Vous êtes sur la page 1sur 41

Eliane Aparecida dos Reis08614095660

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL ATA-MF PROFESSOR: VTOR CRUZ Aula 1: Ol Pessoal, tudo certo? um prazer estar aqui para ministrar mais este curso pelo Ponto. Antes de comearmos a aula de hoje, gostaria de fazer uma breve apresentao. Para quem ainda no me conhece: eu sou o Prof. Vtor Cruz, desde 2009 estou trabalhando aqui no Ponto com a disciplina mais legal dos concursos: o Direito Constitucional. Eu sou ex-Oficial da Marinha do Brasil, graduado em Cincias Navais pela Escola Naval e Ps-graduado em Direito Constitucional. Atualmente, ocupo o cargo de Analista Judicirio no TRE-GO, aprovado no concurso de 2008. Entre meus trabalhos editoriais, eu sou autor do livro "Constituio Federal Anotada para Concursos (2a Edio)" publicado pela Editora Ferreira e dos livros "Vou ter que estudar Direito Constitucional! E Agora?" e "Questes Comentadas de Direito Constitucional - FGV", ambos pela Editora Mtodo. Sou tambm coordenador, juntamente com o Prof. Leandro Cadenas, da coleo 1001 questes comentadas da Editora Mtodo, onde tambm participo sendo autor das seguintes obras: -1001 Questes Comentadas de Direito Constitucional - ESAF; -1001 Questes Comentadas de Direito Constitucional - CESPE (2a Edio); -1001 Questes Comentadas de Direito Constitucional - FCC; -1001 Questes Comentadas de Direito Tributrio ESAF (2a Edio) - este em parceria com Francisco Valente. Sobre o curso: Nesse curso veremos teoria e questes, focados na nossa querida banca ESAF. O curso ser realizado em 7 aulas para que possamos estudar calmamente cada um dos assuntos e tenhamos condies de efetivamente buscar a nossa NOTA 10!!! Embora eu foque em questes da ESAF, eventualmente poderei colocar algumas questes de outras bancas para que possamos fechar lacunas ou solidificar algum conhecimento. Sobre as aulas: Eu proponho dividir o edital da seguinte forma:
1 Prof. Vtor Cruz WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

Eliane Aparecida dos Reis08614095660

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL ATA-MF PROFESSOR: VTOR CRUZ Aula 1: Noes sobre Direito Constitucional e hierarquia das normas; Princpios Fundamentais; teoria sobre os Poderes do Estado e suas funes. Aula 2: Direitos e Garantias Fundamentais parte 1 - Teoria geral dos direitos fundamentais e Direitos e deveres individuais e coletivos. Aula 3: Direitos e Garantias Fundamentais parte 2 - Direitos e deveres individuais e coletivos (continuao); Aula 4: Direitos e Garantias Fundamentais parte 3 - Direitos Sociais, Direitos da Nacionalidade; Direitos Polticos e Partidos Polticos. Aula 5: Organizao Poltico-administrativa; Administrao Pblica. Aula 6: Administrao Pblica (Continuao); Oramento Pblico (conceitos e princpios oramentrios). Aula 7: Noes de processo legislativo (Hierarquia das normas) e noes sobre a estrutura e atribuio dos Poderes do Estado. Vamos comear a brincadeira???

Direito Constitucional - o que isso? Voc sabe o que a Constituio? Dizer "o que uma Constituio" no fcil no... Atualmente no h consenso entre os estudiosos sobre o que efetivamente seria uma Constituio. J teve inclusive muita briga com isso. Quando formos estudar a teoria da Constituio veremos que cada um fala uma coisa diferente. No nos preocupando com isso agora, podemos dizer o seguinte (guarde bem isso): A Constituio, que trataremos aqui, a norma mxima de um Estado, que nasce com o objetivo de limitar os poderes autoritrios dos governantes em face dos particulares. uma norma que est l em cima da cadeia hierrquica devendo ser observada por todos os integrantes de um Estado e ela tambm serve de base para todos os demais tipos de normas. Um jurista austraco chamado Hans Kelsen elaborou a seguinte pirmide hierrquica:

2 Prof. Vtor Cruz WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

Eliane Aparecida dos Reis08614095660

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL ATA-MF PROFESSOR: VTOR CRUZ

Constituio

Leis infraconstituiconais

Normas infralegais

Esta pirmide revela vrias coisas, a primeira delas que a Constituio mais "enxuta", tem poucos detalhes e dela que irradiam todas as outras normas, que vo cada vez encorpando mais o chamado "ordenamento jurdico" (conjunto das normas em vigor). Vejamos um exemplo hipottico: Dizeres da Constituio Pas A uma Dizeres de uma lei Dizeres de uma do infraconstitucional norma infralegal o A aposentadoria poder ser requerida por aqueles que trabalharam por 35 anos, recolhendo a efetiva contribuio. O recolhimento da contribuio dever ser feito at o dia 10 de cada ms, atravs de guia especial, usando-se os ndices percentuais que encontram-se no ANEXO II a este regulamento.

assegurado direito aposentadoria.

Atualmente, estamos passando por um processo em que a Constituio Federal acaba por constitucionalizar diversos direitos que antes ficavam somente no campo das leis, assim, as bases do direito penal, direito civil, direito do trabalho, previdencirio e etc. esto todas na Constituio. Devido a este fato, o estudo do Direito Constitucional acaba se tornando a melhor ferramenta para se ter uma base slida no estudo do direito como um todo. No se consegue ser um especialista em algum ramo do direito sem que se saiba, ao menos de forma razovel, o Direito Constitucional. Assim, estamos vivendo um momento em que a Constituio passa a assumir o papel central do ordenamento jurdico, impondo regras e princpios que sero usados por todos os aplicadores do direito.
3 Prof. Vtor Cruz WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

Eliane Aparecida dos Reis08614095660

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL ATA-MF PROFESSOR: VTOR CRUZ Outro ponto que extramos da pirmide de Kelsen, que a Constituio hierarquicamente superior s leis, e estas so hierarquicamente superior s normas infralegais. Assim, importante que digamos que as leis s podem ser elaboradas observando os limites da Constituio, e as normas infralegais s podero ser elaboradas observando os limites da lei a qual regulamentam, e assim, indiretamente tambm devero estar nos limites da Constituio. Observao: No existem hierarquias dentro de cada patamar, ou seja, no existe qualquer hierarquia entre quaisquer das normas constitucionais nem qualquer hierarquia de uma lei perante outra lei, ainda que de outra espcie. Vou colocar 3 questezinhas do CESPE s para fixar o conhecimento: 1. (CESPE/Agente Administrativo-MPS/2010) A norma constitucional uma sobrenorma, porque trata do contedo ou das formas que as demais normas devem conter, apresentando princpios que servem de guias supremos ao exerccio das competncias dos rgos. Comentrios: Perfeito... J partida para questo diz formalidades da para esquentar. A Constituio isso a. O ponto de as demais normas, a norma suprema, ou como a uma: "sobrenorma" delineando o contedo e as das demais normas que esto abaixo dela.

Gabarito: Correto. 2. (CESPE/Agente Administrativo-MPS/2010) Segundo a estrutura escalonada ou piramidal das normas de um mesmo sistema jurdico, no qual cada norma busca sua validade em outra, situada em plano mais elevado, a norma constitucional situa-se no pice da pirmide, caracterizando-se como norma-origem, porque no existe outra que lhe seja superior. Comentrios: Olha s: a questo trouxe em palavras tudo aquilo que vimos na pirmide de Kelsen: a Constituio no pice, servindo de origem, e cada patamar devendo buscar a validade no patamar superior. Gabarito: Correto. 3. (CESPE/Auditor-TCU/2009) Pelo princpio da supremacia da Constituio, constata-se que as normas constitucionais esto no vrtice do sistema jurdico nacional, e que a elas compete, entre
4 Prof. Vtor Cruz WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

Eliane Aparecida dos Reis08614095660

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL ATA-MF PROFESSOR: VTOR CRUZ outras matrias, disciplinar a estrutura e a organizao dos rgos do Estado. Comentrios: O Principio da Supremacia da Constituio, justamente o fato de a Constituio se sobrepor sobre todo o resto do ordenamento jurdico, ocupando o mais alto patamar. correto tambm dizer que a Constituio um instrumento de organizao poltica do Estado e de limitao do poder estatal face aos particulares. Desta forma, est perfeito se falar que cabe constituio, entre outras coisas, disciplinar a estrutura e a organizao dos rgos do Estado. Gabarito: Correto. Definio de direito Constitucional: O Direito Constitucional definido como sendo: o ramo de direito pblico que estuda os conceitos relacionados ordem constitucional, ou seja, estuda a lei mxima de um pas e o que estiver atrelado a ela. um direito amplo, pois, acaba albergando as noes gerais de diversos outros direitos1. (OBS.: Direito pblico aquele que regulamenta a poltica do Estado e as relaes entre os seus rgos, ou entre estes e os particulares. O direito pblico se diferencia do direito privado que aquele que regulamenta as relaes entre particulares (pessoas) como Direito Civil, Direito Comercial e Direito Internacional Privado). Para fins de estudo, o Direito Constitucional divide-se, quanto ao foco de investigao, em basicamente 3 espcies: Direito Constitucional Comparado - Tem como objeto de estudo a comparao entre ordenamento constitucional, no necessariamente em vigor, de vrios pases (critrio espacial), ou de um mesmo pas em diferentes pocas de sua histria (critrio temporal), com o objetivo de aprimorar o ordenamento atual. Direito Constitucional Geral (ou comum) - uma cincia, um estudo terico dos conceitos e princpios constitucionais de forma geral, ou seja, sem se preocupar com um ordenamento constitucional especfico, mas direcionando diversos ordenamentos distintos. Direito Constitucional Positivo (ou especial, ou particular) - o direito constitucional propriamente dito, que vai estudar um ordenamento especfico que esteja vigorando em um pas, diz-se "positivo" pois est em vigor, capaz de impor a sua fora.

