Vous êtes sur la page 1sur 32

1

1 INTRODUO

A atividade esportiva extremamente importante para o desenvolvimento fsico, social e mental e este desenvolvimento imprescindvel na infncia, fase onde ocorrem as principais abstraes da criana. No ambiente escolar, a criana pode se sentir mais solta e realiza atividades em grupo, voltadas para seu desenvolvimento intelectual e social. No contato direto com outras crianas, ela pode aprender a desenvolver-se socialmente, aprender a lidar com o prximo e principalmente a atuar na sociedade. Quando se fala em iniciao esportiva, no se est referindo apenas ao desenvolvimento de aulas de educao fsica, nas quais todas as modalidades de esporte so ensinadas. A iniciao esportiva acontece no momento em que as atividades esportivas so vividas e presenciadas pelo aluno que, passa a ter aquela atividade como ao cotidiana. Acredita-se que para que um aluno esteja apto a participar de uma iniciao esportiva na escola, o professor deve ter embasamento terico e prtico, conhecer as fases de desenvolvimento da criana, bem como saber da importncia que este processo tem no prprio desenvolvimento social, fsico e cognitivo da criana. Portanto, realizar uma iniciao esportiva na escola, com crianas de 1 a 4 srie (2 a 5 ano) do ensino fundamental possibilitar o seu crescimento pessoal. Atravs da prtica esportiva, as crianas so submetidas s situaes reais de convivncia interpessoal, de respeito s regras do futebol, de respeito ao prximo, de situaes de ganho ou de perda do jogo, ou seja, possibilita a criana se desenvolver emocionalmente. Para tanto, como j foi falado, necessrio que o professor seja sempre incentivado formao contnua e preparo terico para lidar com a situao de treinador. Isto porque ele quem estar em contato direto com o aluno e perceber seu desenvolvimento, suas conquistas e suas dificuldades.

Sendo assim, para compreender a criana, tambm importante a interao com os pais. Isto porque so os pais, os responsveis pelo provimento das caractersticas morais e sociais da criana, alm de serem responsveis por fornecer caractersticas que iro compor a personalidade da criana. No perodo da infncia, e interessante a presena dos pais, pois elas tm a necessidade de serem observadas e incentivadas no apenas pelos professores, mas pelos pais tambm. Principalmente pelos pais. Para tanto, ser destacado como o futebol possibilita o desenvolvimento das crianas em diversos aspectos. Mas, deve existir um preparo dos professores para a realizao de tal atividade. Sendo assim, destaca-se neste trabalho monogrfico que funo da escola auxiliar na formao fsica, mental, social e cognitiva da criana e tambm perceptvel que tal crescimento essencial para a formao de um cidado na sociedade. As aulas de Educao Fsica so conhecidas por desenvolver o aspecto fsico da criana. Mas, aceitar conceito ultrapassado. Isto porque j est comprovado que atravs das atividades fsicas, conceitos como regras, convivncia, desenvolvimentos do aspecto emocional e social so trabalhados. Portanto, como o professor de Educao Fsica poder iniciar seus alunos na prtica esportiva do Futebol, respeitando suas caractersticas cognitivas, fsicas e sociais? Propor mtodos para promover a cultura iniciao esportiva ao futebol destacando sua importncia no crescimento fsico, mental e social da criana o objetivo principal deste trabalho.

2 PROCESSO HISTRICO DA EDUCAO FSICA

A prtica da educao fsica, desde os tempos mais remotos, sempre esteve presente na vida do homem. Atividades como marchar, trepar, correr e saltar so denominaes eruditas daquela simples e natural repetio de movimentos, que a hostilidade do habitat do homem primitivo o obrigava a empreender (MARINHO, 1982). Sendo assim, torna-se necessrio o resgate e o desenvolvimento das capacidades naturais do homem. E nada mais natural do que comearmos pelas crianas, pois, se a natureza brindou a formiga com resistncia, o elefante com fora, o leopardo com velocidade, ao homem brindou com a infncia (FREIRE, 1988). Segundo Brum (1999), o corpo o primeiro meio de percepo e de expresso da criana e tambm comunicao com o outro ser. ele que precede e repara as outras formas de comunicao, de modo especial a linguagem e continuava ser um dos meios de comunicao mais autntico e profundo mesmo no adulto. Uma criana que corre atrs do gato, pula no sof, ou brinca de casinha, alm de desenvolver movimentos naturas, desenvolve tambm sua criatividade de imaginao, inteligncia, percepo, pois, a coordenao harmoniosa em todos os atos. A vida diria exige intima colaborao da mente e do corpo (KLOETZEL, 1977). Com sua viva imaginao, a criana inventa histrias e as enfeita. Em formas de interpretao, desempenhando papis cantados ou falados, ela se identifica, em seu movimento, com sua imagem representada. Ela encontra prazer no movimento caracterizador e encontra por si mesma, atividades decisivas. Seu movimento espontneo possui carter expressivo (SEYBOLD, 1980).

Mesmo assim, Freire (1988), comenta que crianas so segregadas em apartamentos e favelas, e imobilizadas em bancos escolares e salas de aula especialmente construdas para evitar o movimento. Porque os interesses de nossa sociedade produtiva h muito que descobriram que a soluo do problema da produo (produzir o que?) est na eliminao da infncia. Com muita propriedade condiz que no se pode eliminar a infncia sem restringir e disciplinar o movimento corporal. No h como se exprimir no mundo que seja pela motricidade; no h como se libertar que no seja pelo movimento. Porm, antes da dcada de 70 predominaram na rea a educao Fsica as tendncias: Higienista, Militarista, Pedagogicista e Competitivista. A partir de 1921 o Brasil adotou como mtodo oficial da Educao Fsica o mtodo do Exrcito Francs, sendo considerado um marco na transio da hegemonia da Concepo Higienista para Militarista (GUIRALDELLI, 1991). Segundo Betti (1991), o governo oficializou o mtodo Francs para as escolas secundrias em 1931, e cuja traduo havia sido feita na escola de Sargentos da infantaria. No perodo de 19301945, as instituies militares habilitaram a maior parte dos especialistas em Educao Fsica. Para Guiraldelli (1991), a Concepo Higienista tinha como competncia o desenvolvimento integral do organismo, preveno de enfermidades, com o objetivo de despertar hbitos e qualidades morais. Esta concepo em grande parte foi absorvida pela militarista. Para o autor, a educao fsica brasileira, no perodo ps 1945, envolveu-se na rede de um arcabouo ideolgico, ou seja, a concepo Militarista cedeu espao a tendncia Pedagogicista. Contudo, o mesmo perodo citado por Betti (1991), como Escola Nova de pensamento liberal e cujas idias e prticas havia diminudo no Estado e com a Constituio de 1946, voltaram tona. Nesse perodo os liberais defendiam a Educao Fsica que proporcionasse uma educao integral, aquisio de hbitos higinicos e reclamavam a forma de educao nacional. Com a ditadura militar nos anos 60 ganhou corpo a educao fsica Competitivista, tendo como objetivo amortecer a populao estudantil e trabalhadora para perpetuar a dominao militar (GUIRALDELLI, 1991). Betti (1991) coloca que, o perodo de 1969 1979, assinalou a ascenso do esporte provocada pelo Estado e a incluso do binmio Educao Fsica / Esporte na planificao estratgica do governo. Ocorreram tambm profundas mudanas na poltica educacional e na Educao Fsica

Escolar, que se subordinou ao sistema esportivo e a expanso sedimentao do sistema formador de recursos humanos para a Educao Fsica e o esporte, como forma de ascenso poltica. Guiraldelli (1991) mostra que, as tendncias so incorporadas as anteriores e fazem um relato: Nem sempre alteraes na literatura sobre a educao fsica correspondem a uma efetiva mudana ao nvel da prtica. O autor relata ainda que nos ltimos anos de Ditadura Militar, aps 20 anos de regime, os discursos mudavam, pois admitiam que os problemas bsicos do pas no se solucionavam e, pelo contrrio, haviam-se aprofundado. No final da dcada de 70 e no inicio dos anos 80, configura-se a necessidade de uma mudana de rumos na Educao Fsica Brasileira. No entanto, Darido (2003) relata que surgem novos movimentos na rea em oposio aos modelos anteriormente citados, como: abordagem desenvolvimentista, interacionista-construtivista, crtico-superadora e sistmica.

