cidade que d valor s coisas? (WILLIAMS, 1989, p. 17-18).

Essa fala parece-me ilustrativa concepo da cidade como lcus de cultura, saber e conhecimento . a cidade que apresenta para Williams (1989), uma definio e um estudo sistematizado sobre o campo atravs dos escritos literrios que nela se encontra, o que posteriormente se constituem como material de anlise do autor. Nesses exames, Williams (1989) observa que o mito de um passado mais feliz, contrastado com a realidade vivenciada naquele momento, tambm permeia as obras de diversos autores ingleses, quando confrontados com os problemas urbanos advindos do inchao das cidades. Por mais que se recuasse no tempo, a crtica sociedade vigente e o louvor aos tempos de outrora estavam sempre presentes. Nesse sentido, o rural evocado com saudosismo, como um modo de vida melhor, mas morto pelo advento da urbanizao. Um passado rural mais feliz associado inocncia sempre lembrado nos poemas ingleses analisados por Williams (1989). O campo constantemente aparece associado natureza e a cidade mundanidade, sendo o contraste o cerne das representaes. Segundo Williams (1989), o contraste retrico se cristalizou com Roma, momento em que a cidade ganha o status de organismo independente e mostra-se o oposto do campo. Enquanto que na cidade h ganncia, no campo h inocncia e quem se apresentasse cansado da primeira, poderia encontrar abrigo no ltimo.

Essa vida fervilhante, de lisonja e suborno, de seduo organizada, de barulho e trfego, com ruas perigosas por causa dos ladres, com casas frgeis e amontoadas, sempre ameaadas de incndio, a cidade como algo autnomo, seguindo seu prprio caminho (WILLIAMS, 1989, p. 70).

O campo o refgio de tudo isso. o remdio para as feridas causadas por uma vida dissoluta na cidade. Ele no mais o lugar do trabalhador rural, mas do habitante desocupado, cansado da cidade, tem uma atribuio teraputica e temporria.

Idealiza-se no a economia rural, do passado ou do presente, mas sim uma casa de campo comprada, ou um encantador refgio na costa, ou mesmo uma rida ilha costeira. Isso, portanto, no um sonho rural, e sim suburbano. E se coloca em reao direta corrupo interna da cidade [...] (WILLIAMS, 1989, p. 70).

, numa comparao contempornea, o novo rural, que surge como uma demanda da cidade, para responder e saciar uma necessidade dos habitantes citadinos. Concomitante a essa verso idealizada, o campo continua sendo inferior cidade e o ideal urbano continua sendo celebrado, contudo, os aspectos negativos impulsionam os moradores da cidade a buscarem momentos de fuga. Nesse nterim, a cidade prossegue enaltecida, considerada como produtora de cultura e como prova da ilimitada capacidade humana, o campo colocado sua sombra, como exemplo de limitao e ignorncia, mas tambm de tranqilidade e refrigrio.

3.2 Brasil: O campo de Jeca e Chico

Voltando o olhar especificamente para o Brasil, Ianni (2002) traz uma interessante discusso quanto aos tipos e mitos do pensamento brasileiro. Esse autor, assim como os demais que usarei aqui, no tratam diretamente das representaes de campo e cidade, mas falam de imagens e figuras humanas criadas numa sociedade em busca de definio. Ianni (2002) afirma que ns, sociedade brasileira, ansiamos por encontrar nossa fisionomia, nosso conceito, mas ao mesmo tempo essa busca se divide com o entendimento de que o Brasil [...] uma constelao de tipos, com alguns dos quais se constroem tipologias, sendo que, em alguns casos, desdobram-se em mitos e mitologias (p.180). Nesse movimento so criados personagens reais e fictcios, imagens que representam grupos, dissociadas de contexto, processos, relaes. A complexa realidade resumida em smbolos e, como critica Ianni (2002), a histria torna-se uma coleo de figuras e figuraes, ou tipos e mitos, relativos a indivduos e coletividades, a situaes e contextos marcantes, a momentos da geohistria, que se registram metafrica ou alegoricamente (p.182). Dentre essas imagens do brasileiro, Ianni (2002) aponta uma das mais conhecidas: a figura do Jeca Tatu, um personagem morador do campo da dcada de 1910. importante lembrar que essa representao criada num Brasil predominantemente rural e o lugar de onde o escritor fala como um proprietrio de terras e, assim, pode-se dizer que ele fala de uma posio privilegiada sobre o trabalhador rural. Lima (1997) tem o Jeca e a representao do caipira8 brasileiro como seu foco de estudo. Ela observa, assim como Castilha (2007), que o Jeca Tatu tanto foi considerado como uma representao caricatural do
8

