Vous êtes sur la page 1sur 27

GOVERNO DO ESTADO DO CEAR SECRETARIA DE EDUCAO BSICA SEDUC ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAO PROFISSIONAL JOAQUIM ANTNIO ALBANO

TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO-TCC

BRENO DOS SANTOS FILGUEIRA

Fortaleza-CE 2012

BRENO DOS SANTOS FILGUEIRA

Trabalho de Concluso de Curso- TCC

TCC- Trabalho de Concluso de Curso apresentado como requisito parcial para obteno do ttulo de Tcnico de Segurana do Trabalho, da Escola Estadual de Educao Profissional Joaquim Antonio Albano, sob orientao do professor ____________________________ Carlos Alberto Barbosa.

Fortaleza CE 2012

Trabalho de Concluso de Curso- TCC apresentado como requisito parcial para obteno do ttulo de Tcnico de Segurana do Trabalho, da Escola Estadual de Educao Profissional Joaquim Antonio Albano, sob orientao do professor Barbosa.

Trabalho de Concluso de Curso- TCC

__________________________________________ Breno dos Santos Filgueira

Apresentado em: ___/___/___

Conceito Obtido: ____________ Nota Obtida:___________

____________________________ Professor Orientador

__________________________________ Professor Coordenador do Curso

DETICATRIA
Dedico este Trabalho de Concluso de Curso-TCC, Primeiramente a Deus, que est sempre ao meu lado me dando fora, conhecimento, dedicao e capacidade para concluir o curso Tcnico em Segurana do Trabalho, a minha famlia que est sempre me apoiando nos meus estudos e me dando conselhos para o bem, em especial aos meus pais.

AGRADECIMENTOS
Agradeo primeiramente a Deus, por sempre estar comigo me dando fora e conhecimento em todos os momentos da minha vida. Agradeo a minha famlia por sempre me da o apoio necessrio, os conselhos certos e sempre me ajudar quando eu preciso, em especial meus PAIS. Agradeo a todos os professores que me ajudaram em meus estudos e que passaram conhecimento e informao importante, e a todos que torcem pela minha vitria. Agradeo a empresa em que estagiei Ceneged por ter cedido o seu espao para eu aplicar todos os meus conhecimentos adquiridos em sala de aula.

NDICE

DADOS GERAIS...............................................................................................................................07

DESCRIO DA EMPRESA ..............................................................................................08 INTRODUO.......................................................................................................................09 EPGRAFE..............................................................................................................................10 DESENVOLVIMENTO PESSOAL......................................................................................11 DESENVOLVIMENTO ACADMICO.......................................................................12 a 22 1.INCIO DO CURSO - DISCIPLINAS 2.TRAGETRIA DURANTE O ESTGIO I 3.ESPERINCIAS VIVNCIADAS 4. TRAGETRIA DURANTE O ESTGIO II EM QUE A ESCOLA PROFISSIONAL MUDOU A MINHA VIDA...............................23 PENSANDO NO FUTURO....................................................................................................24 CONCLUSO.........................................................................................................................25 BIBLIOGRAFIA.....................................................................................................................26 ANEXOS..................................................................................................................................27

DADOS GERAIS

EMPRESA: CENEGED ATIVIDADE: Obras para gerao e distribuio de energia eltrica GRAU DE RISCO: 04 CDIGO DA ATIVIDADE: 43.21-5.00 NMERO DE FUNCIONRIOS: 361 (trezentos e sessenta e um) funcionrios CNPJ: 07.698.801/0001-11 RUA: Rua Carir, n 64 CIDADE: Fortaleza /CE CEP: 60.010-730 FONE: (85) 3392-6950 CARGA HORRIA: 600 horas PERODO: 06 de Junho de 2011 a 03 de Janeiro de 2012 SUPERVISOR DO ESTAGIRIO: Carlos Barbosa

DESCRIO DA EMPRESA
A empresa (CENEGED) Cia. Eletromecnica e gerenciamento de dados fruto de uma cooperativa, hoje uma referncia na atividade de leitura de medidores de energia com respectiva impresso de fatura (faturamento imediato). Executa atividade de construo de redes eltricas, presta servio para a Coelce, desde 2006 possu certificado de qualidade ISO 9001 neste servio. Suas principais atividades: Leitura e entrega de conta de energia; Manuteno corretiva em ramais de baixa tenso; Construo de redes de baixa e media tenso; Aviso antecipado de corte; Programa de recuperao de clientes; Normalizao de clientes de baixa tenso; Corte e religao; Inspeo; Ligao nova.

