Vous êtes sur la page 1sur 29

Palestra para Ministrio do Meio-Ambiente - MMA :Tcnicas Multiplicadoras:

-produo de campanhas publicitrias -produo de informativos -sites e blogs -videoconferncia

LEANDRO ROLIM - produtorleandro@hotmail.com

Palestra para Ministrio do Meio-Ambiente - MMA :Tcnicas Multiplicadoras:

O que vamos estudar em trata de Comunicao e Marketing.

Conferir Vdeo do Atendimento Telefnico

LEANDRO ROLIM - produtorleandro@hotmail.com

content is king Bill Gates, 1996

content is king com solues criativas melhor

CRM E COMUNICAO
CRM - Customer Relationship Management conjunto de processos e tecnologias para gerenciar relacionamentos com clientes efetivos e potenciais e com parceiros de negcios por meio do marketing, vendas e servios, independentemente do canal de comunicao. As empresas vendendo solues para se aproximar do cliente. Um compromisso estratgico.

CRM E COMUNICAO

O que interessa agora a Comunicao, me de toda essa discusso e tecnologias.

O meio a mensagem. McLuhan, 1967

preciso saber usar os meios com todas as tecnologias.

Manuel Castells cita trs processos que formataram a nova estrutura social baseada em redes:

exigncia por uma economia com flexibilidade administrativa e por globalizao; as demandas da sociedade por liberdade individual e de comunicao aberta; avanos extraordinrios na computao e nas telecomunicaes possibilitados pela revoluo microeletrnica.

reviver viver...

-RELAO COM CLIENTES ANTES: *CARTAS *IMPRESSOS *CURSOS DISTNCIA EM PAPEL *VENDEDOR PORTA-A-PORTA

HOJE: *TUDO DE ANTES + *INTERNET *MOBILE *INTERATIVIDADE

E no Marketing Digital???

Produo Publicitria
Campanha publicitria uma srie de anncios produzidos dentro de um e planejamento estratgico diferenciado e nico voltado para cada cliente. como? - Meios de comunicao, seja de massa (Rdio, TV, Jornais, Revistas e Internet) ou segmentado (Mala-Direta e Telemarketing) - Aes promocionais - Promoes, outdoors, outbus/ backbus, shows promocionais, distribuio de brindes, desfiles, eventos em geral, degustao

conceito

Produo Publicitria

conceito
em linhas gerais: Conceito a premissa da campanha, o que o pblico dever compreender da mensagem transmitida. mas vai alm disso... deve carregar nele o aspecto filosfico da mensagem publicitria desejada. um anncio isolado, por mais criativo que seja, tem muito pouca eficcia se comparado a uma campanha completa, com diversas peas diferentes, desde que nesta campanha se mantenha o mesmo conceito criativo.

Produo Publicitria

CAMPANHAS INTERESSANTES:

Produo Publicitria

CAMPANHAS INTERESSANTES:

Produo Publicitria

CAMPANHAS INTERESSANTES:
Outras campanhas impactantes (fonte: Pensando Verde - UOL) passar VT com fotos. Assistir VTs comerciais (premiado Holanda, Coelhinho PomPom, Ford Fusion) Assistir Comerciais MMA, WWF e Greenpeace.

Produo de Informativos

As ferramentas eletrnicas, alm das tradicionais impressas como revistas, impressos, jornais e livros, devem ser utilizadas para aumentar a acessibilidade da informao. preciso ter sempre a preocupao de passar a informao precisa e de fonte confivel, isso no deve ser diferente dentro dos rgos pblicos, que devero alimentar a imprensa com informaes oficiais.

