Vous êtes sur la page 1sur 12

Ano 3

Informe Comercial
Edio n 27 - 24/12/2011

> Exposio

Infogravuras de fachadas antigas de SM


Pgina 5

Uma nova opo no Ensino Superior


Pginas 6 e 7

> Sade

HPV contra cncer do Colo de tero


Pgina 8

> Celulite

Saiba como tratar este problema


Pgina 11

> Festas

Contracapa
Informe Comercial

Foto Carol Miranda

Ano novo exige fogos de artficio

Carta ao leitor

Social

Um novo centro de conhecimento

>>> Casamento
Foto Espao Art, Foto e Vdeo

Antonio Meneghetti Faculdade (AMF), no Recanto Maestro, est se consolidando na regio. A jovem instituio j oferece trs cursos de graduao, alm de uma infraestrutura diferenciada para os seus alunos. Leia mais nas pginas 6 e 7. Nesta edio da Revista Z, voc tambm encontra informaes sobre sade, eventos e moda. J na pgina 10, os tradicionais artigos de Lauro Trevisan e Cesare Barichello. Desejamos a voc e a sua famlia um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizaes! Boa leitura! Maiquel Rosauro, jornalista

> Santa Maria

Alex Franco, 31 anos, e Katiuscia Antunes, 27, subiram ao altar no dia 10 de dezembro, em Rosrio do Sul. Uma bela cerimnia foi realizada na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosrio para selar os seis anos de namoro. Aps a cerimnia religiosa, os convidados foram recepcionados no CTG Crioulos do Caver.

O 1 Encontro Internacional de Escultores reuniu em Santa Maria os artistas Arlindo Arez (Portugal), Emiliano Gonzles (Argentina), Jorge Gularte (Brasil), Martn Iribarren (Uruguai) e Silvestre Peciar (Uruguai). O evento ocorreu durante os dias 9 e 16 de dezembro. Os escultores produziram trabalhos em blocos de arenito (2mx1mx1m) sobre a lenda de Imembu, que completa 100 anos em 2012. As obras foram colocadas em praas e avenidas de Santa Maria.

Encontro reuniu escultores


Blocos de arenitos sobre a lenda de Imembu foram produzidos em Santa Maria

>>> Bodas de prata


Foto Espao Art, Foto e Vdeo

Foto Joo Vilnei / Prefeitura de Santa Maria

> Jaguari

Natal da Unidade
Jaguari foi um dos municpios da regio que recebeu vrios adornos natalinos. O projeto Natal da Unidade 2011 teve uma intensa programao entre os dias 14 e 23 de dezembro. A parceria entre Executivo com entidades e instituies civis e religiosas oportunizou diversos shows e apresentaes artstico-culturais na Praa da Prefeitura.

Gilberto e Marcia Stangherlin celebraram suas bodas de prata em 17 de dezembro. A festa ocorreu no Espao Esmeralda, em Santa Maria. O casal tem quatro filhos: Isadora, as gmeas Maria Clara e Maria Eduarda, e Joo Vitor. Conforme Marcia, no se preocupar com tudo o segredo para um casamento duradouro.

> Perfil da capa


Professores e alunos da Antonio Meneghetti Faculdade, Recanto Maestro, distrito de Restinga Seca. Sentados (da esquerda direita): Patrcia Rossato, Lilian Philippi, Ana Elisa Dotto, Viviane Portela, Jordana Piovesan e Daniela Spanhol. Em p: Gabriel Maia, Patrcia Wazlawick, Gabrielle Foletto, ngelo Accorsi, Bruna Dalepiane e Paula Bazzo.

Foto Carol Miranda

Expediente
Este informe comercial circula encartado no jornal ZERO HORA em 74 cidades dos centros de distribuio de Santa Maria, Cruz Alta e Rosrio do Sul. Escritrio RBS Jornais Santa Maria: Avenida Maurcio Sirotsky Sobrinho, 25 Bairro Patronato - Telefone (55) 3220.1844. Santa Maria - RS Foto da capa: Maiquel F. Rosauro Produo: Plano Comunicao Ltda. Jornalista coladorador: Maiquel Rosauro (MTb 13334) Projeto Grfico / Diagramao / Arte final: Andr Machado Fortes

Informe Comercial

> Sbado, 24 de dezembro de 2011

> Sbado, 24 de dezembro de 2011

Informe Comercial

Moda

Pronta para a Noite Feliz?


