Vous êtes sur la page 1sur 81

Metais

Ferrosos e no ferrosos

1
RASMI Metais

Metais Ferrosos

2
RASMI Metais

Metais Ferrosos
Ferro fundido teor de carbono igual ou superior a 2%; Ao teor de carbono inferior a 2%; Ao de construo teor de carbono entre 0,2 e 0,5%
As propriedades de um ao dependem fortemente do valor do teor de carbono, mas tambm da presena eventual de outros elementos de liga, tais como o silcio, o cobre, o mangansio, o nquel e o vandio. Pode ainda haver impurezas: fsforo, enxofre, etc.
3
RASMI Metais

Ao ou Ferro Fundido ?
Aos so os produtos siderrgicos (liga Fe-C) com teor de carbono at 2% e ferro fundido acima desse valor

PDL / RASMI Metais

(Fonte, http://www.hellanstrainer.com)

PDL / RASMI Metais

(Fonte, http://www.hokuyo-aut.jp)

Magnetite
Magnetite Fe3O4
Titanomagnetite

(Fonte, http://www.galleries.com)
(Fonte, http://www.teara.govt.nz)

PDL / RASMI Metais

Magnetite
Magnetite Fe3O4
Titanomagnetite

(Fonte, http://www.galleries.com)
(Fonte, http://www.teara.govt.nz)

PDL / RASMI Metais

Explorao
O ferro explorado em grandes minas, normalmente a cu aberto, os minrios so geralmente a Magnetite, Hematite e a Limonite.

8
RASMI Metais

Extraco
O principio qumico da extraco do ferro dos seu minrios muito simples e realiza-se em fornos especiais designado de altos fornos . Como fonte de calor emprega-se o coque (combustvel derivado do carvo betuminoso).

(Fonte: http://www.eletrica.ufpr.br/piazza/materiais/FabricioDzierva.pdf)

9
RASMI Metais

Extraco (vdeos)

O que um alto forno e como funciona? Exemplo dum alto forno.

PDL / RASMI Metais

10

Extraco
O alto-forno composto por uma grande cavidade formada por dois troncos de cone encostados pelas suas bases maiores. A abertura superior por onde se introduz o coque, o minrio e os fundentes em camadas alternadas. O ventre a parte mais larga do forno e onde se produzem as temperaturas mximas. O ventilador a parte do tronco de cone inferior que est mais prxima da ventilao. O cadinho a parte inferior deste mesmo cone, por onde chega o ar que penetra no interior do forno.
11
RASMI Metais

Extraco
A abertura de sada est na base do tronco de cone onde se renem os produtos da fuso mineral e onde flutuam as escrias sobre a fundio lquida. Distinguem-se trs zonas principais de temperatura no forno: zona de fuso, zona de carburao e zona de secagem. A zona de fuso o cadinho, que onde se funde o mineral . A zona de carburao, onde o ferro, a uma temperatura de 1100C, absorve o carbono, obtendo-se assim os primeiros produtos de fundio. A zona de secagem onde os gases das zonas anteriores se acumulam ao arrefecer, ocupando menos espao.
12
RASMI Metais

Extraco
A gusa obtida nos altos fornos passa aos convertidores, nos quais se oxidam as diversas impurezas, seguindo um ciclo fixo na sua eliminao: formando-se escrias ou separando-se sob forma gasosa. O engenheiro Francs, Martin (1865) conseguiu fundir ao, por fuso conjunta de ferro fundido e de sucata (desperdcio de ferro macio). Deste modo elimina-se, em grande parte, o carbono que a fundio contm.
13
RASMI Metais

