Vous êtes sur la page 1sur 11

Ministrio da Cultura apresenta Banco do Brasil apresenta e patrocina

Caderno de Mediao 22 de maio a 22 de julho de 2012

os primeiros portugueses

aldeia HigH tecH


A partir da observao dos fenmenos naturais, como a passagem dos dias e noites e as estaes do ano, os maias desenvolveram conceitos sobre Astronomia, supondo os movimentos da terra e dos planetas. A preocupao com o tempo estava ligada diretamente sobrevivncia: quando plantar, quando colher ou reconhecer quando o inverno se aproxima. Tambm determinaram uma ordem numrica e o valor zero, presentes no estudo de Matemtica at os dias de hoje.

...desembarcaram em terras brasileiras em 1500. Cerca de 20 anos depois, caravelas vindas da Espanha aportaram na parte central da Amrica. Os espanhis procuravam metais preciosos e tudo mais que pudesse ser comercializado na Europa. Durante quase 300 anos impuseram seu domnio.

A Guatemala est localizada na estreita faixa de terra que liga a Amrica do Norte Amrica do Sul, entre pases como Honduras e El Salvador.

Voc sabe o que significa guatemala?


Quer dizer Terra das rvores na lngua falada pelo povo nativo desta regio, os Maias. Os colonizadores espanhis encontraram aqui uma populao indgena muito organizada socialmente, que dominava a Matemtica, a Astronomia e que havia construdo imensas pirmides de pedra.

Na Matemtica Maia, os nmeros eram contados de vinte em vinte, diferente da contagem decimal que conhecemos hoje. Para representar estes nmeros eram usados pontos e traos, e no algarismos. O sistema de nmeros que usamos tambm aponta o valor do zero, no? verdade... porm, nosso sistema surgiu na ndia, por volta do sculo VI, bem depois do sistema criado pelos maias.

o tempo de cada um
Falando em tecnologia, de que maneira podemos medir o tempo?

Seria fcil dizermos que basta olhar em nosso relgio ou na folhinha de qualquer calendrio. Mas, ao longo dos sculos, nem sempre pudemos contar com estas unidades de medida. O calendrio como conhecemos hoje foi criado pelo Papa Gregorio XIII no ano de 1582. Convocando um grupo de especialistas, ele estabeleceu que um ano teria exatamente 365 dias, 5 horas, 49 minutos e 12 segundos.

Os maias tinham uma maneira particular de contar o tempo. O Haab era o calendrio solar, com a contagem prxima ao do calendrio usado hoje. O Tzolkin era o calendrio sagrado, com 20 ciclos de 13 dias. A ideia de tempo dos maias era circular, como os

movimentos de rotao e translao da Terra. Dessa maneira, a cada 52 anos, o incio de um novo ciclo nos dois calendrios coincidia. Os nativos calcularam seu calendrio at o dia 21 de dezembro de 2012, j que o domnio dos espanhis encerrou a continuidade da contagem. Curiosidade: pra quem gosta de profecia, o nmero bastante instigante: 21/12/2012... Por isso, muitos acreditam que esse fato no uma coincidncia, e acreditam na data como sendo o ltimo dia da humanidade sobre a terra. Ser? E se for, o que voc ir fazer no ltimo dia?

arquitetura e smbolos.
A populao maia tinha uma arquitetura to curiosa quanto majestosa. Construram pirmides, existentes at hoje, que tm o formato de degraus gigantes. No seu interior, eram decoradas com figuras de deuses e inscries de smbolos. Estes smbolos, chamados hierglifos*, mostram a maneira como os maias escreviam. Dentre os povos que j habitaram o planeta, voc consegue se lembrar de algum outro que tenha construdo pirmides e escrito com smbolos? Mas, se eles escrevem smbolos, o que ser que falam?! Diferente dos caracteres do nosso alfabeto, onde letras se juntam para formar um som e posteriormente as palavras, os smbolos maias eram desenhos que contavam uma histria. Os nativos possuam dezenas de variaes lingusticas, que mudavam de acordo com a regio. Aproximadamente 21 dialetos so falados pelos descendentes destes povos at hoje.

o outro
At aqui vimos que, ao desembarcar nesta regio das Amricas, o colonizador espanhol no encontrou um territrio vazio. Havia ali um povo, a natureza e muitas outras coisas desconhecidas na Europa. Quer ver? Uma coisa que aposto que voc adora comer e muita gente viciada nela, o chocolate, foi visto pela primeira vez numa destas aldeias maias. Receita: Cacau + Baunilha + Pimenta. Era assim que os maias consumiam o chocolate no fim das suas tarefas dirias, como estimulante. Outra curiosidade o milho. No Brasil, s conhecemos o milho amarelo. Nesta parte da Amrica, existem diversos tipos de milho, com gros de tamanhos e cores variados.Tem at milho roxo!

