Vous êtes sur la page 1sur 21

RECEIVER IP

4.9.1

MANUAL DO USURIO

RECEIVER IP

O RECEIVER IP um software desenvolvido para ambiente Windows, que busca reproduzir internamente o funcionamento de uma Receptora Modus. Sua principal caracterstica consiste em ser capaz de estabelecer mltiplas conexes TCP/IP (via Socket Internet) com Painis de Alarme Monitorado que trabalham com protocolo Contact Id, que utilizam mdulos assinante Modus Gard, Modus Universal ou DuoNet. Atravs dessa conexo Internet, o mdulo assinante reporta todos os eventos ocorridos no Painel de Alarme para o Software Servidor. Quando o pacote de dados chega ao servidor, ele processado e, caso seja um pacote vlido o servidor envia um pacote de confirmao ao cliente, ento o pacote validado convertido para o formato Contact Id e colocado em um buffer em uma fila de eventos para ser enviado via porta serial (Protocolo Sur Gard) para um software de monitoramento e fica aguardando a confirmao do pacote. Caso o Software Servidor detecte que ocorreu uma falha de comunicao com a conexo Internet ou com o Software de Monitoramento, automaticamente acionado um sistema de aviso sonoro (Beep), e visualmente, h trs LEDs na tela, que quando a conexo com o Software de Monitoramento ou com Internet falharem ou um novo IMEI / MacAddress for recebido, tem sua cor alterada de verde para vermelho. INICIALIZAO DO SOFTWARE Aps a instalao, gerado na rea de trabalho do Windows um atalho para inicializar o software. Basta ento clicar sobre ele para iniciar o programa.

Ao iniciar pela primeira vez, ou no caso do banco de dados ter sido apagado, o programa apresentar a seguinte janela indagando se deseja criar um novo banco, basta esto clicar em SIM.

Logo aps, a tela principal ser carregada, tela essa que se divide em duas abas: Eventos e Configurao.

ABA DE EVENTOS
A aba de eventos o local, onde se podem verificar os eventos que esto chegando ao servidor. Em sua parte superior, h um Display, semelhante ao de uma receptora, onde so exibidos sempre os ltimos eventos reportados. A sua direita encontram-se os Leds que indicam se h ou no: Conexo Internet. Comunicao com o software RS232. IMEI/MAC ADDRESS na lista de pendentes (Led vermelho). O software de monitoramento, juntamente com os botes de navegao que servem para mudar de um evento para outro.

Na parte inferior da aba, est localizado um grid onde fica o histrico de todos os eventos que foram reportados ao servidor, com informao de data e hora do reporte e tambm se esses eventos foram enviados via porta serial para um software de monitoramento e receberam pacote de confirmao.

Na direita do grid, encontram-se os botes Conta Filtro de Contas, Eventos e Sair. O boto Sair , permite que se encerre a execuo do programa, e logo aps clicar no mesmo, solicitada uma senha para finalizar o programa.

Essa mesma senha utilizada para acessar a aba de Configuraes, e seu valor padro ao ser instalado o programa : 1234.

O Boto Conta permite que se tenha acesso s contas conectadas ao Receiver IP, atravs da janela de contas conectadas.

CONTAS CONECTADAS

Essa janela exibe o estado das contas que se conectaram ao Receiver IP, e fornece basicamente o estado de Keep Alive, Conta, Ultimo Keep Alive, Tipo de Mdulo Assinante e o Estado da PGM.

ORDEM DE EXIBIO DA CONTAS possvel ordenar a ordem de exibio da contas selecionadas clicando sobre o nome da coluna de cada grid (em vermelho) na tela de Contas.

BUFERIZAO DO NMERO DA CONTA Caso o mdulo assinante IP no possua um nmero cadastrado ou haja uma reiniciliazao do painel, possvel que o nmero de conta enviado ao software receptor por ele seja AAAA. Caso haja uma conta previamente registrada no software, o valor de conta AAAA ser ignorado em sobreposio ao j cadastrado, evitando assim que o nmero da conta do painel se perca no software.