CRUZ, Vtor. Vou ter que estudar Direito Constitucional. E Agora? So Paulo: Mtodo. 2011.

5 Prof. Vtor Cruz WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

Eliane Aparecida dos Reis08614095660

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL ATA-MF PROFESSOR: VTOR CRUZ 4. (ESAF/AFC-CGU/2004) Um dos objetos do Direito Constitucional Comparado o estudo das normas jurdicas positivadas nos textos das Constituies de um mesmo Estado, em diferentes momentos histricotemporais. Comentrios: O Direito Constitucional Comparado um estudo comparativo no tempo ou no espao. A questo, corretamente, assinalou o aspecto temporal como um dos objetivos do DC comparado. Gabarito: Correto. 5. (FUNIVERSA/APEX-Brasil/2006) O Direito Constitucional um ramo do Direito Privado, destacado por ser fundamental organizao do Estado e ao estabelecimento das bases da estrutura poltica. Comentrios: O direito cosntitucional ramo do direito pblico e no do direito privado. Gabarito: Errado. Agora ns vamos iniciar efetivamente o estudo da Constituio! Vocs esto prontos? Beleza, ns veremos os princpios fundamentais do Estado Brasileiro e, assim, adentraremos nos dispositivos que esto escritos na nossa "Lei Maior". Vambora...

Princpios Fundamentais:

Primeiro, vamos entender um pouco melhor o que seriam esses "Princpios Fundamentais": Conceito: So os princpios bsicos da estruturao e organizao do Estado e do seu Poder Poltico. Na Constituio: Vo do art. 1 ao 4. Sinnimos: Princpios poltico-constitucionais (pois organizam o Estado, os que decorrem deles so os jurdico-constitucionais), tudo que for relacionado ao termo "poltico" estar dando idia de "organizao"- so tambm chamados de normas-sntese, normas6 Prof. Vtor Cruz WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

Eliane Aparecida dos Reis08614095660

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL ATA-MF PROFESSOR: VTOR CRUZ matriz (pois sintetizam e servem de origem para diversos desdobramentos ao longo da Constituio). Princpios Fundamentais X Princpios Gerais do Direito: No se pode confundir os princpios fundamentais com os princpios gerais do direito constitucional. Enquanto aqueles esto positivados na Constituio, estes formam um estudo terico, so aplicveis a vrios ordenamentos. Questes para fixar: 6. (ESAF/Advogado-IRB/2006 - Adaptada) Segundo a doutrina, os princpios poltico-constitucionais so materializados sob a forma de normas-princpio, as quais, freqentemente, so desdobramentos dos denominados princpios fundamentais. Comentrios: Os princpios poltico-constitucionais so os prprios princpios fundamentais. Gabarito: Errado. 7. (ESAF/Analista-SUSEP/2010 - Adaptada) Muito se tem falado acerca dos princpios constitucionais. Sobre tais princpios, correto afirmar que: a) correto dizer que h distino entre os princpios constitucionais fundamentais e os princpios gerais do direito constitucional. b) as normas-snteses ou normas-matrizes no tm eficcia plena e aplicabilidade imediata. c) os princpios jurdico-constitucionais no so princpios constitucionais gerais, todavia no se constituem em meros desdobramentos dos princpios fundamentais. d) quando a Constituio prev que a ordem econmica e social tem por fim realizar a justia social, no estamos diante de uma normafim, por no abranger todos os direitos econmicos e sociais, nem a toda a ordenao constitucional. Comentrios: Letra A - Correto. Letra B - Errado. Os princpios fundamentais, em regra, definem a forma de Estado, a forma de Governo, estabelecem os fundamentos do Estado, e, assim, possuem eficcia plena. Existem excees como as normas programticas do art. 3. No entanto est errado dizer os princpios fundamentais "no tm eficcia plena e aplicabilidade imediata", generalizando.
7 Prof. Vtor Cruz WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

Eliane Aparecida dos Reis08614095660

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL ATA-MF PROFESSOR: VTOR CRUZ Letra C - Errado. Como vimos, os jurdico-constitucionais so desdobramentos dos poltico-constitucionais. Isso tambm no uma afirmao 100%. Canotilho diz que "muitas vezes" so desdobramentos. De qualquer forma, est incorreta a questo. Mas nessa o examinador quase escorregou. Letra D - Errado. Normas-fim so as normas que direcionam o poder pblico a alcanar um objetivo, uma norma programtica. Segundo Canotilho, a determinao constitucional segundo a qual as ordens econmicas e social tem por fim realizar a justia social constitui uma norma-fim, que permeia todos os direitos econmicos e sociais e os demais princpios informadores da ordem econmica so da mesma natureza. Gabarito: Letra A. Cobrana do tema: A cobrana dos princpios fundamentais pode se dar de duas formas: literalidade ou cobrana de doutrina/jurisprudncia. Cobrana de literalidade: Todas as bancas cobram a literalidade dos art. 1 ao 4 da Constituio e no raramente tentam confundir o candidato com os nomes que ali aparecem. Assim, existem 4 coisa que devem estar completamente decoradas: (POR FAVOR!!! Esquea seu telefone, seu endereo, mas no esquea da literalidade destes artigos) soberania; cidadania; FUNDAMENTOS (art. 1): (So-Ci-Di-Val-Plu) dignidade da pessoa humana; valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; pluralismo poltico. Construir uma sociedade livre, justa e SOLIDRIA; Garantir o desenvolvimento nacional; ERRADICAR a pobreza e a REDUZIR as marginalizao e desigualdades sociais e regionais; e
8 Prof. Vtor Cruz WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

OBJETIVOS (art. 3):

FUNDAMENTAIS

Eliane Aparecida dos Reis08614095660

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL ATA-MF PROFESSOR: VTOR CRUZ Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao. independncia nacional; prevalncia dos direitos humanos; autodeterminao dos povos; PRINCPIOS QUE REGEM AS RELAES INTERNACIONAIS (art. 4): (in-pre-auto-no-igual-defeso-re-co-co) no interveno; igualdade entre os Estados; defesa da paz; soluo pacfica dos conflitos; repdio ao terrorismo e ao racismo; cooperao entre os povos para o progresso da humanidade; OBJETIVO DO BRASIL NO PLANO INTERNACIONAL(art. 4, nico): concesso de asilo poltico. Buscar a integrao poltica, econmica, social e cultural entre os povos da AMERICA LATINA, visando formar uma sociedade LATINOAMERICANA de naes.

No esqueam tambm a literalidade do caput do art. 1 e seu pargrafo nico e do art. 2: Art. 1 A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito (...). Pargrafo nico. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio. Art. 2 So Poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio. Mais tarde, veremos os desdobramentos dessas coisas, ok? Agora, trate de ficar repetindo isso tudo para voc mesmo, at decorar cada palavrinha. Para te ajudar nessa tarefa rdua, vamos ver questes que deixaro essa decoreba mais agradvel:

9 Prof. Vtor Cruz WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

Eliane Aparecida dos Reis08614095660

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL ATA-MF PROFESSOR: VTOR CRUZ 8. (ESAF/TFC-CGU/2008) Assinale a opo que indica um dos objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil. a) Valorizar a cidadania. b) Valorizar a dignidade da pessoa humana. c) Observar os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. d) Constituir uma sociedade livre, justa e solidria. e) Garantir a soberania. Comentrios: A resposta dessa est literalidade do art. 3 da Constituio. Gabarito: Letra D. 9. (ESAF/AFC-CGU/2008) A Repblica Federativa do Brasil possui fundamentos e as relaes internacionais do Pas devem ser regidas por princpios. Assinale a nica opo que contempla um fundamento da Repblica e um princpio que deve reger as relaes internacionais do Brasil. a) Soberania e dignidade da pessoa humana. b) Prevalncia dos direitos humanos e independncia nacional. c) Cidadania e valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. d) Pluralismo poltico e repdio ao terrorismo e ao racismo. e) Defesa da paz e soluo pacfica dos conflitos. Comentrios: Fundamentos so apenas os do art. 1, o famoso So-ci-di-val-plu. Assim, elimina-se a letra B e E. Princpios que regem a Repblica nas relaes internacionais so os do art. 4. Elimina-se, ento, a letra A, pois dignidade da pessoa humana um fundamento ("di" do so-ci-di-val-plu) e a letra C, tambm (valores sociais do trabalho e da livre iniciativa o "val" do so-ci-di-val-plu). Sobrou a letra D, gabarito da questo. 10. (ESAF/AFRFB/2009) Constitui objetivo fundamental da Repblica Federativa do Brasil, segundo preceitua o artigo 3o da Constituio Federal da Repblica/88, o respeito aos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. Comentrios:

10 Prof. Vtor Cruz WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

Eliane Aparecida dos Reis08614095660

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL ATA-MF PROFESSOR: VTOR CRUZ Estes so "fundamentos" elencados no art. 1 da Constituio e no "objetivos fundamentais" os quais esto expressos no art. 3 da CF. Gabarito: Errado. 11. (ESAF/ATRFB/2009) Todo o poder emana do povo, que o exerce apenas por meio de representantes eleitos, nos termos da Constituio Federal. Comentrios: O Brasil tem como regime poltico a democracia mista, ou seja, a regncia do poder est nas mos do povo, que o exerce por meio de seus representantes eleitos e tambm diretamente usando o plebiscito, o referendo e a iniciativa popular. (CF, art. 1, pargrafo nico e art. 14). Gabarito: Errado. 12. (ESAF/ATRFB/2009) A Repblica Federativa do Brasil no adota nas suas relaes internacionais o princpio da igualdade entre os Estados. Comentrios: Trata-se de princpio que rege internacionais (CF, art. 4, V). Gabarito: Errado. 13. (ESAF/ATA-MF/2009) Marque a opo correta. o Brasil em suas relaes

a) A Repblica Federativa do Brasil buscar a integrao econmica, geogrfica, poltica e educacional dos povos da Amrica Latina. b) Construir uma sociedade livre, justa e solidria um dos fundamentos da Repblica Federativa do Brasil. c) A cooperao entre os povos para o progresso da humanidade constitui objetivo fundamental da Repblica Federativa do Brasil. d) Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao princpio que rege a Repblica Federativa do Brasil nas suas relaes internacionais. e) O repdio ao terrorismo e ao racismo princpio que rege a Repblica Federativa do Brasil nas suas relaes internacionais. Comentrios: Letra A Errado. A integrao ser econmica, poltica, social e cultural (CF art. 4 pargrafo nico).
11 Prof. Vtor Cruz WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