Produo de Informativos

a assessoria de comunicao e seu papel: - criar um plano de comunicao (estabelecer a importncia deste instrumento tanto no relacionamento com a imprensa como os demais pblicos internos e externos); - colaborar para a compreenso da sociedade do papel da organizao; - estabelecer uma imagem comprometida com os seus pblicos; - criar canais de comunicao internos e externos que divulguem os valores da organizao e suas atividades;

Produo de Informativos
a assessoria de comunicao e seu papel: - detectar o que numa organizao de interesse pblico e o que pode ser aproveitado como material jornalstico; - desenvolver uma relao de confiana com os veculos de comunicao; - avaliar frequentemente a atuao da equipe de comunicao, visando alcance de resultados positivos; - criar instrumentos que permitam mensurar os resultados das aes desenvolvidas, tanto junto imprensa como aos demais pblicos; - preparar as fontes de imprensa das organizaes para que atendam s demandas da equipe de comunicao de forma eficiente e gil.
Fonte: FENAJ

Sites e Blogs
Os sites da Internet, em geral, podem ter os seguintes propsitos:

Institucional: muitas empresas usam seus sites como ponto de contato entre uma instituio e seus clientes, fornecedores, etc. No caso de instituies comerciais, usam-se sites tambm para comrcio eletrnico, recrutamento de funcionrios etc. Instituies sem fins lucrativos tambm usam seus sites para divulgarem seus trabalhos, informarem a respeito de eventos etc. H tambm o caso dos sites mantidos por profissionais liberais, para publicarem seus trabalhos. Informaes: veculos de comunicao como jornais, revistas e agncias de notcias utilizam a Internet para veicular notcias, por meio de seus sites. Jornalistas freelancer e indivduos comuns tambm publicam informaes na Internet, por meio de blogs e podcasts. Aplicaes: existem sites cujo contedo consiste de ferramentas de automatizao, produtividade e compartilhamento, substituindo aplicaes de desktop. Podem ser processadores de texto, planilhas eletrnicas, editores de imagem, softwares de correio eletrnico, agendas, etc.

Sites e Blogs
Os sites da Internet, em geral, podem ter os seguintes propsitos:

Armazenagem de informaes: alguns sites funcionam como bancos de dados, que catalogam registros e permitem efetuar buscas, podendo incluir udio, vdeo, imagens, softwares, mercadorias, ou mesmo outros sites. Alguns exemplos so os sites de busca, os catlogos na Internet, e os Wikis, que aceitam tanto leitura quanto escrita. Comunitrio: so os sites que servem para a comunicao de usurios com outros usurios da rede. Nesta categoria se encontram os chats, fruns e sites de relacionamento. Portais: so chamados de "portais" os sites que congregam contedos de diversos tipos entre os demais tipos, geralmente fornecidos por uma mesma empresa. Recebem esse nome por congregarem a grande maioria dos servios da Internet num mesmo local.
Fonte: ABBU - Marketing Digital

Vive-se o mundo da recomendao, das dicas de quem conhece determinado produto, dos relatos de experincias bem sucedidas. Tudo deve ser utilizado neste mundo virtual: Mobiles, Notebooks, Tablets, Smartphones. Tudo ferramenta que muita gente usa para se informar.

Sites e Blogs

Sem segredos...
O que vale gerar contedos que atraiam o pblico, por isso saber quem se deseja atingir fundamental.

INOVE

o Marketing de Contedos. A tendncia que quando se acerta o pblico o sucesso do portal, site ou blog se espalha.

Termina caindo no gosto dos navegadores.

vamos acessar: MMA, GreenPeace, WWF

Sites e Blogs
Recife te Quer - um caso de sucesso governamental
O projeto do Recife te Quer e seu Game Show foi ganhador do Prmio de Marketing pelo Ministrio do Turismo em 2010 e do Prmio Mestre Salustiano, que incentiva as iniciativas voltadas para o desenvolvimento turstico, em 2011.

Trabalharam incansavelmente a Ateno, Responsabilidade, Acessibilidade e Continuidade. Como?


\

INTERATIVIDADE MULTIPLATAFORMA DIVERTIDO INOVADOR EFICIENTE

Sites e Blogs
Recife te Quer - um caso de sucesso
Resultados alcanados: - Mais de 18mil acessos mensais nos sites relacionados ao projeto, o que representa mais de 80% do esperado; - Mais de 9mil mensagens via Bluetooth enviadas; - Mais de 5mil divulgaes espontneas pelo pblico geral registradas no Twitter atravs da palavra Recife; - Melhor compreenso do turista quanto aos equipamentos tursticos, cultura e histria do Recife; - Grande divulgao espontnea nas mdias local e nacional das ferramentas.

