Vous êtes sur la page 1sur 6

INFORMATIVO DO CONSELHO E DO FRUM MUNICIPAL DA CRIANA E DO ADOLESCENTE DE CAMPINA GRANDE - ANO 1 NO 1 - OUT/2000

O que e como funciona o Frum e o Conselho Municipal da Criana e do Adolescente?

NESTA EDIO:
VOC REALMENTE CONHECE O ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE?

Crianas deixam as ruas para serem felizes, reincorporadas s famlias

Conhea algumas instituies que esto mudando a vida de crianas e adolescentes excludos na regio de Campina Grande.

EDITORIAL

Criana e adolescente agora tem vez e voz


hegou a vez de fazer valer a voz da criana e do adolescente que por falta de investi mento governamental vivem nas ruas, pedem esmolas e dormem ao relento. Campina Grande est preocupada com essa inocncia perdida em meio as drogas, em meio a violncia. Sobrevivem como podem. Sofrem por no poder viver. So crianas e no bichos, so adolescentes e no animais. Devido a todas essas injustias, o

Eu no pedi para nascer, tenho direito a ser feliz e a no querer morrer. A criana faz o mundo mudar... (Criana Esperana/96)

jornal VEZ E VOZ vem mostrar o que feito em Campina Grande para reverter este quadro. o caso das instituies Lar do Garoto, Movimento Meninos e Meninas de Rua, dentre outros. O espetacular trabalho desses agentes da cidadania, que com pouco fazem muito, o que est mudando a cara de nossa cidade e reintegrando crianas em situao de risco nossa sociedade como cidados, humanos que s querem uma oportunidade para mostrarem o seu valor.

AO DE VERDADE

Solues para entidades campinenses


Por volta de 1987, surgiu a idia de se criar em Campina Grande, um lugar onde as pessoas pudessem discutir assuntos relacionados criana e ao adolescente. Um ano depois essa idia se transformou em realidade, era criado ento, o Frum Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente, responsvel pela poltica de atendimento ao municpio, articulado vinte entidades. A Pastoral, A Casa do Menino, o Movimento de Ajuda Fraterna e O Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua (MNMMR) foram as entidades responsveis pelo Frum. Essas organizaes pretendiam com esses encontros a melhoria da qualidade de vida desses pequenos cidados que no sabiam lutar por seus direitos. No Brasil, o Estatuto da Criana e do Adolescente entrou em vigor no dia 27 de dezembro de 1990; partir desta lei, houve a criao do Conselho de Direito da Criana e do Adolescente e do Conselho Tutelar. A criao do frum fortaleceu os conselhos. Logo aps esse crescimento, ocorreu um desmembramento das entidades, o que desencadeou um perodo de paralisao das atividades (03 anos). A retomada dos trabalhos ocorreu em 1994, com as eleies para a 1 Gesto do Conselho Municipal. Trs anos mais tarde, foi a vez das eleies para 2 gesto, ambas articuladas pelo Frum Municipal. Outro perodo difcil enfrentado por essas organizaes, foi em 1998 e 1999. Durante esses dois anos, as entidades se isolaram devido a falta de incentivo do governo FHC, em que a poltica amortecia os sindicatos, as organizaes, as entidades e os prprios Fruns. Ou voc participava ou voc trabalhava, pois devido a poltica neo-liberal, ele fechou todas as possibilidades de apoio, desabafou a coordenadora do MNMMR, Socorro Carvalho. As entidades mais esclarecidas mostraram s demais que esse isolamento s enfraquecia a instituio e que as dificuldades s aumentariam. Isso contribuiu para que estas organizaes avaliassem a situao e percebessem que o retorno aos encontros era essencial. As reunies ocorrem na ltima quarta-feira de cada ms e os assuntos abordados so selecionados por representantes das quatro entidades que compe a coordenao: a Igreja Congregacional, o Ministrio do Homem para o Mundo, o Movimento de Ajuda Fraterna e o MNMMR. Na ltima reunio, ocorrida em outubro, foi discutida a participao no Encontro Estadual, que aconteceu no mesmo ms, na Assemblia do Frum Estadual, em novembro, e no Seminrio Municipal que ter como tema o rebaixamento da idade penal do menor. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas ao longo de mais de dez anos, os representantes e as entidades no deixaram que o desnimo os dominassem. Mesmo sem apoio do Governo Federal, continuam discutindo, analisando, promovendo cursos e buscando solues para os problemas das crianas e adolescentes de Campina Grande.

