Vous êtes sur la page 1sur 5

Marcar Passo da posio de ateno, descer o brao altura do ombro, fechando a mo espalmada e fazendo punho cerrado; em seguida, para

ra marcar o momento da execuo. importante lembrar que o marcar passo um comando de alinhamento, utilizado quando se estiver em ordinrio marche.

Incio do gesto Ateno

Final do gesto

Direo Direita (esquerda) - em seguida ao gesto de ateno, baixar o brao direito frente do corpo at altura do ombro e faz-lo girar lentamente para a DIREITA, acompanhando o prprio movimento do corpo na converso. Quando j estiver na direo desejada, mant-lo na posio definitiva elevando o brao vivamente. Para a ESQUERDA, o movimento o mesmo, porm no sentido anti-horrio. Gesto muito usado em desfiles ou apresentaes frente da escola.

Incio do gesto Atenao

Final do gesto
27
25/03/2012 07:07:58

Manual Oficial de Ordem Unida para Desbravadores


final_ordem_unida_07_01_12.indd 27

Pacincia e interesse para com os problemas dos instruendos e capacidade de colocar-se mental e espiritualmente na posio deles. 2. Tcnicas - o instrutor dever: Conhecer bem o assunto a ser ministrado. Ser capaz de organizar e dirigir eficazmente a instruo. Ser capaz de demonstrar, com correo, o assunto que vai ensinar. Conhecer os processos de instruo mais adequados e, para isso, considerar sempre a mentalidade e as condies fsicas dos desbravadores. Empregar linguagem que o desbravador compreenda com facilidade. Ser executante perfeito Ter pacincia, habilidade e respeito no trato com os desbravadores, evitando termos humilhantes. Sempre colocar-se em posio de sentido, no momento em que estiver comandando, especialmente na voz de execuo. Nunca passar pelo meio da formao enquanto estiver comandando. O instrutor no dever tocar, empurrar ou puxar o desbravador que est em forma, tudo deve ser feito atravs da voz de comando. No obrigatrio que o instrutor execute os comandos juntamente com a formaao, o ideal que ele apenas comande e no execute.

3.4. CONSIDERAES FINAIS


Este 1 captulo essencialmente importante pela caracterstica de liderana que dever predominar em todos os que lidam ou simpatizam com a ordem unida. Afinal, a liderana o talento mais procurado no mundo hoje. A histria registra os feitos dos homens importantes, muitos deles bons, e muitos maus. Cada um tinha a habilidade de influenciar, inspirar e levar ao massas de pessoas. Foram capazes de transferir suas ideias e conceitos para as mentes de outros e de encorajar seus seguidores a se tornarem foras dinmicas para o bem ou para o mal. Hoje os mesmos processos esto sendo usados para atingir alvos e resultados semelhantes, por essa razo a liderana se destaca como uma fora poderosssima. Portanto, quer sejamos Lderes oficialmente nomeados ou no, basicamente somos Lderes porque servimos a outros. E porque servimos, devemos sempre retratar uma influncia positiva com o intento de transformar a vida dos jovens e orient-los para que lutem por algo melhor. Relacionamos alguns dos princpios bsicos de um verdadeiro lder cristo: 1 Ter iniciativa e fazer com que todos alcancem xito. 2 Encontrar solues para os problemas o lder no v problemas, mas desafios. 3 Mostrar o caminho. Ter uma boa viso do que deve ser feito e saber como faz-lo. Se o lder no tem conhecimento suficiente sobre algo, tenta obt-lo. 4 Dirigir e usar todos os talentos e recursos do grupo, de forma que todos possam participar. 5 Saber como delegar responsabilidade e autoridade, reconhecendo que, embora muitas coisas possam sair erradas, ainda o responsvel pelas conseqncias. Um bom lder no pretende ter todas as respostas, mas est disposto a pedir conselhos e sugestes.
Manual Oficial de Ordem Unida para Desbravadores
final_ordem_unida_07_01_12.indd 35

