Vous êtes sur la page 1sur 10

A VISO DOS ALUNOS SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM A DISTNCIA 05/2008

Lusana Caroline Costa de Arajo Verssimo - Instituto de Ensino Superior COC


e-mail: lusanav@hotmail.com

Marina Caprio - Instituto de Ensino Superior COC e-mail: marinacaprio@coc.com.br


Categoria do Trabalho F - Pesquisa e Avaliao Setor Educacional 2.3.2 3 Educao Universitria Natureza 2.3.3 A Relatrio de Pesquisa Classe 2.3.4 1 Investigao Cientfica

Resumo
O presente trabalho de pesquisa analisou a Histria do Ensino a Distncia no Brasil, tal qual seu crescimento, os profissionais que atuam nessa modalidade de ensino e tambm a formao dos futuros profissionais que estudam na modalidade superior a distncia. Para tanto foi realizada uma pesquisa coletando informaes e opinies de futuros educadores que cursam o ensino superior presencial e a distncia, comparando as opinies e pensamentos desta modalidade no processo de ensino-aprendizagem do aluno. Palavras Chave: Ensino a Distncia, educao, ensino-aprendizagem.

2 1Introduo Este trabalho tem como objetivo compreender o processo de implantao e crescimento da educao a distncia no Brasil, assim como, compreender como os atores envolvidos se relacionam. De acordo com a Histria da Educao a Distncia no Brasil possvel perceber que nosso pas se destaca na oferta de cursos superiores a distncia, podendo assim oferecer oportunidade de pessoas interessadas em ter um diploma de nvel superior com mais acessibilidade. Vilarinho (2007) relata que no Brasil, a primeira notcia que se tem da Educao a Distncia foi em 1891, momento em que era oferecido um curso de datilografia por meio de anncio de jornal. Como essa modalidade de ensino vem crescendo e conquistando seu espao com bastante sucesso e eficcia, cada vez mais comum as pessoas procurarem o Ensino a Distncia para complementar a formao acadmica atualizando-se profissionalmente com cursos, treinamentos e possibilitando as pessoas a cursarem o ensino superior. No Brasil o dficit de profissionais da educao muito alto, segundo pesquisas realizadas pelo Ministrio da Educao hoje no Brasil faltam cerca de 711 mil professores entre Educao Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Mdio. Com isso o governo tem cada vez mais levado a srio o Ensino a Distncia, procurando autorizar cursos de licenciatura, claro que, com qualidade. O EAD cresceu por volta de 60% ao ano nos ltimos quatro anos e apareceu como ensino superior de timas universidades, tecnologia, credibilidade e necessidades do mundo corporativo que vivemos hoje, exigindo que a educao continuada seja regra para quem quiser ter empregabilidade e competitividade nessa rea de educao. De acordo com pesquisas realizada pela ABED e apresentada no Anurio de Educao a Distncia, o Brasil teve, em 2006, 2,279 milhes de alunos a distncia matriculados em vrios tipos de cursos. A instituio de ensino superior que se prope a oferecer a educao a distncia precisa criar uma equipe especializada para essa modalidade de ensino. Faz parte dessa equipe o professor, o tutor, o monitor, o autor, o designer instrucional, entre outros. So pessoas que assumem posies e funes fundamentais no processo educacional. de fundamental importncia que todo material desenvolvido para a educao a distncia seja planejado, estruturados e que tenha os profissionais qualificados envolvidos no processo de produo e elaborao dos materiais a serem disponibilizados aos alunos, para garantir o melhor ensino possvel aos alunos. Os sistemas e programas de Educao a Distncia devem ser bem elaborados e definidos, pessoas muito bem preparadas, material didtico adequado, com uma linguagem clara e principalmente com meios apropriados para transmitir e mediar o conhecimento desde seu local de origem.

