Vous êtes sur la page 1sur 3

Anlise bibliogrfica de artigos sobre alquimia*

Bibliographical analysis of articles on the alchemy


Browdo Marins Barbosa1; Ana Lcia Crtes de Almeida; Leonardo Aguiar; Luciane Ramalho; Luis Augusto de Almeida Crtes; Maria de Ftima da Costa;

RESUMO

A utilizao do mtodo tutorial para complementao de aprendizagem em tpicos normalmente no estudados no ensino superior. Pesquisou-se na Internet artigos relacionados a alquimia e ao curso de Farmcia.

PALAVRAS-CHAVE alquimia, pedra filosofal, cincias ocultas, iatroqumica.

SUMMARY - the use of the tutorial method for learning complementation in topics usually not studied in the higher education. It was researched in Internet articles about alchemy and about Pharmacy course. KEYWORDS - alchemy, stone philosophical, occult sciences, old medical chemistry.

INTRODUO:
Alquimia um assunto que sempre chama ateno daqueles que lidam com cincias naturais. A alquimia comeou a desenvolver-se por volta do sculo III a.C, em Alexandria, centro de convergncia cultural da poca. A alquimia deve sua existncia a unio de trs correntes: filosofia grega, misticismo oriental e tecnologia egpcia. Embora ela nunca tenha alcanado seu objetivo, - a pedra filosofal, capaz de transformar qualquer metal em ouro -, obteve grandes sucessos na metalurgia, na produo de papiros e aparelhagem de laboratrio. O objetivo deste trabalho atravs de pesquisa bibliogrfica, fazer um paralelo entre a pr cincia da alquimia e a cincia moderna, apresentando fatos que mostrem a alquimia no como algo mstico, destinado s a iniciados ou a bruxos e feiticeiros, mas

apresent-la como um ponto de partida para a Qumica, Biologia, a Fsica e a Farmcia, dentre algumas cincias modernas que podemos citar. A alquimia a arte de trabalhar e aperfeioar os corpos com a ajuda da natureza. No sentido restrito do termo, a alquimia, sendo uma tcnica, , por isso, uma arte prtica. Como tal, ela d incio a um conjunto de teorias relativas constituio da matria, formao de substncias inanimadas e vivas, etc. Foi usado para este trabalho o mtodo tutorial, que se baseia no acompanhamento de um grupo pequeno de estudantes, por um tutor orientando-os quanto maneira de trabalhar.

DESENVOLVIMENTO
Este trabalho teve incio em abril de 2002, como uma das atividades previstas no

* Trabalho realizado na faculdade de farmcia da UNIPLAC Gama - DF 1 Prof. Mestre de Qumica Geral e Inorgnica Farmplac/Uniplac; Estudante da Farmplac/Uniplac

curso de Farmcia desta instituio. Sob orientao do tutor, o grupo de cinco alunos, iniciantes no curso, decidiu trabalhar o tema: Alquimia (cincias ou Misticismo?), um tema rico em indagaes e fatos sobre o que cincia e a sua origem. O grupo de alunos fez um levantamento bibliogrfico extenso, abrangendo sites da Internet, livros, revistas especializadas, buscando o mximo de informaes sobre o tema. A partir da, foi possvel relatar os seguintes tpicos. A alquimia comeou a desenvolver-se por volta do sculo III a.C, em Alexandria, centro de convergncia cultural da poca. A Europa s entrou em contato com a alquimia em decorrncia das invases rabes, no sculo VIII e a partir da Espanha. A sua difuso se consolida quando nobres e religiosos, principalmente os Beneditinos, regressaram das cruzadas. Os rabes invasores fundaram universidades e ricas bibliotecas, que foram destrudas pela fria das guerras ou pelo trabalho meticuloso da Inquisio Catlica e, entre os sculos VIII e XIII, lanaram as bases tericas da alquimia. Nesta pesquisa ficou claro que a alquimia a arte de trabalhar e aperfeioar os corpos com a ajuda da natureza. A alquimia se desenvolveu a partir do conhecimento prtico existente e, fortemente influenciada por idias msticas, procurou explicar, de forma racional, como acontecem as transformaes da matria. Os alquimistas ficaram famosos pela busca da pedra filosofal e do elixir da longa da longa vida. Essas substncias conseguiriam feitos notveis, como a transformao de metais em ouro ou a imortalidade. Apesar desses sonhos inatingveis nenhum desses idealistas conseguiu a pedra ou o elixir , os alquimistas foram muito mais importantes do que se imagina ou do que se fantasia. Graas s descobertas, muitas substncias passaram a ser conhecidas, e procedimentos qumicos artesanais foram aperfeioados. Como o prprio Hahnemann (fundador da homeopatia) comprovou, as coisas que so de alguma maneira semelhantes na natureza de suas vibraes caractersticas tm afinidade entre si. Isto conhecido como o Princpio das Correspondncias ou Concordncias. A

