Vous êtes sur la page 1sur 9

PARECER TCNICO AMBIENTAL

Processo de ocupao e regularizao de rea industrial situada na cidade de Itaquaquecetuba

Janeiro-2012

Parecer Tcnico Ambiental

Objetivo: Apresentao da Legislao Ambiental junto a rea industrial situada no Municpio de Itaquaquecetuba, Bairro do Uma, de propriedade de Itatiaia Standard Industrial Ltda.

Solicitante: Didi Imveis e Seguros S/C Ltda.

Autor: Jorge Flix Vieira; Tcnico em Meio Ambiente / CRQ-IV n 04462022

Descrio: Parecer Ambiental de Uso e Ocupao da rea industrial em estudo, seus aspectos fsicos e ambientais, e medidas de ocupao frente a legislao ambiental em vigor.

Introduo:

A rea de estudo est localizada na Estrada de Santa Isabel, n 7655 Bairro do Una Itaquaquecetuba So Paulo, com 43.504,00m, tendo o Crrego do Una margeando toda sua extenso ao fundo. Tendo como proprietria a Itatiaia Standard Industrial Ltda, a rea est cadastrada junto ao Setor de Cadastros Imobilirios da municipalidade sob o n 44434-51-97-0001-00-000, onde j se encontram galpes industriais consolidados e utilizados pela empresa Vesvius Refratrios Ltda. Embora tenha seu ltimo projeto construtivo aprovado em meados dos anos 2000, atravs do Processo Administrativo n 16265/00, com a consequente expedio do Alvar n 533/01, notrio, embora no se tenha para este estudo os projetos originais de quando da implantao destes galpes, que a construo destes remonta a dcada de 70, do sculo recm passado, onde j na dcada de 80 funcionava uma indstria de artefatos de borracha, popularmente conhecida na regio como Regebor. Quando da construo destes galpes a legislao ambiental em nosso pas era recente, onde o Cdigo Florestal, criado pela Lei n 4.771, data de 15 de setembro de 1965, e sua interpretao, principalmente em rea urbanas e de uso industrial, no tinham o mesmo apelo ambiental nos dias de hoje, levando a aprovao dos referidos galpes a se enquadrarem pela legislao municipal da poca, menos restritiva quanto ocupao do solo. Atente-se que o Municpio de Itaquaquecetuba s viria a ter uma legislao voltada para ordenamento de uso e ocupao do solo por fora da Lei Federal Complementar n 14, instituindo a Regio Metropolitana da Grande So Paulo RMGSP, onde criava os Planos de Desenvolvimento Integrado (PMDI), obrigando a todos os municpios integrantes desta regio a elaborao do Plano Diretor, como contrapartida para o envio de verbas e investimentos federais. Em 1979 o Municpio de Itaquaquecetuba, na busca de acelerar o seu desenvolvimento econmico, atravs da Lei n 700, de 23 de fevereiro de 1970, transformou todo seu territrio em rea urbana, acentuando o distanciamento das regras de uso e ocupao do solo vista as normas contidas no Cdigo Florestal. Tendo uma legislao menos restritiva quanto ocupao do solo urbano, a legislao municipal tinha como parmetros de ocupao em rea lindeiras a crregos uma faixa no edificante de 15m, metade dos 30m exigidos pelo Cdigo Florestal, da a aprovao dos galpes existentes na rea terem menos de 30m do Crrego do Una, que faz fundos com esta.

Passados mais de 40 anos da aprovao e vigncia do Cdigo Florestal, as questes ambientais e principalmente as relacionadas ao uso e ocupao do solo foram se tornando cada vez mais importantes e decisivas para o planejamento de ocupao territorial dos municpios, onde a preservao da faixa de 30m das margens de crrego e rios (art. 2) do Cdigo Florestal, antes aplicado apenas em zonas rurais, passou a ser aplicado tambm em zonas urbanas, consolidando as reas de Preservao Permanente - APPs, que tem como funo ecolgica proteo das matas ciliares de seu entorno, e como funo urbana proteo de seus ocupantes, atuando como um mecanismo natural para a conteno e preveno de inundaes e enchentes.

Dos Aspectos Ambientais da rea

A ocupao antrpica da regio onde se insere a rea de estudo: Rodovia Airton Sena, bairros do Industrial, Maragogipe, Jardim Nascente e Caiubi; criaram tanto a montante, quanto a jusante do Crrego do Una desiquilbrios tanto em seu leito quanto em sua vazo.

