Vous êtes sur la page 1sur 5

Publicado em 1928, Alguma Poesia, de Carlos Drummond de Andrade, considerado marco inicial do Segundo Tempo Modernista (1930-45), o que

e fez seu autor ser catalogado como integrante desse perodo. De fato, seu carter to inaugural que consegue trazer em seu interior o embrio das duas temticas que sero as melhores do poeta. A primeira est ligada a questes existenciais, como se percebe no poema abaixo.
No Meio do Caminho No meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra Nunca me esquecerei desse acontecimento na vida de minhas retinas to fatigadas. Nunca me esquecerei que no meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho no meio do caminho tinha uma pedra

Apesar do escndalo provocado por suas repeties quase obsessivas, no se trata de um poema pobre. Tal texto aborda a crise tpica da meia idade (meio do caminho), que se torna uma idia fixa, muito bem representada pela reiterao exaustiva. Em outras palavras, abordagem densa camuflada numa linguagem extremamente simples. Outro assunto excelente da potica drummondiana est ligado preocupao social, como se percebe no texto abaixo, entre tantos outros.
Quadrilha Joo amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que no amava ningum. Joo foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou pra tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que no tinha entrado na histria.

Note no poema acima que, alm do desenvolvimento da temtica da experincia amorosa amarga, h tambm a crtica instituio matrimonial, pois a 1

nica personagem que se casa justamente a que no amava ningum. Alm disso, casa-se no com uma pessoa, mas com uma razo social, um sobrenome, como que movida por interesse. Em suma, encontra-se aqui em embrio os melhores livros de Drummond, o existencial Claro Enigma e o engajado Rosa do Povo. Mas no se deve esquecer que Alguma Poesia, obra de estria do autor, possui poemas que foram produzidos na dcada de 20, ou seja, dentro do Primeiro Tempo Modernista (1922-30), apresentando, portanto, todo o esprito dessa poca. Sua vinculao fase herica pode ser percebida, por exemplo, pela instaurao da iconoclastia por meio do emprego dos versos livres e da linguagem coloquial brasileira, um dos mais importantes postulados desse momento literrio. Basta notar, em No Meio do Caminho, o emprego do verbo ter com sentido de existir, o que seria inadmissvel para o padro gramatical culto. Outra vinculao ntida a tal momento literrio est na utilizao de tcnicas cubistas, ou seja, da fragmentao e da justaposio de flashes de uma realidade, conforme pode ser detectado no poema abaixo.
Poema de sete faces Quando nasci, um anjo torto desses que vivem na sombra disse: Vai, Carlos! ser gauche1 na vida. As casas espiam os homens que correm atrs de mulheres. A tarde talvez fosse azul, no houvesse tantos desejos. O bonde passa cheio de pernas: pernas brancas pretas amarelas. Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu corao. Porm meus olhos no perguntam nada. O homem atrs do bigode srio, simples e forte. Quase no conversa. Tem poucos, raros amigos o homem atrs dos culos e do bigode. Meu Deus, por que me abandonaste se sabias que eu no era Deus, se sabias que eu era fraco.

- Termo francs que pode ser traduzido, no contexto, como esquerdo, torto ou desajeitado.

Mundo mundo vasto mundo se eu me chamasse Raimundo seria uma rima, no seria uma soluo. Mundo mundo vasto mundo, mais vasto meu corao. Eu no devia te dizer mas essa lua mas esse conhaque botam a gente comovido como o diabo.

Note como as sete estrofes (sete faces) no apresentam uma articulao fortemente ntida, justapondo-se, colando-se uma outra. Trata-se de uma tcnica cubista. Comum tambm fase herica a elevao do humor ao espao nobre da literatura. Famosos tornaram-se seus textos curtos, a lembrarem os poemas-piada ou poemas-plula de Oswald de Andrade, superando-os, no entanto, ao se tornarem epigramas, ou seja, densos de significao. o que pode ser detectado no poema abaixo (entre tantos outros).
Cota Zero Stop A vida parou ou foi o automvel?

