Vous êtes sur la page 1sur 32

POLTICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL: O QUE TEMOS A VER COM ELA?

A contribuio da PNDR para a construo de um Brasil de todas as regies.

MINISTRIO DA INTEGRAO NACIONAL Ministro da Integrao Nacional Geddel Vieira Lima Secretrio-Executivo Luiz Antonio Souza da Eira Secretrio de Polticas de Desenvolvimento Regional Henrique Villa da Costa Ferreira Secretria de Programas Regionais Mrcia Regina Sartori Damo Secretrio de Desenvolvimento do Centro-Oeste Jos Antonio da Silva Parente Secretrio de Infraestrutura Hdrica Joo Reis de Santana Filho Secretrio Nacional de Defesa Civil Roberto Costa Guimares Representante do IICA no Brasil Carlos Amrico Basco Coordenador de Projeto Mrio Salimon Superviso Assessoria de Comunicao Social [Ascom/MI] Texto Original Carlos Eduardo Bastos Fialho Adaptao do Texto Henrique Villa da Costa Ferreira Ilustrao Claudius Ceccon Reviso e Projeto Grfico CECIP (Centro de Criao de Imagem Popular) Esta publicao uma realizao do Ministrio da Integrao Nacional, desenvolvida com o apoio do Projeto de Cooperao Tcnica MI/ Instituto Interamericano de Cooperao para a Agricultura (IICA) para Aes de Desenvolvimento Regional e Integrao Nacional. A 2 Cartilha Popular est disponvel no seguinte endereo: www.mi.gov.br
Dezembro de 2008

A PRESENTA O

Por meio de comunicao direta com o cidado, procuramos levar ao grande pblico uma mensagem que traduza a relevncia da Poltica Nacional de Desenvolvimento Regional - PNDR como poltica pblica. O pas no pode permitir que parte significativa de seus habitantes seja excluda do processo global de acesso a bens, servios e oportunidades de desenvolvimento por conta do local em que nasceram ou escolheram para viver. Esta a maior contribuio da PNDR: incentivar a reduo das indesejveis desigualdades regionais brasileiras. Trata-se do resgate de uma dvida histrica do Estado Brasileiro. A cartilha procura sinalizar, para a populao em geral, o que cada cidado pode fazer para consolidar a poltica regional brasileira como um instrumento de incluso social, econmica e de reduo das desigualdades do nosso pas. Boa leitura a todos! Geddel Vieira Lima
Ministro da Integrao Nacional

DESENVOLVIMENTO

CAPTuLO

REGIONAL: do que se trata e para que serve?

Para ser feliz, qualidade de vida fundamental,


dizia uma antiga propaganda que associava um determinado produto satisfao de se estar vivo e aproveitar a vida, com qualidade.

No mundo em que vivemos, a qualidade de vida medida pelo acesso que temos a itens como: sade, educao, oportunidades de trabalho, habitao, saneamento bsico, segurana pblica, transporte, proteo social, novos produtos, informao, preservao ambiental, esporte, cultura e lazer, entre outros.

Para que esse conjunto de benefcios possa ser entregue populao em geral, os governos comprometidos com a qualidade de vida utilizam instrumentos que possibilitam o acesso desses bens e servios populao. Tais instrumentos so conhecidos como Polticas Pblicas. Elas tm a finalidade de orientar todas as aes que os rgos governamentais devem seguir, a fim de proporcionar desenvolvimento, bem-estar e prosperidade para toda a sociedade.

Quanto mais eficientes forem as polticas pblicas, mais ar puro, sade, moradia, infraestrutura, segurana, diverso, conhecimentos, qualificao profissional e oportunidades sustentveis de trabalho e renda estaro disponveis para a construo de uma nao mais justa, integrada e soberana.

Nos pases mais prsperos, polticas pblicas so usadas com eficincia para garantir boa qualidade de vida aos seus habitantes. O Brasil tem percebido o quanto importante a adoo e a boa gesto dessas prticas. S com elas poderemos ter uma populao melhor assistida, melhor protegida e mais feliz.

