Vous êtes sur la page 1sur 11

Regime DUKAN Regime das Protenas

No apenas uma dieta, mas um plano de emagrecimento global A dieta ajuda a perder peso de forma progressiva e saudvel. A grande vantagem desta dieta que pode comer um pouco de tudo, desde que siga as regras. A durao varia, de acordo com o peso que se quer perder. As proteinas puras reduzem o apetite, porque elas nao sao facilmente digeridas. As proteinas puras reduzem a proporao calorica, pois o sistema disgestivo tem dificuldade de utilizar todas as calorias do alimento. O organismo tenta quebrar somente as proteinas que recebeu, aproveitando as mais indispensaveis e utiliza muito pouco o resto das calorias fornecidas. As proteinas puras ajudam contra a retenao de agua, porque elas facilitam a eliminaao urinaria, o que particularmente interessante na menopausa e no periodo pre-menstrual. As proteinas lutam eficazmente contra a celulite ! Quanto tempo? A durao varia, de acordo com o peso que se quer perder.

As quatro fases do Regime Dukan


Fase 1: O ATAQUE - Protenas Puras - a fase mais motivante, pq vc vai ver
o ponteiro da balana descer super rapido. Vc vai consumir as proteinas mais puras possiveis eliminando ao maximo os outros nutrientes. Nesta FASE (1), voc ter direito a consumir os alimentos listados abaixo, na quantidade que desejar, a qualquer hora do dia: Midos: fgado, rins e lngua de vitela Peixes: gordurosos, magros, brancos ou no, crus ou cozidos, em conserva em gua e sal Carnes brancas: aves (com exceo do ganso e do pato) e coelho. Carnes magras: vitela, boi, grelhados ou assados e sem qualquer gordura Frutos do mar: todos Embutidos light: Presuntos magros, peito de peru - Ovos: galinha, codorna - Laticnios magros: Queijo, leite desnatado, iorgute 0% gordura e acar - 1,5 Litros de gua pura. - Adjuvantes: caf, ch, vinagres, temperos, ervas, limo (mas no em bebida), Sal e Mostarda (com moderao). - Refrigerante Zero

As regras da fase 1
Quanto tempo? Para uma perda at 5Kg : 1 dia Para uma perda entre 5 e 10Kg : 3 dias Para uma perda entre 10 e 20Kg : 5 dias Para uma perda de mais (+) de 20kg : de 7 10 dias

As proteinas puras Entre os alimentos que consumimos, so a clara do ovo e composta de proteinas quase puras. Mas existem outros alimentos que se aproximam da perfeiao. Sao os alimentos encontrados na lista da fase 1. A lei do tudo ou nada O bom funcionamento dessa fase est ligado seleo dos alimentos. Atenao, se vc nao respeitar risca as regras, seu regime sera + lento ou mesmo bloqueado! Entao, vc nao deve se autorizar nenhum extra : um quadradinho de chocolate muda TUDO ! O principio do regime baseado no fato que seu organismo vai digerir somente proteinas. Se vc come gorduras ou acucares, o regime sera jogado no lixo. Entao, IMPOSSIVEL fazer o regime pela metade. Coragem essa etapa curta, entao v a fundo !!! Uma Pergunta do livro: Eu devo ser acompanhado por um mdico durante o regime? 1. Se vc tem menos de 50 anos, no tenha nenhum risco cardaco, no seja depressivo, dependente de insulina, no h razo de se preocupar. 2. A partir dos 50 anos, Bon consultar seu medico para um exame geral para avaliar um eventual problema de tireide ou problemas hormonais com reteno de gua!
Atenao : super importante beber no minimo 1,5 litros de agua por dia ! A agua melhora a eficiencia do regime !

Um regime moderado em sal - Esse regime luta contra a retenao de agua. Uma alimentaao muito salgada retem agua !

So uma regra:

tudo que autorisado vontade

Os 3 primeiros dias - O regime de ataque utilisa o efeito surpresa, o corpo tera que se adaptar a
uma nova alimentaao. O 1 dia um dia de adaptaao. No 2 dia, um cansao leve pode aparecer. Evite nesse perodo exerccios ou esportes muito cansativos. A partir do 3 dia o cansao acaba. Como lidar com a prisao de ventre - E normal que acontea pq os alimentos ricos em proteinas possuem poucas fibras. Por isso a importancia do farelo de aveia. Vc tb pode comprar em farmacias oleo de parafina e tomar uma colher depois de casa refeiao. E beber muita agua ! Sensaao de boca seca - Halito forte e boca seca sao efeitos colaterais de varios regimes. Beba bastante agua e masque chicletes sem aucar.