Alm do inusitado que a incluso de um termo em ingls justo no primeiro verso, o texto tem seu valor por ser extremamente crtico, apesar de parecer bobo. Nele, por meio da parada do automvel smbolo da modernidade do mundo urbano , expressa-se um impasse que torna clara a crtica que se faz ao homem atual, que se ilude ao achar que o ritmo em que se perde na cidade de fato a essncia de sua existncia. Dentro ainda do clima humorstico, h as constantes pardias, ou seja, a imitao no sria dos grandes elementos da literatura nobre e tradicional. Tratase de um costume do Primeiro Tempo Modernista. o que ocorre no seguinte poema.
Casamento do Cu e do Inferno No azul do cu de metileno a lua irnica diurtica uma gravura de sala de jantar. Anjos da guarda em expedio noturna velam sonos pberes

espantando mosquitos de cortinados e grinaldas. Pela escada em espiral diz-que tem virgens tresmalhadas, incorporadas Via Lctea, vaga-lumeando... Por uma frincha o diabo espreita com olho torto. Diabo tem uma luneta que varre lguas de sete lguas e tem um ouvido fino que nem violino. So Pedro dorme e o relgio do cu ronca mecnico. Diabo espreita por uma frincha. L embaixo suspiram bocas machucadas. Suspiram rezas? Suspiram manso, de amor. E os corpos enrolados ficam mais enrolados ainda e a carne penetra na carne. Que a vontade de Deus se cumpra! Tirante Laura e talvez Beatriz, o resto vai para o inferno.

Perceba que nesse texto, assim como em Cota Zero e tantos outros de Alguma Poesia, o tom aparentemente pobre esconde uma densidade literria, que se percebe a partir da intertextualidade. O ttulo o mesmo de um poema de William Blake; a citao escada referncia Bilac, que chegou a escrever que, quando uma virgem morria, ascendia ao cu por uma escada at se transformar em estrela; Laura musa de Petrarca, enquanto Beatriz de Dante; h ainda a referncia teologia medieval, que chegava a defender a tese de que o Diabo muito mais ativo do que Deus, tal a enormidade e constncia do mal que grassa pelo mundo. A pardia, na verdade, coerente com outro costume do Primeiro Tempo Modernista, presente fortemente na obra analisada. Trata-se da carnavalizao, ou seja, da inverso de valores por meio do humor. o que percebemos na sexualizao que o tema do amor (e a carne penetra na carne) acaba sofrendo. o que se pode entender como carnalizao ou despetrarquizao do amor, 4

numa referncia a Francesco Petrarca, poeta do Renascimento Italiano e que consagrou o platonismo na poesia. Tal inverso tambm se nota em outro aspecto interessante, que se manifesta por meio de uma dupla troca. Os temas nobres, como o amor, de acordo com o que foi visto em Casamento do Cu e do Inferno, so rebaixados. Os temas vulgares, muito simples, como em Cota Zero, esto carregados de uma pesada anlise scio-existencial. Por fim, no se pode esquecer que Drummond, em seu jeito gauche, na medida em que sua linguagem simples e seu sentimentalismo contido, torna-se um torto, um deslocado dentro do contexto literrio tradicional. E com esse expediente consegue expressar o momento histrico por que passava o Brasil, que abandonava o mundo rural e estava se tornando urbano. Perceba essa unio de mundos no arquifamoso poema Cidadezinha Qualquer.
Casas entre bananeiras mulheres entre laranjeiras pomar amor cantar. Um homem vai devagar. Um cachorro vai devagar. Um burro vai devagar. Devagar... as janelas olham. Eta vida besta, meu Deus.

Note que as duas primeiras estrofes descrevem muito bem o universo rural, revelando um eu-lrico com conhecimento de causa. No entanto, a observao irnica do ltimo verso encerra o olhar crtico de quem tem contato com o universo urbano. Enfim, todos esses elementos fazem de Alguma Poesia um dos pilares da heroicidade do modernismo, colocando-se em paralelo com Libertinagem, de Manuel Bandeira.

Vous aimerez peut-être aussi