Extraco
No alto forno o minrio de ferro portanto reduzido a ferro metlico, a ganga e as cinzas dos carves so transformadas em escrias, o ferro absorve metais, metaloides e no metais que lhe modificam profundamente as propriedades. Ao ferro que sai do alto forno chama-se gusa ou lingote, no ainda aplicvel como material de construo. A gusa pode conter 90 a 95% de ferro (regulando a temperatura e as caractersticas da escria pode exercer-se um certo controlo sobre as impurezas), 2 a 4 % de carbono (esta percentagem varia com a quantidade de outras impurezas, por exemplo o silcio faz diminuir a quantidade de carbono, enquanto o magnsio a faz aumentar).
14
RASMI Metais

Extraco
As principais impurezas que a gusa contm so o silcio, enxofre, fsforo e mangans. O carbono d ao ferro tanta mais dureza quanto maior for o seu teor, por outro lado, baixa-lhe o ponto de fuso e a maleabilidade. Aumenta tambm a sua tenacidade e a sua aptido para a tempera, mas torna-o menos soldvel. O enxofre (2 a 3%) uma das impurezas mais prejudiciais, reduz-lhe a resistncia, a forjabilidade e torna-o menos soldvel. Sob a forma de sulfureto de ferro absorvido pela gusa, como sulfureto de clcio absorvido pela escria.
15
RASMI Metais

Extraco
O fsforo torna o ferro quebradio, diminui a sua tenacidade e aumenta a fluidez. facilmente reduzido sua forma elementar e absorvido pelo ferro, o seu teor no pode ser regulado nas condies redutoras do alto forno e aparece totalmente na gusa ( 2 a 3%, normalmente inferior a 1%). O mangans aumenta a dureza e a resistncia, mas dificulta a maleabilidade. Favorece a separao do enxofre da massa fluida. O silcio (0.75-3.5%) endurece a fundio, torna o ferro mais macio e compacto, diminui a maleabilidade e a forjabilidade.
16
RASMI Metais

Extraco
Para tornar a gusa em material de construo, h que purific-la, o que se consegue pela oxidao da gusa em fuso, fazendo-a atravessar por ar ou oxignio que oxida todos os elementos existentes na gusa. Operao esta que ocorre nos convertidores.

17
RASMI Metais

Extraco
A seguir necessrio proceder desoxidao. De acordo com o modo de desoxidao obtm-se diversos tipos de ao: Aos efervescentes fraca desoxidao com mangansio, so aos facilmente soldveis, mas as suas caractersticas mecnicas no so muito elevadas e so muito irregulares; Aos semi-acalmados desoxidao com mangansio com juno de silcio e alumnio. So mais resistentes que os anteriores. Utilizam-se nos perfis e chapas; Aos acalmados os diversos elementos de desoxidao (Mn, Si, Al, Ti, No, Va) so doseados de modo a se obter um gro fino.possuem excelentes propriedades mecnicas. 18
RASMI Metais

Diagrama de fase liga Fe - C

(Fonte, http://ocw.mit.edu/..../fe_c.gif) (Fonte, http://threeplanes.net/toolsteel.html) PDL / RASMI Metais

19

Diagrama de fase liga Fe - C


Ferrite
Mximo de carbono na liga igual a 0.02% a uma temperatura de 723C Baixas dureza e resistncia traco
(300MPa, valor estimado)

Caractersticas magnticas

(Fonte, http://threeplanes.net/toolsteel.html) PDL / RASMI Metais

20

Diagrama de fase liga Fe - C


Cementite
F 3C mximo teor de carbono 6,67% elevadas resistncia (2000MPa , valor estimado) e dureza Baixa ductilidade

(Fonte, http://threeplanes.net/toolsteel.html) PDL / RASMI Metais

(bandas negras - cementite)

21

Diagrama de fase liga Fe - C


Austenite
no-magntica boa resistncia existente acima da temperatura critica de 723C estrutura cbica de faces centradas percentagem de carbono varivel entre 0.8% a 723C e 2.08% a 1148C

(Fonte, http://threeplanes. net/toolsteel.html)