Dicas para voc no errar o vestido que vai usar na Noite de Natal

Modelos de um ombro e tomara-que-caia esto entre os preferidos. Invista no vermelho, pode ser at no detalhe (sapato, bolsa ou na flor do vestido).

Para no correr risco de passar frio durante a noite, invista nos modelos com sobreposio esto em alta. No tenha medo de usar blazers no mesmo tom do vestido.

Informe Comercial

> Sbado, 24 de dezembro de 2011

Foto Marisa / Divulgao

oc j sabe qual o vestido que vai usar na Noite de Natal? Unindo um bom vestido aos acessrios seu look pode ficar surpreendente. Os modelos retros e vintage, assim como as colees que apostam em tons pastel, cores naturais e em estampas florais e renda, devem brilhar nas festas de fim de ano. Veja algumas dicas para brilhar na sua festa.

Dicas
Seda
Opte por vestidos de seda, algodo ou cetim. Alm do mais, as festas de fim de ano so no auge do vero.

Curtos

Para no errar

Opte por modelos com texturas diferentes e recortes variados. No se esquea que nos vestidos curtos a cintura fica marcada.

Sobreposio

Pintura

Exposio mostra antigas fachadas de Santa Maria


Artista plstica Simone Rosa expe infogravuras na Grenoble Mveis Planejados

uem gosta da arquitetura s a n t a mariense tem um compromisso marcado com a exposio Fachadas de Santa Maria, da artista plstica Simone Rosa. A mostra aberta ao pblico e ocorre na Grenoble Mveis Planejados, na Rua

Orlando Frao, 118, at o dia 20 de janeiro de 2012. A artista desconstruiu os prdios antigos de Santa Maria, em 5 telas e 11 infogravuras, expostas na Grenoble. Simone valoriza os prdios antigos da cidade, como a Antiga Escola de Artes e Ofcios, Clube Caixeral Santamariense e Antigo Banco do Comrcio. Ela apresenta uma mistura de tempos diferentes que trabalha o cuidadoso da pintura junto com o instantneo da fotografia. - Deste modo, uma possiblidade de revisitao e convido-os para conhecerem essas fachadas inslitas, fachadas ocas e sobrepostas, que evidenciam o que so hoje: armaes vazias do passado e de passado - preenchidas com o presente. Um presente que segue adiante e relembra o passado - explica Simone.

Fotos Maiquel Rosauro

Simone Rosa expe seus trabalhos realizados a partir de fachadas de prdios antigos de Santa Maria

As infogravuras
Em um primeiro momento misturo, com auxlio de softwares de manipulao de imagem, dos prdios que fotografei com fotos das pinturas, depois de impresso interfiro com desenho manual, para subjetiv-la com mais liberdade a partir da percepo fora da tela do computador. Ao terminar tenho infogravuras PA (prova de artista) que so escaneadas para produzir infogravuras seriadas (tiragem de dez cpias). Simone Rosa

Alm de apreciar a exposio, visitantes podem conhecer os mveis da Grenoble. A mostra ser realizada at o dia 20 de janeiro de 2012

> Sbado, 24 de dezembro de 2011

Informe Comercial

Educao

AMF oferece opo de ensino


Instituio oferece vestibular agendado para os cursos de Administrao, Sistema da Informao e Direito
Fotos AMF

ocalizada na Quarta Colnia de Imigrao Italiana do Rio Grande do Sul, no distrito Recanto Maestro, a Antonio Meneghetti Faculdade (AMF) oferece ensino e estrutura fsica diferenciados que esto ao dispor de toda comunidade acadmica. Atualmente so trs as opes de cursos de graduao com vagas abertas para quem quer estudar em 2012.