Nascendo na regio do bairro do Pinheirinho descendo at se encontrar com seus afluentes: Crregos Cuiab e Caruru, s margens da Rodovia Airton Sena; o Crrego do Una, alm de se tornar um grande receptor e escoador de material orgnico (provenientes de ligaes e despejos irregulares de escoto), teve que suportar a impermeabilizao do solo prximo a seus afluentes, proveniente da ocupao desordenada dos bairros do Caiubi, Jardim Nascente, Una e Pinheirinho, onde com as guas das chuvas, somado ao material orgnico, seu nvel baixo de leito e obras de desvio do crrego a jusante,

proporcionam o seu transbordamento, acarretando junto rea de estudo a sua inundao e alagamento em perodos de chuvas, trazendo prejuzos econmicos a todos, mas sem dvida aos ocupantes da rea em questo. Segundo SAHOP (1978), a inundao " o efeito de fenmenos meteorolgicos, tais como chuvas, ciclones e degelo, que causam acumulaes temporrias de gua, em terrenos que se caracterizam por deficincia de drenagem, o que impede o desgue acelerado desses volumes". Situao em que a rea em estudo sofre nos grandes perodos de chuvas, onde devido ao grande volume de guas que os Crregos Cuiab e Caruru absorvem e desaguam no Crrego do Una, todos integrantes da subbacia Perov, transbordando para suas reas limtrofes, invadindo regies lindeiras. O recuo de apenas 15m da rea em estudo junto ao Crrego do Una, a torna vulnervel e diretamente atingida nos grandes perodos de chuvas intermitentes, onde devido sua proximidade esta tomada pelo crrego, como rea de transbordo dessas guas.

Dos Parmetros de Utilizao Ambientais da rea

1. Da Adequao ambiental O processo de adequao da rea em estudo quanto s diversidades ambientais encontradas e legislao aplicvel, implicar na reduo de galpes junto rea de preservao permanente bem como na adoo de medidas que visem um maior escoamento do Crrego do Una. A reduo de galpes dever atender aos limites edilcios de 30m do Crrego do Una, exigindo a demolio destes, adequando a planta industrial a um novo layout, proporcionando melhor utilizao da rea associado a uma postura mais conservacionista. De acordo com estudos e levantamentos no consolidados, a perca de rea no dever ser superior a 10m, em uma faixa contnua nos fundos da rea, sendo necessrio nesta faixa a construo de uma barragem natural de conteno das guas, somada a recuperao ambiental da rea de preservao permanente, nos parmetros estipulados pelos rgos e normas ambientais inerentes.

2. Das Obras de Micro drenagem na micro bacia Perov (Una)

Essas obras se destinam coleta e conduo das guas de chuva que se precipitam sobre o sistema virio e sobre os imveis, parques, loteamentos, reas residenciais, comerciais e industriais urbanas. Previsto na Lei Municipal Complementar 131, de 01 de novembro de 2006, em seu art. 34, inciso VII, o Plano Diretor Municipal de Drenagem, inclui a micro bacia do Perov, onde se encontra o Crrego do Una, e seus afluentes Crregos Cuiab e Caruru, apontando o reconhecimento do Poder Pblico municipal para os graves problemas e transtornos que as cheias destes crregos trazem para a regio, e consequentemente para todos que dela se utilizam. Dentro de um programa de micro drenagem destacamos como possveis solues para os problemas encontrados: a) Estruturais - Obras de Engenharia: atacam os efeitos canalizaes barragens galerias retificao de crregos e rios

outras melhorias em crregos e rios dragagem (desassoreamento) obras de reteno (reservatrios) drenagem forada em reas baixas bombeamento tneis micro drenagem

b) No-Estruturais: atacam as causas Planejamento de Macro e Micro Drenagem Urbana Leis de Uso e Ocupao do Solo (preservao das reas marginais, manuteno de reas verdes, disciplinamento da ocupao urbana, etc.) Integrao da drenagem urbana com outras intervenes urbanas Regras Operativas de Obras Hidrulicas para Controle de Cheias Deteno do escoamento superficial gerado pela ocupao (parcela de solo impermevel) no prprio lote Adoo de pavimentos permeveis Fiscalizao Intensa Educao Ambiental Sistema de coleta de lixo adequado Sistema eficiente de manuteno de obras de drenagem Participao da sociedade Sistema de Aes Civis para Minimizar os Impactos das Inundaes (Defesa Civil, Polcia, Trnsito, Servio Social, Abrigos, Hospitais, Engenharia, etc)

Para a rea de estudo, e dado a complexidade da elaborao e aplicabilidade de um Plano Diretor de Microdrenagem em perodo curto de tempo, ressalta-se que as obras de barragens efetuadas pelos proprietrios da rea, dentro de um processo de licenciamento ambiental, associada a obras de desassoreamento e retificao do Crrego do Una, a jusante, tornariam vivel sua ocupao, diminuindo drasticamente a ocorrncia de novas inundaes na rea.