Fase 2 : A Cruzada

- "Perodo intermedirio ou da Alternncia" -

Proteinas puras ou proteinas + legumes at alcanar o peso desejado. A liberdade de quantidade, tanto de proteinas quanto de legumes continua valendo. Manter os alimentos permitidos da 1 Fase e acrescente vegetais crus ou cozidos (menos batata, cenoura e beterraba), sem restrio de quantidade, de mistura ou de horrios. Tempo: at a obteno do peso desejado Nesta FASE (2) - Uma perda a passos longos. Na fase de alternancia, vc vai notar que a perda vai ser mais lenta. Isso normal, seu corpo precisa de tempo pra se adaptar a essa nova fase. Essa fase dura at que vc obtenha o peso desejado.
O efeito degrau de escada - Desde que introduzimos os legumes , a agua que era usada na alimentaao totalmente proteica, volta ao seu organismo. Logo, nos dias de proteina pura vc vai perder e nos dias de proteina+legumes vc vai estagnar. Confie no metodo, vc vai alcanar o seu peso ideal sem problemas.

As regras da fase 2
Evitar A preocupaao com o ritmo de perda diminuido. Quando os legumes sao introduzidos, algumas pessoas relaxam um pouco, por causa da perda mais lenta do peso (se sentem desmotivadas). A perda + lenta normal : 1 porque o corpo surpreso com a fase de ataque deixa partir as primeiras gorduras armazenadas . Essas gorduras de surperficie se perdem muito rapido. De outro lado, o regime da

primeira fase gasta muita agua. Passados os primeiros dias, esses dois fatores nao existem mais. O tudo legumes Evite de comer somente legumes. Associe sempre proteinas + legumes. O que comer Autorizados Beringela Brocolis Repolho Couve flor Repolho vermelho Couve Palmito Pepino Abobrinha Espinafre Vagem Alface Cebola Pimentao Soja Tomate Tolerados Beterraba Cenoura Proibidos Lentilhas Milho Ervilha Batata Arroz

E se vc se sentir desmotivado

Depois da euforia da fase 1, vc vai achar a fase 2 um pouco

lenta. E ai que mora o perigo. Vc tem que se lembrar que seguindo essas regras risca vc tera uma perda de peso duravel e estavel a longo prazo. E o tempo nao seu inimigo, pois, nao esquea que o objetivo de aprender a manter o peso alcanado.

Se vc derrapar

E dai ? ou vc perde um dia, ou vc faz meia hora de caminhada para recuperar, ou

um dia a mais de proteina pura. No dia seguinte tudo esta resolvido. Esquea a derrapada e bola pra frente!

Fase 3: Transio

- A consolidao do peso PERDIDO - A

missao essencial dessa fase reabrir a alimentaao e te estabilisar. Voce vai se alimentar de uma maneira + variada, mas vai ter que evitar o efeito sanfona e o ganho de peso. A quantidade de alimentos + caloricos ser limitada.

Tempo : consolidaao de 10 dias por kilo perdido - Vc vai consolidar o peso


perdido ficando 10 dias na fase 3 por kilo perdido. Anime-se, mesmo ficando um longo tempo nessa fase, vc vai passar a comer alimentos que eram proibidos. As refeioes serao mais variadas. Uma fase de transiao importante - Durante as 2 primeiras fases seu corpo lutou para consercar as reservas, mas ele perdeu. Durante esse periodo de luta, o corpo desenvolveu duas reaoes que vc deve conhecer : 1. Aproveitamento maximo : quanto + vc emagrece, mais seu corpo aumenta o aproveitamento dos alimentos. No fim da fase 2, esse aproveitamento quase de 100%. 2. Economia imposta : qt + vc emagrece, + seu corpo tenta economisar os gastos metabolicos, homonais, digestivos. Consequentemente, indispensavel nao fornecer a esse corpo avido e economico alimentos muito caloricos. Uma luta contra o efeito sanfona - Felizmente, essa atitude de extrema reatividade do corpo diminuir com o tempo, se seu corpo percebe que vc comea a alimenta-lo de maneira mais variada e calorica. Nesse periodo, vc estar vulneravel. Com a experiencia, eu pude avaliar o tempo que dura essa vulnerabilidade : 10 dias por kilo perdido !

As regras da fase 3
Duraao : 10 dias por kilo perdido durao da dieta de transio calculada em funo do peso perdido. Isso significa: 10 (dez) dias para cada quilo que se foi. Se voc perdeu 20 quilos, dever seguir esta dieta por vinte vezes dez dias, ou seja, duzentos dias, ou ainda durante seis meses e vinte dias. Importante: durante todo o perodo de consolidao do peso, voc dever seguir o mais fielmente possvel a dieta indicada.