Segundo Ferreira (2008) caipira o habitante do campo ou da roa e pode ser considerado sinnimo de matuto, caboclo, capiau, jeca, roceiro, sertanejo.

brasileiro quanto uma crtica procedente de um proprietrio capitalista de terras. O Jeca, assim, um caboclo preguioso, aptico, atrasado e responsvel pelo atraso do pas, uma criao estereotipada de grande fora simblica que busca realar os contrastes entre o interior e o litoral, entre o Brasil moderno e o arcaico, temas recorrentes no pensamento social brasileiro poca. De acordo com Lima (1997), pelo menos trs tipos de representao, associadas a tendncias literrias, j designaram os modos de vida e os tipos humanos das reas rurais brasileiras. Recebendo influncias dessas tendncias, os escritores ora tendiam para uma viso do caipira como figura idealizada do ser humano em harmonia com a natureza9, ora inclinavam-se para uma representao do caipira como obstculo ao progresso, como smbolo de um Brasil passado. A temtica da preguia do homem do campo aparece claramente nos contos de Monteiro Lobato publicados em jornais de So Paulo e posteriormente compilados na obra Urups. No conto Velha Praga, possvel constatar:

O caboclo uma quantidade negativa. Tala cincoenta alqueires de terra para extrair deles o com que passar fome e frio durante o ano. Calcula as sementeiras pelo mximo da sua resistncia s privaes. Nem mais, nem menos. Dando para passar fome, sem virem a morrer disso, ele, a mulher e o cachorro est tudo muito bem; assim fez o pai, o av; assim far a prole empanzinada que naquele momento brinca nua no terreiro. Quando se exaure a terra, o agregado muda de stio. No lugar fica a tapera e o sapezeiro. Um ano que passe e s este atestar a sua estada ali; o mais se apaga como por encanto. A terra reabsorve os frgeis materiais da choa e, como nem sequer uma laranjeira ele plantou, nada mais lembra a passagem por ali do Manoel Peroba, do Chico Marimbondo, do Jca Tat ou outros sons ignaros, de dolorosa memria para a natureza circunvizinha (LOBATO, 1968).

O prprio vocbulo urups designa uma espcie de fungo parasita10 e na obra relaciona-se ao estabelecimento do caboclo, do caipira na terra. Ele o prprio parasita e no se esfora para ter uma vida mais prspera, alm disso, em oposio ao que os escritores do romantismo defendiam, ele trazido por Lobato (1968) como um inimigo da natureza, que pratica queimadas, um piolho da terra. O pice da obra Urups o aparecimento do Jeca Tatu, que, segundo Chianca (2007), se torna a referncia fundamental das definies pejorativas do homem rural nas cidades. O surgimento desse personagem lobatiano e as mutaes que sofreu ao longo das dcadas precisam ser compreendidos em seu contexto. Park (1999) aponta que o sculo XX inaugurado no Brasil com a preocupao de se debater as teorias raciais, com o objetivo de descobrir o que impedia o desenvolvimento e o progresso da nao. O aprimoramento da populao brasileira, baseado em um discurso mdico, sanitarista e educativo era um item em pauta e a possvel soluo para o problema do atraso brasileiro.
9

Lima (1997) destaca o escritor Jos de Alencar como cone dessa perspectiva romantizada do caipira.

10

Segundo Park (1999) o caboclo aparece como sombrio cogumelo, no pau podre e mido.