EXPEDIENTE
uma publicao mensal do Frum Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente e Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criana e do Adolescente de Campina Grande, produzido por alunos do 2o ano do Curso de Comunicao Social da Universidade Estadual da Paraba. EDITOR RESPONSVEL: Ribamildo Bezerra (cinearriba@bol.com.br) PROGRAMAO VISUAL: Gilberto Batista (gilberto.batist@globo.com.br) EDITORES: Gustavo Rovaris, Ana Flvia, Tatiane Marta, Frederico Feitoza, Rogrio Agra, Andrea Candeia e Penelope Vieira. PAUTA: Rogers Richard Pedroza, Carla Rgis, Farah Catharine, Giuliana Crispim, Rejane Lacerda Pontes, Mnica Lellys e Amada Lisboa. REPRTERES: Gustavo Pontinelle, Lus Carlos Dias, Vieira Jnior, Josiane Sousa, Juliana Vilela, Liana Kamille, Franklin Duarte, Silvana Matos, Kaline Macedo, Rafaella Brando, Brbara Rodrigues, Izabela Arajo, Llian de Souza, Emanuelle Lustosa e Aliny Gama.

OPINIO

FIQUE POR DENTRO

Saiba do que se trata o Estatuto da Criana e do Adolescente

a Constituio de 1988 foi garantida por uma luta da sociedade civil, mais especificamente das entidades, organizaes e movimentos que trabalham com crianas e adolescentes, a incluso dos artigos 227 e 228 que regulam o Estatuto da Criana e do Adolescente. Depois disso, aconteceu uma grande mobilizao na sociedade em sentido de luta juntamente com o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, que realizou pelo menos dois encontros nacionais com o propsito de regulamentar o Estatuto. Os

meninos e meninas fizeram uma votao simbolizando o Estatuto que contribuiu para influir na votao dos congressistas. Substituindo uma antiga Lei chamada Cdigo de Menores que discriminava as crianas e adolescentes pobres, em 1990 foi regulamentado pela Lei 8.069/90 o Estatuto da Criana e do Adolescente, sendo extinto o termo Menor, que na nossa sociedade era considerado uma criana marginalizada, que vivia nas ruas, sem sua famlia, abandonada, ou seja, pobre de uma forma geral, rotulada de Menor, considerada

Instituies cumprem o estatuto


O estatuto da criana e do adolescente, criado desde 1990, assegura a todos os adolescentes brasileiros direitos fundamentais, entre eles, o de serem tratados dignamente nas instituies que lhes assistem. Atendimento este, que na maioria das vezes, apenas teoricamente, segue as normas do captulo IV do estatuto onde so garantidas, s crianas, educao, assistncia mdica e psicolgica, cursos profissionalizantes e lazer. Em Campina Campina Grande, o Movimento Nacional dos Meninos e Meninas de Rua felizmente um dos exemplos de cumprimento do estatuto. Mesmo no trabalhando com a poltica de atendimento, essa organizao no governamental ligada Casa dos Conselhos Municipais, desenvolve programas de orientao e informao. Ns do movimento, procuramos mostrar as crianas e interessados em geral, as normas do estatuto, diz a estagiria, Adriana Pereira, que junto com educadores, colaboradores e voluntrios realizam reunies e oficinas destinadas aos adolescentes e suas famlias em situaes de risco social, mostrando como devem ser buscar seus direitos. Outra entidade que pe em prtica as normas do estatuto o Lar do Garoto Otvio Santos, uma organizao governamental coordenada pela Fundao de Desenvolvimento da Criana e do Adolescente (Fundac). Localizado em Lagoa Seca, o Lar do garoto trabalha com a poltica atendimento. Segundo o Vice-diretor Iran Stnio Barbosa, a instituio mantm em regime penitencirio 23 adolescentes entre 14 e 20 anos de idade, cumprindo pena que varia de 6 meses a 3 anos, de acordo com a infrao cometida e o comportamento. No complexo so realizados cursos de serigrafia ,pintura, artes cnicas, artes plsticas, msica, entre outros. Tambm h aulas de ensino fundamental e supletivo, permitindo aos internos conclurem os estudos bsicos. A gente bem tratado aqui, estudamos e temos a chance de ser um cidado l fora, afirma o interno F.O., 16 anos que cumpre pena de 1 ano e 6 meses. O Lar do Garoto garante ainda apoio moral, intelectual, psicolgico e religioso, contando com assistentes sociais, enfermeiras e uma equipe de funcionrios bem qualificados.