3 HISTRIA DO FUTEBOL

Historiadores, na busca da origem do futebol, mencionam jogos com bola de bambu nos quais se usavam ps e mos desde cinco mil anos a.C. na China, e 4500 a.C, no Japo, portanto h mais de sete mil anos. Durante o reino de Yang-Ts (atribui-se a ele a inveno do futebol), cerca de 2500 a.C., oito jogadores disputavam jogos num campo de 14 m, com duas estacas ligadas por um fio de seda em cada extremo do campo, bola redonda de vinte e dois centmetros de dimetro, feita de couro e recheada de cabelo e crina. Nessa mesma poca, jogava-se no Japo o kema-ri, com caractersticas semelhantes. Originrio do continente asitico, mais precisamente da China, durante o Imprio de Cheng-Ti (32 a.C) e conhecido pelo nome de tsu-chun (tsu significando chutar e chun bola de couro). Nele, bolas de couro eram jogadas com os ps, com o objetivo de marcar gols na abertura de cinqenta centmetros no centro de uma cortina de seda de dez metros de altura. Aspectos culturais e sociais da civilizao oriental foram levados para o Oriente Mdio pelas guerras, principalmente as de Alexandre, O grande, e os jogos estavam entre eles. Na Grcia, 800 a.C., jogava-se o epyskiros, que se transformou em harpaston, e depois em harpastum, quanto os romanos l chegaram, encontrando aquele jogo. Na antiga Roma, um jogo chamado de harpastum era disputado com o objetivo de marcar tentos na baliza adversria, formada por duas estacas ligadas por uma fita de seda. A bola era de couro e recheada de crina de cavalo (BORDENAVE, 1991). Tudo leva a crer que do harpastum derivaram os jogos disuptados na Idade Mdia, na Itlia e em outros pases. Na Itlia, a derivao do harpastum deu-se com o nome de gioco del clcio. Jogava-se com vinte e sete jogadores e o gol era marcado fazendo a bola passar entre dois bastes.

Segundo Matta (1982), havia indcios de sistemas e tticas, sendo os vinte e sete jogadores divididos em: corredores, sacadores, dianteiros e defensores. Jogava-se aos domingos, principalmente prximo do carnaval. Era jogado pela elite da sociedade e pelos altos oficiais da Igreja. Sabe-se que os Papas Clement VII, Leon X e Urbain VII foram campees no florentino. Na Frana, antila Glia, recebeu o nome de soule ou choule. Tinha caractersticas semelhantes s do haspartum, mas o campo era muito maior,sendo o comprimento determinado por duas ruas, igrejas ou quaisquer pontos de referncia. No entanto, o objetivo era o mesmo: o de levar a bola ao fim do campo. O jogo foi introduzido na Inglaterra em 16 de outubro de 1066 pelos seguidores de Willian, o Conquistador, aps a batalha de Hastings. O jogo era jogado com muita violncia. Em 1823, o foot-ball foi estabelecido dentro das caractersticas atuais, a partir do burling, distinguindo-se do rugby, no qual era permitido jogar com as mos, quando Willian Ebb Ellis, da Universidade de Rugny, pegou a bola com as mos e correu com ela driblando vrios oponentes at cruzar a linha de gol. Em 1948 houve uma unificao das regras com a participao de Cambride, Harrouw, Westminster, Winchester e alunos de Elton. Eram ento, quatorze regras. Depois vieram acrscimos: impedimento, rbitro, goleiro podendo usar as mos, arremesso lateral, escanteio, pnalti e troca de lado na metade do tempo (MATTA, 1982). O futebol cresceu rapidamente na Inglaterra e em 26 de outubro de 1863, na Freemason Tavern, Great Queen Street, em Londres, foi fundada a Federao Inglesa de Futebol (English Foot Ball Association) da o nome de Association, e no em funo de o jogo dever ser praticado coletivamente. Da Inglaterra, o esporte foi levado para outros pases, como Dinamarca e Itlia. Na Amrica do Sul, o primeiro clube a ser fundado foi na Argentina (Buenos Aires Football Club B.A.F.C, em 1867). indubitvel o fascnio que a esfera, extenso do circulo como o Sol e a Lua, no caso do futebol a bola, com sua urea mgica, exerce sobre o ser humano, que, desde as primeiras geraes, mesmo nas mais tenras idades, se diverte jogando por prazer e regozijo. Com uma

bola, um homem no est s, e control-la, ou mesmo chut-la constitui um desafio imaginao e criatividade (FREIRE, 1991). No princpio, os jogadores atuavam de forma intuitiva, desordenada e voltados somente para o ataque, na inteno de marcar goals e vencer o match. Isto fazia com que praticamente todos corressem atrs da bola, no ataque e perto da baliza do oponente. Hoje, o futebol o mais popular esporte da Terra, graas ao seu fascnio, facilidade de poder ser praticado em pequenos espaos e ao baixo custo do material, pois, uma simples bola feita de meia velha, recheada de papel, jogada por ps descalos, exercita, diverte e socializa uma coletividade. Conforme Greco (1998), a International Football Association Board (I.F.A.B) foi fundada em 1883, pelas quatro Federaes Inglesas, com a finalidade de uniformizar as regras. Em 1888, o futebol j era jogado profissionalmente na Inglaterra. Tambm possui mritos na escalada do sucesso o trabalho desenvolvido pela Federation Internacionale de Football Association (FIFA), fundada em Paris no dia 21 de maio de 1904, magnificamente dirigida pelo ilustre brasileiro Jean Marie Faustin Godefroid Havelange, o doutor Joo Havelange, por vinte e quatro anos, desde 11 de junho de 1074 at junho de 1998, que elegeu seu sucessor, o suo Joseph Blatter. Foram fundadoras as Associaes da Frana, Blgica, Dinamarca, Holanda, Espanha e Sua. A FIFA no apenas auxiliou as Federaes mais poderosas a popularizarem o esporte, como tambm executou programas de aperfeioamento em todos os nveis nas Federaes dos continentes africano, asitico e ocenico. Por tudo isso, quando a cada quatro anos se realiza a Copa do Mundo, uma grande parte da populao mundial tem suas atenes voltadas para aquela competio, chegando ao cessarfogo em casos de conflitos e guerras. Sabe-se tambm, infelizmente, de casos em que conflitos comearam pelo futebol. O esporte, de forma geral, o futebol em particular, o meio mas fcil de aproximar os homens, acabar com as injustias sociais e levar os povos paz definitiva.

