Vous êtes sur la page 1sur 6

Aprendizagem de idiomas em redes sociais: anlise paramtrica de similares

Hugo de Albuquerque Moreira


CIn - Universidade Federal de Pernambuco ham@cin.ufpe.br

RESUMO
Este artigo analisa a aprendizagem de idiomas em redes sociais atravs da anlise paramtrica de dois softwares similares: o Livemocha e o i-workbook. Alm de testar suas funcionalidades, analisamos as respostas de usurios dos dois ambientes aos questionrios a ele enviados. Aps esta anlise, sugerimos algumas implementaes com a utilizao de um terceiro AVA o Redu.

idiomas no diferente e podemos at arriscar a dizer que talvez nelas, o uso desta e outra tecnologias ainda mais evidente. Mas, o que so afinal as redes sociais e como elas se relacionam com a aprendizagem? Boyd & Ellison (2007) definem assim os sites de redes sociais [...] servios baseados na web que permitem aos indivduos: (1) construir um perfil pblico ou semipblico dentro de um sistema limitado, (2) articular uma lista de outros usurios com quem eles compartilham uma conexo, e (3) ver e percorrer a sua lista de conexes e aquelas feitas por outros dentro do sistema. A natureza e a nomenclatura dessas conexes 1 podem variar de site para site. Convivendo hoje ainda com blogs e seus sucessores como o 2 Tumblr e Glogster , as redes sociais arrebanham mais adeptos por se organizarem em torno dos indivduos e no de temas ou discusses, como afirma Franco (p. 117: 2012). Adotaremos para este artigo duas definies de aprendizagem colaborativa. A primeira, defendida por Dillenbourg (1999), entende aprendizagem colaborativa por [...] uma situao em que so esperadas formas particulares de interao entre pessoas, o 3 que provocaria mecanismos de aprendizagem,[...] E tambm a definio de aprendizagem colaborativa em ensino de lnguas como quer Freeman (p.164: 2000): Na aprendizagem colaborativa, os professores ensinam os estudantes habilidades sociais ou cooperativas para que eles possam trabalhar em conjunto de maneira 4 mais eficaz. Entendemos que esta intencionalidade por parte do professor pode concorrer para o sucesso das interaes entre os estudantes.

ABSTRACT
This article discuss language learning in social networks by the parametric analysis of two software programs: the Livemocha and i-workbook. In addition to test its functionalities, we analyzed the responses of users of both environments to the questionnaires sent to them. After this analysis, we suggest some implementations using a third VLE - the Redu.

Palavras-chave
Redes sociais, aprendizado de lnguas, AVA, CALL, CSCL.

1. INTRODUO
Com as mudanas introduzidas com a web 2.0, o modo de nos relacionarmos com o mundo sofreu mudanas significativas. As possibilidades colaborativas abertas com a 2 gerao da internet trouxeram modificaes tambm na maneira como ensinamosaprendemos. A informao atualmente no s encontra-se cada vez mais disponvel como tambm passvel de ser produzida e editada pela comunidade global em velocidade e quantidade como no se costumava ver. As redes sociais como o Facebook expandiram-se exponencialmente e hoje o compartilhamento de todo tipo de informao viral. A educao, ainda que num ritmo mais lento, tem tirado proveito deste fenmeno. As comunidades virtuais educacionais e os softwares sociais buscam se beneficiar do aspecto colaborativo a fim de alcanar mais pessoas e melhores resultados de aprendizagem. Engajamento, colaborao, compartilhamento e participao so as palavras de ordem neste novo cenrio.

We define social network sites as web-based services that allow individuals to (1) construct a public or semi-public profile within a bounded system, (2) articulate a list of other users with whom they share a connection, and (3) view and traverse their list of connections and those made by others within the system. The nature and nomenclature of these connections may vary from site to site.
2 3

2. REDES SOCIAIS E APRENDIZAGEM


Tecnologia, computadores, internet e redes sociais so parte da vida de estudantes ao redor do globo e tambm de uma cultura maior a qual todos ns estamos sendo requisitados a conhecer e usar, nem que seja em um nvel mnimo. Com a sala de aula de

www.tumblr.com e www.glogster.com

[] describe a situation in which particular forms of interaction among people are expected to occur, which would trigger learning mechanisms,[]
4

In cooperative learning, teachers teach students collaborative or social skills so that they can work together more effectively [...]

