Vous êtes sur la page 1sur 3

Histria da Camisinha

Os chineses foram os criadores da primeira verso do preservativo: envoltrios de papel de seda untados com leo. Os japoneses tambm possuam hbito semelhante. Os homens utilizavam protetores para o pnis, confeccionados em linho ou a partir de intestinos de animais. Tais protetores, porm, no possuam funo contraceptiva: funcionavam como estojos. Eles protegiam o pnis contra galhos e picadas de insetos durante as caadas.

A mitologia grega apresentou a camisinha para o Ocidente. O rei Minos, filho de Zeus e Europa, era casado com Pasiph. O monarca era conhecido por seu amor pelas mulheres e suas inmeras amantes. Por obra de Pasiph, Minos passou a ejacular serpentes, escorpies e lacraias, que matavam todas aquelas que se deitassem com o soberano. Pasiph era imune ao feitio aplicado a Minos, mas este tornou o rei incapaz de procriar. Minos, no entanto, se apaixonou por Procris. Para evitar que a relao com Minos lhe trouxesse a morte, Procris introduziu em sua vagina uma bexiga de cabra. Os monstros ficaram aprisionados na bexiga e Minos voltou a poder ter filhos.

Durante o sculo XVI a disseminao das doenas sexualmente transmissveis assolava a Europa. Nessa poca elas eram chamadas de doenas venreas. Esse nome faz referncia s sacerdotisas dos templos de Vnus, que exerciam a prostituio como forma de culto Deusa do Amor. Foi quando o anatomista e cirurgio Gabrielle Fallopio confeccionou o que descreveu como uma "bainha de tecido leve, sob medida, para proteo das doenas venreas". Tratavase de um forro de linho do tamanho do pnis e embebido em ervas. Ele a denominou De Morbo Gallico, em um artigo escrito em 1564. Shakespeare denominou-a "luva de Vnus". No final do sculo XVI os preservativos de linho passaram a ser embebidos em solues qumicas e depois secados. Eram as precursoras dos espermicidas modernos. No sculo XVII, um mdico ingls conhecido como doutor Condom, alarmado com o nmero de filhos ilegtimos de Carlos II da Inglaterra (1630-1685), criou para o rei um protetor feito com tripa de animais.

Em ingls, camisinha "condom", em referncia a esse mdico. Outro episdio contribuiu para a difuso da camisinha. Ao final da Guerra da Sucesso Espanhola, lderes das principais naes europias reuniram-se na cidade de Utrecht (1713-1714). Tal evento chamou para o local toda a sorte de donzelas, vidas em proporcionar diverso aos congressistas e desejosas por conseguir algum dinheiro. Mas traziam consigo algo j bem conhecido da cincia europia: doenas venreas. Um criativo arteso local teve uma idia: costurou na forma de uma bainha anatmica um ceco de carneiro e obteve, assim, um preservativo.

O temor em relao s doenas venreas tinha uma importante justificativa: os recursos teraputicos eram muito pouco eficientes. Doenas como a sfilis eram praticamente incurveis. A sfilis foi a AIDS da poca. Indivduos contaminados caminhavam para morte, sempre rodeados por todo o tipo de preconceito. A cura para a sfilis (penicilina) foi obtida apenas na segunda metade do sculo XX.

A expresso preservativo apareceu pela primeira vez nos anncios das casas de prostituio de Paris, em 1780: "Nesta casa fabricam-se preservativos de alta segurana, bandagens e artigos de higiene." Ela foi logo substituda por uma expresso curiosa, redingote anglaise, que queria dizer "sobretudo ingls", o que equivaleria hoje ao termo "camisa-de-vnus" ou mais intimamente falando, "camisinha".

Em 1839 Charles Goodyear descobriu o processo de vulcanizao da borracha. A vulcanizao consiste na transformao da borracha crua em uma estrutura elstica resistente. Isso permitiu a confeco de preservativos de borracha. Esses eram grossos e caros. Eles eram lavados e utilizados diversas vezes, at que a borracha arrebentasse.

A evoluo surgiu com as camisinhas de ltex, a partir de 1880. Em 1901, a primeira camisinha com reservatrio para o esperma apareceu nos Estados Unidos. As camisinhas de ltex adquiriram popularidade apenas a partir da dcada de 30. Cerca de um milho e meio de camisinhas foram comercializadas nos Estados Unidos, em 1935.

Nas dcadas seguintes, a camisinha foi caindo em desuso, principalmente aps a descoberta da plula anticoncepcional, na dcada de sessenta. Mas o aparecimento da AIDS, na dcada de oitenta, mudou para sempre a mentalidade mundial: a contaminao de indivduos pelo vrus HIV, causador da doena, dava-se por meio de contato sexual ou transfuso sangunea. Falar abertamente sobre sexo seguro e uso injetvel de drogas passou de tabu necessidade e obrigao. A camisinha passou ser a grande arma desse esforo preventivo. E ainda hoje !

A camisinha a nica capaz de reunir em um nico mtodo a preveno da gravidez indesejada e das doenas sexualmente transmissveis. Desse modo, permite relacionamentos sexuais seguros e minimiza o efeito da exposio a fatores de risco sofridos por um dos parceiros. A camisinha protege e respeita a escolha e os desejos sexuais de cada um. Com o advento da AIDS as camisinhas voltaram a ser comercializadas em grande escala. Estima-se que hoje mais de cinco bilhes de camisinhas so consumidas anualmente. As apresentaes tambm se diversificaram. H camisinhas de tamanhos, espessuras e cores diferentes. H camisinhas aromatizadas. Camisinhas com textura externa para potencializar o desejo sexual

na mulher. Em alguns casos de ejaculao precoce, a camisinha pode ser utilizada com sucesso para aumentar o tempo de ejaculao.

Fonte - Hospital Albert Einstein

Vous aimerez peut-être aussi