O futebol, atualmente, uma atividade extremamente profissional, que movimenta altas somas de dinheiro e propicia o sustento de uma infinidade de profissionais dos mais diferentes segmentos da sociedade dirigentes, empresrios, mdicos, psiclogos, dentistas, professores, treinadores, atletas, massagistas, fisioterapeutas, jornalistas, fotgrafos e outros (MATTA, 1982). 3.1 O futebol no Brasil O futebol, no Brasil, o principal esporte do pas. Foi introduzido por Charles Miller, um jovem brasileiro que, aps viagem pela Inglaterra, trouxe consigo duas bolas de futebol e passou a tentar converter a comunidade de expatriados britnicos da cidade de So Paulo de jogadores de crquete para futebolistas, criando um clube de futebol no Brasil (DUARTE, 1997). O futebol rapidamente se tornou uma paixo para os brasileiros, que frequentemente referem-se ao pas como "a ptria de chuteiras" ou o "pas do futebol". Segundo pesquisa feita pela Fundao Getlio Vargas, o futebol movimenta R$ 16 bilhes por ano, tendo trinta milhes de praticantes (aproximadamente 16% da populao total), 800 clubes profissionais, 13 mil times amadores e 11 mil atletas federados O futebol no Brasil comeou como algo apenas praticado pela elite. Diz-se que a primeira bola de futebol do Brasil foi trazida em 1894 pelo paulista Charles Miller. Segundo Santos (1998), a aristocracia dominava ligas de futebol, enquanto o esporte comeava a ganhar as vrzeas. Inicialmente, apenas brancos podiam jogar futebol no Brasil como profissionais, dado o fato da maioria dos primeiros clubes terem sido fundados por estrangeiros. Em jogo contra o seu exclube, o Amrica, o mulato Carlos Alberto no Campeonato Carioca de 1914, por conta prpria, chegou a cobrir-se com p-de-arroz para que ele parecesse branco, mas com o decorrer da partida, o suor cobria a maquiagem de p-de-arroz e a farsa foi desfeita . A torcida do Amrica, que o conhecia pois ele tinha sido um dos jogadores que sairam do clube na ciso interna de 1914, tendo sido campeo carioca em 1913, comeou a persegui-lo e a gritar "p-de-arroz", apelido que foi absorvido pela torcida do Fluminense,que passou a jogar p-de-arroz e talco entrada de seu time em campo. Na dcada de 20, os negros comearam a ser aceitos em outros clubes, e o Vasco foi o primeiro dos clubes grandes a vencer ttulos com uma equipe repleta de jogadores negros e pobres.

10

Durante os governos de Vargas (principalmente) foi feito um grande esforo para alavancar o futebol no pas. A construo do Maracan e a Copa do Mundo do Brasil (1950), por exemplo, foram na Era Vargas. A vitria no Mundial de 1958, com um time comandado pelos negros Didi e Pel, pelo mulato Garrincha e pelo capito paulista Bellini, ratificou o futebol como principal elemento da identificao nacional, j que rene pessoas de todas as cores, condies sociais, credos e diferentes regies do pas. Desde o incio do sculo XXI, o Brasil se tornou o maior exportador mundial de jogadores. Nos ltimos anos, a sada de jogadores movimentou mais de 440 milhes de dlares, se tornando um dos principais produtos de exportao do pas, ultrapassando produtos como banana, ma e uva. Desde que o Banco Central comeou a registrar a venda de atletas para o exterior, em 1993, as exportaes j somam dois bilhes de dolres. O principal destino dos jogadores Portugal: em 2008, 209 futebolistas se transferiram para o pas. A Europa a maior importadora de atletas brasileiros: dos 1.176 que saram do Brasil em 2008, 762 tiveram como destino a regio. Em segundo lugar vem a sia, com 222 jogadores. A transferncia de brasileiros para o exterior to generalizada que o presidente da FIFA, Joseph Blatter, chegou a afirmar que um dia "todas as selees do mundo jogaro apenas com brasileiros (GRACIANO, 1984). Apesar desse panorama, os altos valores negociados no refletem uma grande valorizao do atleta brasileiro quando atuando no pas. A alta quantia muito mais pela grande quantidade de jogadores negociados, j que at hoje poucos clubes brasileiros conseguiram cifras significativas na venda de um nico jogador. Na lista das dez maiores transferncias da histria do futebol, no se encontra nenhum brasileiro negociado por um time nacional. A desvalorizao do jogador brasileiro quando fora na Europa tem no caso de Kak seu exemplo mais explcito: ganhador do prmio de Melhor Jogador do Ano em 2007 pela FIFA e um dos atletas mais valorizados atualmente, ele saiu do So Paulo para o Milan por apenas US$ 8,25 milhes, o que levou a Silvio Berlusconi, presidente do clube milans, a declarar: "Foi a maior contratao da histria do Milan. E a preo de banana." Para os clubes, a culpa de tal xodo da Lei Pel. A Lei 9.615/98, mais conhecida pelo nome de seu criador, Pel, entrou em vigor em 26 de maro de 2001, instituindo o passe livre. O passe, que era o vnculo do jogador com o clube, passou a ser substitudo por um vnculo trabalhista e desportivo, permitindo que um jogador sob contrato fosse contratado por outra equipe mediante o pagamento de uma clausula penal. Segundo os clubes, a Lei Pel enfraqueceu as agremiaes, por no haver uma legislao especfica voltada para resguardar os

11

interesses dos mesmos. Para os atletas, o fim do passe representou o fim de um vnculo injusto, onde o time era o nico com o poder de deciso sobre o futuro de seus jogadores. Com o grande exdo de jogadores nos ltimos anos, inicou-se um debate para mudar certos pontos da Lei Pel (BELTRO, 2000).

4 INICIAO ESPORTIVA E O FUTEBOL

12

No Brasil, o futebol tem um fenmeno de grande importncia sociocultural e , tambm, vastamente vivenciado pelo brasileiro em seu dia-a-dia e a ele dado novo valor a partir de sua apropriao pelos diversos grupos sociais existentes neste pas. Numa nao em que o Futebol orgulho nacional de praxe que a maioria dos pais apostem em seus filhos esperanas de que um dia eles sejam jogadores famosos e os incluam em projetos de iniciao esportiva. Isso ocorre com os pais que possuem condies financeiras de incluir seus filhos em Escolinhas de Futebol. Mas, as crianas que no possuem boas condies financeiras praticam este esporte, geralmente, na escola e nos momentos vagos, nas ruas e campos de futebol existentes em suas comunidades. Iniciar o conhecimento deste esporte, portanto ocorre a partir do momento em que ele praticado. Mas, h vrios conceitos existentes por trs da atividade ldica que existe nos primeiros jogos praticados por crianas. Para Todt (2006) o esporte desempenha expressiva influncia nos processos de desenvolvimento desde a infncia isto porque a preparao de jovens atletas para a Iniciao Esportiva centra sua ateno nas relaes interpessoais. Tal autor enfatiza que o esporte, a partir do ponto de vista psicolgico e motor, abranger o jogo, seus objetivos, funes, meios, treinamentos, a comunicao no grupo, os tipos de vnculos que se estabelecem entre jogadores, tcnicos, familiares e torcedores, alm das prprias instituies, entre tantos outros pontos possveis de serem investigados. A iniciao esportiva o perodo em que a criana comea a aprender de forma especfica e planejada a prtica esportiva. Acrescenta-se que a iniciao esportiva marcada pela prtica regular e orientada de uma ou mais modalidades esportivas, e o objetivo imediato dar continuidade ao desenvolvimento da criana de forma integral, no implicando em competies regulares. A iniciao esportiva, portanto, iniciar uma determinada pessoal em uma modalidade esportiva, observando suas caractersticas principais e as incluindo em tal modalidade. J na infncia ela importante para a criana, pois possibilita seu crescimento, tanto fsico como social. Porm segundo Arena e Bhme (2000), as atividades esportivas podem contribuir para um desenvolvimento bio-psicosocial harmonioso da criana e do adolescente nos diferentes perodos etrios, mas tal fato indica a necessidade de se estudar como as crianas esto sendo iniciadas, bem como se a forma utilizada correta e coerente com suas condies, caractersticas e necessidades, correspondendo ou no ao seu estgio de desenvolvimento.