3. COMPUTER ASSISTED LANGUAGE LEARNING


A aprendizagem de lnguas, especificamente, j tem uma tradio no uso de tecnologias. A medio da aprendizagem pelo 5 computador - CALL - vem sendo utilizada pelas diversas abordagens de ensino de lnguas: do audiovisual a abordagem comunicativa. Warschauer (1196) descreve em trs as fases do CALL: comportamentalista, comunicativa e integrativa (traduo nossa). Na primeira fase, com o predomnio de exerccios do tipo 6 drill em programas instrucionais. A segunda fase do CALL procurava dar mais nfase em aprender a usar a forma em vez de aprender a forma em si alm de ensinar gramtica implicitamente, entre outros. A fase integrativa veio suportada pelos avanos multimdias e da internet. Desde o primeiro software para aprendizado de lnguas criado em 1960, passando por programa de inteligncia artificial (1976), jogos de computador (1983), projetos com emails (1988) e finalmente aplicaes baseadas na Internet (1994), o aprendizado de lnguas mediados por computador desgua mais recentemente, a partir da web 2.0, em aplicaes como blogs e seus derivados, wikis, redes sociais e de acordo com tendncias 7 recentes, MPALL aprendizado mediado por dispositivos mveis (Vyas & Patel, 2009). A seguir, apresentamos de forma concisa trs aplicaes baseadas na web que analisamos para este artigo. Duas delas, o Livemocha e o i-workbook, foram exclusivamente desenhadas para o aprendizado de idiomas (CALL), enquanto o Redu,destinase a aprendizado colaborativo de maneira mais abrangente, embora possa ser customizado para o aprendizado de idiomas.

learning , combinando aulas presenciais com atividades on-line. Os exerccios so corrigidos pelo prprio sistema que gera relatrios de aproveitamento disponveis para estudantes, professores e coordenadores. A cada lio estudada em sala corresponde uma srie de atividades escolhidas randomicamente de um banco on-line. Para progredir nas lies os estudantes precisam completar um mnimo de 25 atividades por mdulo que podem incluir desde vdeos, ditados, ordenao de dilogos at exerccios de vocabulrio e gramtica.

10

3.3 Redu
O Redu uma startup recifense incubada do Porto Digital e se propes a utilizar o tipo de interao em redes sociais a favor do aprendizado. uma rede social educacional, ou como descreve Gomes (2012) um software social. O software social se constitui em um nmero de tecnologias empregadas para a comunicao entre pessoas e grupos por meio da internet. Utilizados atravs de websites ou aplicativos, o software social visa comunicao e organizao de informaes. O software permite a professores e coordenadores criar seus prprios ambientes virtuais de aprendizagem postando atividades e materiais para seus estudantes. Em seus ambientes, os professores podem postar vdeos, textos, inscrever estudantes, inserir atividades. Os estudantes podem interagir com os professores e colegas tirando dvidas e compartilhando material no mural das disciplinas.
11

4. METODOLOGIA 3.1 Livemocha


O Livemocha foi lanado em 2007 e hoje contabiliza mais de treze milhes de usurios registrados em mais de 195 pases de acordo com informaes no prprio site. O Livemocha procura oferecer um ambiente de total imerso em uma das 38 lnguas oferecidas atravs de exerccios interativos, a princpio grtis, como: dilogos em vdeo, de gramtica, vocabulrio, leitura e escrita. Os usurios tm a possibilidade de enviar exerccios de escrita e pronncia para correo por uma comunidade de falantes nativos e tambm de ganhar tokens, pontos motivacionais que podem ser trocados por mais atividades dentro do site.
8

A pesquisa desenvolveu-se em 2 etapas distintas embora concomitantes: a utilizao dos AVAs analisados e a anlise das entrevistas com seus usurios. Alm de usar os sistemas, decidimos aplicar os questionrios para que pudssemos ter uma idia da opinio dos usurios, uma vez que a funo dos softwares analisados de centrar no usurio ou na comunidade o aprendizado de idiomas. Decidimos enviar os questionrios por meio de mensagens ou emails pois acreditamos que este seja o meio mais prtico e cmodo para os usurios deste tipo de software aumentando assim as chances de obtermos respostas. Optamos por uma anlise paramtrica de similares porque ela pode nos ajudar a delimitar o problema, explorar as possibilidades da plataforma, apontar caractersticas positivas e negativas bem como nos ajudar a responder as seguintes questes: por que ningum fez isso at agora? Existem projetos que tentaram fazer o que gostaramos que fosse feito? Por que eles no conseguiram? O que podemos aprender com os antecessores Utilizamos o Livemocha como estudante inscrito em um curso de espanhol e tambm aceitamos corrigir tarefas de ingls enviadas por outros usurios. J no i-workbook, a utilizao foi no papel de coordenador e professor acompanhando de perto os estudantes e auxiliando-os quando necessrio. J no Redu pudemos testar a
10