O curso de Administrao prepara o aluno de modo abrangente para atuar nas diversas reas possveis aos profissionais deste campo, tais como produo, financeiro, mercadologia, RH, etc. Forma os estudantes para serem lderes e empreendedores, seja de negcios prprios, ou executivos com esprito empreendedor para atuarem nas empresas do mercado. Para a coordenadora do curso de Administrao, professora Josele Delazeri, importante notar tambm a parceria que a Faculdade mantm com diferentes empresas, que permitem ao jovem assistir palestras com empresrios e executivos com cargos de liderana, alm de contar com professores que - com ampla formao acadmica - ocupam tambm cargos de liderana. - A metodologia de ensino criativa e diferenciada e capacita o estudante a atuar nas mais diferentes reas do mercado, seja nacional ou internacionalmente - explica a coordenadora. O curso de Sistemas de Informao abre oportunidade para quem quer se capacitar neste que um dos mercados de trabalho que mais cresce. Forma profissionais capazes de trazer solues para empresas, automatizar processos de negcios e atuar como empresrios deste setor, consultores e gerentes de projetos. O aluno aprende - nos quatro primeiros semestres - os principais elementos de programao que o qualificam a entrar no

Estrutura diferenciada da Antonio Meneghetti Faculdade se destaca na Quarta Colnia

mercado de trabalho desde cedo, conseguindo desta forma verificar na prtica o que v em sala de aula. O curso procura formar o estudante no que de mais atual utilizado hoje por empresas de Sistemas de Informao. Para o coordenador do curso, professor Fernando Prass, a parceria mantida com empresas pela Faculdade permite uma viso clara do que so as exigncias do mercado de trabalho. - So profissionais que aprendem a automatizar processos de negcios, a conversar e propor solues ao cliente. Precisam de preparo acadmico e de forte aporte terico e prtico - salienta. No curso de Direito, alm da slida formao jurdica, o aluno recebe uma formao humanista e empresarial tornando-o capaz de atuar de modo eficaz e autnomo ao graduar-se. Autorizada pelo Ministrio da Educao - por meio da portaria 466 divulgada no Dirio Oficial da Unio de 24 de novembro de 2011 - este o mais recente curso de graduao oferecido pela Faculdade. O coordenador do Ncleo Docente Estruturante do curso de Direito, profesAcadmicos da AMF possuem sor Alessandro Spiller, diversas possibilidades para conta que foi um curso aperfeioar o aprendizado pensado para oferecer disciplinas em que o estudante adquire uma slida formao de base de Filosofia, Sociologia, Antropologia, e especialmente com as reas de conhecimento necessrias para o efetivo exerccio profissional de um operador jurdico. - A carga horria do curso foi reforada e o equilbrio entre a teoria e a prtica foi cuidadosamente planejado. Temos ainda um Ncleo de Prticas Jurdicas modelar, o que proporcionar aos alunos o exerccio de atividades simuladas e reais durante o curso, preparando os mesmos para enfrentar os desafios profissionais assim que formados - conta.

Instituio realiza diversos congressos, seminrios e palestras para trazer ao acadmico as inovaes do mercado

Informe Comercial

> Sbado, 24 de dezembro de 2011

diferenciado no Centro do Estado


Diferencial est no aporte cultural humanista
Segundo a Diretora da Antonio Meneghetti Faculdade, professora Helena Biasotto, o curso de Direito, assim como os outros cursos da Faculdade, traz como diferencial o aporte da cultura humanista para o aprendizado dos acadmicos. - Ser um profissional apto a atuar nas demandas emergentes. Ser formado no para ter somente uma profisso em mos, mas realmente vai ser um ser humano com conscincia da importncia da profisso que exerce, que ajuda a conduzir o futuro do pas - revela Helena. Ao ingressar na AMF o estudante conta ainda com opes de cursos de , extenso, tais como ensino de idiomas e diferentes saberes correlatos que podem lhe ajudar a ser um profissional com uma viso ampla e interdisciplinar da necessidade de constante aprimoramento que hoje se faz realidade para qualquer rea de atuao. Outra opo de extenso o Laboratrio Identidade Jovem em que aprende-se na prtica, com aulas de profissionais de diferentes setores, como trabalham os diversos departamentos de empresas em diferentes mercados de atuao. O aluno pode Aporte da cultura humanista optar tambm por participar de atigera uma formao diferenciavidades de pesquisa em seis linhas de da dos acadmicos pesquisa que foram constitudas pela Faculdade. Congressos internacionais realizados no prprio campus, viagens internacionais de estudo e experincias multiculturais fazem parte tambm das oportunidades proporcionadas s graduaes e ps-graduaes. Est disposio da comunidade acadmica uma arquitetura e estrutura
Fotos AMF