*Hierglifo um termo que surge da juno de duas palavras gregas: hiers, que significa sagrado e glphein, que , escrita Ou seja: a escrita . sagrada dos povos antigos.

A descoberta de elementos exticos no aconteceu s na regio central das Amricas. Basta lembrarmos o deslumbramento dos portugueses ao descobrirem o pigmento vermelho que poderia ser extrado do Pau-Brasil. E vejam vocs que a Batata Inglesa, apesar do nome, foi descoberta em terras americanas.

salVe rainHa!
Os espanhis trouxeram a religio crist, seus ritos e santos. Santo Domingo de Guzman era de Castela, uma regio da Espanha. Festas em sua homenagem acontecem em algumas localidades da Nicargua e El Salvador. Na Guatemala, os festejos para o santo ocupam a primeira semana de agosto, misturando a f crist a elementos da cultura indgena. Na cidade de Coban, no norte da Guatemala, existe um festival que rene as celebraes ao santo patrono, Santo Domingo de Guzman, com benos, grupos e danas folclricas e o Rabin Ajaw, concurso que, todos os anos, escolhe a rainha do povo indgena. Rabin Ajaw quer dizer a filha do Rei . A figura das rainhas cheia de encanto e algum temor... que o digam os contos de fadas! E as rainhas da vida real, voc consegue se lembrar de alguma?

rainHas do mundo contemporneo


Rainha Elisabeth II nasceu em 1926. Em 1952, Elizabeth Alexandra Mary de Windsor obteve os ttulos de chefe de Estado do Reino Unido, da Comunidade Britnica, governante suprema da Igreja da Inglaterra e comandante-chefe das Foras Armadas do Reino Unido. Em 2002, comemorou 50 anos de ascenso ao trono.

seria como um concurso de miss?


Na verdade, no. A mulher escolhida tem que ter muito mais do que beleza para vencer suas concorrentes. preciso tambm ser legtima descendente de indgenas, ser alfabetizada em espanhol, falar fluentemente seu dialeto de origem e ser solteira. E qual a importncia disso? O Rabin Ajaw um elemento de ligao cultural destes descendentes com seus ancestrais maias. Voc j ouviu a expresso rodando como um peru? Ela surgiu porque esta a maneira que essa ave encontra para impressionar seus pares. Estes movimentos so repetidos pelas candidatas do Rabin Ajaw , pois fazem parte de uma dana tradicional da regio de Coban.

10

O dinheiro a riqueza dos pases. Mas existem outras riquezas em um pas, como a cultura, as belezas naturais e os personagens importantes da histria. Visite a Galeria de Valores, no 4 andar do CCBB, e tente descobrir que outras riquezas esto desenhadas nas notas como esta que voc v nesta pgina.

11

Rainha Sofia filha e neta de reis, alm de bisneta e tetraneta de imperadores, nasceu em Atenas (Grcia) em 1938. Casada com o prncipe Juan Carlos de Bourbon, proclamados rei e rainha de Espanha.

Rainha Rania Rainha da Jordnia, Rania nasceu no seio de uma famlia palestiniana, oriunda da Cisjordnia, que se mudou para o Kuwait procura de melhores condies de vida.

rainHas imaginrias
Personagens femininas tambm esto presentes no imaginrio brasileiro e contam histrias fantsticas. Vamos lembrar algumas delas? Rainha do Maracatu Maracatu uma manifestao cultural da msica folclrica pernambucana afro-brasileira, sendo uma mistura das culturas indgena, africana e europia. O Rei e a Rainha so as figuras mais importantes do cortejo, e por sua coroao que tudo feito. A corte abre alas para o Rei e a Rainha, que trazem coroas douradas, vestem mantos de veludo bordados e enfeitados com arminho. Nas mos trazem pequenas espadas e cetros reais.

12

Iemanj um orix africano, conhecida como Rainha do mar Mulher muito vai. dosa e de longos cabelos, acredita-se que tem influncia no sucesso da pesca, nas mars e na proteo de quem trabalha sob as guas do oceano. Acredita-se tambm que oferecer objetos, como espelho e perfume, a Iemanj na noite de ano novo ajuda a atrair sorte e prosperidade.

Cunh-Poranga faz parte do Festival Folclrico de Parintins, Amazonas. Neste festival h importantes figuras femininas, como a Rainha do Folclore, que representa a cultura popular cabocla, e a Cunh-Poranga, que representa a beleza indgena e significa mulher bonita .

13

com que roupa?


As roupas tradicionais da Guatemala so produzidas a partir da tecelagem, com teares artesanais que podem ser de p ou tear de cintura . Tear de cintura uma engenhoca que funciona com uma de suas extremidades fixada num poste ou rvore, enquanto a outra amarrada a uma faixa na cintura da tecel. Movendo artefatos de madeira que lembram pentes, a trama tecida com fibras txteis ou fios de l. Esse tipo de tear permite que a tecel carregue o seu beb nas costas enquanto trama os fios.