PDL / RASMI Metais

22

Diagrama de fase liga Fe - C


Perlite
estrutura tetragonal de corpo centrado propriedades intermdias entre a ferrite e a cementite (700MPa , valor a perlite desenvolve-se no arrefecimento lento do ao presente nos aos recozidos (aquecimento acima da zona crtica e arrefecimento lento)
(Fonte, http://threeplanes.net/toolsteel.html) PDL / RASMI Metais

estimado)

23

Tratamento
Sado do forno, qualquer que seja o tipo, o metal levado por caambas transportadoras sendo distribudo em moldes de blocos prismticos lingotes. Como ainda existe muita actividade na massa os lingotes apresentam muitos defeitos: segregao, fendas, bolhas, etc. Se o metal fosse levado directamente, esses defeitos iriam aparecer nas peas fabricadas. Os lingotes sero utilizados para o fabrico das peas desejadas: fios, barras, chapas ou blocos. Para fios, barras e chapas so utilizados os processos de extruso, laminagem e trefilamento
24
RASMI Metais

Processos de Tratamento
Para a utilizao na construo civil os metais e no caso particular dos aos necessrio conhecer as caractersticas dos mesmos e as propriedades exigidas para cada tipo de utilizao. Para se alterarem as caractersticas dos aos submetem-se estes a tratamentos, que podem ser mecnicos, trmicos e qumicos. Os aos que so empregues tal como saem da laminagem a quente, depois de arrefecidos ao ar designam-se por aos naturais. Os outros so genericamente designados por aos tratados.
25
RASMI Metais

Formas Comerciais do Ferro


O ferro do ponto de vista comercial pode ser dividido em dois grandes grupos:
Ferros planos de seco rectangular. Perfis laminados: ao com baixo teor de carbono.

Fonte, http://www.madehow.com

PDL / RASMI Metais

26

Ferros Planos de Seco Rectangular


espessura e 200 mm de largura; Barra chata Larga 6 mm a 20 mm de espessura, 200 mm a 600 mm de largura; Chapa Negra Mais de 600 mm de largura. Pode ainda dividir-se em fina, mdia e grossa de acordo com as espessuras; Chapa Galvanizada Coberta com ligeira camada de zinco; Chapa galvanizada ondulada Tem uma ondulao de forma parablica, utilizada para telhados;
27
RASMI Metais

Arco de ferro Barra chata com menos de 4 mm de

Ferros Planos de Seco Rectangular


Chapa estriada (xadrez) Tem duas faces com
estrias em relevo formando rombos de 50 mm x 25 mm. A altura das estrias de 2 mm e a sua largura de 5 mm. Possui espessura de 5 a 10 mm, largura de 750 a 1200 mm e comprimento de 2 a 6 m. Utilizada nos cobertores dos degraus de escadas metlicas, ptios e passadios; Chapa amendoada Em vez de estrias apresenta meias amndoas numa das faces. Tem a mesma aplicao, com a vantagem de no reter gua nos losangos das estrias.

28
RASMI Metais

Ferros Planos de Seco Rectangular


recozida, a que so feitos rasgos intermitentes sendo depois estriada, ficando em forma de malha romboidal. Utiliza-se para armadura em peas ligeiras de beto, para revestimentos, como elemento de fixao do reboco e tambm em vedaes.

Chapa distendida Trata-se de uma chapa

29
RASMI Metais

Perfis Laminados: Ao com Baixo Teor de Carbono


Cantoneira

Ferro T de uma aba

Ferro em T duplo ou Viga I


30
RASMI Metais

Perfis Laminados: Ao com Baixo Teor de Carbono


Ferro em T duplo de aba larga ou viga I de aba larga Ferro em U ou Viga U

31
RASMI Metais

Perfis Laminados: Ao com Baixo Teor de Carbono


Ferros redondosVares nervurados

(*) As massas indicadas correspondem massa volmica 7.85 kg/dm3 32


RASMI Metais

Material para Armaduras


A-de Ao 235, 400 e 500 Valor (MPa) que exprime a tenso de cedncia (aos laminados a quente) ou a tenso limite de proporcionalidade a 0,2% (aos endurecidos a frio).

