Vous êtes sur la page 1sur 5

Aspectos Clnicos e Morfolgicos das Doenas Associadas a AIDS

A AIDS uma doena que representa um dos maiores problemas de sade da atualidade, em funo do seu carter pandmico e de sua gravidade. O diagnstico de infeco pelo HIV tem implicaes mdicas, psicolgicas e sociais significativas, impondo esforos adaptativos relevantes s pessoas soropositivas. Ainda sem cura, AIDS hoje tem tratamento e possibilidades efetivas de controle, o que traz novos desafios para os pacientes e profissionais de sade que trabalham nessa rea. A infeco pelo HIV pode ser dividida em trs fases clnicas: * Infeco aguda. * Fase assintomtica, tambm conhecida como latncia clnica. * Fase sintomtica inicial ou precoce.

Algumas semanas, aps a infeco pelo HIV podem surgir sinais de uma sndrome viral aguda (infeco aguda), cujos sintomas incluem febre, calafrios, sudorese, mialgia, cefalia, distrbios gastrointestinais, dor de garganta, linfoadenopatia generalizada e erupes cutneas. Esses sintomas em geral desaparecem em 2 a 3 semanas. Essa sndrome muitas vezes passa despercebida ou diagnosticada como infeco autolimitada, e tem relao temporal com a soroconverso. Passada essa fase, o paciente atravessa um perodo varivel durante o qual no apresenta nenhum sintoma (infeco assintomtica). Esse perodo pode durar de alguns meses a alguns anos, (perodo de incubao) e os sintomas clnicos so mnimos ou inexistentes. Os exames sorolgicos para o HIV so reagentes e a contagem de linfcitos T CD4+ pode estar estvel ou em declnio. A progresso para doena sintomtica ocorre medida que h queda da imunidade, com sintomas e sinais iniciais como febre prolongada, diarreia, perda de peso importante (superior a 10% do peso anterior do indivduo), sudorese noturna, astenia e adenomegalia. Doenas que normalmente so controladas pelo sistema imunolgico comeam a ocorrer, como no caso da tuberculose, da pneumonia por Pneumocistis carinii, da toxoplasmose cerebral, da candidase e da meningite por criptococos. Tumores pouco freqentes em indivduos imunocompetentes, como o Sarcoma de Kaposi, podem surgir caracterizando a AIDS.

Alguns pacientes podem apresentar uma linfoadenopatia generalizada persistente, flutuante e indolor. E na fase sintomtica o portador da infeco pelo HIV

pode apresentar sinais e sintomas inespecficos de intensidade varivel, alm de processos oportunistas de menor gravidade, conhecidos como ARC - complexo relacionado AIDS. H uma elevao da carga viral e a contagem de linfcitos T CD4+ j pode se encontrar abaixo de 500 cel/mm3.

Os portadores do vrus da imunodeficincia humana e doentes de AIDS psera da terapia antirretroviral de alta atividade podem ser acometidos por alteraes morfolgicas e metablicas que leva a um aumento dos fatores de risco para doenas cardiovasculares.
As estruturas morfolgicas dos vrus HIV tipo 1 e 2 incluem protenas estruturais e funcionais e um genoma de RNA protegidos pelo envelope viral. O envelope constitudo por uma bicamada lipdica e contm uma protena complexa, conhecida como env. Esta protena constituda pelas glicoprotenas gp41, transmembrana e gp120, exposta camada externa do envelope. Na face interior o HIV possui a protena viral denominada matriz e, envolvido por esta protena, est o capsdeo composto pela p24. Na parte mais interna encontram-se os elementos mais importantes: dois filamentos simples de RNA, a protena p7 (nucleocapsdeo) e trs enzimas essenciais, transcriptase reversa, protease e integrase.

Cerca de onze genes codificam a sntese de protenas estruturais e reguladoras: * Gene env, codifica a sntese das protenas do envelope do vrus. * Gene gag, gene do antgeno do grupo, que codifica a sntese das protenas da regio central do vrus. * Gene pol, que codifica enzimas que atuam na replicao viral.

* Gene tat, responsvel pela transativao de sinais recebidos pela clula infectada e passados ao genoma viral.