INTRODUO
Este Trabalho de Concluso de Curso uma forma de documentar os conhecimentos adquiridos durante a minha formao de Tcnico em Segurana do Trabalho. Neste mesmo indicarei todas as evolues e enriquecimento pessoa e profissional que aconteceu na minha vida durante esse perodo de curso tcnico e as experincias vivenciadas. Hoje finalizo a primeira etapa da minha vida profissional, o curso de tcnico de segurana do trabalho me fez despertar o quanto importante a presena desse profissional em uma atividade de produo.

EPGRAFE
A Segurana no o simples ato egosta de no querer acidentar, mas sobretudo, um ato de solidariedade de no deixar ocorrer acidentes.

10

DESENVOLVIMENTO PESSOAL
Com o Curso Tcnico em Segurana do Trabalho consegui me desenvolver bastante, adquiri conhecimento e informaes importantes para um Tcnico em Segurana do Trabalho, passei a ter uma viso mais ampla da realidade. Dentro da empresa Ceneged o meu desenvolvimento como estagirio de Tcnico em Segurana do Trabalho ocorreu em um perodo de 600 horas, onde tive varias experincias e desenvolvi muitas habilidades e apliquei todos os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Aprendi muito nesse perodo tanto pessoalmente como profissionalmente tais como respeitar os outros, modo de falar, planejar o seu dia, tratar bem as pessoas, comportamento adequado dentro de uma empresa, entre outros.

11

DESENVOLVIMENTO ACADMICO
INCIO DO CURSO TCNICO DICIPLINAS O curso teve inicio em Agosto do ano de 2009, onde estudamos cerca de 22 disciplinas que contribuiu para o meu conhecimento e aprendizagem relacionada ao Curso Tcnico em Segurana do Trabalho. Iniciamos o curso com as disciplinas de Informtica Bsica e Segurana do Trabalho I. Com o decorrer do curso foram acrescentadas outras disciplinas (Psicologia do Trabalho; Epidemiologia a Toxicologia; Ergonomia; Segurana do Trabalho II; Legislao e Normas Tcnicas; Introduo a Administrao; Preveno e Controle de Sinistro I; Estatstica Aplicada; Laudos Periciais; Segurana do Trabalho III; Inspeo de Risco I; Inspeo de Risco II; Desenho Tcnico; Saneamento Ambiental; Tecnologia dos Processos Industriais; Medicina do Trabalho; Sinistro I; Sinistro II).

INTRODUO A INFORMTICA- A informtica esta fortemente ligada ao ser humano seja em casa, no trabalho ou no lazer. E com todo esse desenvolvimento se torna necessrio o uso do computador, pois na rea de segurana do trabalho vamos utilizar as planilhas, estticas, relatrio e ate mesmo fazer um comunicado precisamos do auxilio do computador e a introduo a informtica nos ensinou como usar os programas bsicos.

INTRODUO A ADMINISTRAO Por meio da Introduo a Administrao passamos a desenvolver o senso crtico e analtico atravs do estudo das idias administrativas em uma perspectiva histrica at as modernas teorias da atualidade, assim como suas contribuies e limitaes no campo da Administrao e da Segurana do Trabalho.

ESTATSTICA APLICADA A estatstica norteia todo o trabalho do profissional de segurana. atravs dela que identificamos pontos de melhorias e definir aes. Conhecer os tipos de variveis, organizao de dados, grficos, faz a diferena na hora de trabalhar com a preveno.

12

PSICOLOGIA DO TRABALHO A Psicologia nos auxilia bastante na relao de ns, Tcnicos em Segurana do Trabalho com os trabalhadores e/ou colaboradores de uma empresa, porque uma rea em que convivemos com a preveno e promoo da sade do trabalhador.

ERGONOMIA Ergonomia o estudo do relacionamento entre o homem e seu trabalho, equipamento e ambiente, e particularmente a aplicao dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na soluo de problemas surgidos desse relacionamento.

SEGURANA DO TRABALHO I Disciplina que nos instruiu as primeiras idias e conhecimento relacionado a Segurana do Trabalho, apresentou as NRS (normas regulamentadoras), dimensionamento NR4- SESMT ( servio especializado em engenharia de segurana e medicina do trabalho), conceito de siglas, preveno e procedimentos sobre acidente de trabalho.

SEGURANA DO TRABALHO II Estudo sobre Inspeo de Segurana, elaborao de CHECK-LIST de segurana, proteo de mquinas e equipamentos, sinalizaes de segurana, NR 06 EPI (equipamento de proteo individual).