13

Arena (2000) por exemplo, descreve que a iniciao esportiva ocorre em trs estgios. A iniciao desportiva, primeira etapa, portanto, ocorre entre oito e nove anos e seu objetivo a aquisio de habilidades motoras e destrezas especficas e globais, conseguidas atravs de formas bsicas de movimentos e de jogos pr-desportivos. neste perodo que a criana encontra-se competente para a aprendizagem inicial dos esportes, nada obstante, ainda no est hbil para o esporte coletivo de competio. Entende-se, assim, que o esporte coletivo atrai as crianas muito mais pelo prazer da atividade em si do que pela prpria competitividade. O autor ainda ressalta que o ideal, nessa fase, oferecer vrias oportunidades para o desenvolvimento das mais variadas formas de habilidades criana, instrumentalizando-a com atividades motoras que podero ser utilizadas em diversos esportes coletivos. Dario (2001) defende a iniciao esportiva, como parte de um Programa de Educao Fsica deve ser abordada como aprendizagem e desenvolvimento motor, com tticas e regras bsicas e sem muita exigncia tcnica, fsica ou ttica, tendo como objetivo cooperar para a formao integral do aluno (fsico, cognitivo e afetivo-social), podendo, a partir da ser uma preparao tcnica para os esportes escolares. Entretanto, segundo esses mesmos autores, o que acontece na realidade o uso da competio esportiva, envolvendo classes, turmas e at outras escolas, sem uma preparao adequada dos educandos. (CAPITANIO, 2003). J na prxima fase, que se encontra na faixa etria de 10 e 11 anos de idade, fase do aperfeioamento desportivo, a criana j experimenta e participa plenamente de aes baseadas na cooperao e colaborao. Portanto, o jogo assume um aspecto scio-desportivo, no qual seus participantes interatuam exercendo um papel definido a ser cumprido. Esta etapa ter por objetivo introduzir os elementos tcnicos fundamentais, tticas gerais e regras atravs de jogos educativos e contestes e atividades esportivas com regras. Arena (2008) destaca que esta considerada uma excelente faixa etria para o aprendizado, sendo que, as atividades fsicas esportivas a serem oferecidas nessa faixa etria devem ter o intuito de ampliar o repertrio de movimentos dos fundamentos bsicos dos diversos esportes e, tambm, instrumentalizar as crianas com elementos psicossociais que permitam a socializao e as aes cooperativas atravs de jogos e brincadeiras. Na terceira e ltima, denominada introduo ao treinamento, a criana entre 12 e 13 anos alcana um significativo desenvolvimento da sua capacidade intelectual e fsica, tendo como objetivo o aperfeioamento das tcnicas individuais, dos sistemas tticos, alm da aquisio das qualidades fsicas necessrias para a prtica do desporto.

14

Portanto, ao professor cabe perceber que as crianas passam por fases e que elas devem ser respeitadas, no adiantando nem atrasando o processo. Percebe-se que muitas caractersticas das crianas podem ser perceptveis no trabalho dirio com eles. As crianas, inicialmente querem praticar esportes por serem ligadas ao ldico. Sendo assim, o professor de Educao Fsica deve estar apto a realizar a atividade de iniciao esportiva, respeitando as caractersticas individuais de cada aluno e sabendo qual a melhor fase para desenvolver tal trabalho. De acordo com Oliveira & Paes (2004) a fase de Iniciao Esportiva I corresponde da 1. 4. sries do ensino fundamental, atendendo crianas com idades entre 7 e 10 anos. O envolvimento das crianas nas atividades desportivas deve ter carter ldico, participativo e alegre, a fim de oportunizar o ensino das tcnicas desportivas, estimulando o pensamento ttico. Todas as crianas devem ter a possibilidade de acesso aos princpios educativos dos jogos e brincadeiras, influenciando positivamente o processo ensino-aprendizagem. Portanto, compreensvel que se devem evitar, nos jogos desportivos coletivos, as competies antes dos 12 anos, pois estas exigem a perfeio dos movimentos ou gestos motores e tambm grandes solues tticas. Paes (apud OLIVEIRA & PAES, 2004) afirma que as crianas para iniciarem esportivamente devem ter o domnio do corpo, a manipulao da bola, o drible, a recepo e os passes, podendo utilizar-se do jogo como principal mtodo para a aprendizagem. A fase de iniciao esportiva II marcada pela aprendizagem de vrias modalidades esportivas, atendendo crianas e adolescentes da 5 7 sries do ensino fundamental, com idades aproximadas de 11 a 13 anos, correspondente primeira fase da adolescncia. De acordo com os autores, como a fase de iniciao desportiva I visa estimulao e ampliao do desenvolvimento motor por intermdio das atividades variadas especficas, mas no especializadas de nenhum esporte, a fase de iniciao esportiva II estimula aprendizagem de diversas modalidades esportivas, dentro de suas particularidades. J a iniciao esportiva III a fase que corresponde faixa etria aproximada de 13 a 14 anos, s 7 e 8 sries do ensino fundamental. Destaca-se que o desenvolvimento dessa fase, para os alunos/atletas, a automatizao e o refinamento dos contedos aprendidos anteriormente, nas fases de iniciao esportiva I e II, e a aprendizagem de novos contedos, fundamentais nesse momento de desenvolvimento esportivo, como as regras e tticas do jogo.

15

Cabe ressaltar, novamente, que o professor de Educao Fsica deve ter compreendido essas etapas para iniciar seus alunos na vida esportiva. Isto porque, caso queira que as habilidades de seus alunos sejam desenvolvidas e aprimoradas essencial o conhecimento desses conceitos. Filgueira (2006) destaca as fases pelas quais as crianas passam na iniciao esportiva relacionada ao Futebol. Tal autor destaca que o futebol um esporte muito complexo, por isso muito importante que a criana, nos nveis de idade Fraldinha, Dentinho e Dente de Leite, tenham uma formao bsica, e desenvolva de forma gradativa as habilidades fsico-mentais como, conscincia corporal, coordenao, flexibilidade, ritmo, agilidade, equilbrio, percepo espao-temporal e descontrao. Tais fases descritas por Filgueira (2006) tambm vo de encontro s outras fases da Iniciao Esportiva descritas por Oliveira & Paes (2004). Estas fases estipulam idades, baseadas at mesmo nas fases do desenvolvimento infantil, para o desenvolvimento das habilidades existentes na prtica esportiva. Isso muito interessante de ser percebido, pois a criana no deve comear a prtica esportiva na escola compreendendo regras de jogo, e sim se familiarizando com o esporte. Filgueira (2006) destaca que no nvel Fraldinha, o professor de Educao Fsica/Treinador deve estar atento aos objetivos de desenvolvimento da psicomotricidade como a formao de esquema corporal e trabalho com atividades naturais e recreativas. Sendo assim, ele cita atividade com o objetivo de desenvolver conhecimentos de espao-temporal, lateralidade e domnio; desenvolver noes de tamanho, peso, altura, direo, profundidade e velocidade; e o ritmo. J no nvel Dentinho, que abrange a faixa etria de 9 a 11 anos, Filgueira (2006) destaca que a melhor fase para aprendizagem motora. O treinamento fsico nessa etapa tem o objetivo de aperfeioar os movimentos em geral como tambm os movimentos naturais ritmados. Isso se d atravs de atividades dinmicas e sem formalidades com tcnicas simples e com grandes variedades de exerccios e incorporando s tcnicas motoras aprendidas para desenvolver a criatividade do aluno. Na outra etapa, Filgueira (2006), denominada Dente de Leite, que abarca as idades de 11 a 13 anos, forma-se a criana para a atuao pr-desportiva, e ela passa a observar os fundamentos desportivos. Ela tambm desenvolve o perodo de formao motora especfica e a formao