3.2 i-workbook
O i-workbook o mdulo de exerccios on-line do My Place, a rede social exclusiva para alunos da rede brasileira de escolas de 9 Ingls Number One lanado em 2011. A escola oferece em seus cursos de bsico e pr-intermedirio a modalidade de blended

5 6

computer assisted language learning Exerccios nos quais a partir de uma modelo fornecido pelo professor, o estudante realiza substituies para produzir frases na estrutura ensinada (Ur, 1996: p.84) Mobile phone assisted language learning. www.livemocha.com www.numberone.com.br

7 8 9

A modalidade blended learning ou apenas b-learning combina aulas on-line e presenciais. www.redu.com.br

11

ambiente na qualidade de administrador do ambiente e professor. A outra etapa da pesquisa consistiu no envio de questionrios aos usurios dos Livemocha e do i-workbook. No tivemos oportunidade de entrevistar os usurios do Redu, porque na poca da pesquisa, no havia turmas vigentes disponveis para o experimento. Os questionrios do Livemocha foram enviados atravs de mensagens dentro do prprio ambiente e somaram 32 no total: 9 respondentes do sexo masculino, 22 do feminino e 1 no identificado, com idades variando entre 16 e 44 anos . Os questionrios sobre o i-workbook tiveram que ser respondidos presencialmente, pois o nmero de respostas obtidas com o envio dentro do prprio ambiente foi muito baixo. No final, 32 usurios foram consultados, dos quais 13 eram do sexo masculino e 19 do feminino com idades variando entre 12 e 53 anos. Achamos importante ressaltar que para uma anlise mais apurada seria necessrio que no Redu existissem cursos de Ingls j formatados de forma a nos permitir uma comparao com os outros dois softwares analisados. Como nele os cursos so montados por professores, ainda no temos uma variedade to grande de atividades como no i-workbook e Livemocha. Por outro lado, entendemos que as observaes feitas sobre o Redu enquanto usurios do sistema nos permitem ter uma boa ideia de como os aspectos analisados nos outros dois softwares ocorrem.

Figura 1. Relatrio de progresso nos cursos do Livemocha.

5.1.2 Pontos positivos


Os dois itens melhor avaliados neste quesito foram: i) a gratuidade das lies (8%) e ii) a possibilidade de interao com falantes nativos (22%). Com relao gratuidade, constatamos que as lies regulares no so cobradas, mas para prosseguir no curso o usurio deve acumular tokens,a moeda virtual do Livemocha, atravs atividades no ambiente, como por exemplo, corrigindo envios de exerccios de outros membros. H tambm a possibilidade de se ter acesso ao curso completo com muito mais exerccios pagando cerca de R$160,00 por de 12 meses de acesso.

5. RESULTADOS
Na anlise das respostas dos questionrios fizemos a categorizao a posteriori e tentamos, na medida do possvel, manter as mesmas categorias tanto para o Livemocha quanto para o i-workbook a fim de facilitar a comparao entre os dois.

5.1.3 Pontos Negativos e o que pode ser melhorado rapidamente.


Curiosamente um dos pontos negativos mais citados pelos respondentes foi o fato de muitos usurios utilizarem o Livemocha para relacionamentos, pornografia ou golpes (20%) como podemos constatar em uma das respostas: As vezes me incomodo com o mocha porque muita gente nele, e repito MUITA gente usa o mocha para relacionamentos, fugindo totalmente do objetivo do mocha, e at voc separar os doidos dos que realmente querem ajuda, difcil. Muitas vezes estressante. Ou seja, ao mesmo tempo que a interao citada como um dos grandes atrativos do ambiente, tambm pode ser classificada como seu grande perigo.

5.1 Livemocha
O Livemocha apresentou a rejeio mais baixa entre os AVAs analisados e a possvel explicao para isso pode ser o fato de que o engajamento no ambiente seja absolutamente voluntrio, ou seja, no h presses de pares, professores ou instituies para que o aprendiz se inscreva e comece a utilizar o ambiente. A seguir faremos a anlise de algumas respostas ao questionrio aplicados com estes usurios.