SEGURANA DO TRABALHO III Disciplina que estudou direo defensiva, sobre cuidados no trnsito e com o carro. Segurana nas indstrias, visando sempre a proteo de mquinas e dos trabalhadores, segurana na rea rural, NR-29 (segurana e sade no trabalho porturio)

SANEAMENTO AMBIENTAL O saneamento ambiental compreende um conjunto de aes, sistemas, instalaes e equipamentos voltados ao abastecimento de gua, esgotamento sanitrio, coleta e disposio de lixo, controle de vetores, drenagem, recuperao de reas degradadas, manejo integrado de bacias, reduo de poluio e educao sanitria.

DESENHO TCNICO Essa disciplina nos permite interpretar um desenho, ou at mesmo esboar um desenho, muito importante para o TST. Estudamos desenho tcnico, materiais, traos, retas, legendas, escalas. Tudo isso eventualmente poder ser necessrio no nosso campo de trabalho.
13

MEDICINA DO TRABALHO Aprendemos conceitos bsicos relativos rea de sade dos trabalhadores, noes de primeiros socorros, como proceder em diversas formas de acidentes.

EPIDEMIOLOGIA E TOXIOLOGIA- Passamos a obter conhecimentos de situaes de Epidemiologia e Toxicologia dentro das empresas. Aprendemos a desenvolver boas prticas de higiene e sanificao.

TECNOLOGIA DOS PROCESSOS INDUSTRIAIS Apresenta um conhecimento dos principais processos envolvidos nas atividades industriais, voltado para a segurana. Estudamos procedimentos de segurana em soldagem, regras bsicas de segurana para trabalho com corte e solda, inspeo de segurana nas Caldeiras, NR 13 (caldeiras e vasos de presso), processo de usinagem.

LAUDOS PERICIAIS Por meio do Laudo Pericial passamos a utilizar tcnicas para determinao de condies de trabalho Insalubres e/ou Periculosas.

TCNICAS DE TREINAMENTO Tcnicas de treinamento foi uma matria de preparao para o estgio, para saber lhe dar com diversas situaes, aprender a falar em pblico, a lhe dar com pessoas de diversas personalidades.

PREVENO E CONTROLE DE SINISTRO I Disciplina na qual estudamos noes bsicas sobre combate a incndio, preveno, meios de evacuao, classes dos extintores, sistema de Sprinklers.

PREVENO E CONTROLE DE SINISTRO II Continuao de sinistro I, apronfudando sobre causas de incndio, estudo sobre o fogo, evoluo do incndio, processos de extino do fogo.

LEGISLAO E NORMAS TCNICAS I Analisamos as formas de interpretar as Normas Tcnicas, Padres e Legislaes pertinentes. Disciplina que introduziu os conceitos bsicos sobre as leis que rege a segurana do trabalho, sobre as NRS (normas regulamentadoras).

LEGISLAO E NORMAS TCNICAS II Conceituar e classificar os trabalhadores quanto ao vnculo empregatcio, reconhecendo seus direitos e
14

obrigaes. Passamos a conhecer e identificar as situaes de ilegalidade conforme a legislao especifica. INSPEO DE RISCO I Estudou a identificao de condies inseguras e insalubres nos locais de trabalho que poderia ser feira por setores, geral, por grupo de riscos especficos ou riscos especficos, introduo a PPRA (programa de preveno dos riscos ambientais), PCMSO (programa de controle mdico de sade ocupacional), Riscos Ambientais. INSPEO DE RISCO II - Aprendemos mais detalhadamente os riscos existentes nas atividades dos trabalhadores, identificao, como prevenir, extinguir-los; ESTGIO SUPERVISIONADO I Disciplina com intuito de preparao para a vivncia em campo estudou mais a fundo os documentos como PPRA, PCMSO, Mapa de Risco, simulaes. ESTGIO SUPERVISIONADO II Vivncia em campo, onde a empresa cedeu o espao para colocar em prtica todos os conhecimentos adquiridos no decorrer dos anos e nas matrias estudadas.