Como j sinalizado, em 1912, Monteiro Lobato morando e convivendo com os empregados na fazenda que herdara de seu av, cria o Jeca-Caboclo, caracterizado por ele como um homem intil, semi-nmade, um parasita da terra, responsvel pelas queimadas, representante de um campo atrasado, arcaico. O personagem aparece pela primeira vez no Jornal O Estado de So Paulo em 1914 e sua boa repercusso rende a Monteiro Lobato colaboraes constantes para o Jornal (PARK, 1999). O sucesso de seus artigos, o lanamento do livro Urups e a divulgao do Jecatatuzinho, atravs de um folheto mdico educativo, resultaram na publicao em 1920 do primeiro almanaque de Monteiro Lobato para o Laboratrio Fontoura, o Almanaque Biotnico Fontoura. Aquele Jeca Tatu, parasita, passa a ser tratado no Almanaque Biotnico Fontoura - amplamente distribudo, inclusive nas escolas como algum que podia regenerar-se atravs da sade e educao. O Jeca feio, sujo, preguioso, mal-cuidado e ignorante, apresentado anteriormente, tinha soluo e ela estava sendo apregoada pelo almanaque de Monteiro Lobato, que segundo Park (1999) foi o responsvel por incorporar o Jeca no imaginrio brasileiro. Lima (1997) e Park (1999) declaram que Monteiro Lobato muda a direo de seu personagem aps ter contato com a campanhas sanitaristas que ocorrem fortemente no Brasil entre 1916 e 1920. No entanto, preciso esclarecer que apesar do personagem fluido (PARK, 1999), Lobato no desconstri a imagem do Jeca anterior, este continua sendo o caboclo indolente, o que o literrio faz tentar explicar sua vida parasitria luz da medicina, defendendo que ele poderia ser sarado pela instruo.

A regenerao ou ressurreio do Jeca Tatu inscreve-se numa nova perspectiva do autor de Urups olhar para o problema de integrao do homem do interior. O diagnstico sobre a preguia do caboclo mudara, s doenas, reveladas nao atravs dos relatrios das viagens dos cientistas do Instituto Oswaldo Cruz ao interior, cabia a responsabilidade pela situao de misria e indigncia em que se encontrava o caboclo. A frase que sintetiza essa espcie de converso de Lobato ao iderio sanitarista bastante conhecida e serve de epgrafe para Problema Vital: O Jeca no assim: est assim (LIMA, 1997, p.12).

A mesma autora ainda aponta que na segunda edio do livro Urups, Monteiro Lobato, j associado Indstria Fontoura, escreve um pedido de perdo ao Jeca, em uma nota explicativa: E aqui aproveito o lance para implorar perdo ao pobre Jeca. Eu ignorava que eras assim, meu Tatu, por motivos de doena. Hoje com piedade infinita que te encara quem, naquele tempo, s via em ti um mamparreiro de marca. Perdoas? (LOBATO apud LIMA, 1999, p. 12). Percebo aqui que, sob um discurso cientfico, oposto as crendices populares, Monteiro Lobato encontra as razes para a inferioridade do Jeca e vai criando novos escritos, com um Jeca higienizado, fortificado, seguidor das prescries mdicas. Lobato e sua obra se adequam perfeitamente quele momento histrico, marcado pela busca irrefreada de progresso atravs do aperfeioamento da raa. A educao era o veculo

