Vous êtes sur la page 1sur 8

Nmero:

Localizador:

POP.0050
Reviso:

SSMAQ.2.07.01
Folha:

1/8
Data: Aprovado por:

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRO

Elaborado por:

ruzeda
Verificado por:

rallemand afragomeni Palavras Chave: Equipamento eltrico; Equipamento eletro-eletrnico; Atmosfera explosiva; rea classificada.

TTULO:

USO DE EQUIPAMENTOS ELETRO-ELETRNICOS EM REAS CLASSIFICADAS

Este padro s vlido quando apresentar a marca dgua de cpia controlada

LTIMA REVISO
REVISO 0 Emisso Inicial 1 Reviso Geral MODIFICAO DATA 08/06/2006

Nmero:

Localizador:

Reviso:

Folha:

POP.0050 SSMAQ.2.07.01 1 2/8 Este padro s vlido quando apresentar a marca dgua de cpia controlada

1 OBJETIVO
Assegurar que todos os trabalhos envolvendo o uso de equipamentos eletro-eletrnicos em reas classificadas sob a gesto da Riopol tenham seus aspectos, riscos e perigos analisados, eliminados e/ou controlados antes do seu incio, para evitar impactos / danos pessoais, ambientais e perdas materiais.

2 CAMPO DE APLICAO
Aplica-se a todos os servios realizados em reas sob gesto da Riopol, que envolvam o uso de equipamentos eletro-eletrnicos em reas classificadas.

3 EXECUTANTES
Funcionrios da Riopol e das empresas contratadas.

4 REFERNCIAS
Lei 3.214 Normas Regulamentadoras de 08/06/1978 do MTB; Norma NBR IEC 60079-14:2006 Equipamentos eltricos para atmosferas explosivas Parte 14: Instalaes eltricas em reas classificadas (exceto minas); Norma NBR IEC 60079-17:2005 Equipamentos eltricos para atmosferas explosivas Parte 17: Inspeo e manuteno de instalaes eltricas em reas classificadas (exceto minas); Norma Regulamentadora NR 1 Disposies Legais; POP.0004; Localizador: SSMAQ.2.07.01 Equipamentos de Proteo Individual; Portaria INMETRO n 83, de 03 de abril de 2006.

5 DEFINIES
5.1 ATMOSFERA EXPLOSIVA Mistura com ar, sob condies atmosfricas, de substncias inflamveis na forma de gs, vapor, nvoa ou poeira, a qual aps ignio, a combusto propaga-se por toda a mistura no consumida. 5.2 REA CLASSIFICADA rea na qual uma atmosfera explosiva est presente, em quantidade suficiente, na qual provvel sua ocorrncia a ponto de exigir precaues especiais para a construo, instalao e utilizao de equipamentos eltricos e eletrnicos. NOTA: Para a aplicao desta norma, uma rea uma regio tri-dimensional ou espao.

Nmero:

Localizador:

Reviso:

Folha:

POP.0050 SSMAQ.2.07.01 1 3/8 Este padro s vlido quando apresentar a marca dgua de cpia controlada

6 SIGLAS E ABREVIATURAS
ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas EPI Equipamento de Proteo Individual Equipamento Ex Equipamento eletroeletrnico que foi certificado para operar em reas classificadas IEC International Eletrotechnical Commission INMETRO Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial MTE Ministrio do Trabalho e Emprego NA No aplicvel NBR Norma tcnica oficial publicada pela ABNT NBR IEC Norma tcnica oficial publicada pela ABNT harmonizada com a norma IEC NR Norma regulamentadora publicada pelo MTE OCP Organismo de certificao de produto PT Permisso de Trabalho

7 CONTEDO DO PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRO


7.1 SEGURANA, SADE E PROTEO AMBIENTAL. Para esta tarefa os envolvidos devem usar alm dos EPIs bsicos culos, calado e capacete de segurana, o seguinte: ATIVIDADES TIPO DE RISCO PREVENO TIPO DE EPI / EPC
- Verificar se o Obturador est fechado com cadeado. - No se postar na direo do feixe de radiao ionizante. - Usar dosmetro individual na altura do peito. - Realizar a tarefa no menor tempo quando junto do porta-fonte. - Luva de vaqueta

Uso de equipamentos - Exposio Radiao Ionizante. eletro-eletrnicos em reas classificadas.