15

TRAJETRIA DURANTE ESTGIO I

1. PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS

PPRA ( PROGRAMA DE PREVENO DE RISCOS AMBIENTAIS)

PPRA tem como objetivo estabelecer uma metodologia de ao que garanta a preseno da sade e integridade do trabalhador, frente aos riscos do ambiente de trabalho. Os riscos ambientais so os agentes fsicos, qumicos e biolgicos existentes nos ambientes de trabalho que, em funo de sua natureza, concentrao, intensidade e tempo de exposio, so capazes de causar danos sade dos trabalhadores. A elaborao e implementao do PPRA obrigatria para todos os empregadores e instituies que admitam trabalhadores como empregados. No importa grau de risco ou a quantidade de empregados. Assim, tanto um condomnio, uma loja ou uma refinaria de petrleo, todos esto obrigados a ter PPRA, cada um com suas prprias caractersticas e complexidade. So legalmente habilitados os Tcnicos de Segurana, Engenheiros de Segurana e Mdicos do Trabalho.

PCMSO ( PROGRAMA DE CONTROLE MDICO DE SADE OCUPACIONAL)

O PCMSO monitora por anamnese e exames laboratoriais a sade dos trabalhadores. Tem por objetivo identificar precocemente qualquer desvio que possa comprometer a sade dos trabalhadores. O objetivo do PPRA levantar os riscos existentes e propor mecanismos de controle. riscos no eliminados so objeto de controle pelo PCMSO. Portanto, sem o PPRA no existe PCMSO, devendo ambos estarem permanentemente ativos. O PCMSO deve incluir, entre outros, a realizao obrigatria dos exames mdicos: o o o o o Admissional; Peridico; De retorno ao trabalho; De mudana de funo; Demissional.
16

MAPA DE RISCO

O mapa um levantamento dos pontos de risco nos diferentes setores das empresas. Trata-se de identificar situaes e locais potencialmente perigosos. A partir de uma planta baixa de cada seo so levantados todos os tipos de riscos, classificando-os por grau de perigo: pequeno, mdio e grande. Estes tipos so agrupados em cinco grupos classificados pelas cores vermelho, verde, marrom, amarelo e azul. Cada grupo corresponde a um tipo de agente: qumico, fsico, biolgico, ergonmico e mecnico.

So considerados anormais; radiaes; umidade.

riscos

fsicos:rudos; calor; vibraes; presses

So considerados riscos qumicos:Poeiras, fumos, nvoas, gases e vapores esto dispersos no ar (aerodispersides). So considerados riscos biolgicos: bactrias, fungos, protozorios, bacilos, vrus, etc. So considerados riscos ergonmicos: esforo fsico, levantamento de peso, postura inadequada, controle rgido de produtividade, situao de estresse, trabalhos em perodo noturno, jornada de trabalho prolongada, monotonia e repetitividade, imposio de rotina intensa. So considerados riscos de acidentes: arranjo fsico deficiente; mquinas e equipamentos sem proteo; ferramentas inadequadas; ou defeituosas; eletricidade; incndio ou exploso; animais peonhentos; armazenamento inadequado.

2. CONFECO DOS JOGOS DIDTICOS Com a orientao do professor e Orientador de estgio Carlos Barbosa, confeccionamos um Domin, que na qual tnhamos que utiliza palavras referentes a segurana do trabalho e monta os pares. Depois realizamos um caa-palavras referente a segurana do trabalho.
3.PLANO DE AULA ( SEMINRIO)

Minha equipe apresentou sobre a NR-26 Sinalizao, que na qual a responsvel por introduzir a sinalizao nos ambientes de trabalho, principalmente na
17

utilizao das cores na segurana do trabalho. Mostramos seu principal objetivo, que fixar as cores que devem ser usadas nos locais de trabalho para a preveno de acidentes, identificando os equipamentos de segurana, delimitando reas, identificando canalizaes empregadas nas indstrias para a conduo de lquido e gases e advertindo os trabalhadores (ou visitantes) quanto aos possveis riscos. Exemplos: O vermelho dever ser usado para distinguir e indicar equipamentos e aparelhos de proteo e combate a incndio. No dever ser usado na indstria para assinalar perigo, por ser de pouca visibilidade em comparao com o amarelo (de alta visibilidade) e o alaranjado (que significa Alerta). O amarelo dever ser empregado para indicar "Cuidado!" O branco ser empregado em: - passarelas e corredores de circulao, por meio de faixas (localizao e largura); - direo e circulao, por meio de sinais; - localizao e coletores de resduos; - localizao de bebedouros; - reas em torno dos equipamentos de socorro de urgncia, de combate a incndio ou outros O preto ser empregado para indicar as canalizaes de inflamveis e combustveis de alta viscosidade. O azul ser utilizado para indicar "Cuidado!", ficando o seu emprego limitado a avisos contra uso e movimentao de equipamentos, que devero permanecer fora de servio. O verde a cor que caracteriza "segurana". O laranja dever ser empregado para identificar: A prpura dever ser usada para indicar os perigos provenientes das radiaes eletromagnticas penetrantes de partculas nucleares. O lils dever ser usado para indicar canalizaes que contenham lcalis. As refinarias de petrleo podero utilizar o lils para a identificao de lubrificantes. Cinza claro - dever ser usado para identificar canalizaes em vcuo; Cinza escuro - dever ser usado para identificar eletrodutos.

