Vous êtes sur la page 1sur 18

51

Educao somtica: limites e abrangncias1


Jos Antonio de Oliveira Lima*

Resumo: Este artigo faz consideraes sobre as interfaces que o recente campo da educao somtica mantm com as reas da educao, da sade e da arte e sobre a dificuldade de estabelecer seus limites, tanto pela atuao daqueles que se denominam seus educadores, quanto pelos profissionais que a disputam como campo de trabalho. O artigo prope, ainda, ampliao de seu conceito, em funo das premissas que a sustentam. Palavras-chave: tcnica corporal; expresso corporal; conscincia corporal; educao somtica.

Somatic education: limits and reach


Abstract: This article is about the interfaces that the young field of somatic education keeps with the areas of education, health and art. It also considers the difficulty of setting their limits, both through the performance of the so-called educators in the field and professionals who are trying to work as educators. The article also proposes the extension of the somatic education concept from the assumptions that support it. Key words: body technique; body expression; body awareness; somatic education.

Por mais facetadas que se apresentem como universos de conhecimento no mundo acadmico e por mais resistentes que possamos ser s relaes que existem entre as reas de educao, sade e arte, no poderamos deixar de admitir pelo menos uma continuidade: o corpo que por elas transita. Os relatos da educao somtica, por sua vez, ocorrem propondo, por vrias razes, uma nova continuidade entre elas, tambm manifesta sobre o corpo.
Recentemente, Michle Mangione (1993) distinguiu trs perodos no desenvolvimento da educao somtica: da virada do sculo aos anos 30, quando os pioneiros desenvolviam seus mtodos, geralmente a partir de uma questo de auto cura;
* 1. Pesquisador do movimento corporal humano no Projeto Oficina do Movimento, Campinas, SP , Brasil. lima-jose@uol.com.br Este artigo oriundo de um captulo de minha tese de doutorado intitulada: Educao Somtica: dilogos entre educao, sade e arte no contexto da proposta da Reorganizao Postural Dinmica (Lima, 2010). Pro-Posies, Campinas, v. 21, n. 2 (62), p. 51-68, maio/ago. 2010

52
1930-1970, perodo que conheceu uma disseminao dos mtodos graas aos estudantes formados por estes pioneiros; e dos anos 70 at hoje onde vemos diferentes aplicaes se integrarem s prticas e estudos teraputicos, psicolgicos, educativos e artsticos (Fortin, 1999, p. 41)

Sua delimitao como campo de interveno junto ao indivduo, j com caractersticas definidas e fins especficos, relativamente recente e coincide com a crescente valorizao e exposio da temtica corporal na sociedade ocidental. Thomas Hanna (1928-1990), a quem se deve o termo, criado em 1976, define a educao somtica como sendo: a arte e a cincia de um processo relacional interno entre a conscincia, o biolgico e o meio ambiente, estes trs fatores sendo vistos como um todo agindo em sinergia (Fortin, 1999, p. 40) e complementa: [...] o campo de estudo que lida com o fenmeno somtico, i.e., o ser humano como experienciado por ele mesmo (ou ela mesma) de seu interior. (Hanna apud Hanna, 2009)2. Sua aceitao fcil por aqueles que so prximos do fazer cnico ou das artes do corpo, assim como dos que adotam as solues alternativas como abordagem aos seus males, tende a tornar nebulosa sua solidez conceitual, cientfica e filosfica, em troca do convencimento fcil e da aceitao. Embora busque um espao especfico, disputa-o com as ginsticas de academia, as tcnicas orientais, o ioga, o step, o tai chi chuan, o lian kung, o body building e, se apresenta limites precisos de aplicao, corre o risco de, assim como eles, ser vendida como a panaceia que promete fechar a caixa de Pandora. Situao que no seu privilgio. Em 1973, Al Huang fazia, em livro recm-lanado, a seguinte queixa:
Atualmente uma coqueluche de tai chi parece estar tomando conta rapidamente de todas as grandes cidades. Todo mundo faz tai chi e recebe diplomas at certificados para principiantes e adiantados. Estou contente que haja tanta gente interessada nesta bela prtica, mas ao mesmo tempo fico um pouco preocupado com a degenerao do tai chi. (Huang, 1979, p. 83).

Situada na confluncia de vrias reas de conhecimento, a educao somtica vem sendo tratada com uma enorme carga de simplificao e modismo. No escapam dessa armadilha, na disputa do mercado de trabalho, nem mesmo os profissionais que se apresentam como formados nas ditas tcnicas de
2. [...] the field of study dealing with somatic phenomena, i.e., the human being as experienced by himself (or herself) from the inside.

Pro-Posies, Campinas, v. 21, n. 2 (62), p. 51-68, maio/ago. 2010

53 educao somtica, quando as tratam como se, ao indivduo, fosse suficiente a prtica de um receiturio de movimentos e de um punhado de pensamentos para que se modifique sua relao com seu prprio corpo e seu estar no mundo, tarefa j suficientemente cumprida pelo tai chi chuan, pelo lian kung e outras propostas semelhantes, nas quais o esoterismo do discurso no compromete sua eficcia e resultado, se conduzidos por mestres capazes na execuo de sua tcnica. Num folder do Departamento de Dana de uma universidade brasileira, lia-se que iria ser ministrada oficina na qual seriam utilizados elementos da educao somtica, muito embora a ministrante no tivesse formao em nenhuma rea que lhe pudesse conceder tal competncia. Aps uma descrio simplria, incluindo a definio de que se tratava de uma abordagem corporal alternativa, afirmava a educao somtica como uma proposta teraputica de sade que podia ser utilizada em vrias reas. Ouamos o que tem a dizer Marcia Strazzacappa (2009, p. 52) a respeito dos assuntos tratados acima:
Embora trabalhos srios de Educao Somtica j sejam realizados no Brasil h mais de quatro dcadas por inmeros profissionais formados em diferentes linhas, a Educao Somtica, vitimada por um modismo (como tantos outros que j presenciamos no pas), passou a ser vista como um selo de garantia ou um certificado de qualidade das tcnicas corporais. Isso levou a uma tentativa desenfreada de intitular trabalhos corporais como pertencentes gama de tcnicas de Educao Somtica. Sob esse ponto de vista, professores das mais variadas tcnicas corporais se auto-intitularam educadores somticos ou, ainda, passaram a chamar e divulgar suas atividades como Educao Somtica, no intuito de aumentar a clientela e o valor bruto de sua hora de trabalho.