Jovens estudantes e colaboradores da AMF

fsica que, alm da beleza, foram pensadas para proporcionar as melhores condies para o estudo. Tudo integrado harmonicamente bela paisagem do distrito Recanto Maestro, um local que nasceu e cresceu a partir de um projeto focado na sustentabilidade e em educao. O modelo deste projeto foi apresentado, em 2007, durante a Innovation Fair realizada na Annual Ministerial Review do Conselho Econmico e Social da Organizao das Naes Unidas como um exemplo de iniciativa que auxilia o alcance dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milnio (ODM) da ONU. A AMF preocupa-se em, desde sua fundao, desenvolver aes de responsabilidade social alinhadas a estes oito ODMs. Neste sentido, realiza aes como o Projeto OIKOS, que incentiva a preservao ambiental e reciclagem do lixo em toda regio, e o Projeto Flauta, que leva o ensino de Msica s escolas da rede pblica de ensino de So Joo do Polsine, atendendo hoje a mais de 150 crianas.

Infraestrutura semelhante s instituies europeias


Para aprofundar os estudos realizados, os estudantes contam ainda com a Biblioteca Humanitas, que dispe - alm de toda a bibliografia obrigatria dos cursos - de um rico acervo de obras clssicas humanistas. Outra estrutura criada para melhor servir ao aluno a Casa do Estudante, onde este pode vir a morar - em modelo semelhante ao que se v nas maiores instituies de ensino superior europeias - e na qual conta com conforto e privacidade em apartamentos com condies ideais para realizao de seus estudos. Lavanderia, mercado, dentista, centro de esttica, quadras poliesportivas, restaurante, cafeteria, hotel e pousada esto fcil acesso destes moradores da Casa do Estudante. O campus dispe tambm de moderno laboratrio de informtica, auditrio para 400 pessoas e anfiteatro. A Faculdade preocupa-se ainda em facilitar as parcerias com empresas de atuao regional, nacional e tambm internacional, para que os estudantes j coloquem em prtica o que aprendem em sala de aula. Esto em desenvolvimento incubadoras de novas empresas criadas pelos alunos, polo tecnolgico com empresas brasileiras de Tecnologia da Informao. So oferecidas vagas de estgio em parceria com empresas locais e nacionais. O aluno poder ainda continuar seus estudos aps a graduao com os cursos de ps-graduao MBA Business Intuition. Para a diretora Helena Biasotto, a capacitao e pluralidade de perfis do corpo docente constitui-se em um dos destaques desta Instituio. - Em todos os cursos da Faculdade, os professores so da regio, da capital do Estado e de fora do Estado, alm de tambm contar com professores convidados internacionais. Os estudantes vo ter aulas com docentes que trazem vivncias tanto do setor privado quanto do pblico, alm de ampla formao acadmica, em uma conjugao de interesses em prol do desenvolvimento - afirma Helena. Proporcionando ensino inovador em um ambiente internacional, a Antonio Meneghetti Faculdade fala com o mundo a partir do centro do Rio Grande do Sul. O ingresso para quem quer estudar na Faculdade em 2012 pode ser feito por meio do Vestibular Agendado que tem isncries abertas de 9 a 27 de janeiro de 2012. As provas podem ser realizadas nos dias 19, 21, 23, 25, 27 ou 29 de janeiro de 2012. Mais informaes pelo site www.faculdadeam.edu.br ou pelo fone (55) 3289-1141.

