Vous êtes sur la page 1sur 3

Luide..

vibraoes

Esta Norma Internacional define e d valores numricos a limites de exposio a vibraes transmitidas ao corpo humano, por superfcies slidas, na amplitude de freqncia de 1 a 80 Hz. Pode ser aplicada, dentro da amplitude de freqncia especificada para vibraes peridicas e no peridicas ou espordicas com um espectro difuso de freqncia. Eventualmente, pode tambm ser aplicada excitao de impacto, desde que a energia em questo esteja contida na banda entre 1 e 80 Hz.

Veculos areos, terrestres e aquticos, bem como maquinarias (da indstria ou agricultura) expem o homem vibrao mecnica, interferindo no seu conforto, na eficincia do seu trabalho e, em algumas situaes, na sade e segurana.

Esta Norma Internacional foi preparada tendo em vista os complexos fatores que determinam a resposta humana vibrao e a escassez de dados consistentes sobre a percepo e reaes dos indivduos vibrao. Tem como objetivos facilitar a avaliao e comparao de dados nesta rea e proporcionar um guia provisrio sobre os nveis aceitveis de exposio vibrao de corpo inteiro. H, basicamente, trs tipos de exposio humana vibrao: a) Vibraes transmitidas simultanea-mente superfcie total do corpo e/ou a partes substanciais dele. b) Vibraes transmitidas ao corpo como um todo atravs de superfcies de sustentao, c) Vibraes aplicadas a partes especficas do corpo, como cabea e membros.
d) tambm possvel reconhecer condies em que o incmodo da vibrao indireta seja causado pela vibrao de objetos externos (como um painel de instrumentos).

e) Esta Norma Internacional aplica-se principalmente circunstncia b, particularmente onde a vibrao aplicada atravs da principal superfcie de sustentao do homem sentado ou em p.

3.2 Local de medio

Devido ao fato de que os limites dados nesta Norma Internacional aplicam-se vibrao no ponto de entrada do prprio corpo humano (isto , na superfcie do corpo, mas no, por exemplo, subestrutura de um assento elstico, a qual pode transportar a vibrao em direo ao homem), as

medies de vibrao devero ser feitas to perto quanto possvel do ponto ou rea da qual a vibrao transmitida ao corpo

3.3 Intensidade de Vibrao

A quantidade primria usada para descrever a intensidade de um ambiente vibratrio, independente do tipo de transdutor ou pick-up usado nas medies reais, dever ser a acelerao. A acelerao deveria normalmente ser expressa em metros por segundo ao quadrado (m/s2)

3.4- Equipamento de Medio

O equipamento de medida de vibrao, geralmente consiste nas seguintes partes: um transdutor ou pick-up, um dispositivo amplificador (eltrico, mecnico ou ptico) e um indicador de nvel ou registrador. Onde for praticvel (como em instrumentao eletrnica) e apropriado, podem ser includas circuitos para limitar a amplitude de freqncia do equipamento e aplicar a avaliao de freqncia recomendada ao sinal de absoro.

Dosmetro de Vibraes no Sistema Mo-brao VibTrack HAV da LARSON DAVIS

3.6 - Tempo de exposio

Esta Norma Internacional inclui um procedimento de computao (veja o pargrafo 4.4) para avaliar exposio diria efetiva vibrao. Isto feito levando-se em considerao, o quanto for possvel, as variaes na intensidade de vibrao e qualquer intermitncia ou interrupo de exposio vibrao, que possa ocorrer durante o perodo.

Vous aimerez peut-être aussi