Ainda que os preceitos da educao somtica tenham fundamento em preceitos cientficos que tambm norteiam os conhecimentos da rea das cincias da sade, a educao somtica no terapia. Tal afirmao encontra eco nos prembulos do Cdigo Deontolgico do R.E.S.3, adotado em outubro de 2003 e revisto em novembro de 2004.
3. R.E.S. (Le Regroupement pour lducation somatique), Reagrupamento pela educao somtica: organismo sem fins lucrativos fundado em 1995, em Quebec, Canad. Lugar de troca, de pesquisa e de aes pelo avano e pela prtica da educao somtica. Reconhece como mtodos de educao somtica: a Tcnica de Alexander, o Mtodo de Feldenkrais, a Aproximao Global do Corpo e Mtodo de Liberao das Couraas e a Ginstica Holstica da Dra. Ehrenfried.

Pro-Posies, Campinas, v. 21, n. 2 (62), p. 51-68, maio/ago. 2010

54 Mesmo admitindo que haja benefcios que se manifestam em sensaes de bem-estar no plano fsico ou psicolgico, o posicionamento do grupo muito claro:
A educao somtica no em si uma terapia. Ainda que possa claramente haver benefcios no plano teraputico, ela no pertence ao campo mdico. Ela no detm o discurso sobre a patologia, no estabelece o diagnstico, no faz tratamento nem mesmo prognstico de resultado, seja no plano fsico, psicolgico ou comportamental. Alis, a educao somtica no substitui nenhuma forma de aproximao centrada diretamente sobre o diagnstico, o tratamento e a cura, seja em se tratando da fisioterapia, da psicoterapia, da massoterapia, da ergoterapia at mesmo da osteopatia e de toda outra forma de tratamento de sintomas e de doenas. Os mediadores em educao somtica respeitam os limites de seu trabalho no envolvendo seus alunos em investigaes do tipo mdico ou teraputico. (R.E.S., 2009, grifos do autor).4

Posicionamento semelhante tem, nos Estados Unidos, o Ismeta5, que prev em seu Cdigo de tica que: O profissional filiado ao Ismeta no pode diagnosticar ou prescrever para condies de cunho mdico 6(Ismeta, 2009). Terapia, do latim therapia, derivado do grego therapeia, , em qualquer dicionrio, leigo ou especializado, do Ocidente: o exerccio da teraputica, que significa a parte da medicina que se ocupa da descoberta e da aplicao de mtodos adequados na cura ou no alvio das doenas. Esse conceito exige que a atividade dita teraputica se relacione a uma afeco cujo diagnstico, uma vez estabelecido, associe-se a um mtodo cientfico e eficaz de abordagem do mal, com a inteno de cura ou de minimizao de seus sintomas. A simples associao da vivncia, em propostas de educao somtica, com a experienciao de sensaes que possam ser definidas como positivas no a torna
4. Lducation somatique nest pas en soi une thrapie. Quoiquelle puisse clairement avoir des benefices au plan thrapeutique, elle na rien de medical. Elle ne tient pas de discours sur la phatologie, netablit pas de diagnostic, ne fait pas de traitement ni meme de prognostic de rsultat et ce la fois au plan physique, psychologique ou comportemental. Dailleurs, leducations somatique ne remplace aucune forme dapproche axe directement sur le diagnostic, le traitement et la gurison, quil sagisse de la physiothrapie, de la psycothrapie, de la massothrapie, de lergothrapie voire de lostophatie et de toute autre forme de traitement de symptmes et de maladies. Les intervenants em ducation somathique respectent les limites de leur travail en nengageant ps leurs eleves dans ds dmarches de type medical ou thrapeutique. ISMETA: International Somatic Movement Education and Therapy Association. ISMETA practitioners may not diagnose or prescribe for medical conditions.

5. 6.

Pro-Posies, Campinas, v. 21, n. 2 (62), p. 51-68, maio/ago. 2010

55 uma proposta teraputica. Essa no sua tarefa. Por outro lado, no obstante tenha sido introduzida, disseminada, cultivada e apresentada como base para tcnicas relacionadas s artes do corpo, tambm no arte. Antes, por no ter a inteno de s-la (Best, 1974) e, ainda, por no se tornar substncia como produto do movimento corporal; e, sim, como reflexo sobre esse movimento, dirigindo-se ao indivduo mesmo e tornando-se, de imediato, seu aspecto. Pedro de Alcntara (1997), em seu livro sobre a Tcnica de Alexander, revela que este supunha que corpo e mente fossem partes separadas do mesmo organismo, s tendo mudado de opinio durante suas experincias no desenvolvimento de uma tcnica de trabalho pedaggico. Preferindo falar da totalidade do organismo psicofsico humano, utilizava o termo o eu. Mathias Alexander achava que o mal advinha da m utilizao que o indivduo fazia de si mesmo. Discordava de que a m utilizao de si pudesse ser devida educao, vida moderna, civilizao, religio ou sua ausncia, famlia ou ao estresse. Acreditava que o mal no estava no que os outros, incluindo o outro sociocultural, pudessem nos fazer, mas naquilo que fazamos a ns mesmos (Alcntara, 1997).
Face estimulao constante da vida, vs podeis reagir sadiamente (utilizando-se dos meios que cada situao exige para a sua perfeita resoluo), ou duma forma mals (ignorando os meios exigidos e precipitando-se em direo ao almejado, no importando o preo a pagar) (Alcntara, 1997, p. 23, grifos do autor).7

Concluso que expe de imediato que, para um bom resultado na utilizao de si, no necessrio fazer-se bem, mas parar de fazer-se mal. (Alcntara, 1997).
Alexander demonstrou que certa relao dinmica entre a cabea, o pescoo e as costas determina a coordenao global de todo vertebrado. Ele nomeou esta relao controle primrio. A boa utilizao do controle primrio a condio sine qua non para a boa utilizao de si e, por consequncia, para o bom funcionamento do organismo como um todo (Alcntara, 1997, p. 32)8

7.