Eliane Aparecida dos Reis08614095660

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL ATA-MF PROFESSOR: VTOR CRUZ Letra B - Errado. Seria um objetivo fundamental (CF, art. 3, I). Letra C - Errado. Seria um princpio que internacionais, e no um objetivo fundamental. rege as relaes

Letra D - Errado. Seria um objetivo fundamental (CF, art. 3, IV). Letra E - Correto. o que dispe a CF em seu artigo 4, VIII. Gabarito: Letra E. "Quase literalidades": 14. (ESAF/EPPGG-MPOG/2008) A Constituio acolhe uma sociedade conflitiva, de interesses contraditrios e antagnicos, na qual as opinies no ortodoxas podem ser publicamente sustentadas, o que conduz poliarquia, um regime onde a disperso do Poder numa multiplicidade de grupos tal que o sistema poltico no pode funcionar seno por uma negociao constante entre os lderes desses grupos tal que o sistema poltico no pode funcionar seno por uma negociao constante entre os lderes desses grupos ( SILVA, Jos Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo, 25. ed. So Paulo: Malheiros, 2005, pp. 143-145, com adaptaes ). Assinale a opo que indica com exatido o fundamento do Estado brasileiro expressamente previsto na Constituio, a que faz meno o texto transcrito. a) Soberania. b) Dignidade da pessoa humana. c) Valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. d) Cidadania. e) Pluralismo poltico. Comentrios: O texto fala de pluralidade de opnies, poliarquia (poder nas mos de vrios), sistema poltico baseado em negociaes dos diversos interesses. Claramente o texto est falando de "pluralismo poltico". Gabarito: Letra E. Cobrana Doutrinria e Jurisprudencial: Agora vamos ir um pouco mais fundo nesse buraco.

12 Prof. Vtor Cruz WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

Eliane Aparecida dos Reis08614095660

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL ATA-MF PROFESSOR: VTOR CRUZ J falamos que os princpios fundamentais so as normas-sntese, ou seja, aquele pontinho de onde deriva quase tudo que est por vir no ordenamento jurdico. Imagine voc o quanto de coisa implcita no est presente nestes 4 artigos? muita coisa... mas, vamos devagarzinho que tudo ser resolvido, no nenhuma loucura no! Primeiro, vamos analisar o que diz o art. 1 da CF: A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito (...). Veja que ela traz palavras que nos remetem "Repblica", "Federao", "Democracia"... Ento, temos os seguintes institutos da organizao do Estado: Forma de Governo: Forma de Estado: Repblica Federao (mista ou semi-

Regime de Governo ou Democracia Poltico: direta) Sistema de Governo: Pulo do Gato:

Presidencialismo (art. 84 da CF)

A forma est no nome "Repblica Federativa" ou seja, forma de governo = Repblica / forma de Estado = Federao.

E o que quer dizer uma "Forma de governo", uma "Forma de Estado" ou um "Sistema de governo"??? Vamos l:

a) Forma de Governo

maneira como se d a instituio do poder na sociedade e como se d a relao entre governantes e governados. Quem deve exercer o poder e como este se exerce.

13 Prof. Vtor Cruz WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

Eliane Aparecida dos Reis08614095660

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL ATA-MF PROFESSOR: VTOR CRUZ Basicamente so as repblicas (todos exercem o poder) e as monarquias (s um exerce o poder). Caractersticas da Monarquia: 1- Vitaliciedade - O governante ter o governo em suas mos por toda a sua vida. No h temporariedade. 2- Hereditariedade - No h eletividade. O governo passado de pai para filho, como herana. Caractersticas da Repblica: A coisa do povo. Embora, o povo escolha representantes para a gesto de "sua coisa", estes representantes no se apoderam da coisa pblica. Assim, essencial que tenhamos em uma repblica: 1- Temporariedade dos mandatos: Pois assim, nenhum representante tomar para si a feio do poder, permanecendo ilimitadamente no cargo. Haver uma rotatividade dos cargos pblicos para que diversas pessoas, com pluralidade de opinies e idias possam representar a sociedade. 2- Eletividade dos cargos polticos: Os cargos polticos s sero legtimos se providos pro eleies, de acordo com a vontade do povo. 3 - Transparncia na gesto pblica, atravs de prestao de contas, levando a uma responsabilidade dos governantes: Os representantes no podem se apoderar do patrimnio que de todos, nem geri-los como bem entenderem. Devem promover uma gesto que esteja alinhada com a finalidade do bem comum. Observaes: 1- O art. 2 dos ADCT dispe: "no dia 7 de setembro de 1993 o eleitorado definir, atravs de plebiscito, a forma (repblica ou monarquia constitucional) e o sistema de governo (parlamentarismo ou presidencialismo) que devem vigorar no Pas". O plebiscito aconteceu e definiu atravs do voto popular que o Brasil seria uma repblica presidencialista. 2- A forma de governo republicana no est presente entre as chamadas "clusulas ptreas" (vide CF, art. 60, 4), ou seja, no est presente naquela relao das disposies que no podem ser abolidas (ou reduzidas) de nossa Constituio. 3- Embora no seja uma clusula ptrea, a forma republicana um princpio constitucional sensvel (CF, art. 34, VII), ou seja, um princpio que se no for observado poder ensejar em uma interveno federal.
14 Prof. Vtor Cruz WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

Eliane Aparecida dos Reis08614095660

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL ATA-MF PROFESSOR: VTOR CRUZ 15. (FCC/DPE-SP/2009) O princpio republicano, que traduz a maneira como se d a instituio do poder na sociedade e a relao entre governantes e governados, mantm-se na ordem constitucional mas hoje no mais protegido formalmente contra emenda constitucional. Comentrios: Est correta, pois definiu-se corretamente o que seria a "forma de governo" - no Brasil, a "repblica" - e corretamente asseverou que esta forma de governo no mais uma clusula ptrea, ou seja, algo que no est protegido contra emendas constitucionais (vide CF, art. 60 4). Lembrando que, no entanto, a repblica continua sendo um princpio constitucional sensvel (CF, art. 34, VII) ou seja, um princpio que se no observado pelos entes da Federao, poder ensejar uma "interveno federal" da Unio no Estado ou Distrito Federal que esteja ofendendo tal princpio. Gabarito: Correto. 16. (ESAF/AFC-STN/2005) Forma de governo diz respeito ao modo como se relacionam os poderes, especialmente os Poderes Legislativo e Executivo, sendo os Estados, segundo a classificao dualista de Maquiavel, divididos em repblicas ou monarquias. Comentrios: Realmente a forma de governo concretizada (segundo Maquiavel e tambm atualmente) nas repblicas e monarquias, porm, a forma de governo o desenho, a maneira pela qual se d a instituio do poder na sociedade e como se d a relao entre governantes e governados. Assim, na repblica teremos o poder de todos e na monarquia o poder de apenas um. O que o enunciado falou, na verdade seria o conceito de "sistema de governo" (relao entre os rgos). Gabarito: Errado. 17. (ESAF/Analista Jurdico-SEFAZ-CE/2007) A Repblica a forma de organizao do Estado adotada pela Constituio Federal de 1988. Caracteriza-se pela temporariedade do mandato dos governantes e pelo processo eleitoral peridico. Comentrios: Repblica a forma de governo adotada pela Constituio e no a forma de Estado adotada, que foi a federao. Gabarito: Errado.
15 Prof. Vtor Cruz WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

Eliane Aparecida dos Reis08614095660

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL ATA-MF PROFESSOR: VTOR CRUZ 18. (ESAF/AFC-CGU/2006) O princpio republicano tem como caractersticas essenciais: a eletividade, a temporariedade e a necessidade de prestao de contas pela administrao pblica. Comentrios: Exato. Todas essas caractersticas permitem, conjuntamente que haja um escolha direta dos representantes, um revezamento dos governantes e que se demonstre que a "coisa pblica" no est sendo apropriada por eles. Gabarito: Correto. 19. (ESAF/AFC-CGU/2006) Em funo da forma de governo adotada na Constituio de 1988, existe a obrigao de prestao de contas por parte da administrao pblica. Comentrios: Isso a. A forma de governo que adotamos foi a repblica o que implicitamente pressupe uma administrao transparente dos recursos pblicos. Gabarito: Correto. 20. (ESAF/MPU/2004) Nos termos da Constituio de 1988, o Brasil adota a repblica como sistema de governo, elegendo, portanto, o princpio republicano como um dos princpios fundamentais do Estado brasileiro. Comentrios: O sistema de governo o presidencialismo, a republica a forma de governo. Gabarito: Errado. 21. (ESAF/AFT/2006) A forma republicana no implica a necessidade de legitimidade popular do presidente da Repblica, razo pela qual a periodicidade das eleies no elemento essencial desse princpio. Comentrios: Repblica a coisa pblica, ou seja, pressupe o execcio do voto e a periodicidade das eleies. Gabarito: Errado.