16

corporal, educativo de corrida, rendimento, criatividade e formao fsica tcnica. Neste perodo, o treinamento tem por objetivo a formao fsica de base e a formao dos fundamentos desportivos. As atividades desenvolvidas so desempenhadas atravs de exerccios com deslocamento utilizando bolas para desenvolver destrezas tcnicas. Portanto, assim como Oliveira & Paes (2004), divide em faixas etrias os perodos em que as crianas podem desenvolver os conhecimentos sobre o futebol e passar a conhecer suas fundamentaes, regras e o jogo de uma forma geral. Inicialmente, como abordam os autores, a criana passa por um momento de adaptao, no qual ela deve criar condies para que o jogo seja importante em sua vida. S a partir de ento que se pode realizar a atividade do jogo em si. A iniciao esportiva, portanto, no apenas apresentar o jogo para a criana, mas incentiv-la a entrar no jogo e a participar ativamente dessa atividade. Porm, essa introduo ao mundo do esporte deve ocorrer por etapas. Para tal diviso em faixas etrias, necessrio haver conhecimento das fases de desenvolvimento da criana, j que ela passa por vrias etapas em seu crescimento. Portanto, o professor/treinador dever conhec-las e tentar adequar seu trabalho s necessidades dos alunos. 4.1 Fundamentos do futebol Podemos dividir os fundamentos tcnicos em dois tipos de aes: movimentos sem bola (corrida com mudana, saltos, giros, etc.); movimentos com bola (recepo, passe, chute, etc.). De acordo com essa diviso, pretendemos desenvolver aqui somente as tcnicas bsicas do futebol pertencentes ao grupo b (movimentos com bola), executando as aes especficas desenvolvidas pelos jogadores que ocupam a posio de goleiro. Para uma melhor prtica do futebol, faz-se necessrio o conhecimento e domnio de algumas tcnicas bsicas, tais como: conduo, passe, chute, drible ou finta, recepo, cabeceio e arremesso lateral (GIMENEZ, 2002). O cabeceio e o arremesso lateral sero abordados como elementos pertencentes a outros fundamentos tcnicos, ou seja, o arremesso lateral seria considerado uma forma de passe, e o

17

cabeceio, dentro dos demais fundamentos. As tcnicas sero abordadas na seguinte seqncia: definio e conceituao do termo, descrio da tcnica e as possveis variaes e formas. Conduo. o ato de deslocar-se pelos espaos possveis do jogo, tendo consigo o passe de bola. Tcnica de conduo de bola: posicionar o corpo e moviment-lo de maneira a facilitar o tipo de conduo desejada; manter a bola numa distancia que facilite a seqncia da conduo, bem como as variaes necessrias de acordo com exigncia da situao; utilizar o tipo de toque adequado situao; postura adequada movimentao, com o centro de gravidade um pouco mais baixo, quando necessrio um melhor domnio e mais alto, quando conduzir em alta velocidade; distribuir a ateno na bola, no espao e nos demais jogadores. Passe. um elemento tcnico inerente ao fundamento chute, que se caracteriza pelo ato de impulsionar a bola para um companheiro. Tcnica do passe: posicionamento do corpo de maneira favorvel a sua execuo; p de apoio ao lado (atrs ou frente) da bola; projeo da perna (membro inferior direito ou esquerdo) a ser utilizada em direo bola; toque propriamente dito (durante a execuo do movimento, o brao ajuda no coordenao e equilbrio). Chute. o ato de golpear a bola, desviando ou dando trajetria mesma, estando ela parada ou em movimento.

18

Tcnica do chute: semelhante tcnica do passe, sendo o objetivo das aes sua grande diferena. O chute tem como objetivo finalizar uma ao para o gol ou impedir o prosseguimento das aes do adversrio. Drible ou finta. o ato que o jogador, estando ou no em posse da bola, tenta ludibriar o seu adversrio. O drible, de acordo com a sua origem inglesa (dribbling), seria a progresso com a bola. Entretanto, no cotidiano do futebol, o drible entendido como a forma de ludibriar o adversrio. O termo correto para a ao de desvencilhar-se de um adversrio seria finta, mas, como a palavra drible tornou-se muito utilizada neste sentido, consideraremos os dois como sinnimos (GIMENEZ, 2002). Tcnica do drible ou finta: posicionar o corpo de maneira favorvel ao drible (ou finta) desejado; manter a bola prxima ao corpo e o centro de gravidade baixo, permitindo assim um melhor domnio sobre a mesma; utilizar o tipo de toque e movimentao adequados ao drible desejado, de acordo com a situao; na execuo do drible, a ateno dirigida para a movimentao do adversrio para o espao e para a bola. Recepo. Se o aluno no consegue Ter a posse da bola quando tenta interromper a trajetria da mesma, dizemos que houve uma m recepo. Este mesmo fundamento aparece na literatura como os seguintes sinnimos: abafamento, amortecimento, travar ou dominar a bola. Lembre-se que, cotidianamente, o domnio de bola entendido como recepo. Entretanto, consideramos que o domnio ou controle da bola expressam um nvel de referencia quanto ao desenvolvimento das capacidades coordenativas de conduo e adaptao do movimento, sendo que o domnio pode manifestar-se com mais evidencia na tcnicas de conduo, recepo e drible. Tcnicas da recepo:

19

posicionamento do corpo de maneira favorvel a recepo, com a parte do corpo a realizar o contato voltada par a bola; ao aproximar-se da bola, amortec-la, tentando inicialmente, diminuir a sua velocidade; manter a bola prxima ao corpo, favorecendo assim, o seu domnio. Cabeceio. o ato de impulsionar a bola utilizando a cabea. Esse gesto tcnico bastante utilizado durante o jogo e pode ser aplicado, tanto para aes ofensivas como defensivas. O cabeceio apresenta-se como uma das alternativas para a realizao de outros fundamentos, tais como: passe, chute, recepo, etc. O cabeceio poder ser executado parado ou em movimento, estando ou no em suspenso. Aconselha-se principalmente, o uso da testa como a regio da cabea que ir realizar o contato com a bola. Existem duas posies bsicas do tronco em relao bola, no momento da execuo do gesto tcnico: frontal ou lateral. 4.2 Melhora do programa motor Os gestos motores que utilizamos durante a nossa vida so ligados a uma base que armazenamos durante o transcorrer do nosso desenvolvimento. O gesto tcnico-desportivo realizado com uma srie de movimentos interligados, e, medida que vai havendo uma automatizao do gesto tcnico, os centros nervosos aproveitam a organizao estrutural e funcional de gestos tcnicos anteriormente. Castelo et al. (1998) afirma que: medida que os praticantes / jogadores aumentam o nmero de execues de um determinado gesto tcnico desportivo, aumenta igualmente o nmero de correes, produzindo-se, consequentemente, um afinamento cada vez mais particular do programa motor de base.

20

5 MOTIVAO NAS AULAS DE EDUCAO FSICA

Existem basicamente dois tipos de motivos: biossociais e psicossociais. Os Biossociais originam-se das necessidades biolgicas e dos processos auto-reguladores, como por exemplo a fome, a sede, sexo e regulao trmica. J os psicossociais no tem base orgnica e funcional. So aprendidos e no inatos, sendo adquiridos no processo de interao com outros

21

seres humanos, em uma determinada cultura. No entanto, essa motivao deve ser passada pelo professor nas aulas, o que consequentemente despertara o interesse pela prtica. Mas infelizmente o que observamos nas aulas de Educao Fsica que apenas uma parcela dos alunos, em geral os mais habilidosos esto efetivamente engajados nas atividades propostas pelos professores. Os professores, por seu lado, ainda influenciados pela perspectiva esportiva, ainda acabam por valorizar os alunos que apresentam maior nvel de habilidade. Contudo, Borges (1987) salienta que o educador tende a assumir um papel de dinamizador do processo educativo e Taffarel (1985) cita que o mtodo de ensino diz a respeito as tcnicas, aos recursos e procedimentos utilizados pelo professor, de forma inteligente e racional, para facilitar a aprendizagem dos alunos. Na educao fsica, em decorrncia da tradio histrica e da influncia dos tradicionais mtodos de ensino das escolas europias, prevaleceram e ainda continuam em uso os tradicionais mtodos diretivos que se caracterizam pelo autoritarismo por parte do professor, que todas as decises em relao ao processo ensino-aprendizagem. Existem mtodos que podem promover a aprendizagem em um sentido restrito e imediato, mas que, por outro lado, podero produzir efeitos colaterais, esses efeitos colaterais quer nos dizer atitudes negativas dos alunos em relao a matria, disciplina ou ao contedo. Sendo que essas atitudes levaram a perca de motivao pela prtica e consequentemente o desinteresse tanto nas aulas como fora da escola levando essa atitude negativa para toda a vida.