10

Historicamente, o nosso pas estabeleceu um modo de ocupao do territrio e de entrega de servios pblicos que privilegiou algumas partes em detrimento de outras. Construmos, desde o descobrimento, um pas desigual e isso se reflete na situao com que nos deparamos nos nossos municpios,

cidades e regies. Por aqui, existem algumas localidades com tudo de bom e de melhor, um padro de vida semelhante ao que percebemos nas regies mais desenvolvidas do mundo. Mas em outras partes, parece que o Brasil parou no tempo e esqueceu certas comunidades.

11

12

Essa situao de desigualdade, criada ao longo da nossa histria, sempre preocupou os governos que, invariavelmente, respondiam s demandas por meio de grandes obras e empreendimentos regionais como a construo de Braslia ou a Zona Franca de Manaus , empreitadas que em muito contriburam para diminuir certas desigualdades regionais.

Mas essas grandes obras e projetos no foram suficientes para acabar com o drama das regies menos favorecidas.

13

14

Problemas como grandes distncias, dificuldade de acesso, pobreza do solo, incerteza de chuvas e baixa escolaridade so alguns exemplos de dificuldades que insistiram em caracterizar o pas como um dos mais desiguais do mundo.

15

Por essa razo, as polticas regionais so importantes. Elas olham o territrio nas diversas dimenses, seja ele um conjunto de municpios ou uma regio, como conhecemos, oferecendo opes de gerao de emprego e renda que podem contribuir para que, em qualquer lugar do pas, haja prosperidade e qualidade de vida. Essa a contribuio que uma boa poltica de desenvolvimento regional pode oferecer ao Brasil: mais emprego, mais renda, mais prosperidade e mais qualidade de vida para os brasileiros de todas as regies.

16

17

A CRIAO DA

18

CAPTuLO

POLTICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL PNDR


Uma proposta de poltica pblica para a construo de um Brasil de todas as regies
A superao das nossas desigualdades regionais comeou a ganhar novos ares de esperana com a criao do Ministrio da Integrao Nacional, em 1999. Desde ento, o Ministrio tem reunido alguns dos melhores tcnicos e especialistas no tema, no sentido de oferecer propostas para uma melhor compreenso das reais necessidades das regies menos favorecidas do nosso pas, e das formas pelas quais essas necessidades podem ser definitivamente atendidas.
19

Em 2003, com uma clara sinalizao de prioridade para o tema, a esperana se renovou e um novo clima motivou e contagiou as regies brasileiras, gerando reunies e debates entre o Governo Federal e representantes de toda a sociedade civil brasileira.

Os encontros realizados com funcionrios pblicos, empresrios, sindicalistas, lideranas comunitrias, entidades no governamentais e professores, entre outros, serviram de base para que os especialistas e tcnicos do Governo elaborassem os princpios daquela que nasceu para se

20

tornar um dos mais poderosos instrumentos de mudana na qualidade de vida do povo brasileiro: a Poltica Nacional de Desenvolvimento Regional PNDR. Criada pelo decreto presidencial n 6047 de 22 de fevereiro de 2007, a Poltica

Nacional de Desenvolvimento Regional surgiu com a misso de combater as desigualdades regionais brasileiras e promover a incluso social e a valorizao cultural das populaes mais pobres do pas e dos territrios menos favorecidos por outras polticas pblicas.

21

O FUTURO
Idealizada para apoiar programas e aes regionais e territoriais pelo Brasil afora, a PNDR tem, como uma de suas prioridades, o incentivo aos sistemas produtivos locais. Esses sistemas so chamados oficialmente de ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS, ou simplesmente APLs, e representam um dos mais promissores caminhos de mudanas para a populao e a nao brasileira.