8.

Face la stimulation constante de la vie, vous pouvez ragir sainement (en utilisant les moyens que chaque situation exige pour son parfait dnouement), ou dune faon malsaine (en ignorant les moyens exigs et en fonant droit au but, quel quen soit le prix payer). La cause ultime du mauvais usage de soi, dans la vision dAlexander, est cette habitude universelle de foncer droit au but . Alexander a dmontr quune certaine relation dynamique entre la tte, le cou et le dos dtermine la coordination globale de tout vertbr. Il a nomm cette relation le contrle primaire . Le bon usage du contrle primaire est la condition sine qua non pour le bon usage de soit et, par consquent, pour le bon functionnement de lorganisme tout entier.

Pro-Posies, Campinas, v. 21, n. 2 (62), p. 51-68, maio/ago. 2010

56 A despeito de entrever certo absolutismo na afirmao da cabea como determinante da coordenao global de todo vertebrado, a neurofisiologia afirma haver uma inter-relao especial entre os movimentos de cabea e coluna, processo que seria iniciado, todavia, pela relao entre o movimento dos olhos e as cavidades orbitais, qual responderiam a cabea, a coluna cervical e o restante da coluna vertebral, todos imediata e sequencialmente conectados por movimentos ditos conjugados9. Algumas questes suscitam reflexes nas propostas de Alexander: a afirmao de que o ambiente e a histria no interferem nas reaes dos indivduos e nas respostas corporais s contradies a existentes; e, decorrente da anterior, a afirmao de que basta no fazer o incorreto para que as reaes positivas comecem a manifestar-se, reforando a ideia de desinsero do indivduo do contexto sociocultural que o circunda. Postulamo-nos pela crena, definitiva, de que o ser humano seu corpo inserido num contexto sociocultural e histrico; assim, no vamos estender nossas contradies s posies de Alexander e seguidores. No obstante, seriam os resultados da tcnica eficazes diante de sua proposta de recuperao do bom funcionamento do organismo como um todo? No foram colhidos dados objetivos sobre esta questo, mesmo porque secundria em relao ao que nos propomos. Podemos citar que, no Brasil, a repercusso da tcnica diminuiu em relao aos meados da dcada de 1980, o que no nos informa, por si s, se a tcnica tinha ou tem, entre ns, bons resultados ou no. Nos Estados Unidos e no Reino Unido, onde essa tcnica considerada processo teraputico, vrios artigos em terapia fsica citam seus benefcios, e os departamentos de artes de vrias universidades americanas, assim como conservatrios musicais do Reino Unido, utilizam-na como ferramenta para preveno e cura dos males de ofcio.10 Moshe Feldenkrais, por sua vez, parte de outros ngulos para sustentar seus princpios:
Ns agimos de acordo com a nossa auto-imagem. Esta, que, por sua vez, governa todos os nossos atos condicionada em graus diferentes por trs fatores: hereditariedade, educao e autoeducao.
9. Denominam-se movimentos conjugados aqueles que, uma vez que um seja feito, produz-se, em seguida, uma induo automtica para que o outro o acompanhe. Citaremos como exemplo os olhos em relao cabea: ao virarem-se os olhos para um dos lados, retirando-os do centro da rbita, temos a imediata reao dos msculos rotadores, flexores e extensores da cabea para lev-la a uma posio em que os olhos voltem ao centro da rbita. 10. As informaes foram colhidas na internet, em pesquisa no Google, sob o verbete: Alexander Tecnique academic research, com a apresentao de vrios sites especializados. Pro-Posies, Campinas, v. 21, n. 2 (62), p. 51-68, maio/ago. 2010

57
A parte herdada a mais imutvel. [...] Sua auto-imagem desenvolve-se de suas aes e reaes no curso normal da experincia. A Educao determina a lngua e estabelece um padro de conceitos e reaes comuns a uma sociedade especfica. Estes conceitos e reaes variaro de acordo com o ambiente no qual a pessoa nasceu; [...]. A Educao determina amplamente a direo de nossa autoeducao, que o elemento mais ativo no nosso desenvolvimento e socialmente de uso mais frequente que os elementos de origem biolgica. Nossa autoeducao influencia o modo pelo qual a educao externa adquirida, bem como a seleo do material a ser apreendido, e a rejeio daquilo que no podemos assimilar. (Feldenkrais, 1977, p. 19)

Para Feldenkrais (idem, p. 20), o indivduo desenvolve-se no interior de um ambiente sociocultural que participa na determinao de seu desenvolvimento e estabelece seu alvo quando diz, mais adiante, que: Dos trs fatores ativos no estabelecimento da nossa auto-imagem, somente a auto-educao est em alguma medida em nossas mos. Para este terico, a autoimagem, em princpio, espelha-se no modo como o indivduo enxerga sua aceitao pelo ambiente social em que vive, com a gerao de conflitos em todos aqueles que, ou no conseguem alcanar os ideais supostamente adequados pelos que a compem, ou no se conformam s imposies que lhes so dirigidas, de qualquer modo resultando em mscaras sociais que escondem a ansiedade, o remorso, a frustrao pelos processos vividos. Como consequncia, h o possvel aparecimento de conflitos e perturbaes que se manifestam em toda a esfera de relaes do indivduo. nesse contexto que Feldenkrais prope que a ao de recuperao da autoimagem deve dar-se, essencialmente, sobre a autoeducao, nico fator que pode ser apreciavelmente sujeito vontade. Uma vez estabelecido o alvo, como agir para alcan-lo?...Pelo movimento:
O movimento a base da conscincia. A maior parte do que vai dentro de ns, permanece embotado ou escondido de ns, at que atinge os msculos. Sabemos o que est acontecendo dentro de ns, logo que os msculos da face, corao ou do aparelho respiratrio, se organizam em padres, conhecidos por ns como medo, ansiedade, riso ou qualquer outro sentimento (Feldenkrais, 1977, p. 56).