objeto. Com a aprovao do Estatuto h uma mudana de contedo. Ele passa a tratar a criana e o adolescente como sujeito de direito, independente da condio que se encontre. Sejam ricos, pobres, explorados na ruas ou estudando nas escolas, todos tm o direito de serem chamados de criana e adolescente. Infelizmente a maioria da sociedade no tem acesso ou simplesmente no conhece o Estatuto. Em uma srie de conversas nas ruas de Campina Grande podemos constatar que so raros aqueles que conhecem as leis que o regem, como o caso do comerciante Reinaldo Barros que declarou no saber ao certo quais as normas bsicas que compem o Estatuto da Criana e do Adolescente. Devido a defasagem na educao do pas, a maioria das pessoas no tem acesso aos seus direitos, principalmente as crianas e os adolescentes, que so os principais interessados, comentou Reinaldo. Pelo Estatuto considerado criana aquele que possuir de 0 a 12 anos de idade. Passando a ser adolescente, de 12 a 18 anos, quando est em condies de desenvolvimento, e, ponto que o ECA se destaca por trabalhar em todos os aspectos da criana e adolescente. As infraes cometidas por crianas e adolescentes exigem a estruturao de espaos adequados a aplicao de medidas scio-educaticas. Cabe ao estado e a conscincia de cada cidado fazer valer esses direitos contribuindo para a dignidade de um pas que possa ser considerado um lugar respeitvel para se viver.

LEGISLAO

-MOVIMENTOS QUE DERAM CERTO-

Reintegrao da criana e do adolescente


usando a recreao, as artes e o esporte como meios de conquista de auto-afirmao, autovalorizao, cidadania e de uma viso crtica do mundo para crianas at ento sem perspectivas, o que retrata o depoimento de um dos garotos, abrigado na Casa da Esperana, o que eu queria antes quando eu estava na rua era um apoio desse... Estou adorando isso aqui, tem tudo que eu preciso e agora vou ganhar um curso no Centro do Crianas da Casa da Esperana Pequeno Trabalhador, curso de pintura e desenho. rojetos interessantes vm A iniciao profissional e a sendo realizados na cida profissionalizao so desenvolde de Campina Grande, vidas paralelamente a rgos da Paraba, em funo da problemcomunidade qualificados para tica da criana e do adolescente este fim como SESI, SENAC, Cenem situao de risco pessoal e tro do Pequeno Trabalhador, Censocial. tro das Jovens e outros, o que O Governo Estadual e a Preocorre de acordo com a evolufeitura Municipal tm mostrado o de cada caso em particular. iniciativas relevantes neste asOs resultados ocorre as vepecto atravs da FUNDAC Funzes em longo prazo e dependem dao do Desenvolvimento da de um processo rduo, que exige Criana e do Adolescente e muito de doao, dedicao por SETRAS - Secretaria do Trabaparte dos envolvidos, que paslho e Ao Social, respectivamensam por uma avaliao de aptite. Estado e Municpio tm agido do e treinamento de neste trabalho desde a recente capacitao. Um trabalho de reformulao da proposta pedacarter estritamente necessrio ggica aplicada neste setor, funem prol da construo de um fudamentada na pedagogia da preturo melhor e encarado com a sena, na filosofia do coletivo e mxima seriedade de quem na educao para e pelo trabaconsciente de seu papel social, lho visando a reinsero pois como declara Silene da criana e do adolescenCavalcante de Sousa, te famlia e sociedade. diretora do Projeto CRES/ Voltadas diretamente a SER, se no existir essa esta tica encontramos a doao, esse compromisso Casa da Esperana, ligada muito maior, se voc vier pra SETRAS e o Projeto c simplesmente por causa CRES/SER, FUNDAC. A do dinheiro, apesar dele ser primeira, direcionada a uma essencial, se for somente clientela de 7 a 14 anos, isso, a pouca coisa se consegue. O compromisso, o de ambos os sexos, e a amor causa esto acima segunda aos maiores de 14 anos. Mas enquanto a Trabalhos realizados por crianas do CRES/SER. de tudo. Casa da Esperana os convida diretamente em abordagens feitas pelas ruas da cidade, o Projeto CRES/ SER recebe aquelas encaminhadas pela Justia da Infncia e da Juventude e pelo Conselho Tutelar. Basicamente, as duas unidades realizam um trabalho semelhante, de atendimento s necessidades bsicas de alimentao, higiene, sade e acompanhamento pedaggico, psicolgico e social, assistindo a criana e sua famlia, como tambm monitorando o andamento de suas atividades exteriores ao projeto. Funcionam em regime de abrigo, para as crianas sem famlia ou que perderam o vnculo familiar, acolhendo-as em tempo integral, ou meio aberto, no qual estas permanecem apenas durante o dia participando das atividades. Alm de todo trabalho assistencial de acolhimento, conscientizao e revitalizao do ncleo familiar, assim como do reforo escolar, o processo scio educativo se d atravs das oficinas pedaggicas relativas ao princpio de interdisciplinaridade,