Vamos navegar...
www.recifetequer.com.br www.acontecenorecife.com.br www.mapavirtualdorecife.com.br

REDES SOCIAIS
Nenhuma empresa deve ficar de fora das redes sociais.

Flickr, Orkut, Twiteer, Facebook, Linkedin, Google+, MySpace, Blaving e tantas outras so responsveis por essa verdadeira democratizao da informao.
Participar - enviando contedos interessantes, participando de eventos on-line, sugerindo entrevistas, promovendo debates e aes na rede, incentivando a visitao aos sites, etc. Ouvir - preciso sempre estar atento aos desejos dos usurios para melhorar a prestao de servios e at mesmo retornar crticas e dvidas. Hoje no mercado h profissionais especialistas nas Redes Sociais e o monitoramento com ferramentas especficas para cada software s traz benefcios. Criar - a criao de campanhas inteligentes, linkadas com a Internet e as Redes Sociais fazem a diferena. Um fator mais do que importante cobrar dos designers uma esttica funcional e que atenda a demanda do pblico. Pesquisa o principal suporte para uma criao bem direcionada e que atenda essa demanda. Tempo de Relacionamento - permanecer nas redes importantes, pois cria vnculo com os navegadores e por consequncia gera credibilidade. Planejamento - sem planejar o objetivo fica difcil. No adianta participar sem saber o que fazer, para quem, como, quanto e quando. Ao invs de atirar no escuro, o melhor pegar o resultado de pesquisa e entrar com propostas bem planejadas. Foco na Classe C - principalmente para quem pretende vender na grande rede, este o pblico alvo mais procurado pelos gestores. E se existe este pblico em crescente na rede, que tal investir nele e promover acesso informao de qualidade? Investir em Marketing Digital E Monitoramento.

REDES SOCIAIS
Nenhuma empresa deve ficar de fora das redes sociais.

Flickr, Orkut, Twitter, Facebook, Linkedin, Google+, MySpace, Blaving e tantas outras so responsveis por essa verdadeira democratizao da informao.

:Vamos conferir os casos: Sprite - Advergame The Weather Channel - qr code Nokia em Londres - Twitter Videoclipe do Mveis Coloniais de Acaju - Twitter Shoot the Bear - Youtube Desperados Experience - Youtube Mobilepedia - Mobile Marketing entre outros

O Mundo em um Clique

-1,7 bilho de pessoas esto on-line e que 85% dos internautas buscam alguma coisa. A busca um comportamento universal -Desde 2001 o nmero de usurios de internet no Brasil cresceu mais que 200%. -Com o Street View, que permite aos usurios uma viagem virtual. Hoje esto sendo filmadas dezenas de cidades do Brasil que iro fazer parte desta ferramenta. -De acordo com pesquisa do IBOPE, o celular o segundo item mais importante do dia a dia das pessoas. O celular a nica mdia que est 24 horas ao lado do usurio. -Mais de 10 milhes de brasileiros tem acesso a aparelhos com a tecnologia 3G -Os tempos mudaram. O brasileiro hoje em dia consome mais internet do que a TV a cabo. Atualmente, mais de 30% da populao usa diariamente a ferramenta para se informar -Mais de 65 milhes de brasileiros tem acesso a internet, utilizando-a 30 horas por ms.

videoconferncias
Colocar as pessoas para se reunirem de maneira cooperativa e at mesmo trocarem documentos e fazerem treinamentos simultaneamente possvel atravs de videoconferncias.

As conexes esto ficando mais simples at mesmo para falar com grandes grupos. Tecnicamente falando, tendo uma banda larga, bons microfones e boas caixas de som possvel realizar uma videoconferncia em um ambiente de trabalho.

videoconferncias
Conferncia Ponto-a-ponto -Apenas dois participam

Conferncias multicast: - em Grupo (todos recebem e enviam dados) - Cyber-cast (one-way - apenas moderador envia dados)

:Vale refletir sobre:

-Novos Rumos da convergncia digital -O papel das grandes empresas e dos usurios -O usurio decide?

SUCESSO PARA TODOS SEMPRE E MUITO OBRIGADO!!!

LEANDRO ROLIM - produtorleandro@hotmail.com

Vous aimerez peut-être aussi