Com exerccios efetuados em tempo, modo e sequncia adequados, as tenses musculares decorrentes do modo de insero do indivduo em seu ambiPro-Posies, Campinas, v. 21, n. 2 (62), p. 51-68, maio/ago. 2010

58 ente podero ser, com perseverana, desfeitas, modificando o padro at ento adotado como autoimagem. Thrse Bertherat (1981, p. 65-66) tece os seguintes comentrios a respeito do trabalho de Feldenkrais:
Da minha experincia s posso tirar uma concluso: a arte de Moshe Feldenkrais consiste em adotar o caminho mais curto para a realizao do movimento, caminho que se acha contornando os obstculos que so as tenses profundas do corpo. [...]. Como esses discpulos chegam a novas proezas? Eis um exemplo: a finalidade do movimento proposto apenas de abaixarse para frente, encostando as palmas das mos no cho. Muita gente no consegue fazer isso no porque tenha pernas compridas demais, braos curtos, barriga saltada ou porque as mensagens cerebrais se embaralham; a impossibilidade vem do fato de a musculatura posterior estar presa e encurtada, o que rouba o comprimento necessrio. Mas para que o aluno consiga fazer o movimento, Moshe Feldenkrais prope que ele efetue uma rotao interna do quadril, joelho e finalmente do p, isto , que ele dirija o p para o movimento compensatrio que todos ns fazemos, no de forma consciente, quando queremos fora encostar no cho.

Embora duras, as palavras de Bertherat atingem um ponto delicado e crucial do trabalho de Feldenkrais: ser possvel que, reforando movimentos ou posturas inadequadas, o indivduo consiga melhorar sua autoimagem? Bertherat (1981, p. 66) refora suas crticas com as seguintes inferncias:
Quem consegue fazer com facilidade esse movimento tem, seja uma rotao interna das coxas ou dos braos, seja a nuca cncava (em lordose), seja um hallux valgo exagerado, seja uma rotao externa dos ps, seja um recurvado da perna: o joelho no eixo do astrgalo. No precisa, portanto, aprender essas compensaes com um professor; j chegou l sozinho.

A intensidade da crtica no impede que Bertherat (1981, p. 67) trate o trabalho de Feldenkrais com respeito, embora se restrinja aos exerccios que envolvem a coordenao das ligaes nervosas e cerebrais com a ao muscular, e os mecanismos pelos quais o corpo aprende; aos exerccios que propem movimentos contraditrios para diversos segmentos corporais, cabea deslocando-se para a direita e ombro para a esquerda, e ainda os movimentos em

Pro-Posies, Campinas, v. 21, n. 2 (62), p. 51-68, maio/ago. 2010

59 que o aluno no possa se valer de pontos de referncias espaciais (Bertherat, 1981, p. 68). No posso deixar de concordar com Bertherat nas duas afirmaes; entretanto, novamente surge a questo: quais so os resultados da Tcnica Feldenkrais? Quanto sua penetrao, podemos, sem dados concretos, citar que, desde sua entrada no territrio nacional, essa tcnica vem paulatinamente ganhando adeptos, principalmente nos meios universitrios e entre profissionais que portam diplomas universitrios. Sua aceitao e prevalncia, nos Estados Unidos e na Alemanha, so, provavelmente, os principais motivos para o grande nmero de artigos em jornais e revistas cientficas na rea da dor e da reabilitao fsica. H, tambm, notvel nmero de artigos relacionados dana.11 O trabalho de Bertherat, denominado Antiginstica, originrio de seus extensos contatos com o mtodo de Franoise Mzires12 de cujo conceito aquela se apropria e o reputa como revolucionrio: A nica causa de toda deformao corporal o encurtamento (inevitvel) da musculatura posterior (Bertherat, 1981, p. 8), considerando-se que musculatura posterior so todas aquelas que podem ser vistas na face posterior de um indivduo em postura ortosttica natural. A estrutura determina o comportamento (Bertherat, 1981, p. 10), o que significa que a forma que seu corpo apresenta determina o modo como voc funciona. Tanto sob o aspecto fsico quanto sob o comportamento psquico, os quais considera indissociveis (Bertherat, 1981, p. 11-12). Movida pela crena inabalvel nesses preceitos e em outros no citados aqui, recuperados a todo instante em seus livros, com grande destaque ao primeiro deles, prope, para a soluo desse mal, que no se faam exerccios que possam fortalecer a musculatura posterior e que se faam exerccios de relaxamento, utilizando-se do movimento corporal como argumento e acessrios como: bolinhas, bastes e outros. Surgida na dcada de 1970, a Antiginstica tornou-se, rapidamente, uma febre. Adotada por um nmero significativo de fisioterapeutas, foi utilizada como a soluo primeira para um grande nmero de desconfortos corporais. J no final da dcada de 1970 e no incio da dcada de 1980, comearam a surgir os primeiros casos de entorses e estiramentos de articulaes, principalmente
11. Informaes colhidas na internet, em pesquisa pelo Google, sob o verbete: Feldenkrais academic research, com a apresentao de vrios sites especializados 12. Franoise Mzires (1909-1991), fisioterapeuta francesa, criadora do conceito de cadeias musculares e iniciadora do Mtodo Mezires, considerada por um segmento de profissionais franceses como tendo promovido uma revoluo na reeducao e trazido uma nova viso da mecnica humana. Outra tcnica derivada de seu mtodo e ensinamentos a RPG, criada por Philippe Souchard.