22

6 A IMPORTNCIA DA PRTICA ESPORTIVA DO FUTEBOL PARA A CRIANA

Desde a fecundao, o ser humano se desenvolve. Inicialmente seu corpo em formao ainda no interior da barriga da me, passa por diversas modificaes que lhe do uma forma: cabea, braos e pernas, rgos pele tecidos so formados e quando a criana finalmente nasce, aps nove meses de gestao, seu corpo e sua mente dever passar por modificaes intensas. possvel perceber o crescimento da criana com apenas dias de nascido, mas o desenvolvimento da fala e dos movimentos s sero realmente concludos aps um longo perodo.

23

De acordo com a Cartilha Sade da Criana (BRASIL, 2002) considera-se o crescimento como ampliao do tamanho do corpo e, portanto, este crescimento s se encerra com a concluso do aumento em altura (crescimento linear). Ou seja, pode-se dizer que o crescimento do ser humano dinmico e contnuo que vem desde a concepo at o final da vida. Porm, como observado acima, quando se pensa em crescimento, acredita-se no crescimento fsico. Mas, de acordo com a apostila Crescimento e Desenvolvimento AMARAL, (Documento sem data) durante muito tempo, os termos crescimento e desenvolvimento foram considerados como conceitos separados; o primeiro contemplava os aspectos fsicos, e o segundo, os aspectos mentais, em si tratando de Psicologia do Desenvolvimento. Contudo, a autora conclui e tais termos tratam do mesmo aspecto: do desenvolvimento orgnico e mental. O desenvolvimento infantil ocorre desde os primeiros contatos com a famlia, com a cultura de determinada regio, com os primeiros contatos escolares, com o convvio com outras crianas. Por isso, comum dizer que a natureza do desenvolvimento humano sempre biolgica e cultural, isto porque o seu compor est em constante desenvolvimento e juntamente com isso, ocorre uma interao entre pessoas, e uma personalidade comea a se formar. De acordo com Rosseti-Ferreira, Amorin & Silva(2000) o processo de desenvolvimento humano encontra-se intimamente relacionado articulao organismo ambiente e, (), este ambiente tem sido entendido enquanto um meio. Neste aspecto, pode-se perceber que o desenvolvimento infantil, no aspecto cultural, tende a ocorrer a partir do nascimento. compreensvel que uma criana recm-nascida no possui entendimento de nada que ocorre ao seu redor, mas o meio j lhe influencia. Os estmulos provocados pelos sons, luzes e vozes j a fazem ter reaes diversas. Com o passar dos meses ela reconhece as vozes familiares, j reconhece a figura materna e paterna, j consegue se mexer com intensidade. Considera-se crescimento orgnico um processo dinmico que se expressa de uma forma mais visvel pelo aumento do tamanho corporal. Todo ser humano nasce com um potencial gentico de crescimento que poder ou no ser alcanado, dependendo das condies de vida a que esteja exposto desde a concepo at a idade adulta. Portanto, o processo de crescimento est influenciado por fatores intrnsecos (genticos) e extrnsecos (ambientais), dentre os quais se destacam a alimentao, a sade, a higiene, a habitao e os cuidados gerais com a criana, que atuam acelerando ou retardando esse processo. Vemos, pois, que, apesar de expressar

24

componentes biolgicos, a forma como esse crescimento vai ocorrer depende em muito de fatores ambientais. (AMARAL, 2008) Portanto, percebe-se que o desenvolvimento ou crescimento orgnico um processo de interao com o meio, assim como o social/cultural. Dessa forma, possui duas dimenses: uma externa e outra, interna. Deste modo, a espcie humana tem determinadas caractersticas em seu desenvolvimento fsico que incluem no s o que se percebe no exterior por exemplo, a fala, o aumento do peso, a estatura, a mudana das feies, das caractersticas sexuais e da voz, mas, o que interno e no se pode observar diretamente, como o caso do crebro, da aquisio de uma personalidade, uma forma de expressar o que se sente, o que se pensa. Segundo a Cartilha Sade da Criana (op cit), quanto mais jovem a criana, mais dependente e vulnervel ela em relao ao ambiente que a cerca. Isso faz com que condies favorveis ao crescimento sejam funo, no apenas dos recursos materiais e institucionais com que a criana pode contar, como uma boa alimentao, moradia, saneamento bsico, servios de sade, creches e pr-escolas com uma boa qualidade de ensino, mas tambm dos cuidados gerais, como o tempo que a famlia estabelece para um contato mais direto com a criana e a sociedade como um todo lhe dedicam. Portanto, percebe-se que a criana fruto do meio onde vive. Crianas que no possurem uma boa educao ou cuidados bsicos advindos de recursos materiais, tero seu desenvolvimento prejudicado. No perodo escolar, a criana j se encontra maior e com um desenvolvimento cognitivo bem elevado. Isso proporciona uma maior interao, um maior desenvolvimento cultural e social e conseqentemente, fsico. Todt (2006) afirma que podem se identificar duas faces na Iniciao Esportiva Infantil: uma que considera o esporte como elemento importante de cultura, com relevante importncia nos programas educativos; e outra que o considera como um elemento de comparao, seleo e competitividade que conduz em certas circunstncias a excessos, submetendo as crianas, durante a atividade esportiva, a responsabilidades de adultos, mas que fora deste contexto seguem sendo crianas. Bordoni & Bojikian (2007) relatam que a atividade fsica tem sido muito indicada para promoo de sade e melhora da qualidade de vida e aparenta bons efeitos nos nveis de sade

25

de crianas e adolescentes, porm destacam que existem evidncias de que o treinamento fsico em excesso tem efeito adverso sobre o crescimento, podendo levar a leses por repeties de um mesmo movimento por dias, semanas e anos. De acordo com Cardnas (documento sem data) muito dos casos, as crianas em seus primeiros anos de prtica esportiva, enfrentam treinamentos excessivamente exigentes, que no correspondem idade e nvel de maturao, sacrificando atividades que lhe so prprias. Weineck (apud GIMENEZ & UGRINOWITSCH, 2002) destaca que a prtica de atividades motoras inadequadas por parte de crianas e adolescentes pode acarretar uma srie de problemas fsicos, alm de fatores que merecem preocupao dos profissionais que expem essas crianas a atividades motoras exaustivas e repetitivas. Para isso, nota-se a importncia do conhecimento das fases do desenvolvimento da criana. O profissional da Educao Fsica que estiver interessado neste processo de iniciao esportiva deve conhecer os limites da criana, bem como os processos fisiolgicos que esto acontecendo a todo o momento na estrutura fsica e mental da criana. Caso contrrio, problemas podero ocorrer. H quem defende que nas vrias fases do desenvolvimento, a motricidade, a afetividade, a sociabilidade e a inteligncia passam por alteraes e proporcionam caractersticas individualizadas em cada momento. O que difere de pessoa para pessoa a magnitude desse desenvolvimento. O desenvolvimento fsico importante, mas tanto quanto os aspectos sociais, psicolgicos e culturais, competindo ao profissional de Educao Fsica trabalhar todos esses aspectos no que se refere iniciao esportiva, pois atravs disso, pode-se considerar e formar o indivduo de uma maneira completa. Os Parmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) propem que as relaes que se estabelecem entre Sade e Educao Fsica so perceptveis ao se considerar a similaridade de objetos de conhecimento envolvidos e relevantes em ambas as abordagens. Dessa forma, a preocupao e a responsabilidade na valorizao de conhecimentos relativos construo da auto-estima e da identidade pessoal, ao cuidado do corpo, consecuo de amplitudes gestuais, valorizao dos vnculos afetivos e a negociao de atitudes e todas as implicaes relativas sade da coletividade, so compartilhadas e constituem um campo de interao na atuao escolar.