atravs do qual essa ideologia podia atingir as massas e por isso mesmo o Almanaque Biotnico Fontoura teve a escola como seu pblico alvo. Park (1999) observa que havia uma pregao de que para alcanar a cura e o ideal de coeso de um nico povo brasileiro rumo civilizao era preciso levar higiene ao campo, preparando o campons para uma vida futura como operrio, a educao, nesse sentido, poderia e deveria aperfeioar a raa, higienizando, para no deixar vestgios de diferenas, tornando os corpos dceis (p.144). No contexto desse discurso, o novo Jeca, ressurreto, narrado para crianas, torna-se produtivo, rapidamente passa a dono da fazenda ultrapassando seu vizinho italiano, moderniza suas lavouras e aprende a falar ingls. O novo empresrio rural tem responsabilidade social e torna-se um apregoador dos hbitos de higiene e da importncia da educao (LIMA, 1997). Assim, tudo indica que a modernizao to almejada pode ser alcanada com uma intensa higienizao promovida pela medicina e pela educao. Os efeitos da insero do modo de produo capitalista no campo so vistos como a salvao do pas e o fim da misria material e intelectual, enquanto a manuteno no campo de um modo de vida tradicional indcio da permanncia do fracasso. Como j apontei, o Jeca um personagem bastante fluido, e sua ltima fase marcada pela associao de Lobato com o Partido Comunista, o que traz uma alterao ideolgica substancial e a apario do Z Brasil. O Jeca do final da dcada de 1940 uma representao das vtimas do capitalismo, do latifndio e isso o faz o Jeca ser o que : pobre, nmade, doente etc. (PARK, 1999). Segundo Fressato (2008) esse Jeca - um caipira cuja preguia era uma resposta consciente s prticas capitalistas - que aparece mais fortemente no filme Jeca Tatu do cineasta Amacio Mazzaropi na dcada de 1950. Mesmo com essa nova direo do pensamento de Monteiro Lobato, Lima (1997) entende que isso foi intil no sentido de apagar a fora simblica exercida pelas duas primeiras fases do Jeca Tatu, o que o constituiu como uma representao do homem rural. Castilha (2007, p.73) diz que o sentido atribudo por Lobato ao trabalhador rural parece estar dentro da memria discursiva do senso comum. O Lobato proprietrio de terra criou um caipira e mesmo que tenha, de certa forma, tentado se livrar dele no conseguiu, pelo contrrio contribuiu decisivamente para a constituio de uma imagem pejorativa do campons que permanece at os dias atuais. Cardoso apud Castilha (2007, p.73) contribui nessa direo:

Os sentidos de seu caipira puderam significar e produzir outros pela existncia de uma memria, condio do dizvel. Lobato fala de um lugar marcado, de uma certa posio de classe: a privilegiada classe dos proprietrios ou donos do capital, no caso, proprietrios de terra, fazendeiros, que, na histria de nosso pas, detiveram por um longo espao de tempo no somente a posse dos latifndios como tambm a hegemonia poltica do pas. Foi um discurso de poder que tornou os sentidos de Lobato viveis, ignorando-se o longo processo histrico de excluso social, de que tem sido vtima o trabalhador rural.

Chianca (2007, p. 47) afirma que aps o Jeca surgem outros personagens que reforam a imagem dominante do caipira, influenciando as representaes sociais sobre o homem do campo. Esses personagens esto no cinema, na telenovelas, na literatura, etc., e so fortemente inspirados pelo Jeca Tatu, mesmo que essa relao no seja admitida explicitamente. Uma dessas criaes o Chico Bento, que mostra a ambigidade da representao citadina do homem rural. Ao mesmo tempo que ele conquista por sua simpatia e simplicidade, tambm obtuso, ignorante, incapaz de responder s mnimas exigncias da escolaridade; de outro lado, identificamos nele dotes louvveis: amigo, filho amoroso, defensor da natureza, criana de bom corao e boa ndole (SILVA apud CHIANCA, 2007, p.47). Crio (2006) diz que, criado por Maurcio de Sousa na dcada de 1960, Chico tornou-se popular atravs das revistas em quadrinhos, que comeam a ser publicadas a partir de 1970, o que o consagrou como um heri caipira que se encontra entre o tradicional e o moderno (CRIO, 2006, p.125). O personagem em questo simboliza o brasileiro que vive no campo, suas caractersticas falam do amor natureza - atravs do cuidado com a terra e com os animais, a tranqilidade e simplicidade propiciadas pelo ambiente rural, a religiosidade etc. As roupas e o prprio nome do personagem tm seus significados subjacentes. Conforme aponta Crio (2006, p. 119), nas histrias do Chico Bento no h uma oposio ou fora opositora, necessria ao desenrolar de um enredo, materializada atravs de uma personagem. A oposio s aparece simbolizada pela falta de pressa, pela dificuldade em conviver na cidade em poca de frias, pelo adoecimento de amigos ou animais. Maurcio de Sousa, cujas criaes se caracterizam pela humanidade dos personagens, construiu Chico Bento a partir das histrias que ouviu sobre seu tio-av, sendo, portanto, Chico Bento, a sua representao de homem do campo. Crio (2006) acredita que Chico como um arqutipo do Jeca Tatu, reelabora a identidade do povo brasileiro e ao mesmo tempo portador de uma mensagem universal, ecolgica, de amor a natureza.

