Vous êtes sur la page 1sur 30

SISTEMA RESPIRATRIO

Prof. Luciano Bacani.

SISTEMA RESPIRATRIO

Por que respiramos???? Como acontece o mecanismo respiratrio???? Quais as estruturas envolvidas neste mecanismo????

INTRODUO
Para que as clulas do corpo possam desempenhar suas atividades metablicas em condies aerbicas, elas necessitam de um suprimento constante de oxignio (O2) e uma maneira de remover o gs carbnico (CO2) produzida nas suas atividades. O suprimento de oxignio e a remoo de gs carbnico so feitos pelo sistema respiratrio e complementado pelo sistema circulatrio. O sistema respiratrio tambm torna possvel a vocalizao atravs das cordas vocais presentes na laringe. O sistema respiratrio formado pelo nariz, cavidade do nariz, faringe, laringe, traquia, brnquios, bronquolos e alvolos, alm dos pulmes que do suporte para os brnquios, bronquolos e alvolos.

DIVISES DO S. RESPIRATRIO
Poro condutora: - fossa nasal - faringe - laringe - traquia - brnquios - bronquolos

Poro respiratria: - alvolos (estruturas terminais da rvore brnquica, onde so efetuadas as trocas gasosas).

SISTEMA RESPIRATRIO

SISTEMA RESPIRATRIO

FOSSA NASAL
O nariz a parte superior das vias respiratrias, contm o rgo perifrico do olfato, e dividido em narinas D e E pelo septo do nariz. Cada narina pode ser divida em uma regio olfatria (regio com clulas olfatrias entre as lminas crivosas do osso etmide) e uma regio respiratria (conchas nasais). As funes das fossas nasais so: respirao, olfao, filtrao de poeira, umidificao e aquecimento do ar inspirado e recepo de secreo.

FOSSA NASAL
(CONCHAS NASAIS)

FOSSA NASAL
Sua parte cartilaginosa formada: Cartilagem do septo Cartilagens nasais laterais Cartilagem alar maior Cartilagem alar menor Sua parte ssea formada pelos ossos: O. nasal O. vmer O. maxilar O. etmide O. esfenide O. palatino

FOSSA NASAL

FARINGE
Tambm chamada de garganta, um tubo afunilado, medindo aproximadamente 13 cm de comprimento, que comea nos canos e se estende at o nvel da cartilagem cricidea da laringe. Posterior a cavidade nasal e oral, superior a laringe e imediatamente anterior s vrtebras cervicais. Funciona como passagem para o ar e o alimento, auxilia na fonao e aloja as tonsilas que participam nas reaes imunolgicas contra invasores estranhos.

FARINGE
A Faringe se comunica com a Fossa Nasal (nasofaringe), se comunica com a Cavidade Oral (orofaringe), Com a Laringe (laringofaringe), e ainda com Ouvido Mdio e com o Esfago. As tonsilas encontradas na Faringe so: tonsilas farngeas, palatinas e linguais.

FARINGE

LARINGE
Une a faringe com a traquia, possui forma irregular. Ela forma a proeminncia larngea na face anterior do pescoo, facilmente visvel nos homens. formada por trs cartilagens principais, unidas ao osso hiide acima e a traquia a baixo, por ligamentos e msculos. As cartilagens so: Cartilagem Tireide Cartilagem Cricide Cartilagem Epiglote Durante a deglutio a epiglote desce e fecha a glote (entrada da laringe que dar na traquia), desviando assim slidos e fludos para longe da abertura da laringe e em direo ao esfago.

LARINGE

TRAQUIA
Continuao da poro condutora que desce ventralmente ao esfago, um tubo de aproximadamente 2,5 cm de dimetro por 09 a 15 cm de comprimento. Estende-se da laringe at a 6 vrtebra torcica onde se divide em dois brnquios principais (direito e esquerdo). formada por vrios anis cartilaginosos em forma de C que so recobertos por membrana fibroelstica. Msculos lisos e densas fibras de tecido conjuntivo mantm os anis unidos posteriormente, fechando as aberturas dos anis em C. A parede interna da traquia possui um sistema de clios que se movem para cima carregando partculas estranhas e excessivas secrees mucosas para fora, desde os pulmes at a faringe, onde eles so deglutidos.

TRAQUIA

BRNQUIOS
Consistem no prolongamento da traquia que se divide em brnquios curtos que penetram nos pulmes atravs do hilo pulmonar. Esses brnquios so chamados de Primrios ou Principais (direito e esquerdo). Cada brnquio principal se divide em ramos ainda menores, os brnquios Secundrios ou Lobares um para cada lobo do pulmo. Estes se dividem muitas vezes, formando os brnquios Tercirios ou Segmentares, que vo se dividir em bronquolos terminais e bronquolos respiratrios que daro origem aos vrios ductos alveolares que levam aos sacos de paredes finas, os Alvolos Pulmonares (local das trocas gasosas com o sangue). OBS: As paredes dos bronquolos no possuem cartilagem como os demais brnquios, apenas msculos lisos, por isso a facilidade de espasmo e do colapso alveolar.

BRNQUIOS, BRONQUOLOS e ALVOLOS

PULMES
Possuem a forma aproximada de um cone, onde temos um pice pontiagudo que ultrapassa a cavidade torcica, atrs da clavcula, e uma base larga e cncava que descansa sobre a superfcie convexa do diafragma. So estruturas livres dentro da cavidade torcica, so brilhantes, moles, esponjosos e elsticos. O pulmo D mais pesado que o E e mais curto, devido a posio anatmica de outros rgos. Os pulmes alm de pices e bases, possuem lobos, o D trs lobos, que so lobo superior, mdio e inferior, o pulmo E possui dois lobos, o lobo superior e inferior (os lobos so separados por fissuras oblquas e horizontal).

PULMES

PULMES
Ainda topograficamente os pulmes possuem trs faces: Costal - face que fica em contato com as costelas Mediastinal - face voltada para o mediastino Diafragmtica face voltada para o diafragma. O pulmo E apresenta em sua face mediastinal a incisura cardaca (espao que aloja o corao). Em seus interiores encontramos os segmentos broncopulmonares, representados por especficos brnquios tercirios ou segmentares. O lobo superior do pulmo D tem trs segmentos, o lobo mdio possui dois segmentos e o lobo inferior cinco segmentos. J no pulmo E tanto o lobo superior quanto o lobo inferior possuem cinco segmentos. Os dois pulmes so separados por um espao chamado mediastino, neste espao localizam-se importantes estruturas: o corao, artria aorta, veias cavas, vasos pulmonares, esfago, partes da traquia e dos brnquios primrios e o timo.

PULMES

MOVIMENTOS RESPIRATRIOS (DIAFRAGMA)

PLEURAS
Cada pulmo envolvido por um saco de paredes duplas de membrana serosa chamado Pleura (visceral e parietal). A pleura visceral reveste intimamente a parede pulmonar e a pleura parietal reveste a parede da cavidade torcica, entre elas existem a cavidade pleural que preenchida pelo fluido pleural, que age como lubrificante para diminuir o atrito entre as duas camadas durante os movimentos respiratrios.

PLEURAS

PLEURAS

CAVIDADE PLEURAL

SUPRIMENTO SANGUNEO DOS PULMES


H diferena na irrigao sangunea das estruturas pulmonares. Os alvolos so supridos por ramos da artria pulmonar, enquanto que os brnquios so supridos por ramos da aorta (pequenas artrias brnquicas).

OBRIGADO PELA ATENO!!!


Dvidas: luciano@fasb.edu.br ou lucianobacani@hotmail.com

Vous aimerez peut-être aussi