A reintroduao de alimentos proibidos, mas em quantidades limitadas - Pao, frutas, queijos e alguns feculantes serao
enfim autorizados. O acesso a alguns pratos ou alimentos prazeirosos sera possivel. Mas atenao, vc deve respeitar uma ordem de introduao rigida e uma bateria de regras precisas para evitar qualquer derrapada. 1 porao de frutas por dia

Na pratica, todas as frutas menos uvas, banana, cereja e frutas

secas. As frutas sao alimentos saudaveis, cheias de vitaminas, mas ricas


essencialmente em acucares rapidos . Entao, limite-se a uma porao por dia. Considere que uma porao = uma unidade : uma maa, uma pera, uma laranja, um pessego, uma nectarina. Para as frutas pequenas, conte um copo : um copo de franboesas, um copo de morangos Para as grandes (melao, melancia) corte-as em duas. Para as frutas medias, conte at 2 : duas ameixas, dois damascos. 2 fatias de pao integral por dia - Utilize em qualquer momento do dia. 2 porcoes de feculantes por semana Evite o arroz e a batata. (125g) o Massas (220gr)

E o feculante mais apropriado para essa fase pois sao fabricadas a partir do trigo duro que tem uma textura muito resistente. Essa resistencia torna mais lenta a digestao. Procure utilisar as massas integrais. Atenao a preparaao, nao abusar de oleo e manteiga ; prefira o molho de tomate. o Grao de trigo, Polenta (220gr) o Arroz integral (220gr) o Lentilhas (220gr) Sao um dos acucares mais lentos ; sassiam e sao ricas em ferro.

Duas refeioes de gala por semana


Duas vezes por semana voce podera fazer uma refeiao livre, sem se preocupar com alimentos proibidos ou nao. Atenao, duas refeioes por semana e nao dois dias por semana. Uma refeiao de gala : uma entrada a sua escolha, um prato principal e uma sobremesa e uma taa de vinho. Mas ateno! Tudo isso seu com uma condiao precisa : vc nao repete nunca um prato. Tudo se consome ou se bebe unidade. Outra coisa : nunca duas refeioes de gala seguidas. Deixe pelo menos um dia de pausa entre as duas para que seu organismo tenha tempo de limpar o abuso .

Um dia de Proteinas por semana


Esse dia de PP sera a garantia de que vc nao ganhar peso.Vc so tera direito aos alimentos da fase 1, sem limite de quantidade. Um pequeno esforo ainda, a unica desvantagem dessa fase.

O que comer
FRUTAS Autorizadas Mixirica Morango Framboesa Melao Nectarina Laranja Melancia Pessego Pera Maa Ameixa Proibidas Amendoa Banana amendoim cereja uva

PAO Autorizadas Pao integral Pao completo Proibidas Baguete Pao branco Pao de milho

FECULANTES Autorizadas Grao de trigo Feijao branco ou vermelho Lentilhas Massas Proibidas Chips Batata frita

Ervilha Polenta

Bem organizar a refeio de gala - Duas vezes por semana, vc tem a


possibilidade de fazer uma boa refeio, como vc quiser. Atenao, nao se trata de dia de gala, mas de refeiao de gala. Nessas refeioes vc pode comer qualquer aliment, em particular aqueles que vc sente mais falta.

Organise-se - Pense sobre a sua semana, se vc convidado p uma festa, se vc vai


comvidar amigos na sua casa escolha esses dias para a refeiao de gala . Tente mesmo assim que essas 2 refeioes nao sejam muito proximas.

Duas condioes

Vc tem direito a tudo, mas: Vc no pode repetir Vc no deve nunca fazer 2 refeies de gala seguidas.

Vc tem, ento direito a tudo, mas uma s unidade: Uma entrada Um prato principal Uma sobremesa Uma taa de vinho

Saiba fechar a porta de uma refeiao de gala - Depois de uma


refeiao de gala vc abre a porta liberdade e o prazer se convida novamente mesa. A dificuldade aparace na refeiao seguinte, onde vc tem que se privar novamente.

Aproveite ao maximo ! Aproveite as refeioes de gala : saboreie, mastique


lentamente, pense no que vc esta comendo.

O dia de proteinas puras - Nesse dia vc vai comer proteinas puras. Os alimentos
autorizados sao os mesmos da fase 1.

Fixe um dia da semana para o dia de proteinas puras. Se o dia de proteinas puras varia,
a fase de consolidaao pode nao funcionar.

