Vous êtes sur la page 1sur 6

Princpios aplicveis no processo do trabalho

** O princpio da identidade fsica do juiz no se aplica ao processo do trabalho** 1. Princpio Dispositivo ou da Demanda Este Princpio tem base legal no art. 2 do CPC, que diz: nenhum juiz prestar a tutela jurisdicional seno quando a parte ou o interessado a requerer, nos casos e formas legais. Ateno: No DPT, h excees ao princpio da demanda: execuo ex oficio pelo juiz (art. 878, CLT), reclamao instaurada por ofcio oriundo da DRT (art. 39, CLT). Art. 878 - A execuo poder ser promovida por qualquer interessado, ou ex officio pelo prprio Juiz ou Presidente ou Tribunal competente, nos termos do artigo anterior. Pargrafo nico - Quando se tratar de deciso dos Tribunais Regionais, a execuo poder ser promovida pela Procuradoria da Justia do Trabalho.

2. Princpio Inquisitivo ou do Impulso Oficial Este princpio est consagrado no art. 262 do CPC, onde diz: O processo civil comea por iniciativa da parte, mas se desenvolve por impulso oficial. Uma caracterstica singular do processo trabalhista a possibilidade do juiz promover a execuo ex officio, conforme preconiza o art. 878, caput, da CLT, que diz: A execuo poder ser promovida por qualquer interessado, ou ex officio pelo prprio Juiz ou Presidente ou Tribunal competente, nos termos do artigo anterior. Art. 765, CLT. 3. Princpio da Instrumentalidade O princpio em tela est esculpido nos arts. 154 e 244, ambos do CPC, que assim prev: Art. 154. Os atos e termos processuais no dependem de forma determinada seno quando a lei expressamente a exigir, reputando-se vlidos os que, realizados de outro modo, lhe preencham a finalidade essencial. Art. 244. Quando a lei prescrever determinada forma, sem cominao de nulidade, o juiz considerar vlido o ato se, realizado de outro modo, lhe alcanar a finalidade. Exemplo deste princpio ocorre quando o reclamado, sem ser notificado para comparecer audincia designada, comparece espontaneamente, aperfeioando, assim, a citao. Pode ser chamado tambm de princpio da finalidade. Arts. 154 e 244 do CPC. Art. 769 da CLT. 4. Princpio da Impugnao Especificada O princpio em tela est esculpido no art. 302 do CPC, que assim dispe: Cabe tambm ao ru manifestar-se precisamente sobre os fatos narrados na petio inicial.

Deve o ru impugnar especificadamente cada ponto da petio inicial, sob pena, de se presumir verdadeiros os fatos no contestados, salvo as excees previstas nos incisos do artigo citado. 5. Princpio da Estabilidade da Lide Este princpio est inserido no art. 264 do CPC, que assim dispe: Art. 264. Feita a citao, defeso ao autor modificar o pedido ou a causa de pedir, sem o consentimento do ru, mantendo-se as mesmas partes, salvo as substituies permitidas por lei. Pargrafo nico. A alterao do pedido ou da causa de pedir em nenhuma hiptese ser permitida aps o saneamento do processo. No processo civil, uma vez proposta a ao, o autor poder modificar o pedido antes da citao do ru; com a citao realizada, somente com a anuncia do ru. Aps o despacho saneador, nenhuma modificao permitida. No processo do trabalho, entretanto, no h a figura do despacho saneador, desse modo, caso haja necessidade de aditamento da petio inicial, dever o juiz designar nova audincia para que o ru possa adequar a contestao, a menos que tal aditamento no traga prejuzo para a defesa. 6. Princpio da Eventualidade Considerando que o processo dividido em fases e, tanto s partes, quanto o juiz, contam com momentos prprios para se manifestarem, o princpio da eventualidade estabelece que a parte dever exercer plenamente sua faculdade de manifestao, esgotando seu direito no momento prprio e especificamente estabelecido por lei, sob pena de perder este direito. Consequncia direta deste princpio diz repeito defesa apresentada pela parte r, neste caso, sob pena de perder o direito de discusso posterior, esta deve pautar suas alegaes, bem como, os fundamentos de defesa sempre com o objetivo de esgotar as matrias em discusso no processo. Art. 300 do CPC. 7. Princpio da Precluso Intimamente relacionado ao princpio da eventualidade, o princpio da precluso estabelece que a partes devem apontar a nulidade do ato na primeira oportunidade que tiver para se manifestar nos autos, sob pena de perderem este direito. Art. 245, CPC. Art. 473, CPC. Art. 795, CLT - No processo do trabalho, a exceo, ou seja, deve ser declarado de ofcio a nulidade fundada em INCOMPETNCIA DE FORO. Neste caso, so considerados nulos os atos decisrios. Art. 879, 2 e 3, CLT. Observao!!! No processo do trabalho, no h, em tese, recurso de decises interlocutrias. Se o juiz defere uma prova, por exemplo, em audincia (ex. percia), e uma parte discorda, h que fazer o famoso protesto nos autos, para que conste em ata e ela possa levantar sua anti-tese em razes finais. Assim, no incorrer em precluso no tocante quele evento.