Pro-Posies, Campinas, v. 21, n. 2 (62), p. 51-68, maio/ago. 2010

60 de membros inferiores (tornozelo e joelho), por insuficincia de sustentao devida ao excesso de relaxamento muscular. Bertherat sempre se queixou de que sua tcnica era muito confundida com tcnicas de relaxao, s quais, generalizando, considerava tcnicas de sugesto como as originadas da hipnose (Bertherat, 1981, p. 70). Das sesses de que participei, com profissionais da tcnica, nos meados de 1970, sempre sa com a impresso de que o nico benefcio tinha sido a sensao de musculatura relaxada. Pelo menos quatro comentrios merecem ser feitos s teses de Bertherat: primeiro, as tenses musculares, em resposta s condies do meio ambiente, ocorrem tambm em musculaturas da face anterior do corpo; vide as mos crispadas, os braos em flexo, os troncos em flexo anterior. Segundo, a musculatura das pernas, embora se encontrem nas faces posteriores do corpo, so musculaturas flexoras que tendem a manter um gradiente de contraposio s musculaturas extensoras e um gradiente de aposio s musculaturas flexoras. Sua tenso provocaria uma flexo de pernas, que jogaria o corpo para frente, fazendo-o perder a curvatura lombar e diminuir a tenso sobre o psoas, fatos veementemente defendidos por Bertherat como resultantes do processo de crispao muscular. Terceiro, o encurtamento da musculatura posterior no tronco levaria a uma hiperextenso com resultados diferentes dos apontados no seu discurso. Quarto, a todo instante a postura humana um jogo de equilbrio entre musculaturas posteriores e anteriores: no h como estar em p, por exemplo, sem o concurso em tenso das musculaturas posteriores do tronco e do quadril e das musculaturas anteriores das pernas. A falta de tenso pode ocasionar queda para diante do tronco e rotao interna das pernas, com perda do cavum do p e consequente tendncia ao geno-valgo. Atualmente, perdendo espao e pouco difundida, a Antiginstica no classificada como educao somtica pelas organizaes internacionais j citadas, e no h dados objetivos que expliquem sua perda de utilizao. Vale citar que, nestes ltimos anos, a febre ocorre em torno da tcnica de Pilates13. Entre as vrias tcnicas corporais ainda poderiam ser citadas: o BMC, o Fundamentals de Bartenieff, a Eutonia, a Ideokinesys, a Ginstica Holstica que, embora discretas no Brasil, mantm na Europa e nos Estados Unidos forte aceitao. As tcnicas chamadas de educao somtica no caminham pelas mesmas veredas, nem propagam os mesmos preceitos.
13. O mtodo Pilates foi criado por Joseph Hubertus Pilates (1883-1967). Durante a I Guerra, no ano de 1914, exilado e trabalhando em hospital com doentes e mutilados de guerra, Pilates iniciou o uso de molas como processo auxiliar na recuperao. Em 1923, abriu seu primeiro Estdio Pilates em Nova Iorque. Pro-Posies, Campinas, v. 21, n. 2 (62), p. 51-68, maio/ago. 2010

61 Se as diferenas so devidas aos mais variados conceitos, destacaramos os pontos comuns mais frequentemente encontrados: 1. A defesa da indivisibilidade do ser: corpo/esprito, alma/matria, corpo/ mente, etc. 2. A defesa de que as relaes que o indivduo mantm com o seu fazer no mundo podem criar situaes que se fixariam sobre o comportamento psicomotor, impedindo seu adequado desempenho, cuja recuperao cada uma das tcnicas, a seu modo, prope. 3. Os conhecimentos que do suporte s teses so de carter cientfico e fazem parte das cincias biolgicas e humanas. 4. Todas trabalham no sentido de desenvolver no indivduo a conscincia de seus prprios atos como instrumento de mudana. ainda de Fortin, Vieira e Tremblay (2008, p. 119) o discurso que segue, antes de serem complementadas as consideraes sobre o tema:
No plano filosfico e tico, Guimond (1999) deixa claro que a educao somtica prope uma relao nova a si e aos outros: aprender a sentir o que fazemos, a saber o que ns sentimos, no mais se considerar como um objeto, mas como a criadora de sua prpria vida (p. 6). Deste modo, os mtodos de educao somtica permitem resistir s tecnologias da dominao, uma vez que, segundo Johnson (1983), o exerccio do poder no seio do discurso social ocidental dominante se observa por uma desconexo sensorial imposta por uma idia fantasmagrica do corpo ideal, frequentemente distante do corpo vivido. Reencontrar a capacidade de sentir isto que escapava conscincia crtica permite ao indivduo livrar-se parcialmente das ideologias da dominao. Esta idia confortada por Shusterman (1992) que explica: Se verdade que as relaes opressivas do poder impem uma pesada identidade codificada no nosso corpo mesmo, ento estas relaes de opresso podem ser colocadas em xeque pelas prticas somticas alternativas14.
14. Au plan philosophique et thique, Guimond (1999) prcise que lducation somatique propose une relation nouvelle soi et aux autres : apprendre sentir ce que lon fait, savoir ce que lon sent, ne plus se considrer comme un objet, mais comme la cratrice de sa propre vie (p.6). Ce faisant, les mthodes dducation somatique permettent de rsister aux technologies de la domination puisque, selon Johnson (1983), lexercice du pouvoir au sein du discours social occidental dominant sobserve par une dconnexion sensorialle impose par une ide fantasme du corps idal, souvent loin du corps vcu. Retrouver la capacit de sentir ce qui chappait la conscience critique permet alors lindividu de saffranchir partiellement des idologies de la domination. Cette ide se trouve conforte par Shusterman (1992) qui explique : Sil est vrai que des relations de pouvoir oppressives imposent une identit pesante encode dans notre corps mme, alors ces relations doppression peuvent tre mises en questions par des pratiques somatiques alternatives (p. 68). Pro-Posies, Campinas, v. 21, n. 2 (62), p. 51-68, maio/ago. 2010