Casa do Estudante local de moradia de diversos alunos

Recanto Maestro um dos locais mais belos da regio

> Sbado, 24 de dezembro de 2011

Informe Comercial

Sade

Prevenir o HPV diminui o risco de Cncer do Colo do tero


Cncer do Colo de tero est associado infeco por alguns tipos de HPV, especialmente o 16 e 18

Cncer considerado uma das doenas mais desafiadoras da medicina, e entre eles, no Brasil, o Cncer de Mama e o de Colo do tero esto entre os principais tipos que levam mulheres a bitos. O Cncer de Mama, provavelmente o mais temido pelas mulheres , j que no Brasil o que mais causa morte entre elas, apresentase como foco de ateno s estratgias do Ministrio da Sade, o que podemos observar nas diversas Campanhas de Preveno e Controle desta doena.As formas mais eficazes para detectar precocemente este cncer, so o exame clnico das mamas e a mamografia, considerando, tambm, a realizao do auto

exame. Muitas vezes o diagnstico e o incio do tratamento so tardios aumentando a taxa de mortalidade. Semelhante ao que ocorre com o Cncer de Mama, o Cncer de Colo do tero quando detectado, o quadro da doena geralmente j avanado, fator relevante para o aumento das taxas de mortalidade por este tipo de cncer. O Cncer de Colo do tero o segundo mais incidente na populao feminina, e, como o Cncer de Mama, esta sendo foco de Polticas de Ateno a Sade para sua deteco precoce e tratamento. Est bem clara a associao entre o Cncer de Colo do tero e a infeco pelo HPV Papilomavirus Humano. Uma vez que, o Cncer do Colo de tero est associado infeco por alguns tipos de HPV, especialmente o 16 e o 18, uma medida que se faz necessria para preveno a diminuio do risco de contgio pelo HPV, que considerada a doena sexualmente transmissvel DST- mais freqente no mundo. Cabe perfeitamente que antes de que se faa o diagnstico precoce do Cncer se consiga prevenir a infeco pelo agente que ir determinar o Cncer. Atualmente existem duas vacinas disponveis no Brasil, que protegem contra os subtipos 16 e 18 de HPV, eficazes contra as leses precursoras do Cncer de Colo do tero na mulher, sendo que uma ainda protege contra subtipos que causam ver-

Foto Divulgao

Atualmente existem duas vacinas disponveis no Brasil. Elas protegem contra os subtipos 16 e 18 de HPV, eficazes contra as leses precursoras do Cncer de Colo do tero na mulher

rugas genitais, que est indicada tambm para o sexo masculino. Muitas vezes o homem considerado portador assintomtico do HPV, da a importncia do homem ser avaliado de maneira mais ampla, no apenas como parceiro de uma mulher possivelmente infectada, mas tambm como portador de uma infeco muito importante, que pode ser silenciosamente transmitida, devendo, portanto serem alvo da educao preventiva. Com isto, o emprego da vacina contra o HPV, tem-se revelado uma importante ferramenta na preveno das leses precursoras do cncer do

colo do tero. Embora a aceitao da vacina seja promissora, sua aplicao ainda est sendo muito restrita, muitas vezes por desconhecimento. As mulheres e os homens esto sendo informados sobre a vacina por meio de profissionais e por matrias da mdia direcionadas ao publico leigo. Percebe-se, com tudo isso, que a implementao de vrias iniciativas na conscientizao de medidas preventivas e rastreamentos do HPV, assim como a vacinao, so medidas que podem diminuir a incidncia e mortalidade deste tipo de cncer na populao atingida.

Informe Comercial

> Sbado, 24 de dezembro de 2011

Sade

Brasil ter bioinseticida contra dengue em 2012


Produto que promete ser um divisor de guas resultado de quase dez anos de pesquisas
O bioinseticida resultado de quase dez anos de pesquisas coordenadas pela cientista Elizabeth Sanches, que trabalha na Farmanguinhos, unidade da Fiocruz responsvel pela produo de medicamentos. Criado a partir do Bacillus thuringiensis e do Bacillus sphaericus, ele ser produzido na forma de comprimidos, para dissoluo em caixas dgua, ou em apresentaes maiores, para utilizao em audes e reservatrios. - No caso da dengue domiciliar, recomendvel a utilizao do comprimido hidrossolvel. O produto tem duas aes concomitantes: paralisa os msculos da boca e do intestino da larva e causa infeco generalizada nela - explicou Elizabeth. A pesquisadora garantiu que o bioinseticida no apresenta qualquer risco para o meio ambiente. - Ns fizemos todos os testes re-

pas contar com um importante aliado para combater a dengue no prximo ano. Um bioinseticida desenvolvido pela Fundao Oswaldo Cruz (Fiocruz) e fabricado por uma indstria farmacutica promete ser divisor de guas na luta contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da doena.