22

CAPTuLO

DA PNDR
Eles se originam da mobilizao das comunidades e das foras produtivas locais em torno de atividades como: artesanato, confeco, calados, alimentao, turismo, cultivos diversos, extrativismo e outros mais, que sejam prprias da vocao regional. Essa uma grande novidade da PNDR.

O que voc tem a ganhar e o que pode fazer para ajudar!


Quem estabelece a forma de atuao na regio ou a atividade econmica a ser priorizada so os chamados atores sociais, que so os legtimos representantes da populao no territrio.

23

Cinco exemplos regionais de Arranjos


REGIO NORTE Pesca e aquicultura Localizado na Bacia do Rio Amazonas, o APL abrange os municpios amazonenses de Atalaia do Norte, Benjamim Constant, Tabatinga, So Paulo de Olivena, Amatur, Santo Antnio do I e Tonantins. Ali esto sendo instalados dois frigorficos, nos municpios de Tabatinga e Santo Antnio do I, e 12 unidades flutuantes de recepo do pescado em comunidades pesqueiras selecionadas. O trabalho compreende toda a cadeia produtiva da pesca, desde a captura do peixe at seu beneficiamento e comercializao. Por l, tambm j acontecem cursos de capacitao de pessoal para a administrao do negcio. Na segunda etapa do projeto, ser construdo, em Tabatinga, um polo de processamento de pescado, com uma indstria de processamento e uma fbrica de farinha de peixe. REGIO NORDESTE Apicultura, caprinocultura e gesso A Chapada do Araripe uma das reas prioritrias da PNDR e abriga 103 municpios, sendo 25 no sul do Cear, 60 no leste do Piau e 18 no oeste de Pernambuco. Os criadores de cabras e bodes recebem cursos 24 de capacitao, instalaes e equipamentos para melhorar a qualidade de seus rebanhos e o processamento da carne e do leite. Com isso, passam a oferecer produtos de mais qualidade e obtm maior retorno financeiro desta atividade. Os produtores de mel so capacitados para melhorar seu produto e contam com unidades de beneficiamento e desenvolvimento dos derivados de mel, tanto para exportao como para o mercado interno. J no setor gesseiro, os trabalhadores aprendem como aumentar sua capacidade de produo e como aprimorar a qualidade de seu produto final. Dessa forma, podem vender peas mais bem acabadas obtendo, assim, melhores preos. REGIO CENTRO-OESTE Polo de confeces O APL de confeces de Jaragu, no Vale do Patrcio, Estado de Gois, compreende os municpios de So Francisco de Gois, Goiansia, Uruana, Itaguaru, Ceres, Rialma e Itaguari. Com mais de 800 empresas, considerado um dos maiores polos de confeco da regio Centro-Oeste e, em 2004, foi selecionado entre os 11 projetos nacionais a serem atendidos pelo Grupo de Trabalho

Produtivos Locais apoiados pela PNDR


Permanente para Arranjos Produtivos Locais do Governo Federal/GTP/APL. Faz parte, tambm, de uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada/Ipea, do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, com apoio do Banco Mundial, que estuda casos de sucesso em arranjos produtivos locais no Pas. REGIO SUDESTE Gemas e cachaa Compreende 105 municpios de Minas Gerais, extremo sul da Bahia (Regio Nordeste) e norte do Esprito Santo, tendo seus principais ncleos urbanos em So Mateus (ES); Tefilo Otoni (MG); Porto Seguro, Eunpolis e Teixeira de Freitas (BA). O APL de Cachaa e Alambique recebeu apoio na organizao de seu sistema de produo, no aparelhamento das instalaes e no trabalho de divulgao para que as marcas ficassem conhecidas no mercado. Foi criada, ainda, a Escola de Mestre de Alambiqueiro e uma unidade de produo, padronizao, envelhecimento, armazenamento e engarrafamento e comercializao do produto, no municpio de Taboa da Serra (MG). O APL de Gemas e Artefatos de Pedras contou com as seguintes iniciativas: instalao de um centro de treinamento de lapidao e artefatos para ornamentao; cursos de administrao e comercializao dos produtos; compra de equipamentos para as unidades de lapidao (artesanato mineral e joalheria). Tambm foi criada a Unidade de Comercializao de Gemas e Artefatos de Pedras, em Araua (MG). REGIO SUL Indstria moveleira Situado na rea de fronteira com a Argentina, este APL abrange 381 municpios entre o norte do Rio Grande do Sul, o oeste de Santa Catarina e o sudoeste do Paran. Para o fortalecimento da indstria moveleira, foi feito um programa de capacitao de pessoal nas seguintes reas: desenho de mveis, planejamento e controle de produo e de qualidade, administrao financeira, elaborao dos custos para estabelecer o preo dos produtos e comercializao. Tambm foi instalada em Chapec a primeira Escola Tcnica Central de Servios de Moveleira do Oeste de Santa Catarina, que conta com uma forte Associao de Moveleiros. 25