62 Como mdico e educador, agrada-me sustentar a tese de que toda ao teraputica s se completa ao manifestar-se tambm como ao pedaggica, educativa, assumindo, como contrapartida, que toda ao educativa s estar completa se apresentar como resultado circunstancial uma faceta teraputica. Por mais que isto possa parecer contraditrio com o que foi dito antes, com relao definio de terapia, cumpre entender que a ideia traz como analogia: a ignorncia como doena a ser tratada e o processo educacional como mtodo teraputico a ser aplicado. Ao mdico, imprescindvel que sua ao no negligencie que um indivduo, com articulaes especficas no mundo, o objeto de seu interesse. Que no saia de seu horizonte de preceitos que sua ao profissional sobre a queixa a qual adquire substncia em possvel e eventual afeco trazida por esse indivduo mero complemento da extenso de seu entendimento de como se d a manipulao daquelas relaes e, em oferenda, no compartilhamento deste entendimento que, submetido ao tratamento do portador, cria o momento em que a relao se torna educativa por excelncia, tanto para o solicitante quanto para o solicitado. A terapia s se completar no momento em que o paciente tiver formado uma compreenso suficiente dos estados que o levaram s manifestaes apresentadas e quando tiver se apropriado, ele mesmo, dos mecanismos ou das decises de como enfrentar o fato desnudado, independente do estado da doena. Nesse momento, a conscincia de ambos do processo que se deu ter criado um conhecimento novo que ser compartilhado, doravante, por ambos em seus prximos contatos-contratos sociais, um aprendizado insubstituvel de suas aes no mundo dos homens. O mdico pode sanar uma febre ou uma dor custa de medicamentos especficos; pode enfrentar uma populao inteira de micro-organismos, com aes clnicas ou cirrgicas, na inteno de debelar uma infeco; pode resolver definitivamente uma afeco inflamatria, extirpando um rgo de um indivduo. A terapia, entretanto, s se concretizar se o caminho tiver sido trilhado inteiramente por ambos os atores, o que, por si s, pode s vezes ser passo suficiente para o novo estado, prescindindo de artifcios teraputicos complementares. Em contrapartida, ao educador cumpre entender que o processo educacional s se completa, se tiver em conta todo o contexto em que se inserem os circunstantes, pela conscincia desse contexto e de como ele se modifica diante dos novos dados. Informao necessria para preservar o indivduo nessa nova realidade preservao antecipao, dado teraputico por excelncia; preveno.
Pro-Posies, Campinas, v. 21, n. 2 (62), p. 51-68, maio/ago. 2010

63 Todo novo conhecimento deve ter o indivduo como referncia, deve ensejar a sua modificao, deve servir para harmonizar o seu estar no mundo, para manifestar-se em novos caminhos a serem percorridos e em novas possibilidades a serem exploradas. Quantos no sero os vrios significados de 2+2 que podem estar sendo preteridos, quando a preocupao apenas o resultado matemtico, e no o indivduo e o caminho que deve ser percorrido na busca das possveis respostas? A cada novo dado, transforma-se o mundo percebido e transforma-se o sujeito no mundo; a conquista desse novo equilbrio que o coloca conforme, em conformidade mas no conformado ao estado do todo, ao novo estado do todo que a sua nova tica criou, numa ao teraputica que se estende por toda essa nova realidade, embora centrada no indivduo mesmo, como educando e como educador. frequente a surpresa que nos assoma, ao sabermos que ensinar e aprender so vertidos para o francs em um s verbo: apprendre, fato que supera qualquer discurso que pretenda estabelecer a unicidade que h entre o aprendizado e o ensino. Fato que restabelece a ideia acima expressa de caminho e equilbrio na criao de um novo estado, de um novo ser. Percorridos os caminhos que, dentro de nossos propsitos, interligam os dilogos entre a sade, a educao e a arte, uma nova pergunta, diante dos vrios desdobramentos surgidos do discurso, impe-se: Ainda que exemplificada e descrita sob a designao de tcnica em vrias propostas conceituadas de experincias em aprendizado corporal, seria a educao somtica, no plano pedaggico, uma tcnica ou mesmo um conjunto delas? Poderamos citar a educao somtica, como tantos o fazem, como tcnica para minimizao e mesmo recuperao de situaes posturais inadequadas ou, ainda, como facilitadora dos processos de aprendizado de movimentos corporais de cunho tcnico (Fortin, 1998). Esta tica recupera o valor de cada uma das propostas tcnicas citadas e suas nfases especficas, mas apenas uma parte da resposta. Se subvertssemos a questo colocada, teramos: O que podemos considerar como uma tcnica de educao somtica? As afirmaes feitas em pargrafos anteriores j nos forneceram certas pistas: quando elencam as similaridades flagrantes presentes nas variadas proposies; quando se referem s crticas dirigidas, seja s tcnicas em si, seja aos descuidos cometidos em fazeres corporais do cotidiano ou de cunho especfico, cujas consequncias so o objeto de trabalho dessas mesmas tcnicas. Mas no respondem a nossa questo subvertida.