EXPERINCIA

Jovens so discriminados nos meios de comunicao

DEN ADO S JUL SEM GAM ENT O


Embora a imprensa seja o meio pelo qual a populao passa a se informar sobre o qu est acontecendo no s em nossa cidade como em todo o mundo, a responsabilidade de transformar, de forma clara e objetiva, um acontecimento em notcia, est sendo deixada de lado. Jovens, sejam eles abandonados, infratores ou de classe baixa, sofrem com essa falta de coerncia por parte da mdia. E ns, mesmo que indiretamente, somos os principais ajudantes dessa discriminao mascarada.

CON

enor ao invs de jovem, delinqente ao invs de abandonado. H muito tempo, no s nos meios de comunicao de Campina Grande como nos de todo o Brasil, a discriminao e o preconceito contra crianas e adolescentes que cometem, ou no, delitos, explcita, porm relevada e desconhecida por muitos. Mesmo sendo claro e direto, o Estatuto da Criana e do Adolescente no levado em considerao na hora em que jornalistas divulgam infraes cometidas por jovens, principalmente quando estes so de cor ou pertencem a famlias economicamente desfavorecidas. Casos como o ocorrido em Braslia quando adolescentes queimaram por mera diverso um ndio que dormia em um ponto de nibus, mas que por serem familiares de um juiz de direito nada lhes aconteceu, mostrou que o tratamento dado a eles no o mesmo dado aos que no tm condies financeiras nem sociais de se defenderem das injrias cometidas por jornais, revistas, e outros meios. Segundo Socorro Carvalho, assistente social e presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criana e do Adolescente, as pessoas j se acostumaram com as expresses utilizadas diariamente pela mdia e que, normalmente, as utilizam em seu linguajar do cotidiano onde palavras machucam, mas o tratamento dado aos jovens infratores ou abandonados ainda pior. Esta discriminao ter seu fim quando toda a populao comear a abrir suas mentes e passar a refletir e questionar sobre tudo aquilo que a imprensa divulga, criando um senso crtico e se importando mais com seu papel de cidado perante a sociedade. Fora este fator que ainda um

sonho a ser transformado em realidade, a falta de preparo tcnico ou o antiprofissionalismo dos jornalistas, restringe os espaos para uma melhor divulgao do Estatuto e das boas aes realizadas por crianas e adolescentes de todas as classes sociais. Maior espao nos meios de comunicao, instituies, universidades, escolas de ensino fundamental e mdio, poderia esclarecer dvidas e trazer informaes de suma importncia para aqueles que so leigos sobre este importante assunto, diz Socorro.

Movimentos Filantrpicos que deram resultados em Campina Grande


Dificuldade e esperana, so palavras vivenciadas no cotidiano de Entidades Filantrpicas em Campina Grande, porm as instituies ligadas ao Conselho da Criana e do Adolescente reduzem esses conceitos a aes. Um exemplo de luta e perseverana, o ncleo de mulheres da UEPB, desde 1989 tenta por frente a Creche Escola. So 25 funcionrios em parceria com o SETRAS (Secretaria do Trabalho e Ao Social), ao todo 120 crianas entre 2 a 6 anos em regime semi-integral. As mes realizam feiras de roupas usadas, rifas com objetivo de manterem a entidade. J a creche Cotinha Carvalho funciona com bons resultados, pois financiada pelo Governo do Estado em parceria com a Secretaria da Educao. Ela funciona desde 1988, so 23 funcionrios que trabalham entre 07 s 17hs, com total de 100 crianas de 2 a 5 anos. Outro exemplo a casa de caridade Padre Ibiapina. Ela acolhe tambm em regime semiinternato 50 crianas. A casa funciona h mais de 60 anos. Essa instituio existe em todo territrio nacional, recebe financiamento da Ordem Teixeira de Nossa Senhora do Carmo. Segundo Maria Amlia Costa, uma das doze pessoas comprometida com a diretoria da casa, j saiu pessoas formadas da instituio, como o caso da enfermeira Paula Ibiapina, que est muito bem em Roraima. Sem dvida a recuperao dos jovens levados pela marginalidade, destrudos em seu alto respeito, s funciona quando se forma uma rede de parcerias e trabalha-se integralmente o indivduo, afirma estudante de Servio Social da UEPB Adilma Galvo. constatada a dificuldade das entidades privadas trabalharem em parceria, mas a cada dia renasce uma criana que conseguiu sair do descaso social e destacar-se na grande escola da vida.