Keep Alive Caso determinado assinante no envie um evento de keep alive nesse determinado intervalo de tempo programado, o cone de que indica que o estado do keep alive est correto quebrado e o nmero da conta correspondente fica em vermelho. Caso a conexo se restabelea, a linha volta ao normal e o cone e restabelecido. Mesmo que o cliente esteja OffLine, se o tempo de superviso do keep Alive for excedido, ser gerada a falha. Tipo Essa coluna identifica o tipo de mdulo assinante que est conectado ao receptor e, que podem ser: Gard, Universal e DuoNet. Abaixo segue a descrio de cada assinante: Universal: funciona em qualquer tipo de painel padro de mercado e envia intermitentemente um sinal de vida (Keep Alive) avisando que o painel est ativo. Gard: Funciona juntamente com os painis da linha Gard e envia intermitentemente um sinal de vida (Keep Alive) avisando que o painel est ativo. DuoNet: funciona em qualquer tipo de painel padro de mercado e envia intermitentemente um sinal de vida (Keep Alive) avisando que o painel est ativo. Basicamente se diferencia dos demais tipos devido ao meio de conexo utilizando interface ethernet para comunicao.

BOTES DOWNLOAD, PGM E CANCELAR. Nos mdulos assinantes na verso Universal, possvel atravs do Receiver IP, Acionar um PGM programado ou liberar a linha do painel para Download. DOWNLOAD: Para liberar a linha do painel para Download, selecione uma conta no grid que seja universal, pressione o boto Download, assim que o painel responder, exibida a mensagem DOWNLOAD OK e a linha ficar disponvel para download por 8 minutos. Caso deseje mais tempo, basta pressionar novamente o boto. PGM: Para abrir ou fechar um PGM, selecione uma conta no grid que seja universal, pressione o boto Download, assim que o painel responder, no grid o estado do PGM ser alternado entre ABERTO e FECHADO, sendo inicialmente definido como INDETERMINADO, pois antes de se acionar um PGM no possvel conhecer o seu estado real via Receiver IP. Caso o usurio deseje cancelar essa ao antes que o painel responda, basta pressionar o boto Cancelar. Nos assinantes Gard so disponibilizadas as opes de PGM: Pulso: Esse pacote que enviado pelo software receptor para Abrir ou Fechar um PGM no assinante, retornando ao seu estado anterior em um espao de tempo de dois segundos. Reteno: Esse pacote que enviado pelo software receptor para Abrir ou Fechar um PGM no assinante SINAL: Essa opo permite visualizar o nvel de sinal do mdulo celular embutido na placa do mdulo assinante, VERSO: Essa opo permite visualizar qual a verso da placa do mdulo assinante. OPERADORA: busca obter o nome da operadora caso o mdulo esteja conectado via GPRS. CONEXO: Esse pacote enviado pelo software busca obter o tipo de conexo pela qual o mdulo assinante est conectado ao software receptor.

BARRA DE PESQUISA

Essa barra possui diversas ferramentas que auxiliam o gerenciamento das contas. BOTES: Excluir Excluir uma conta cadastrada e a desconecta caso esteja online. Atualizar Atualiza o status das contas exibidas. Pesquisar Permite a pesquisa de um cliente por conta ou imei especfico. Contas Conectadas Exibe somente as contas conectadas. Contas Desconectadas Exibe somente as contas desconectadas. Todas Contas Exibe todas as contas (conectado/desconectado).

independentemente

do

seu

estado

Filtro por Assinante Associado aos botes Contas Conectadas, Contas Desconectadas e Todas Contas, permite definir qual tipo de mdulo assinante ser filtrado. Por Exemplo: [Boto DuoNet] + [Boto Contas Conectadas] Exibir todas as contas conectadas dos mdulos do tipo DuoNet.