Pro-Posies, Campinas, v. 21, n. 2 (62), p. 51-68, maio/ago. 2010

64 Como mdico, como educador e como artista, mesmo que sem dados objetivos para saber o quanto de valor foi adicionado ao mundo por cada uma dessas atuaes ou quanto essas intervenes se aproximaram do medocre; enfim, como experimentador e circunstante prximo desses eventos, se me apresenta que permanecer nas explicaes oferecidas permanecer na superficialidade do que essa proposta, enxergar apenas a sua funcionalidade, a sua utilidade (Dumouchel, 2009). Strazzacappa (2009, p. 52) prope-se a uma resposta:
O que permite a uma determinada tcnica ser considerada como Educao Somtica no o fato de ser realizada com maior preocupao e ateno com o corpo, e sim, como vimos no presente texto, sua gnese, seus fundamentos, suas metas e as metodologias empregadas para chegar a esses objetivos.

O R.E.S. (2009) manifesta-se quanto natureza da educao somtica, o que utilizaremos na falta de uma definio do que consideram uma tcnica de educao somtica:
A educao somtica um jovem campo disciplinar que se interessa pela aprendizagem e a conscincia do corpo em movimento no interior de seu meio. A educao somtica prope uma descoberta pessoal de seus prprios movimentos, de suas prprias sensaes. Este processo educativo oferecido em cursos ou lies onde o orientador prope pela palavra, ou ainda pelo gesto ou o tocar, atividades pedaggicas de movimento e de percepo do corpo.15

A quantas tcnicas conhecidas, conceituadas e no reconhecidas pelo R.E.S. poderiam ser aplicadas essas palavras? O Ismeta, tambm j citado, descreve os benefcios que podem ser obtidos pelas tcnicas aceitas pela instituio, tais como: coordenao, percepo e conscincia pelo movimento; mas tambm no descreve quais tcnicas considera como educao somtica. Cumpre relembrar que seu catlogo muito mais extenso que o apresentado pelo R.E.S., mantendo, ainda assim, diferenas entre seus afiliados. Mesmo Fortin, nas obras consultadas, no se manifesta sobre que tipo de tcnica consideraria como de educao somtica.
15. Leducation somatique est un jeune champ disciplinaire qui sintresse lapprentissage et la conscience du corps en mouvement dans son environnement. Leducation somatique propose une dcouverte personelle de ses propres mouvements, de ses propres sensations. Ce processus ducatif est offert lors de cours ou leons o lintervenant propose par la parole, ou encore par le geste ou le toucher, des activis pdagogiques de mouvement et de perception du corps. Pro-Posies, Campinas, v. 21, n. 2 (62), p. 51-68, maio/ago. 2010

65 Um caminho possvel assumir a definio do que seja educao somtica, quanto sua natureza, includo o conceito emitido por Thomas Hanna, j citado no incio deste artigo, e circunscrev-la na definio da tcnica emitida por Strazzaccapa. No obstante, creio que a este respeito so possveis mais algumas palavras. Benoit Lesage (1998, p. 79), adiante da quantidade de nomes que se escondem por trs do que hoje denominado educao somtica e, poderamos incluir, da quantidade de tcnicas, assim se manifesta:
Esta pletora de nomes , por ela mesma, muito instrutiva. Ela nos indica um movimento multifocal e em plena efervescncia, e nos introduz, a partir das conotaes das expresses empregadas, a uma referncia ao corpo especfico. , de fato, questo de entranamento psicossomtico, de construo individual, de doura, de sensorialidade, de conscincia, de natureza... As influncias do movimento potencial humano parecem evidentes, e ns podemos pressentir uma ideologia alternativa subjacente (grifo do autor)16

Uma ideologia a ser modelada, a ser preenchida pelos nossos princpios. Cada indivduo um evento entre os vrios eventos do universo, e talvez esta considerao seja a proposta mais honrosa da educao somtica: proporcionar-lhe, proporcionar ao indivduo os mecanismos de aprofundar essa sua relao com os outros eventos que o cercam, no apenas por meio de suas aes, mas tambm no modo como elas so concludas e de sua conscincia sobre esses fatos. Ao influir sobre um indivduo por meio de aes sobre seu corpo, estamos agindo sobre toda a sua histria, isso em qualquer circunstncia. Nesse contexto, incluem-se as aes mdicas, as aes pedaggicas, as aes religiosas, as aes artsticas. Qual seria, ento, a especificidade da educao somtica? Acredito, particularmente, que essa especificidade esteja relacionada ao projeto de apropriao, pelo indivduo, da ao que lhe proposta. Ser essa apropriao que provocar as mudanas no universo em que as aes esto se dando e, por consequncia, como uma onda, manifestar-se- em todos os seus limites. Essa apropriao conhecimento, no seu mais profundo significado; liberdade, no seu mais singelo significado; e, sob esses aspectos, processo teraputico de cunho social.
16. Cette plthore de noms est en elle-mme fort instrutive. Elle nous signale un mouvement multifocal et en pleine effervescence, et nous introduit, de par les connotations des expressions employes, un rapport au corps spcifique. Il est en effet question dintrication psychosomatique, de constrution individuelle, de doucer, de sensorialit, de conscience, de nature...Les influences du mouvement du potenciel humain paraissent videntes, et on peut pressentir une idologie alternative sous-jacente. Pro-Posies, Campinas, v. 21, n. 2 (62), p. 51-68, maio/ago. 2010

66 A inteno projetar a ideia de que somtica um conceito relacionado ao modo de fazer, e no a uma tcnica especfica. A educao somtica no uma tcnica: , antes, uma proposta de um modo particular de como aprender, de como trocar conhecimento, um mtodo, uma proposta pedaggica; e, como ao pedaggica mpar, insere-se nos processos de transformao do indivduo e, por consequncia, da sociedade. As tcnicas ditas somticas no seriam outra coisa seno a objetivao de uma parcela desse conceito com abrangncia especfica, e sempre haveria um modo de, buscando numa tcnica, a princpio no somtica, os princpios originais da somtica, encontrar um modo de perceb-la e pratic-la somaticamente. A partir desse entendimento, somos levados a crer que, uma vez assumidos esses princpios, a somtica como forma de pensar tem condies de permear todas as nossas aes sobre o corpo, sejam elas mdicas, pedaggicas, artsticas, tcnicas, entre outras. significante terminar este artigo com uma frase de Michel Dertouzos, diretor do Laboratrio de Informtica do MIT17, durante uma entrevista imprensa em outubro de 2000 e citada pelo R.E.S. em sua pgina na internet: Eu gostaria que ns tivssemos uma quarta revoluo, na qual ns tentaramos compreender o mais precioso recurso que ns possumos: ns mesmos. (Dertouzos, 2000, apud R.E.S., 2009).18