Relembrando: A precluso pode ser consumativa (ocorre com a prpria prtica do ato ex. recurso ordinrio impede a interposio de outro recurso contra a prpria deciso), temporal (a perda do prazo) e lgica (no se pode suscitar atos diversos logicamente daqueles j suscitados vide art. 806 da CLT, por exemplo). 8. Princpio da Economia Processual Corolrio do Princpio da Celeridade (CF), por motivos econmicos. Deve-se evitar dispndio desnecessrio aos jurisdicionados. 9. Princpio da Perpetuatio Jurisdictionis Art. 87 do CPC. A competncia fixada no momento em que a ao proposta, salvo quando se suprimir o rgo judicirio ou alterar a competncia, em razo da matria ou da hierarquia. 10. Princpio do nus da Prova Art. 333, CPC e 818, CLT. Observao: No DPT, observando que o trabalhador tem dificuldade para se incumbir do nus da prova, o juiz poder invert-lo, em busca da verdade real, assim como ocorre com o Direito do Consumidor (hipossuficincia). o que dizem, por exemplo, a Smula 212 do TST e o art. 852-D da CLT. 11. Princpio da Oralidade A CLT e o CPC no trazem expressamente tal princpio, mas consagrado na prtica a realizao de atos orais, em audincia trabalhista, assim como em juizados especiais cveis. 12. Princpio da Imediatidade ou Imediao A prova oral (interrogatrio e testemunhas) , sem sombra de dvidas, a mais utilizada na seara trabalhista, da a aplicabilidade de tal princpio. Arts. 342, 440 e 446, II, CPC. 13. Princpio da Lealdade Processual Arts. 16 e 17 do CPC, aplicao supletiva (769, CLT) seara trabalhista. 14. Princpio do prejuzo ou da transcendncia Este princpio estabelece que a parte somente poder argir a nulidade do ato, somente quando a prtica deste ato efetivamente acarretar prejuzo esta. Neste sentido, importa registra o disposto no pargrafo 1 do artigo 249 do CPC: Artigo 249: .... 1o O ato no se repetir nem se Ihe suprir a falta quando no prejudicar a parte. Art. 794, CLT - Nos processos sujeitos apreciao da Justia do Trabalho s haver nulidade quando resultar dos atos inquinados manifesto prejuzo s partes litigantes. Princpios especficos Pode-se dizer que o princpio da proteo do trabalhador pode ser desmembrado em trs princpios distintos:

a) a regra "in dubio, pro operrio": consiste, basicamente, na previso legal da ocorrncia de alguma dvida, a soluo dever se pautar pela escolha de uma regra mais favorvel ao trabalhador, ou seja, trata-se da possibilidade do juiz dentre as vrias interpretaes possveis de uma norma, escolher a mais favorvel ao trabalhador. b) a regra da norma mais favorvel: se houver mais de uma norma aplicvel ao caso concreto sempre a opo dever relacionar-se quela norma que seja a mais benfica ao trabalhador. Ressalte-se que aqui no interessam questes relativas hierarquia de normas, ou em relao ao tempo em que foram publicadas, pois caso estiverem ainda em vigncia, sempre dever ser aplicada norma mais favorvel ao trabalhador. c) a regra da condio mais benfica: determina que a aplicao de uma nova norma trabalhista nunca ter o poder de diminuir os direitos adquiridos pelo trabalhador. A bem da verdade, estas duas ltimas regras apresentam apenas variaes, "lato sensus", da regra numero um, "in dubio, pro operrio", que representa uma sntese bem estruturada do princpio da proteo do trabalhador. Tambm merece meno, como exteriorizao do princpio da proteo do trabalhador, a peculariedade do direito processual do trabalho concernente ao comparecimento das partes audincia trabalhista. Se o reclamante no comparece, determina-se o arquivamento do feito; se o reclamado no comparece determina-se sua revelia, com a aplicao da pena de confisso. No mesmo sentido, pode citar a questo do depsito recursal que neste caso, somente exigido para o empregador e nunca para o empregado, demonstrando um tratamento completamente diferenciado para uma mesma questo. Na realidade, o princpio da proteo ao trabalhador, representa o princpio mais importante de todo o Direito Processual do trabalho, uma vez que a maioria dos outros, de uma forma ou outra, representam variaes deste. Contudo, importa registrar outros princpios citados pelos estudiosos do direito: a) Irrecorribilidade das decises interlocutrias: Em se tratando do direito processual do trabalho, no so recorrveis as decises interlocutrias, somente admitindo a apreciao destas decises por ocasio do julgamento do recuso da deciso definitiva. Entretanto, o prprio Tribunal Superior do Trabalho prev excees a esta regra: a) em caso de deciso interlocutria proferida por Tribunal Regional do Trabalho contrria Smula ou Orientao Jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho; b) em caso de deciso interlocutria suscetvel de impugnao mediante recurso para o mesmo Tribunal; c) em caso de deciso interlocutria que acolhe exceo de incompetncia territorial, com a remessa dos autos para Tribunal Regional distinto daquele a que se vincula o juzo excepcionado, consoante o disposto no art. 799, 2, da CLT.