2O Processo de Ensino-Aprendizagem em EaD Com o aumento da Educao a Distncia no Brasil, preciso garantir a qualidade desse ensino. Para que possamos obter um resultado de qualidade no Ensino Distncia preciso alm de sistemas e programas bem elaborados e definidos, pessoas muito bem preparadas, material didtico adequado, com uma

3 linguagem clara e principalmente de meios apropriados de transmitir e mediar o conhecimento desde seu local de origem, ou seja, de onde tudo produzido at o aluno, devendo existir instrumentos de apoio para orientao aos alunos atravs de plos regionais que tem o papel de orientar esses alunos para que o ensino seja de qualidade e proveitoso. O papel do professor ou instrutor na realidade a pessoa que no deixa com que o assunto discutido saia do foco, porm a maioria do conhecimento construda pelos prprios alunos com a troca de informaes por meio de recursos sncronos, comunicao essa que muitas vezes feita atravs do intermdio do computador com chats ou por videoconferncia, telefone, entre outros e tambm por recursos assncronos, termo muito comum na Educao a Distncia, pois se trata de um ambiente em que as pessoas tm acesso ao conhecimento e as informaes por meio de uma rede de computadores de qualquer lugar e em qualquer momento, por exemplo, por e-mail, fruns, entre outros, sem a participao simultnea dos professores ou pessoas envolvidas no processo de ensino-aprendizagem. de fundamental importncia instituio que oferece a educao a distncia colocar disposio dos alunos e professores a possibilidade de uma interao e de uma interatividade segura, pois esses recursos devem ser pensados e estruturados para que haja o auxilio da auto-aprendizagem e assim suprir a ausncia fsica dos professores e alunos dos cursos. A Metodologia em educao a distncia deve ser pensada e analisada de forma a permitir que a transmisso e a efetivao do conhecimento sejam acessveis a todos, com uma comunicao ativa e com materiais didticos bem elaborados, sendo auto-explicativo e motivador.

3Formao de Professores em EaD De acordo com Ministrio da Educao, a Coordenao Geral de Regulamentao do Ensino Superior da SESu, de janeiro at o comeo de maro de 2005, reconheceu um total de 212 cursos sendo nas reas da sade, cincias humanas e exatas em 21 em instituies federais. A maior parte dos processos foi na rea de licenciatura com habilitaes para orientao educacional, magistrio, administrao escolar e matrias pedaggicas do ensino mdio, alm de pedagogia, matemtica e biologia, reas com grande dficit de profissionais como consta o levantamento feito pelo Ministrio da Educao (MEC).
Segundo Pilati, o processo de reconhecimento de curso demora um ano e meio. "Da o porqu da instituio entrar com processo de reconhecimento no MEC, na metade de concluso da primeira turma", diz. Ao comentar as expectativas para o prximo ano, Pilati enfatiza que as instituies de ensino superior fazem parte do processo de reconhecimento ou renovao dos cursos. "Elas tm obrigaes, como no retardar a abertura dos processos de reconhecimento e de renovao de reconhecimento dos cursos. H fatores que levam todos a trabalhar juntos."

A Educao a Distncia nos mostra ser uma alternativa preciosa para um pas como o Brasil, a desigualdade na distribuio de oportunidades educacionais so fatos claros e inquestionveis. Como podemos constatar com

4 informaes relatadas anteriormente, a educao a distncia para cursos superiores vem crescendo a cada dia, principalmente que diz respeito a cursos de licenciatura. Com a Evoluo da educao a distncia no Brasil cresce a oportunidade de mais pessoas terem cursos superiores de qualidade, podendo tambm diminuir o dficit de profissionais da educao que temos no Brasil hoje. A educao deve sempre ser colocada em primeiro lugar nos planos do governo, pois a formao de cidado em que est em questo, so pessoas que podem formar outras pessoas e assim construir uma grade de aprendizado. 4Materiais e Mtodo 4.1 - Participantes Pesquisados Para analisar a viso dos alunos sobre o processo de ensino-aprendizagem a distncia foram levantados dados por meio de um questionrio respondido por 42 universitrios de curso de formao de professores na modalidade presencial e 21 universitrios de curso de formao de professores na modalidade a distncia. 4.2 - Material Utilizado O material utilizado para pesquisa foi um questionrio impresso. Convidei os universitrios que quisessem participar da pesquisa, onde deixei clara a importncia da participao de todos, porm que eles no eram de maneira alguma obrigados a participar da pesquisa que estava sendo realizada naquele momento. 4.3 - Procedimento de Trabalho Para a entrevista no ensino presencial, o questionrio foi entregue pessoalmente aos universitrios do curso de formao de professores na modalidade e foi explicado que a pesquisa no estava relacionada a instituio de ensino, e sim, uma etapa fundamental para o desenvolvimento do trabalho de concluso do curso de Licenciatura em Computao. O questionrio respondido por esses alunos continha 6 questes que atravs delas foi possvel observar a viso dos alunos que freqentam o curso superior presencial tem do processo de ensino-aprendizagem a distncia. Para a entrevista na educao a distncia, o questionrio foi enviado ao tutor local da unidade da cidade de Araraquara (So Paulo), onde esse tutor aplicou o questionrio aos universitrios do curso de formao de professores. O tutor explicou que a pesquisa era uma etapa fundamental para o desenvolvimento do trabalho de concluso de curso de Licenciatura em Computao. O questionrio respondido por esse universitrios continha 5 questes, onde atravs dessas questes foi possvel observar a viso do aluno em freqentar o curso superior a distncia. 4.4 - Anlise de Dados Iremos conhecer os resultados obtidos na pesquisa realizada com universitrios de curso de formao de professores do curso presencial. As questes que continham no questionrio e o resultado obtido dos entrevistados foram:

5
Voc sabe o que e Educao a Distncia?

2,38%

Sim No

97,62%

Grfico 1: Voc sabe o que Educao a Distncia? O resultado obtido foi de 97,62% dos entrevistados sabiam o que era o Ensino a Distncia e 2,38% no conheciam sobre o assunto.

Voc escolheria um curso superior (de graduao) a distncia para freqentar?

28,57%

Sim No 71,43%

Grfico 2: Outra pergunta contida no questionrio foi: Voc escolheria um curso superior (de graduao) a distncia para freqentar? O resultado obtido foi de 28,57% dos entrevistados escolheriam o Ensino a Distncia para a formao superior e 71,43% no cursariam a graduao a distncia.

Para voc, o ensino a distncia tem a mesma qualidade que o ensino presencial?

26,19%

Sim No

73,81%

Grfico 3: Outra perguntada contida no questionrio foi: Para voc, o ensino a distncia tem a mesma qualidade que o ensino presencial? O resultado foi de 26,19% dos entrevistados acreditam que o Ensino a Distncia e o Ensino Presencial tm a mesma qualidade e 73,81% dos entrevistados acreditam no ter a mesma qualidade entre o Ensino Presencial e o Ensino a Distncia

6 Para voc, a educao a distncia tem a mesma qualidade que o ensino presencial? Por qu? As respostas mais freqentes foram as seguintes: Ficou em evidncia que 17 entrevistados acreditam que a educao a distncia no possui a mesma qualidade de ensino pela falta de interao entre professor-aluno, 4 entrevistados acreditam que no possui a mesma qualidade por no ter o retorno do professor, 8 entrevistados acreditam no ter a mesma qualidade de ensino pela falta de troca de aprendizagem, 6 entrevistados acreditam que no possui a mesma qualidade pela dificuldade em acompanhar um curso a distncia, 3 entrevistados acreditam que a educao a distncia tem a mesma qualidade de ensino que o presencial por os alunos terem autonomia de aprendizado e 5 entrevistados acreditam que sim por acreditar que o responsvel pela qualidade do processo de ensino-aprendizagem responsabilidade do aluno. Como voc acredita que ocorre o processo de ensino-aprendizagem a distncia? As respostas mais freqentes foram as seguintes: dos 42 entrevistados 6 acreditam que o ensino presencial parecido com o Ensino a Distncia, por utilizar os mesmos contedos e os mesmos planos de ensino, 18 entrevistados acreditam que o processo de ensino-aprendizagem ocorre por meio de apostilas, internet e aulas presenciais, 9 entrevistados acreditam que a rotina de estudo, pesquisas e dedicao faz todo o diferencial no processo de ensino-aprendizagem a distncia, 2 entrevistados ressaltaram que a falta de esclarecimento das dvidas nas aulas presenciais pode prejudicar o processo, 3 entrevistados acreditam que a educao a distncia vago por no ter contato com o professor para fazer o debate sobre o assunto, 4 entrevistados acreditam que a educao a distncia diferente do Ensino Presencial pela falta da relao professor-aluno, 1 entrevistado acredita que o facilitador do aprendizado acaba sendo o livro, 3 entrevistados acreditam que o processo de ensino-aprendizagem a distncia deixa a desejar. De acordo com os dados apresentados no questionrio respondido por uma turma de universitrios de curso de formao de professores na modalidade presencial, possvel perceber que em sua maioria os alunos sabem o que a Educao a Distncia, porem em sua maioria no escolheria um curso na modalidade a distncia para estudar, por acreditar principalmente que a falta de interao e troca de experincia entre professor-aluno e alunoaluno no ocorre e com isso no possvel obter a mesma qualidade que o ensino presencial. Um ponto que me chamou muita ateno nas respostas do questionrio foi que os alunos acreditam que no conseguiriam acompanhar um curso a distncia pela dificuldade de acompanhar esse processo de ensinoaprendizagem. Este mesmo questionrio foi respondido por universitrios de curso de formao de professores na modalidade a distncia. As perguntas que continham no questionrio e o resultado obtido dos entrevistados so apresentados a seguir. Por que voc escolheu um curso de graduao a distncia? O resultado obtido foi que 15 universitrios responderam que foi devido a falta de tempo, 17 universitrios responderam foi pela praticidade de assistir aulas apenas uma vez por semana, 9 universitrios responderam que foi pelo valor da mensalidade, 4 universitrios responderam que foi devido a influncia de amigos e 4 universitrios entrevistados responderam que foi por que na cidade no tem curso de graduao.