26

Amaral (2008) considera que a participao de uma criana em uma situao de jogo de regras implica, no somente, adeso a um sistema de recompensa e motivao mas, igualmente, considerao de um processo cognitivo extremamente complexo. Filgueira & Schwartz (2007) apontam que no Brasil, o futebol um fenmeno cultural que cativa s pessoas pela sua grandeza, e cuja prtica tem crescido rapidamente, envolvendo um nmero significativo de participantes, desde a infncia at a idade adulta, e assim sendo, na iniciao esportiva ao futebol, em um pas como o Brasil, este esporte passa a ser enxergado de forma diferente. As crianas esto acostumadas a seguir os passos dos pais. Se um pai gosta de futebol, a tendncia que ela o acompanhe no gosto e o incentivo prtica no ir surgir apenas da escola, mas do convvio familiar. Para o desenvolvimento da criana, do ponto de vista emocional, ter seu pai assistindo a um jogo seu, muito bom, pois para ela isso indica cuidado e carinho. Ela se sentir protegida e segura dos seus passos. Portanto, as relaes existentes nos jogos de extrema importncia par o desenvolvimento sadio da criana, pois as relaes existentes neste perodo escolar auxiliam no crescimento de um indivduo com bases emocionais e sociais para conviver em sociedade.

7 FUTEBOL: UMA VISO CULTURAL O futebol, enquanto prtica desportiva, est presente nas escolas e na sociedade como um todo. Se observarmos, os garotos ainda com idade recente, comeam a sentir o prazer em jogar futebol, o primeiro presente sempre uma bola e por ao da gravidade ela, a bola, fica no solo talvez por comodidade ou facilidade acharam melhor impulsion-la com o p e, constru-la o mais fcil. Geralmente uma meia, cheia de papel, de pano, costurada mo, sim, a bola utilizada pelos garotos mais humildes. Eis a o primeiro fator a favorecer a pratica do futebol, a bola o artigo mais fcil a ser produzido e adaptado.

27

Todo terreno baldio, praa, ruas, caladas, ptios, servem de espao para que ocorra a iniciao do futebol. Observa-se que no preciso muito apoio logstico para pratic-lo. Bastam quatro tijolos, quatro camisetas, quatro sapatos ou qualquer objeto que forme o gol. A bola pode ser moderna, passando pela bola de meia, chegando s bolas de papel e chapinhas de garrafa. Ele, o garoto, quer movimento. Liberar as energias uma necessidade e o gol uma tentao irresistvel (ARAJO, 1976). O que pretende-se abordar que o futebol no Brasil mais que um esporte; um fenmeno que est presentemente sendo exposto na mdia, nos bares, nas esquinas ou onde quer que se chegue. Lucena (2001), afirma que: mesmo o futebol, considerado um esporte coletivo, teve um processo de desenvolvimento autnomo, nunca sistematizado de forma acadmica ou escolar. Este esporte possui uma virtude especial: consagrar os brasileiros de todas as condies de vida. Somos um povo marcado por uma perversa herana de excluso social. Enfatizamos que ns no necessitamos ter todo um aparato para praticar o futebol. No Brasil, basta ter um calo e a bola, o nosso clima cria naturalmente um homem apto e ideal para jogar futebol, por isso no difcil entendermos porque o futebol ganhou um espao to rpido no Brasil. Toledo (1996, p. 35) em pesquisa realizada, aborda que por faixa etria entre 15 e 17 anos, 62% possuem interesse pelo futebol, entre 18 e 29 anos, 56%; entre 30 e 49 anos, o interesse de 51%; entre 50 anos em diante, 55%. Por grau de instruo, 50% daqueles que tm interesse possui o primrio. O secundrio equivale a 57% e entre aqueles que possuem grau de instruo superior, o interesse pelo futebol de 55%. Pelos dados produzidos acima, observa-se que indiferente a cor, classe, idade, grau de instruo. Todos gostam e acatam o futebol. O futebol talvez seja a nica forma de expresso de todo o pas, e que nas demais atividades o resto do pas recusa-se terminantemente a acompanhar o gosto da maioria: isso s ocorre no futebol. O futebol to ou mais unificado que o sentimento religioso, e em matria de religio, todavia o brasileiro tem f e se cala; no futebol, pe f e se manifesta (SAMPAIO, 1985).

28

O que se pretende contextualizar alm da praticidade que adaptar e jogar o futebol so os principais fatores intervenientes envolvidos na aquisio da preferncia por tal esporte, partindo dos recursos que so facilmente adaptveis, vem ainda a questo biotipolgica, j que com qualquer estatura possvel se praticar o mesmo. A mdia cria a imagem do atleta da moda para anunciar, a de que o mesmo momento invencvel, uma espcie de heri nacional, utilizado na propaganda para exacerbar o consumismo. A fascinao to visvel que consegue transformar todo esse fenmeno em prestigio e lucro. Dentre todos os esportes, coletivos ou no, o futebol indiscutivelmente o mais popular entre nosso povo, aquele que tem a capacidade de mobilizar um grande contingente humano em torno de uma causa comum: a vitria (FILHO, 1985). O futebol utilizado como uma espcie de vlvula de escape do povo, pois permite que como um todo expresse sua opinio, e se manifeste no que diz respeito ao carter ttico de futebol enraizado dentro de si, aquele que briga, discute, discorda e sofre. Concluindo, o presente captulo busca levantar uma srie de questionamentos, impossibilitando at de se realizar uma concluso mais eficaz, mas em compensao nos possibilitou amplas reflexes. Do ponto de vista do papel do professor complexo e um tanto delicado, uma vez que a proporo que se ensina necessrio adaptar o aluno a se expressar, a se organizar, assumir responsabilidades, isto , torn-los cidados conscientes. Tal misso s ser bem desempenhada se o professor for capaz de se adaptar s inmeras situaes e circunstncias com competncia, sempre buscando o melhor para seus alunos. A busca por uma Educao Fsica escolar transformadora no envolve apenas o rever dos conceitos, e sim torn-la mais democrtica e menos excludente, buscar e mostrar no educando os caminhos da mudana, uma vez que, ningum est sendo educado se chega de um jeito e so do outro jeito, e isso acontece constantemente na educao fsica. aquela aula que comea e termina sem saber por que aconteceu e isso resultante da concepo de um ensino aberto de educao fsica.

29

Mesmo o futebol considerado o esporte coletivo mais popular do pas, devemos contextualizlos enquanto contedo nas aulas de educao fsica, afim de que se possa compreender o seu real valor dentro do ambiente scio-cultural que o produz. O que pretende-se abordar que o esporte realizado na escola, ainda tem muito que melhorar, mas apesar do trabalho, ainda acredita-se em uma educao fsica mais transformadora, que busque a cidadania do aluno atravs de um esporte mais consistente, pedaggico e contextualizado com a realidade, que sirva tambm de incentivo para os profissionais inseridos ou no nesta busca constante por uma educao fsica mais firme e melhor.