Da Legislao Ambiental

O processo de crescimento populacional, aliado a uma maior conscientizao ambiental da ocupao urbana, principalmente aps eventos internacionais como a exemplo a Rio 92 - Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento trouxeram a baila a releitura de normas e processos que visavam o uso e ocupao do solo, tornando as diretrizes estabelecidas no Cdigo Florestal, e em farta legislao conservacionista, aplicveis tambm nos processos de ocupao urbana. A efetiva regularizao da rea, consonante com a legislao ambiental e exercendo seu fim de funo social em plenitude, de direitos e deveres, perpassa por sua adequao junto a legislao ambiental, a saber: 1. Interveno em rea de Preservao Permanente - nos termos dos arts. 2o e 3o da Lei Federal n 4.771/65 e alteraes pela Lei Federal N 7.803 DE 15 DE AGOSTO DE 1989, coberta ou no por vegetao nativa, com a funo ambiental de preservar os recursos hdricos, a paisagem, a estabilidade geolgica, a biodiversidade, o fluxo gnico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem estar das populaes humanas; 2. Resoluo CONAMA N 303, de 20 de maro de 2002 - Dispe sobre parmetros, definies e limites de reas de Preservao Permanente; 3. Lei Estadual n 9.989, de 22 de maio de 1998 - Dispe sobre a recomposio da cobertura vegetal no Estado de So Paulo; 4. Lei Estadual n 997/76, de 31 de maio de 1976 - Dispe sobre o Controle da Poluio do Meio Ambiente; 5. Decreto Estadual n 8468, de 08 de setembro de 1976 - Aprova o Regulamento da Lei n 997, de 31 de maio de 1976, que dispe sobre a Preveno e o Controle da Poluio do Meio Ambiente; 6. Decreto Estadual N 49.723, de 24 de junho de 2005 - Institui o Programa de Recuperao de Zonas Ciliares do Estado de So Paulo e d providncias correlatas; 7. Lei Municipal Complementar n 113, de 25 de agosto de 2005 Dispe sobre a Poltica Municipal de Gesto e Saneamento Ambiental e d outras providncias de Itaquaquecetuba SP; 8. Lei Municipal Complementar n 131, de 01 de novembro de 2006 Institui o Plano Diretor Estratgico de Itaquaquecetuba SP;

Concluso

Dado ao crescimento econmico e populacional na cidade de So Paulo e demais cidades vizinhas, em grande parte de forma desordenada e ininterrupta, acarretaram desdobramentos no meio-fsico urbano que no contribuem para o dia-a-dia de seus habitantes. Tais desdobramentos se fazem presentes na rea em estudo, onde o adensamento populacional, impermeabilizao do solo, urbanizao sem o devido cuidado com a drenagem, ocupao das reas marginais, grande produo de sedimentos (solos) provenientes de loteamentos e outros tipos de movimento de terra, e finalmente a canalizao de crregos sem a devida anlise de impactos a jusante (transferncia de inundaes de um ponto a outros), trouxeram os efeitos negativos aqui apresentados sobre ela, exigindo que para sua ocupao e uso sejam realizadas medidas mitigadoras (preservao da rea de preservao permanente) e compensatrias (barragens, desassoreamento, plano de micro drenagem).

Jorge Felix Vieira Tcnico Ambiental / CRQ-IV n 04462022

Bibliografia:

Emplasa, Fundamentos Tcnicos do Plano Diretor Estratgico de Itaquaquecetuba, So Paulo, 2006; CETESB Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, Cartilha de Licenciamento Ambiental Industrial, So Paulo, 2003; _______; Carta Geolgica da Regio Metropolitana da Grande So Paulo / Sistema Cartogrfico Metropolitano SCM. So Paulo, 1980. _______; Plano Diretor Estratgico de Itaquaquecetuba, Lei Municipal Complementar n 131 de 01 de novembro de 2006; _______; Cdigo Municipal de Gesto e Saneamento Ambiental, Lei Municipal Complementar n 113, de 25 de agosto de 2005.

Vous aimerez peut-être aussi