18

3.PROCESSO DE ELEIO DA CIPA A Comisso Interna de Preveno de Acidentes CIPA - tem como objetivo a preveno de acidentes e doenas decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatvel permanentemente o trabalho com a preservao da vida e a promoo da sade do trabalhador. Ocorreu na sala de Segurana do Trabalho do 3 ano da escola E.E.E.P Joaquim Antnio Albano a implementao da Cipa, composta pelo Grupo(Celso Monteiro, Erik Fernandes, Anderson Sampaio, Paulo Ricardo, Lindael Rodrigues, Beatriz Meneses e Leilane Lima). O Processo ocorreu conforme as exigncias da NR-5, onde ficou como Vice-Presidente Raniel Quaresma, e o Empregador(Professor), escolheu como Presidente Christian Meneses.

19

EXPERINCIAS VIVENCIADAS

VISITA TCNICA No segundo Semestre foi realizada uma Visita Tcnica no Terminal Porturio do Pecm ou Porto do Pecm, onde obtivemos um estudo tcnico e passamos a vivenciar e ter uma noo melhor do Campo de Trabalho.

TREINAMENTO DE COMBATE A INCNDIO Foi realizado um treinamento de Sinistro na quadra da Escola Estadual de Educao Profissional Joaquim Antnio Albano, com o Objetivo de aprimorar nosso aprendizado e tentar mostrar um pouco da prtica.

TRABALHOS TCNICOS Durante o curso foi realizado diversos Trabalhos Tcnicos, no qual ajudou na aprendizagem. -Preenchimento do Relatrio de Analise Acidente. -Elaborao do Relatrio de Inspeo de Risco -Gesto Ambiental Proativa (Trabalho Tcnico) -Processo de Usinagem (Trabalho Tcnico) -Preenchimento da CAT (Comunicado de Acidente de Trabalho) -Aposentadoria Especial (Trabalho Tcnico) -Elaborao de Laudos Periciais SIPAT Do dia 22 ao dia 26 de Novembro de 2010, ns alunos do 2 e 3 ano do Curso de Segurana do Trabalho executamos nossa II SIPAT da Escola Estadual de Educao Profissional Joaquim Antnio Albano. Para a execuo desta SIPAT houve toda uma organizao e um Cronograma estabelecido, onde definimos a liderana, atribumos s tarefas para toda equipe, definio do tema, os concursos a serem realizados, etc.

20

TRAGETRIA DURANTE ESTGIO II

CHECK LIST DIRIO Tem o objetivo de conferir as condies de uso dos EPIs, EPCs, ferramentas, viaturas; alm de informaes educacionais (Higiene pessoal, manuteno dos equipamentosorganizao e limpeza, cuidados com a viatura) e Procedimentos de trabalho (abordagem ao cliente) Controle de Materiais de Segurana. Diariamente so realizadas inspees de campo e check list em nossos colaboradores, as no conformidades encontradas so registrada no documento de inspeo e corrigidas de imediato, tendo como evidncia da substituio, o preenchimento da requisio da troca e da ficha individual de EPI. Controle e monitoramento de extintores. Uma vez na semana realizada a inspeo visual dos extintores no mbito da empresa, verificando os seguintes itens: gatilho; difusor ; mangote ; vlvula ; pintura; manmetro; t. hidrosttico ; validade da recarga, toda no conformidade e registrada no livro mesmo ela sendo regularizada de imediato, por exemplo: caixas de botas de segurana obstruindo a passagem at o extintor. Aplicao de DSS (Dilogo Semanal de Segurana). Todo dia so realizados a DSS de acordo com o cronograma fixado no SESMT, os temas so divulgados na sexta-feira pela Coelce/SESMT da CENEGED. Esse projeto tem a finalidade de orientar e aperfeioar os colaboradores visando a qualidade e a segurana nos servios executados em campo, contribuindo significativamente na reduo dos acidentes, nesse ano foi implantado no setor de construo a DDS (Dilogo Dirio de Segurana) afim de tirar todas as duvidas antes do inicio das atividades. Inspeo de Campo. Diariamente so realizadas duas inspees de campo por cada Tcnico de Segurana, os mesmos vo para o campo de trabalho dos eletricistas / leituristas a fim de constatar se a execuo do servio est sendo realizada dentro dos padres de segurana ( desde abordagem ao cliente, sinalizao da viatura, uso adequado dos EPIs at realizao da atividade). Caso haja irregularidades a equipe inspecionada ser pontuada de acordo com o tipo de infrao. Durante a inspeo de campo utilizado um formulrio onde constam: descrio das infraes, categoria e pontuao (em anexo).
21

