Vous êtes sur la page 1sur 11

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CVEL DA COMARCA DE VILA VELHA - ES.

URGENTE

SEGREDO DE JUSTIA , casada, maior, desempregada, portadora do

R.G., CPF, e SEGREDO DE JUSTIA, casado, maior, chefe de cozinha, portador da R.G. , CPF, ambos residentes e domiciliados Rua SEGREDO DE JUSTIA, Vila Velha, Esprito Santo, vem, por seu advogado infra assinado, constitudo na forma do instrumento de mandato inserto (Doc. 01) perante Vossa Excelncia requerer:

AUTORIZAO JUDICIAL PARA ANTECIPAO DE PARTO DE ANENCFALO COM PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA

pelos fatos narrados e fundamentos jurdicos a seguir expostos:

1. DE PLANO Requer a Vossa Excelncia, que seja concedida tramitao prioritria e em carter de urgncia urgentssima, em face da gravidade da situao, a por em risco, inclusive a sade e integridade fsica da demandante, como atestam os relatrios firmados por esculpios acostados.

2. DOS FATOS

A Requerente vive maritalmente h aproximadamente 03 (trs) anos em sociedade conjugal, coabitando e no propsito de constiturem famlia, com o Sr. SEGREDO DE JUSTIA, ex vi documento prprio em anexo.

Em assim sendo, face veemncia e identidade do escopo, a notcia da gestao daquela chegou envolta de efusivos votos de felicidades e contentamento, aliados aos planos costumeiros, mas no por isto desimportante, decorrente daquele que se constituiria o primeiro descendente dos referidos cnjuges.

Instada a fazer o exame ecogrfico a pedido do Dr. SEGREDO DE JUSTIA CRM/ES, no ms de julho do corrente ano, somente no 5 ms de gestao, em virtude da grande demanda da agenda do referido profissional, iniciaram os momentos plmbeos da demandante, posto que ali j apontava resultado infausto, quando informa:

______________________________________________ "Observa-se coluna vertebral terminando abruptamente na regio cervical, no se observando calota craniana e parte superior do encfalo, configurando anencefalia." "Cavidade amnitica apresentando lquido amnitico aumentado de volume com ILA de 20 (VR 8-18).

Para concluir: "A idade gestacional ecogrfica de 21 semanas + 3 dias" em 05/07/2010 (Grifos nossos). ______________________________________________

Sabe-se, que no raro, gravidez de tal porte gera considervel risco vida da gestante. Perigo ao qual no pretendem incorrer, em face de que tal bice no ser freio para tentarem mais uma vez a busca de constituir prole, como selo dos nobres sentimentos que nutrem entre si os requerentes, visto que tal anomalia irremedivel e irreversvel, pois de tudo iriam fazer.

Compe tambm no plo ativo o Sr. SEGREDO DE JUSTIA, que faz com que sua representao torna-se consentimento aos pedidos abaixo expostos, bem como julga necessrio para a proteo da vida de sua esposa. Mesmo muito abalado com toda essa situao v-se confortvel em tomar tal medida, pois no h melhor soluo a ser tomada.

2.1. Da Anencefalia A anencefalia nada mais que ausncia de encfalo, do qual resulta em inexistncia de TODAS as funes do sistema nervoso central (conscincia, cognio, vida relacional, comunicao, afetividade e emotividade). Privamos em citar: A anencefalia uma alterao na formao cerebral resultante de falha no incio do desenvolvimento embrionrio do mecanismo de fechamento do tubo neural e que se caracteriza pela falta dos ossos cranianos (frontal, occipital e parietal), hemisfrios e do crtex cerebral. O tronco cerebral e a medula espinhal esto conservados, embora, em muitos casos, a anencefalia se acompanhe de defeitos no fechamento da coluna vertebral. Aproximadamente 75% dos fetos afetados morrem dentro do tero, enquanto que, dos 25% que chegam a nascer, a imensa maioria morre dentro de 24 horas e o resto dentro da primeira semana. (Doutores Carlos Gherardi e Isabel Kurlat 1- texto
1 Dr. Carlos Gherardi. Doctor en Medicina. Profesor Regular de Medicina Interna de la Facultad de Medicina UBA Jefe de Clnica de Terapia Intensiva del Hospital de Clnicas. Director del Comit de tica del Hospital de Clnicas y del Comit de Biotica de la Sociedad Argentina de Terapia Intensiva. Dra. Isabel Kurlat. Mdica. Directora de la