Para essas aes, no s os governos ou os representantes governamentais de cada regio, mas tambm as cooperativas e organizaes no governamentais podem se candidatar a receber apoio para plantao, fabricao, comercializao e distribuio dos seus produtos, alm da aquisio de equipamentos, realizao de pequenas obras de infraestrutura, administrao de capacitao, etc.

Na prtica, essas iniciativas representam a possibilidade de acesso ao mercado brasileiro para novos produtos como: colares, anis, pulseiras, chapus, instrumentos musicais, tapetes, panos de cho, panos de prato, camisetas, bons, bermudas, sapatos, sandlias, tnis, leite, queijos, pescados, frutas, verduras, legumes, carnes, alm da instalao de pousadas e outras atividades e servios. Tambm abrem as portas do mundo para mais produtos com a marca Fabricado no Brasil (Made in Brazil).

26

As oportunidades da PNDR no param de surgir. O Congresso Nacional est discutindo a aprovao do chamado Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional FNDR.

To logo aprovado, o Fundo disponibilizar recursos para os estados e regies de todo o pas, dinheiro para o desenvolvimento regional, para a reduo das desigualdades que nos separam, em um valor to expressivo como nunca antes se viu por aqui. E, ainda, recursos para atender reivindicaes como pavimentao ou construo de pequenas rodovias para escoamento de produo; eletrificao de localidades isoladas; postos de sade; escolas; saneamento e gua para todos. Enfim, obras de infraestrutura para tornar as regies mais atrativas e interessantes para as empresas, as pessoas e a cidadania local.

27

Procure saber na sua regio como voc pode participar. Organize-se, informe-se! So seus direitos como cidado: tomar conta, cuidar e ser ouvido! a poltica pblica cumprindo seu dever de levar, ao cidado, qualidade de vida por meio de aes diversas. a oportunidade de participarmos da construo de um Brasil menos desigual, e de comprometermo-nos com o futuro das nossas regies.

28

O QUE VOC PODE FAZER PARA PARTICIPAR DA PNDR


Voc pode procurar grupos organizados como associaes, sindicatos e organizaes no governamentais , para que, coletivamente, tenha mais fora e condies reais de participao junto ao poder pblico. Com certeza voc deve encontrar algum tipo de associao em sua comunidade, bairro, distrito ou municpio. Nessas associaes, todos debatem livremente as suas necessidades. Trocam experincias, expem, avaliam e encaminham propostas para serem levadas s audincias pblicas ou aos fruns. Os fruns realizam reunies com a participao de entidades representativas da sociedade civil que trabalham com desenvolvimento regional, como as organizaes no governamentais, associaes, sindicatos, alm do governo federal, estadual e municipal. Ali so debatidas propostas que podem resultar em polticas pblicas mais adequadas para as realidades de cada regio. Para mais informaes, acesse o nosso site: www.mi.gov.br

4
CECIP | Magic Art

Vous aimerez peut-être aussi