- Ferimento tipo perfuro cortante em contato com qualquer objeto perfuro cortante e ou contato com superfcie abrasivas. - Rudo - Perda Auditiva

- Bater contra - Ferimentos no crnio contra queda de materiais e para realizao de tarefas a cu aberto. - Radiao trmica - Insolao, prostrao trmica, tontura, desmaio, queimadura de pele pela radiao solar ou equivalente, cimbras.

- Protetor auricular tipo concha, plug de insero de silicone ou de espuma. - Capacete V. Guard MSA com jugular. - Ingesto de lquidos, proteo da pele por bloqueador solar, resguardar descanso, uso de guarda sol ou equivalente. Verificao da presso arterial para aqueles que apresentam este

Nmero:

Localizador:

Reviso:

Folha:

POP.0050 SSMAQ.2.07.01 1 4/8 Este padro s vlido quando apresentar a marca dgua de cpia controlada
sintoma diagnosticados pelo Ambulatrio. - Ateno e somente caminhar por sobre plataformas rgidas de trabalho. - Ateno ao retirar / colocar ou movimentar equipamento de seu suporte / transporte.

Queda de nvel

Queda de equipamento sobre membros.

ATIVIDADES
Uso de equipamentos eletroeletrnicos em reas classificadas.

ASPECTO / IMPACTO
- Aspecto: Gerao de resduo slido papel, plsticos de possveis anotaes e formulrios. Impacto: Diminuio recursos naturais. -Aspecto: Gerao de resduo slido peas metlicas e / ou plsticas que apresentarem defeito. Impacto: Contaminao solo. -Aspecto: Gerao de resduo lquido Lquido leos e / ou graxas de teste de um sistema. Impacto: Contaminao solo, lenol fretico e gua.

AES MITIGADORAS
Colocar em coletor adequado para posterior envio a fornecedor qualificado e licenciado. Colocar em coletor adequado para posterior envio a fornecedor qualificado e licenciado. Colocar em coletor adequado para posterior envio a fornecedor qualificado e licenciado. gua enviar para tratamento.

Na utilizao de equipamentos eltricos no adequados para operar em reas classificadas, a Operao deve assegurar a ausncia de atmosferas potencialmente explosivas usando a sistemtica de PT a quente. Zona 1: Trabalhos executados neste local exige a monitorao contnua de explosividade. Zona 2: Para liberao de trabalhos neste local, aceitvel a medio de explosividade somente antes da realizao do servio. Porm a Operao deve suspender imediatamente o trabalho caso ocorram condies anormais de operao prximas ao local de execuo. Zonas 21 e 22: no necessrio o uso de PT a quente porm a Operao deve assegurar que durante o servio no haja presena de nuvens de poeira combustvel. Equipamentos Ex adequados a classificao de reas podem ser usados sem monitorao de explosividade.

7.2 GERAL O risco com relgio de pulso eletrnico pequeno e seu uso em reas classificadas aceito. Qualquer outro equipamento pessoal que utiliza bateria (incluindo relgios que incorporam calculadoras) devem ser utilizados com PT a quente ou serem certificados como Ex (seo 15 da NBR IEC 60079-14:2006). Os equipamentos eletroeletrnicos podem tornar-se fontes de ignio de substncias inflamveis e seu uso em rea classificada deve ser restrito e controlado.

Nmero:

Localizador:

Reviso:

Folha:

POP.0050 SSMAQ.2.07.01 1 5/8 Este padro s vlido quando apresentar a marca dgua de cpia controlada A liberao do servio com uso de equipamentos eltricos no certificados (portteis, transportveis e handheld) esto condicionados a emisso da PT a quente. Equipamentos eletroeletrnicos so todos aqueles que utilizam energia eltrica por meio de pilhas, baterias ou tomadas - como fonte principal ou secundria de energia. So eles: mquinas fotogrficas, lanternas, rdios de comunicao, celulares, pagers, bips, vdeocmeras, furadeiras eltricas, medidores portteis (medidor de vibrao, outros), instrumentos de medidas eltricas (meghmetros, multitestes, ampermetros, voltmetros, ohmmetros, outros), etc.. Porm, existem equipamentos eletroeletrnicos que so adequados para operar em reas classificadas e que dispensam a medio prvia de explosividade. Estes equipamentos so identificados pela marcao obrigatria da logomarca INMETRO e do logo do OCP como ilustrado no anexo 1. Mesmo certificado, estes equipamentos precisam ser adequados a zona, grupo do gs / vapor inflamvel e classe de temperatura da rea classificada. Os anexos 2 e 3 informam como verificar a adequao dos mesmos em relao aos desenhos de reas classificadas da Riopol. Os executantes devem ser instrudos para no mudarem o estado de operao do equipamento eletroeletrnico quando ouvir o alarme do sistema fixo de deteco de gases e vapores da rea. Caso isto ocorra, remover o equipamento eltrico da rea imediatamente evadindo o local. Se isto no for possvel, a fonte do equipamento deve ser desligada, por exemplo, na subestao.

7.3

PADRES, REGISTROS E DOCUMENTOS COMPLEMENTARES ASSOCIADOS.

O formulrio para uso na verificao do uso de equipamentos eletro-eletrnicos em rea classificada pode ser obtido pelo Hiperlink abaixo. Os equipamentos que atendam integralmente esta lista de verificao com respostas S ou NA podem ser utilizados sem a necessidade de medio de explosividade. Caso a resposta de uma das perguntas seja N, a sistemtica de PT quente deve ser utilizada LISTA DE VERIFICAO

ANEXOS.

Anexo 1 Organismos de certificao de produtos credenciados pelo INMETRO. Anexo 2 Tipos de proteo e suas zonas permitidas para aplicao. Anexo 3 Classes de temperatura de equipamentos eletro-eletrnicos certificados. Anexo 4 Tabela de equivalncia entre marcao americana e brasileira.

Nmero:

Localizador:

Reviso:

Folha:

POP.0050 SSMAQ.2.07.01 1 6/8 Este padro s vlido quando apresentar a marca dgua de cpia controlada

8 ANEXOS
Anexo 1 Organismos de certificao de produtos credenciados pelo INMETRO

OCP-0004

OCP-0011

OCP-0034

Nmero:

Localizador:

Reviso:

Folha:

POP.0050 SSMAQ.2.07.01 1 7/8 Este padro s vlido quando apresentar a marca dgua de cpia controlada Anexo 2 Tipos de proteo e suas zonas permitidas para aplicao Tipo de proteo prova de exploso Imerso em areia Segurana intrnseca Imerso em resina Imerso em leo Pressurizado Segurana aumentada Smbolo Ex d Ex q Ex ia Ex ib Ex m Ex o Ex px e py Ex pz Ex e Ex nA Ex nC No acendvel Ex nR Ex nL Ex nZ Especial Ex s Zonas de uso 1e2 1e2 0, 1 e 2 1e2 1e2 1e2 1e2 2 1e2 2 2 2 2 2 1 e 2 (0) Grupo ou subgrupo IIA, IIB e/ou IIC II IIA, IIB e/ou IIC IIA, IIB e/ou IIC II II II II II II IIA, IIB e/ou IIC II IIA, IIB e/ou IIC II II, IIA, IIB e/ou IIC

Anexo 3 Classes de temperatura de equipamentos eletro-eletrnicos certificados


Classe de Temperatura T1 T2 T3 T4 T5 T6 Temperatura de Ignio do Gs maior 450C 300C 450C 200C 300C 135C 200C 100C 135C 85C 100C Max. Temperatura de Superfcie 450 C 300 C 200 C 135 C 100 C 85 C

Obs.: vlido para -20C Tamb +40C Fonte: seo 5.3 da NBR IEC 60079-14:2006

Nmero:

Localizador:

Reviso:

Folha:

POP.0050 SSMAQ.2.07.01 1 8/8 Este padro s vlido quando apresentar a marca dgua de cpia controlada Anexo 4 Tabela de equivalncia entre marcao americana e brasileira Grupo de gases (EUA) Grupo de gases (NBR) A B C D EUA Diviso 1 Diviso 2 IIC (Acetileno, Hidrognio e C2S) IIB (Eteno) IIA (Propano) Brasil Zonas 0 e/ou 1 Zona 2

Vous aimerez peut-être aussi