E se vc nao puder fazer o dia de proteina pura ?

Isso pode acontecer, mas ateno, isso no deve se tornar um hbito. Nesse caso, recupere no dia seguinte. Uma soluo antecipar o problema: se no dia de protena pura vc tem algo marcado com os amigos, faa o regime no dia anterior, p no correr o risco de deixar passar. Mas, mais uma vez, lembre-se que seu organismo adora o cotidiano e odeia os imprevistos. Quanto mais regular for sua alimentaao durante a semana, menos risco do efeito sanfona.

Porque esse dia indispensavel ?


A fase de consolidaao delicada. O efeito sanfona pode aparecer a qualquer momento. Esse dia de proteina pura te ajuda a estabilisar seu peso. Ela nao de nenhuma forma negociavel. Nao esquea que nessa fase o organismo muito reativo. Au menor passo em falso, o efeito sanfona aparecer. O dia de proteina pura uma segurana.

O dia de proteina pura por toda a vida.


O dia de proteina pura a unica regra que vc vai levar por toda a vida, mesmo depois do fim do regime.

Fase 4 : A estabilisaao para sempre ATENO : estou esperando a SU mandar mais dicas e informaes sobre esta fase. Um dia por semana do regime de ataque imposto. Algumas medidas da fase 4 vai te permitir de comer como todo mundo sem ganhar o peso perdido. Tempo : o mais logo possivel ; melhor : por toda a vida Ufa! Agora j possvel ter uma alimentao normal seis dias por semana, mantendo os bons hbtos adquiridos durante a dieta, mas seguindo um dia por semana a dieta de protenas puras, de maneira regular e para o resto da vida. Nesta etapa, tambm preciso adotar o consumo dirio de trs colheres (sopa) de farelo de aveia, por toda a vida. O alimento uma reserva concentrada de fibras solveis, elemento natural indicado para pessoas que sofrem de constipao, obesidade, diabetes e colesterol alto.

Atenao : super importante beber no minimo 1,5 litros de agua por dia ! A agua melhora a eficiencia do regime !

Um regime moderado em sal Esse regime luta contra a retenao de agua. Uma alimentaao muito salgada retem agua !

O farelo de aveia
O farelo de aveia melhora o transito intestinal : absorvido diariamente, o farelo de aveia te ajuda a manter a linha. O farelo de aveia sacia : ele incha em contato com a gua e ocupa 30 vezes seu volume no estomago. O farelo de aveia faz emagrecer : ele tem o poder de confiscar calorias no intestino grosso e lev-las consigo nas fezes. O farelo de aveia reduz o colesterol. O farelo de aveia protege do diabetes. O farelo de aveia protege do cncer do clon do intestino.

1 colher por dia aconselhavel 2 colheres otimo 3 colheres comean a ter un efeito calorico, entao so deve ser consumidas na fase 4

Prestar atenao quantidade de ovos consumido. Se vc nao tem problemas de colesterol, pode consumir uma gema por dia. Se contrario, consumir somente as claras. As claras sao vontade para todos.

Nao pular refeioes !!!!

Dr. Pierre DUKAN O criador desta dieta o Dr. Pierre DUKAN que mdico nutricionista francs e que aps 30 anos de experincia sobre emagrecimento ele vivncia atualmente o sucesso da dieta que leva o seu nome: Regime DUKAN.

Ele tem um site de Coaching para acompanhamento da dieta (em francs): www.regimedukan.com

Ele possui um outro site em conjunto com uma equipe multidiciplinar de 30 mdicos onde atrves de um questionrio de 150 questes, eles iro que calcular o peso ideal da pessoa, indicando dieta personalizada e edita um um livro exclusivamente para a pessoa em uma edio unica e que pode ser enviado para a pessoa aps pagamento de 59 Euros ou 29 Euros em verso eletrnica (site na verso em francs): Livros do Dr. DUKAN editados no Brasil: - Eu no consigo emagrecer A verdadeira dieta das francesas - Editora Ediouro. - Dicionrio de Diettica e de Nutrio Editora Vozes Livros do Dr. DUKAN editados na Frana: - Je ne sais pas maigrir Nouvelle dition 2010 ditions Jai lu - Les 100 aliments Dukan volont - ditions Jai lu - Le guide nutritionnel ditions Le Cherche Midi - La mthode Dukan illustre ditions Flammarion - Les recettes Dukan : Mon rgime en 350 recettes ditions Jai lu - Mon secret minceur et sant : le miracle du son davoine ditions Jai lu - 53 kilos plus jamais a ditions Mdecine et tradition

Vous aimerez peut-être aussi