Classes de resistncia

33
RASMI Metais

Material para Armaduras


N ou E conforme o Processo de fabrico: N Laminado a quente E Endurecido a frio L ou R conforme a Superfcie: L Superfcie lisa R Superfcie rugosa ou nervurada

34
RASMI Metais

Material para Armaduras


Designao A235NL A235NR A400NR A400ER A400EL A500NR A500ER A500EL Ao Bi Processo de Fabrico Laminado a quente Laminado a quente Laminado a quente Endurecido a frio Superfcie Aderncia Lisa Rugosa Rugosa Rugosa Normal Alta Alta Alta Normal Alta Alta Normal Normal Gama Normalizada Normalizada Normalizada Normalizada Normalizada+ 5mm Normalizada Normalizada Especial Especial
35
RASMI Metais

Endurecido a frio por toro Lisa Laminado a quente Endurecido a frio Endurecido a frio Endurecido a frio Rugosa Rugosa Lisa Lisa

Armaduras para Beto Pr-Esforado ou Armaduras Activas


Ao de alta resistncia:
0,7 a 1,0% de carbono; 0,5 a 0,7% de mangansio; 0,1 a 0,2% de silcio; At 0,035% de fsforo e enxofre; Pode ainda conter molibdnio, titnio, crmio, vandio, magnsio, nquel e azoto

36
RASMI Metais

Armaduras para Beto Pr-Esforado ou Armaduras Activas


Os aos podem ser aplicados logo aps a laminagem ou aps tratamentos trmicos ou mecnicos. As caractersticas mecnicas podem ainda ser melhoradas com a operao de envelhecimento, em que o ao aps a trefilagem recebe calor moderado acompanhado ou no de traco.
37
RASMI Metais

Redes/Malhas Electrosoldadas
Material para armaduras, constitudo por fios ou vares, ligados entre si, formando malha rectangular ou quadrada

38
RASMI Metais

Ao BI
Soldam-se a dois vares longitudinais, pequenas barras transversais, que constituem um processo eficaz de evitar o deslizamento das armaduras no interior do beto

39
RASMI Metais

Pregos

40
RASMI Metais

Parafusos
Tipos de cabea:
Chata ou de embeber Oval ou de tremoo Lentilha Cilindrica ou queijo Sextavada Quadrada

Ranhuras :
Rasgada ou ranhurada Ranhura reguladora ou interrompida Ranhura philips ou cruzada Sextavado interior
RASMI Metais

41

Ferragens de Movimento
Dobradias Fechaduras Fechos

42
RASMI Metais

Ensaio traco - estrico

(Fonte, http://www.controls.it)

(Fonte, Coutinho)

PDL / RASMI Metais

43

44
RASMI Metais

Glossrio
Minrio de ferro: presente em aproximadamente 5% da crosta terrestre. O ferro no encontrado em estado puro na natureza mas em combinaes qumicas de metais contidos nas rochas. Essas combinaes qumicas ocorrem misturadas com as gangas, compostas de silcio, alumnio, cal e magnsio. Os principais so: magnetita (Fe3O4) com cerca de 60% de ferro; hematita vermelha (Fe2O3) com cerca de 65% de ferro; ferro ooltico; siderita ou ferro esptico (FeCO3) com alto teor de mangans; FeS2.
45
RASMI Metais

Glossrio
Coque: desempenha uma dupla funo na elaborao da gusa: a de combustvel e a de redutor. O coque provm da destilao do carvo, que deve ser o mais puro possvel para evitar resduos como enxofre e fsforo. Como redutor absorve o oxignio combinado com outros elementos. Ganga: Impurezas que ocorrem junto com o minrio de ferro em estado bruto, compostas principalmente de silcio, alumnio, cal e magnsio.
46
RASMI Metais