16 Prof. Vtor Cruz WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

Eliane Aparecida dos Reis08614095660

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL ATA-MF PROFESSOR: VTOR CRUZ 22. (ESAF/ENAP/2006) Como conseqncia direta da adoo do princpio republicano como um dos princpios fundamentais do Estado brasileiro, a Constituio estabelece que a Repblica Federativa do Brasil composta pela unio indissolvel dos Estados, Municpios e do Distrito Federal. Comentrios: Trata-se de uma decorrncia do federalismo e no do princpio republicano. Gabarito: Errado. 23. (FGV/Fiscal-SEFAZ-RJ/2008) O Brasil uma repblica, a indicar o governo como: a) sistema. b) forma. c) regime. d) paradigma. e) modelo. Comentrios: Mais uma vez o pulo do gato, vamos fixar: falou em forma, lembrouse de "repblica federativa". Se o Brasil um Estado Federal, porque sua forma de Estado a federao. Sobrou a forma de governo republicana. Gabarito: Letra B.

b) Forma de Estado

O modo de exerccio do poder poltico em funo do territrio

O Brasil adota como forma de Estado a federao, ou seja, o modo de distribuio geogrfica do poder poltico se d com a formao de entidades autnomas (vide art. 18). Essa autonomia se manifesta atravs de trs ou quatro facetas (dependendo do doutrinador):

Autogoverno:

capacidade de os entes escolherem seus governantes sem interferncia de outros entes; capacidade de institurem suas prprias constituies (no caso dos estados) ou leis orgnicas (no caso dos municpios e do DF);
17

Auto-organizao:

Prof. Vtor Cruz

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

Eliane Aparecida dos Reis08614095660

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL ATA-MF PROFESSOR: VTOR CRUZ capacidade de elaborarem suas prprias leis atravs de um processo legislativo prprio, embora devam seguir as diretrizes do processo em mbito federal;

Autolegislao:

Autoadministrao:

capacidade de se administrarem de forma independente, tomando suas prprias decises executivas e legislativas.

Observaes: 1- Para alguns doutrinadores no haveria a separao entre autoorganizao e autolegislao. 2- Estamos falando de autonomia, no de soberania. A soberania, que a Constituio adota em seu art. 1, I, como um fundamento da Repblica Federativa do Brasil (definida como o poder supremo que o Estado brasileiro possui nos limites do seu territrio, no se sujeitando a nenhum outro poder de igual ou superior magnitude e tornando-se um pas independente de qualquer outro no mbito internacional) ir se manifestar apenas na pessoa da Repblica Federativa do Brasil, entendida como a unio de todos os entes internos, representando todo o povo brasileiro, povo este que o verdadeiro titular da soberania. 3- Nem mesmo o ente federativo "Unio" possui soberania, a Unio possui apenas autonomia tal como os Estados, Distrito Federal e Municpios. A Repblica Federativa do Brasil nica soberana e que se manifesta internacionalmente como pessoa jurdica de direito internacional. Estados simples X Estados complexos: Um Estado pode se desenhar territorialmente com o reconhecimento ou no de autonomias regionais. Quando houver reparties regionais dotadas de autonomia, estaremos diante de um Estado complexo ou composto. Quando no houver autonomias regionais com poder de se auto-organizarem, estaremos diante de um estado simples ou unitrio. Os estados complexos so basicamente as federaes e as confederaes (embora existam outros tipos menos comuns como a Unio real ou Unio Pessoal).

18 Prof. Vtor Cruz WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

Eliane Aparecida dos Reis08614095660

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL ATA-MF PROFESSOR: VTOR CRUZ Federao x Confederao: Em uma federao temos um Estado fracionado em unidades autnomas. Nas confederaes as unidades no so simplesmente autnomas, elas so soberanas. Assim, a federao uma unio indissolvel, ou seja, os entes no tm o direito de secesso. J nas confederaes, os Estados podem se separar do bloco. Caractersticas da nossa federao: 1. Indissolubilidade: Pelo fato de os entes no possurem o direito de secesso. 2. Clusula Ptrea Expressa: A Constituio expressamente protegeu a forma federativa de estado como uma clusula ptrea (CF, art. 604), impedindo assim que uma emenda constitucional possa vir a dissolver a federao ou ofender o pacto federativo (autonomia dos entes federados); 3. Federao por segregao, ou movimento centrfugo: diferentemente do EUA, onde haviam vrios Estados que se "agregaram" (movimento centrpeto) para formar o pas, no Brasil tinha-se apenas um Estado que se desmembrou em outros. 4. Federalismo de 3 grau: at a promulgao da Constituio Brasileira de 1988, os Municpios no possuam autonomia, tnhamos, ento, um federalismo de 2 grau, formado apenas pelas esferas federal e estadual. Aps a promulgao da Constituio vigente, o pas passou a ter um federalismo de 3 grau, reconhecendo os Municpios como autnomos e, assim, adotando uma espcie bem peculiar de federao. 5. Federalismo cooperativo: existe uma repartio de competncias de forma que cada ente federativo ir contribuir para a finalidade do Estado, havendo a previso de competncias que so comuns a todos, alm de colaboraes tcnicas e financeiras para a prestao de alguns servios pblicos, e repartio das receitas tributrias. 24. (FCC/TCE-CE/2006) Confederao a unio permanente de dois ou mais Estados-membros, os quais, conservando sua autonomia poltico-administrativa, abrem mo de sua soberania, em favor do Estado Federal. Comentrios: Os Estados que formam uma confederao, diferentemente dos que formam uma federao, so soberanos. Eles possuem o direito de secesso, ou seja, de se separar do bloco. A unio deles acontece para que se aumente a fora representativa internacional.
19 Prof. Vtor Cruz WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

Eliane Aparecida dos Reis08614095660

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL ATA-MF PROFESSOR: VTOR CRUZ Gabarito: Errado. 25. (FCC/TCE-CE/2006) Estado simples aquele formado por mais de um Estado com alguns ou vrios poderes pblicos internos funcionando ao mesmo tempo. Comentrios: O Estado simples aquele unitrio, onde no existe descentralizes do poder poltico. Assim, erra o enunciado ao falar em "formado por mais de um Estado" e "vrios poderes pblicos internos". Essas caracterstica seria na verdade referentes a Estados complexos (federaes e confederaes) e no a Estados Unitrios. Gabarito: Errado. 26. (ESAF/AFTE-RN/2005) O Estado unitrio distingue-se do Estado federal em razo da inexistncia de repartio regional de poderes autnomos, o que no impede a existncia, no Estado unitrio, de uma descentralizao administrativa do tipo autrquico. Comentrios: A descentralizao adminitrativa aquela onde se formam as entidades da administrao indireta (autarquias, fundaes pblicas...). Essa descentralizao merametne administrativa, para se formar a administrao indireta, no rompe com o unitarismo do Estado, o qual s prejudicado quando ocorre uma descentralizao poltica (competncia legislativa) formando-se entes federativos autnomos. Gabarito: Correto. 27. (ESAF/AFTE-RN/2005) Em um Estado federal temos sempre presente uma entidade denominada Unio, que possui personalidade jurdica de direito pblico internacional, cabendo a ela a representao do Estado federal no plano internacional. Comentrios: Entendemos que a existncia de um poder central imprescindvel para se formar uma federao, j que ele o responsvel pela ponderao dos interesses dos diversos membros da federao. O erro da questo est em afirmar que a Unio pessoa jurdica de direito internacional, quando na verdade de direito pblico interno. Gabarito: Errado.

20 Prof. Vtor Cruz WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

Eliane Aparecida dos Reis08614095660

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL ATA-MF PROFESSOR: VTOR CRUZ 28. (ESAF/AFC-CGU/2006) No elemento essencial do princpio federativo a existncia de dois tipos de entidade - a Unio e as coletividades regionais autnomas. Comentrios: A questo um pouco mal formulada. Em sntese devemos observar que a federao caracterizada por um poder central - a nossa Unio Federal e os entes polticos regionais autnomos Estados. Chamar o poder central de Unio uma particularidade do ordenamento brasileiro, porm, nesta questo, a contrrio sensu, podemos inferir que o pensamento ESAF o seguinte: elemento essencial do princpio federativo a existncia de dois tipos de entidade - a Unio e as coletividades regionais autnomas. Gabarito: Errado.

c) Regime Poltico

Sem conceito pacfico na doutrina. Dizemos que a forma pela qual se d a "regncia" das decises polticas do Estado.

A democracia mista ou semi-direta foi eleita como o regime poltico brasileiro (vide prembulo e art. 1), assim, quem responsvel por reger a poltica brasileira o povo, o detentor do poder, que direciona as aes do governo de duas formas: 1- Diretamente, atravs do uso do plebiscito, referendo e da iniciativa popular, ou 2- Indiretamente, atravs dos representantes eleitos pelo prprio povo. 29. (FCC/TCE-CE/2006) Democracia semidireta aquela que se caracteriza pela eleio de representantes do povo, por meio do voto, dotada de mecanismos de participao popular direta, como o plebiscito, o referendo e a iniciativa popular. Comentrios: A democracia mista ou semi-direta o regime poltico adotado pelo Brasil e caracteriza-se justamente pelo fato de os governantes serem eleitos para representar o povo, e em nome dele exercerem o Poder. Porm, o povo resguarda uma parcela do exerccio que se dar atravs de: Plebiscito (Consulta popular antes de se fazer algo); Referendo (Consulta popular para ratificar ou no algo que j foi feito); e
21 Prof. Vtor Cruz WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

Eliane Aparecida dos Reis08614095660

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL ATA-MF PROFESSOR: VTOR CRUZ Iniciativa Popular (Propositura de leis ordinrias e complementares atravs da iniciativa dos prprios cidados que subscrevem o projeto de lei). Gabarito: Correto. 30. (CESPE/Oficial de Inteligncia- ABIN/2010) A soberania popular exercida, em regra, por meio da democracia representativa. A Constituio Federal brasileira consagra, tambm, a democracia participativa ao prever instrumentos de participao intensa e efetiva do cidado nas decises governamentais. Comentrios: A soberania popular no Brasil exercida pela democracia mista ou semi-direta, ou seja, em regra temos a representao (governantes legitimamente eleitos pelo povo para tomarem as decises polticas), porm, essa democracia representativa se funde com instrumentos da democracia direta como o referendo, o plebiscito e a iniciativa popular, onde o povo poder diretamente tomar decises de ordem poltica. Gabarito: Correto.

d) Sistema de Governo

modo atravs do qual se relacionam os rgos dos Poderes do Estado (especialmente Executivo e Legislativo).