Anencefalia e Interrupcin del Embarazo - Anlisis mdico y biotico de los fallos judiciales a propsito de un caso reciente Traduo livre por Manuel Sabino Pontes2) (Grifo nosso)

pacfico na opinio mdica que para esses casos a melhor das hipteses a ANTECIPAO TERAPUTICA DO PARTO. Pois, infelizmente, no outra medida a ser adotada, sendo intuitivo, visto que a anencefalia incompatvel com a vida extra-uterina, sendo fatal em 100% dos casos. No h controvrsia sobre o tema na literatura cientfica ou na experincia mdica.

Em parecer sobre o assunto, a FEBRASGO Federao Brasileira das Associaes de Ginecologia e Obstetrcia atesta: As complicaes maternas so claras e evidentes. Deste modo, a prtica obstetrcia nos tem mostrado que: A) A manuteno da gestao de feto anenceflico tende a se prolongar alm de 40 semanas. B) Sua associao com polihidrminio (aumento do volume no lquido amnitico) muito freqente. C) Associao com doena hipertensiva especifica da gestao (DHEG). D) Associao com vasculopatia perifrica de estase. E) Alteraes do comportamento e psicolgicas de grande monta para a gestante. F) Dificuldades obsttricas e complicaes no desfecho do parto de anencfalos de termo. G) Necessidade de apoio psicoterpico no ps-parto e no puerprio. H) Necessidade de registro de nascimento e sepultamento desses recmnascidos, tendo o cnjuge que se dirigir a uma delegacia de polcia para registrar o bito. I) Necessidade de bloqueio de lactao (suspender a amamentao). J) Puerprio com maior incidncia de hemorragias maternas por falta de contratilidade uterina. K) Maior incidncia de infeces ps-cirrgicas devido s manobras obstetrcias do parto de termo. (doc. n 06) (Grifos nosso)

2.3. Da Antecipao Teraputica do Parto


Unidad Acadmica de la carrera de Mdico especialista em Neonatologa. Jefa de la Divisin de Neonatologa del Hospital de Clnicas (UBA). Secretaria del Comit de tica del Hospital de Clnicas.
Defensor Pblico no Rio Grande do Norte, lotado em Natal/RN, Especialista em Direito Constitucional e Financeiro pela Universidade Federal da Paraba, Especialista em Direito Processual Penal pela Fundao Escola Superior do Ministrio Pblico do Estado do Rio Grande do Norte.

2

Trata-se de um procedimento mdico muito discutido em toda parte do planeta. O objetivo do procedimento proporcionar a gestante um melhor desfecho na situao que fora arrolada. O trauma gerado pela notcia no acaba ao longo do tempo, enquanto o feto continua em seu tero, apenas piora, pelos fatos supra narrados e mais adiante juridicamente expostos. A Antecipao Teraputica do Parto o procedimento indicado e mais adequado por profissionais mdicos nestes casos.

2.4.

Da Morte Enceflica (Morte Cerebral)

Vejamos o artigo 6 da Resoluo N 1.480 de 8 de agosto de 1997 do Conselho Federal de Medicina que trata de Critrios para a Caracterizao de Morte Enceflica: __________________________________________ Art. 6. Os exames complementares a serem observados para constatao de morte enceflica devero demonstrar de forma inequvoca: a) ausncia de atividade eltrica cerebral ou, b) ausncia de atividade metablica cerebral ou, c) ausncia de perfuso sangnea cerebral. __________________________________________

Ora. Estamos falando de um feto que no possui encfalo. Portanto no h nenhuma possibilidade de atividade eltrica enceflica complexa. Sendo assim, a nica concluso que podemos chegar que se trata de patologia de prognstico sombrio - morte enceflica.

2.5.

No caracterizao de Aborto (128 CP)

A doutrina tipifica o aborto como interrupo da gravidez com a consequente morte do feto3. Contudo neste caso (anencfalo) no podemos falar em morte pois no h vida (Morte Enceflica) com conscincia, cognio e emoo.

3

Damsio E. de Jesus, Cdigo Penal Anotado, 2002, p. 424.

Para caracterizar-se aborto teria que comprovar a potencialidade de vida extrauterina do feto, o que no ocorre neste caso, que a morte CERTA (vide pgina 04 - primeiro pargrafo).