Glossrio
Coque: desempenha uma dupla funo na elaborao da gusa: a de combustvel e a de redutor. O coque provm da destilao do carvo, que deve ser o mais puro possvel para evitar resduos como enxofre e fsforo. Como redutor absorve o oxignio combinado com outros elementos. Ganga: Impurezas que ocorrem junto com o minrio de ferro em estado bruto, compostas principalmente de silcio, alumnio, cal e magnsio.
47
RASMI Metais

Glossrio
Carbono: smbolo C, com massa atmica 12. um metalide slido muito resistente ao calor, volatilizando-se em torno dos 3500 C. O carbono tem a fundamental propriedade de ser solvel em ferro fundido. O carbono pode ser encontrado basicamente em trs estados, o diamante, grafite e o carvo.

48
RASMI Metais

Glossrio
Fundente: pedra de cal ou magnsio adicionada a massa incandescente para separar o ferro da ganga. O fundente com a ganga d a escria, que por mais fusvel e leve que o ferro se acumula sobre o metal lquido. Escria: uma espcie de vidro de qualidade inferior que produto da mistura entre a ganga e fundente.

49
RASMI Metais

Glossrio
Gusa: a parte til para a produo do ao, composta basicamente de ferro fundido com carbono entre 2,5% a 6,67%. Ao de alto teor de carbono: pouco utilizado por causa da sua grande fragilidade. Ferro + 1,8% a 2,5% de carbono

50
RASMI Metais

Metais No Ferrosos
Ligas de Alumnio, Cobre, Estanho, Zinco, Nquel e Chumbo

51
RASMI Metais

Cobre
Caractersticas e propriedades principais:
Estrutura cristalina CFC; Excelente condutor elctrico (o melhor depois da prata); Oxida ao ar a temperaturas superiores a 500C; No atacado pela gua; atacado pelos cidos em presena do ar hmido, formando-se xido de cobre (verdete); Elevadas ductilidade e maleabilidade; A resistncia mecnica aumenta com tratamentos mecnicos ou ligando o cobre a outros elementos.
52
RASMI Metais

Aplicaes
Puro:
Fio (condutores elctricos); Chapa laminada (aplicaes mecnicas); Tubo (redes de fluidos).

Ligado:
Bronze (com estanho); Lato (com zinco); Cupronquel (com nquel)
53
RASMI Metais

Bronze (Cobre e Estanho)


Classificao:
Bronzes comuns; Bronzes fosforosos; Bronzes especiais
54
RASMI Metais

Bronzes Comuns
Ligas binrias de cobre e estanho:
Bronzes macios ligas monofsicas. Aplicam-se em peas de decorao, torneiras, pequenas chumaceiras, etc.; Bronzes duros ligas bifsicas at 17% Sn. Aplicam-se em casquilhos, chumaceiras, placas de escorregamento, juntas, peas sujeitas a forte atrito, etc.; Bronzes extra-duros - %Sn > 20%. Aplicam-se em instrumentos musicais (ex: sinos).
55
RASMI Metais

Bronzes Fosforosos
Ligas de cobre e estanho (4 a 13%) desoxidadas pelo fsforo. Aplicam-se em fundio, devido s boas caractersticas de fluidez. Apresentam boas propriedades para trabalho a frio, baixo coeficiente de atrito e boa resistncia corroso. Com a adio de chumbo possuem uma maquinabilidade elevada.
56
RASMI Metais

Bronzes Especiais
Bronzes de alumnio
Ligas cobre-alumnio (Al<11%). Apresentam uma elevada resistncia traco (350MPa para 10% de Al). Podem ser adicionados outros elementos:
Ferro melhora a resilincia e a resistncia corroso; Nquel aumenta a resistncia rotura, a dureza, a resistncia corroso pela gua do mar e reduz a fluidez; Mangans aumenta a resistncia traco, o limite elstico, a dureza, os pontos duros e diminui o alongamento; Magnsio aumenta a resistncia corroso e actua como dessulfurante. D liga uma cor semelhante do 57 ouro.