Existem basicamente dois sistemas de governo: o presidencialismo e o parlamentarismo. No Presidencialismo, o Poder Executivo tem uma grande independncia em relao ao Legislativo. No parlamentarismo ocorre uma maior dependncia entre estes poderes j que eles atuam em colaborao. o membro do Poder Executivo que exerce o papel de representante do Estado, principalmente no mbito externo, mas tambm como representante moral perante o povo, no mbito interno. o membro do Poder Executivo responsvel por chefiar o governo, ou seja, a direo das polticas pblicas em mbito interno.
22 Prof. Vtor Cruz WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

Chefe de Estado

Chefe de Governo

Eliane Aparecida dos Reis08614095660

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL ATA-MF PROFESSOR: VTOR CRUZ No presidencialismo, temos a unicidade da chefia. O Presidente tem em suas mos tanto a chefia de Estado quanto a chefia de governo. No parlamentarismo, temos uma dualidade de chefia. Existe uma pessoa como o chefe de Estado e outra como chefe de governo 31. (FCC/TCE-CE/2006) Parlamentarismo a forma de governo em que h profunda independncia entre os Poderes Legislativo e Executivo, que so exercidos por pessoas diferentes, podendo o Primeiro-Ministro indicado pelo Chefe do Executivo, ser destitudo por deciso da maioria do Legislativo, atravs da aprovao de moo de desconfiana. Comentrios: Parlamentarismo sistema de governo e no forma de governo, esta seria Monarquia ou Repblica. Gabarito: Errado. 32. (ESAF/AFTE-RN/2005) Sistema de governo pode ser definido como a maneira pela qual se d a instituio do poder na sociedade e como se d a relao entre governantes e governados. Comentrios: O enunciado nos traz a definio de forma de governo, Repblica ou Monarquia, assim se definir se o governo estar na mo de uma pessoa (Monarquia, Mono = um), ou se estar na mo de todos (Repblica, res publica = coisa pblica). Falar em sistema de governo falar em "relaes entre rgos (Poderes)" - lembra do sistema respiratrio e etc.? Gabarito: Errado. 33. (ESAF/AFTE-RN/2005) O presidencialismo a forma de governo que tem por caracterstica reunir, em uma nica autoridade, o Presidente da Repblica, a Chefia do Estado e a Chefia do Governo. Comentrios: Temos em pases parlamentaristas uma chefia dualista: O Presidente ou Monarca o chefe de Estado e o Primeiro-Ministro o chefe de governo. O Brasil um pas presidencialista. Isso acontece conosco? No, pois no presidencialismo a chefia de governo e de Estado esto juntas na mo do Presidente.

23 Prof. Vtor Cruz WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

Eliane Aparecida dos Reis08614095660

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL ATA-MF PROFESSOR: VTOR CRUZ Ora, ento est correto dizer que "O presidencialismo (...) tem por caracterstica reunir, em uma nica autoridade, o Presidente da Repblica, a Chefia do Estado e a Chefia do Governo"? Sim. A questo, porm, est correta? No! Por que Vtor? Ora, a entra a maldade da banca. Presidencialismo sistema de governo e no forma de governo. Forma de governo repblica ou monarquia. Gabarito da questo errado. 34. (ESAF/AFRF/2001) De uma Constituio que adota uma chefia dual do Executivo, com um Chefe de Estado e um Chefe de Governo, em que a permanncia deste no cargo depende da confiana do Poder Legislativo, pode-se dizer que adota caracterstica tpica do presidencialismo. Comentrios: Esta a caracterstica tpica do parlamentarismo. Gabarito: Errado. 35. (ESAF/AFC-CGU/2004) Em um Estado Parlamentarista, a chefia de governo tem uma relao de dependncia com a maioria do Parlamento, havendo, por isso, uma repartio, entre o governo e o Parlamento, da funo de estabelecer as decises polticas fundamentais. Comentrios: No parlamentarismo temos a separao entre chefia de governo e chefia de Estado. A chefia de governo geralmente exercida pelo primeiro-ministro essencialmente dependente do parlamento. Gabarito: Correto. 36. (FEPESE/Analista Jurdico PGE-SC/2010) Presidencialismo e Parlamentarismo, possvel dizer: Sobre o

a) No Parlamentarismo concentram-se as chefias de Estado e de Governo. b) No Presidencialismo separam-se as chefias de Estado e de Governo. c) Chama-se Primeiro Presidencialismo. Ministro o chefe de Governo no

d) O chefe de Estado assume as funes governamentais no Parlamentarismo.


24 Prof. Vtor Cruz WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

Eliane Aparecida dos Reis08614095660

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL ATA-MF PROFESSOR: VTOR CRUZ e) Enquanto que Monarquia forma, Parlamentarismo so sistemas de governo. Comentrios: Letra A - Errado. Essa caracterstica do Presidencialismo. Letra B - Errado. Essa caracterstica do Parlamentarismo. Letra C - Errado. Primeiro-Ministro o chefe de Governo no parlamentarismo. Letra D - Errado. As funes governamentais (funes polticas internas) so assumidas pelo Primeiro-Ministro, que chefe de Governo e no de Estado. O Chefe de Estado (Monarca) assume funes polticas externas e a representao moral perante o povo. Letra E Exato. Forma de governo ("desenho" da concentrao/repartio de poder) pode ser Monarquia ou Repblica. Sistema de Governo (modo como os poderes se relacionam) pode ser Presidencialismo ou Parlamentarismo. Gabarito: Letra E. Tripartio funcional do poder: Aqui veremos a parte do edital que fala "os Poderes do Estado e suas funes". Para isto, vamos observar o art. 2 da Constituio Federal: So Poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio. 1- Esta uma clusula ptrea, no pode ser abolida (ou reduzida) de nossa Constituio. 2- Este artigo mostra que ao mesmo tempo em que os Poderes so independentes, so tambm harmnicos entre si, o que forma o chamado sistema de freios e contrapesos (check and balances), onde um Poder vai sempre atuar de forma a impedir o exerccio arbitrrio na atuao do outro. Exemplos de "freios e contrapesos" so vrios na Constituio: o poder de veto exercido pelo Presidente aos projetos de lei, a necessidade de aprovao do Senado para que o Presidente possa nomear certas autoridades (elencadas pela Constituio) , o controle que o Judicirio exerce sobre atos pblicos que violem os dispositivos da Constituio ou das leis, entre outros. 3- Decorrente do sistema de freios e contrapesos, tem-se tambm a formao, em cada Poder, das funes tpicas e atpicas. As tpicas seriam aquelas precpuas de cada um; as atpicas seriam as funes que seriam precpuas de outro Poder. Presidencialismo e

25 Prof. Vtor Cruz WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

Eliane Aparecida dos Reis08614095660

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL ATA-MF PROFESSOR: VTOR CRUZ Poder Executivo Legislativo Judicirio Funo tpica Administrar Funo Atpica Julgar e Legislar e e

Legislar e fiscalizar atravs do Julgar controle externo Administrar Julgar Legislar Administrar

Embora a Constituio tenha elencado 3 Poderes do Estado, seguindo a famosa teoria da "separao dos poderes" de Montesquieu, atualmente o uso do termo "separao dos poderes" ou "diviso dos poderes" alvo de crticas. O Poder do Estado para a doutrina majoritria apenas um (unicidade do poder poltico), e assim como a sua soberania, indelegvel (o interesse do povo no pode ser usurpado) e imprescritvel (no se acaba com o tempo). Desta forma, o que se separa ou se divide no o Poder do Estado (Poder Poltico) e sim as funes deste Poder, da termos a aplicao da expresso "tripartio funcional do Poder" (ou "distino das funes do poder") .O Poder a que nos referimos, o Poder Poltico, que continua uno, porm, exercido atravs das funes executiva, legislativa e judiciria. Lembrando que o titular deste Poder o povo, e os agentes ao exercerem cada uma destas funes devem agir em nome do povo. oportuno que relembremos agora as caractersticas do Poder Poltico: Unicidade - Ele apenas um, indivisvel. Impede-se, assim, que haja conflitos ou fracionamentos criando interesses diversos daquele que o real interesse do povo. Titularidade do Povo - "Todo o poder emana do povo" - O povo o titular da soberania e so os seus interesses que iro prevalecer. Imprescritibilidade - Este poder permanente, no se acaba com o tempo. Indelegabilidade - O povo no pode abrir mo de seu poder. Embora haja representantes, estes sempre agem em nome do seu povo. A separao dos Poderes ao longo dos tempos: Falamos em Montesquieu. Cabe-nos observar como aqueles nossos antigos amigos dividiam as funes do Poder Poltico:

26 Prof. Vtor Cruz WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

Eliane Aparecida dos Reis08614095660

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL ATA-MF PROFESSOR: VTOR CRUZ Aristteles (384 a.C 322 a.C.) considerado o primeiro pensador a dividir as funes do Estado, discorreu sobre o tema em sua obra A Poltica, e fazia isto atravs do que chamava de: Funo Deliberante (Primeiro Poder) aquela que seria responsvel por tomar as decises fundamentais; Funo Executiva (Segundo Poder) que iria administrar e executar as funes essenciais; e Funo Jurisdicional (Terceiro Poder). John Locke (1632 1704): Tratou novamente do tema, segundo ele, existiriam trs poderes que se converteriam em dois: o Poder Legislativo, o Poder Executivo e o Poder Federativo. O Poder Federativo seria responsvel pela manuteno das relaes com outros Estados, isso se fazia atravs de alianas (feudos, origem do termo federalismo), administrando, assim, a segurana e o interesse pblico externo. Locke, porm, afirmava que o Executivo e o Federativo, embora desempenhassem distintas funes, deveriam estar nas mesmas mos, fundindo-se em um, sob pena de levar ao caos o seu exerccio. Diviso Clssica - Montesquieu (1689 1755): Em sua obra O Esprito das Leis, dividiu as funes em Legislativa, Executiva e Judiciria, diviso esta que foi, em princpio, formalmente adotada pela Repblica Federativa do Brasil na Constituio de 1988. Aristteles Deliberante (1 Poder) Executiva (2 Poder) Jurisdicional (3 Poder) John Locke Legislativa Executiva Federativa Montesquieu Legislativa Executiva Judiciria Recomendo decorar apenas aquelas funes "singulares" a cada um dos pensadores, que esto destacadas no quadro acima.