7 Voc faria mais algum curso a distncia? Por qu? Dos 24 universitrios entrevistados, 13 universitrios afirmaram que fariam devido a flexibilidade para os estudos, 4 dos entrevistados afirmaram fariam pela busca do aprendizado, 1 universitrio respondeu que faria apenas para obter mais um diploma, 1 universitrio respondeu que faria, pois at o momento o curso corresponde a suas expectativas, 1 universitrio respondeu que faria mais um curso a distncia somente por j obter uma outra graduao presencial e 1 universitrio respondeu que faria mais um curso a distncia pelo acessvel valor da mensalidade.
Para voc, o ensino a distncia tem a mesma qualidade que o ensino presencial?

4,17%

Sim 50,00% 45,83% No No opiou

Grfico 4: A prxima pergunta que consta no questionrio : Para voc, o ensino a distncia tem a mesma qualidade que o ensino presencial? O resultado obtido foi de 50,00% dos entrevistados afirmaram que a qualidade do Ensino a Distncia a mesma e 45,83% dos entrevistados acreditam que a qualidade do Ensino a Distncia no a mesma do Ensino Presencial.

Para voc, a educao a distncia tem a mesma qualidade que o ensino presencial? Por qu? Ficou claro que 7 universitrios entrevistados acreditam que a qualidade igual ou at superior que o ensino presencial, 4 universitrios acreditam que tem a mesma qualidade pela intensidade de estudo, 3 universitrios acreditam que se o ensino for levado a srio ter a mesma qualidade que o ensino presencial, 6 universitrios acreditam que a educao a distncia no tem a mesma qualidade que o Ensino Presencial devido a falta de troca de conhecimento entre professor/aluno e aluno/aluno, 4 universitrios entrevistados acreditam que a qualidade no a mesma devido a quantidade de aulas presenciais, 1 universitrio entrevista acreditam que no tem a mesma qualidade pelo contedo estudado ser resumido e 1 universitrio relata que a troca de conhecimento entre professor/aluno intimidada pela existncia da cmera que o filma no momento da interatividade. De acordo com os dados apresentados no questionrio respondido por um grupo de universitrios de curso de formao de professores na modalidade a distncia, possvel perceber que em sua maioria os universitrios fariam outro curso na modalidade a distncia, por relatarem a falta de tempo, praticidade de assistir aula presencial apenas uma vez por semana, pelo valor da mensalidade e tambm por muitas vezes a cidade em que esse universitrio reside no oferecer o curso escolhido.