visto como um matuto, um contador de causos, dana quadrilhas nas festas juninas, convive com mulas - sem cabeas, usa roupas pudas e chapu de palhas. [...] Chico Bento representa a pureza, a simplicidade e a falta de pressa que podem caracterizar algumas pessoas que moram no Brasil. Mora numa casa simples de um stio perto de uma vila, com uma igreja, pracinha, coreto, escola rural, poucas casas e nenhum carro nas ruas. Um ambiente calmo e tranqilo onde todos se cumprimentam e se conhecem pelos nomes. Chico anda de ps no cho, chapu de palha e cala curta. [...] Representa o buclico: seu ideal de vida preserva as belezas do cenrio rural, a ingenuidade dos costumes, o cotidiano tranqilo em contato com a natureza, e seu ambiente um mundo imaginrio de paz e felicidade em contraste com a vida urbana (CRIO, 2006, p.128-129).

Com uma breve observao do personagem Chico Bento e tambm dos demais que compe sua turma , Rosinha, Z da Roa, Hiro, Z Lel, possvel perceber os fios que perpassam a todos eles, assim como aos enredos e aos cenrios. Esses fios, posso dizer, originam-se no choque entre o moderno e o arcaico, e so a vida rural idealizada, a exaltao dos valores tradicionais e familiares, mas, concomitantemente, a relao entre campo e atraso intelectual, a ignorncia cientfica. Mesmo que no personagem de Maurcio de Souza, diferentemente do Jeca Tatu, as virtudes do homem do campo sejam ressaltadas, os esteretipos se mantm e a oposio entre campo e cidade pode ser facilmente detectada nas histrias. Procpio (2005) afirma que numa observao superficial de 155 nmeros dos quadrinhos de Chico Bento, foi possvel encontrar que o confronto entre campo e cidade uma das temticas mais recorrentes da revista, ao lado da vida escolar de Chico. Frente a essas questes, acredito na intencionalidade ideolgica da criao Chico Bento e em sua contribuio na representao social referente ao campo numa poca em que o Brasil vivenciava fortemente o processo de modernizao, especialmente da agricultura, caracterizado pelo auge do xodo rural fortemente ocorrido nas dcadas de 1960/1970. Nesse sentido, Procpio (2005) colabora ao defender que as histrias em quadrinhos abordam questes cientficas, filosficas e artsticas e a anlise da revista desse personagem aponta para um modelo ou para referncias do campo trabalhadas pelos meios de comunicao. Os quadrinhos do Chico vm, assim, difundindo-as novamente, numa espcie de crculo vicioso. Tal representao do campo e do modo de vida rural chega especialmente at as crianas, pblico alvo, a priori, do criador de Chico Bento. No obstante, este no , de forma alguma, o nico meio pelo qual as crianas tem acesso s representaes relacionadas ao campo. As novelas, os filmes, os seriados, o espao escolar, os materiais didticos, o conhecimento popular repassado de uma gerao a outra etc tambm so produtores e reprodutores de representaes sociais.

REFERNCIAS

ALVES, Flamarion Dutra; SILVEIRA, Vicente Celestino Pires. As transformaes capitalistas na agricultura e a questo agrria. s/d. Disponvel em: <www.artigocientifico.com.br>. Acesso em: 05 fev.2008.

BALSAN, Rosane. Impactos decorrentes da modernizao da agricultura brasileira. Campoterritrio: revista de geografia agrria, Uberlndia, v. 1, n. 2, p.123-151, ago. 2007. Disponvel em: <www.campoterritrio.ig.ufu.br>. Acesso em: 05 fev. 2008.

BERNADELLI, Maria Lcia Falconi Da Hora. Contribuio ao debate sobre o urbano e o rural. In: SPSITO, Maria Encarnao Beltro; WHITACKER, Arthur Magon. (orgs) Cidade e Campo: Relaes e Contradies entre urbano e rural. So Paulo: Expresso Popular, 2006.