PRECONCEITO

Encontros beneficiam crianas e adolescentes

na Casa do Conselho Muni cipal de Campina Grande, onde o Frum, formado por entidades no governamentais, encontram-se nas ltimas quartasfeiras de todo ms, para discutir e trabalhar em prol das crianas e adolescentes que vivem em condio social deficiente. So entidades como a APAE, o Movimento Nacional dos Meninos e Meninas de Rua (MNMMR) ou a Casa Pe. Ibiapina, que lutam, junto a tantas outras pelo reconhecimento praticvel do Estatuto da Criana e do Adolescente, que completa dez anos de existncia Sendo este Frum na verdade

uma espcie de porta voz. Nestes encontros, discute-se as polticas de atendimento, os planos de defesa da criana e do adolescente, o fortalecimento dos conselhos para que os projetos desenvolvidos possam concretizar-se, entre outras questes. Recentemente o Frum conseguiu regulamentar a criao do fundo municipal para a criana e o adolescente, ele elaborou o plano de aplicao deste fundo, e conseguiu um recurso mnimo j aplicado na defesa dos direitos e proteo dos assistidos. O que

se observa que esses encontros tm sido teis na luta por um futuro digno. Por mais que boa parte da sociedade se ausente, eles persistem, e como disse Socorro Carvalho, coordenadora do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criana e do Adolescente. "A organizao da sociedade deixa muito de a desejar, a criana no o problema, o problema o sistema". No ltimo encontro, realizado em agosto, discutiu-se sobre o rebaixamento da idade penal e sobre a participao das entidades na composio do Conselho Estadual.

Conselho municipal em defesa da criana e do adolescente


O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criana e do Adolescente e o Conselho Tutelar trabalham para possibilitar o cumprimento do Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) e consolidar o Sistema de Garantia de Direitos. O ECA foi criado em 13 de junho de 1990, atravs da lei 8.069/90. Em Campina Grande apia atualmente cerca de 800 crianas, auxiliando nos aspectos de formao, defesa de direito, medidas de proteo e scio-educativas. O conselho responsvel pela elaborao das polticas de atendimento, pelo cadastro de programas governamentais e no-governamentais, a exemplo de entidades como a Casa da Esperana e SOS Criana. Dentre as suas metas, h projetos como o Servio de Atendimento 24h, atravs do Conselho Tutelar, que visa encaminhar as crianas que esto nas ruas s entidades; o Projeto Bolsa-Escola, que beneficia crianas de 7 a 14 anos; a divulgao do Estatuto nas escolas; combate a explorao sexual de crianas, alm de um programa de erradicao do trabalho infantil. Segundo a coordenadora do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criana e do Adolescente de Luta permanente em favor das crianas Campina Grande, Socorro Carvalho, existem no mu- se a partir disso, cursos de fornicpio entre 72 e 300 crianas mao e aperfei-oamento, que sobrevivem das ruas, 30 das transformando-os em agentes quais dormem no centro da cida- multipli-cadores. Esses cursos de, apesar da maioria possuir al- visam a formao dos Conselheiguma referncia familiar. ros de Direitos, Tutela-res e de A administrao desse rgo Assistncia Social. composta por um colegiado de O Conselho Municipal de De10 pessoas que so voluntrias fesa dos Direitos da Criana e do indicadas por diversas entidades, Adolescente no dispe de resendo cinco governamentais e cursos suficientes do Poder Pcinco representantes de entida- blico destinados s crianas. A des da sociedade civil. De acor- falta de participao da sociedo com Socorro, a preocupao dade tambm dificulta as aes em relao esses voluntrios do conselho. Para cobrar prea sua desquali-ficao, criando- ciso participar, afirma Socorro.

DEFESA

Vous aimerez peut-être aussi