Mas engana-se quem pensa que as mulheres indgenas no complementam esta pea com acessrios. O tupuy usado ao redor das tranas, penteadas para trs deixando o adereo nas costas, semelhana de uma serpente enrolada. Outro acessrio curioso o Tocoyal, um cordo de l feito de uma cinta longa, que enrolado ao redor da cabea, formando um disco. Ele bastante comum entre as mulheres da cidade de Santiago Atitlan, conforme ilustrado na moeda de 25 centavos da Guatemala. E no para por a... os chachales so objetos indispensveis na composio das mulheres maias. Eram colares feitos apenas de mianga. A presena espanhola fez circular a prata extrada do territrio e as moedas e crucifixos feitos deste metal eram pendurados nestes colares. Os chachales so smbolo de riqueza e prosperidade.

14

O huipil a pea padro do vesturio feminino, uma espcie de bata larga, assemelha-se a um poncho por no ter cintura definida. Mais do que uma mostra da habilidade de tecer deste povo, esta pea uma manifestao viva de suas crenas e tradies.

15

Voc o que Voc Veste


Como voc escolhe suas roupas? Que cores voc acha que ficam melhores em voc? E na hora de comprar, a marca importa? Saiba que, para o povo maia, a escolha dos modelos e cores vai muito alm de uma questo de gosto. Suas roupas no revelam apenas a origem de quem as usa. Detalhes como o pregueado e o comprimento das saias podem traduzir a idade, o estado civil e at a posio social, no caso das mulheres. A propsito, voc reparou nos desenhos geomtricos que compem as peas em tecido da exposio? Veja agora os desenhos que tambm esto nas cermicas. possvel perceber uma relao entre os smbolos e padres destes objetos? Voc sabia que em outras culturas a roupa tambm funciona como elemento de diferenciao? As tnicas das mulheres na Monglia tambm classificam se so solteiras ou casadas; no Norte do Vietn, uma tribo chamada Hmong usa um turbante vermelho que cresce de tamanho e muda de forma ao longo da vida e de suas transformaes; e o Kilt, aquela saia usada pelos homens guerreiros da Esccia, tinham sua cor e estampas determinando seus cls. Homem de saia? Bom, isso uma outra histria...

2. Prato No fundo desenho de divindade e asas de ave celestial

1. Vasilha (Cuenco) Perodo Clssico (250-900 d.C.) Terras Baixas Mayas, rea de Tikal, Guatemala
16

Perodo Clssico (250-900 d.C.) Terras Baixas Mayas, Guatemala Cermica 8 x 33 cm Coleo Fernando Paiz Fundao La Ruta Maya 1 2
17

Cermica 12 x 33 cm

Urna funerria Perodo Clssico (250-900 d.C.) | Terras Altas, Guatemala Cermica 20 x 40,5 cm | Coleo Fernando Paiz | Fundao La Ruta Maya

Patrocnio Banco do Brasil Realizao Centro Cultural Banco do Brasil Produo Sapoti Projetos Culturais Coordenao Geral Daniela Chindler Coordenao de Produo Cristiane Leal dos Santos Flavia Rocha Coordenao de Aes Educativas Alexandre Diniz Coordenao Artstica Artes Cnicas e Msica Gabriel SantAnna Superviso Operacional Elaine Souza Leonardo Soares Vinicius de Oliveira Educadores Adassa de Vasconcellos Alessandra Bi Carlos Gomes David Alfredo Felipe Capello Gaia Traverso Jaspe Mattos Joo Henrique Soares Marcelo Augustinho Sandne Paz Vernica Santos Wallace Berto Estagirios Camila Arajo Camila Cunha Camilla Costa Dally Velloso Fernanda Paixo Fernando Codeo Hugo Grativol Luis Felipe Perinei Luisa Mendes Nivea de Santana Priscilla Gontijo Rasa Curty Ticiano Lima

Intrprete de Libras Joo Paulo Ferreira Redao do Caderno Daniela Chindler Thiago Jatob Reviso Tatiane Souza Projeto Grfico Pedro Ernesto e Francisco Bronze Grande Circular Ilustraes Pedro Ernesto e Francisco Bronze Grande Circular Exposio Rabin Ajaw - A filha do rei Curadoria Luiz Dolino Produo MP2 Produes Rua Primeiro de Maro, 66 Centro RJ CEP: 20.010-000 CCBB Educativo - 1 Andar Informaes e agendamentos (21) 3808-2070 / 3808-2254 De segunda a sexta das 10h s 18h bb.com.br/cultura www.twitter.com/ccbb_rj facebook.com/ccbb.rj Servio de transporte gratuito para escolas pblicas e ONGs SAC 0800 729 0722 Ouvidoria BB 0800 729 5678 Deficiente auditivo ou de fala 0800 729 0088

Realizao

Vous aimerez peut-être aussi