5.1.4 Uso acadmico versus uso social


Neste quesito podemos constatar que o grande diferencial do Livemocha realmente o carter social que permeia o aprendizado de seus usurios - 29% dos respondentes declaram ter entre 10 e 50 amigos. Mais revelador neste sentido foram as respostas pergunta O uso do Livemocha extrapolou o acadmico? Voc se relaciona socialmente com membros do Livemocha?: 68% disseram que sim ou tm inteno de faz-lo. Aqui destacamos um a resposta que pode ilustrar esta forte tendncia: ...mas fica difcil responder suas perguntas j que uso o Live mais para o bate papo...

5.1.1 Correes
Quase 68% dos respondentes declararam que as correes estavam a contento e apenas 2 de 31 discordaram. As crticas a este quesito estavam ligadas a: i) demora na correo das atividades e ii) a qualidade destas correes. Como alguns exerccios no Livemocha so submetidos para correo de outros membros, este tempo pode variar de alguns minutos a vrios dias. As crticas qualidade das correes iam desde a superficialidade dos comentrios at o nvel lingstico insuficiente do corretor, como podemos ver na resposta de um dos usurios: Quanto as correes, algumas so boas, outras fracas porque algumas pessoas no tem nvel lingustico suficiente para corrigir. Corrigem uma parte, outra no, como podemos ver a correo de outras, fico impressionada com a qualidade de algumas correes. . O resumo dos progressos realizados pelos usurios nos cursos em que est inscrito pode ser visualizado em relatrios dispostos como segue:

5.2 i-workbook
O ambiente do Number One recebeu avaliao positiva pela maior parte dos respondentes: apenas 12,5% declaram no gostar do i-workbook., pouco mais de 37% acha bom e mais de 28% classificou-o com muito bom. O software relativamente

novo e registra usurios com no mximo 18 meses de utilizao. Contudo j est na 2 verso e ainda apresenta algumas instabilidades.

correo e do udio: No considera as contraes, etc. o udio muito ruim.

5.2.4 Uso acadmico versus uso social


Neste quesito, os resultados diferem muito dos do Livemocha: o uso do i-workbbok/My Place basicamente acadmico. Seus usurios acessam o ambiente unicamente para fazer os exerccios. Apenas 1 usurio do i-workbook declarou ter entre 10 e 50 amigos no My Place e quase 75% dos respondentes da pesquisa afirmaram no usar o My Place com fins sociais A percepo do carter social do ambiente por parte dos usurios muito baixa e eles parecem ignorar o fato de que muitos membros do My Place so seus colegas na sala de aula presencial, como podemos evidenciar na seguinte declarao No tenho nenhum contato com os membros do My Place. Podemos fazer duas consideraes a respeito dos resultados: i) como o acesso a rede social exclusivo dos alunos da escola, os usurios mantm os mesmos contatos das aulas presenciais e ii) ainda no se relacionam com estudantes de outros cursos e escolas da rede apesar de terem esta funcionalidade disponvel.

5.2.1 Correes
Este foi o item com pior avaliao para o i-workbook: 31,25% dos usurios manifestaram insatisfao com as correes. A principal crtica foi ao fato do sistema no admitir repostas abreviadas ou contradas. Nos exerccios de escrita, as correes admitiam uma nica forma, mesmo que gramaticalmente houvesse outras possibilidades. Podemos ilustrar esta insatisfao com a seguinte resposta de um usurio questo As correes esto a contento?: No. Muitas vezes por causa de um sinal de pontuao (por exemplo, ponto final) d resposta incorreta. No aceita a contrao doesnt. Os resulatados do Practice Mode (exerccicos) e Test mode (avaliaes) so disponibilizadas para estudantes e professores atravs de relatrios como a da figura abaixo:

5.3 Redu
No tivemos a chance de entrevistar os usurios do Redu, como afirmamos anteriormente, mas faremos anlises de suas funcionalidades que correspondem s dos dois softwares anteriores de modo a permitir uma anlise comparativa.