CONECTAR NO PROGRAMADOR

Especificamente para as contas conectadas do tipo DuoNet, existe esta opo. Os assinantes DuoNet podem ser configurados via internet utilizando um software programador especfico. Caso o tcnico desconhea o endereo ip da placa, basta selecionar na tela de contas o assinante desejado, preencher: IP do Programador: Endereo Ip do computador onde se encontra instalado o programador. Porta: Nmero da porta do programador pela qual o assinante DuoNet se conectar. Senha: Senha de acesso ao mdulo assinante DuoNet.

Feito isto, basta clicar no boto Enviar. Caso o assinante receba corretamente a solicitao, ele retorna o estado: OK Aguarde. Se a conexo do assinante com o software programador obtiver sucesso, ser um estado Conectado, seno, ele retorna Negado. Assim a partir desse instante j possvel utilizar o software programador para configurar o assinante. O boto Informaes d acesso a uma tela que exibe: Quantas contas foram cadastradas. Quantas contas esto conectadas. Quantas contas esto desconectas.

O boto Filtro de Contas carrega um novo formulrio, onde possvel cadastrar ou dar acesso, ou bloquear contas (mdulo assinante) atravs de seu IMEI/Mac Address.

Mas o que :
IMEI? Todo mdulo celular GSM possui um nmero identificador. Toda vez que um mdulo assinante se conecta ao Receiver IP, ele envia esse nmero, e atravs desse nmero possvel criar listas de identificao, e associ-lo ao nmero da conta do Painel de Alarme. Mac Address? Toda placa de rede ethernet possui um nmero identificador. Toda vez que um mdulo assinante DuoNet se conecta ao Receiver IP, ele envia esse nmero, e atravs desse nmero possvel criar listas de identificao, e associ-lo ao nmero da conta do Painel de Alarme. Esse esquema de permisso e bloqueio e se d atravs da utilizao de trs Listas: Pendente, Bloqueados e Liberados. PENDENTE Toda vez que o mdulo assinante se conecta e envia um IMEI / Mac Address, e esse nmero no costa no banco de dados, ele colocado nessa lista e, enquanto ele permanecer nessa lista nenhum evento enviado pelo painel ser aceito, ou ser enviado.

BLOQUEADOS Caso o IMEI / Mac Address seja colocado na lista de bloqueados, quando o Receiver IP receber o pacote de identificao desse mdulo assinante, automaticamente enviar um comando de bloqueio, e o assinante no mais tentar se conectar via GPRS/Ethernet.

LIBERADOS Quando um mdulo assinante se conecta, automaticamente, este envia seu IMEI / Mac Address e, este no estando cadastrado colocado na lista pendente. Assim, basta mover esse registro para a lista de Liberados ou para lista de Bloqueados. Caso o IMEI / MAC ADDRESS esteja na lista de Liberados, automaticamente os eventos que chegam sero aceitos.

LIBERAR TODOS Essa opo envia todo IMEI /MAC ADDRESS que esteja na lista de pendentes para lista de liberados.

Botes Pesquisar Imei / Mac Address Tem por objetivo encontrar de forma fcil e rpida os Imeis / Mac Address contidos nas listas de Liberados, Bloqueados e Pendentes. Botes Exportar Imei / Mac Address Geram um lista em arquivo texto de Imeis / Mac Address contidos nas listas de Liberados, Bloqueados e Pendentes.

10

O Boto EVENTOS d acesso a uma nova janela onde possvel filtrar os eventos:

INTERNOS: Eventos que so gerados pelo Receiver IP.

11

DO PAINEL: Eventos que so gerados pelo painel de alarme e, que chegam via internet.

O Boto RS232 d acesso ao mdulo RS232, que responsvel pela comunicao e envio dos eventos aos software de monitoramento.