27 Prof. Vtor Cruz WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

Eliane Aparecida dos Reis08614095660

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL ATA-MF PROFESSOR: VTOR CRUZ Peculiaridades das funes do Poder no sistema atual: Embora a Constituio Federal tenha adotado o poder poltico com suas funes distribudas por trs Poderes, a realidade se mostra mais complexa. A existncia no Brasil do Ministrio Pblico e dos Tribunais de Contas, por si, j suficiente para relativizar esta tripartio. Embora, no seja um consenso, nem nos parece vivel, a existncia de um quarto poder, achamos correto, ao menos, aceitar a existncia de uma quarta funo do poder poltico, assim, tais rgos (MP e Tribunal de Contas) poderiam estar enquadrados em uma chamada funo fiscalizatria. A funo legislativa, poderia ainda estar dividida em espcies: legislativa constitucional, legislativa ordinria e a normativa infralegal. Na funo executiva, poderamos ainda distinguir2a administrativa propiramente dita que basicamente a mquina pblica, da funo de governo que seria poltica, exercendo o direcionamento das polticas pblicas co-legislativas (sano, promulgao e publicao das leis). Jurisprudncia: Segundo o STF, os mecanismos de freios e contrapesos esto previstos na Constituio Federal, sendo vedado Constituio Estadual inovar criando novas hipteses de interferncias de um poder em outro (ADI 3046). Tambm se configura inconstitucional novas exigncias de aprovaes, como, por exemplo, a no observncia do prazo de 15 dias art. 83, CF para a necessidade de licena pela Assemblia Legislativa para que o Governador ou Vice venha se ausentar do pas (ADI 738). Ofende o princpio da independncia e harmonia entre os poderes, sendo assim, inconstitucional a norma que subordina convnios, acordos, contratos e atos de Secretrios de Estado aprovao da Assemblia Legislativa (ADI 676). 37. (FCC/TJAA-TRT-SP/2008) A funo do Vice-Presidente da Repblica de substituir o Presidente da Republica impedido do exerccio do cargo classificada como a) tpica de ordem constitucional. b) atpica de ordem legal.
2

funo gesto da a funo e funes

Como tambm faz Jos Afonso da Silva Curso de Direito Constitucional Positivo. 33 Ed., pg. 645.

28 Prof. Vtor Cruz WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

Eliane Aparecida dos Reis08614095660

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL ATA-MF PROFESSOR: VTOR CRUZ c) objetiva de ordem legal. d) objetiva de ordem mandamental. e) analtica de ordem mandamental. Comentrios: As funes podem ser tpicas ou atpicas. A funo do Vice-presidente de substituir o Presidente da Repblica uma funo bsica dele, inclusive a sua principal funo. Logo, trata-se de uma funo tpica, pois no excepcional, e isso decorre diretamente de mandamento constitucional. Logo, uma funo tpica de ordem constitucional. Gabarito: Letra A. 38. (FCC/Assistente - TCE - AM/2008) O Estado Unitrio incompatvel com o prncipio da separao de poderes. Comentrios: O Estado unitrio um Estado onde inexiste descentralizao do poder, ou seja, no h diviso "espacial" do poder. Porm, nada impede que ocorra separaes "funcionais" do poder. Estado unitrio se refere ao territrio, forma de Estado. A forma de Estado no influencia na existncia de poderes Legislativo, Executivo e Judicirio. Gabarito: Errado. 39. (FCC/Assistente - TCE - AM/2008) A monarquia absoluta incompatvel com o prncipio da separao de poderes. Comentrios: Na Monarquia Absoluta, o rei o detentor supremo de poder, ele o Legislativo, o Executivo e o Judicirio. No h o que se falar na atribuio destas funes pessoas diferentes. Gabarito: Correto. 40. (FCC/Defensor Pblico/2006) A teoria dos checks and balances prev que a cada funo foi dado o poder para exercer um grau de controle direto sobre as outras, mediante a autorizao para o exerccio de uma parte, embora limitada, das outras funes (Certo/Errado). Comentrios: O art. 2 da Constituio nos mostra que ao mesmo tempo em que os Poderes so independentes, so tambm harmnicos entre si, o que forma o chamado sistema de freios e contrapesos
29 Prof. Vtor Cruz WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

Eliane Aparecida dos Reis08614095660

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL ATA-MF PROFESSOR: VTOR CRUZ (check and balances), onde um Poder vai sempre atuar de forma a impedir o exerccio arbitrrio na atuao do outro. Decorrente disso, tem-se tambm a formao, em cada Poder, das funes tpicas e atpicas. As tpicas seriam aquelas precpuas de cada um: legislar (e tambm promover a fiscalizao oramentria), administrar ou julgar. As atpicas seriam as funes que seriam precpuas de outro Poder. Gabarito: Correto. 41. (FCC/AJAJ-TRT3/2005 - Adaptada) O princpio da independncia e harmonia entre os Poderes figura entre os princpios constitucionais fundamentais, tendo merecido um tratamento segundo o qual: a) nenhum dos Poderes poder exercer funes tpicas dos demais. b) a separao dos Poderes goza da garantia reforada de ser uma clusula ptrea da Constituio. c) no ser obrigatrio que nenhum Poder preste contas de seus atos a outro dos Poderes. d) a nomeao de membros de um dos Poderes no poder depender da aprovao de outro Poder. Comentrios: O correto seria a letra B, j que: Letra A - Existe essa possibilidade. Letra B - Correto! Letra C - Existe esse controle de um Poder sobre o outro. Letra D - Existem casos onde o Senado deve aprovar a nomeao feita pelo Presidente. Ex. Procurador Geral da Repblica, Presidente do Banco Central, Ministros do STF, etc. Gabarito: Letra B. 42. (ESAF/CGU/2004) O poder poltico de um Estado composto pelas funes legislativa, executiva e judicial e tem por caractersticas essenciais a unicidade, a indivisibilidade e a indelegabilidade. Comentrios: a tripartio funcional clssica adotada pela Constituio Federal de 1988 em uma viso atual, onde destaca-se a unicidade do Poder Poltico ocorrendo apenas uma atribuio das suas funes (executiva, legislativa e judiciria) aos Poderes do Estado.
30 Prof. Vtor Cruz WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

Eliane Aparecida dos Reis08614095660

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL ATA-MF PROFESSOR: VTOR CRUZ Gabarito: Correto. 43. (ESAF/ATA-MF/2009) A diviso funcional do poder , mais precisamente, o prprio federalismo. Comentrios: O federalismo uma repartio geogrfica, e de acordo com a predominncia do interesse (interesse nacional Unio-, interesse regional Estados -, e interesse local - Municpios). A questo trata da repartio funcional entre Executivo, Legislativo e Judicirio, logo, est incorreta. Gabarito:Errado. 44. (ESAF/AFT/2006) Segundo a doutrina, "distino de funes do poder" e "diviso de poderes" so expresses sinnimas e, no caso brasileiro, um dos princpios fundamentais da Repblica Federativa do Brasil. Comentrios: A doutrina repudia o nome diviso ou separao do poder, j que o Poder Estatal uno, indivisvel. Assim, o correto seria apenas a tripario "funcional" do poder. Gabarito: Errado. 45. (ESAF/AFTE-RN/2005) A adoo do princpio de separao de poderes, inspirado nas lies de Montesquieu e materializado na atribuio das diferentes funes do poder estatal a rgos diferentes, afastou a concepo clssica de que a unidade seria uma das caractersticas fundamentais do poder poltico. Comentrios: O poder do Estado uno e indivisvel, tal como a sua soberania. Essa unidade, no entanto, no conflita com a atribuio de funes conferida a cada um dos poderes do Estado, que juntos acabam por materializar esta unidade. Ou seja, o que se divide no o poder (interesse do povo) e sim as suas funes. Gabarito: Errado. 46. (ESAF/MRE/2004) O exerccio de uma das funes do poder poltico do Estado por um determinado rgo se d sob a forma de exclusividade, com vistas preservao do equilbrio no exerccio desse poder. Comentrios:
31 Prof. Vtor Cruz WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

Eliane Aparecida dos Reis08614095660

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL ATA-MF PROFESSOR: VTOR CRUZ No h exclusividade no exerccio da funo, j que existem funes que so tpicas de um poder e acabaro por se tornar funes atpicas de outros. Gabarito: Errado. 47. (ESAF/MRE/2004) caracterstica fundamental do poder poltico do Estado ser ele divisvel, o que d origem s trs funes que sero atribudas a diferentes rgos. Comentrios: A tripartio do poder no pode ser encarada como uma diviso do poder poltico, e sim como o exerccio funcional de cada uma de suas facetas. O poder poltico uno, indivisvel e inalienvel. Gabarito: Errado. 48. (ESAF/AFC-STN/2005) A funo executiva, uma das funes do poder poltico, pode ser dividida em funo administrativa e funo de governo, sendo que esta ltima comporta atribuies polticas, mas no comporta atribuies co-legislativas. Comentrios: Entendemos que a funo executiva se divide na funo administrativa e na funo de governo. A funo administrativa basicamente a gesto da mquina pblica enquanto a funo de goveno seria a funo poltica, exercendo o direcionamento das polticas pblicas alm das funes co-legislativas (sano, promulgao e publicao das leis). Gabarito: Errado. 49. (ESAF/Analista Jurdico-SEFAZ-CE/2007) A Constituio Federal de 1988 prev independncia e harmonia entre os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio. Logo, se o Poder Judicirio determinar que algum rgo administrativo adote providncias em virtude de deciso judical, estaria o Poder Judicirio ferindo o princpio da independncia dos poderes. Comentrios: Os Poderes so independentes, porm harmnicos, e esse poder correicional que o Judicirio exerce justamente uma das facetas do que chamamos de sistemas de freios e contrapesos, o que no fere a independncia dos poderes. Gabarito: Errado.