RASMI Metais

Bronzes Especiais
Bronzes de silcio
Ligas cobre-silcio (0,02<Si<30%). Apresentam uma elevada tenacidade e resistncia rotura (500MPa). Empregam-se na fundio de pea de formas complicadas.

Outros bronzes especiais


Bronzes de mangans (muito boas resistncias mecnica e corroso), de berlio, complexos (nquel, alumnio e mangans)
58
RASMI Metais

Lato (Cobre e Zinco)


Classificao:
Lates comuns Lates especiais

59
RASMI Metais

Lates Comuns
Lates para fundio apresentam pequenas percentagens de outros elementos que aumentam a fusibilidade e a moldabilidade; Lates para forjar:
Lates Lates +

60
RASMI Metais

Lates
Classificao:
Lates vermelhos Lates amarelos

61
RASMI Metais

Lates Vermelhos
5% Zn designado por metal para dourar, usa-se como imitao do ouro; 10% Zn designado por bronze comercial, usa-se como imitao de ligas de bronze; 15% Zn designado por lato semivermelho, usa-se no fabrico de radiadores; 20% Zn designado por lato baixo, usa-se no fabrico de tubos flexveis.
62
RASMI Metais

Lates Amarelos
25% Zn designado por lato de molas, usa-se no fabrico de molas; 30% Zn designado por lato de cartucho, usa-se na estampagem a frio; 35% Zn designado por lato alto, usa-se no fabrico de agulhas de cromar.
63
RASMI Metais

Lates + (Muntz Metal)


Lates em que 38<Zn<42%, menos dcteis que os lates . No podem ser forjados a frio, mas so facilmente maquinveis. A sua tenso varia entre 350e 420MPa e o alongamento de 15 a 30%, valores semelhantes aos do ao macio.

64
RASMI Metais

Lates Especiais
Ligas cobre-zinco com um terceiro elemento que pode ser alumnio, chumbo, estanho, silcio, etc:
Lates Lates Lates Lates Lates de alumnio; de chumbo; de estanho; de silcio; complexos.
65
RASMI Metais

Lates de Alumnio
A adio de alumnio aumenta a resistncia traco, o limite de elasticidade e a resistncia corroso, reduz a perda de zinco por evaporao. Aplica-se em canalizaes de gua salgada na construo naval.

66
RASMI Metais

Lates de Chumbo
O chumbo insolvel no cobre, permanecendo nos lates em pequenas bolsas. A sua adio aumenta a maquinabilidade e diminui, ligeiramente, a resistncia mecnica. Utiliza-se no fabrico de peas sujeitas a atrito.
67
RASMI Metais

Lates de Estanho
A adio de estanho (at 10%) aumenta a resistncia traco, o mdulo de elasticidade e a resistncia corroso, especialmente pela gua do mar. Aplica-se em tubos de condensadores (lato almirantado 71% Cu, 28% Zn, 0,9 a 1,2% Sn, 0,75% Pb, 0,06% Fe) e na substituio do Muntz Metal quando necessria uma melhor resistncia corroso (Naval Brass 60% Cu, 39,25% Zn e 0,75% Sn). 68
RASMI Metais

Lates de Silcio
O silcio aumenta a fluidez do banho de fuso e a resistncia traco e o choque. O lato de silcio mais conhecido o bronzil (85% Cu, 10%Zn e 5% Si) que se emprega no fabrico de bombas, vlvulas, engrenagens, etc.

69
RASMI Metais

Lates Complexos
Lates constitudos por mais do que um elemento adicional e que revelam elevada resistncia corroso. Entre os constituintes mais comuns, destacam-se:
Mangans; Ferro; Chumbo; Alumnio.

Aplicam-se na construo naval.