Campanhas contra tentam mobilizar a populao

ferentes a impacto ambiental e toxicologia da formulao em animais de sangue quente, inclusive. Temos a segurana dos produtos que desenvolvemos, justamente por serem aplicados em ambientes domiciliares - afirma. A Farmanguinhos concluiu o treinamento dos funcionrios da empresa BR3, vencedora da licitao e que poder iniciar a produo dentro de alguns meses, segundo Elizabeth. - A empresa acabou de ser treinada e est bem adiantada na implantao do projeto. Eu penso que no meio do ano que vem ns j tenhamos produtos dessa parceria tecnolgica - relata. Fonte: Agncia Brasil

> Sbado, 24 de dezembro de 2011

Informe Comercial

Do meu tonel

Lauro Trevisan

Pauta Cultural

laurotr@uol.com.br

Jesus versus Papai Noel

Cesare Barichello cesarebarichello@ gmail.com

Natal do Corao: Uma Histria de Amor

oje Natal. Em quem voc est ligado: em Jesus ou no Papai Noel? Ou nos dois? Ou em nenhum? Sim, porque h os que hoje vo deitar tediosamente na praia, olhando para o mar e se queixando do preo da cerveja e do peru assado. Os que esto ligados em religio tm na sua casa o prespio, o pinheirinho com presentes, o som emocionante das msicas natalinas, os smbolos cristos nas portas, e vo acompanhar a missa do galo ou o culto especial ao Aniversariante. Muitos, no entanto, s querem saber de Papai Noel, o velhinho de traje vermelho, gorro na cabea, botas pretas, que traz presentes e brada: Ho! Ho! Ho! Tenho ouvido queixas de setores religiosos dizendo que Papai Noel personagem comercial, feito para o consumismo e para desviar as pessoas do verdadeiro sentido do Natal. Para esses, Papai Noel deveria viver exilado na Lapnia. Devo dizer que Papai Noel tambm simbolismo cristo, infelizmente desconhecido de muitas igrejas. A origem do Papai Noel So Nicolau, Santa Claus. Nasceu na sia, em 275, ordenou-se sacerdote e sagrou-se bispo em Mira, Turquia, tornando-se muito conhecido por sua piedade, dedicao aos pobres e por seus milagres. Quando seus pais faleceram, herdou grande fortuna, que foi distribuindo de acordo com as necessidades dos pobres. Conta a histria que trs jovens de uma famlia pobre no tinham dote para o casamento e o maluco do pai as aconselhara a prostituir-se para conseguir o dinheiro para o dote delas. Nicolau ficou sabendo e jogou trs bolsas para dentro da casa, pela chamin, com dinheiro para o dote. Assim deu-se a fama de So Nicolau, com traje vermelho de bispo, que distribua presentes para as crianas bem comportadas e ouro para os pobres. V-se que a lenda do Papai Noel crist e muito crist. Deve continuar a ser valorizada. Hoje Natal. Noite de luz, de amor e de paz. Noite de reconciliao. Noite de festa na famlia. V a uma igreja, celebre o Aniversariante, que ele quer lhe oferecer o presente da felicidade. Basta que lhe diga com carinho: Feliz Aniversrio! Ento, voc sentir inusitada alegria ao sentar-se mesa para a tradicional ceia natalina. Caso contrrio, ser mais um jantar igual aos outros. Essa a noite do milagre. Noite feliz. Noite de emoes e encantamentos. Seu corao cantar de prazer e a varinha mgica dos anjos far voc ouvir estrelas, abraar o cosmo, e ter a misteriosa sensao de que o mundo nunca esteve to lindo e to feliz. E voc tambm.

