Vous êtes sur la page 1sur 11

11 - PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS PARA EFETIVAO DO ENSINO-APRENDIZAGEM.

O projeto educativo um processo contnuo da escola, no qual a comunidade escolar discute objetivos, contedos, estratgias, avaliao, e outras aes. O trabalho pedaggico em grupo, sistemtico, cria entre a equipe escolar um clima de co-responsabilidade, um compromisso permanente com a qualidade do ensino. S assim a escola ter condies de encontrar sua personalidade e cumprir seu papel: informar e formar. Neste enfoque A EEEM Irm Dulce Lopes Ponte adota como eixo temtico a pedagogia crtico-social. Valoriza a instruo como domnio do saber sistematizado e os meios de ensino como processo de desenvolvimento das capacidades cognitivas dos alunos e viabilizao da atividade de transmisso/assimilao ativa de conhecimentos. Assume a historicidade da escola, sendo determinada pelos interesses opostos das classes existentes na sociedade, e, determinante, porque histrica fruto da atividade humana transformadora.

O trabalho docente concebe o aluno como ser educvel, sujeito ativo do prprio conhecimento, mas tambm como ser social, historicamente determinado, indivduo concreto, inserido no movimento coletivo de emancipao humana. preciso que o professor aprenda a abarcar todos os aspectos, ligaes e mediaes inerentes ao pedaggica, tom-lo no seu desenvolvimento, nas suas contradies, a fim de introduzir no trabalho docente a dimenso da prtica histrico-social no processo do conhecimento. A didtica crtico-social concebe o ensino como transmisso intencional e sistemtica de contedos culturais e cientficos, a partir do entendimento de cultura como expresso das contradies e lutas concretas da sociedade. Tendo em vista que tal teoria se encaixa com mais eficcia no contexto em que E.E.E.M Irm Dulce Lopes Ponte encontra-se inserida a mesma foi escolhida por nosso Estabelecimento de Ensino a ser seguida devida ao histrico de criao da mesma e as particularidades existentes no local onde est situada.

12 - ANLISE DA SITUAO REAL DA ESCOLA FRENTE AO PROJETO POLTICO PEDAGGICO. A interdisciplinaridade e a contextualizao devem ser a nova marca para a educao brasileira. A LDB Lei 9.394, de 1996, aponta o caminho poltico para o novo ensino mdio brasileiro, de carter geral, que pretende superar a dualidade. As finalidades so a consolidao e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, a preparao bsica para o trabalho e cidadania, para continuar aprendendo; o aprimoramento como pessoa humana, incluindo formao tica e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crtico; a compreenso dos fundamentos cientfico-tecnolgicos dos processos produtivos, relacionando teoria e prtica no ensino de cada disciplina.

O currculo tem por objetivos a educao tecnolgica, o significado de cincia, letras, artes, o processo histrico de transformao da sociedade, a lngua portuguesa como instrumento de comunicao, acesso ao conhecimento e exerccio da cidadania. Pretende adotar metodologias de ensino estimulantes para os alunos; incluindo uma lngua estrangeira moderna. Ao final do ensino mdio o aluno dever demonstrar domnio dos princpios cientficos e tecnolgicos; conhecimento das formas contemporneas de linguagem; e domnio dos conhecimentos de Filosofia e de Sociologia necessrios ao exerccio da cidadania. A proposta de superao da dualidade tem em vista a transformao da sociedade em face de globalizao, na qual a capacidade de aprender a aprender condio bsica para competir minimamente no mercado de trabalho. O mundo globalizado, na atual fase de expanso mundial do capitalismo pelo intenso fluxo de capitais, produtos e informaes que circulam com mais rapidez, tem produzido uma intensificao da competitividade e o

aumento do desemprego. O chamado desemprego estrutural tem aprofundado as desigualdades entre os pases desenvolvidos e os subdesenvolvidos.

A aprendizagem contnua ou permanente tem sido destacada como referncia no somente aos que j se encontram no mercado de trabalho, mas os que nele ingressaro a curto prazo. O domnio dos contedos cientficos e tecnolgicos da produo so enfatizados na lei como necessrio para que o aluno tenha um perfil adequado nova sociedade. Enfim, o trabalho dever ser abordado em todos os contedos curriculares, preparando a base para formao de todos em qualquer atividade produtiva. A formao geral dever ser assegurada mesmo que haja a possibilidade de articulao com cursos ou programas vinculados preparao para o exerccio de uma profisso.

As habilidades fundamentais do novo trabalhador devem levar em conta a criatividade, autonomia, e a capacidade de solucionar problemas cada vez mais importantes. A fragmentao do conhecimento deve ceder lugar a uma articulao na formao profissional.