35
25/03/2012 07:07:58

Deslocamento - o desbravador (a) prossegue, avanando em linha reta, perpendicularmente linha dos ombros. A cabea permanece levantada e imvel; os braos oscilam, como descrito acima, transversalmente ao sentido do deslocamento. A amplitude dos passos de aproximadamente 40 centmetros para o primeiro e de 75 cm para os demais. A cadncia de 116 passos por minuto, marcada pela batida de toda a planta dos ps no solo. Alto - o comando de ALTO! deve ser dado quando o desbravador (a) assentar o p esquerdo no solo; ele dar, ento, mais dois passos, um com o p direito e outro com o p esquerdo, unindo a seguir, com energia, o p direito ao esquerdo, batendo fortemente aos calcanhares, ao mesmo tempo em que (cessando os movimentos dos braos) ir colar as mos s coxas, com uma batida, conforme prescrito para a tomada da posio de Sentido. Marcar Passo - o comando de MARCAR PASSO! deve ser dado quando o desbravador (a) assentar o p esquerdo no solo; ele dar, ento, mais dois passos, um com o p direito e outro com o p esquerdo, unindo a seguir, com energia, o p direito ao esquerdo, batendo fortemente os calcanhares, ao mesmo tempo em que (cessando os movimentos dos braos) ir colar as mos s coxas, com uma batida, conforme prescrito para a tomada da posio de Sentido. O desbravador (a) executar o alto e, em seguida, continuar marchando no mesmo lugar, elevando os joelhos at que os ps fiquem altura de 20 centmetros do solo, mantendo a cadncia do passo ordinrio. Os braos no devero oscilar. As mos ficam espalmadas, como durante o deslocamento. O movimento de Marcar Passo deve ser de curta durao. Dever ser empregado com finalidades variadas, tais como: manter a distncia regulamentar entre duas unidades consecutivas de uma coluna; retificar o alinhamento e a cobertura de um grupamento, antes de se lhe dar o comando de ALTO!; etc. Marcar Passo a P Firme - ao comando de MARCAR PASSO! o desbravador ir girar a mo que est espalmada na perna, marcando a distncia, espaando-a do corpo, em seguida ir lenvatar o p esquerdo em um ngulo de 90 graus (20 centmetros do solo), para seguir uma cadncia sem exagero, executando assim o marcar passo no mesmo lugar.

Em frente - o comando de EM FRENTE! dever ser dado quando o p esquerdo assentar ao solo; o desbravador (a) dar, ainda, trs passos com o p direito, rompendo, em seguida, com o p esquerdo, a marcha no passo ordinrio.
Manual Oficial de Ordem Unida para Desbravadores
final_ordem_unida_07_01_12.indd 44

44
25/03/2012 07:08:01

2. BANDEIRA DOS DESBRAVADORES

Como brasileiros respeitamos a bandeira nacional, pois ela a representao de nosso patriotismo. Como Desbravadores, porm, tambm devemos manifestar respeito, satisfao e orgulho pela bandeira do clube. Ela contm nossa identidade, e motivos de inspirao e lealdade para com os ideais cristos. Ela foi projetada em 1948 pelo Pr. Henry Berg e mantm at hoje as mesmas caractersticas. Mede 90cm de altura e 135cm de largura. O tringulo est no centro da bandeira e mede 30cm de largura e altura. Divide-se em quatro partes com duas cores predominantes, sendo a superior esquerda e a inferior direita azuis, e a superior direita e inferior esquerda brancas. Seus dois lados so iguais. O nome do clube deve aparecer em letras destacadas na parte inferior direita (azul). Sempre que for transportada, deve ser posta em um mastro de 2,30m de altura e 1,5 polegada de dimetro.

2.1 O HASTEAMENTO
O hasteamento de cada bandeira deve ser feito por dois Desbravadores, designados antecipadamente. Um para amarrar a bandeira e outro para segur-la de modo que no toque no solo. O clube deve estar em forma no momento do hasteamento. Aps o preparo da bandeira, o clube deve ser colocado em posio de sentido para que seja iniciado o processo. Aps o hasteamento, os participantes do hasteamento se retiram cerimoniosamente, e em seguida o clube colocado em posio de descansar. A ordem das bandeiras na hora do hasteamento, deve ser a direita de quem estar hasteando e a esquerda de quem estar assistindo. Quando vrias bandeiras so hasteadas ou arriadas simultaneamente, a bandeira nacional a primeira a atingir o topo e a ltima a descer. Quando em funeral, a bandeira fica a meio mastro ou meia adria. Nesse caso, no hasteamento ou arriamento, deve ser levada inicialmente at o topo. Quando conduzida em desfiles e formaturas, o matro da bandeira poder ser mantido na posio vertical ou inclinado para a frente. importante conferir o nmero de bandeiras que participaro do dispositivo, inclusive a nacional. Se o nmero de bandeiras for PAR, a de prioridade um ficar esquerda da nacional, a de prioridade dois direita, alternando-se as demais esquerda e direita.

Manual Oficial de Ordem Unida para Desbravadores


final_ordem_unida_07_01_12.indd 109

109
25/03/2012 07:08:02

PROCESSO PARA DOBRAGEM DA BANDEIRA DO CLUBE DE DESBRAVADORES

Dobre a lateral direita.

2 Dobre a lateral esquerda. 3 Dobre a parte superior. 4


Termine dobrando a parte inferior, fechando a bandeira com o emblema no centro.

Manual Oficial de Ordem Unida para Desbravadores


final_ordem_unida_07_01_12.indd 114

114
25/03/2012 07:08:04

Vous aimerez peut-être aussi