b) Simplificao das formas e procedimentos Este princpio tambm conhecido como o "princpio da instrumentalidade das formas", estabelece, por expressa autorizao legal, contida no artigo 899 da CLT, que os recursos podem ser interpostos por simples petio, no sendo necessrio que o recorrente fundamente seu apelo. Trata-se de uma regra que objetiva dar efetividade ao "jus postulandi", possibilitando que a parte que litiga sem o patrocnio de um advogado, possa exercer seu direito de recorrer. Seguindo esta linha de raciocnio, pode-se dizer que o recurso ordinrio pode ser interposto por simples petio, no havendo necessidade que a parte fundamente suas razes de reforma. Esta regra no vale, entretanto, para recursos mais tcnicos, tais como, o recurso de revista ou de embargos, que exigem o cumprimento de certos requisitos especficos para o seu conhecimento e admissibilidade. Neste caso, torna-se importante ressaltar que a jurisprudncia tm se posicionado a restringir a aplicabilidade desta regra aos processos em que a parte litiga sem o patrocnio de um advogado. No caso de advogado constitudo nos autos, necessria ser a fundamentao do recurso. c) princpio primazia da realidade certo que a Lei, na maioria dos casos, estabelece a forma que determinado ato dever ser realizado. Exemplo: o contrato de trabalho deve ser registrado na CTPS do trabalhador. Todavia, devido hipossuficincia do trabalhador frente ao empregador, muitas vezes a forma prescrita em Lei pode ser simplificada ou mesmo desconsiderada. E que na realidade pode ocorrer possibilidade do trabalhador "ser obrigado" a assinar recibos falsos ou mesmo, recibos que no representam a realidade, como, por exemplo: um pedido de demisso, recibo de pagamento de frias fictcio e cartes de ponto que no representam a verdadeira jornada do trabalhador. Assim, para o Direito do trabalho, os documentos apresentados so dotados de uma presuno de veracidade relativa e neste caso, admitem prova em contrrio. Deve-se ressaltar ainda, que este procedimento no se presta somente para a anlise de documentos, mas para todas as formas de prova admitidas em direito. d) princpio da irrenunciabilidade dos direitos: Este princpio estabelece que, salvo rarssimas excees legais, os direitos trabalhistas so irrenunciveis pelo trabalhador, devendo qualquer ato desta espcie ser considerado nulo. Assim, se determinado empregado ao assinar o contrato de trabalho for obrigado a renunciar o direito ao recebimento do 13 salrio, estabelece a Lei que este ato no ter qualquer validade. Todavia, deve-se ter em mente que a vedao legal a renuncia do direito enquanto empregado da empresa e no, sua transao legal perante a Justia do Trabalho, vez que nesta hiptese no haver o vcio ensejador da nulidade do ato, pois o trabalhador perante o Juiz do trabalho no ser obrigado a esta conduta. e) princpio da conciliao obrigatria Com a edio da Emenda Constitucional 45 de 2004, houve a supresso do termo "conciliar e

julgar" constante do artigo 114 da Constituio Federal, alterando a redao do referido artigo para o termo "processar e julgar". Entretanto, para a maioria da doutrina esta omisso no desvirtuou o princpio da conciliao, pois, no campo infraconstitucional no houve sua supresso e no havendo qualquer incompatibilidade neste sentido. Por expressa disposio legal, constante da CLT, o magistrado dever propor a conciliao em dois momentos distintos: em primeiro lugar no momento de abertura da audincia (art. 846 CLT) e aps o termino da instruo. (art. 850 CLT) f) princpio da finalidade social Este princpio estabelece que o interesse social poder prevalecer sobre o interesse individual. Amparando nas palavras do Professor Humberto Theodoro Junior: "... o primeiro e mais importante princpio que informa o processo trabalhista, distinguindo-o do processo civil comum o da finalidade social, de cuja observncia decorre um quebra do principio da isonomia entre as partes, pelo menos em relao sistemtica tradicional do direito formal." g) Princpio da concentrao: O princpio da concentrao encontra-se expressamente regulado nos artigos 849 e 852 - I ambos da CLT, e estabelece como regra a unidade dos atos processuais a serem desempenhados em uma nica audincia.

Vous aimerez peut-être aussi