12

ABA BANCO DE DADOS

A aba Banco de Dados o local, onde se encontram as ferramentas para manuseio e manuteno dos dados guardados pelo software receptor. CAMINHO DO BANCO DE DADOS Define a localizao do Banco de dados, que modificvel. Por padro o banco se encontra na pasta de instalao do software. AGENDAR ARQUIVO MORTO Buscando otimizar o banco, os eventos que j foram enviados ao software de monitoramento so arquivados em outro banco, tornando mais leve o banco utilizado. Assim, possvel configurar a quantidade de registros necessria para que essa operao seja executada. COMPACTAR E REPARAR BANCO DE DADOS Funo utilizada para organizar fisicamente o banco de dados.

13

ABA DE CONFIGURAES
Nessa aba, encontram-se os campos de parmetro que podem vir a serem modificados de acordo com certas necessidades.

TCP/IP Dentro do quadro TCP/IP esto localizados os parmetros relativos conexo via Internet: Porta: Determina qual ser a porta por onde os eventos via Internet sero recebidos.

TIMEOUTS Dentro desse quadro, se encontram os parmetros de tempo configurveis.

14

FINALIZAR CONEXO IP APS X MINUTOS Desconecta no tempo determinado o IP, caso ele se conecte ao servidor e no envie nenhum pacote. SUPERVISOR KEEP ALIVE Gera evento de perda de Keep Alive caso ele deixe de enviar pacotes de Keep alive, de identificao de conta ou de eventos ao servidor no intervalo de tempo determinado. Caso novo evento seja enviado ou a conexo seja restabelecida, o timer restabelecido e um evento de restabelecimento de keep Alive ser gerado. GERAR RESTAURAO DE KEEP ALIVE AO REINICIAR O SOFTWARE Esta funo utilizada para empresas de monitoramento que possuem vrias contas cadastradas. Ao reiniciar o software, gerado um evento de keep alive para cada conta que se reconecta quando o software reiniciado.

H tambm, no canto inferior esquerdo da tela, um texto indicando qual porta para conexo Internet est efetivamente aberta e qual o nmero da ltima conexo aberta.

15

MDULO RS232
Esse mdulo responsvel por captar os eventos que chegam at o Receiver IP via GPRS / Ethernet e envi-los ao software de monitoramento. O RS232 ao ser inicializado, conecta-se ao Receiver IP via socket interno e inicializa as solicitaes dos pacotes que devem ser enviados ao software de monitoramento. ABA DE EVENTOS

Essa aba exibe as seguintes informaes: LEDS DE STATUS: COMUNICAO RECEPTOR. o Caso a comunicao com o software receptor esteja correta o led se mantm verde, mas se essa comunicao for interrompida, o led alterna para vermelho e um evento de falha de comunicao (E262) gerado e enviado ao software de monitoramento. Se a comunicao for restaurada gerado um evento de restauro da comunicao (R262). COMUNICAO SERIAL. o Caso a comunicao com o software de monitoramento esteja correta o led se mantm verde, mas se essa comunicao for interrompida, o led alterna para vermelho e um evento de falha de comunicao (E255) gerado. Se a comunicao for restaurada 16

gerado um evento de restauro da comunicao (R255) e os eventos so enviados ao software de monitoramento. EVENTOS RECEBIDOS Exibe os eventos que foram recebidos do software receptor. EVENTOS ENVIADOS Exibe os eventos que foram enviados ao software de monitoramento.

ABA DE CONFIGURAES

SERIAL Esse quadro contm as configuraes da porta serial por onde sero enviados os dados para o Software de monitoramento.

17

Caso o computador onde o software est sendo executado no possua nenhuma porta serial, ou todas existentes estejam alocadas para outro software, para evitar conflitos deve-se desabilitar a opo Utilizar Porta Serial, evitando assim que o programa tente enviar dados por uma porta serial ocupada ou inexistente.