assunto que est na boca do povo, nos mais recnditos lugares do municpio e regio Central do Rio Grande do Sul, a decorao natalina de Santa Maria. Basta estar em um banco da Praa Saldanha Marinho e ficar observando os comentrios das pessoas que esto sentadas ou que por ali transitam. noite o clima fica mais denso, as ruas ficam engarrafadas, a praa fica apinhada de gente. So os turistas e as famlias, que vem dos bairros, e com suas cadeiras de praia se renem para apreciar a decorao e degustar um chimarro. A rvore com 12 metros de altura, onde foram utilizadas 48 mil garrafas Pet a atrao principal para as fotos, juntamente com o Papai Noel e o Prespio confeccionado pelo grupo ArtPblica. O resultado disso uma populao com a autoestima nas alturas. Santa Maria nunca teve um Natal to lindo, comentam as pessoas entusiasmadas com tanta beleza. O Natal do Corao: Uma Historia de Amor, um evento da Prefeitura Municipal de Santa Maria em parceria com o CDL. O projeto foi desenvolvido e coordenado pela Secretaria de Turismo. A decorao contemplou os trs macro espaos da cidade: 1 - Centro Histrico; 2 - Centro Comercial; 3 - Acessos da Cidade. Mais de 350 pessoas trabalharam nesse projeto de incluso social, somando quase mil mos voluntrias para concretizar o Natal do Corao: Uma Historia de Amor. A temtica da decorao bastante tradicional, desde a concepo dos enfeites (guirlandas, bolas, laos, anjos, coraes e festes) e at as cores [verde, vermelho, amarelo, muito brilho, dourado e tecidos nobres]. Foi utilizado um total de 390 mil garrafas Pet no projeto, 178 mil microlmpadas e 18 km de mangueiras luminosas para decorar os prdios histricos e adornar as decoraes. As ruas Venncio Aires, Dr. Bozano, Astrogildo de Azevedo e Floriano Peixoto receberam coraes de flores com 1,6m de atura, instalados nas luminrias dos postes, totalizando 22 mil flores e 2.500 folhas. Nas rvores da Praa Saldanha Marinho e da primeira quadra da Avenida Rio Branco, esto 50 anjos, 600 bolas de natal e 9 metros de mangueira luminosa em cada uma. Luminrias, mangueiras luminosas e anjos ascendentes conferem um toque especial arquitetura e aos vitrais das duas catedrais da cidade, a Metropolitana Nossa. Senhora da Conceio e a do Mediador. O SENAC, CVI, BASM e as Escolas da Rede Municipal de Educao foram os maiores parceiros na destinao de voluntrios e arrecadao das garrafas Pet. A programao do Natal no Corao: Uma Historia de Amor no se restringe somente decorao. Muitos eventos musicais j esto acontecendo em vrios locais da cidade, como concertos da Orquestra Sinfnica de Santa Maria, Bandas da 3 DE, Brigada Militar, Base Area e 6 Brigada, apresentao de corais, como o Giuseppe Verdi de Santa Maria e o Santa Ceclia de Faxinal do Soturno. Dias 21 e 22 ser o grande momento do prdio da antiga SUCV, onde ocorrer um concerto nas sacadas, com crianas das escolas do municpio e o coral Giuseppe Verdi, regido pela Maestrina Enira Trindade. Algum me perguntou o que ser feito com os enfeites, depois do Natal, afirmando que apesar de reciclado, ainda continua sendo lixo. A resposta simples! Se bem armazenado nunca ser lixo e continuar enfeitando por mais duzentos anos nossa linda Santa Maria da Boca do Monte, a Cidade Cultura! Parabns a cidade de Santa Maria!

10

Informe Comercial

> Sbado, 24 de dezembro de 2011

Sade

Celulite no tem cura, mas deve ser tratada


Tratamento contra a celulite alia tecnologia e bem estar das pacientes
celulite uma patologia gentica que atinge a maioria das mulheres e que no possui cura, mas que deve ser tratada. A partir de um tratamento adequado pode-se conseguir uma reduo do grau da celulite, melhorando expressivamente a aparncia da pele, alm de impedir que o quadro piore. O causador da celulite o hormnio estrognio, que no est presente nos homens. O problema comea a aparecer normalmente na adolescncia, durante a puberdade. A associao da puberdade com o uso do anticoncepcional e uma gestao em que h uma alterao da concentrao do estrognio tambm so fatores que podem desencadear a celulite. Tambm pode agravar a patologia o sedentarismo; alimentao rica em sal, produtos artificiais, acares e gorduras; fumo; estresse; beber pouca gua; e at o sono intranquilo.