70
RASMI Metais

Cupronquel (Cobre e Nquel)


Ligas de cobre-nquel em que 2,5<Ni<45%. As mais vulgares so 10<Ni<30%: a sua resistncia corroso elevada, em particular aos efeitos corrosivos da gua salgada. Apresentam uma dureza moderada, mas so tenazes e dcteis. Devido ao seu preo o cupronquel 70-30 o material corrente mais usado para sistemas de canalizaes, tubagem de permutadores e condensadores.
71
RASMI Metais

Zinco
O zinco puro pouco empregue como material de construo devido s suas modestas propriedades mecnicas e da sua fraca propenso ao encruamento, sofre ainda de fluncia temperatura ambiente.

72
RASMI Metais

Aplicaes
Revestimentos superficiais para proteco anticorrosiva de componentes de ferro e aos (zincagem e galvanizao) Componentes fundidos para a industria automvel; Componentes de ligas (lates); Componente de tintas anticorrosivas; nodos sacrificiais para proteco catdica em cascos de navios, pipelines, etc.
73
RASMI Metais

Estanho
O estanho puro apenas se utiliza como material de revestimento. As aplicaes mais significativas das ligas de estanho so os metais anti-frico, materiais resistentes corroso e as aplicaes decorativas.

74
RASMI Metais

Chumbo
Caractersticas e propriedades principais:
Elevada densidade; Baixo ponto de fuso; Baixa resistncia traco; Elevada fluncia; Elevada resistncia corroso pela maioria dos cidos e ambientes naturais.

75
RASMI Metais

Aplicaes
Baterias; Bainhas de cabos elctricos; Proteco contra radiao e X; Isolamento de som e vibraes; Elemento de liga (ligas de cobre e aos)

76
RASMI Metais

Nquel
O nquel puro apresenta boa resistncia corroso em ambientes corrosivos; Usa-se como subcapa na electrodeposio por crmio. Usa-se como placante do ao em tanques destinados a produtos qumicos; A maior aplicao como elemento de liga em aos e ligas de cobre.
77
RASMI Metais

Alumnio
O alumnio puro um metal leve, de cor branca, pouco duro, muito deformvel, com elevadas condutibilidades trmica e elctrica e com baixo ponto de fuso; Devido ao seu elevado poder redutor oxida-se ao ar, formando uma finssima pelcula de xido de alumnio, que o protege contra a corroso da gua destilada, cido ntrico, cido carbnico, compostos de enxofre e de muitos hidrocarbonetos. , no entanto, atacado pela gua do mar e pelas bases alcalinas (sdio e potssio) e alguns cidos (clordrico e fluordrico).
78
RASMI Metais

Alumnio
Distribuio das aplicaes das ligas de alumnio Produto Participao (%) Chapas, Placas e Folhas 51,3 Lingotes 26,4 Tubos e extrudados 14,9 Outros* 7,4
* Condutores (3,0%), barras, arames e fio-mquinas (2,7%), forjados (1,1%) e p (0,6%)
79
RASMI Metais

Aplicaes
O alumnio oferece uma diversificada gama de aplicaes construo civil, arquitectura e design de interiores e exteriores, reunindo caractersticas estticas, tcnicas e funcionais que o tornam uma excelente alternativa: durvel, resistente, baixo peso especfico, fcil limpeza e manuteno, verstil, prtico e funcional. Os produtos destinados aos projectos imobilirios vo desde as telhas, bobinas, chapas, perfis, tubos e folhas, passando por cantos de azulejos, janelas e portas, at nas reas de banho, forrao, revestimentos internos e externos.
80
RASMI Metais

Projecto Estrutural com Componentes em Alumnio


A deciso de efectuar uma estrutura em alumnio deve-se tomar em conta os seguintes factores:
Tenso de rotura; Tenso de cedncia; Mdulo de elasticidade; Massa volmica; Soldadibilidade; Conformabilidade; Resistncia corroso; Tenacidade fractura.
81
RASMI Metais

Vous aimerez peut-être aussi