Na educao a sinalizao para uma formao geral associada aos ideais humanistas, ou seja, tornar o indivduo um ser humano completo. Para o novo milnio, a educao deve formar um indivduo que aprenda a conhecer, a fazer, a conviver e a ser.

Surge um novo conceito de cidadania reunindo conhecimentos e informaes para exercer direitos que vo muito alm da representao poltica tradicional. O objetivo formar pessoas mais aptas s mudanas, autnomas em suas escolhas e fundamentalmente solidrias.

A partir desses dados o parecer enfatiza que a prtica administrativa e pedaggica dos sistemas de ensino e de suas escolas, as formas de convivncia no ambiente escolar, os mecanismos de formulao e implementao de polticas, os critrios de alocao de recursos, a organizao do currculo e das situaes de aprendizagem, os procedimentos de avaliao devero estar organizados sob trs eixos: sensibilidade, igualdade e identidade.

As orientaes na organizao curricular do ensino mdio devem pressupor uma viso orgnica do conhecimento nas quais os contedos e as situaes de aprendizagem sero trabalhadas interdisciplinar mente para que os alunos possam perceber as relaes entre os contedos e as situaes vividas e reconhecer as linguagens como forma de constituio do conhecimento, entendendo este como construo coletiva. Enfim a formao bsica dever contemplar mais a constituio de competncias, habilidades e condutas do que quantidades de informaes. o aprender a aprender, e fazer a ponte entre teoria e prtica.

Interdisciplinaridade e contextualizao so os eixos de sustentao da proposta de tratamento dos currculos. Interdisciplinaridade no a justaposio de disciplinas, mas o relacionamento das mesmas em projetos de estudos, pesquisa e ao. A contextualizao do contedo envolve uma relao entre sujeito e objeto, retirando o aluno da condio de espectador passivo.

A contextualizao requer que o trabalho pedaggico junto aos alunos mostre a realidade tal qual se apresenta e no um modelo de sociedade inexistente. Talvez esse seja o caminho de construo de uma nova sociedade, baseada na crtica e conseqentemente na sua reconstruo.

A preparao bsica para o trabalho ou a habilitao profissional no esto identificadas com a parte diversificada, mas podem ser uma preparao geral.

A preparao para o trabalho no est dissociada da formao geral do educando, que engloba os contedos e competncias de carter geral para insero no mundo do trabalho e as relevantes para cursar uma habilitao profissional e exercer uma profisso tcnica.

A articulao entre o ensino mdio e a educao profissional se dar por uma via de mo dupla. A formao profissional deve observar quais conhecimentos j foram adquiridos pelos alunos oriundos do ensino mdio e aproveit-los.

Em relao ao Proposta Pedaggica, carregando o carter de projeto cumpre a funo de dar um rumo, uma direo instituio. Nos aliamos a esta autora quando ela destaca o carter poltico e o carter pedaggico deste documento. Diz Veiga, que o projeto de escola sempre: ... uma ao intencional, com um sentido explcito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedaggico da escola , tambm, um projeto poltico por estar intimamente articulado ao compromisso sociopoltico com os interesses reais e coletivos da populao majoritria. poltico, no sentido de compromisso com a formao do cidado para um tipo de sociedade. A dimenso poltica se cumpre na medida em que ela se realiza enquanto prtica especificamente pedaggica. (Saviani 1983, p.93). Na dimenso pedaggica reside a possibilidade da efetivao da intencionalidade da escola, que a formao do cidado participativo, responsvel, compromissado, crtico e criativo. Pedaggico, no sentido de definir as aes educativas e as caractersticas necessrias s escolas de cumprirem seus propsitos e sua intencionalidade. (1996:12)

13 - REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS. 1. LIBNEO, J.C. Didtica. So Paulo: Ed Cortez, 1994

VEIGA, Ilma Passos A. Projeto poltico-pedaggico da escola: uma construo coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos A. (Org.). Projeto polticopedaggico da escola: uma construo possvel. Campinas, SP: Papirus, 1995. WALLON, H. Disciplina e perturbaes do carter. Psicologia e Educao da criana. Lisboa: Editorial veja, (1929), 1979.

14 ANEXOS Registro fotogrfico dos diversos setores da escola EEEM Irm Dulce Lopes Ponte:

Figura 1: Vista da frente da escola

Figura2: Entrada da escola

Figura3: Quadra da escola

Figura 4: Rampa

Figura 5: Corredor

Figura 6: Banheiro

Figura 7: Bebedouro

Figura 8: Cantina/ Refeitrio

Vous aimerez peut-être aussi