Concluso

A prtica esportiva do futebol iniciada antes mesmo de haver contato com a escola. As crianas se deixam influenciar pelo gosto dos pais, jogam futebol quando crianas, brincam e se divertem antes mesmo de conhecer regras e atitudes que se deve ter em campo. Iniciar esportivamente uma criana no futebol, no significa ensin-la a chutar, a fazer gols e a correr. Significa incentiv-la a saber trabalhar em equipe, ter disciplina, conhecer as regras do jogo e respeit-las. Alm de ensinar conceitos sobre o jogo, a prtica do futebol a prepara para a vida.

30

Enquanto pensa-se que uma atividade ldica, a criana aprende vrios conceitos que usar para toda a sua vida nas aulas de iniciao esportiva. Destaca-se a importncia do futebol como precursor de um cidado que dever saber seus direitos e deveres na sociedade em que vive. Isto porque, atravs da prtica desta atividade fsica, so estabelecidas regras essenciais no apenas ao jogo, mas a prpria vida em sociedade. Respeitar o prximo, no roubar, observar as faltas que comete e lutar para que no cometa mais, obedecer aos superiores, so regras que no so vlidas apenas para o jogo, mas para a convivncia em sociedade. Portanto, o Futebol no apenas diverso. um esporte que possibilita o crescimento psicossocial da criana. Observa-se que apesar de ser uma atividade que promove o crescimento da criana, existem divises de acordo com a faixa etria, que podem servir como orientao iniciao esportiva, o que acarreta no fato de estabelecer objetivos, contedos, metodologia e avaliao diferenciados para as diferentes fases de crescimento da criana. Ou seja, a uma criana de 7 anos no se deve ensinar o que se ensinaria para um pr-adolescente. A infncia uma etapa da vida dividida em fases, e o professor de Educao Fsica deve conhec-las. Para que tal conhecimento possa ocorrer de suma importncia que o professor de Educao Fsica sempre esteja se capacitando e procurando observar sua importncia no processo de iniciao esportiva, j que ele quem estar em contato direto com a criana, sendo seu treinador e orientador do processo esportivo.

Referncias

AMARAL, V L. Crescimento e Desenvolvimento Psicologia da Educao. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Acesso e: Disponvel 16 jun em: 2008. 1976. http://www.sedis.ufrn.br/documentos/arquivos/664.pdf. Imago,

ARAJO, S. O futebol e seus fundamentos: o futebol fora a servio da arte. Rio de Janeiro: ARENA, S. S.; BHME, M. T. S. Programas de iniciao e especializao esportiva na

31

grande So Paulo. Revista Paulistana de Educao. Fsica, So Paulo, 14 (2):184-95, jul./dez. 2000. p. 184-195. Disponvel em: http://www.usp.br/eef/rpef/v14n22000/v14n2p184.pdf. Acesso em: 16 set 2010. BELTRO, A. Viso tcnica do futebol moderno. Rio de Janeiro: Editora Paralelo, 2000. BETTI, M. Educao fsica e sociedade. 1 edio. So Paulo: Movimento, 1991. BORDENAVE, J. D. Estratgias de ensino aprendizagem. Petrpolis: Editora Vozes, 1991. BORGES, C. J. Educao fsica para o pr escolar. 4 edio. Rio de Janeiro: Editora Sprint, 1987. BORTONI, W. L.; BOJIKIAN, L. P. Crescimento e aptido fsica em escolares do sexo masculino, participantes de programa de iniciao esportiva. Brazilian Journal of Biomotricity. v. 1, n. 4, p. 114-122, 2007. BRASIL. Ministrio da Sade. Secretaria de Polticas de Sade. Departamento de Ateno Bsica. Sade da criana: acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil / Ministrio da Sade. Secretaria de Polticas de Sade. Braslia: Ministrio da Sade, 2002. Disponvel em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/crescimento_desenvolvimento.pdf. Acesso em: 16 jun 2008. BRUM, E. S. F. Educao fsica na escola: questes e reflexos. So Paulo: Topzio, 1999. CAPITANIO, A M. Educao atravs da prtica esportiva: misso impossvel? EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Ao 8 - N 58 - Marzo de 2003. http://www.efdeportes.com/efd58/esport.htm. CRDENAS, R N. A Psicologia Como Cincia Aplicada a Iniciao Esportiva. Universidade de Caxias do Sul. http://psicodeporte.net CASTELO, J. et al. Metodologia do treino desportivo. Lisboa: FMH edies, 1998. DARIDO, S C et al . A Educao Fsica, A Formao Do Cidado E Os Parmetros Curriculares Nacionais. Rev. paul. Educ. Fs., So Paulo, 15(1):17-32, jan./jun. 2001 DARIDO, S. C. Educao fsica escolar: questes e reflexos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A., 2003. FILGUEIRA, F M. & SCHWARTZ, G M. Torcida familiar: a complexidade das inter-relaes na iniciao esportiva ao futebol. Rev. Port. Cien. Desp.. ago. 2007, vol.7, no.2, p.245-253. FILHO, F. L. A. Cobertura esportiva no rdio e no jornal. Petrpolis. Editora Vozes, 1985. FREIRE, J. B. De corpo e alma- o discurso da motricidade. So Paulo: Summus Editorial, 1991.

32

FREIRE, J. B. Educao fsica de corpo inteiro: teoria e prtica da educao fsica. 5 edio. So Paulo: Scipione, 1988. GIMENEZ , R; UGRINOWITSCH, H. Iniciao Esportiva Para Crianas De Segunda Infncia. ConSCIENTIAE SADE. Rev. Cient., UNINOVE - So Paulo.V. 1 : 53-60. 2002 GRACIANO, V. A arte e a tcnica do futebol. So Paulo: Roswitha Kempe Editores, 1984. GRECO, J. P. et al. Iniciao esportiva universal. Volume 2. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998. GUIRALDELLI, J. P. Educao Fsica Progressista: a pedagogia crtico social dos contedos e a educao fsica brasileira. 3 edio. So Paulo: Loyola, 1991. KLOETZEL, K. Higiene fsica e do ambiente. So Paulo: Edart, 1977. LUCENA, R. Futsal e a iniciao. 5 edio. Rio de Janeiro: Spint, 2001. MARINHO, I. P. A ginstica brasileira. 2 edio. Braslia, 1982. MATTA, R. Universo do futebol: esporte e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Edies Pinakotheke, 1982. OLIVEIRA, V; PAES, R R. A pedagogia da iniciao esportiva: um estudo sobre o ensino dos jogos desportivos coletivos. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires - Ao 10 - N 71 Abril de 2004. http://www.efdeportes.com/efd71/jogos.htm ROSSETTI-FERREIRA, M. C.; AMORIM, K S.; SILVA, A. P. S.. Uma perspectiva tericometodolgica para anlise do desenvolvimento humano e do processo de investigao. Psicol. Reflex. Crit. , Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2000. SAMPAIO, N. O esporte na televiso.Petrpolis: Editora Vozes, 1985. SANTOS, N. Minha bola, minha vida. Rio de Janeiro, Gryphus, 1998. SEYBOLD, A. Educao fsica: princpios pedaggicos. Rio de Janeiro, 1980. TAFFAREL, C. N. Mtodos criativos de ensino na educao fsica: criatividade nas aulas de educao fsica. Rio de Janeiro: Ao livro tcnico, 1985. TODT, N. S. Em busca do esprito olmpico: maturao biolgica e iniciao esportiva no minibasquetebol. Universidad y Estudios Olmpicos: Seminarios Espaa-Brasil 2006. TOLEDO, L. H. Torcidas organizadas de futebol. Campinas

Vous aimerez peut-être aussi