5.3.1 Correo
Como as atividades so criadas pelos professores e postadas no Redu, a correo das tarefas vai variar com o tipo de exerccio proposto. H uma correo automtica com base nas respostas previamente cadastradas pelo professor, mas existe tambm a possibilidade de resoluo de avaliaes colaborativamente. Atravs do mural de cada disciplina ou nas telas das atividades existe uma opo para solicitar ajuda de um colega ou do professor. As atividades e interaes podem ser monitoradas elo professor gestor atravs de visualizaes ou de relatrios como a da figura a seguir:

Figura 2. Relatrio do Test Mode i-workbook

5.2.2 Pontos Positivos


Mais de 45% dos usurios entrevistados classificaram o iworkbook com palavras como: flexibilidade, comodidade, praticidade e facilidade. Entendemos que estas respostas esto em claro contraste com a modalidade anterior em que as atividades eram feitas em cadernos de exerccios tradicionais (em papel). Esta qualidade ficou clara na seguinte resposta: Os positivos (sic) so que no usamos papel para fazer as atividades.

5.2.3 Pontos negativos e o que pode ser melhorado rapidamente


Como j visto nos resultados da seo 5.2.1, o ponto negativo mais lembrado pelos respondentes foi a correo (quase 26%), embora mais de 33% afirmem que no h nada que no gostem. Pouco mais de 6% declararam que uma melhoria no udio/vdeo seria desejvel. Apesar deste percentual ter sido baixo, gostaramos de comentar, baseados na experincia de usurios, que no encontramos problemas com as gravaes de udio/vdeo e podemos suspeitar que a reclamao se deve ao fato de que os alunos em estgios mais iniciais do aprendizado de idiomas tendem a ter dificuldades com atividades deste tipo. No depoimento seguinte o usurio aborda as questes da

Figura 3. Tela com resultados de uma avaliao no Redu

5.3.2 Pontos positivos


Entendemos como bastante positivo no Redu o fato dele permitir a customizao dos ambientes por parte do professor. A possibilidade da criao de cursos e atividades que podem ser facilmente atualizados permite personalizar o processo de ensino-aprendizagem. Outro aspecto que merece destaque a viso de aprendizagem que est por trs do software scioconstrutivista e colaborativa uma vez que os usurios podem ajudar uns aos outros durante a resoluo de exerccios e avaliaes, como discutiremos no item 5.3.4.

exclusividade do acesso para alunos da escola. Mas este parece ser tambm o grande limitador ou, ao menos, desmotivador, das interaes entre seus usurios. No caso do Livemocha o acesso democrtico carrega tambm seu inimigo intimo: as intenes das interaes dos membros muitas vezes eclipsa seu uso principal o de aprender/ensinar. Assim, pensamos que um AVA que combinasse a intensa interao de seus usurios a um uso mais voltado para o ensinoaprendizagem estaria mais adequado queles que desejam, por exemplo, aprender um outro idioma. O Livemocha e o iworkbook tm seus mdulos de exerccios dissociados das reas destinadas interao com os outros membros, como chats e mural, e isso pode inibir a interao mais preciosa em um AVA a acadmica. Embora no Livemocha exista a opo de se submeter exerccios para reviso/correo de outros membros ela no est disponvel para todas as atividades. No i-workbook nenhum dos exerccios permite este aprendizado colaborativo apesar dele acontecer na aula presencial, uma vez que estamos falando de um curso blended. Na anlise que fizemos do Redu, encontramos o que nos parece ser a via mais eficiente para tal: as interaes de estudantes e professores podem acontecer at mesmo a realizao de uma atividade ou avaliao. Esta funcionalidade carrega consigo uma viso de aprendizagem fundamentada em construo de conhecimento e colaborao entre aprendizes. Por isso, gostaramos de sugerir aqui para futuras pesquisas um trabalho que pode ser explorado a partir das idias deste artigo: uma possvel integrao entre os softwares Redu e i-workbook. Desta maneira, seria possvel que os dois se complementassem, uma vez que no Redu no existem hoje cursos prontos para o ensino de Ingls e o i-workbook no apresenta possibilidades para aprendizagem colaborativa on-line. A soluo no necessariamente indita o Livemocha ou foi em algum momento de sua trajetria abastecido com exerccios desenhados pela Pearson Education ou Harper Collins.