Insta ressaltar que o caso em tela s no ocupou um inciso do artigo 128 do Cdigo Penal Brasileiro porque este foi redigido em 1940, poca que os meios tecnolgicos eram totalmente limitados para este fim.

3. DOS DIREITOS __________________________________________ Entre os princpios constitucionais que o Direito Penal Ptrio respeita, abraa e pugna pela observncia o da Dignidade da Pessoa Humana, que "por ser um valor supremo obriga a uma densificao valorativa que tenha em conta o seu amplo sentido normativo-constitucional e no uma qualquer idia apriorstica do homem, no podendo reduzir-se o sentido da dignidade humana defesa dos direitos pessoais tradicionais, esquecendo-a nos casos de direitos sociais, ou invoc-la para construir a teoria do ncleo da personalidade individual, ignorando-a quando se trate de garantir as bases da existncia humana.", como nos asseveram Gomes Canotilho e Vital Moria, in Gomes Canotilho, Direito Constitucional e Teoria da Constituio, pg. 1099. In: O princpio constitucional da dignidade da pessoa humana, p. 39. __________________________________________

No caso vertente, olvidar a respeitabilidade de tal princpio seria lograr aos autores o constrangimento, a dor, vivenciarem a expectativa v de uma gestao que no traz fruto para conhecer a existncia, uma vez que o nascituro no chegar a ultrapassar as primeiras horas de vida, por impossibilidades de ordem orgnica de no deter encfalo.

No obstante, quando analisada a situao sob a tica da Requerente haja vista que ser ela quem mais ir deparar-se com a dor - no se perfaz de justo, muito menos digno, obrig-la a manter uma gestao, de risco considervel sua integridade fsica e mental, sabendo-se de antemo o destino do concebido, nestas circunstncias, aliando o quanto seus sonhos, sentimentos maternais estaro expostos lacerao com a gestao que culminar no seu recesso ao lar, tendo aos braos nada mais que o vazio. Vale ressaltar que a gravidez, especialmente por ser a primeira, sensibiliza a todos os envolvidos - pais, parentes e amigos do crculo social - na nsia volitiva de congratular com o nascituro e seus genitores nos desejos mais saudveis e auspiciosos. O doutrinador Edlson Mougenot Bonfim, in "Direito Penal - Parte Geral", p. 116 usque 117, quando trata do relevo dos Princpios Constitucionais, especificamente no que tange Dignidade Humana, muito mais que obedincia a um comando de lei, reporta a lio de Celso Antnio Bandeira de Mello, que dita: __________________________________________ "Violar um princpio muito mais grave do que transgredir uma norma. A desateno ao principio implica ofensa no apenas a um especfico mandamento obrigatrio, mas a todo o sistema de comandos. a mais grave forma de ilegalidade ou inconstitucionalidade, conforme o escalo do princpio atingido, porque representa ingerncia contra todo o sistema, subverso de seus valores fundamentais, contumlia irremissvel a seu arcabouo lgico e corroso de sua estrutura mestra." __________________________________________

E conclui: __________________________________________ "[...] quando o tipo penal ou sua aplicao, cumprindo a funo de controle social, desvincularse totalmente da realidade, sem dar importncia para a existncia de algum dano efetivo ou leso

social, padecer irremediavelmente do vcio de incompatibilidade vertical com o princpio constitucional da dignidade humana." __________________________________________

O Codex Penal Brasileiro, ainda infestado de preconceitos, da moral religiosa, esta calcada em pilares arenosos, no permite o conforto aos requerentes de solucionarem a questo, tomando por espeque seus desejos e a audio do especialista, impondo o pronunciamento do Poder Judicirio, alm de exigir das partes fragilizadas com o drama orgnico, agora penarem com a burocracia das unidades cartorrias, derivada do nosso ordenamento processual. Contudo como operadores do Direito temos aqui uma oportunidade de transformar esse quadro!