Dois contos:
Primeiro conto. Conta-o Al Huang:
Uma das minhas amigas treinou jud durante anos e anos. Ela estava esperando uma oportunidade de poder usar o que tinha aprendido, mas por muito tempo ningum tentou atac-la. At que um dia algum a agarrou num estacionamento e ela revidou batendo com a bolsa! E ento pensou, Mas o que foi que aconteceu com o meu jud? Ela certamente praticou jud como se fosse uma coisa isolada. (Huang, 1979, p. 91)

Segundo conto. Conto-o eu mesmo:


Em minhas idas a Salvador, antes de iniciar minha tarefa diria de professor convidado na universidade federal local, acostu17. M.I.T.: Massachusetts Institute of Technology. 18. Jaimerais que nous ayons une quatrime rvolution, dans laquelle nous essaierions de comprendre la plus prcieuse ressource que nous possdions: nous-mmes.

Pro-Posies, Campinas, v. 21, n. 2 (62), p. 51-68, maio/ago. 2010

67
mei-me a levantar bem cedo, enquanto ainda se fazia escuro, para andar ou correr na praia. Em vrias ocasies eu tive oportunidade de ver cenas que me levavam reflexo: na praia quase deserta um capoeirista experimentado fazia seu treinamento absorto a tudo. A alguns metros de distncia um punhado de crianas, predominantemente na faixa dos 10 aos 14 anos de idade, repetia seus movimentos, sem perturb-lo, sem perguntar um ao outro como faz-lo. No sei se isto se dava numa constncia que poderia ser suficiente para a transformao daquelas crianas em capoeiristas, mas ali eu enxergava com clareza uma fantstica situao de aprendizado-ensino. As academias tm pressa e transformam esse processo em um punhado de exerccios e formas.

Referncias bibliogrficas
ALCANTARA, Pedro. La technique Alexander. St.Jean de Braye: Dangles, 1997. BERTHERAT, Thrse. O correio do corpo. Novas vias da antiginstica. So Paulo: Martins Fontes, 1981. BEST, David. Expression in movement and the arts: a philosophical enquiry. Londres: Lepus Books, 1974. DERTOUZOS, Michael. Regroupement pour lEducation Somatique. Disponvel em: <http:// www.education-somatique.ca/edusom/description>. Acesso em: 13 jul. 2009. DUMOUCHEL, Andre. ducation physique et ducation somatique: y a-t-il une relle difference? Disponvel em: <http://www.movimentoes.com/page-3e.htm>. Acesso em: 14 jul. 2009. FELDENKRAIS, Moshe. Conscincia pelo movimento. 4. ed. So Paulo: Summus, 1977. FORTIN, Sylvie. Somatics: A tool for empowering modern dance teachers. In: SHAPIRO, S. B. Dance, power, and difference. Ontario: Human Kinetics, 1998. cap. 3, p. 49-74. FORTIN, Sylvie. Educao Somtica: novo ingrediente da formao prtica em dana. Cadernos do GIPE-CIT. Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Extenso em Contemporaneidade, Imaginao e Teatralidade, n. 2, p. 40-55, 1999. FORTIN, Sylvie; VIEIRA, Adriane; TREMBLAY, Martyne. Exprience corporelle des discours de la danse et de lEducation Somatique. In: FORTIN, S. (Dir.) Danse et sant. Du corps intime au corps social. Quebec: Presse de lUniversit, 2008. cap. 4, p. 115-139. HANNA, Eleanor C. What is Somatics? Somatics Educational Resources. Disponvel em: <http://www.somatcsed.com/whatIs.html>. Acesso em 02 set. 2009. HUANG, Al Chung-liang. Expanso e recolhimento Essncia do Tai Chi. So Paulo: Summus, 1979.
Pro-Posies, Campinas, v. 21, n. 2 (62), p. 51-68, maio/ago. 2010

68
INTERNATIONAL SOMATIC MOVEMENT EDUCATION AND THERAPY ASSOCIATION (ISMETA). Code of Ethics. Disponvel em: <http://www.ismeta.org/ standards.html> Acesso em: 20 set. 2009. LESAGE, Benoit. corps se creaccord secret de la constrution du corps en danse. In: ROUSIER, Claire. (Dir) Histoire de corps propos de la formation du danseur. Paris: Cit de la Musique, 1998. p. 61-83. LIMA, Jos Antonio de Oliveira. Educao Somtica: dilogos entre educao, sade e arte no contexto da proposta de Reorganizao Postural Dinmica. Campinas, 2010. Tese (Doutorado) Faculdade de Educao, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. REGROUPEMENT POUR LDUCATION SOMATIQUE (R.E.S), Code de Dontologie. Disponvel em: <http://www.education-somatique.ca/res/deontologie/>. Acesso em: 13 jul. 2009. STRAZZACAPPA, M. Educao Somtica: seus princpios e possveis desdobramentos. Repertrio Revista Acadmica de Teatro e Dana, v. 2, p. 48-54, 2009. (Edio Eletrnica). Disponvel em: <http://www.revistarepertorioteatroedana.tea.ufba.br/>. Acesso em: 06 fev. 2010.

Recebido em 10 de maro de 2010 e aprovado em 11 de maio de 2010.

Pro-Posies, Campinas, v. 21, n. 2 (62), p. 51-68, maio/ago. 2010

Vous aimerez peut-être aussi