5.3.3 Pontos Negativos e o que pode ser melhorado rapidamente.


Atualmente s possvel se conectar a outros usurios do Redu atravs de convites para o email deles ou visualizando os membros inscritos em um mesmo ambiente/curso/disciplina. No possvel, por exemplo, encontrar pessoas com os mesmos interesses ou que estejam estudando contedos afins a no ser que voc esteja inscrito em uma ambiente/curso/disciplina. Uma possvel melhoria neste sentido seria uma busca por membros por ambientes/cursos/disciplinas de interesse do usurio ou ainda convidar amigos de outras redes sociais como Facebook e LinkedIn.

5.3.4 Uso acadmico versus uso social


O design do software permite aos usurios interagirem at mesmo quando esto estudando ou realizando tarefas e avaliaes, o que nos leva a acreditar que o potencial social do Redu grande. No temos o limitador de acesso como no iworkbook (exclusivo para alunos da Rede Number One), mas cada ambiente/curso/disciplina no Redu permite a moderao de membros, cabendo ao professor gestor dar acesso, motivar e regular a participao de seus membros. A possibilidade de interaes sociais fora dos mdulos das disciplinas tambm possvel. Os usurios podem interagir em chats e posts que podem no ser relacionados aos contedos que esto sendo estudados, como por exemplo o compartilhamento de links de notcias no mural de cada usurio.

6. CONCLUSO E PESQUISAS FUTURAS


Aps testarmos o Livemocha e i-workbook e analisarmos as respostas dos usurios destes dois softwares, pudemos perceber que seus usurios, em geral, esto satisfeitos, embora indiquem em suas repostas pontos negativos e a melhorar. O item que foi mais citado pelos usurios do i-workbook foi a correo enquanto que entre os usurios do Livemocha o que mais os desagrada o fato de alguns membros da comunidade usarem o ambiente com fins no-acadmicos. A maior vantagem apontada pelos respondentes do questionrio sobre o Livemocha foi a possibilidade de se interagir com falantes nativos. J os respondentes do i-workbook qualificam a flexibilidade de se fazer as atividades em local e horrio como sua grande virtude. O alto ndice de utilizao no-acadmica do Livemocha contrasta como baixssimo uso para a mesma finalidade por parte dos usurios do i-workbook. Diante disso, entendemos que um software que se quer social e educacional deve apresentar um equilbrio entre sua utilizao acadmica e no-acadmica. O mecanismo usado pelo iworkbook para restringir seu uso no-acadmico justamente a

7. AGRADECIMENTOS
Gostaramos de agradecer a Gerncia de Pesquisa e Desenvolvimento da Rede Number One e a todos que fazem o Redu por permitirem o estudo e publicao dos resultados desta pesquisa.

8. REFERNCIAS
[1] Boyd, D.M.; Ellison, N.B. Social network sites: definition, history, and scholarship. In Journal of Computer-Mediated Communication, 2007. Disponvel em http://jcmc.indiana.edu/vol13/issue1/boyd.ellison.html Acesso em: 31 mai. 2012. [2] Clark, Cameron & Gruba, Paul. The use of social networking sites for foreign language learning: An autoethnographic study of Livemocha. In Proceedings ascilite Sydney 2010. [3] Dillenbourg P. What do you mean by collaborative learning?. In P. Dillenbourg (Ed) Collaborative-learning: Cognitive and Computational Approaches. (pp.1-19). Oxford: Elsevier, 1999.

[4] Dunn, Jeffrey. Educations dream social network in Edudemic, Vol. 4 Cambridge, MA: April 2012 iPad edition. [5] Franco, Iara Cordeiro de Melo. Redes sociais e a EAD. In Educao a Distncia o estado da arte, vol.2. Frederic Michael Litto, Marcos Formiga (orgs.) 2 ed. So Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012. [6] Gomes, Alex Sandro [et al]. Educar com o Redu. Recife: Redu, Educational Technologies, 2012. Disponvel em http://educarcom.redu.com.br/ Acesso em: 31 mai. 2012. [7] Larsen-Freeman, Diane. Techniques and principles in nd Language Teaching. 2 edition. New York: Oxford University Press, 2000.

[8] Ur, Penny. A course in language teaching. Practice and theory. United Kingdom: Cambridge University Press, 1996. [9] Vyas, Manish A. & Patel, Yogesh L. Teaching English as a Second Language. A new pedagogy for a new century. New Dehli: PHI Learning Private Limited, 2009. [10] Warschauer, M. Computer assisted language learning: an introduction. In Fotos S. (ed) Multimedia Language Teaching, Tokyo: Logos Internaional:3-20 (1996)

Vous aimerez peut-être aussi