8 Um fato bastante curioso encontrado na pesquisa foi que ficaram divididas as opinies quanto foi comparada a qualidade da educao a distncia e do Ensino Presencial. Parte dos universitrios acredita que a educao a distncia possui a mesma ou at qualidade superior ao Ensino Presencial pela dedicao de estudo maior, onde o aluno tem que realmente levar o curso a srio para assim conseguir acompanhar e ter uma boa formao e parte dos universitrios entrevistados acredita no ter a mesma qualidade pela falta da troca de conhecimento e at mesmo pela quantidade de aulas presenciais menores que no presencial.

5Consideraes Finais De acordo com o estudo realizado sobre o processo de ensino-aprendizado no Ensino a Distncia, possvel perceber atravs de sua histria que o Brasil um pas que investe cada vez mais nessa modalidade de ensino, propiciando para muitas pessoas a formao de qualidade. Este investimento do governo se d em maior escala pelo dficit de professores em nosso pas, devido a ausncia de instituies de ensino superior que oferecem tal formao, especialmente, considerando a extenso do territrio nacional. Neste sentido a EaD uma possibilidade de democratizar o acesso a educao superior. possvel constatar atravs de pesquisas de campo realizada, que ainda hoje exige o preconceito por parte de algumas pessoas no que se refere ao Ensino a Distncia, acredito que esse fato se d pela falta de informaes do funcionamento dos cursos oferecidos a Distncia. Acredito tambm que o processo de ensino pode ser bom ou ruim independente da modalidade. Quantos de ns no conhecemos cursos presenciais de baixa qualidade? Os ltimos resultados do ENADE1 corroboram esta idia. Deste modo, um curso a distncia com professores qualificados, mdias interrelacionadas, podem construir um processo que o ensino e a aprendizagem ocorram de forma satisfatria. Uma forma de a educao a distncia ser realmente conhecido a maior divulgao do processo de ensino-aprendizagem, a qualidade de ensino em que a instituio oferece aos seus alunos, para que assim o paradigma de que cursar a educao a distncia mais fcil que o Ensino Presencial e com isso construir a idia que no existe qualidade em estudar a distncia. A elaborao deste trabalho foi de total importncia para minha formao pela oportunidade de conhecer mais afundo o processo de ensinoaprendizagem a distncia, desde sua origem e como vem crescendo no Brasil e principalmente podendo conhecer a opinio dos alunos sobre o Ensino a Distncia, pois sabendo a opinio desses alunos possvel sempre melhorar o processo de ensino-aprendizagem e assim termos profissionais bem formados e capacitados para o mercado de trabalho. possvel perceber que ainda existe um preconceito muito grande quando nos referimos a educao a distncia, porm com o crescimento e respeito que essa modalidade de ensino vem conquistando perceptvel que essa viso de ensino com qualidade secundria acabar em breve, fazendo com que a educao a distncia seja to respeitada e reconhecida como o ensino presencial.

9 Atravs deste estudo evidencia-se que para o processo de ensino e aprendizagem a distncia ocorra no necessrio apenas tecnologia, mas sim todo apoio e suporte didtico-pedaggico necessrio para qualquer modalidade de ensino.

Exame Nacional de Desempenho realizado pelo MEC, anualmente, com ingressantes e concluintes do ensino superior

10 Referncias Breve histrico da EaD no Brasil. Disponvel em http://www.telebrasil.org.br/ead.pdf. Acesso em 22/04/2007). Cresce a procura por EAD no Brasil. Disponvel em http://www.ibtf.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=107&Itemi d=1. Acesso em 02 de mai. 2007.

Educao Superior a Distncia. Disponvel em http://portal.mec.gov.br/sesu/index.php?option=content&task=category&sectioni d=7&id=100&Itemid=298. Acesso em 05 de mai 2007. MEC reconheceu este ano 212 cursos superiores, a maioria de licenciatura Disponvel em http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u17176.shtml. Acesso em 08 de mar. 2007. MORAN, J. M. Avaliao do Ensino Superior a Distncia no Brasil, 2006. Disponvel em http://www.eca.usp.br/prof/moran/avaliacao.htm. Acesso em 08 de jan. 2007. VILARINHO, L. R. Educao Continuada e Educao a Distncia: Anomalias no Contexto do Paradigma Tradicional de Ensino? 2007. Disponvel em http://www.anped.org.br/reunioes/24/T0442890705758.DOC. Acesso em 22 de mai. 2007.

Vous aimerez peut-être aussi