Vous êtes sur la page 1sur 4

1

IV SEMINRIO NACIONAL DE FORMAO (SNF) CHAMADA PARA LANAMENTO DE LIVROS NO IV SEMINRIO NACIONAL DE FORMAO (SNF) O Segmento Universidades do Frum Permanente de Educao de Jovens e Adultos do Tocantins FPEJA-TO, representando o coletivo dos Fruns de EJA do Brasil torna pblico a chamada de seleo de livros para lanamento que renam reflexes e experincias sobre a educao de jovens e adultos no Brasil. O(s) livro(s) sero lanados no IV Seminrio Nacional de Formao de Educadores de Jovens e Adultos (SNF) Processos formativos em EJA: Prticas, saberes e novos olhares, Palmas-TO, 29.10 a 01.11.2012.

CAPTULO I - DO OBJETO Art. 1 - Constitui objeto da presente chamada seleo de livros publicados sobre educao de jovens e adultos no IV Seminrio Nacional de Formao de Educadores de Jovens e Adultos (IV SNF).

CAPTULO II - DO TEMA E CONTEDO Art. 2 - A temtica a ser desenvolvida pelos livros inscritos deve estar relacionada ao tema do IV SNF Processos formativos em EJA: Prticas, saberes e novos olhares. Pargrafo Primeiro: Sero aceitos livros que versem sobre: As especificidades da formao do professor/educador de jovens e adultos na I. perspectiva da escolarizao, seus desafios e perspectivas; As especificidades da formao do professor/educador de jovens e adultos nas II. prticas de educao popular para alm da escolarizao; III. Experincias de formao inicial e continuada de professores/educadores de jovens e adultos nos currculos dos cursos de Pedagogia e das demais licenciaturas e na Educao Bsica, Tcnica e Tecnolgica e, em projetos de pesquisa e extenso das instituies de ensino superior em diferentes possibilidades e perspectivas, incluindo os ambientes virtuais de aprendizagem; IV. Estratgias que garantam a formao inicial e continuada de professores/educadores populares e professores de EJA nas instituies de ensino superior.

Pargrafo Segundo: Todas as despesas de transporte/deslocamento dos autores com livros aprovados para lanamento ocorrem por conta prpria do participante. Caso o(s) autor(es) seja(m) delegado(s) de um dos 27 fruns EJA e/ou parceiros, esse(s) ter(ao) alimentao e hospedagem garantidos pelo IV Seminrio Nacional de Formao de Educadores de Jovens e Adultos (SNF), com recursos oriundos da Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao, Diversidade e Incluso (SECADI) do Ministrio da Educao (MEC).

CAPTULO III - DO PRAZO E DA FORMA DE INSCRIO Art. 3 - As inscries para o lanamento de livros so gratuitas e devero ser realizadas pelos concorrentes, por meio de e-mail, at 01 de outubro de 2012, para o seguinte endereo eletrnico: gipounitins@gmail.com. Pargrafo Primeiro: No sero aceitas inscries de livros que no cumpram com as exigncias contidas nesta chamada, nem as apresentadas fora do prazo nele estabelecido.

CAPTULO IV - DAS CONDIES GERAIS DE PARTICIPAO Art. 4 - Podem participar pesquisadores (brasileiros ou de outras nacionalidades) que desenvolvam atividades de ensino, pesquisa, extenso e ps-graduao ligados a qualquer uma das reas temticas indicadas no artigo 2 da presente chamada pblica e que tenham por foco a educao de jovens e adultos (EJA). Pargrafo nico: Cada concorrente pode participar enviando apenas um livro na qualidade de autor e/ou co-autor. Art. 5 - A inscrio deve ser encaminhada para o endereo indicado no Art. 3 desta chamada, devendo o ttulo do livro, uma cpia do(s) currculo(s) resumido(s) do autor(es) e 01 (um) arquivo PDF do livro (a ser distribudo ao(s) parecerista(s) da Comisso Cientfica para avaliao). CAPTULO V - DO LANAMENTO DO(S) LIVRO(S) Art. 6 - Sero selecionados o(s) livro(s) apreciado(s) pela Comisso Cientfica, sendo que no lanamento, ser designado 01 (um) debatedor(a) ser pela Comisso Organizadora para dinamizar e aprofundar as discusses poltico-pedaggicas referentes a educao de jovens e adultos contidas no livro. Pargrafo Primeiro: O apresentador ter 20 minutos para exposio de seu livro, sendo livre o aprofundamentos poltico-pedaggico que julgue necessrio dar.

Pargrafo Segundo: O apresentador dever estar preparado para interagir com os questionamentos dos participantes do lanamento. Pargrafo Terceiro: Na ausncia de livros aprovados para lanamento, a Comisso Organizadora do IV SNF reserva-se o direito de convidar pesquisadores e professores com experincias relevantes em mbito local, estadual, regional, nacional e/ou internacional para lanar seus trabalhos durante a programao.

CAPTULO VI - DA AVALIAO POR PARES Art. 7 - Todos os livros recebidos sero avaliados pela Comisso Cientfica do IV Seminrio Nacional de Formao de Educadores de Jovens e Adultos. Art. 8 - A Comisso Cientfica do IV Seminrio Nacional de Formao de Educadores de Jovens e Adultos ser formada por profissionais do segmento Universidade pertencentes ao Frum Permanente de Educao de Jovens e Adultos do Tocantins FPEJA-TO indicados especialmente para essa avaliao. Art. 9 - A anlise da Comisso Cientfica considerar: 1. Pertinncia com a temtica proposta; 2. Qualidade acadmica do texto; 3. Adequao e correo da linguagem; 4. Rigor cientfico. Pargrafo Primeiro: A Comisso Cientfica avaliar todo(s) o(s) trabalho(s) recebido(s), considerando-o(s) pertinente(s) para apresentao e no pertinentes(s) para apresentao.

DISPOSIES GERAIS Art. 10 - As inscries obedecero aos seguintes critrios: I. Somente sero consideradas inscries que estejam em estrita conformidade com as normas estabelecidas nesta chamada. II. A documentao e/ou qualquer outro material recebido no ato da inscrio no ser devolvido. III. No sero aceitas solicitaes de inscries de outra forma que no a especificada nesta chamada. IV. Todo trabalho aprovado dever possuir o autor principal vinculado a um dos fruns EJA do Brasil e seus parceiros regionais, estaduais e/ou nacionais. Art. 11 Qualquer(quaisquer) outra(s) situao(es) no indicada(s) nessa chamada pblica ser(o) dirimida(s) pela Comisso Organizadora do IV Seminrio Nacional de

Formao de Educadores de Jovens e Adultos (SNF) Processos formativos em EJA: Processos Prticas, saberes e novos olhares Palmas, 29.10 a 01.11.2012.

Palmas, agosto de 2012 Comisso Organizadora IV Seminrio Nacional de Formao de Educadores de Jovens e

Adultos (SNF) Processos formativos em EJA: Prticas, saberes e novos olhares Processos Palmas, 29.10 a 01.11.2012.
Realizao:

Instituies de Educao Superior promotoras:

Vous aimerez peut-être aussi