alquimia , antes de tudo, um sistema de autotransformao. O caminho ao tempo espiritual e material. Existem duas vias para o pesquisador: a via mida e a via seca (ou do sbio e do filsofo). Aquela mais rpida do que esta; no entanto, muito mais arriscada. A alquimia se desenvolveu em paralelo a duas atividades, bem antigas e de importncia capital para a civilizao: a metalurgia e prtica mdica. Da metalurgia ficou o trabalho com metais, que acabou resultando na prpria busca da Pedra Filosofal no reino mineral. A prtica mdico-alqumica tem em Paracelsus (1493-1541) seu baluarte. Ele prope a busca da panacia (outro nome para a Pedra Filosofal), com o fim exclusivo de curar e aliviar as dores humanas. A Qumica, para adquirir o status de cincia, precisou se mecanizar. Era isso ou se conformar com o estigma de feitiaria e superstio. Foi com os trabalhos de Lavoisier (1743 1794) e de Robert Boyle (1627 1691) que a Qumica se mecanizou e assentou seus fundamentos de cincia. Uma poca muito importante do desenvolvimento da alquimia se desenrolou entre 1400 e 1600. Foi o perodo em que seus adeptos passaram a se preocupar com a cura das doenas por meio das substncias qumicas. Nasceu assim a iatroqumica, a precursora distante da moderna qumica mdica. O principal nome deste perodo foi Paracelsus (1490 1541), que se preocupou com o progresso da Medicina, embora algumas de suas prticas fossem contaminadas pelo misticismo da poca, o que implicou muitas observaes e avaliaes erradas. O trabalho de Paracelsus tem muitos aspectos positivos, como a introduo das tinturas, isto extratos alcolicos, sendo pioneiro no uso de remdios a base de pio e de substncias inorgnicas, como mercrio, ferro, enxofre, chumbo, arsnio e sulfato de cobre. Vrias dessas substncias, devidamente formuladas, fazem parte do receiturio mdico de hoje. No sculo XIX, a cincia passou a ter uma importncia fundamental. Parecia que tudo s tinha explicao por meio da Cincia.
2

Como se o que no fosse cientfico no correspondesse verdade. Se Nicolau Coprnico, Galileu Galilei, Giordano Bruno, entre outros, foram perseguidos pela Igreja, em funo de suas idias sobre as coisas do mundo, o sculo XIX, em contrapartida, serviu como referncia de desenvolvimento do conhecimento cientfico em todas as reas. O objetivo bsico da atividade cientfica no o de descobrir verdades ou ser uma compreenso plena da realidade, mas sim o de fornecer um conhecimento que, ao menos provisoriamente, facilite a interao do homem com o mundo, permitindo previses confiveis sobre eventos futuros e indicando mecanismos de controle para que se possa intervir favoravelmente sobre os mesmos. CONCLUSES: Este trabalho proporcionou aos estudantes e ao tutor conhecimento de modo no tradicional (aulas regulares) a respeito de algo sobre a alquimia e a evoluo das cincias; pesquisou-se sua origem, evoluo e desdobramentos como a iatroqumica. O trabalho foi transcrito em forma de monografia e apresentado comunidade acadmica da Uniplac, durante a 1 semana cientfica da Faculdade de Farmcia Farmplac/Uniplac, evento aberto a todos os interessados. Foram ainda estudados tpicos que demonstram a maneira racional de agir de um cientista, a qual difere da maneira manual de um alquimista, e percebeu-se, ao final, que nos ltimos tempos da alquimia, esta j estava voltada a algo mais prtico e bem menos mstico, que foi a pesquisa da cura de doenas e da melhoria da sade da populao da poca, feito este que tem em Paracelsus seu maior representante.

3. CHRISPINO, A. O que qumica? Coleo primeiros passos. So Paulo, SP. Ed. Brasiliense, 1989. 4. GLEISER, M. A dana do universo. So Paulo, SP. Ed. Companhia das letras, 2001. 5. MAAR, H. M. Pequena histria da qumica. Florianpolis, SC. Editora Papa-Livro, 1999 6. MACHADO, J. O que alquimia? Coleo primeiros passos. So Paulo, SP. Ed. Brasiliense, 1991. 7. PARACELSO. A chave da alquimia. Biblioteca Planeta. Editora trs. 8. VANNIN, J. A. Alquimistas e So Paulo, Editora Qumicos.
Moderna,1997.

Sites da Internet:
www.google.com.br www.ulbranel.com.br

REFERNCIAS:
1. BOVET, D. Vitrias da qumica. Braslia, DF. Editora Universidade de Braslia, 1993.
2. CHASSOT, A. A Cincia atravs dos tempos.So Paulo, Editora Moderna, 1999.
3

Vous aimerez peut-être aussi