32 Prof. Vtor Cruz WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

Eliane Aparecida dos Reis08614095660

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL ATA-MF PROFESSOR: VTOR CRUZ 50. (ESAF/Auditor Fiscal do Trabalho MTE/2006) O exerccio da funo jurisdicional, uma das funes que integram o poder poltico do Estado, no exclusivo do Poder Judicirio. Comentrios: Ela tambm representa funo atpica dos outros poderes. Gabarito: Correto. 51. (ESAF/MRE/2004) O princpio da separao de poderes, previsto no art. 2, da Constituio Federal, assegura a independncia absoluta entre o Poder Legislativo, o Poder Executivo e o Poder Judicirio. Comentrios: Os Poderes so independentes, porm harmnicos entre si, o que faz com que no se possa falar em "independncia absoluta". Gabarito: Errado. 52. (ESAF/ATA-MF/2009) Aristteles apresenta as funes do Estado em deliberante, executiva e judiciria, sendo que Locke as reconhece como: a legislativa, a executiva e a federativa. Comentrios: A diviso clssica das funes do Poder apontada como de origem em Montesquieu, porm, outros pensadores so apontados como tericos sobre o tema: Aristteles que dividia as funes em deliberante, executiva e jurisdicional e John Locke com as funes legislativa, a executiva e a federativa, sendo esta (federativa) a responsvel pela manuteno das relaes com outros Estados. Gabarito: Correto. 53. (ESAF/ATA-MF/2009) Montesquieu abria exceo ao princpio da separao dos poderes ao admitir a interveno do chefe de Estado, pelo veto, no processo legislativo. Comentrios: Vimos que Montesquieu foi o idealizador da clssica diviso funcional do poder adotada pela CF/88, e em seu livro O Esprito das Leis, Montesquieu j percebia a necessidade do sistema de freios e contrapesos (check and balances) para que houvesse uma harmonia entre os poderes, um contingenciamento recproco entre eles. Um dos aspectos desse sistema de freios e contrapesos seria justamente o poder de veto que o Executivo, exercido poca pelo Rei, teria sobre as decises do Parlamento.
33 Prof. Vtor Cruz WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

Eliane Aparecida dos Reis08614095660

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL ATA-MF PROFESSOR: VTOR CRUZ Gabarito: Correto. Ok! Pessoal... Muito legal esse tema no mesmo??? Em caso de dvidas, me procurem pelo frum. Grande Abrao e excelentes estudos. Vtor Cruz

LISTA DAS QUESTES DA AULA: 1. (CESPE/Agente Administrativo-MPS/2010) A norma constitucional uma sobrenorma, porque trata do contedo ou das formas que as demais normas devem conter, apresentando princpios que servem de guias supremos ao exerccio das competncias dos rgos. 2. (CESPE/Agente Administrativo-MPS/2010) Segundo a estrutura escalonada ou piramidal das normas de um mesmo sistema jurdico, no qual cada norma busca sua validade em outra, situada em plano mais elevado, a norma constitucional situa-se no pice da pirmide, caracterizando-se como norma-origem, porque no existe outra que lhe seja superior. 3. (CESPE/Auditor-TCU/2009) Pelo princpio da supremacia da Constituio, constata-se que as normas constitucionais esto no vrtice do sistema jurdico nacional, e que a elas compete, entre outras matrias, disciplinar a estrutura e a organizao dos rgos do Estado. 4. (ESAF/AFC-CGU/2004) Um dos objetos do Direito Constitucional Comparado o estudo das normas jurdicas positivadas nos textos das Constituies de um mesmo Estado, em diferentes momentos histricotemporais. 5. (FUNIVERSA/APEX-Brasil/2006) O Direito Constitucional um ramo do Direito Privado, destacado por ser fundamental organizao do Estado e ao estabelecimento das bases da estrutura poltica. 6. (ESAF/Advogado-IRB/2006 - Adaptada) Segundo a doutrina, os princpios poltico-constitucionais so materializados sob a forma de normas-princpio, as quais, freqentemente, so desdobramentos dos denominados princpios fundamentais. 7. (ESAF/Analista-SUSEP/2010 - Adaptada) Muito se tem falado acerca dos princpios constitucionais. Sobre tais princpios, correto afirmar que:
34 Prof. Vtor Cruz WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

Eliane Aparecida dos Reis08614095660

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL ATA-MF PROFESSOR: VTOR CRUZ a) correto dizer que h distino entre os princpios constitucionais fundamentais e os princpios gerais do direito constitucional. b) as normas-snteses ou normas-matrizes no tm eficcia plena e aplicabilidade imediata. c) os princpios jurdico-constitucionais no so princpios constitucionais gerais, todavia no se constituem em meros desdobramentos dos princpios fundamentais. d) quando a Constituio prev que a ordem econmica e social tem por fim realizar a justia social, no estamos diante de uma normafim, por no abranger todos os direitos econmicos e sociais, nem a toda a ordenao constitucional. 8. (ESAF/TFC-CGU/2008) Assinale a opo que indica um dos objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil. a) Valorizar a cidadania. b) Valorizar a dignidade da pessoa humana. c) Observar os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. d) Constituir uma sociedade livre, justa e solidria. e) Garantir a soberania. 9. (ESAF/AFC-CGU/2008) A Repblica Federativa do Brasil possui fundamentos e as relaes internacionais do Pas devem ser regidas por princpios. Assinale a nica opo que contempla um fundamento da Repblica e um princpio que deve reger as relaes internacionais do Brasil. a) Soberania e dignidade da pessoa humana. b) Prevalncia dos direitos humanos e independncia nacional. c) Cidadania e valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. d) Pluralismo poltico e repdio ao terrorismo e ao racismo. e) Defesa da paz e soluo pacfica dos conflitos. 10. (ESAF/AFRFB/2009) Constitui objetivo fundamental da Repblica Federativa do Brasil, segundo preceitua o artigo 3o da Constituio Federal da Repblica/88, o respeito aos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. 11. (ESAF/ATRFB/2009) Todo o poder emana do povo, que o exerce apenas por meio de representantes eleitos, nos termos da Constituio Federal. 12. (ESAF/ATRFB/2009) A Repblica Federativa do Brasil no adota nas suas relaes internacionais o princpio da igualdade entre os Estados. 13. (ESAF/ATA-MF/2009) Marque a opo correta.
35 Prof. Vtor Cruz WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

Eliane Aparecida dos Reis08614095660

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL ATA-MF PROFESSOR: VTOR CRUZ a) A Repblica Federativa do Brasil buscar a integrao econmica, geogrfica, poltica e educacional dos povos da Amrica Latina. b) Construir uma sociedade livre, justa e solidria um dos fundamentos da Repblica Federativa do Brasil. c) A cooperao entre os povos para o progresso da humanidade constitui objetivo fundamental da Repblica Federativa do Brasil. d) Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao princpio que rege a Repblica Federativa do Brasil nas suas relaes internacionais. e) O repdio ao terrorismo e ao racismo princpio que rege a Repblica Federativa do Brasil nas suas relaes internacionais. 14. (ESAF/EPPGG-MPOG/2008) A Constituio acolhe uma sociedade conflitiva, de interesses contraditrios e antagnicos, na qual as opinies no ortodoxas podem ser publicamente sustentadas, o que conduz poliarquia, um regime onde a disperso do Poder numa multiplicidade de grupos tal que o sistema poltico no pode funcionar seno por uma negociao constante entre os lderes desses grupos tal que o sistema poltico no pode funcionar seno por uma negociao constante entre os lderes desses grupos ( SILVA, Jos Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo, 25. ed. So Paulo: Malheiros, 2005, pp. 143-145, com adaptaes ). Assinale a opo que indica com exatido o fundamento do Estado brasileiro expressamente previsto na Constituio, a que faz meno o texto transcrito. a) Soberania. b) Dignidade da pessoa humana. c) Valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. d) Cidadania. e) Pluralismo poltico. 15. (FCC/DPE-SP/2009) O princpio republicano, que traduz a maneira como se d a instituio do poder na sociedade e a relao entre governantes e governados, mantm-se na ordem constitucional mas hoje no mais protegido formalmente contra emenda constitucional. 16. (ESAF/AFC-STN/2005) Forma de governo diz respeito ao modo como se relacionam os poderes, especialmente os Poderes Legislativo e Executivo, sendo os Estados, segundo a classificao dualista de Maquiavel, divididos em repblicas ou monarquias. 17. (ESAF/Analista Jurdico-SEFAZ-CE/2007) A Repblica a forma de organizao do Estado adotada pela Constituio Federal de
36 Prof. Vtor Cruz WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