* Gene rev, responsvel pela regulao da sntese de protenas virais, isto , regula a proporo de produo de protenas reguladoras em relao s estruturais. * Gene nef, regula negativamente a sntese de protenas virais. * Gene vif, conhecido como fator de virulncia, sua presena parece estar associada maior infectividade viral. * Segmento RTL, ou "Repetio Terminal Longa", onde se situam vrias protenas reguladoras do ciclo biolgico viral. * Gene vpu, que codifica protena de mesmo nome, e que tem como funo degradar novos receptores CD4, que so formados pela clula infectada, e diminui a formao de protenas de superfcie celular da classe MHC I, que esto envolvidos no reconhecimento das clulas infectadas por linfcito T citotxico. * Genes vpx e vpr, cujas funes ainda no esto estabelecidas. O ciclo replicativo do HIV ocorre no interior do linfcito T e constitudo de vrias etapas, cada uma um alvo potencial para desenvolvimento de estratgias teraputicas contra a AIDS. No Brasil, a Lei 9113/96 garantiu a todos os indivduos o acesso, livre de custos, ao coquetel de drogas. Introduzido em 1996, este uma combinao de frmacos capazes de inibir duas etapas da replicao viral, podendo diminuir em at 100 vezes o ritmo de produo do vrus em comparao com as monoterapias utilizadas at ento. Dependendo do estado e da idade do paciente, este pode ser composto por dois ou mais medicamentos diferentes das seguintes classes: (i) inibidores de transcriptase reversa nucleosdeo-nucleotdeo (ITRN); (ii) inibidores da transcriptase reversa nonucleosdeo (ITRNN); (iii) inibidores de protease (IP) e, mais recentemente, (iv) os inibidores da fuso (IP), sendo que este ltimo foi recentemente liberado para venda no Brasil. Mesmo com o surgimento desta terapia, que diminui as partculas virais a nveis indetectveis, o vrus persiste em reservatrios no organismo, como linfcitos T adormecidos. medida que a infeco se agrava, a carga viral se eleva e a contagem de linfcitos TCD4+ diminui de forma significativa, podendo, no estagio mais avanado, chegar a valores abaixo de 50 cels/mm3.

Perguntas

1) Diante do texto, a infeco pelo HIV dividida em trs fases. Cite-as. 2) A AIDS uma doena que ataca o sistema imunolgico devido destruio dos glbulos brancos (linfcitos T CD4+). Quais os devidos sintomas da fase infeco aguda ? E em quanto tempo eles desaparecem ? 3) Qual a constituio do envelope viral e quais estruturas ele protege ? 4) Quantos genes codificam a sntese de protenas estruturais e reguladoras? Cite e descreva.

Nomes: Isabella Moreira Silva


Tamiris Daiana Moreira Roseane Bruno Bueno

Respostas
1) A infeco pelo HIV pode ser dividida em 3 fases, sendo elas: Infeco aguda, fase assintomtica, fase sintomtica inicial ou precoce. 2) Os sintomas so febre, calafrios, sudorese, mialgia, cefalia, distrbios gastrointestinais, dor de garganta, linfoadenopatia generalizada e erupes cutneas. Esses sintomas em geral desaparecem em 2 a 3 semanas. 3) O envelope viral constitudo por uma bicamada lipdica. E as protenas morfolgicas dos vrus HIV tipo 1 e 2 incluem protenas estruturais e funcionais e um genoma de RNA protegido pelo envelope. 4) So 11 genes. Sendo eles: Gene env, codifica a sntese das protenas do envelope do vrus; Gene gag, gene do antgeno do grupo, que codifica a sntese das protenas da regio central do vrus; Gene pol, que codifica enzimas que atuam na replicao viral; Gene tat, responsvel pela transativao de sinais recebidos pela clula infectada e passados ao genoma vira; Gene rev, responsvel pela regulao da sntese de protenas virais, isto , regula a proporo de produo de protenas reguladoras em relao s estruturais; Gene nef, regula negativamente a sntese de protenas virais; Gene vif, conhecido como fator de virulncia, sua presena parece estar associada maior infectividade viral; Segmento RTL, ou "Repetio Terminal Longa", onde se situam vrias protenas reguladoras do ciclo biolgico viral; Gene vpu, que codifica protena de mesmo nome, e que tem como funo degradar novos receptores CD4, que so formados pela clula infectada, e diminui a formao de protenas de superfcie celular da classe MHC I, que esto envolvidos no reconhecimento das clulas infectadas por linfcito T citotxico; Genes vpx e vpr, cujas funes ainda no esto estabelecidas.

Vous aimerez peut-être aussi