CASTILHA, Leandro Dalcin. A construo de um sentido de caipira no Jeca Tatu de Monteiro Lobato. Espao Plural. Ano VIII. N.16, p.71-74, 2007.

CHIANCA, Luciana de Oliveira. Quando o campo est na cidade: migrao, identidade e festa. Sociedade e Cultura: Revista de Cincias Sociais. Goinia, V.10, n.001, p.45-59, jan/jun, 2007

CORIO, Maria de Lourdes Dela Fveri. O personagem Chico Bento, suas aes e seu contexto: um elo entre a tradio e a modernidade. 2006 - 176p. Dissertao de Mestrado. Universidade de Marlia, Marlia, 2006.

ENDLICH, ngela Maria. Perspectivas sobre o urbano e o rural. In: SPSITO, Maria Encarnao Beltro; WHITACKER, Arthur Magon. Cidade e Campo: Relaes e Contradies entre urbano e rural. So Paulo: Expresso Popular, 2006.

FERREIRA, Aurlio Buarque de. Mini Aurlio. 7.ed. Curitiba: Positivo, 2008.

FRESSATO, Soleni. O caipira Jeca Tatu: Uma negao da sociedade capitalista? Reprsentaes n cinema de Mazzaropi. In: IV Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.-ENECULT, 2008, Salvador-BA. Anais do In: IV Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.ENECULT, 2008

IANNI, Octavio. Tipos e mitos do pensamento brasileiro. Sociologias. Porto Alegre. Ano 4, no 7, jan/jul 2002.

JODELET, Denise. Representaes Sociais: Um domnio em expanso. In: ______(org). As representaes sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.

LEFEBVRE, Henri. O Direito cidade. So Paulo: Documentos, 1969.

LIMA, Nsia Trindade. Jeca Tatu e a representao do caipira brasileiro. In: XXII Encontro Anual da ANPOCS, 1997. Caxambu. Anais do XXII Encontro Anual da ANPOCS, 1997.

LOBATO, Monteiro. Urups. 14 ed. So Paulo: Brasiliense, 1968

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Modo de Produo Capitalista e Agricultura. So Paulo: tica, 1986.

PARK, Margareth Brandini. De Jeca Tatu a Z Brasil: a possvel cura da raa brasileira. Estudos Sociedade e Agricultura. P.143-150. Out/1999.

PROCPIO, Mariana R. . Chico Bento: Uma anlise das prticas educativas rurais e dos valores do campo difundidos pelo personagem de Maurcio de Sousa. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao - INTERCOM, 2005, Rio de Janeiro-RJ. Anais XXVIII Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao, 2005.

RUA, Joo. Urbanidades e novas ruralidades no estado do rio de Janeiro: Algumas consideraes tericas. In: MARAFON, Glucio Jos; RIBEIRO, Marta Foeppel (orgs) Estudos de Geografia Fluminense. Rio de Janeiro: Infobook, 2002.

RUA, Joo. Urbanidades no rural: o devir de novas territorialidades. Campo-territrio: revista de geografia agraria, Uberlndia, v. 1, n. 1, p.82-106, fev. 2006. Disponvel em: <www.campoterritrio.ig.ufu.br>. Acesso em: 05 fev. 2008.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalizao: do pensamento nico conscincia universal. Rio de Janeiro: Record, 2000.

SANTOS, Rgis Ricci. A territorializao do capital e as relaes camponesas de produo. Campo-territrio: revista de geografia agraria, Uberlndia, v. 2, n. 3, p.40-54, fev. 2007. Disponvel em: <www.campoterritrio.ig.ufu.br>. Acesso em: 05 fev. 2008.

SOBARZO, Oscar. O rural e o urbano em Henri Lefebvre. In: SPSITO, Maria Encarnao Beltro; WHITACKER, Arthur Magon. Cidade e Campo: Relaes e Contradies entre urbano e rural. So Paulo: Expresso Popular, 2006. VEIGA, Jos Eli. Cidades Imaginrias. In: ____. Cidades Imaginrias: O Brasil menos urbano do que se calcula. Campinas: Autores Associados, 2002.

WILLIAMS, Raymond. O campo e a cidade na histria e na literatura. So Paulo: Companhia das Letras, 1989.

Vous aimerez peut-être aussi