Spectra G2 - Aparelho de radiofrequncia de ltima gerao que apresenta programas especficos para o tratamento de celulite e tambm para flacidez de pele. Proporciona um aquecimento dos tecidos subcutneos (tecidos abaixo da pele derme e hipoderme)

Conforme a fisioterapeuta e professora da psgraduao da Ulbra, Danielle Cieckovicz, as mulheres com bitipo ginide (silhueta do tipo pera ou violo, possuindo cintura, trax e abdmen pequenos e quadril saliente) so as que possuem maior probabilidade de possuir celulite. Danielle atua h dez anos na rea e j realizou diversas palestras pelo Brasil sobre o tema. Em sua clnica, em Santa Maria, ela possui equipamentos de ponta que ajudam a controlar o problema. Mas antes da tecnologia entrar em cena, realizado um diagnstico da paciente. Segundo Danielle, nem tudo para todos, pois h celulites diferentes (dura, flcida ou edematosa), e genticas, musculaturas e hbitos da vida diria distintos. - levado em conta o tempo de tratamento, frequncia e quanto a cliente est disposta a investir. Sugerimos somente o tratamento indicado para ela, pois no existe uma frmula milagrosa que acabe com a celulite em definitivo. As terapias combinadas e includas num nico equipamento acabam sendo aplicadas de forma igual para todas as pessoas - explica. Entre os principais equipamentos que Danielle trabalha esto o Manthus, Cellutec e Spectra G2 (veja nas fotos). De acordo com a fisioterapeuta alguns tratamentos j lanados h algum tempo continuam eficientes e alcanando bons resultados. Um exemplo o Manthus que foi lanado h cinco anos, mas ainda essencial devido s ondas mecnicas. O mesmo vale para a Eletroliplise, Plataforma Vibratria e o Invel. - A celulite uma patologia que envolve a derme e hipoderme. Os furinhos que a paciente v so fibroses, retraes das fibras. Com o Spectra G2 consigo reorganizar a derme, atenuando a irregularidade do tecido e com o Cellutec estimula-se a circulao e mobiliza-se o tecido gorduroso, melhorando expressivamente o aspecto da pele - afirma Danielle.

Fotos Maiquel Rosauro

Manthus - Aparelho de terapia combinada que inclui ultrassom (ondas mecnicas) com correntes eltricas

Cellutec - Equipamento que vai melhorar a circulao do tecido a partir dos movimentos circulares, vibratrios associados endermologia

> Sbado, 24 de dezembro de 2011

Informe Comercial

11

Eventos

Comece o Ano Novo iluminado


Fogos de artifcio so a grande atrao das festas de final de ano. Mas voc sabe quais adquirir?
Fotos Divulgao

atal e Ano Novo so cerimnias festivas que pedem uma produo especial. Sobretudo na virada de ano, nada combina melhor do que fogos de artifcio. Mas voc sabe quais produtos comprar?

Conforme a Kaboom Pirotecnia, primeira empresa especializada em artigos pirotcnicos de Santa Maria, primeiro preciso levar em conta qual o seu propsito: mais tempo de fogos ou uma maior intensidade de exploses. Seja qual for seu objetivo, a empresa tem tudo o que voc necessita. No apenas realiza a venda do material, como tambm presta toda a assistncia necessria para instalar os fogos. Todos os produtos comercializados na loja so aqueles autorizados para as pessoas usarem em casa durante alguma festividade. Nesta poca do ano, boa parte dos consumidores est adquirindo baterias com 12 foguetes, o que garante um bom tempo de espetculo. A Kaboom tambm trabalha com shows para casamentos, aniversrios, formaturas, festas empresariais e tambm presta atendimento para Prefeituras. Alm disso, tambm oferece produtos personalizados para eventos, como adesivos, caixas, embalagens, convites, canecas e latinhas Mint To Be.
Em Santa Maria, a Kaboom trabalha com artigos pirotcnicos para empresas e consumidores no varejo As festas de final de ano se tornam marcantes graas aos fogos de artifcio

Voc pode escolher entre ter uma maior intensidade de fogos ou um tempo maior dos efeitos pirotcnicos

12

Informe Comercial

> Sbado, 24 de dezembro de 2011

Vous aimerez peut-être aussi