PROTOCOLO MONITORAMENTO

Permite selecionar a forma de envio dos pacotes via porta serial para um software de monitoramento. Contando com as opes: SURGARD Envia os dados utilizando o padro SurGard, essa opo definida como padro, devido a esse padro ser utilizado na receptora PROTER Modus. ADEMCO 685 - Envia os dados utilizando o padro Ademco Contact ID. FBII - Envia os dados utilizando o padro FBII CP220. MCDI - Envia os dados utilizando o padro MCDI

O Boto Salvar, com o prprio nome informa, atualiza e guarda em banco de dados s alteraes realizadas na configurao do programa.

Senha Essa opo permite alterar a senha de acesso as configuraes ou encerrar a execuo do programa, para alterar a senha, basta escrever a nova senha e confirm-la novamente, sendo as duas senhas iguais, a senha de acesso alterada com sucesso.

18

Incrementa Partio Essa funo permite que software de monitoramento que no possuam uma forma de identificao precisa da fonte de origem do evento (TCPIP / Porta Serial), possa com o incremento do nmero da partio identificar visualmente em um relatrio de eventos do cliente. O valor padro desse item 0 (zero).

Idioma possvel alterar o idioma de exibio do software, estando disponveis as opes: Portugus e Espanhol. Para alterar o idioma, basta clicar sobre o boto Idioma. Automaticamente ser exibida uma tela de seleo do idioma, bastando ento apenas selecionar o idioma de sua preferncia.

LISTA DE EVENTOS INTERNOS FALHA DE KEEP ALIVE RESTAURAO DE KEEP ALIVE IMEI /MAC ADICIONADO A LISTA DE LIBERADOS IMEI /MAC ADICIONADO A LISTA DE BLOQUEADOS CONFIGURAO DO RECEIVER IP ALTERADA MANUAL ACK FALHA DE PC RESTABELECE PC FALHA DE CONEXO RESTABELECE CONEXO RESET DO SISTEMA CLIENTE DESCONECTADO PELO SERVIDOR IMEI /MAC ADICIONADO A LISTA DE PENDENTES COMPACTAO DO BANCO DE DADOS ARQUIVAMENTO DE EVENTOS BANCO DE DADOS FOI ALTERADO FALHA SOFTWARE RECEPTOR RESTABELECE SOFTWARE RECEPTOR FALHA SOFTWARE RS232 RESTABELECE SOFTWARE RS232 E250 R250 E251 R251 R252 E253 E255 R255 E254 R254 R253 E256 E257 E258 E259 E260 E261 R261 E262 R262

19

ESPECIFICAES RECOMENDADAS DE HARDWARE E SOFTWARE

SISTEMAS OPERACIONAIS WINDOWS 2000. WINDOWS XP PROFESSIONAL SP2. WINDOWS 2003 SERVER.

HARDWARE Processador Pentium Core Duo ou Superior. Porta Serial RS232 e/ou Porta Serial Virtual. Placa de Rede Ethernet. 60 GB de Disco Rgido. Memria RAM o 01 GB at 200 mdulos GPRS/Ethernet. o 02 GB pelo menos para mais de 200 mdulos GPRS/Ethernet.

DIAGRAMA DE IMPLANTAO

Modus Gard/Universal/ DuoNet

<<TCP IP>>

SOFTWARE RECEIVER IP

<<TCP IP>>

SOFTWARE DE MONITORAMENTO

<< RS232>>

SOFTWARE RS232

20

Cabo Cruzado (X) para Comunicao Receiver IP / Software de Monitoramento Para comunicao via porta serial entre o Receiver IP e o Software de monitoramento, necessrio utilizar um cabo Cross. Para a montagem do cabo serial X (cruzado), deve-se inverter os fios 2 e 3 entre os conectores DB9. Para a comunicao entre o Software Receiver IP PROTER e o Software de Monitoramento, no necessria a ligao dos demais fios (apenas 2, 3 e 5) como no exemplo abaixo:

Pino 2 3 5

Descrio RX (Received Data) TX (Transmit Data) GND (Signal Ground)

DB9 Fmea

5 9 6

DB9 Fmea

21

Vous aimerez peut-être aussi