Emisso de CAT (Comunicado de Acidente do Trabalho). Ningum deseja um acidente, mas como o conceito j define algo inesperado e que quando acontece lamentavelmente, temos que emitir o documento para que o colaborador caso necessite dar entrada pelo INSS receba o beneficio, caso no seja emitida a CAT o colaborador no poder fazer nem a pericia por falta de documentao, e pela legislao vigente o SESMT tem at 24 horas aps o acidente para emisso da CAT. Elaborao da CIPA e SIPAT Essa vivencia da semana interna de preveno de acidentes do trabalho, proporcionou uma viso diferenciada do que tinha em mente, a preparao at o dia da SIPAT leva vrios meses de muito trabalho, pois o planejamento fundamental para o sucesso do evento, que dura apenas uma semana, mais a ideologia transmitida pelos palestrantes, essa sim tem que est viva e praticada todos os dias por toda vida. A CIPA conhecida como NR-05 nesse ano j vem com mudanas, aps o processo seletivo a empresa no precisa registrar mais na SRT(Superintendncia Regional do Trabalho), porm toda documentao tem que est em pasta de fcil acesso para fins de fiscalizao, no comeo achava tudo faz de conta, mas hoje vejo a importncia de uma CIPA atuante que em parceria com o SESMT combate os vcios encontrados em campo eliminando as possibilidade de acidentes. Confeco de relatrios e treinamentos. No comeo do estgio percebi um volume significante de documentos confeccionados no setor, e ao questionar ao meu supervisor de estgio o mesmo informou que toda ao realizada no SESMT tem que ser documentada para comprovao em auditoria interna (ISO. E OSHAS) e fiscalizaes da SRT e que a falta de uma evidencia pode acarreta em uma no conformidade ou multa, por isso durante todo o estgio me adaptei sempre que finalizar um processo de segurana arquivar na referida pasta. Participei de alguns treinamentos e confesso que no fcil falar em publico, mas com o tempo perdemos o medo e antes da apresentao sempre reviso o que vou falar, assim fico mais tranqila e as palavras sai naturalmente.

22

EM QUE A ESCOLA PROFISSIONAL MUDOU NA MINHA VIDA


A Escola Profissional me proporcionou a possibilidade de concluir o Ensino Mdio juntamente com o Nvel Tcnico. Ensinou-me e Educou-me justamente para o futuro e o Mercado de Trabalho. A Escola Profissional me ajudou a alcanar uma nova viso Profissional e me ofereceu um total conforto e condies de aprendizagem.

23

PENSANDO NO FUTURO
Com o termino do curso tcnico atravs da Escola de Ensino Profissional Joaquim Antnio Albano, espero ingressa no mercado de trabalho, adquiri mais conhecimentos e experincias, tambm fazer cursos relacionados com a rea para me especializar e capacitar cada vez mais. Entretanto tenho uma viso muito ampla diante do curso, pois desejo fazer faculdade e crescer na vida profissional.

24

CONCLUSO
Por meio deste Trabalho de Concluso de Curso relatei como foi o meu aprendizado durante esse perodo, e tenho uma satisfao imensa por estar concluindo esse curso tcnico que de grande importncia para a minha vida profissional. Com o trmino do estgio me sinto capacitada para exercer a minha profisso, sei das dificuldades que irei enfrentar, mas com a vivncia e com a ajuda dos colegas da rea tenho a convico que em breve estarei ingressando no mercado de trabalho.

25

BIBLIOGRAFIA
Apostila- Escola Estadual de Edcao Profissional-Curso Segurana do Trabalho Manual de Legislao Atlas-Segurana e Medicina do Trabalho. NR- 01 33; CLTArts. 154 a 201 www.areaseg.com

26

ANEXOS

FISCALIZAO EM CAMPO

27

Vous aimerez peut-être aussi