Eliane Aparecida dos Reis08614095660

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL ATA-MF PROFESSOR: VTOR CRUZ 1988. Caracteriza-se pela temporariedade governantes e pelo processo eleitoral peridico. do mandato dos

18. (ESAF/AFC-CGU/2006) O princpio republicano tem como caractersticas essenciais: a eletividade, a temporariedade e a necessidade de prestao de contas pela administrao pblica. 19. (ESAF/AFC-CGU/2006) Em funo da forma de governo adotada na Constituio de 1988, existe a obrigao de prestao de contas por parte da administrao pblica. 20. (ESAF/MPU/2004) Nos termos da Constituio de 1988, o Brasil adota a repblica como sistema de governo, elegendo, portanto, o princpio republicano como um dos princpios fundamentais do Estado brasileiro. 21. (ESAF/AFT/2006) A forma republicana no implica a necessidade de legitimidade popular do presidente da Repblica, razo pela qual a periodicidade das eleies no elemento essencial desse princpio. 22. (ESAF/ENAP/2006) Como conseqncia direta da adoo do princpio republicano como um dos princpios fundamentais do Estado brasileiro, a Constituio estabelece que a Repblica Federativa do Brasil composta pela unio indissolvel dos Estados, Municpios e do Distrito Federal. 23. (FGV/Fiscal-SEFAZ-RJ/2008) O Brasil uma repblica, a indicar o governo como: a) sistema. b) forma. c) regime. d) paradigma. e) modelo. 24. (FCC/TCE-CE/2006) Confederao a unio permanente de dois ou mais Estados-membros, os quais, conservando sua autonomia poltico-administrativa, abrem mo de sua soberania, em favor do Estado Federal. 25. (FCC/TCE-CE/2006) Estado simples aquele formado por mais de um Estado com alguns ou vrios poderes pblicos internos funcionando ao mesmo tempo. 26. (ESAF/AFTE-RN/2005) O Estado unitrio distingue-se do Estado federal em razo da inexistncia de repartio regional de poderes autnomos, o que no impede a existncia, no Estado unitrio, de uma descentralizao administrativa do tipo autrquico. 27. (ESAF/AFTE-RN/2005) Em um Estado federal temos sempre presente uma entidade denominada Unio, que possui personalidade
37 Prof. Vtor Cruz WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

Eliane Aparecida dos Reis08614095660

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL ATA-MF PROFESSOR: VTOR CRUZ jurdica de direito pblico internacional, cabendo representao do Estado federal no plano internacional. a ela a

28. (ESAF/AFC-CGU/2006) No elemento essencial do princpio federativo a existncia de dois tipos de entidade - a Unio e as coletividades regionais autnomas. 29. (FCC/TCE-CE/2006) Democracia semidireta aquela que se caracteriza pela eleio de representantes do povo, por meio do voto, dotada de mecanismos de participao popular direta, como o plebiscito, o referendo e a iniciativa popular. 30. (CESPE/Oficial de Inteligncia- ABIN/2010) A soberania popular exercida, em regra, por meio da democracia representativa. A Constituio Federal brasileira consagra, tambm, a democracia participativa ao prever instrumentos de participao intensa e efetiva do cidado nas decises governamentais. 31. (FCC/TCE-CE/2006) Parlamentarismo a forma de governo em que h profunda independncia entre os Poderes Legislativo e Executivo, que so exercidos por pessoas diferentes, podendo o Primeiro-Ministro indicado pelo Chefe do Executivo, ser destitudo por deciso da maioria do Legislativo, atravs da aprovao de moo de desconfiana. 32. (ESAF/AFTE-RN/2005) Sistema de governo pode ser definido como a maneira pela qual se d a instituio do poder na sociedade e como se d a relao entre governantes e governados. 33. (ESAF/AFTE-RN/2005) O presidencialismo a forma de governo que tem por caracterstica reunir, em uma nica autoridade, o Presidente da Repblica, a Chefia do Estado e a Chefia do Governo. 34. (ESAF/AFRF/2001) De uma Constituio que adota uma chefia dual do Executivo, com um Chefe de Estado e um Chefe de Governo, em que a permanncia deste no cargo depende da confiana do Poder Legislativo, pode-se dizer que adota caracterstica tpica do presidencialismo. 35. (ESAF/AFC-CGU/2004) Em um Estado Parlamentarista, a chefia de governo tem uma relao de dependncia com a maioria do Parlamento, havendo, por isso, uma repartio, entre o governo e o Parlamento, da funo de estabelecer as decises polticas fundamentais. 36. (FEPESE/Analista Jurdico PGE-SC/2010) Presidencialismo e Parlamentarismo, possvel dizer: Sobre o

a) No Parlamentarismo concentram-se as chefias de Estado e de Governo. b) No Presidencialismo separam-se as chefias de Estado e de Governo.
38 Prof. Vtor Cruz WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

Eliane Aparecida dos Reis08614095660

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL ATA-MF PROFESSOR: VTOR CRUZ c) Chama-se Primeiro Presidencialismo. Ministro o chefe de Governo no

d) O chefe de Estado assume as funes governamentais no Parlamentarismo. e) Enquanto que Monarquia forma, Parlamentarismo so sistemas de governo. Presidencialismo e

37. (FCC/TJAA-TRT-SP/2008) A funo do Vice-Presidente da Repblica de substituir o Presidente da Republica impedido do exerccio do cargo classificada como a) tpica de ordem constitucional. b) atpica de ordem legal. c) objetiva de ordem legal. d) objetiva de ordem mandamental. e) analtica de ordem mandamental. 38. (FCC/Assistente - TCE - AM/2008) O Estado Unitrio incompatvel com o prncipio da separao de poderes. 39. (FCC/Assistente - TCE - AM/2008) A monarquia absoluta incompatvel com o prncipio da separao de poderes. 40. (FCC/Defensor Pblico/2006) A teoria dos checks and balances prev que a cada funo foi dado o poder para exercer um grau de controle direto sobre as outras, mediante a autorizao para o exerccio de uma parte, embora limitada, das outras funes (Certo/Errado). 41. (FCC/AJAJ-TRT3/2005 - Adaptada) O princpio da independncia e harmonia entre os Poderes figura entre os princpios constitucionais fundamentais, tendo merecido um tratamento segundo o qual: a) nenhum dos Poderes poder exercer funes tpicas dos demais. b) a separao dos Poderes goza da garantia reforada de ser uma clusula ptrea da Constituio. c) no ser obrigatrio que nenhum Poder preste contas de seus atos a outro dos Poderes. d) a nomeao de membros de um dos Poderes no poder depender da aprovao de outro Poder. 42. (ESAF/CGU/2004) O poder poltico de um Estado composto pelas funes legislativa, executiva e judicial e tem por caractersticas essenciais a unicidade, a indivisibilidade e a indelegabilidade. 43. (ESAF/ATA-MF/2009) A diviso funcional do poder , mais precisamente, o prprio federalismo.
39 Prof. Vtor Cruz WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

Eliane Aparecida dos Reis08614095660

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL ATA-MF PROFESSOR: VTOR CRUZ 44. (ESAF/AFT/2006) Segundo a doutrina, "distino de funes do poder" e "diviso de poderes" so expresses sinnimas e, no caso brasileiro, um dos princpios fundamentais da Repblica Federativa do Brasil. 45. (ESAF/AFTE-RN/2005) A adoo do princpio de separao de poderes, inspirado nas lies de Montesquieu e materializado na atribuio das diferentes funes do poder estatal a rgos diferentes, afastou a concepo clssica de que a unidade seria uma das caractersticas fundamentais do poder poltico. 46. (ESAF/MRE/2004) O exerccio de uma das funes do poder poltico do Estado por um determinado rgo se d sob a forma de exclusividade, com vistas preservao do equilbrio no exerccio desse poder. 47. (ESAF/MRE/2004) caracterstica fundamental do poder poltico do Estado ser ele divisvel, o que d origem s trs funes que sero atribudas a diferentes rgos. 48. (ESAF/AFC-STN/2005) A funo executiva, uma das funes do poder poltico, pode ser dividida em funo administrativa e funo de governo, sendo que esta ltima comporta atribuies polticas, mas no comporta atribuies co-legislativas. 49. (ESAF/Analista Jurdico-SEFAZ-CE/2007) A Constituio Federal de 1988 prev independncia e harmonia entre os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio. Logo, se o Poder Judicirio determinar que algum rgo administrativo adote providncias em virtude de deciso judical, estaria o Poder Judicirio ferindo o princpio da independncia dos poderes. 50. (ESAF/Auditor Fiscal do Trabalho MTE/2006) O exerccio da funo jurisdicional, uma das funes que integram o poder poltico do Estado, no exclusivo do Poder Judicirio. 51. (ESAF/MRE/2004) O princpio da separao de poderes, previsto no art. 2, da Constituio Federal, assegura a independncia absoluta entre o Poder Legislativo, o Poder Executivo e o Poder Judicirio. 52. (ESAF/ATA-MF/2009) Aristteles apresenta as funes do Estado em deliberante, executiva e judiciria, sendo que Locke as reconhece como: a legislativa, a executiva e a federativa. 53. (ESAF/ATA-MF/2009) Montesquieu abria exceo ao princpio da separao dos poderes ao admitir a interveno do chefe de Estado, pelo veto, no processo legislativo.

40 Prof. Vtor Cruz WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

Eliane Aparecida dos Reis08614095660

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL ATA-MF PROFESSOR: VTOR CRUZ GABARITOS:

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27

Correto Correto Correto Correto Errado Errado A D D Errado Errado Errado E E Correto Errado Errado Correto Correto Errado Errado Errado B Errado Errado Correto Errado

28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53

Errado Correto Correto Errado Errado Errado Errado Correto E A Errado Correto Correto B Correto Errado Errado Errado Errado Errado Errado Errado Correto Errado Correto Correto

41 Prof. Vtor Cruz WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

Vous aimerez peut-être aussi