Para respaldar o quanto aqui articulado trazemos colao cpia da deciso do Exmo. Sr. Dr. Ministro do Supremo Tribunal Federal, Min. Marco Aurlio, na Medida Cautelar de Arguio de Descumprimento de Preceito Fundamental, proposta pela Confederao Nacional dos Trabalhadores na Sade - CNTS, julgada em 01 de julho de 2004. So palavras do Sr. Ministro, em perorao antecedente ao seu voto luminar quando esclarece:

__________________________________________ "Diante de uma deformao irreversvel do feto, h de se lanar mo dos avanos mdicos tecnolgicos, postos disposio da humanidade no para simples insero, no dia-a-dia, de sentimentos mrbidos, mas, justamente, para fazlos cessar. No caso da anencefalia, a cincia mdica atua com margem de certeza igual a 100%. Dados merecedores da maior confiana evidenciam que fetos anenceflicos morrem no perodo intra-uterino em mais de 50% dos casos. Quando se chega ao final da gestao, a sobrevida diminuta, no ultrapassando perodo que possa ser tido como razovel, sendo nenhuma a chance de afastarem-se, na sobrevida, os efeitos da deficincia. Ento, manter-se a

gestao resulta em impor mulher, respectiva famlia, danos integridade moral e psicolgica, alm dos riscos fsicos reconhecidos no mbito da medicina. (Grifos nossos) __________________________________________

3.1. Preceitos fundamentais violados Em casos que trata-se de anencfalos toda comunidade cientifica mdica diz com certeza e propriedade de que no h possibilidade de vida fora do tero materno, e ainda totalmente firme ao dizer dos danos vida e ao psicolgico causados nas pacientes.

Neste prisma h necessidade de voltar toda a preocupao gestante, no tocante a reconhecer dos seus direitos fundamentais, que por fatalidade no h nem como falar em nascituro, cujo interesse protegido. Quanto aos direitos protegidos pela Constituio: a) Dignidade da Pessoa Humana

Este o fruto de um Estado ser democrtico, do qual a tica e o direito se faz ponte aos demais princpios e na doutrina moderna fracionado em dois grupos: 1) direitos integridade fsica (direito a vida, ao prprio corpo e ao cadver); 2) direitos integridade moral (honra, liberdade, vida privada, intimidade, imagem, nome e outros).

Creio que Vossa Excelncia no ter dificuldades nenhuma em observar que tal princpio fere profundamente a vida da autora caso seu pedido principal seja negado. AFINAL, ELA TEM O DIREITO VIDA! Esperando a gestao normal a autora ver sua vida ntima ser escancarada e mais, imagina depois de tudo que j passou, e que vai passar, ainda ter que ir delegacia e ao cartrio certificar o bito do ento feto.

E por que no comparar tal situao como TORTURA PSICOLGICA? Evidente que sim. A convivncia diria com a sua situao de gestante fato que lhe deixa algemada num pesadelo por ora ininterrupto. Lembrando que tortura situao de intenso sofrimento fsico e moral.

b) Legalidade, liberdade e autonomia da vontade

Ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de Lei.

Aplica-se aos particulares de modo expresso, do qual o cidado pode adotar a medida ou no, ficando a sua escolha. Logo, a autonomia da vontade individual dever ceder ante os limites impostos previstos.

A antecipao teraputica do parto na hiptese em tela no est tipificada em nosso ordenamento jurdico, sendo assim por esta tica: no se justifica a negativa!

c) Direito sade

Eis outro direito bsico ao cidado. __________________________________________ "Art. 196. A sade direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao". __________________________________________

O caso passar. demais melhor cidad.

em tela demonstra o perigo desnecessrio e iminente que a autora ir Acontecimento este que fere integralmente o princpio sade e os j supra citados, de modo que o deferimento do pedido mostra ser medida a ser tomada fulcro dos seus direitos fundamentais como

4. DO PEDIDO

Pelo exposto, com fulcro no arts. 1,inciso IV,

5, inciso II, 6 e 196, da

Constituio da Repblica, requerem a Vossa Excelncia, aps oitiva do Insigne Representante do Ministrio Pblico que se digne de julgar pela PROCEDNCIA do pedido, determinando a expedio do ALVAR AUTORIZATRIO, a fim de que a primeira demandante, Sra. SEGREDO DE JUSTIA, j devidamente qualificada, possa ser submetida ao ato cirrgico apontado, designando o Hospital com os profissionais especializados, restabelecendo assim, com altivez e sensibilidade os direitos dos demandantes, no obstante visando tambm proteger a integridade moral e psicolgica da autora e das famlias envolvidas.

Espera-se a verdadeira e clere Justia!

Nestes termos, Pede deferimento.


Vila Velha, ____ de ____ de 2010. Ana Paula Zottich Loureiro Acadmica Advogada Augusto Cesar Martins Pereira Acadmico

Vous aimerez peut-être aussi