Vous êtes sur la page 1sur 2

Da Aplicabilidade das normas constitucionais Aplicabilidade imediata e eficcia plena

So normas constitucionais de aplicabilidade imediata e eficcia plena aquelas que no dependem de atuao legislativa posterior para a sua regulamentao, isto , desde a entrada em vigor da Constituio estas normas j esto aptas a produzirem todos os seus efeitos. Como exemplo citamos as normas referentes s competncias dos rgos (CF art.48 e 49) e os remdios constitucionais (CF, art. 5, LXVIII,LXIX,LXX,LCCII,LXXIII ).

Aplicabilidade imediata e eficcia contida ou restringvel


So normas constitucionais em que o legislador constituinte regulou suficientemente a matria, mas possibilitou ao legislador ordinrio restringir os efeitos da norma constitucional. Estas normas constitucionais tem aplicabilidade imediata, quer dizer, com a entrada em vigor da Constituio elas j so aplicveis, no entanto, uma lei posterior poder restringir, conter seus efeitos.

Aplicabilidade mediata e eficcia limitada


Normas de aplicabilidade mediata e eficcia limitada so aquelas que precisam de atuao legislativa posterior para que possam gerar plenamente todos os direitos e obrigaes e se subdividem em: Normas de eficcia limitada quanto aos princpios institutivos, que so as normas onde o legislador constituinte traa esquemas gerais de estruturao e atribuies dos rgos, entidades ou institutos, para que o legislador ordinrio os estruture em definitivo, mediante Lei. Conforme esclarece Paulo Bonavides (2004.p.252) as exigncias de uma legislao posterior que lhes complete a eficcia so de ordem ou natureza meramente tcnica ou instrumental. Normas de eficcia limitada quanto aos princpios programticos, que so aquelas normas constitucionais, atravs das quais o constituinte, em vez de regular direta e imediatamente determinados interesses, limitou-se a traar-lhes os princpios para serem cumpridos pelos seus rgos como programas das respectivas atividades, visando realizao dos fins sociais do Estado. So normas que dependem de aes metajurdicas para serem implementadas. Assim leciona Gilmar Ferreira Mendes (http://www.direitopublico.com.br) Observe-se que, embora tais decises estejam vinculadas juridicamente, certo que a sua efetivao est submetida, dentre outras condicionantes reserva do financeiramente possvel (Vorbehalt ds finanziell Moglichen).

Na mesma esteira de pensamento, o eminente Ministro do Supremo Tribunal Federal, Celso de Mello, expende magistrio irrepreensvel, No se ignora que a realizao dos direitos econmicos, sociais e culturais - alm de caracterizar-se pela gradualidade de seu processo de concretizao depende, em grande medida, de um inescapvel vinculo financeiro subordinado s possibilidades oramentrias do Estado, de tal modo que, comprovada, objetivamente, a alegao de incapacidade econmicofinanceira da pessoa estatal, desta no se poder razoavelmente exigir, ento, considerada a limitao matria referida, a imediata efetivao do comando fundado no texto da Carta Poltica. O ilustre professor Ingo Wolfgang Sarlet, expressa seu pensar sobre a eficcia jurdica da norma, (...) Os direitos fundamentais sociais de cunho prestacional, independentemente da forma de sua positivao (mesmo quando eminentemente programticos ou impositivos), por menor que seja sua densidade normativa ao nvel da Constituio, sempre estaro aptos a gerar um mnimo de efeitos jurdicos, j que no h mais praticamente quem sustente que existam normas constitucionais (ainda mais quando definidoras de direitos fundamentais) destitudas de eficcia e, portanto, de aplicabilidade. (http://www.direitopublico.com.br). Acarretam a revogao dos atos normativos anteriores e contrrios ao seu contedo e , por via de conseqncia, sua desaplico, independentemente de uma declaro de inconstitucionalidade, ressaltando que entre ns o Supremo Tribunal Federal consagrou a tese de revoga, em detrimento da assim chamada insconstitucionalidade superveniente. Contm imposies que vinculam permanentemente o legislador, no sentido de que no apenas est obrigado a concretizar os programas, tarefas, fins e ordens mais ou menos concretas previstas na norma, mas tambm que o legislador, ao cumprir seu desiderato, no se poder afastar dos parmetros prescritos nas normas de direitos fundamentais a prestaes. Implicam declarao de inconstitucionalidade (por ao) de todos os atos normativos editados aps a vigencia da Constituio, caso colidentes com o contedo das normas de direitos fundamentais, isto , caso contrrios ao sentido dos primncipios e regras contidos nas normas que os consagram. Geram um direito subjetivo de cunho

Vous aimerez peut-être aussi